Câmara dos Vereadores-RJO segundo filho do presidente figura em escritura como representante de mulher que vendeu casa para Jair Bolsonaro

Carlos, o procurador

A curiosa participação do filho do presidente em uma operação imobiliária que marcou o início do salto patrimonial da família Bolsonaro
28.06.19

Carlos Bolsonaro foi o vereador mais votado no Rio de Janeiro em 2016, quando conquistou o quinto mandato consecutivo, mas se tornaria um político realmente poderoso longe da tribuna, ao comandar a campanha do pai pelas redes sociais no ano passado e – mesmo sem cargo no governo – esbanjar influência ao ponto de sua opinião pesar até na demissão de ministros. Outra face de Carlos, desconhecida do público, aparece agora em documentos, obtidos por Crusoé, sobre o negócio imobiliário que representou o grande salto na vida financeira de Jair Bolsonaro.

Em novembro de 2002, o então deputado federal e a sua segunda mulher, Ana Cristina Valle, selaram num cartório do centro do Rio a compra de uma casa por 500 mil reais, ou 1,4 milhão em valores atuais. Localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, com 515 metros quadrados, o imóvel valia mais que o total de bens, cerca de 420 mil reais, declarados à época por Bolsonaro à Receita Federal.

A negociação começara três meses antes, em agosto, com a assinatura da chamada escritura de promessa de compra e venda. Segundo esse documento, Bolsonaro e Ana Cristina deram um sinal de 90 mil reais (não ficou esclarecido se foi em espécie) e um cheque de 160 mil reais da agência do Banco do Brasil localizada na Câmara, em Brasília — e ainda assinaram uma nota promissória de 250 mil reais que venceria, em parcela única, no mês de dezembro daquele ano.

O documento registrado em cartório: agora, Carlos diz que não participou do “negócio jurídico”
Ao fechar esse acordo, a vendedora do imóvel, a economista Maria Celina Magalhães, nomeou dois procuradores para assinar no cartório a escritura definitiva, que transferiria a casa para o nome do casal Bolsonaro, tão logo ocorresse o pagamento da promissória. A surpresa é que os dois procuradores eram gente de extrema confiança não de Maria Celina, mas da intimidade de Bolsonaro. Ela entregou a tarefa a Carlos, então com 19 anos e recém-eleito vereador, e ao capitão da reserva do Exército Jorge Francisco, que chefiou o gabinete do então deputado.

Jorge Francisco morreu de infarto em abril de 2018, o que levou um Bolsonaro emocionado, às lágrimas, a cancelar a agenda de sua então campanha a presidente. Na última segunda-feira, 24, na dança de cadeiras no governo, o filho de Francisco assumiu a Secretaria-Geral da Presidência. O major Jorge Antônio de Oliveira se tornou um dos ministros mais próximos de Bolsonaro. Ele mantém uma relação de amizade com os filhos do presidente, o que será importante para se manter no cargo.

Além de capitão da reserva, Francisco era advogado com traquejo para atuar como procurador, mas quem compareceu ao cartório, em novembro de 2002, para fechar a transação foi apenas Carlos. Diante da escrevente, como mostram os registros, ele atestou que Bolsonaro e a mulher já tinham quitado a promissória de 250 mil reais, mas não detalhou em qual data nem informou se foi por meio de depósito bancário, cheque ou dinheiro vivo. Em seguida, no lugar da vendedora Maria Celina, ele assinou a escritura que transferiu a casa para o nome do pai e da madrasta.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéJair Bolsonaro: imóvel comprado valia mais que todos os bens declarados por ele
Os documentos que Crusoé levantou não esclarecem como Bolsonaro e Ana Cristina liquidaram a nota promissória e o sinal de compra, de 90 mil reais. Só fica claro o pagamento em cheque de 160 mil reais do Banco do Brasil. Os cartórios são obrigados a comunicar à Receita Federal o valor total das transações. Também costumam detalhar nas escrituras a forma de pagamento, incluindo até o número do cheque ou comprovante de depósito bancário. Isso é uma prática comum, mas não há exigência prevista em lei, explica o presidente da Comissão de Direito Imobiliário do Instituto dos Advogados de São Paulo, Everaldo Augusto Cambler. Ele falou sobre as regras gerais do mercado, sem analisar especificamente o caso do hoje presidente. Vendedora da casa, a economista Maria Celina morreu em dezembro de 2004. O viúvo, o economista Edison Carlos Magalhães, diz não se recordar nem dos procuradores nem da forma de pagamento. Ele afirma que a mulher cuidou sozinha da transação.

Pouco antes do negócio imobiliário, ao registrar a sua candidatura em 2002, Jair Bolsonaro informara à Justiça Eleitoral possuir bens de 419,2 mil reais. Os itens mais valiosos eram uma outra casa com valor declarado de 70 mil reais na vila de Mambucaba, em Angra dos Reis, na costa fluminense, o apartamento de 75 mil reais que ele tem em Brasília e outro apartamento de 90 mil reais no primeiro andar de um prédio no bairro de classe média do Maracanã, Zona Norte do Rio, onde morava com Ana Cristina. Entre junho e agosto de 2002, o então deputado tirou do próprio bolso 14,5 mil reais em dinheiro vivo para a sua campanha de reeleição, um gasto considerável, pois o salário de um parlamentar era de 8 mil àquela altura.

Logo depois, em setembro, o hoje presidente da República vendeu o apartamento onde morava no Maracanã por 165 mil reais, pagos em dois cheques, e assumiu o compromisso de sair do imóvel até novembro. A quantia levantada correspondia a apenas um terço do valor de 500 mil reais da casa nova que ele e Ana Cristina comprariam, tendo Carlos como procurador, que ainda se somaria à despesa extra de 17,4 mil reais com o Imposto sobre Transmissões de Bens Imóveis, o ITBI. Não havia informações públicas sobre a situação financeira de Ana Cristina àquela época. Uma consulta a nomeações na Câmara dos Deputados mostra que, enquanto acertava a compra do imóvel, Bolsonaro deu uma boa ajuda à família dela.

Hudson Corrêa/CrusoéHudson Corrêa/CrusoéA entrada do condomínio onde fica a casa, na Barra da Tijuca: Bolsonaro passou a propriedade adiante
Em 7 de outubro, um dia após ser reeleito, o então deputado empregou em seu gabinete Henriqueta e Andrea Valle, respectivamente a mãe e a irmã de Ana Cristina, que receberiam salários entre 2 mil e 2,5 mil reais, em valores da época. O pai de Ana Cristina, José Cândido Procópio, também logo conseguiria uma nomeação, mas no gabinete do então deputado estadual Flávio Bolsonaro, o filho mais velho, que tomara posse para o primeiro mandato em fevereiro de 2003.

