O padrinho
Condenado a mais de 200 anos de prisão, Sérgio Cabral conta à polícia que Lula lhe pediu ajuda para alavancar os negócios de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha. Ele, claro, atendeu e deu aquela força ao "fenômeno"
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Poucos dias após assumir o governo do Rio de Janeiro, em 2007, Sérgio Cabral afirmava que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva era seu “mais novo amigo de infância”. Quatro anos depois, ao tomar posse para o segundo mandato, classificou o petista como o maior brasileiro e maior presidente da história. A amizade está registrada em um farto acervo de fotografias, vídeos e notícias. Com apoio de Lula, Cabral tornou-se um dos governadores mais populares do país. Juntos, ambos se lançaram no plano de trazer a Copa do Mundo e a Olímpiada para o Brasil – eventos grandiosos para os quais foram destinadas polpudas verbas federais que, soube-se depois, azeitaram variados esquemas de corrupção. Com a Lava Jato, porém, a história dos amigos de infância tomou um rumo diferente. Em junho de 2018, arrolado como testemunha por Cabral no processo sobre a compra de votos para levar a Olímpiada para o Rio, Lula negou que tivesse uma relação de amizade com Cabral, àquela altura já condenado a algumas dezenas de anos de prisão. Acuado pela caneta do juiz Marcelo Bretas, Cabral tentava virar delator. O acordo só foi assinado em fevereiro deste ano. E se do outro lado Lula negava a amizade, o ex-governador não deixou por menos. E, como parte de sua delação, tratou de contar o que os dois viveram juntos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2020-04-06 00:04:33Assim poderia se dar o ACOPLAMENTO entre a VANTAGEM RECEBIDA e a FACILIDADE VENDIDA. Dependendo, eles até mesmo seria CIUMENTOS. Gilmar Mendes, só para não PERDER A OPORTUNIDADE, devia ter um CIÚME DOENTIO da JBS, vê se um PREDADOR INSACIÁVEL como Gilmar DEIXARIA PASSAR um PEIXÃO destes.
Uira
2020-04-06 00:01:39A ANÁLISE dos PROCESSOS da ODEBRECHT no JUDICIÁRIO apresentam PADRÃO ALEATÓRIO e DISTRIBUIÇÃO NORMAL? Ou eles tendem a ser CONCENTRAR em DETERMINADOS MAGISTRADOS? Há que se LEMBRAR que para que o FLUXO DE RECURSOS DESVIADOS se desse, os PREDADORES DO JUDICIÁRIO tinham que JUSTIFICAR o PAGAMENTO. Portanto, a TENDÊNCIA é que eles tivessem todos os ESTÍMULOS para PUXAR os PROCESSOS envolvendo as "CAPTADORAS" DE DINHEIRO PÚBLICO para si.
Uira
2020-04-05 23:59:15Em CONLUIO com os DEFENSORES da INVESTIGADA e seus PREPOSTOS na PRIMEIRA INSTÂNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL, o TOPO DA PIRÂMIDE DA CORRUPÇÃO DO JUDICIÁRIO trabalharia para TIRAR as INVESTIGAÇÕES do JUÍZO COMPETENTE e ÍNTEGRO. Certamente que as EMPRESAS e CONGLOMERADOS envolvidos no OPERAÇÃO DO SISTEMA CORRUPTO GOZARIAM de um certo ACESSO VIP ao JUDICIÁRIO, no sentido de que eles seriam JULGADOS por um GRUPO ESPECÍFICO DE MAGISTRADOS cuja ATRIBUIÇÃO no CRONOGRAMA DA CORRUPÇÃO é ATENDÊ-LAS.
Uira
2020-04-05 23:55:45O EMARANHADO deve ser DEMONSTRADO PEDAGOGICAMENTE e LOGICAMENTE, mostrando como o COMPLEXO PIRAMIDAL se ESTRUTURAVA HORIZONTALMENTE e como CADA PIRÂMIDE se ESTRUTURAVA VERTICALMENTE. Dada a HORIZONTALIDADE, as ESTRUTURAS VERTICAIS dentro de CADA PODER tenderiam a se CORRELACIONAREM. Exemplo: a INVESTIGAÇÃO de uma EMPRESA na PRIMEIRA INSTÂNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL acabaria por GERAR uma REAÇÃO EM CADEIA DA INVESTIGADA que provavelmente ACIONARIA o TOPO DA CADEIA DE COMANDO DO JUDICIÁRIO.
