Vanessa Ataliba/Brazil Photo Press/FolhapressO juiz Moro: animado com o entusiasmo de "cidadãos comuns"

Moro, o superministro

O juiz da Lava Jato aceita convite de Jair Bolsonaro para integrar o futuro governo e se habilita, desde já, para suceder o presidente eleito. Crusoé apurou os bastidores da decisão
01.11.18

Passava pouco das 7 horas da manhã desta quinta-feira, 1º, quando o juiz Sergio Moro chegou ao Rio de Janeiro para uma reunião com o presidente eleito Jair Bolsonaro. A costura para o encontro havia sido feita dias antes por Paulo Guedes, o escolhido para o Ministério da Economia. Coube a Guedes, apresentado a Moro, levar uma proposta ousada de Bolsonaro: o presidente eleito queria tê-lo como ministro da Justiça, o que exigiria do juiz da Lava Jato largar a toga que veste há 22 anos e abdicar da caneta que lhe deu projeção nacional e internacional.

O convite foi feito durante a campanha eleitoral. Moro passou semanas refletindo sobre o assunto. Tinha dúvidas se valeria a pena deixar a magistratura para um mergulho, talvez até sem volta, no mundo da política. Com muito cuidado, procurou entender quais eram exatamente os planos de Bolsonaro para ele. Deixou claro, a todo tempo, que só consideraria a ideia se recebesse garantias de que teria carta branca para, a partir do governo, dar prosseguimento à sua missão de vida: o combate à corrupção.

O pacote oferecido por Bolsonaro era vistoso e deixou o juiz muito tentado. O ainda candidato sinalizou que, futuramente, poderia oferecer também a Moro uma cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal — um velho sonho do paranaense de Maringá de 46 anos que, há quatro, comanda a maior operação anticorrupção da história do país. Moro já havia dado a entender que aceitaria de bom grado a nomeação para o Supremo, mais adiante. Faltava-lhe, contudo, a segurança necessária para responder ao outro convite, ainda mais importante para Bolsonaro, para que se tornasse ministro do governo.

Essa era a parte mais complicada da equação. Para ser ministro do Supremo, evidentemente, ele não precisaria deixar de ser juiz. Bastaria esperar o surgimento da próxima vaga, prevista para 2020, com a aposentadoria do ministro Celso de Mello. Poderia, assim, permanecer em Curitiba, à frente da Lava Jato. Mas a proposta foi ficando mais e mais tentadora.

Moro quis saber qual seria o desenho do Ministério da Justiça no novo governo. Evidentemente, a pasta como está hoje não interessava nem um pouco. Sob Temer, com a criação do Ministério da Segurança Pública, o Ministério da Justiça passou a ser quase que decorativo. Uma das joias da coroa, a Polícia Federal, por exemplo, foi retirada do organograma e transferida para o gabinete ocupado atualmente por Raul Jungmann. O titular da Justiça, Torquato Jardim, virou personagem desimportante na Esplanada.

Bolsonaro dá entrevista logo após a confirmação do nome de Moro: “Ele queria uma liberdade total para combater a corrupção e o crime organizado”
Tamanha era a vontade de Bolsonaro de ter o juiz em seu time que as respostas às indagações de Moro eram rápidas. Ele deu garantias de que o ministério não apenas voltaria à configuração original como seria anabolizado. Para Moro, que a cada nova conversa emitia sinais de que estava interessado na ideia, era preciso transformar a pasta em uma grande trincheira a partir da qual fosse possível amplificar o trabalho da Lava Jato e, como ele dizia a interlocutores, criar uma espécie de “Plano Real” contra a corrupção.

Aos poucos, entre uma conversa e outra, foi sendo desenhado o superministério. A Polícia Federal voltaria para a pasta, que passaria a controlar ainda uma parte do Coaf, órgão de inteligência hoje subordinado ao Ministério da Fazenda que tem por atribuição monitorar transações financeiras suspeitas. O Ministério da Transparência e a Controladoria-Geral da União, que fiscalizam a aplicação de recursos públicos e vigiam a conduta de servidores, também passariam a integrar a pasta. Para além de reunir os órgãos de controle, de investigação e de combate à lavagem de dinheiro, ao ministério seria agregada a atribuição de coordenar outra frente de trabalho cara ao presidente eleito: a segurança pública e o combate ao crime organizado.

Oferta lançada, desejos atendidos, faltava a resposta do juiz.

Moro ouviu pessoas próximas. Perguntava o que achavam da possibilidade de ele passar a integrar um eventual governo Bolsonaro. Dizia que ainda estava pensando. O juiz ouviu opiniões em todos os sentidos. Alguns o apoiavam. Outros faziam ressalvas. Ele sabia que, se aceitasse, seria alvo de artilharia pesada, especialmente dos petistas, que sempre tentaram imputar-lhe motivações políticas.

Antes do primeiro turno, Moro já refletia sobre a possibilidade, embora evitasse tocar no assunto. O resultado da eleição, aliás, era a maior preocupação do juiz. Ele acompanhava detidamente os números de cada pesquisa eleitoral. Em caso de vitória de Fernando Haddad, já contava que muito provavelmente teria de deixar o país.

As razões do temor eram óbvias. Desde o início da Lava Jato, Moro foi declarado pelo PT como um dos grandes inimigos do partido. Depois que condenou Lula por lavagem de dinheiro e corrupção, o clima piorou ainda mais. Com pessoas próximas, ele brincava sobre a decisão que sairia das urnas. Dizia que, a depender do vencedor da corrida presidencial, poderia ser exilado ou virar ministro.

Uma vez anunciado o vencedor, Moro respirou aliviado. Em nota, parabenizou Bolsonaro: “Encerradas as eleições, cabe congratular o presidente eleito e desejar que faça um bom governo. São importantes, com diálogo e tolerância, reformas para recuperar a economia e a integridade da administração pública, assim resgatando a confiança da população na classe política”. Persistia, porém, a dúvida. Por mais que estivesse animado com a ideia de ser ministro, ele ainda não tinha certeza se deveria aceitar o convite.

Seguiu-se, então, uma nova rodada de consultas. Foram muitas as reflexões. Tempos atrás, Moro chegou a ser cogitado como possível candidato à Presidência da República. Seu nome foi até lançado em algumas pesquisas, ainda antes do início da pré-campanha, graças à projeção que ganhou com a Lava Jato. Se tivesse topado largar a carreira de juiz para se candidatar a presidente, muito provavelmente teria arrebanhado muitos votos e, quem sabe, até poderia ser hoje o presidente eleito no lugar de Jair Bolsonaro. Como candidato, seria o portador da bandeira anticorrupção que acabou empunhada pelo capitão da reserva.

A trajetória do juiz

 

Moro, porém, não se animou com a ideia de candidatar-se a presidente, embora tenha refletido a respeito. Achou melhor permanecer com a toga. No fim, prevaleceu a avaliação de que não pegaria bem a candidatura de um juiz que prendeu aquele que seria seu principal oponente.

Agora, com a eleição de Bolsonaro e o convite para integrar o governo, a situação enfrentada meses antes voltava à cabeça do juiz: se ele não quis deixar a magistratura para sair candidato ao Planalto, com virtual chance de vitória, por que deixaria para assumir um cargo menor? Era um dos dilemas.

A outra inquietação dizia respeito à própria relação com Bolsonaro e à possibilidade de um desentendimento qualquer nos primeiros anos como ministro inviabilizar a futura nomeação para o Supremo. O juiz também era alertado de que a sua nomeação, em tese, poderia ser muito mais interessante para Bolsonaro do que para ele próprio. Para o presidente eleito, seria um tento poder anunciar como integrante de seu governo alguém com o capital do juiz. Para Moro, poderia ser uma decisão arriscada: o Ministério da Justiça — ainda mais com sua configuração ampliada — é foco constante de crises. De pedra na Lava Jato, ele poderia passar a vidraça como chefe da pasta.