Hoje senador, Flávio enfrenta uma investigação do Ministério Público do Rio sobre lavagem de dinheiro sob suspeita de praticar o chamado “rachid”, como é conhecido o velho hábito de parlamentares de reter para si parte do salário de seus assessores. A Promotoria de Justiça apura se o então deputado estadual se apropriava das verbas para comprar imóveis. O inquérito teve início após a descoberta de que Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio, movimentara sem explicação 1,2 milhão de reais em sua conta bancária, de 2016 a 2017. Queiroz caiu na malha do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) e, desde então, o MP desconfia de que ele era o responsável por coletar a parcela dos salários devolvida pelos colegas.

Como parte da investigação, em abril passado a Justiça do Rio determinou a quebra do sigilo bancário de nove empresas e 86 pessoas, entre elas Flávio e vários ex-funcionários de seu antigo gabinete. A lista de ex-assessores atingidos pela medida judicial inclui José Cândido e Andrea, o pai e a irmã de Ana Cristina. Nomeada por Jair Bolsonaro em 2002, Andrea se transferiu alguns anos depois para o gabinete de Flávio na Assembleia do Rio.

Nas eleições de 2006, Bolsonaro omitiu da Justiça Eleitoral a compra da casa de 500 mil reais. Declarou bens de 433 mil, quase a mesma coisa de 2002, sem listar o imóvel. Tempos depois, em setembro de 2009, ele vendeu a casa por 1,1 milhão de reais (2 milhões em valores atuais). Embolsou o dinheiro sozinho, pois se divorciara de Ana Cristina e, com a partilha de bens, tornou-se o único proprietário. Na campanha para presidente do ano passado, Bolsonaro informou ter um patrimônio de 2,2 milhões. Agora é dono de duas residências num condomínio também na Barra da Tijuca. O gabinete do filho do presidente respondeu às perguntas de Crusoé sobre a transação com uma única frase: “O vereador Carlos Bolsonaro não participou deste negócio jurídico”. Jair Bolsonaro também foi procurado, mas até a publicação desta reportagem não havia se manifestado.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. como uma revista se transforma nisso.. já tentei várias maneiras cancelar a assinatura não consigo. o telefone que pedem para ligar não existe.. como cancelar a minha assinatura????????

  2. O cara paga o imóvel com empregos fantasmas em seu gabinete e tem gente que ainda defende. Realmente o brasileiro precisa ser estudado. Essa coisa de político de estimação já virou psicose social. Políticos são para ser COBRADOS, não para serem idolatrados. Acordem!!! Estão brincando com o nosso dinheiro!!!

  3. o, Hudson, vai safisfazer suas necessidades caninas nas nádegas do seu progenitor, vai !!...voce e quem autorizou publicar esta merda !!

  4. Rsrsrsrs... sensacionalismo barato. Uma vida para este patrimônio? Os valores declarados são da do IR?Rs, consequentemente não são corrigidos e só serão quando for realizada a venda. Quanto a não declarar: processo de separação deverá constar o processo... etc. Acho que o jornalista deveria se informar com alguém especialista e se fez a reportagem não foi de boa fé. Deveria ir trabalhar na Foice ou no BoBo. Onde estão admitindo estagiários de má índole. (Obs: o Presidiário nada tem né?Rs.)

  5. Acho prematura a matéria sem ouvir as partes. Tendo em mãos os documentos e ouvindo as partes suas conclusões poderiam nos dar um norte o que não conseguiu. Espero um jornalismo conclusivo sem preservar nada e ninguém! Acabo de cancelar uma assinatura de anos do O Globo e espero não ter que cancelar esta!

    1. Assinei ontem, acho que me enganei, essa matéria está me deixando em dúvida quanto a seriedade desta revista.

  6. Jornalista de merda com tanta safadeza neste país da putaria, você traz `a tona patrimônio de 2002, vá tomar no botão safado.

  7. É incrível, uma bobagem destas virar uma narrativa de tamanha extensão, pareceu discurso do Fidel Castro, um jornalisteco esquerdopata, rancoroso e infiltrado dentro de um público que já conhece estes métodos, ele quer a Elba FIAT para causar .

    1. se começam a emitir opiniões estapafúrdias vão perder o nosso respeito.

  8. Matéria lixo, no início parece que vai revelar um grande segredo e no final não revela nada de importante. Mais um reporterzinho digno da globolixo ou da foice de São Paulo.

  9. Qualquer pessoa em sã consciência , acima dos doze anos de idade hoje, é sabedor e conhecedor de quê, todos que se propõe a disputar um cargo público é, sem dúvidas, para favorecimento próprio e, de outros. Principalmente, sendo estes, da família. Isso é um câncer que impregnou o Brasil.

  10. Jornalismo que não ouve e não relata o outro lado não é jornalismo. Por que tanta pressa em publicar a “reportagem” sem ouvir antes a resposta de Jair Bolsonaro?

  11. Sua matéria demonstra o mais profundo desconhecimento do Direito Imobiliário, especula com informações irrelevantes e mais parece panfletagem da folha. Horrível.

    1. Xará, a munição do Verdovaldo acabou antes do esperado. Vão inventar outra fofoca. Enquanto isso, aguardamos a urgente reforma da previdência. Seis meses e nada ainda. Por mim, B17 indicava Dallagnol para a PGR e deixava o nhonho e demais comparsas fritarem.

    1. 5 folhas de reportagem para revelar o incrível fato de que em 2002 o Bolsonaro adquiriu, junto com a ex-mulher, um imóvel compatível com sua renda. Essa reportagem me fez lembrar o caso do Tuma Júnior, que devido à amizade com um cidadão sino-brasileiro, foi acusado de pertencer à máfia chinesa. O chinês da vez seria o Carlos Bolsonaro, que por ter sido procurador no negócio do pai, seria "suspeito de alguma coisa". Fala sério!

    2. Esse jornalista Hudson Corrêa, deve ter aprendido a fazer essas matérias, na época que trabalhou na Folha. E não perdeu a mão.

    3. Muito bem dito. Esta matéria não passa de um pastel de vento! Será que errei em assinar a Crusoé?

  12. Cadê a irregularidade, a sonegação, a lavagem de dinheiro? Será que eu perdi 5 minutos lendo que alguém em 2002 comprou um apartamento por intermédio do filho e pagou pelo imóvel conforme sua renda permitia? Desde quando isso passou a ser crime?

  13. Fala sério, esse tipo de matéria é digna da Folha de São Paulo ou da Veja, que tentam a todo custo criminalizar práticas corriqueiras da vida civil, como a compra de um imóvel familiar. Foi esse o modus operandi adotado com o Flávio e resultado nós conhecemos, não deu em nada. É muito rato sendo parido de montanha, muito balão preenchido com vácuo. Vou migrar para o Terça Livre que eu ganho mais!

