Ariano Suassuna na Disney
Entre regionalismo ferrenho e cosmopolitismo, dramaturgo foi um dos responsáveis pelo aprofundamento do fosso entre essas duas tendências
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
O escritor Ariano Suassuna conta que, após a cerimônia de posse na Academia Pernambucana de Letras, foi jantar na casa de um casal grã-fino no Rio de Janeiro. Lá a senhora, dona da casa, o perguntou: “O senhor naturalmente já foi à Disney, não foi?”. Ariano estranhou a pergunta: primeiro a intimidade com o nome do local, Disney em vez de Disneylândia, segundo a assunção de que ele já teria ido, e por fim a decepção em saber que ele não foi e nunca saiu do Brasil. Ariano concluiu que a sua anfitriã divide a humanidade em duas categorias: aqueles que foram à Disney e aqueles que não foram.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Sillvia2
2024-07-09 23:19:25O mundo sempre vai sentir saudade desse notável, irreverente, obstinado, nacionalista nordestino inveterado… um gênio chamado Ariano Suassuna!
Rosele Sarmento Costa
2024-07-07 14:19:18Muito bom esse texto! Coisas de Ariano Suassuna, mas no mais ele era um escritor incrível! Suas aulas eram um espetáculo!
Sergio
2024-07-07 12:18:48Algo pode ter valor cultural relevante sendo estrangeiro e outro ser um lixo nacional. O intercâmbio não necessariamente significa colonização cultural. Xenofobia sim é um problema.
Albino
2024-07-05 07:49:56E o Dia do Saci, como fica? rsrsrs
Marcia Elizabeth Brunetti
2024-07-05 09:03:38*saiu com alguns errinhos de digitação mas acho que deu para entender meu pensamento. Sou do Sul, região altamente discriminada por movimentos de esquerda, mas tenho orgulho de fazer parte do povo que faz o Brasil crescer.
Marcia Elizabeth Brunetti
2024-07-05 09:00:06Gosto muito de Ariano Suassuna, e concordo que o Nordeste é rico em cultura regional. No mais, acho que ele está sendo um regionalista demais. Música brasileira nordestina eu gosto muito, mas seus posicionamentos políticos me afastam deles. Nunca estive na Disney, nem pretendo, mas já conheci muita arte pelo mundo, 3 quero continuar a ampliar meus conhecimentos sobre a humanidade.