Até a última terça-feira, o juiz estava pensativo, mas bastante propenso a aceitar o desafio. Para bater o martelo, ele queria ouvir de Bolsonaro, em conversa frente a frente, a garantia de que teria amplos poderes no cargo. Ainda naquele dia, depois de Bolsonaro dizer publicamente que gostaria de tê-lo como ministro, Moro manifestou-se pela primeira vez sobre o convite. Em nota oficial, disse que se sentia honrado com a lembrança e que o convite, se formalizado, seria “objeto de ponderada discussão e reflexão”.

Já na quarta, Moro confirmaria, também em nota, que iria ao Rio no dia seguinte para conversar com Bolsonaro pessoalmente. A Crusoé, ele disse que a conversa serviria para tratar da “convergência de planos”. O juiz chegou ao Rio com a decisão praticamente tomada. Já estava decidido que valeria enfrentar o novo desafio. Depois do encontro com Bolsonaro, na casa do presidente eleito, o juiz finalmente confirmou que aceitara o convite.

ReproduçãoReproduçãoCom fama de linha-dura, a juíza Gabriela Hardt substituirá Moro por enquanto
“Após reunião pessoal na qual foram discutidas políticas para a pasta, aceitei o honrado convite. Fiz com certo pesar pois terei que abandonar 22 anos de magistratura. No entanto, a pespectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado, com respeito à Constituição, à lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão”, afirmou. Ele prosseguiu: “Na prática, significa consolidar os avanços contra o crime e a corrupção dos últimos anos e afastar riscos de retrocessos por um bem maior”. Sobre o futuro da Lava Jato, disse que a operação seguirá “em Curitiba com os valorosos juízes locais”.

Moro anunciou que, “para evitar controvérsias desnecessárias”, se afastará imediatamente de suas atribuições na 13ª Vara Federal de Curitiba. O juiz interrogaria o ex-presidente Lula no próximo dia 14, como parte do processo em que o petista é acusado de receber favores de empreiteiras durante a reforma do sítio de Atibaia. A tarefa, agora, deve ficar a cargo da juíza substituta, Gabriela Hardt. A magistrada, que já despachava em processos da Lava-Jato durante as ausências de Moro, é tida como rigorosa. Foi ela, por exemplo, quem ordenou a prisão de José Dirceu neste ano. E, em 2015, determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do ex-ministro petista.

Ao deixar as funções de juiz para ocupar um cargo no governo Bolsonaro, Moro foi alvo de elogios de uns e críticas de outros. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso viu com bons olhos. “A corrupção arruína a política e o país. Se Moro a combater, ajudará o país”, disse o tucano. A ex-presidente Dilma Rousseff reprovou. “O juiz Moro anuncia que largará a magistratura para ser ministro do governo que viabilizou a eleição com suas decisões. O rei está nu”, disse a petista, obviamente.

Para Bolsonaro, a nomeação foi uma jogada de mestre. De partida, o presidente eleito traz ainda mais para perto de si todo o capital político e apoio popular que a Lava Jato acumulou ao longo de quatro anos de operação. Para Moro, será, sem dúvida, um desafio hercúleo. De um lado, ele terá a oportunidade de revolucionar o combate à corrupção no país e tentar frear o crime organizado – uma das principais bandeiras da campanha presidencial. De outro, terá que enfrentar uma experiência inédita na administração pública: sob sua caneta, terá agora um orçamento bilionário, além da tarefa de gerir licitações, distribuir recursos aos estados e fazer cortes de gastos e de pessoal.

Horas após a confirmação do nome de Moro como integrante de seu governo, Bolsonaro afirmou em entrevista coletiva que o juiz terá carta branca para combater a corrupção e o crime organizado. “Eu concordei com 100% do que ele propôs. Ele queria uma liberdade total para combater a corrupção e o crime organizado, e um ministério com poderes para tal (…) Ele tem ampla liberdade, realmente, para exercer o seu trabalho lá”, disse.

Moro deverá ser um dos mais poderosos integrantes do futuro governo. Ao lado de Paulo Guedes, o interlocutor que ajudou a pavimentar a sua chegada ao ministério, tende a catalisar as atenções na nova Esplanada. A essa altura, a possível nomeação para o Supremo Tribunal Federal, o sonho de outrora, terá virado acessório.

Ao aceitar o desafio de largar a toga para se tornar ministro do governo, Moro atravessou a fronteira que o separava da política e, agora, já se cacifa, inclusive, para a sucessão do próprio Bolsonaro. Se antes o incomodava a ideia de deixar o posto de juiz para ser candidato, agora o caminho parece mais livre para uma candidatura presidencial. Claro que tudo dependerá do desempenho do futuro superministro da Justiça. Mas, na prática, a escala que ele fará no governo que tomará posse em janeiro atenua a transposição que antes parecia mais complicada — e o coloca em condições de alçar voos ainda mais altos.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sergio Moro e', sem duvida, uma pessoa que leva esse pais para um outro nivel. Torco para que consiga fazer o que pretende. Sinto que estamos em boas maos. Tambem torco para que Paulo Guedes, junto com ele, nos resgate desse caos deixado pelo PT. Bolsonaro, ate' agora, tem acertado. Que nao se desvie pelo meio do caminho.

  2. Parabéns Dr. Moro, o desafio é grande, mas você é capaz, focado e dedicado. Fará bem ao país, contudo avalio que o maior desafio administrativo da nova pasta será gerir o novo Sistema Único de Segurança Pública, articulando os estados, tarefa extremamente complexa. Boa sorte.

  3. Ele merece. É o reconhecimento de anos se trabalho. Que Deus o ajude a continuar incisivo contra a corrupção e agora contra o crime organizado. Quero ver o Brasil pegar fogo ano que vem! Fogo para limpar, claro.

  4. Duas alegrias seguidas a eleição de Jair Messias Bolsonaro e a aceitação do grandioso e patriota JUIZ Sérgio Moro sucesso!!!!!!

  5. Só temos a comemorar essa escolha de Sergio Moro. Tem o apoio esmagador do povo de bem desse país. Parabéns ministro Moro, terás muito trabalho pela frente!!!!

  6. Parece estar havendo a convergência de dois firmes propósitos com objetivos idênticos, oxalá o "fio do bigode" tenha a força de um contrato de benefícios mútuos.

  7. Aprovado 👏👏👏precisamos de homens honrados para servir a nossa Pátria 🇧🇷 Que Deus proteja você e seus familiares 🙏

  8. Meus parabéns ao ilustre e honrado BRASILEIRO, Dr. Sérgio Moro, que na minha opinião, já fez muito, mas muito mesmo pelo país, inclusive em detrimento da própria vida pessoal. Não há que se exigir mais dele. A tarefa a que dispõe é de fato hercúlea, como bem definiram os articulistas. Mas, se coragem não fosse um traço marcante da personalidade desse homem, a Lava Jato estaria fadada ao fracasso, natimorta. Uma honra para mim ser contemporâneo de pessoas como Sérgio Moro, um brasileiro. Brasil!!

  9. BELA MATÉRIA.TEMOS QUE TORCER PARA TUDO DAR CERTO.NOS BRASILEIROS PRECISAMOS DE JORNALISTAS SÉRIOS E IMPARCIAIS, QUE INFORMEM A VERDADE E QUE NÃO FAÇAM REPORTAGENS TENDENCIOSAS E COM VIÉS IDEOLÓGICOS EM PRIMEIRO LUGAR O BRASIL.

  10. Moro é o Brasil honesto e sem medo. Agora é vermos os bandidos tremerem, pois acabou o jeitinho e os empecilhos governamentais que escondiam bandidos corruptos no próprio governo. Avante Brasil

  11. Acredito que teremos uma governo transparente, onde as decisões e ações serão compartilhadas com a população, através das redes sociais. Assim sendo terão apoio incondicional da população, fazendo com que o congresso avalie com muito cuidado decisões que possam ir contra o plano de estabilidade econômica e anti corrupção, tão desejada por todos os que querem o bem do país.