  14. Vocês amam colocar fogo na fogueira. Deixa o homem governar. Querem ganhar o quê com isso? Basta o Congresso que vota aquilo que lhes interessa e não ao povo ou ao Brasil.

  15. Porque tanto interesse em citar os valores atualizados? Não seria melhor fazer a matéria com isenção e deixar o leitor tirar suas conclusões. Não esqueça que o assinante quer respeito, lealdade e sobretudo o bem do Brasil. Queremos a notícia do errado e do que é bom, também.

  16. Taí uma matéria que não esclareceu nada, apenas a sua desconfiança e o apelo a nós acreditarmos nas suposições do autor baseadas em alguns fatos que não são conclusivos.

  17. Matéria de folha... Como ele pagou, se fez um financiamento na caixa, se pegou emprestado, se pagou com o salário, é problema dele com o IR. Mas com certeza sei que não pagou com dinheiro do mensalão nem da odebrecht... PQP, vão ficar perturbando pq o cara comprou a casa de 500k... Isso é procurar pelo em ovo... lamentável a Crusoé se prestar a isso. Já tava pensando e agora tenho certeza. Não vou renovar a assinatura.

  18. Gostaria de ler as próximas matérias da série de reportagens que trará a luz do conhecimento a todos nós assinantes, a respeito deste vergonhoso escândalo dos acessores, seus respectivos parlamentares, na Alerj. Incluindo o nome de cada parlamentar, suas legendas, os valores extraordinários movimentados. E ainda em que pé está as ações feitas por este mesmo MP e o repórter investigativo. vamos lá! mãos a obra. Salvo se, os demais envolvidos neste escândalo já tiverem dado todas as justificativas

    1. Vou aguardar também esta relação e que todos culpados sejam punidos, senão vou achar que este repórter está sendo parcial.

  19. 2002 já era, não importa mais como foi que o imóvel foi pago, decadência e prescrição existem para isto mesmo, daqui a pouco vão acusar o Carlos pelas broncas com os coleguinhas no jardim de infância.

  20. Que coisa prolixo e fantasiosa, sem pe nem cabeca. Pessima narrativa. O articulista deve traduzir e se possivel faca um resumo de forma objetiva, entendivel, e claro. Depois peca licenca para ir ao banheiro e volta para faculdade de jornalismo e refaca o curso. Ok.

  21. Não precisa ser bolsonarista fanático para ver que esta matéria é bem bobinha. Bolsonaro precisaria ser muito ruim de finanças para não ter tido este - nossa! - 'salto' patrimonial ".

  22. Por um instante achei que estava lendo a Folha de São Paulo. Matéria fraca. Parece feita com o único objetivo de denegrir. Tantas coisas relevantes acontecendo no País e vcs se prestam a isso. Sinceramente não foi pra isso que virei assinante. Cuidado Crusoé, está virando mais do mesmo.

  23. Recém assinei a revista e já estou me arrependendo! Artigo mal escrito, confuso. Se isso tudo é verdade, faça uma denuncia melhor elaborada, com provas. Está mais parecendo fofoquinha, prá fazer volume na revista.

    1. Concordo plenamente. Perdi tempo lendo esse embaralhado de fofocas. Ao terminar de ler pensei: e daí ?

  24. faz o seguinte não fura a fila vai primeiro nos bens do limpador de bosta de elefante lulinha e continua com o Renan os Sarnys etc..

    1. Apoiado, porque não faz um levantamento na família LuladaSilva?

  25. Como disse Aristoteles Onassis. Ninguém junta 1 milhão de dólares sem pecar. Todo e qualquer político desse país, se beneficia da ignorância do povo, pra roubar. Não existe nenhum ser humano que gaste 1, 5 ou 10 milhões em campanha pra ganhar metade disso em 4 anos. O sistema é podre. Quem acredita em político 100% honesto, acredita em papai Nobel. Duende, fada madrinha. Só se respeita aquilo que se teme. Ninguém teme a sub-raça, que aceita tudo.

    1. Se ele não conseguisse fazer isso, então teria q ser.muito incompetente. Qualquer um q ganhe o salário dele tem o dever de tentar triplicar ou aumentar ainda mais. Agora q se investigue o caso comum de ocultação de patrimônio.

    1. concordo materia muito fraquinha estou quase cancelando minha assinatura, mexeu com o mito mexeu comigo.

  26. Matéria rasa, fatos irrelevantes, só publicados porque se referem ao Presidente da República. Crusoé não consegue achar assunto que realmente seja significativo para a análise da situação nacional?

    1. assinaram a sentença de não renovação com uma porcaria de reportagem de 2002....tá recebendo de quem pra fazer uma merda de reportagem dessa? O Brasil precisando avançar e aparece mais um FDP desse para atrapalhar....vtnc.

  27. Na minha opinião texto muito confuso com intuito de achar pelos em ovos, parece que a historia desta casa foi requentada. Procurem mesmo, se houver algo consistente que publiquem. Esta matéria está muito confusa para convencer alguém.

  28. Cheio de bolsominions aqui. Se quiser ler só o que gostam comprem uma G Magazine. A matéria trata de indícios de corrupção na família Bolsonaro. Não importa se são 500 mil ou 500 milhões, corrupção é corrupção. Se ficar comprovado que faziam coisa errada, têm que pagar.

  29. diversos mandatos de deputado e vejamos: 1. um negócio registrado em cartório... 2. um sinal de 90 mil reais 3. a venda de um imóvel para saldar o cheque da compra de outro 4. um enorme gasto de campanha para deputado... 17 mil reais Meu Deus, Crusoé... vcs se passaram para isso? Quer dizer... temos um crime c9m registro em cartório da compra de um imóvel com sinal de 90 mil, com venda comprovada de outro imóvel... tudo isso ao mesmo tempo em que gastou 17 mil para campanha de deputado...

    1. Se um deputado com vários mandatos não tiver condições financeiras de comprar um apto de 500 mil, ainda mais vendendo outro de 190 mil... uma pessoa dessas só pode ser honesta mesmo... a vida devassada e só encontram isso

    2. essa reportagem é verdadeiro atestado de idoneidade do presidente. diversos mandatos de deputado e tudo que encontram é a compra de uma casa de 500 mil Meu Deus

  30. Quem é este redator de tão prolixo texto? Sinceramente, não vi nada de escandaloso nele. Se quis chocar alguém, comigo passou batido. Fuiiiii

    1. Por que não mostra para nós, repórter da Crusoé, todos os detalhes dos imóveis do Luladrão e família, além de contas bancárias , o volume de dinheiro lá existente , quem está bancando os honorários dos advogados (também cúmplices da quadrilha) do condenado ?