Uira
2020-04-05 23:51:48Sobretudo, quanto mais o APARATO CORPORATIVO, o EXECUTIVO e o LEGISLATIVO forem SACUDIDOS no COMBATE À CORRUPÇÃO, mais a PIRÂMIDE DO JUDICIÁRIO tem que se MEXER para IMPEDIR o seu SOLAPAMENTO. Além da TÁTICA do SOLAPAMENTO DAS BASES DAS PIRÂMIDES DA CORRUPÇÃO (EXECUTIVO e LEGISLATIVO), há tb o OBJETIVO de se EXPOR o EMARANHADO e como não há COMPARTIMENTO ESTANQUE no MECANISMO DE CORRUPÇÃO VIGENTE no país. Os ATORES podem ser DIFERENTES, mas o ESQUEMA é um SÓ.
Uira
2020-04-05 23:47:51Sendo assim, a PRÓPRIA SEPARAÇÃO DOS PODERES é o ELEMENTO LÓGICO que torna ILÓGICO que o JUDICIÁRIO não fosse parte do GRANDE SISTEMA CORRUPTO que IMPERA no país, dado o ALASTRAMENTO DO CÂNCER DA CORRUPÇÃO. Como os PREDADORES DO JUDICIÁRIO só poderia ser REMUNERADOS (direta ou indiretamente) pelo APARATO CORPORATIVO MONTADO para SUGAR o ESTADO e a SOCIEDADE, a RELAÇÃO dele com o PODER EXECUTIVO o torna SUSCETÍVEL a qq ABALO na PIRÂMIDE DA CORRUPÇÃO DO EXECUTIVO.
Uira
2020-04-05 23:44:33Portanto, se o COMPLEXO PIRAMIDAL DA CORRUPÇÃO for DIVIDIDO em TRÊS PIRÂMIDES (EXECUTIVO, LEGISLATIVO e JUDICIÁRIO), devido ao ALASTRAMENTO e ao EMARANHADO que reúne INTEGRANTES das TRÊS PIRÂMIDES, SOLAPAR qq uma delas gera REAÇÕES EM CADEIA na outra, pois há uma DIVISÃO DAS TAREFAS e ESPECIALIZAÇÃO, o JUDICIÁRIO tampouco o LEGISLATIVO não são ESPECIALIZADOS em CAPTAR RECURSOS, portanto estes tinham que FLUIR do EXECUTIVO para eles.
Uira
2020-04-05 23:25:10Se o CÂNCER era DISSEMINADO, isto deveria implicar que as EMPRESAS e CONGLOMERADOS que ATUAVAM no NÍVEL FEDERAL tb fariam isto nos NÍVEIS ESTADUAIS e MUNICIPAIS. Em suma, qq CONTRATO PÚBLICO que elas tivessem com o PODER PÚBLICO teria POUCA ou NENHUMA CHANCE de ser IDÔNEO. Se vc FRAUDA um CONTRATO PÚBLICO, pq não vai FRAUDAR os outros? Se o ESTADO está DOMINADO de CIMA a BAIXO, para que FAZER ESFORÇO e CORRER RISCOS? É IRRACIONAL.
Uira
2020-04-05 23:21:32Há uma COINCIDÊNCIA entre certos ADVOGADOS terem seus RECURSOS e PEDIDOS caindo no COLO dos MESMOS MINISTROS e, mais COINCIDENTEMENTE ainda, sendo ATENDIDOS de FORMA DESPROPORCIONAL a PEDIDOS SEMELHANTES? Se a CORRUPÇÃO equivale a um JOGO VICIADO, isto significa que as AÇÕES de DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS e de OBSTRUÇÃO DAS INVESTIGAÇÕES precisam se CONCENTRAR nos MEMBROS da REDE DE CORRUPÇÃO. MESMOS POLÍTICOS, MESMAS EMPRESAS, MESMOS EMPRESÁRIOS, MESMOS MAGISTRADOS.
Uira
2020-04-05 23:18:54Um BOM COMEÇO poderia ser a ANÁLISE dos RECURSOS IMPETRADOS questionando-se a JURISDIÇÃO e o JUIZ NATURAL dos PROCESSOS? Quais destes RECURSOS foram parar no STF e no STJ? Qual foi a DECISÃO neles? Quem foram os MINISTROS? Qual é a DISTRIBUIÇÃO deste tipo de SOLICITAÇÃO de ACORDO com o ADVOGADO? Qual é a DISTRIBUIÇÃO de acordo com CADA MINISTRO? Há uma COINCIDÊNCIA entre as VARAS e TRIBUNAIS para onde os PROCESSOS são REMETIDOS?