  12. Bate um medo...certamente viveremos novos tempos mas velhos hábitos são difíceis de serem mudados...será que o brasileiro estará preparado ??? Estamos tão acostumados a ser o país do jeitinho !!!!

  13. Desejo a MORO, um ótimo trabalho E que ele possa colocar o Brasil nos trilhos, nos livrando dessa corrupção infindável, do mar de lama que nos mergulharam.

  14. É sem dúvida um grande reforço ao time de Bolsonaro, agora, me preocupa a ausência de sua cadeira frente a lava jato, uma vez que sua substituta, embora de mesma linha dura de Moro, ainda não é juíza titular, e, se passar a ser, não sabe bem ao certo se ficará nesta mesma Vara, 13ª de Curitiba. Será que os manipuladores do judiciário vão mesmo nomeá-la para essa mesma vara? ou na ordem de titularidade de juízes substitutos ela não é a bola da vez, e se for, vai mesmo ficar nessa vara?

  15. O foco é a Justiça. Assim como cada ministro focará as suas respectivas missões. E o presidente, a dele. E juntos cada um no seu galho, não interferindo abusivamente na área/esfera do outro. O presidente é o comandante que lidera, dá o norte, que pacifica e harmoniza para que o conjunto chegue lá. É isso. Cada macaco no seu galho!!

  16. O foco do seu trabalho será o Ministério da Justiça, não se enganem. É sua missão. E ele a concluirá brilhantemente. Tenho certeza absoluta e oro a Deus que o proteja e o abençoe nessa empreitada dura, longa e árdua. Vai conseguir. Ainda é muito jovem. Com certeza, chegará a presidente do STF. Agora o foco é outro. Não adianta falar em sucessões etc. Grande bobagem!!

  17. Precisamos de 2 mandatos presidenciais do Bolsonaro e mais 2 com o Moro presidente para conseguir mudar a cara deste país, para podermos limpar a nação dos anos nefastos dessa esquerda incompetente que nos governou.

  18. Parabéns ao Governo Bolsonaro e a Magistratura Federal, visto que SERGIO MORO possui cabedal e credibilidade para comandar o Super Ministério. SUCESSO.

  19. A decisão foi acertada, agora os petistas o terão fora da "perseguição política" como dizem, ao presidiário! Desejo sorte ao novo presidente e ao novo super ministro, que ambos tenham tranquilidade para tomar decisões respeitadas um ao outro.

  20. Parabéns Sergio Moro e Jair Bolsonaro. O Brasil já está maior e bem referido perante o mundo. É disso que precisamos para recuperar a credibilidade perdida, através a desastrosa administração da ORCRIM LuloPTista, cuja quadrilha faliu e quebrou o Brasil de cabo a rabo.....a esperança foi ressuscitada... principalmente entre os jovens.

  21. Ele como Ministro da Justiça nunca deixara de acompanhar a Lava Jato, nisso podemos ter certeza, desejo para ele todo o sucesso que merece ele como o pais.

  22. O Brasil precisava dar o recado para todos sobre a corrupção ! Não é só o Presidente que deve ser isento mas seus subordinados também .otima escolha ,

  23. Primeiramente,agradeço a vocês CRUSOÉ pela reportagem magistral. Moro será com certeza O próximo presidente, pois não tenho nenhuma dúvida , que fará um magnífico trabalho,estou mais que radiante, E esperançosa , Moro é O caraaaaa .

  24. O nosso Presidente Bolsonaro, fez uma excelente escolha.O Juiz Sergio Moro é nosso herói, homem capaz,íntegro,competente. Agrega tudo que mais precisamos no momento.Quw Deus o ilumine. Deus queira que convide Dr.Júlio Marcelo pra trabalhar com ele.

    1. Concordo, Dr. Julio Marcelo é excelente nome para integrar equipe de Moro!

  25. a oportunidade que está sendo oferecida aos brasileiros é significante! demonstrar aos descrentes que nacionalismo e a defesa do correto em detrimento do errado ou politicamente correto é espetacular. Teremoz, no mínimo, quatro anos para pavimentar um caminho que levará o país ao desenvolvimento educacional moral e econômico sem precedentes. Parabéns à equipe Crusoé e principalmente ao presidente eleito !!

  26. Também gostaria de agradecer a todos vocês por terem criado a Crusoe. Sempre li o Antagonista. Assim que vocês criaram a Crusoe me tornei assinante. Sou fa de vocês ha tempos. Muito obrigada. Muitas vezes o Mainardi dizia o Lula sera preso. Eu duvidava. Hoje sei que nosso Brasil ira melhorar. O ponta pe inicial foi dado com a eleição do J. Bolsonaro, e os ministros que ele esta escolhendo, enfatizando o Moro. Me desculpem eu não consigo acrescentar os acentos necessários com este meu PC.

  27. Sucesso ao Ministro Sergio Moro! E cuidado, Crusoe, com adivinhações. Quiseram adivinhar que Ciro Gomes chegaria da Europa e daria seu apoio ao outro candidato, e nada se concretizou. Está na seara da adivinhação também o eventual interesse de Moro pela futura Presidência da República.

  28. Excelente escolha, na minha opinião não poderia ter alguém mais capacitado para tal. Minha esperança é que se ataque o PSDB e o MDB assim como foi feito com o PT, já que esses dois partidos pelas influências que têm sempre conseguiram esquivar os principais atores da mídia e da justiça ex.: Alckimin, Aécio, Temer, Renan e etc.

  29. Não concordo quando dizem que Moro está aderindo a “política”, Moro é um Ministro “Técnico” como prometeu Bolsonaro em campanha. Se as pessoas de bem e capacitadas fossem usadas para cargos técnicos em Municípios e Estados com certeza já teríamos um Brasil diferente. Boa sorte ao Ministro Moro é que ele consiga fazer tudo que planeja. Meu medo é somente o STF, que hoje é o maior inimigo do povo Brasileiro. Mas aí cabe ainda Senado fazer a faxina necessária no STF.

  30. Moro fazer parte do Governo 2019… só mostra que Bolsonaro é corajoso e vai fazer o que prometeu ao povo Brasileiro, atacar a corrupção e os desmandos, já fez história. Parabéns queremos, realmente que o nosso Brasil saia dessa crise e que não volte nunca mais.

  31. Realmente o Bolsonaro está cumprindo uma de suas promessas. A) Cercar-se de técnico capacitado em suas áreas B) Abolir dos ministérios políticos. C) Criar um campo propício para o combate à corrupção e ao crime organizado. Ainda há muito o que fazer principalmente na Economia.

  32. Moro no Governo Bolsonaro é mais esperança de um país melhor para quem é honesto. Parabéns, Bolsonaro! Parabéns pela coragem, Sergio Moro! O Brasil precisa de homens dignos.

  33. Os combatidos por Moro e todos os brasileiros do bem, em função dos crimes, serão sempre contra, o superministério. A chapa que já esta quente vai ferver! Que façam mea-culpa e preparem o lombo . Corrupção não vai mais valer a pena! É a esperança de vivermos em um país mais digno e ético.

  34. Até agora, o crime organizado e os bandidos de colarinho branco eram combatidos de "fora para dentro" do "mecanismo". Agora o Moro, com muita coragem, ousadia e determinação, foi para o olho do furacão. O combate aos crimes financeiros será feito, doravante, de "dentro para fora". Eis um filho da Nação que honra o Hino Nacional: "Verás que um filho teu não foge à luta". Sucesso e bênçãos divinas a Moro e ao Novo Governo!

    1. A nomeação de Moro sela de uma vez por todas o compromisso de Bolsonaro. Sentimos agora a sensação de que a verdadeira Justiça foi trazida ao Poder neste nosso querido Brasil. Bolsonaro também mostra que não veio para ser um governo de show off, de mentiras. Parabéns a estes dois brasileiros Moro e Bolsonaro que irão passar o Brasil a limpo.

  35. Pela significativa trajetória do Juiz Sérgio Moro, não temos a menor dúvida de que se trata de um espírito em missão neste nosso planeta e, como tal, naturalmente já está muito bem auxiliado pelos espíritos de escol que estão engajados no processo de transição da Terra, alçando-a ao patamar de mundo de regeneração!