  31. Não sou sectário, fanático ou dogmático, como os petralhas e grande parte da esquerda. Votei no Bolsonaro, e repetiria essa escolha hoje, não por amor e sim por dor, pelo pavor de ter o PT de volta ao poder. Ninguém está acima da lei e do escrutínio de uma imprensa livre. Quem não deve não teme.

  32. Estou me arrependendo de ter assinado esta revista q esta se mostrando tendenciosa.o presidente foi ao exterior tentar bons negócios para o Brasil e não vejo matéria alguna.no entanto ficam tentando levantar passado dele para prejudicar ele e o país vão caviar os 513 e os 81 sejam coerente.

  33. sugiro utilizarem-se do nome inteiro dos personagens. Ao se referirem a apenas Bolsonaro, os mais incautos poderão confundir filhos com pai, o que certamente não foi a intenção do autor, não é?

  34. Ao que parece o "Rachid" é uma prática recorrente em nosso país, então por que não investigar tudo? Por que concentrar a investigação somente num governo que desviou o ônibus do precipício e necessita de apoio nesse momento?!

  35. A estória está muito confusa. Parece ser forçar a barra. A crusoé deveria se preocupar com problemas mais sérios e menos pessoais do Bolsonaaro.

    1. Judson Correa , provavelmente pode ser um petista infiltrado para postar fakes Já visto que tem uma tuja com seta com a frase OUVIR......

  36. Não vi absolutamente nada! E não se trata de uma defesa a família do presidente... só acho que estão procurando pelo em ovo e não estão encontrando!!

    1. Não ao encontram pq a familia depila o ovo, pois ninguém esclarece os fatos. Por exemplo, onde está o Queiroz?

  37. Independente do formato registrado, penso que devemos nos ater no motivo da publicação. A idéia é passar que existe algo de errado ? Se positivo, sugiro se aprofundar mais no tema, buscar fontes seguras e publicar quando existir algo, efetivamente, concreto. Do contrário, reforça a idéia que a imprensa apenas gosta de ver o circo pegando fogo. Enquanto isso a população sofre. Considerando que parte da direção da Crusoé vive em outro país, devemos ficar atentos.

    1. Concordo c vc! Estão querendo assunto p contrapor algo relativo à roubalheira dos corruptos de carteirinha e estão querendo dizer: "eles tb são iguais aos outros, fazem negociatas e coisa tal..." Negociação Imobiliaria até eu q sou um "assalariado" e trabalho desde dos 16 anos já tive 3 imóveis até chegar num definitivo e quitado...vc começa c um fusca e vai mudando pouco a pouco até ter um carro zero! Simples assim! Tenho 54 anos e 38 de contribuição à previdência...portanto nunca roubei nd!

  38. Acho que vocês deveriam estender esse trabalho investigativo, para descobrir o patrimônio dos filhos do Lula, Dilma e Temer também. Rastrear o dinheiro que o Lula roubou. Ajudar a desvendar o assassinato de Celso Daniel, a tentativa de assassinato a Bolsonaro. E também descobrir quem tentou ou hackeou os celulares do Juiz Moro e dos Procuradores. Deem uma folga para o Presidente, para que ele possa governar.

    1. Positivo. As vezes acho que a imprensa gosta é de ver o circo pegando fogo. Considerando que parte da direção deste canal de comunicação mora no exterior, ainda assiste o circo pegando de fogo de camarote. E o povo, que vive aqui, é apenas um detalhe. Fala sério. Seja o governo que for, vamos criticar com consistência.

  39. Até que enfim foi descoberto algo sobre o Bolsonaro. A Crusoé tem o dever de nos manter informados semanalmente sobre a evolução deste caso, como também, forçar o envolvimento do Ministério Público, caso contrário, terei o direito de chama-los de fofoqueiros ao invés de jornalistas. Também gostaria que o repórter escrevesse com mais objetividade e linea de tempo clara

  40. Não entendi nada. Começa com um assunto, no meio engrena outro, fala de Rachid, valor de imóvel declarado e tal... Sério mesmo!

  41. Pelos valores de reais envolvidos nesta reportagem, não se mostra ser de algum extra terrestre ou de imortais que deflagramos andando entre os mortais, portanto, vá atrás dos bilhões de riquezas levados para os paraísos fiscais por políticos que já se aposentou na corrupção, não perca seu tempo com migalhas.

  42. O que se declara com bem a receita Federal é o valor nominal primário da época. Não se ajusta o valor imobiliário posterior. Exemplo: Alguém que, comprou um imóvel na Tijuca há 30 anos, ainda permanece na declaração de bens, aquele valor. Não se ajusta o valor atual. Só no momento da venda, é que , esse valor será atualizado e aí a receita Federal, entra para cobrar o imposto sobre o lucro, o qual não é pouco. Agora, fazer uma matéria dessa, é coisa de jornalista imbecil inútil.

  43. continuando meu comentário visto haver limite de caracteres : Caso não o jornalista desta matéria não consiga comprovar com fidedignidade a desonestidade do Presidente da República, e fique somente em "especulações ao estilo Dr Impresa Marrom. Desejo ver em letras garrafais e primeira pagina desculpas ao Presidente e a nós leitores/assinantes desta Revista. Grata pela atenção dispensada.

    1. André: Exatamente isto. A Crusoé se apequena diante de uma reportagem tão mal elaborada, mal embasada e dando espaço para este objetivo espúrio apontado por você.

    2. O objetivo da reportagem é a de insinuar que o Bolsonaro seria um ladrão cretino, igual ao Lula. Dessa forma tentar criar no senso coletivo, colaborando com a narrativa de que o Molusco bandido não fez nada de mais... que ele agiu igual a todo mundo... que ele foi perseguido... e por aí vai.

  44. Esta revista "plantou" a dúvida. Ok!!! Como assinante que deseja ver um jornalismo de alto nível e imparcial, seguindo os ditames que os jornalistas juram pautar quando se formam, solicito e desejo ler a continuidade desta reportagem com uma investigação séria a nos informar qual a procedência financeira para a aquisição do imóvel à quem o jornalista (que assina a matéria) quer denegrir a imagem do Presidente da República.

  45. Lendo os comentários, só para confirmar como bolsonaristas são idênticos aos petistas. Família Bolsonaro tem telhado de vidro... Se Queiroz falar, cai todo mundo. Lembram de PC Farias? Então...

    1. Muito bem colocado, e é no mínimo incomum eu comprar de alguém um imóvel e o dono aceitar a condição de eu indicar os meus procuradores.

    2. Ok Maria é isto aí! Chega de fanatismos de esquerda ou de direita! Será que as pessoas têm de ser tão partidárias e cegas?

    3. PC Farias foi assassinado na era Collor, Collor está no Congresso.. o telhado dele não é de vidro. kkkk

  46. Não li nada demais na matéria. A Crusoé nasceu se dizendo isenta e investigativa, portanto, está fazendo seu trabalho. Votei no Capitão, votaria outra vez, mas temos que admitir que os seus três filhos são um problemão para o governo Bolsonaro. Quem votou em Bolsonaro o fez pela ética, pelo cansaço dessa esquerda sem vergonha, pela volta de um mínimo de compostura com a coisa pública. A Crusoé nos mostrou a realidade, agora, se essa realidade é mais do mesmo, o próximo voto é a nossa arma.

    1. Perfeito. Não podemos rebater a verdade. O caso deve ser elucidado e devemos tirar nossas conclusões.

  47. Arghhhh e ainda me dei o trabalho de ler até o fim pra ver se encontrava algo que prestasse... afinal.. de quem é essa materiazinha???

  48. Não vou comentar o assunto em questão! Vou fazer uma pergunta a revista CRUSUÉ. Qual a finalidade da investigação. Por parte da da revista? Vão entrar na onda da esquerda, com por exemplo a Globolixo?

    1. o fato de ter votado em Bolsonaro não quer dizer q tem carta branca para tudo. investigar e ficar atento é sempre bom

  49. Não entendi a questão do problema com os procuradores. Em casos de compra e venda dessa forma, é usual o procurador ser da confiança de quem compra. Pode-se questionar a origem dos recursos para o pagamento, mas a forma como foi feita é a usual do mercado.

  50. Kkkkk. Estagiário novo heim Crusoe! Coisa mais óbvia estabelecer procurador indicado pelo comprador, em promessa de compra e venda. Queriam o que?

  51. Nada com nada nessa matéria. Que tal esse esforça nas finanças do Bota-fogo, de Gilmal Mendes e do escambal a quatro que já se tem unanimidade de que fazem um mal danado para o Brasil?

  52. Esse caso explica bem o motivo pelo qual resolverem retirar o Coaf do Ministério de Sérgio Moro, enfim a melhor maneira de sanar esse tipo de problema e diminuir o número de assessoria para os políticos e diminuir grandemente seus salários. Quem vai ter coragem de fazer esse tipo de mudança?

  53. Ai caráio, Crusoé. O que vcs querem que a gente conclua? Que é todo mundo ladrão como petista? Tudo estelionatário? Não se salva ninguém, mesmo? Isso é cruel porque ainda não decidi pra onde vou mudar. Não sei se pra Coreia do Norte ou pra Assunción Del Paraguai. Mas que esse tipo de matéria não leva a porra nenhuma, aliás, a muita merda solta neste momento do país, isso leva. Qual o alvo, my friend?

  54. A Lava Jato apresenta valores exorbitantes, pela corrupção. Aliás, bilhões estão sendo devolvidos aos cofres públicos. Seria bom que a imprensa divulgasse estes fatos que sim, são relevantes. São bilhões e até trilhões que nos levaram a situação atual, com tanto desemprego e roubalheira.

    1. Você se baseia em que,Fábio, para fazer esta afirmação?

    2. Pois é.... a verdade dói. Mas é fato que essa família é tão corrupta quanto o PT.

  55. Que matéria ridícula! Nomear um procurador na compra de imóvel ė tão importante quanto tomar café na padaria ou abastecer o carro. Se não tem o que publicar então não publiquem nada. Mas não façam o assinante perder tempo com algo tão inútil.

  56. Pelo visto é realmente bastante complicado. Mas um princípio de ordem remota não falha: ONDE HÁ FUMAÇA, EXISTE FOGO!

  57. Matéria desnecessária e inconsequente. 1º) qdo vc adquire um imóvel para pagar em poucas parcelas diretamente ao vendedor, é praxe q se nomeie um procurador para, eventualmente, representar o vendedor na formalização do negócio. Seria uma estupidez q esse procurador não fosse de confiança do COMPRADOR. 2º) sobre o patrimônio declarado: como deputado o capitão não recebeu salário até a data da compra e posteriormente até a quitação da promissória? Que palhaçada!

  58. Nomear procuradores de confiança do comprador é algo comum em transações imobiliárias. Reportagem bem inferior ao bom nível de jornalismo da Crusoe

  59. Ainda bem que a linha assinatura da Crusoe está vencendo. Tem muita coisa boa por aqui, mas também tem cada reportagem lixooooo. Nem perdi meu tempo para ler mais este lixo de reportagem.

    1. Não, querida é pq é desnecessário mesmo, olha os valores dessa transação. não há nem precedentes de um ato de corrupção. pelo amor de Deus filha. vocês colaboracionistas, são engraçados demais. é pq a Crusoé "ganhou" de Amoedo, está com dores de cotovelo, só isso. nunca vi a Crusoé falar um bem do governo, e olha que tem feito coisas excelentes. pq naot falam do acordo no G20, mercosul+UE , que a 20 anos estavam travados?

    2. Já sei: coisa boa é quando falam bem do governo; e lixo é se falam sobre o laranjal. Temos que nos acostumar com este tipo de notícia porque a investigação está quente, e eu não tenho bandido de estimação. Roubou, cadeia!

  60. Essa reportagem "investigativa" é semelhante àquela que falava sobre a "mesada" que o Toffoli recebia da mulher, publicada tempos atrás: apenas espuma, mas, de concreto, nada.

    1. Concordo que a imprensa tem de publicar o que encontra! Não pode proteger ! E parece que tb há algo de podre tb neste reino ! Mas as pessoas e os comentários deveriam ser menos sectários ! Ficam = aos petistas Lula livre! Só ao contrário! Afinal querem ser cegos tb???

  61. Matéria toscaaa!!! Milhões de possibilidades para não existir nenhum ilícito no enredo da matéria. Vocês estão se transformando em mais do mesmo, Folha, Estadao... Lamentável e cancelando a assinatura em breve. P.S: Não sou eleitor do Bolsonaro, mas definitivamente vcs tb nao querem o bem do BR.

  62. Bolsonaro e sua família estão longe do ideal !! Não sei por que questionam tando Lula e sua trupe!!! São muito iguais.....

  63. Ridícula essa reportagem. Realmente demonstra o vazio investigativo que caracterizava a revista nos tempos de outrora . Crusoe se tornou uma revistinha “mais do mesmo “

  64. Reportagem investigativa é algo bem interessante e util quando o objeto da incestigação é algo de interesse publico. Materia como essa só interessa como lenha no fogueira da oposição radical,só serve para tumultuar o ja tumultuado momento politico. Seria isso uma materia investigativa ou uma matéria militante.

  65. Seria essa reportagem tendenciosa, às vésperas de manifestações, por certo tudo isso já é de conhecimento das autoridades. Por que não se fala do patrimônio de Lula e seus filhos antes de serem alguém?