  36. Há quanto tempo a gente não lia notícias tão animadoras no campo da política assim, né? O Brasil está para ser redescoberto.

  37. Os ominiscentes escribas já estão anunciando a candidatura de Moro a Presidente em 2022, como sempre pitonisas , pretendem ser oráculos , quebraram a cara com Bolsonaro e agora querem surfar em duas pranchas. O Supermercado crusadoé vende de tudo, até mesmo fakefocas ! E se pretendem capazes de enganar os assinantes, basta lembrar a origem global das ratazanas. Se consideram acima de todas suspeitas, mudam de lado do muro com a brisa da chacota. Já carimbaram um " otário " nos costados de B.

    1. Invencionice! Criam expectativas falsas como tentativa de desvalorizar os valorosos. Deveriam fazer o mea-culpa, pois a chapa quente vai ferver. O foco de Moro é destruir o crime organizado e disso ele não abr mão.

    2. Concordo plenamente com o Osmar. O Marido Sabino e o Mainard nas suas "Pautas" não perdia tempo em desqualificar o Bolsonaro. Sempre com tom perjorativo nas suas reticências. O Sabino não nega as suas origens. O Mainard antes do dia da votação até que demonstrou reconhecer, entre umas e outras reticências, que Bolsonaro era necessário p/ o bom combate contra a Orcrim petista, mas o Mário sempre tinha uma palavra de desconversar o assunto, sempre com sorriso de deboche.

  38. Até aqui os senhores estão brilhantes. Nós simples mortais, precisamos desse veículo(voz do povo brasileiro) independente, proativo e que nos brindou com uma vitória espetacular. Não foi fácil, estamos em festa. Não abandone o nosso Presidente, ele irá precisar dos senhores!!!.

    1. Estranho comentario, os ditos “senhores da razão”, nunca estiveram do lado certo. Nao espero um mea-culpa pois a arrogancia nao deixará, só espero critica construtiva pois será necessário alguma, deixar o mimimi para as esquerdas falidas.

  39. os vermelhos da seita petista que conheço, estão completamente desnorteados. Com Moro na justiça, mais podres irão aparecer, só esperar.

  40. Melhor semana dos últimos 16 anos, Bolsonaro e Moro nós torcemos por vocês, o Brasil agora é o País do Presente, o futuro chegou!

    1. Exato, há muito tempo não tínhamos essa percepção - de um país governado por gente séria, um país levado a sério.

  41. Moro no Ministério da Justiça? Melhor impossível. Pela primeira vez na vida, tenho confiança em.um governo. Pela primeira vez na vida, a palavra patriotismo não me soa estranha e sem sentido. E olha que no ano passado, a idéia de votar em Bolsonaro estava longe de meus planos, a menos que a disputa fosse com o PT, obviamente. Mas, ao votar no primeiro turno, já tinha certeza que Bolsonaro era de longe a melhor opção. E tenho a impressão de que será de longe o melhor presidente que já vi em ação

  42. O PT deu um tiro no pé. Antagonizaram com o Moro, personalizaram um processo técnico e ao invés de faturarem com a narrativa de perseguição política, criaram um inimigo, e o inimigo venceu até agora. Bem feito.

  43. Aprovado e carimbado e rotulado! tudo agora aponta para um trabalho arduo a ser realizado com a competencia e a sabedoria de uns dos homens mais bem capacitado do Brasil! Go Moro Go! l

  44. Pois é! Para quem tinha duvidas a respeito de Bolsonaro, fica a impressão de que ele começou melhor do que poderia se imaginar! Que o presidente eleito continue acertando em suas escolhas e desmontando, assim, todo o discurso histérico do PT.

  45. Avante Bolsonaro e Moro! O Brasil vai entrar em uma nova era, mas precisamos retomar também a cultura e as universidades federais também.

  46. O nosso presidente só está atendendo um clamor público, colocando o Brasil no rumo certo, desejo o total sucesso, todos serão beneficiados inclusive os loucos que torcem contra. Ninguém sera deixado para trás.

  47. O Brasil iniciou sua mais importante jornada, desde o advento de seu descobrimento, e desde a proclamação da Republica, um episódio insonso. Até o presente momento, fomos algozes de nós mesmos, e teremos, creio que pela primeira vez em nossa história, a real possibilidade de nos tornarmos realmente uma República, um País Republicano, no sentido filosófico da palavra. Creio que o governo do Presidente Bolsonaro com a aplicação da agenda econômica e de combate à corrupção desenhada, será vitoriosa

  48. A "missão" do Capitão será "limpar o terreno" e preparar para o que Brasil ocupe o seu lugar no mundo capitalista desenvolvido.Chega de "experiências".Nunca fomos capitalistas de verdade.Confio na sua proposta de acabar com a re-eleição para presidente.Um verdadeiro lamaçal cheio de armadilhas e preocupações espúrias.

    1. concordo com vc e torço para que alcance todos seus objetivos por um país melhor.

  49. Não ouvi e nem li comentários de nenhuma pessoa honesta e consciente contrária ao Moro. Só esses esquerdopatas e a ptralhada. É claro, os que têm rabo preso. A essa hora devem estar apavorados!! 17 neles! Moro neles!

  50. Ouvimos muito, nesses últimos anos, que seria muito importante que pessoas honradas tomassem espaço no espectro público, senão, continuariam nas mãos dos mesmos. O Antagonista, o Olavo, a Joice, a Bia, a Carla e mais uma penca de gente ocuparam o espaço público da comunicação, não se intimidando por ameaças. Temos essa chance de virar o jogo. Mas é bom dormir com um olho aberto!

  51. Inicialmente achei que seria prejudicial à Lava Jato, porém, após ver a estrutura do novo ministério, mudei de opinião. Será uma oportunidade e tanto de limpar este país.

  52. Está na hora de por ordem nesses poderes. Legislativo Executivo e Judiciário. Hoje judiciário muda e altera as leis quando querem , totalmente fora da constituição. Adequam as leis para atender interesses dos mais estranhos e com forte mal cheiro. Legislativo bloqueia as mudanças que o povo exige e muda totalmente o que a população solicita.Executivo ,continua colocando na administração políticos totalmente despreparados para os cargos e sob judie em processos, uma vergonha absurda.

  53. Vamos apoiar o novo Ministro e começar a mudança para este pais sair do obscurantismo e entrar em um período de crescimento continuo, acabando com essa esquerda de araque que somente pensa no próprio bolso e manter a população escrava e analfabeta.

  54. Será que outro candidato a presidência teria caráter para convidar Moro, e dar tantos poderes assim para ele? A honestidade faz sim diferença. Com JB, Moro e com apoio da população, tenho certeza que faremos história.

  55. O combate ao crime organizado relacionado às drogas, corrupção, sonegação, contrabando, etc será enorme, desejo sucesso ao Moro r ao Bolsonaro.

  56. Juiz Moro, desejo toda sorte do mundo na sua nova empreitada!!!! Que consigas sucesso em seus planos, o Brasil depende disso!!

  57. Moro é a pessoa certa , p lugar certo na hora certa... seu legado fará história em nosso país... Este governo JB, deixará profundas marcas no crime organizado, que afundou nosso lindo país. Deus Patría e Família

  58. Parabéns ao Presidente e ao Ministro Sergio Moro! Entendo que, ao aceitar o convite, o JUIZ não o fez para servir ao Presidente Jair Bolsonaro nem a qualquer interesse pessoal, mas para ajudar com seu conhecimento e conduta a construir um Brasil melhor para todos nós. Sucesso, Ministro!

  59. O bolsonaro at[e aqui acertou todas as indicações! Moro é a pessoa certa para assumir esse ministério, pessoa mais honrada e imparcial que ele para fazer justiça não conheço, logo será valiosíssimo no ministério da justiça! Parabéns Bolsonaro pela escolha! Parabéns Moro por aceitar o convite! Deus ilumine aos dois!