  66. Ruim toda esta reportagem , para que levantar mais instabilidade no país ? Já não chega tudo que está acontecendo ? Agora vcs jogam mais lenha na fogueira ....... e antes das manifestações de domingo ? Brasil não tem patriotas mesmo . Decepção com a Crusoe ...

  67. Crusoe devia fazer uma sessão espírita pra indagar porque o filho do Bolsonaro foi o procurador. Ou será que é porque a vendedora confiava nele? Puro sensacionalismo.

  68. CRUSOÉ, façam uma devassa na vida de Lula, seus filhos, nos caciques do PT e partidos satélites, vcs ganharão todos os prêmios jornalísticos no Brasil e no Mundo. O Brasil precisa andar pra frente e o que a esquerda faz é espoliar a nação e seu povo pagador de impostos, estamos em um momento de escolha de lados, isso mesmo, polarizou, o isentão tb é corrupto e previsível, nenhum país com governo de esquerda no mundo progrediu, agora é a vez da Direita Liberal.

    1. Sou assinante recente e graças a vocês, me sinto presenteada, chego a curtir mais os comentários que as matérias. Tenho me divertido muito, sinceramente, obrigada! Os dias têm sido difíceis mas vocês são ótimos.

    1. Precisa desenhar???? O 03 foi o procurador????!!! que pais vcs vivem?????? quitou a casa em cash provavelmente......se for hoje na caixa economica para pagar qq coisa em cash naó é aceito masi de R$ 10mil.....isso é uma vergonha da velha politica, ou da nova????

    2. Zero crime ali... se tiver algum, 98% da população brasileira terá algo. Principalmente se foi volta pra pagar menos ITBI e declarar menos patrimônio. Nem gosto tanto do Bolsonaro e gosto realmente da Crusoé, mas acho que podia gastar um pouco mais de energia com os juízes do STF por exemplo...

  69. Pessoal, na boa. Gosto muito da Crusoé, mas essa matéria está bem fraquinha, no limite da (ir)responsabilidade. Fico até constrangido, mas acho que vcs precisam melhorar a mira, o foco. Os seus assinantes e leitores merecem coisa melhor.

    1. Bem, por enquanto, já que sou iniciante como assinante, não vou definir juízo sobre a Crusoé. Mas é respeitável que alguns não estejam vendo a reportagem com bons olhos. Nos interessa sim, saber se o Presidente é uma pessoa de confiança para a sociedade, pois pusemos em suas mãos de certo modo nossos futuros. Porém pretender-se que sejam seres que desceram dos céus é de um puritanismo hipócrita. Mesmo crendo sim, que possam ter sido humanos falíveis escolhidos por Deus para dirigirem um país.

  70. Vocês não tem o que fazer? Tantas coisas absurdas acontecendo em Brasília e vocês preocupados com uma cada na barra!!! Falta de assunto...

    1. Olá Hudson Corrêa, agora faltando apenas vc fazer um levantamento dos bens do Lularápio e seus filhos nos mesmos moldes, pois não vi nada de especial nessa reportagem, e gostaria de observar que não tenho bandidos de estimação!

    2. Hahaha, governar? Não informar? Se liga no Twitter do bozo. Basta para ti.

  71. GRANDE E PARCIAL REPÓRTER HUDSON - TRANSAÇÕES ABSOLUTAMENTE NORMAIS NESSE NOSSO PAÍS DE MEU DEUS. O VEREADOR CARLOS BOLSONARO PILOTOU UMA CAMPANHA FEITA COM DOADORES VOLUNTÁRIOS PELA QUANTIA DE 1 MILHÃO E MEIO E FEZ O PRESIDENTE. PARECE SER BOM ADMINISTRADOR. O HADADE GASTOU O QUE GASTOU E TERMINOU A CAMPANHA DEVENDO AINDA 36 MILHÕES...

  72. A meu ver só há indícios de sonegação .. um crime muito comum e popular nesse "brazilzão de meu deus". essa estória dos funcionsrioabdis gabinetes tá mal contada mesmo ... Mas se começarmos a ponderar com pontuação a gravidade dos crimes dos nossos políticos, os bolsonaros serão rebaixados pra segunda divisão!!!!

    1. Concordo plenamente, crime de sonegação de imposto.

  73. Lamentável. Fazem um verdadeiro contorcionismo para tentar levantar alguma suspeita na operação de compra e venda de um imóvel. Lendo a reportagem não se chega a lugar algum, não se ecnontra indício de nada e fica parecendo que querem achar alguma forma de incriminar o Bolsofilho (um mala) e Bolsopai (um falastrão, honesto, mas falastrão), ou pelo menos jogar lenha na fogueira . Decepcionado com a "ilha do jornalismo". -1 assinante. Fui.

    1. C Concordo. Fazem atualizações de valores dos imóveis como se no Imposto de Renda fosse possível fazê -las. Até parece que lucrar em negócios é crime neste país. Alô, Imobiliárias!

  74. Que bom. Mas engraçado que nunca vi a Crusoé vasculhar bens de tantos outros políticos corruptos. Começando a pensar que melhor esta revista se juntar ao "jornalista americano". Já te a esquerda, a direita. Poderiam fundar os "isentos justiceiros". É tudo que esse país precisa.

    1. Concordo ☝️, kkkkkkkkk Agora vamos lá falar sobre o assalto de bilhões sobre a nação brasileira pelos seus queridinhos , esquerdopatas asquerosos..

  75. Será que a Crusoé vai se prestar a fazer o mesmo tipo de papel que faz a Folha e a Globolixo? Ficar procurando pelo em ovo? Vamos dar um voto de confiança para um governo que está apenas a seis meses do seu início, com um modelo novo de governar, sem a prática antiga do toma-lá-da-cá. Esse assunto das questões do patrimônio imobiliário do atual presidente, já foi esgotado no período de campanha e agora vem vcs com isso de novo? Aí não dá né? Vamos buscar assuntos novos.

    1. Reportagem falaciosa, Bolsonaro não casou no civil com a Ana Cristina. Esse jornalista precisa checar melhor o que publica.

  76. A maior dos comentários que li desmerecem a reportagem da Crusoe. Eu penso que devem investigar mesmo. Mesmo que seja a prole MANDACHUVA atual. Que prestem esclarecimentos por possiveis falcatruas feitas. Também votei no Bolsonaro mas não tenho BANDIDO DE ESTIMAÇÃO.

    1. que porcaria de reportagem, que tem haver. comprou e pagou

  77. Gostaria de sugerir ao rascunho de jornalista Hudson Corrêa, que lesse o livro” do zoológico ao enriquecimento “ escrito por um ex sócio do Lulinha pois assim teria o que fazer que seria bem mais útil do que atazanar um governo que está apenas começando. Oh mídia asquerosa!