  60. Será mesmo que até janeiro Moro vai aceitar o ministério? Já foi criado até um grupo das lágrimas no tweter intitulado JAIR, ME ARREPENDI, com mais de 60 mil seguidores por causa das indicações de possíveis corruptos ao alto escalão. Parece que a verdadeira máscara começa a aparecer. Se ele não ajeitar isso, a tendência é piorar.

    1. Um grupo de esquerda que usa todos os meios de informação para criar factoides. Acorda ou voce faz parte?

  61. Grande vitória do combate à corrupção no Brasil, uma vez que o Juiz Moro representa garantias de dinheiro público protegido dos ratos corruptos que ainda atuam nos três poderes da república.

  62. A escolha do Juiz Sérgio Moro para o Ministério da Justiça tem a aprovação de todos os brasileiros de bem. Parabenizo o Presente eleito, Jair Bolsonaro pela acertada decisão. Isso significa um novo tempo para o Brasil.

  63. Parabéns ao Presidente eleito pela "tacada de mestre", ao convidar tão valoroso brasileiro para ser Ministro da justiça em seu governo. Parabéns ao Dr.Sérgio Moron pela retidão de caráter e por "não fugir à luta" por um País mais justo e mais livre desse câncer que é a corrupção e que tem grassado a saúde moral e financeira do Brasil. Os Senhores tem o apoio da maioria do povo brasileiro. Que Deus os proteja!

    1. Jair,fez a escolha certa.Ele precisa nos ministérios de pessoas competentes ,sérias,ficha limpa para transformar o país e impulsionar o progresso

  64. Espero que o Ministro Moro, dentre outras medidas de combate á corrupçao e ao uso indevido da maquina publica, apresente uma PEC vedando a advocacia de procuradores no exercicio do cargo e de ex-magistrados estaduais e federais, estes a qualquer tempo.

    1. O crime organizado, finalmente encontrou alguém à altura. O Brasil aguarda esperançoso uma nova ordem.

  65. Desejo que Sérgio Moro, com a mesma competência, humildade e sabedoria que vem construindo uma justiça verdadeiramente mais justa, tenha sucesso nesta nova empreitada. E não permita em momento algum que a vaidade o possua, pois este sentimento e derradeiro para comprometer o ser humano. O Brasil está no.caminho certo para uma nação mais livre, igual e fraterna.

  66. Muito estranha essa reportagem... então vocês sabiam os desejos do Moro? ele planejava sair do país caso Haddad vencesse? parece mais discurso de Petista fazendo mimimi... Reportagem muito especulativa, vocês podem fazer bem melhor analisando FATOS e não criando ficção...

    1. Estou ou achando o tom da C muito superficial. As afirmações sem muita referencia...com o humor dos comentários, tá parecendo mais um Mad News Tupiniquim...

    2. Penso o mesmo. Criaram uma relação pre-eleitoral ate agora negada pelas duas partes e substancial para o argumento do PT.

  67. Deus esteja contigo Sr Juiz! Não se deixe ser corrompido! Deixe Deus acima de tudo ! Como tem sido sempre em sua vida! Deus te abençoe No nome de Jesus Amém

  68. O povo brasileiro contribui para com o governo Bolsonaro na certeza de que é ser algo decisivo. E que venha Gabriela Hardt para aprofundar ainda mais a Lava Jato.

  69. O Juiz Sérgio Moro enfrentará uma batalha nos próximos dias devido ao encadeamento dos acontecimentos: a sondagem para o Ministério aconteceu antes ou depois da liberação do depoimento do Palocci? Em qualquer caso, PT, PSOL, PDT & assemelhados, partirão para a guerra declarada, carimbando a suspeição no nosso Juiz.

  70. O Presidente Bolsonaro acertou em cheio ao escolher o Juiz Moro, íntegro, ético, justo e um grande nome para o Ministério da Justiça e Segurança Nacional, dará um status à altura da instituição e com certeza um novo referencial de moralidade para os brasileiros e produzirá ações contra a corrupção e o crime organizado.

  71. Sucesso ao Ministro Sérgio Moro e ao Presidente Bolsonaro, só assim afastaremos de vez a ameaça de retorno da quadrilha petista ao poder!

  72. 22 anos como magistrado e íntegro lhe credencia a ocupar - para benéficio nosso - o cargo de Ministro bem como futuro integrante do Supremo. Só temos a ganhar...

  73. Se o Sérgio Moro, Paulo Guedes, e outros mais entregarem o melhor, e o Governo se sair bem em consequência, quem deve ser Honrado em primeiro lugar é o técnico, ou melhor, é o Capitão Bolsonaro q começou a Revolução na política quando todos esses achavam Ele um louco. Quando for a hora, vou me atentar a indicação de quem foi o pioneiro nessa nova forma de conduzir o país principalmente abrindo os olhos e organizando a Direita Conservadora adormecida.

  74. Só posso dizer: "louvado seja Deus". Abençoe este governo Senhor, dê poder, autoridade à eles, ninguém ouse enfrentá-los, e se o fizerem seja para caírem.

  75. Bolsonaro está de Parabéns, o Brasil precisa de pessoas como Moro, para dar caminho a este Brasil perdido de valores e princípios.

  76. PelamordaSanta !... Vcs vão ouvir o que a ex-presidAnta acha sobre a nomeação do Moro?... Achem alguém honesto E inteligente que seja crítico da idéia... Não vale, pois não se enquadram nessa dupla exigência, todos os petistas, oras !!

  77. Parabéns! Diante de tanta dedicação a tudo que faz, a certeza se êxito é grande só profissional e a esperança de um país com uma nova história para o seu povo.

    1. Acredito que deveria até sair, pois ele sabe decidir sobre a sua vida. Contudo deveria sentenciar o próximo processo de Lula que está pronto para sentença. Foram anos de coletas de provas, audiências, razões, e finalmente as alegações finais. A Juíza, que creio é substituta, poderá ser substituída. Mas o processo terá de ser novamente estudado . Vai ver a sentença já está pronta. Feito isto ele poderia fazer o que quiser. Ele estava lá para ser Juiz e com correção absoluta se houve.

    2. Eduardo, Moro vale ouro nacional e internacional, ele não é como nós "melhor pingar do que secar".

    3. "Ganhou o quê?" Realmente ele não " ganhou" nada, mas nós, brasileiros, ganharemos!

    4. Não entrou prá ganhar, entrou prá se doar e trabalhar pelo Brasil... Receberá salário pelo trabalho e futuramente pode ir pro STF...

    5. Deu um tiro de grosso calibre no pé. Deixou a magistratura , de ser desembargador no ano que vem, perdeu a vitaliciedade da magistratura , de estilingue se transformou em vidraça e perdeu a aposentadoria vitalicia. Eu queria saber: Ganhou o quê?

  78. Excelente, o Brasil precisa de novos nomes na Política Nacional. As próximas eleições, caso Moro se candidate a Presidente, será a limpeza final.

  79. Acho que o futuro finalmente está mais próximo. É preciso, é imperioso que Moro e os seus tenham segurança penetrável!!!

  80. Acho que o futuro finalmente está mais próximo. É preciso, é imperioso que Moro e os seus tenham segurança penetrável!!!

  81. Louvado sejam BOLSONARO E MORO! O BRASIL precisa de seus mais dignos cidadãos bem intencionados. Grande decisão, o convite e o aceite!

  82. Foi dada a largada com a eleição do Bolsonaro para que o país recupere o que se perdeu nesses últimos anos. A nós brasileiros cabe, orar pedindo iluminação, acertos e claro acompanhar os acontecimentos atentamente, colaborando para corrigir os rumos se necessário for. O gigante acordou!

  83. O bom de tudo é a serpentizinha Gabriela. Esperta que é pega de vez a jararaca. Obrigado justiça de Curitiba por tudo que têm feito. Todos nós amamos este BRASIL e nossos sonhos de UM BRASI DO FUTURO, mas que nunca chega, começa a se delinear.

  84. O país inicia um processo de revolução política, movimento esse que vem ao encontro à aspiração de todos nós. Ainda se encontra, é claro, num estágio inicial. No entanto, é auspicioso sentir movimentos sendo lançados na direção de um novo jeito de se fazer política. A presença de Sério Moro no futuro governo, nos deixa a esperança de que esse processo seja verdadeiramente um caminho sem volta. Precisamos fortalecer essa tomada de um novo rumo. Ideologias nunca mais!

  85. Às vezes custo a acreditar que destituimos a maior quadrilha da história e, com a eleição de Bolsonaro e esse time de ouro estamos caminhando para ser a nação próspera que sempre sonhamos.

  86. Alguém tem dúvida do sucesso do Juiz Moro? Li comentário que estaria 100% do tempo ocupado com assuntos de RH e burocráticos, kkkkk Tudo baboseira. Moro vai montar sua equipe de elite e sem interferência política irá agir. Jumbo.jato. Muita gente a base de rivotril neste fds.

  87. Agora a grande pergunta : “ninguém no COAF viu os milhões que circularam entre empreiteiros e políticos” será respondida e as maracutaias atacadas. Parabéns Bolsonaro e Moro se cacifa, sim, para ser o próximo presidente. Estou muito feliz com o planejamento do governo feito pelo bunker dos militares

    1. excelente escolha,vai contribuir muito para com o país

    2. Será muito importante conseguir esta "lista VIP". Um novo Lava Jato se perfilando no horizonte ?

    3. Como foi dito estava "aparelhado". Na cúpula de últimos governos havia a chamada "lista VIP". Os nomes ali constantes não podiam ser investigados ou questionados em nada, por qualquer órgão do executivo, inclusive Receita Federal, STF etc. Daí a ira e temor de todos em Brasília.

    1. Uma grande nação. Esse sempre foi o meu sonho para o Brasil. Quando viajava a países que são grandes nações, sempre me perguntava se ainda viveria num País em que tivéssemos orgulho de ser brasileiros, de reverenciar nossa bandeira, ter orgulho de nossas instituições. Acho que o futuro desponta com grandes possibilidades.

  88. Jucélio Eu era assinante a.muitos anos da revista Veja, porém após descobrir o site do Antagonista vi a seriedade e a isenção desta maravilhosa equipe jornalística. Fiz a assinatura da Crusoé e estou muito satisfeito. Sei que oque estou lendo são análises reais daquilo que realmente está acontecendo no Brasil sem o viés ideológico existente em muitos meios de comunicação. Parabéns pelo excelente trabalho.

    1. Não só o conteúdo primado na isenção da notícia mas também pelo nível das opiniões de seus leitores.

    2. Eu e o Brasil já temos o nosso candidato a presidente. Nunca na história desse país um homem despertou tanta admiração, e, vamos combinar, o cara é um charme. Rssss

    3. Assinei a Crusoé devido a isso também. Toda a redação está de parabéns!

  89. Se me for permitido dar uma sugestão ao futuro ministro, foque sua atenção em sua área de (grande) competência e coloque alguém de sua confiança para conduzir o dia a dia da máquina. A máquina (ou o mecanismo) é grande, estruturado e cruel. Sabe muito bem como tomar 110% da atenção e, com isso, espantar a inovação e o empreendedorismo que lhe são peculiares.

  90. Oantagonista, Sergio Moro e Olavo de Carvalho formaram, por obra Divina eu diria, um tripé que serviu de sustentaculo para a grande transformação que se vislumbra nesta nossa Pátria Amada!

    1. Sim. Além de haver A Necessidade, é claro, o que todos nós sentíamos.

  91. Rodrigo Rangel e Filipe Coutinho, que belo trabalho vcs fizeram nessa reportagem. Um texto `saboroso` de ler. Obrigada. Vcs merecem um beijo. Sintam-se beijados e abraçados, respeitosa e carinhosamente. OBRIGADA, em letras garrafais. OBRIGADA. Um trabalho honesto, bonito, rico, transparente, sem mentiras (não gosto de usar o eufemismo inverdades), sem inveja, sem mágoas. Uma análise RELEVANTE dos fatos. Maravilhoso. Deu muito gosto de ler. A mim me encantou! Iracema de BH

  92. Já fui assinante de muitas revistas. E me valia de meios (mídias) para me informar. Agora, a minha empreitada "atrás" de notícias sérias, bem escritas e apuradas terminou. Obrigado pele empreendimento de vocês. Muito sucesso. Eu, e um monte de brasileiros agradecem. Sou assinante de vocês com muito orgulho!

    1. Necessário que Lavajato chegue no ex ministro da casa civil de Lula, Gilberto Carvalho que ainda está ileso

  93. Se a princípio fiquei contra, com receio deca Lavajato ficar acéfala, agora tenho certeza de que o Brasil está começando a entrar no primeiro mundo.

  94. Desejo muito sucesso ao Juiz Sérgio Moro na sua nova caminhada, que será bastante dura. Com paciência e dedicação, atingirá suas metas.

  95. Não há dúvidas sobre o acerto do convite. A grande responsabilidade está com Moro, lembrando que ele tem a liberdade de nomear todo o escalão do ministério, inclusive o diretor da PF. Que Deus o ilumine, pois o Brasil esperava, ansioso, por isto.

  96. Sei que é mesquinho da minha parte, mas queria tanto ver o Luladrão mais uma vez cara a cara com o juiz Sergio Moro. EXCELENTE ESCOLHA PRESIDENTE BOLSONARO. PARABÉNS E BOA SORTE MINISTRO SERGIO MORO.

    1. Boa analogia!!! Ministério de notáveis, com liberdade para tomar decisões e com viés político extremamente mitigado. O Brasil nunca mais será o mesmo e a velha política nunca mais prevalecerá. Tenhamos fé!!!

  97. Seria de bom grado, investigar os ministros do Supremo e seus rendimentos, garanto que tem gente ali que tem patrimônio bem superiores aos seus rendimentos.....que eles são uma quadrilha, não tenham dúvidas.....

  98. Sem dúvidas somos afortunados em ter Moro no Ministério da Justiça. Um jogo de xadrez de mestres. Ainda hoje assisti um video de 2006 aonde Paulo Guedes aclamava Moro e sua cruzada contra a corrupção e salientava que Moro deveria ser Ministro da Justiça - Isso mesmo em 2006 - Obrigado Ministro Paulo Guedes pela convicção e visão preditiva de fatos de tal importância para o futuro do Brasil.

  99. Colocar o que é certo nos mais alto patamar manda um mensagem poderosa e que a muito tempo estava esquecida no Brasil . (Ser certo pode dar certo). O Mouro já influenciava as futuras gerações de magistrados, este reconhecimento trará consequencias estraordinárias para a condução da nossa justiça .

  100. Estamos de alma lavada!!!! Quanta sujeira vimos passar, quantos canalhas sem qualificação nenhuma, vimos conquistar cargos , quanta cretinice foi jogada na nossa cara esses anos todos. Passamos muita vergonha com as sandices de dois presidentes corruptos. Hoje, tenho a certeza que muitos países estão nos olhando com outros olhos, vendo que aqui temos políticos competentes e do bem. Parabéns presidente Bolsonaro, excelente tacada de mestre! Parabéns Sergio Moro, Deus o abençoe!

  101. A Crusoé mais uma vez mostra o seu brilhante jornalismo.Parabéns pra toda equipe comandada por Rodrigo,um grande profissional.

  102. Q consiga trazer mais força ainda a Lava Jato. Q continue a fazer esta limpeza. Q tenha força pra combater e rebater algumas decisões inaceitáveis de alguns juízes superiores. Q atinja com mais força PT, MDB ,PSDB , PP e alguns outros.Estes partidos tem q ser eliminadosbe muitos de seus dirigentes morarem no xilindró

  103. Bolsonaro e Moro, junto com a grande equipe ministerial que está sendo montada, é a garantia de que o Brasil erradicou de vez o atraso deixado por Lula, Dilma e sua bandeira vermelha. O BRASIL passa a ser uma Grande Nação entre as maiores do mundo. Temos agora a prova de que Deus é BRASILEIRO!