    1. concordo, reportagem desnecessária. está faltando assunto

  78. Hudson , procurando pelo em ôvo. Se o Bolsonaro declarou à Receita Federal essas vendas e aquisições, sem ser questionado, não há nada mais a ser feito. Afinal se passaram bem mais de 10 anos. Quanto a um gasto de 14,5 mil , para alguém que ganha mais de 100 mil por ano, não é motivo para suspeição alguma. Fez uma malabarismo danado com números estanques e nada pode provar. Pior : misturou o patrimônio do pai com supostas irregularidades do filho. Foi intelectualmente desonesto

    1. pois é, está faltando assunto. tudo que a esquerda quer pra virar o contrário

  79. assinei a Crusoé por "achar" que eram diferentes da podre grande mídia, toda de esquerda. É decepcionante perceber que até aqui, na Crusoé, a ideologia que destruiu o Brasil parece ter se infiltrado! Triste!

  80. Não estou compreendendo o rumo que a Crusoé vem tomando nas últimas semanas, parece estar embarcando no barco da podre mídia esquerdista. Parece que também está dedicando seu esforços para esmiuçar e fazer "fofocas" da família Bolsonaro. Justo em um momento em que o Congresso está travando todos os avanços de nosso país, perigosamente, ficar fazendo fofocas não tem nada de produtivo!

  81. Meu Deus! É muita perseguição! Por que não vão investigar a atuação - no passado, durante a gestão PT de Lula e Dilma - do comissário da FAB preso em Sevilha, por tráfico de drogas? Ai sim, deve ter havido muitissimo dinheiro envolvido em inúmeras transações criminosas!.

    1. está faltando assunto, coloca aqui os bens da família lula

    2. Também não dá pra saber do que trata esse texto confuso que mistura muita coisa. sem nada esclarecer

  82. Não consegui ler por 2 motivos: desde o início das matéria é tudo tão complicado seita fica visível a intenção de complicar (nesse caso o Carlos Bolsonaro e toda família) O 2o motivo é que a revista tão bem construída se desconstrói a cada dia. Que pena. sinto-me ironia, sinto muito por vcs. Falta de criatividade se abateu nessa que foi sem nunca ter sido. Crusoécredo!

  83. Comecei a ler e não tive estômago para chegar ao fim. Independente de suspeitas e de se tratar de figuras públicas que devem satisfação a sociedade, o conteúdo da reportagem mais parece artigo de revista de fofoca. Elevem o nível ou perderão assinantes

  84. São fatos, gente! Calma! Isso é Importante para um país que se pretende sério. A única maneira de sanear as falcatruas é exatamente dessa maneira, investigando. Nosso ídolo MORO não fazia outra coisa como Juiz senão "tocar na ferida". Legal, né?Então, o tratamento tem que ser igual para todos. Sejamos honestos. Certo?

  85. Uma porcaria essa reportagem. Reviraram a vida do Bolsonaro e não encontraram nada. Nem deviam publicar essa bosta cheia de insinuações e zero de ilegalidades.

  86. Porque vocês não investigam o Maia, o Alcolumbre, o Renan, o Jucá e tantos outros, com a mesma acuidade? Senhores, vocês são pobres! Muito pobres de idéia!

    1. É. Por que não? Acho que compramos gato por lebre com essa revista. Cheia de insinuações e nada de prova concreta.

  87. Nenhum ilícito, só especulações mal intencionadas de gente infeliz e invejosa. Só serve pra ver que nosso presida é uma pessoa de patrimônio simples.

    1. É comum os vendedores passarem procuração para um dos compradores para finalizar a transação através da escritura definitiva de compra e venda! Isso evita transtornos de diversas naturezas. Neste caso, a maior parte do preço já havia sido paga, restando apenas um cheque final para saldar a dívida, que, com toda certeza, foi pago considerando que os vendedores não o reclamaram. O resto são puras ilações despropositadas da Crusoé!

  88. Conjeturas, nada além de conjeturas. Me faz lembrar o caso das gravações de Sergio Moro e Dallagnol, cujas interpretações são absolutamente especulativas. Só.

  89. Em terra de corruptos te pagar uma cerveja não é pecado. Espero de todo coração que os Bolsonaros sejam imaculados. Será possível não cair em tentação saindo sem nenhum respingo estando dentro do lamaçal ?Pode até ser ingenuidade, mas espero que sim. O país precisa ser moralizador urgentemente e se falhar desta vez não compensará ser brasileiro,morre as esperanças, só resta emigrar.

  90. Seria interessante se a Crusoé fizesse o mesmo levantamento de dados dos 513 deputados federais, dos 81 senadores e dos 11 ministros do STF. Se conseguissem acabar essa pesquisa ainda nesta vida, poderia continuar com governadores, prefeitos, deputados estaduais, vereadores, enfim, todo o resto. Crusoé teria matéria para os próximos 100 anos. No mínimo.

  91. É surreal que os jornalistas aparelhados fiquem procurando chifres em cabeça de cavalo quando temos tantos roubos de bilhões que os mesmos fingem não ver. Pobre Brasil que se deixou escravizar.

  92. Acho prematuro fazer questionamentos de transações acontecidas a mais de 15 anos atrás. Crusoé levanta questões provavelmente equivocadas com interesses sabe-se lá o porque. Melhor seguir o curso das investigações e aguardar respostas. Pelo montante apurado até agora não tem siquer comparação com os desvios acontecidos em governos anteriores e siquer traz algum dano ao erário público, como os que realizaram cambalachos e maracutaias aos cofres nacional.

  93. Por enquanto não teve nada demais. Aliás, o próprio Bolsonaro podia ser procurador da vendedora e isto é muito comum. Chama-se "procuração em causa própria". A súmula contra o nepotismo somente veio a ser editada em 2008. Antes não havia! Embora seja uma prática muito ruim, ela não era vedada e muitos praticavam. Após 2008 se passa a ter um debate sobre a possibilidade e o alcance do nepotismo. Tudo muito incerto. É sempre bom que se investigue, mas é bom que se cuide a forma de divulgação.

  94. Sr Hudson Corrêa se esse jornalista tivesse o mesmo interesse em olhar as transações dos filhos do Lula o Brasil não teria sido tão espoliado. Nossos jornalistas, em sua maioria são infames. E seletivos: só atacam quem não roubou.

  95. Por que falta de assunto? Votei no Bolsonaro e continuo com ele, mas precisamos crescer para melhorarmos como cidadãos e eleitores. Não podemos esquecer que no ano que vem já tem eleição para prefeitos e vereadores.

    1. Deixa ele e os filhos roubarem, né? Afinal não é nada comparado ao Mensalão, Petrolão... Cambada de gado! Quem é burro merece pastar mesmo.