  104. O que dignifica o homem é o seu caráter, e Bolsonaro soube reconhecer em Sergio Moro suas qualidades e senso patriótico, o Brasil já começou o próximo mandato ganhando muito.

  105. Estou acompanhado as ações do Presidente Bolsonaro e confesso que ele tem me surpreendido positivamente cada vez mais,a ida do agora ex Juiz Sérgio Moro para seu Ministério da Justiça traz muitas esperanças ao povo brasileiro vez que o combate à corrupção é uma das maiores reivindicação dos brasileiros. PARECE QUE O BRASIL TEM JEITO!!!!

  106. A confirmação do juiz Sérgio Moro para o Ministério da Justiça nos dá esperança de que podemos mudar o país e definitivamente nos livrarmos do lamaçal político que o petismo nos colocou.

  107. Como dizemos aqui no meu Pernambuco: ARRETADO!!! BOTE PRA TORAR Dr MORO!!!! O Brasil precisa de homens como vc. Seja impiedoso com a corrupção!!

  108. Bolsonaro foi muito subestimado pela imprensa tradicional e manipuladora. Mesmo após eleito comentários subliminares ainda são emitidos. Ele é muito mais inteligente que estes intelectuoides da imprensa de nariz empinandos

  109. Eu tenho medo do efeito do poder sobre os homens. Mas acho que Moro já fez muito por nós e tem a minha aprovação pra ser ministro! Todos nós queremos alçar vôos mais altos! Que o faça com a mesma responsabilidade e comprometimento da operação lava jato.

    1. Eu não tenho esse medo, sabe porque: Este homens já passaram por testes muito duros. Eles foram treinados a ferro e fogo. Eles foram treinados em 'masmorras' como Jose do Egito o foi antes de se tornar o homem mais poderoso do Egito, ao lado de Faraó, que dele dependia, inclusive. Bolsonaro foi treinado na 'masmorra do Congresso' por 28 anos. Na 'masmorra' do esquecimento, do desprezo, da humilhação, da cusparada na cara, da acusações infames, de achaques, de não ter sequer um projeto aceito.

  110. Desde o último domingo voltamos a ter muito orgulho de ser brasileiros. O Brasil depois de anos e anos de vergonhosa submissão aos nefastos e hediondos governos petistas volta a brilhar novamente sob o governo do Presidente Bolsonaro que com a nomeação do Dr. Sergio Moro diz à todos em alto e bom som que o Brasil será passado a limpo. Brasil acima de tudo!

  111. A sociedade brasileira escolheu seu novo presidente. Bolsonaro cria excelentes expectativas de mudança no cenário do país ao convidar Sérgio Moro para o Ministério da Justiça. As novas lideranças representam um divisor nas águas lamacentas da República. Parabéns pela esclarecedora reportagem!

  112. Agora o PT será de vez enterrado, de cabeça pra baixo! E todos os corruptos estão com as cuecas borradas! Bolsonaro honra a alcunha de “mito” compondo os ministérios com cidadãos extremamente qualificados para os cargos. É o fim da velha política, dos cargos em troca de favores. É a primeira vez na história que vemos bandeiras do Brasil tremulando nas casas por motivos outros além do futebol! Esperança e confiança em um novo Brasil para nossos descendentes! Parabéns pela escolha, capitão!

  113. A escolha de Sérgio Moro para compor o governo Bolsonaro era inevitável. Dá garantias de sucesso e determinação ao país no futuro. Parabéns!

  114. Embora eu não acredite piamente em qualquer ser humano ("o poder corrompe; o poder absoluto corrompe absolutamente", John Done), ainda assim não dá para deixar de torcer por alguém que tem feito a diferença...e para melhor.

  115. Que jogada de mestre! Muito bom para o país e para a democracia! As "ratazanas" estão em polvorosa, e boa parte dos prostitutos da mídia, também!

  116. Moro na Justiça e Seg. Públ. é gol de placa do Pres. eleito J. Bolsonaro a favor da Pátria, de si próprio e dele, Moro. Jovem (46 anos) e competentíssimo, abre-se à sua frente um leque de opções: em 2 anos poderá estar no STF ou, se continuar Ministro, candidatar-se em 4 à sucessão de Bolsonaro, com chances cristalinas de eleição no 1o turno. Ou em 8 ser Presidente por + 8. Catarse total, a pá de cal no PT e na corrupção sistêmica: um novo país p/nosso orgulho, regozijo e glória. Evoé, Brasil!!!

    1. Espero que ele formule uma PEC vedando a advocacia por procuradores estaduais e federais.

  117. Temos que exaltar a grandeza de Bolsonaro ao trazer ao seu governo tremendo astro sem temer ser ofuscado pelo brilhantismo do juiz Sérgio Moro. Bolsonaro está se saindo muito melhor do que diz eu, seu eleitor, esperava

    1. Moro na Justiça e Seg. Públ. é gol de placa do Pres. eleito J. Bolsonaro a favor da Pátria, de si próprio e dele, Moro. Jovem (46 anos) e competentíssimo, abre-se à sua frente um leque de opções: em 2 anos poderá estar no STF ou, se continuar Ministro, candidatar-se em 4 à sucessão de Bolsonaro, com chances cristalinas de eleição no 1o turno. Ou em 8 ser Presidente por + 8. Catarse total, a pá de cal no PT e na corrupção sistêmica: um novo país p/nosso orgulho, regozijo e glória. Evoé, Brasil!!!

    2. Moro na Justiça e Seg. Públ. é gol de placa do Pres. eleito J. Bolsonaro a favor da Pátria, de si próprio e dele, Moro. Jovem (46 anos) e competentíssimo, abre-se à sua frente um leque de opções: em 2 anos poderá estar no STF ou, se continuar Ministro, candidatar-se em 4 à sucessão de Bolsonaro, com chances cristalinas de eleição no 1o turno. Ou em 8 ser Presidente por + 8. Catarse total, a pá de cal no PT e na corrupção sistêmica: um novo país p/nosso orgulho, regozijo e glória. Evoé, Brasil!!!

  118. Aguardemos agora a indicação do Senador Magno Malta para ocupar um grande ministério. Sérgio Moro é - sem dúvida - uma bênção de DEUS. Estou pleno de felicidade por ser brasileiro.

  119. Tenho certeza absoluta que com ele nosso País jamais regressará ao país desacreditado que é hoje. O caos instalado pelo PT jamais voltará e o PT está morto para sempre!

    1. Bolsonaro é tão ou mais do que Moro . São diferentes mas complementam-se mutuamente. Acredito agora no Brasil

    1. Bolsonaro ganhou a eleição e ofereceu a Moro as condições que ele precisava. O conjunto é tão surpreendente que você ainda não acredita na inteligência desse nosso Presidente eleito, não é? Pode acreditar! Não dói!

  120. O totófolli não vai tomar novamente a Constituição para ler um trecho, com aquela vozinha afetada, no que deve ter sido o episódio mais grotesco das últimas décadas, numa Brasília a que não faltam personagens toscas ? E o gilmar, por que anda tão quietinho ? O levandinho, o celso "juiz de merda" (apud Saulo de Ramos), o primo collorido.... toda essa gente, já estão tomando remédio para inveja ? Sabem eles o que é ser um juiz respeitado pela população ?

  121. Parabéns pela escolha Presidente! Muito obrigado por aceitar o convite Dr.Sérgio Moro! O orgulho de ser brasileiro está voltando. Não fico preocupado com estrelismo de eventuais Ministros. O mais importante é o trabalho sério ser feito, o que, a princípio, há capacidade nos nomes que estão sendo apresentados. Ninguém do novo Governo pode se preocupar com sucessão em 2022, aliás, este Governo só fará sucessor se melhorar o Brasil e a vida dos brasileiros. Estou confiante!

  122. Tenho certeza de que o nosso Amado Capitão, hoje, Comandante da nossa Amada Nação, fará um excelente governo. Ele é um homem inteligente e disciplinado. Pertenceu a uma Tropa de Elite do Exército Brasileiro formada por "homens de coragem e determinação".

    1. Compartilho seu pensamento de que "dias melhores virão!"

  123. Vejo que o Brasil começa a tomar um rumo para a Ordem e Progresso, Nós Brasileiros ainda estamos apreensivos com a tal reforma da Previdência, o que solidificaria Bolsonaro nessa linha é tirar as aposentadorias cumulativas de servidores públicos, sejam concursados, ou eletivos. Essas medidas devem atingir as esferas Municipais, Estaduais e Federais. Todos somos e devemos ser iguais perante a Lei, então, as aposentadorias em todas as esferas nãos podem ultrapassar o último salário ganho na ativa.

  124. Juiz Moro, muito sucesso nesse colossal desafio que ora abraça. Competência técnica o senho já mostrou que tem e, agora, mostra também um senso de patriotismo inerente apenas aos grandes estadistas. Que Deus, com sua divina luz, pavimente o seu caminho e o de nosso preside te Bolsonaro!

  125. para uma pasta que já teve tarso genro ,e uma evolução e tanto.parabens Bolsonaro pela nomeação do grande jurista moro.

  126. A cada dia me concientizo de que o meu voto valeu a pena. Com o ministério proposto o governo Bolsonaro vai ser um trator de terraplanagem.

    1. Tem toda razão, foi um gol de placa do “Coiso’. Kkkk

  127. O título da matéria ao dizer que Moro se habilita desde já para suceder Bolsonaro, dá a entender que ele se prontificou para tal, o que não é o caso. Uma boa atuação como ministro da justiça poderia abrir caminhos como sucessor de Bolsonaro é o sentido não observado por quem tenha acesso apenas a capa. Reafirmo (como o fiz em outras matérias) que espero mais da Crusoé que de outros veículos de informação :/

  128. Acho que foi a primeira vez que votei num candidato vencedor e estou muito confiante de que acertei. O convite a Sérgio Mouro e sua aceitação é um tremendo presente que os eleitores do Bolsonaro recebemos.

  129. Que bennnçaaaooo...Jornalistas do bem..Presidente do bem..Ministro da Justiça do bem.. Que o orgulho de ser Brasileiro perdure por muitos e muitos anos..

  130. Já posso morrer em paz. Sempre tive a esperança de ver essa grande nação reconhecida como tal e o Capitão e sua equipe, tenho certeza, não me decepcionará.

  131. Deus dê saúde ao Presidente Bolsonaro e ao Ministro Moro para que o Brasil volte a ser uma nação que seja respeitada aos olhos do planeta e que nós brasileiros voltemos a sentir orgulho da nossa Pátria!!!

  132. A sociedade brasileira está exultante e depositando fé nos trabalhos do Governo Bolsonaro. Para pessoas como eu, que viveram os anos dos governos militares e assistiu ao que se passou nos últimos 30 anos, é como se tivéssemos a cara pintada de verde e amarelo novamente, é a primeira eleição na qual o povo teve como escolher um governante que não fosse do SISTEMA. Nas outras eleições não tínhamos muita escolha. Qualquer um que fosse eleito seria mais do mesmo. Era chover no molhado.

  133. Acho que é a primeira vez que vejo um presidente querer ter em seu governo um nome mais forte que o seu próprio. Meu voto no segundo turno (no primeiro foi Amoêdo) está valendo a pena.

  134. A trajetória de Dr. Moro vai ser ascendente. Ele reúne competência, honestidade e coragem. Os brasileiros e bem.estão felizes!

  135. Olha, pela primeira vez na vida tenho amplo orgulho de ter dado meu voto para o b17. O cara marcou um gol de bicicleta, na final da copa do mundo aos 49 do segundo tempo. Desejo ao Moro muita força e sabedoria. Nós, brasileiros corretos estamos muito felizes com a indicação. Aos corruptos, meus pêsames.

  136. Moro dará ao governo Bolsonaro mais consistência e credibilidade. O que falta a Bolsonaro é preenchido com bons nomes nos ministérios. Esperamos que não haja atrito entre as estrelas e que o presidente, que não tem muito jogo de cintura, não se perca na liderança. Muitos ministros militares poderão trazer incompatibilidades com ministros técnicos.

    1. Não concordo, militares são estrategistas, vão fazer bom uso de decisões técnicas.

  137. Eu, e meus conterrâneos, os 54 milhões de nordestinos, temos imenso orgulho do nosso futuro superministro da Justiça. pt nunca mais! Justiça sempre! Brasil acima de tudo! Deus acima de todos!

    1. parabéns a Crusoé pela reportagem. sucesso ao futuro Ministro Sérgio Moro.

  138. Toda a sorte do mundo ao Sr, Dr. Preferia vê-lo no STF, mas... Será um território novo pq envolve política e políticos, mas nada que o Sr. não dê conta. De toda forma, por motivos óbvio, redobre sua segurança. Curitiba e o Brasil se orgulham muito do Sr.

  139. O Juiz Sérgio Moro é um homem valoroso, com ideais nobres. Que Deus o abençoe pelo bem que fez e fará pelo Brasil. Grata ao Presidente Jair Messias Bolsonaro.

  140. Ao Sr. toda a sorte do mundo. Será um território novo a ser explorado, mas nada que o Sr não dê conta. E redobre os cuidados com a segurança por motivos óbvios. Particularmente preferia vê-lo no STF

  141. Parabéns Juiz Sérgio Moro !! Os brasileiros de bem estão imensamente felizes !! Sucesso ao novo Presidente do Brasil Jair Bolsonaro e essa equipe maravilhosa que colocará o Brasil num novo patamar !!! 🥂

  142. Sonhos e esperanças de um novo Brasil, jazem nesse governo que esperamos seja apenas a abertura da trilha que possa levar ao Olimpo essa sociedade, até agora, sem rumo, desde 1500.

  143. Olha melhor coisa q já assinei na minha vida, é a Crusoé! Parabéns! Torço muito pelo governo do Capitão ainda mais agora, com o Moro! Tenho esperanças de ver um Brasil como sempre deveria ser!

    1. Eu também! Foi a melhor assinatura que fiz foi na Crusoé! Parabéns a todos e a nós que votamos no 17!!!

  144. Que orgulho do meu conterrâneo Juiz Sérgio Fernando Moro, paranaense de Ponta Grossa, filho de ilustre família da cidade. Não tenho dúvidas de que fará o mais belo e melhor trabalho frente ao Ministério da Justiça, junto ao nosso querido presidente Bolsonaro! Parabéns e profícua gestão, Meritíssimo Juiz.

  145. Boa reportagem. Moro pode agora impulsionar através de lei a prisão após segunda instância. Aliás tem muitas oportunidades nesta área e sacramentar toda uma condição para um Brasil melhor. Boa sorte a ele.

  146. Decisões corretíssimas tanto do Presidente Bolsonaro que convidou quanto do juiz Moro que aceitou. Uma dobradinha do mais cintilante ouro.

  147. O país vive dias de glória. Ministérios sendo ocupados por técnicos, e não por barganhas políticas. Se a ministra da educação for a Ilona Becskeházy e o da saúde for José Antônio Ramires, eu tenho um troço ...

  148. PS: Que Deus também proteja e ilumine os nossos jornalistas antagônicos e insulares, os quais muito nos brindam com com essas deliciosas reportagens.

  149. Que Deus ilumine e proteja a Dra. Gabriela, o Dr. Moro e o nosso novo Presidente. O Brasil está sendo restaurado dignamente.

  150. O voto que me orgulha muito. Diga com quem andas e te direi quem és. Parabéns meu Presidente. Tem tudo pra fazer um excelente governo.

    1. Bolsonaro foi my feliz na escolha do Juiz Moro e,claro,no resultado...O Presidente eleito está demonstrando q quer acertar.Q tenha tb sorte.

Mais notícias