  96. Até que prove ao contrário todos são inocentes. Nunca votei no PT. mas nunca perseguiram o Lula se fizessem isso ele não teria roubado o Brasil teríamos menos pessoas em Extrema pobreza. concordo na investigação e na lisura da imprensa e dar a notícia não a sua opinião formada. Meu filho com. 18 anos com a ajuda do pai montou uma micro empresa e com 20 comprou um apto. mim bairro classe média. dando uma entrada e pagando prestações. onde está o erro ser trabalhador e economizar para o futuro

  97. Oi, só acho que esta matéria foi precipitada. Jogam na nossa cara sem ter falado com o Presidente, super ocupado e longe. Foi uma esquerdada das tantas, sujas. Poderiam calcular quanto $ Bolsonaro ganhou nos 28 anos de Congresso., Ano a ano baseado no dólar? Caio vá a Brasília falar com ele que até te recebeu nim café da manhã.

  98. Bolsonaro se elegeu com a bandeira Anti PT E contra corrupção. Tudo deve ser investigado. A revista traz informações, não julgamentos. Deve ser cumprimentada pela isenção, já que colaciona reportagens de políticos de todos os partidos. Esse extremismo petista e bolsonariano tem que acabar.

    1. Pelo amor de Deus!!! Alguém compra um imóvel e paga e não indica um procurador de sua confiança? Ora, se o Bolsonaro já tinha comprado e pagado o imóvel, tinha que ter procurador da sua confiança. Imagina se paga tudo e o procurador desaparece. Como ele ia transferir o imóvel?

  99. É óbvio que tinha que ser uma pessoa de confiança do comprador. É assim mesmo que se faz. Ao comprovar o pagamento, a vendedora poderia se recusar a assinar. Se perguntarem à qualquer escrevente de qualquer cartório, irão confirmar o procedimento correto.

  100. se há suspeição, que tudo seja apurado, dentro da lei, seja quem for. Quanto aos condenados nem precisamos gastar tempo. igual a mascar chiclete já velho e esperar que o estômago se encha.

  101. Os caras tentam de todas as formas achar ilícitos na conduta do capitão... até troco da padaria vão achar pra tentar igualar ele a raça de víboras que inunda o cenário político nacional...

  102. Já passamos pelos petralhas que achavam um absurdo especular sobre reformas nos imóveis que "nem do Lula eram" e agora temos os bozonazis que querem prisão perpétua pro Lula, mas acham um absurdo especular sobre transações imobiliárias da família Bolsonaro. São defensores de corrupto iguais, vão acabar na porta de uma cadeia fazendo showzinho pra defender seus corruptos.

  103. Esqueceram de levantar o patrimônio da esposa. Vocês querem insinuar que o apartamento foi comprado com dinheiro de rachid porque o patrimônio do presidente não sustentaris o gosto, mas esquecem que a esposa também participou do negócio. Ela não poderia ter pago uma parte? Não se desfez de patrimônio para ajudar o marido a quitar o imóvel? Mais uma reportagem leviana.

    1. Acorda Eduardo, na separação o imóvel ficou todinho com o JB, se ela tivesse ajudado teria entrado na partilha. Vc já viu mulher abrir mão de bens em divórcio? Sinceramente! Além disso, se ele tivesse vendido um bem para essa quitação constaria no IR, ou seja, seu mito é um pilantra, no mínimo sonegou impostos.

  104. Esqueceram de levantar o patrimônio da esposa. Vocês querem insinuar que o apartamento foi comprado com dinheiro de rachid porque o patrimônio do presidente não sustentaris o gosto, mas esquecem que a esposa também participou do negócio. Ela não poderia ter pago uma parte? Não se desfez de patrimônio para ajudar o marido a quitar o imóvel? Mais uma reportagem leviana.

  105. Pelo menos a mim não resta dúvida alguma de que a família Bolsonaro não tem qualquer vestígio de princípios de separação do público e privado.

    1. Na verdade, assuntos não faltam. Contudo, não se cansam de procurar "pelo em ovo", "agulha no palheiro", etc.; etc,; etc... Afinal, o importante é TRABALHAR CONTRA O GOVERNO. Será que já não temos CANALHICES suficientes? Mas, são as famosas "viúvas do PSDB". LAMENTÁVEL e PATÉTICO!

    2. Oi pessoal esta faltando assunto para escrever. Bolssonaro tem anos de deputado. Ganhando verba para tudo como ganha os deputados. Será que não conseguiria pagar uma casa de quinhentos mil? Gostaria de saber como os filhos de Lula ficaram tão ricos? Como um pode presidente pode ter 78 milhões bloqueados . Como tenho lido os generais que governaram nosso país , morreram e deixaram só o apartamento.Já Fernando Henrique tem até apto em Paris.

  106. Também não entendi o objetivo da matéria. Seria um recado ao clã Bolsonaro, para dizer: - olha podemos jogar-me-ia no ventilador. Mas, se liberarem um verba de patrocínio....... esquecemos tudo. Parece com o caso Najila x Neymar. Ou será que a Revista Crusoé está de mãos dadas com a globalizo ¿

  107. Acho muito BOM investigar TODOS politicos , incluindo familia Bolsonaro e vamos divulgar TUDO QUE SE DESCOBRIR !! Se este imovel tem Laudemio faz todo sentido usar filho como procurador , para transferir o imovel à posteriori caso revenda. A União requer isto senao ele considera uma nova transação e paga-se 02 Laudemios (5%). Quem tem que explicar como recebeu os 250mil na verdade é a Vendedora e nao o Comprador . Por ultimo 2002 já prescreveu , portanto já era .

  108. Humm... 500 mil? Bem, agora falta escarafunchar a vida dos demais 500 deputados de cada legislatura, desde 2002 até aqui. Vocês vão se impressionar com o que encontrarão.

    1. Assinei essa revista , mais está ficando igual às outras. Reportagens ridículas. Sem interesse nenhum, compra e venda de 2002. TENHA PACIÊNCIA.

  109. Hudson, parabéns pela matéria, persiga esse caminho pq certamente esse é o método. Os bolsomitos cairão de pau, tentarão desqualificar a matéria chamando-a de fofoca, não desanime, pelo contrário desmascare essa família de melicianos.

    1. Completamente desnecessário esta matéria. Total falta de assuntos relevantes.... Deixa o povo governar em paz.

    1. Terezinha Todo governante é passível de ser investigado mas ao investigador cabe exercer seu trabalho com lisura e imparcialidade

    2. Acho que tudo deve ser investigado mas um jornalista sério deve também fazer investigação séria, fica a dica

    3. Nã precisa esperar acabar a assinatura! É só não ler!

    4. Matéria ridícula!! Crusoé não aprende... ainda bem que minha assinatura está no fim !

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO