ReproduçãoPlaca na entrada da sede da Abin em Brasília: suspeita de operação política paralela

O mistério da ‘Abin paralela’

Por que é imperativo investigar a denúncia de que um dos filhos do presidente planejou a criação de um serviço de inteligência informal no coração do governo
06.03.20

Desde dezembro, quando a deputada Joice Hasselmann disse à CPMI das Fake News ter ouvido falar do plano de Carlos Bolsonaro de criar uma “Abin paralela” dentro do Palácio do Planalto, vaga por Brasília a suspeita sobre o uso da máquina de inteligência estatal para satisfazer interesses políticos e pessoais do clã presidencial. O objetivo do aparato proposto pelo filho 02 do presidente da República seria montar dossiês contra adversários e monitorar jornalistas. Na segunda-feira, 2, Gustavo Bebianno, ex-ministro palaciano, não só confirmou o que a deputada havia dito, como agregou detalhes à história durante uma entrevista no programa Roda Viva, da TV Cultura. Segundo Bebianno, em “um belo dia”, Carluxo apareceu com os nomes de “um delegado federal e três agentes” para atuar na tal agência paralela. A justificativa era a desconfiança do filho de Bolsonaro em relação à Abin oficial. A ideia, disse o ex-ministro, teria sido levada ao conhecimento do general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, que ficou preocupado, mas deixou o tema a cargo de outro general, Carlos Alberto dos Santos Cruz, então titular da Secretaria de Governo, e do próprio Bebianno. Os dois ministros, então, teriam ido ao próprio presidente da República e feito um alerta: se o plano fosse colocado em prática, Jair Bolsonaro estaria correndo risco de sofrer um processo de impeachment. “De forma passiva, desviando, (o presidente) não enfrentou o assunto, e a coisa foi cozinhada”, afirmou Bebianno.

O ex-ministro diz que a ideia de Carlos surgiu logo no início da gestão de Bolsonaro. Além do presidente, do grupo que tratou do assunto só Heleno ainda está no governo. Bebianno foi defenestrado em fevereiro do ano passado após uma briga pública com o próprio Carluxo. Santos Cruz, até então homem de confiança e amigo pessoal de Bolsonaro, caiu em junho, na esteira de um print falsificado levado ao conhecimento do presidente com mensagens de celular em que ele aparecia falando mal do chefe e de seu filho. Pouco antes, em maio, Carlos emplacou no comando da Abin oficial o delegado federal Alexandre Ramagem, de quem ficara amigo ainda na campanha, quando o policial chefiou a equipe de segurança do então candidato Bolsonaro. Até aquele momento, Ramagem era funcionário da pasta do próprio Santos Cruz. Na PF desde o início dos anos 2000, o delegado passou pela Superintendência de Roraima, onde foi responsável pela delegacia de combate ao crime organizado. De sua passagem por lá, não há notícia sobre qualquer atuação na área de inteligência. Em 2011, mudou-se para Brasília e, na sede da PF, ocupou cargos pouco destacados até ser escalado para integrar as equipes responsáveis por grandes eventos, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Em 2017, ganhou mais visibilidade ao atuar na Lava Jato do Rio de Janeiro, em especial na Operação Cadeia Velha, que mirou desvios milionários envolvendo empresários e deputados do estado. No ano seguinte, foi designado para coordenar a segurança do então candidato Jair Bolsonaro. Foi então que os laços com a família hoje presidencial se estreitaram.

CrusoéBebianno no Roda Viva: “Aconselhamos o presidente a não fazer porque aquilo também seria motivo impeachment”
A Agência Brasileira de Inteligência é um órgão da Presidência da República pendurado na estrutura do Gabinete de Segurança Institucional. Foi criada em 1999, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, para substituir o Serviço Nacional de Informações, o SNI, utilizado pela ditadura para monitorar toda sorte de críticos dos militares alçados ao poder em 1964. À diferença de órgãos de investigação como a Polícia Federal, por exemplo, a Abin não tem por atribuição atuar em apurações criminais. Sua função precípua é auxiliar o presidente da República com informações estratégicas que possam servir em suas decisões. O foco é a proteção das fronteiras nacionais, a segurança de estruturas críticas, como redes de telecomunicações e dutos de petróleo, o monitoramento de agentes de serviços secretos estrangeiros interessados em informações estratégicas do Brasil, a prevenção de atos terroristas e a proteção de informações sensíveis, o que inclui as comunicações das altas autoridades da República.

Na prática, a agência recebe informações de vários outros órgãos, como a própria PF, a Receita Federal, o Coaf e o Banco Central, analisa e produz relatórios, sempre sigilosos, que são enviados ao Planalto. Em paralelo, deve estar atenta a informações relevantes angariadas a partir do trabalho de campo de seus espiões, em atuação dentro e fora do país, que contam com os préstimos de informantes generosamente remunerados com nacos da verba secreta anualmente destinada ao serviço. Tudo isso — ao menos é o que se espera – deve ser feito sempre de acordo com os ditames legais, previstos na Constituição Federal. A produção efetiva da Abin, porém, é alvo de questionamentos e queixas há tempos. Alguns episódios da história recente são eloquentes. Os nossos espiões não descobriram, por exemplo, que a americana NSA, uma das várias agências de inteligência a serviço do governo americano, espionou por longo período o governo brasileiro. Nem informaram o Planalto com a necessária presteza de que Evo Morales ocuparia uma planta da Petrobras em solo boliviano. Um agente brasileiro a serviço em Caracas teve o apartamento invadido pelo serviço secreto chavista, que lhe roubou o computador pessoal e seu plano de trabalho no país vizinho. Isso sem falar no envolvimento de espiões (ou arapongas, para usar um epíteto que ganhou fama ao longo dos anos) em escândalos, como grampos ilegais.

Dida Sampaio/Estadão ConteúdoDida Sampaio/Estadão ConteúdoCarlos Bolsonaro indicou o atual diretor-geral da Abin
A se considerar o que diz Bebianno, cujo relato ganha relevância por se tratar do primeiro vindo de alguém que tinha trânsito e prestígio no núcleo duro do governo, não era só a baixa eficiência da Abin que preocupava Carlos. E também não foi essa a razão primordial de ele ter proposto a criação de uma estrutura paralela, a cargo de policiais federais de sua estrita confiança. Segundo o ex-ministro, tudo indicava que o objetivo era criar condições para fazer serviços nada republicanos, como escarafunchar a vida de adversários do governo. “Imagino que era para ataque de adversários, montagem de dossiês, atacar políticos, jornalistas”, afirmou Bebianno. “Nós aconselhamos o presidente a não fazer aquilo porque também seria motivo de impeachment. Eu não sei se isso foi instalado porque depois eu acabei saindo do governo”, disse. É verdade que o ex-ministro virou inimigo figadal do governo, especialmente depois de ser demitido por Bolsonaro. Mas o relato, por sua gravidade, merece apuração. Até mesmo para que não pairem dúvidas se a estrutura foi ou não montada – e, caso tenha sido, seja possível descobrir para que serviu e se ela ainda está em atividade. Na entrevista, Bebianno se negou a revelar os nomes dos três policiais que o filho 02 do presidente queria levar para a “Abin paralela”. Com fontes que tiveram contato com o episódio, porém, Crusoé apurou que a lista incluía ao menos um policial que Carluxo conseguiu, depois, emplacar na estrutura oficial da Abin.

Não bastassem as confusões e as queixas recorrentes que pesam sobre o trabalho dos agentes da própria Abin, os casos recentes que envolvem a nomeação de policiais para a agência mostram o potencial explosivo dessa mistura. Ainda no início de seu governo, Lula nomeou para o comando do órgão o delegado Mauro Marcelo de Lima e Silva, da Polícia Civil de São Paulo. Não deu certo. Houve reação interna à escolha. Não faltava quem dissesse que o delegado estava lá para executar serviços para os chefes petistas – ele negava, obviamente. A certa altura, Lima e Silva enviou um e-mail a seus subordinados condenando as suspeitas da CPI dos Correios sobre o envolvimento de espiões da agência nas denúncias que resultaram no escândalo do mensalão. A mensagem, na qual ele se referia aos parlamentares da comissão como “bestas-feras em pleno picadeiro”, vazou. Fogo amigo, evidentemente. O delegado, que completava um ano no cargo, caiu. Mais tarde, Lula nomeou para o posto o delegado Paulo Lacerda, homem de sua confiança que havia chefiado a Polícia Federal. Desta feita, a confusão foi ainda maior. Lacerda foi acusado de montar dentro da Abin uma estrutura paralela para servir à Operação Satiagraha, do delegado Protógenes Queiroz, seu pupilo. Seguiram-se suspeitas de grampos ilegais e de atuação clandestina de oficiais pagos pela agência.

Marcos Oliveira/Agência SenadoMarcos Oliveira/Agência SenadoO delegado Ramagem: conexão direta com a família presidencial
O caso de agora, que envolve a denúncia da “Abin paralela” proposta por Carlos Bolsonaro, torna-se ainda mais importante quando se leva em conta o retrato da relação existente hoje entre a agência e o Planalto. Oficiais de inteligência ouvidos por Crusoé sob a condição de anonimato afirmam que o atual comando passa longe da batuta do chefe do GSI, Augusto Heleno. Ramagem, o delegado indicado pelo filho de Jair Bolsonaro, tem canal direto com a família presidencial e, por isso, trabalha com autonomia em relação ao general. Ele levou para Abin outros policiais federais de sua confiança e chegou com o discurso de que é preciso modernizar a agência, investindo em tecnologia. A autonomia em relação a Heleno, por vezes, causa situações de desconforto. Tanto é assim que, hoje, o canal de comunicação de Heleno com a Abin passa ao largo de Ramagem. O contato dileto do ministro na agência é o diretor-adjunto, Frank Márcio de Oliveira, um oficial de carreira que já estava no posto de 02 quando o delegado federal assumiu o comando. O, digamos, comando duplo faz com que os servidores do órgão enfrentem dificuldades no dia a dia. Não raro há divergência de orientação.

No ano passado, o orçamento da Abin foi de 713 milhões de reais. Para este ano, a agência terá ao menos outros 650 milhões para gastar. O órgão tem hoje 1,3 mil funcionários, incluindo os que atuam em áreas administrativas e os profissionais de campo. Em resposta a um pedido de informações de Crusoé sobre as declarações de Gustavo Bebianno acerca da tal “Abin paralela”, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República informou que não se manifestaria sobre o assunto. Procurados, o GSI e a Abin também silenciaram. Assim como nos Estados Unidos, no Brasil cabe a uma comissão do Congresso Nacional fiscalizar o trabalho dos órgãos de inteligência, incluindo a Abin. Só que, por aqui, a tarefa não é cumprida a contento. Até mesmo as reuniões do grupo, composto por deputados e senadores, são raras. Atualmente, a comissão é presidida pelo senador Nelsinho Trad e tem como vice-presidente o deputado Eduardo Bolsonaro, irmão de Carlos.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. F.H.C. foi o precursor de Lula, logo, nos 20 anos seguintes, o que foi a ABIN, senão um órgão sob comando dos piores inimigos da Pátria? Poder-se-ia crer na fidelidade dele nessa circunstância? E o que é paralelo num país cheio de paralelismos onde o crime organizado sobrepunha-se ao Estado ou era a ele associado? Os divergentes não são paralelos que podem convergir, são antagônicos na guerra surda travada no submundo político, midiático e econômico.

  2. O Brasil é o único País que faz exame público para o serviço de inteligência, infelizmente a cultura de "amigos" levou a este processo, um perigo para o País.

  3. Se ficar COMPROVADO que havia uma ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA operando no JUDICIÁRIO, isto seria JUSTIFICATIVA MAIS DO QUE RAZOÁVEL e PLAUSÍVEL para que a ABIN MONITORASSE MINISTROS DE TRIBUNAIS SUPERIORES e MAGISTRADOS, pois o INTERESSE PÚBLICO e NACIONAL se sobrepõe ao PRIVADO. Portanto, ao CONGRESSO caberia CONFIRMAR que houve o devido INTERESSE PÚBLICO e NACIONAL que justificasse a EXCEPCIONALIDADE.

  4. Mas no caso do JUDICIÁRIO, estando a ABIN SUBORDINADA ao EXECUTIVO, ela estaria ISENTA de PEDIR AUTORIZAÇÃO JUDICIAL para QUEBRA DE SIGILO. Quando dois PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS se CHOCAM, deve PREVALECER O INTERESSE PÚBLICO e NACIONAL. Claro que esta ISENÇÃO não deveria significar que basta um AGENTE DA ABIN decidir GRAMPEAR um MINISTRO DO STF e pronto. É para isto que existe o CONGRESSO, para garantir que quando isto ocorrer tenha havido uma JUSTIFICATIVA PLAUSÍVEL.

  5. A INVIOLABILIDADE DO SIGILO deveria VALER somente para o CIDADÃO COMUM, pois a AUTORIZAÇÃO JUDICIAL DE QUEBRA DE SIGILO deste não VIOLA a INDEPENDÊNCIA e SEPARAÇÃO DOS PODERES. No caso da ABIN, requisitar ao JUDICIÁRIO a QUEBRA DE SIGILO de um MEMBRO DO JUDICIÁRIO geraria um CONFLITO DE INTERESSE e a QUEBRA DO PRINCÍPIO DA INDEPENDÊNCIA e SEPARAÇÃO DOS PODERES. Pode-se até argumentar que isto não ocorre em RELAÇÃO AO LEGISLATIVO.

  6. O que é MAIS IMPORTANTE: a IGUALDADE DE DIREITOS e OBRIGAÇÕES ou a INVIOLABILIDADE DO SIGILO? Para quem é que o SIGILO deve ser QUEBRADO? Para quem CUMPRE A LEI ou para quem a DESOBEDECE? É claro que a DISCUSSÃO não é tão simples assim, mas para INDIVÍDUOS em SITUAÇÃO ESPECIAL, como AGENTES PÚBLICOS e DE ESTADO em POSIÇÕES SENSÍVEIS e de PODER, não pode haver SIGILO. Se desejam ter este, deveriam ABRIR MÃO de suas FUNÇÕES.

  7. O OBJETIVO dela deve e deveria ser PRESERVAR A INTIMIDADE e a PRIVACIDADE DOS INDIVÍDUOS, não GARANTIR a eles a IMPUNIDADE, como é o caso do Brasil. Quem COMETE CRIMES não pode estar RESGUARDADO pela INVIOLABILIDADE DO SIGILO, pois o que é MAIS IMPORTANTE: a INTIMIDADE e PRIVACIDADE DOS INDIVÍDUOS ou o EQUILÍBRIO entre estes? Quem COMETE CRIMES está AUTOMATICAMENTE quebrando o PRINCÍPIO DA IGUALDADE EM DIREITOS e OBRIGAÇÕES (inciso I do artigo 5º da CONSTITUIÇÃO).

  8. Pelo menos não quando a SERVIÇO e fazendo uso de FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO fornecidos pelo ESTADO. Aliás, para que a INVIOLABILIDADE DO SIGILO seja PRESERVADA, não bastaria que as COMUNICAÇÕES fossem DESTRUÍDAS? O fato de elas não terem UTILIDADE JURÍDICA não implica que não tenham UTILIDADE ESTRATÉGICA e de INTERESSE NACIONAL. Há que se considerar que o INTERESSE PÚBLICO está ACIMA do INTERESSE PRIVADO, a INVIOLABILIDADE DO SIGILO não pode servir para ACOBERTAR CRIMES e IMPEDIR A PUNIÇÃO.

  9. Do contrário, tal coisa significaria a QUEBRA DA INDEPENDÊNCIA e SEPARAÇÃO DOS PODERES. Ou seja, o que PERMITE que a ABIN MONITORE COMUNICAÇÃO dos INTEGRANTES de OUTROS PODERES é a CONDIÇÃO ESPECIAL deles que acaba por IMPEDIR que o PRINCÍPIO DA INDEPENDÊNCIA e SEPARAÇÃO DOS PODERES seja mantido através da REQUISIÇÃO DE ORDEM JUDICIAL para QUEBRAR O SIGILO deles. Além disto, SERVIDOR a SERVIÇO DO ESTADO não pode estar SUJEITO à INVIOLABILIDADE DO SIGILO.

  10. E não há que se SEPARAR o INDIVÍDUO do SERVIDOR PÚBLICO? Por exemplo, MINISTROS DO STF, DO STJ e MAGISTRADOS podem INVOCAR DIREITO AO SIGILO? A FUNÇÃO que eles EXERCEM não EXCLUI este DIREITO, pois uma vez que estejam dentro do PODER PÚBLICO, eles se tornam CIDADÃOS ESPECIAIS em FUNÇÃO DA POSIÇÃO e DO PAPEL que exercem? A QUESTÃO é SIMPLES: pelo PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DOS PODERES a ABIN não poderia em HIPÓTESE alguma estar SUJEITA a obter ORDEM JUDICIAL para MONITORAR MEMBROS dos OUTROS PODERES.

  11. Ademais, uma das RAZÕES de a ABIN existir não é exatamente para REALIZAR AÇÕES EXTRAJUDICIAIS, pois não seria COMPLETAMENTE ESTÚPIDO que a AGÊNCIA requisitasse ORDEM JUDICIAL para REALIZAR SUAS ATIVIDADES? Inclusive, dado que uma das POSSÍVEIS ATRIBUIÇÕES DA ABIN é MONITORAR ANORMALIDADES no ÂMBITO DOS TRÊS PODERES, incluindo o JUDICIÁRIO, como ele pediria AUTORIZAÇÃO JUDICIAL ao PODER que ele pode vir a VIGIAR?

  12. Como o JUDICIÁRIO BRASILEIRO é CORRUPTO, a INVIOLABILIDADE DO SIGILO virou SUBTERFÚGIO para que se DECRETE SEGREDO sobre as COMUNICAÇÕES DOS INDIVÍDUOS. Se a ABIN tem acesso a uma CONVERSA ENTRE DUAS PESSOAS, inclusive por meio de ESCUTA AMBIENTAL, mas o CONTEÚDO DA CONVERSA nunca veio à PÚBLICO, não foi MANTIDO O SIGILO? Poderia se argumentar que o SIGILO implica que somente os PARTICIPANTES DA CONVERSA poderiam ter ACESSO ao CONTEÚDO, mas a ABIN faz uso JUDICIAL das INFORMAÇÕES que obtêm?

  13. Basta encontrar uma PENA e PUXÁ-LA para que a GALINHA INTEIRA venha. Há que se LEMBRAR que a CONSTITUIÇÃO fala de ser "inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal". O que é INVIOLÁVEL é o SIGILO, é a isto que os INDIVÍDUOS têm DIREITO.

  14. Como é que alguém FRAUDARIA um CONTRATO dentro da ABIN sem que os PREDADORES e CORRUPTOS ficassem sabendo? A partir deste momento, este(s) INDIVÍDUO(S) não passariam a ser DEVEDORES ou REFÉM dos PREDADORES e CORRUPTOS? Deste modo, eles não passariam a ser POTENCIAIS INFILTRADOS, pois para que tanto seu SEGREDO quanto o AFERIMENTO DE VANTAGENS possam permanecer INTACTOS, eles teriam todos os INCENTIVOS PERVERSOS para fazer uma PARCERIA com os CORRUPTOS e PREDADORES?

  15. Se houver INFILTRADOS na AGÊNCIA, qual é a CHANCE que eles não esteja ENVOLVIDOS ou tenham CONHECIMENTO de FALCATRUAS nas CONTRATAÇÕES realizadas lá? Se há INFILTRADOS, pq eles não se valeriam do SIGILO para MONTAR uma QUADRILHA lá dentro? Se isto ocorresse, não haveria uma CHANCE RAZOÁVEL de que os FORNECEDORES FAVORECIDOS tb tivessem NEGÓCIOS ESCUSOS com outros ÓRGÃOS e ENTES PÚBLICOS? Se fosse assim, não estaria aí a POSSÍVEL INTERCESSÃO que liga a ABIN aos PREDADORES e CORRUPTOS?

  16. Gilmar não queria "ESQUENTAR" as MSGs ROUBADAS para UTILIZÁ-LAS? Isto não poderia ser APLICADO ao CONTEÚDO em PODER DA ABIN, com a CCAI "ESQUENTANDO" o CONTEÚDO? Além de o CONGRESSO tomar as PROVIDÊNCIAS que lhe cabem, o MATERIAL poderia POSTERIORMENTE EMBASAR o TRABALHO DE LIMPEZA que teria que ser feito pelo BANDA NÃO-CONTAMINADA do JUDICIÁRIO. Inclusive, cabe tb ao CONGRESSO junto com o TCU AVERIGUAR a EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA no ÂMBITO DA ABIN.

  17. Se o CONGRESSO exercesse suas FUNÇÕES ADEQUADAMENTE, o JUDICIÁRIO BRASILEIRO estaria INFESTADO de PREDADORES e CORRUPTOS? A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) do CONGRESSO não poderia, pelo menos EM TESE, ter ACESSO a TODO O CONTEÚDO em PODER da ABIN? Se há CONTEÚDO COMPROMETEDOR envolvendo ALTAS AUTORIDADES BRASILEIRAS, este não pode ser ACESSADO pelo CONGRESSO? Portanto, não haveria uma SAÍDA INSTITUCIONAL e LEGAL?

  18. Haveria ainda a OPÇÃO de um "VAZAMENTO", mas deve haver OUTROS MEIOS menos SUB-REPTÍCIOS. Quem disse que o CONGRESSO não pode ter ACESSO à CONTEÚDO CONFIDENCIAL produzido no ÂMBITO da ABIN? A RESOLUÇÃO Nº 2, DE 2013-CN (ironicamente promulgada na GESTÃO de Renan Calheiros à frente do SENADO) não dispõe sobre o "ACESSO a arquivos, áreas e instalações dos órgãos do SISBIN, independentemente do seu grau de sigilo"?

  19. Por exemplo, os GRAMPOS da ABIN não poderiam EMBASAR um PROCESSO JUDICIAL, mas eles poderiam EMBASAR o IMPEACHMENT de um MINISTRO DO STF, pois se a COMISSÃO DO CONGRESSO IDENTIFICAR em meio ao CONTEÚDO obtido pela ABIN INDÍCIOS ou EVIDÊNCIAS de CRIME DE RESPONSABILIDADE, eles não deveriam TOMAR AS MEDIDAS NECESSÁRIAS? A partir disto, aí sim os DADOS PESSOAIS dos ENVOLVIDOS poderiam estar SUJEITOS a serem ABERTOS AO PÚBLICO.

  20. Os MEMBROS DA COMISSÃO não deveriam estar PROIBIDOS de serem MONITORADOS pela ABIN enquanto compusessem a COMISSÃO (para que eles tivessem ACESSO AMPLO ao CONTEÚDO CAPTADO pela ABIN)? Fora eles, TODOS no país não deveriam estar SUJEITOS a serem VIGIADOS pela ABIN? Aliás, com a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, já não há TECNOLOGIA para que as INFORMAÇÕES sejam PROCESSADAS IMPESSOALMENTE? Os MEMBROS DA COMISSÃO não deveriam AVALIAR quando há NECESSIDADE do CONGRESSO entrar na PARADA?

  21. Quanto ao CONGRESSO, a FISCALIZAÇÃO DA ABIN não deveria ser PERIÓDICA? A COMISSÃO não deveria fazer uma "VISTORIA" das ATIVIDADES da AGÊNCIA e CHECAR o CONTEÚDO DAS INFORMAÇÕES LEVANTADAS? Os MEMBROS DA COMISSÃO não deveria ser TRATADOS como se fossem AGENTES da PRÓPRIA ABIN e estarem PROIBIDOS de REVELAR o TEOR DO CONTEÚDO? Para não se EXPOR os ALVOS, as INFORMAÇÕES não poderiam ser REDIGIDAS para REMOVER INFORMAÇÕES PESSOAIS e IRRELEVANTES para não EXPOR os ALVOS aos MEMBROS DA COMISSÃO?

  22. Se na ABIN OFICIAL interessa saber a CORRUPÇÃO, começando pelos CONTRATOS FIRMADOS no ÂMBITO da AGÊNCIA, inclusive pq eles são SIGILOSOS, ou seja, são MAIS ATRATIVOS para serem FRAUDADOS, na ABIN PARALELA interessa SABER quais INFORMAÇÕES ela detém. Se no COAF as INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS devem comunicar INDÍCIOS de LAVAGEM DE DINHEIRO, a ABIN tb não deveria ter um MECANISMO deste tipo, informando a PF diretamente, já que há uma CORRELAÇÃO entre ambas?

  23. Isto se torna MAIS VERDADE se for considerado que Gilmar passou INCÓLUME durante 13 ANOS de PT no GOVERNO, sendo que ele não só sabia O QUÊ FAZIA, como SABIA que CONTAR com o PT para SALVÁ-LO é que ele não podia. Portanto, como SUJEITO PRECAVIDO, qual seria a REAÇÃO NATURAL de Gilmar? E neste momento em que um GOVERNO em que ele não pode CONFIAR de forma alguma, qual deveria ser a REAÇÃO de Gilmar? Mas se há uma ABIN PARALELA, Gilmar pode DORMIR EM PAZ?

  24. Como é que a INFORMAÇÃO de que a MULHER de Gilmar estaria sendo ALVO de uma "FISCALIZAÇÃO" DA RF? Não parece haver um PARALELO entre o EPISÓDIO em 2008 e o de 2019? O MODUS OPERANDI de Gilmar já é CONHECIDO e não faria SENTIDO que ele ABRISSE MÃO de ter um INFILTRADO na ABIN, não necessariamente um PEIXE GRANDE, mas um AVIÃOZINHO para AVISÁ-LO sobre EVENTUAIS AMEAÇAS. Dada a CAPILARIDADE e a PENETRAÇÃO da REDE DE CORRUPÇÃO, Gilmar ter alguém na ABIN não seria NADA DE ANORMAL.

  25. Considerando o CÂNCER que é Gilmar Mendes, pq ele não teria gente DENTRO DA ABIN? Em 2008, durante a Satiagraha e quando Gilmar LIVROU A CARA de Daniel Dantas, não houve um EPISÓDIO envolvendo o então PRESIDENTE DO STF em que uma CONVERSA de Gilmar com o então SENADOR Demóstenes Torres foi VAZADA para a VEJA por um AGENTE ANÔNIMO da ABIN? Curiosamente a CONVERSA não tinha nada de CONSTRANGEDOR e mostrava DOIS INDIVÍDUOS INSUSPEITOS tendo uma CONVERSA REPUBLICANA.

  26. Sobretudo, com uma ESTRUTURA ORGANIZACIONAL composta por NEÓFITOS, a TAREFA DO PT de APARELHAR a AGÊNCIA não encontraria GRANDE RESISTÊNCIA. Se é assim, não seria RAZOÁVEL supor que a ABIN é um AUTÊNTICO NINHO DE CORRUPÇÃO, uma CENTRAL DE DESINFORMAÇÃO? Aliás, pq não poderia haver gente na ABIN por trás do ATENTADO à Bolsonaro? Se nos anos de PT a AGÊNCIA serviu para ESPIONAR e MONITORAR OS "INIMIGOS" DO REGIME, pq esta ESTRUTURA que estava lá não seria UTILIZADA CONTRA Bolsonaro?

  27. Se há uma INSTITUIÇÃO que não deveria ser CAPTURADA por PAIXÕES e IDEOLOGIAS é a ABIN. Considerando que após 13 ANOS de PT, a ABIN deve ter se TRANSFORMADO em um APÊNDICE IDEOLÓGICO e a CORRUPÇÃO CORRIA SOLTA LÁ. Afinal, se a CORRUPÇÃO TRANSBORDAVA a OLHOS VISTOS e a ABIN não conseguiu ver, só pode ser pq ela estava sofrendo de CEGUEIRA TEMPORÁRIA, pq quem não não vê a PRÓPRIA CORRUPÇÃO não será CAPAZ de ver esta nos que estão do LADO dele.

  28. Não deveria ter PERCEBIDO e ALERTADO para a RUÍNA das INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS no CONE SUL? Não deveria ter PERCEBIDO e ALERTADO para a DEFASAGEM TECNOLÓGICA do país (ESTADO e MERCADO)? Desde sua CRIAÇÃO a ABIN jamais CUMPRIU com a FUNÇÃO ORIGINAL para a qual foi CRIADA. Se fosse possível, a PRIMEIRA COISA que deveria ser feita é uma RADIOGRAFIA das atividades desenvolvidas pela AGÊNCIA e pq ela não DETECTOU nenhuma das AMEAÇAS INTERNAS e EXTERNAS.

  29. Em uma DEMOCRACIA CORROMPIDA, como é que a ABIN poderia CUMPRIR qq PAPEL DE INTELIGÊNCIA? Se ela estava vinculada ao EXECUTIVO e este estava CAPTURADO pela CORRUPÇÃO, como é que poderia EXERCER SUAS FUNÇÕES? Ela não deveria ter PERCEBIDO a ASCENSÃO DAS FACÇÕES e DO CRIME ORGANIZADO? Não deveria ter PERCEBIDO a PODRIDÃO que se ALASTRAVA e TOMAVA o JUDICIÁRIO? Não deveria ter PERCEBIDO a DOMINAÇÃO das POLÍCIAS por INDIVÍDUOS que estavam COOPTADOS ou INTEGRAVAM o CRIME ORGANIZADO?

  30. Acabar com tudo isso é mais simples que coar café,convoquemos as FFAA,elas colocarão cada "mal-caco" no seu galho,faz assepsia geral é daí é sair pro abraço. Ah! Nos dias de corona vírus é proibido o abraço,então é partirmos pros aplausos.

  31. Reproduzo o teor do "Twitter" do Gen. Heleno, publicado em 14/03/20, acerca do teor dessa "reportagem": "De novo, a revista Crusoé publica um artigo leviano. Liberdade de imprensa exige honestidade e ética. ABIN paralela é calúnia de repórter vagabundo. Despacho com o Dr. Ramagem, Dir ABIN, diariamente. Nada ocorre sem meu conhecimento. Parem de trabalhar contra o Brasil." Post reproduzido do artigo do jornaldacidadeonline.com.br publicado em 15/03/2020. A Crusoé se vendeu à esquerdalha...

    1. Também acho,se não podemos com o bandido,aderimos à ele,simples.

  32. Lamentável que esta revista dedique tanta matéria a insinuação de uma deputada ",que ouviu dizer" (por quem?) que havia uma conspiração no governo endossada por um ex ministro ( demitido). Se fosse um parlamento sério, ambos teriam que esclarecer a fofoca. Crusoé tá virando uma Folha de S. Paulo. Lamentável.

  33. Não interessa que não representem a opinião do site... vcs são responsáveis pelo que publicam .... estão trabalhando a favor do desgoverno ... reportagens em cima do que um oposicionista do governo , Bebianno, levantou em um Programa de TV, que está se prestando a levar pessoas que querem detonar o atual governo ... O que querem ganhar com isso .... os seus leitores não são leigos .... !!! Tomem vergonha na cara , não foi pra isso que renovei minha assinatura com essa Revista digital !!!

  34. Crusoé.... duas reportagens estão tomando um viés partidário oposicionista ao governo Bolsonaro !!! Tem jornalistas visivelmente esquerdistas ..... e essa não era a sua proposta e que ainda leva aos seus assinantes !!! Se continuar nessa linha vou cancelar a minha assinatura ... e vai perder muitos outros !!! Não estou disposta a ler reportagens de quem trabalha contra o atual governo .... estamos pra construir, não destruir !! Quem é Bibiano? Um político traidor... centrista !!! Chega ....!!!

  35. Posso estar enganado, mas será que o Bebiano é tão isento, que não exista qualquer questionamento sobre suas declarações? Ele já demonstrou ser um sujeito ressentido e disposto a uma vendetta contra o capitão. Melhor usar algum filtro ao acolher seus cometários, pois não?

  36. O que já passou da conta de ser investigado e ser peitado neste governo é esse filho 02 do Jair, um vereador carioca que não cumpre a missão para a qual foi eleito e ainda vive se envolvendo no Planalto, como se fosse, ele sim, uma usina de “paranóias” na República. Que esculhambação é essa: o sujeito age com livre acesso porque é filho do presidente eleito, como se a República fosse a casa do clã Bolsonaro. Sou contribuinte e exijo que essa suspeita de “nepotismo branco” seja investigado.

  37. A Crusoé está seguindo a cartilha da Folha de São Paulo. Até intrigas levanta contra Bolsonaro. Bebiano e Joice saíram brigados do Governo, a ABIN foi herdada com muita gente de outros Governos corruptos, natural que se coloquem pessoas de confiança, se foi verdade a sugestão da ABIN paralela e Bolsonaro foi aconselhado a NÃO fazer por risco de impeachment, ele não seria burro para isto. Crusoé, pare com este jornalismo hipócrita, queremos matérias sérias baseadas em provas e fatos reais!

    1. Podem falar mal do Bolsonaro, mas, falem coisas concretas, falem a verdade, é falem das coisas boas também. Sr. Ney, por favor, mantenha o respeito, se não concorda com algo, fique à vontade para expor a sua opinião, sempre respeitando o ser humano que está do outro lado.

    2. Bozomerdas odeiam O Antagonista. Petralhas odeiam O Antagonista. Viva O Antagonista!

    3. percebe-se que o senhor não compreende a gravidade dos fatos?

  38. Crusoe mudou da água para o vinho após aliar se a antagonista, e por isso cancelei minha assinatura, sigo com Meu Presidente 0800.Essa conversa de ABIN paralela e intriga da oposição e dia 15/03 as ruas são nossas.#Dia15/03vaiserGigante.

    1. MUUUU, KKKK, dor de cotovelo mata, cuidado esquerdopatas.

  39. Não renovarei. Fui enganado! Se quisesse um jornal do centrão, teria assinado outro, cujas folhas ainda serviriam pra urina do cachorro.

  40. reportagem pífia. Pura fofoca de quem estava no governo e foi demitido por suas ligações ao laranjal do PSL nas eleições. O enrevistado tem credibilidade ZERO.

  41. Parece que não está acontecendo nada que mereça mais a atenção da Crusoé, que pena de verdade alguém pode me explicar o que está acontecendo, se é que precisa.

  42. Está cada vez mais difícil ser brasileiro: a cada dia um novo pesadelo. O comportamento dos filhos do Presidente e sua incapacidade em controla-los são preocupantes. Deus nos acuda!

    1. Também já decidi não vou mais renovar a assinatura, está dificil ler esse folhetim.

  43. Temos no BRASIL, 57 milhões de eleitores que observam os 3 filhos do BOLSONARO; também o marido nordestino doutor da Deputada Joice Hasselmann que descobriu que a cidade de Registro/SP com Dória, lucra e lacra; o Bebbiano, via Dória & Globo e a CRUSOÉ. Além desses, o CONGRESSO. Fora todos esses, os MINISTROS COM O GOVERNO e a ÓTIMA ATUAÇÃO NA PASTA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS DO PRESIDENTE BOLSONARO.

  44. Porque mudaram a linha editorial da Cruzoe. antes nao era de oposicao. Hoje e de opisicao ao governo. Preciso decidir a renovacao da assinatura.

    1. verdade também não renovarei minha assinatura a Crusoé não mais é parece que se vendeu para a esquerda, infelizmente.

    1. idem. e ainda a revista faz chantagem de não cancelamento e a suspensão dos pagamentos.

  45. Fofoca inútil, Crusoé não tem coisas mais importantes a tratar. Valer -se de informações de um traidor e interesseiro como Bibiano não tem o menor valor. Será que fiz mal em renovar a assinatura de Crusoé?

  46. Quanta asneira aparece nesses comentários. Vamos ser racionais, e deixar de ser boçais seguidores de pretensos “Salvadores da Pátria”. Se os príncipes da família imperial fizeram algo errado, que tudo seja apurado e que eles sejam devidamente punidos, doa a quem doer. Seja da família Lula da Silva, da Bolsonaro, ou de qualquer outra dos altos escalões, errando devem ser exemplarmente punidos. “Todos são iguais perante as leis”, ou isso só vale para os 3 Ps?

    1. Realmente, muita asneiras nos comentários. Esse triunvirato precisa parar de atrapalhar o governo.

  47. Há fontes mais confiáveis que as citadas nesta "reportagem" que afirmam categoricamente que discos voadores aterrisaram em Varginha e os levaram para um passeio pela Galáxia. É urgente uma investigação dessas afirmações e ampla divulgação dos resultados.

    1. Por favor, substituam no texto acima "urgente" por "imperativo", fica mais de acordo com o nível da "reportagem".

  48. Primeiro, as fontes, ou informantes, não possuem isenção de animus contra o presidente e seus familiares. Segundo, a estória parece uma trama de Hollywood. Onde estão as provas? Mostre-me as provas e eu serei o crítico número um, mas com esses argumentos especulativos e copiados de outras fontes de desinformação, definitivamente não dá.

  49. Triste ver um matéria sem pé e sem cabeça. Investigar suposições de Bebiano! Qual o fato concreto? Crusoé se rendendo à esquerda e traindo seus assinantes.

    1. Eu não renovarei a minha assinatura, da qual muito me arrependo ter feito.

    2. O duro é que renovou automaticamente. Mais um ano aguentando jornalismo tendencioso. 🤦🤦🤦🤦🤦

  50. Crusoé já foi melhor. Já pedi para não renovar minha assinatura. Essa matéria não passa de fofoca. Quais as evidências? Bebiano? Joice? Fontes anônimas? Ridículo! Experimenta fazer denúncia ao pgr. Aí vem os comentários. Carluxo é psicopata! É mesmo? Baseado em que? Calheiros é psicopata! Garotinho! Gleice! Agora, Carlos tem problemas? Com certeza! Mas não mais que muita gente! Ciro, Cid, Temer, etc. Matéria ridícula, que não vale o que os assinantes pagam!

  51. Uma das coisas que me desagrada no jornalismo brasileiro é arrumar mais despesa para o Governo exigindo investigações e mais investigações. Mirem-se no exemplo do Washington Post no caso de Watergate. Seus repórteres foram lá e investigaram, investigaram e conseguiram provar o que queriam. No Brasil, teriam solicitado uma CPI.... Vão aprender a trabalhar, gente!

  52. Acho que ficaria melhor chamar as pessoas pelo nome. "Carluxo' parece conversa de jornalista da Folha! Crusoé está ficando cada vez mais esquisita...

    1. Concordo. Um veículo de imprensa sério deve seguir a ética do jornalismo e chamar as pessoas pelos seus respectivos nomes e não tentar fixar apelidos. Crusoé, vocês envergonham o Jornalismo!

    2. Concordo plenamente. Fica um texto de revista de fofoca.

    3. Também acho q esta faltando profissionalismo nas materias , vocês tem q atentar pra esse detalhes , sobre risco de perder apoiadores !!!

  53. Quer dizer que a Abin "do bem" na época do lula ladrão não dedou o Evo e foi espionada pela NSA e a atual Abin é "do mal" só porque trabalha sério? O bebiano "imagina alguma coisa e então essa coisa precisa ser investigada? Putz !

    1. Análise perfeita. A Crusoe está ficando mais do mesmo. Baseado em informações do Bebiano publica uma matéria desta. Eta imprensa fofoqueira.

  54. Matéria fraca , carecendo de provas. Mais uma fofoca de um ex ministro que achava que poderia fazer gatunagem e foi mandado embora. Jornalista marrom,Pior que vc somente o Igor Gadelha🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️

  55. Seus canalhas, pensava que seu jornalzinho iria ser diferente da grande mídia, que decepção, não irei renovar essa porcaria de assinatura. Vou entrar com uma ação para devolver meu dinheiro, vocês me enganaram. Matéria mentirosa, sem provas, só com ilações.

  56. Esse Carluxo deve ter algum distúrbio emocional para querer proteger o pai dessa forma. Não confiar no trabalho desenvolvido na ABIN é para lá de paranoia. O Congresso precisa investigar sim. Se existe esse "paralelo", qual a finalidade e quanto do nosso dinheiro é gasto.

  57. Denúncia do Bebianus e da Pepa? Credibilidade zero. A Crusoé, dando voz a estes traíras está jogando o que ainda resta da sua no lixo.

  58. Afinal, fez ou não fez? Essa reportagem esta igual as da Folha S. Paulo, onde o colunista apenas escreve aquilo que ele acha que vai acontecer segundo sua ideologia maxistas.

  59. Pedro Amaro Ramos Machado Penso que a Crusoé precisa investigar melhor as coisas. Está tudo num vazio. Não há nada na reportagem que inspire algo que leve a fatos concretos. Está tudo entorno de pessoas que já tiveram ligação com o Presidente e mais pessoas e que, hoje, por razões tais, estão do outro lado. Conclusão: Fica tudo num diz que disse.

  60. Infelizmente a revista que iniciou os trabalhos com seriedade, está descambando para a fofoca, sem procurar envolver todos os lados e daí fechar a reportagem com a opinião de todos os envolvidos e a da editoria. Que mimimi! Mais uma fofoca para a oposição ficar falando sem dados. Procurem investigar e não apenas escutar dois ressentidos, façam seu trabalho.

  61. Tem que investigar sim! Respeito às instituições...todos os que estão no poder devem satisfação a nós povo!!! Seja quem for...Tem que fazer a coisa certa...ponto!

  62. Fofoca de gente do quilate de Bebiano e Joice. É por isso que o Cláudio Dantas não escreve nessa revista, que está descambando para repetir balões de ensaio. E o repórter, procurou Carlos Bolsonaro? Ou o General Heleno, a quem cabe a responsabilidade da ABIN? Aonde está registrado a posição do governo a respeito nessa matéria? Isso é péssimo jornalismo Mário Sabino - a responsabilidade é sua, ou será que não? Os assinantes querem saber.

  63. Matéria claudicante! Deixe claro o imperativo da denúncia. Ela foi formalizada por quem e onde? É imperativo porque o filho do presidente criou uma Abin paralela? é imperativo porque a deputada Joice ouviu falar? É imperativo porque uma suspeita vaga por Brasília? Ou é imperativo porque o ex-ministro Bebianno confirmou a suspeita? É um crime que foi denunciado? Cadê o jornalista investigativo para fazer o trabalho.

  64. A cada semana a Crosue me causa mais desconforto. Acho que agora se superou. Renascer velhos assuntos já enterrados, casos de suspeitas de “grampos”, qdo não se tem nada no momento acontecendo neste sentido! Sinceramente, tenho que fazer esforço para ler! Estou chegando a conclusão que Crosué, não é de Direta, é do Contra!

  65. Eu pensei que a CRUSOÉ teria uma redação de gabarito, que decepção. Uma reportagem dessas com base em declarações de desafetos. É preciso materialidade para fazer esse tipo de denúncia. Não precisa ter tanto medo que o Carlos Bolsonaro venha descobrir alguma coisa contra o governo do presidente Bolsonaro. Já é tão explícito o quanto querem Bolsonaro fora que não precisa descobrir mais nada.

  66. só no Brasil que cargos de confiança do poder executivo, não pode ser mexido, todos saem magoadinhos, mas facada nenhum quer levar.

  67. Alguém vai confiar nesse cara que não perdoa Bolsonaro por ter sido mandado embora do governo? e se filiou ao partido corrupto do PSDB? Eu não!!!

  68. Só faltam 8 dias para 15 de março, o #DIAdoFODA-SE ou #DIAdoFURO ou #DIAdoHELENÃO. Homenageados: Gal. HELENO, MORO e BOLSONARO. As guerras são vencidas NAS RUAS. Indo às ruas ESCORRAÇAMOS a dilmANTA, ENJAULAMOS o luLARÁPIO e ENFIAMOS a Reforma da Previdência pela GOELA ABAIXO do congresso. Dia 15 de março o #DIAdoFODA-SE . Em Copacabana às 10h no Posto 5. CONTRA AS CHANTAGENS DO CONGRESSO. Favor divulgarem outros locais e horários de encontros do #DIAdoFODA-SE - 15 de março.

  69. Um Agente da ABIN paralela relatou a seguinte frase proferida por Dilma Rouseff em um convescote de comunistas em Paris: "Bolsonaro está destruindo a destruição do Brasil". Enfim acertou uma. Dilma está ficando mais coerente do que o Sr. Fabio Serapião, Agente da Folha de São Paulo paralela.

  70. Preocupante este artigo; Bolsonaro tem cometido vários erros e omissões (além de fal, principalmente no que diz respeito aos seus 3 filhos.

  71. Artigo tendencioso. Considerando as “fontes” mencionadas, Joice, Bebianno e etc. Podemos tranquilamente desconsiderar a matéria. O nível está baixo Cruzoe. Continua assim é eu não renovo a assinatura. Abobrinhas tem pra ler de graça.

  72. https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=3152017685023520&id=100006459574334 O besteirol do Antagonista/Cruzoé! Guilherme Fiuza desmascara essa imprensa rasa que só pega nos temas sem importância e que não interessam ao avanço da nação.

  73. As "fontes primárias" do Palácio do Planalto dos "antas" foram demitidas, ... agora só restam: fanfarronices do "PRAVDA paulistano", vulgo folha de são Paulo, o " pasquinzão", um tal estadão, e os "mervais" que ainda respiram na UTI". É como a velha cafetina, de maquiagem borrada, que se vê acabada, no espelho quebrado e embaçado, lembrando-se do seu antigo bordel, visitado por figurões endinheirados...que desapareceram. Ah! Tempos felizes aqueles...

    1. Maria, parabéns. Que imagem perfeita daquilo que surgiu como uma ilha no meio da mediocridade geral da imprensa. Já dispensaram a Ana Paula Henckel. Logo será o Goiaba, o Narloch, o Sabino, aí nem o quarto sujo, a maquiagem borrada e o espelho quebrado restarão.

  74. O assunto pode até ser irrelevante,mas penso que se na era PT tivessem levantado essa lebre em tudo q se passava o Brasil não estaria na UTI agora. Crusoé tem razão.

  75. Essa matéria apresenta apenas ilações e relatos de pessoas que há muito tempo estão fora do governo. A deputada Joice Hasselman não transmite confiança, ela que tentou ser atriz no youtube passando vergonha, agora vem relatar o que ouviu de terceiros sem apresentar provas. O Bebiano deveria ser processado caso não comprove as afirmações feitas em cadeia nacional. Em relação à chefia da ABIN nada mais natural do que serem indicados pessoas da confiança do Presidente da República, qual o problema?

    1. Ė fundamental combatermos os extremistas, tamo de direita quanto de esquerda. O fato da Crusoé apresentar uma reportagem dessa, só merece elogios. Mesmo tendo votado no PR isso não significa que lhe passei um cheque em branco pra fazer o que lhe der na telha. Não é possível aceitar que denuncias graves como essa, não sejam minimamente esclarecidas. Parabéns a Crusoé. Continuem assim.

    2. Coitadinho... Vai ganhar presente do coelhinho da páscoa.

  76. Serapiao, você é um grande jornalista mas suas matérias são extremamente grandes e cansativas, ninguém aguenta ou tem tempo suficiente pra se prender a um assunto tão tedioso.

  77. A Crusoé está sem assunto e vem com um assunto irrelevante que só interessa à esquerda. O Merval já replicou a reportagem no Globo, é outro que perdeu as mamatas e só pensa em atacar o governo.

  78. Antes de qualquer coisa, não li, totalmente, esta matéria. Isso posto, quero deixar claro, também, que sou contra qualquer "puxadinho" corporativo, mesmo, por exemplo, a polícia legislativa. Acreditando ter esclarecido pontos importantes para caracterizar meu comentário, vamos a ele: não vejo problema algum em alguém "planejar" algo, desde que esse alguém, por esse planejamento, chegue à conclusão que a ideia original era uma ideia de jerico!

  79. Bebiano o "caga raiva" foi defenestrado logo na primeira hora do governo Bolsonaro não conforma; agora tenra criar protagonismo para tentar ser candidato do Doria à prefeitura do Rio de Janeiro. Nessa articulação sem anuência do presidente do PSDB rendeu ao dois o enquadramento necessário. Para que acredita em mula sem cabeça a ABIN paralela é uma realidade. Toma tento!

  80. Essa matéria não agrega absolutamente nada, qual a relevância desse assunto na atual conjuntura? Assunto pisado e repisado que quer que se investigue intenções.

  81. Essa matéria beira o amadorismo, flerta com a irresponsabilidade e está repleta de parcialidade. Lamentável demais, Crusoé.

  82. Aquele que tem sido exemplo de excelência profissional, ética e comprometimento com o interesse público, tem sofrido ataques sistemáticos e nada cola nele: Sérgio Moro. Exaltemos suas virtudes ao máximo, pois ele é o verdadeiro exemplo que todos os brasileiros deveriam se inspirar.

  83. A mencao de "comando duplo" sugere haver mesmo uma Abin Paralela em funcionamento. Dado o viés ideológico de certos jornalistas e poli ticos, chega a fazer sentido, embora nada republicano. Anyway, de todos os males da República, esse é o que menos incomoda.

  84. o problema do Brasil é a incompetência e falta de ética e isso revisão ser mais noticiado. Expor as articulações no núcleo só governo é atuar com transparência, mas deve-se ir além e atacar as causas. Neste caso, enquanto as estruturas só governo forem utilizadas para fins pessoais e ninguém expor e se compromete com a excelência profissional, com ética e com o interesse público dentro das estruturas governamentais seguirmos sendo um país amador, sujeito a desvios de toda ordem.

  85. A ABIN, conforme essa própria matéria indica, é órgão da presidência da República, cabe, portanto, ao chefe do poder executivo nacional nomear os dirigentes da agência, respeitadas as disposições legais pertinentes ao caso, dentre pessoas de sua confiança. Simples assim. Pena que CRUSOÉ / O ANTAGONISTA, ultimamente, venham utilizando pintores marronsistas p digitalizar as entrelinhas de suas publicações. Dá p devolver o dinheiro da minha assinatura anual ?

  86. Votei em Bolsonaro, mas não sou um cognitivo imunizado e nem um militonto, o fato deve investigado sem parcialidade. A história nos mostra que o absolutismo é extremamente nefasto a sociedade.

  87. Fico a me perguntar o que leva, aqui no Brasil, veículos de comunicação mudar de rumo no seu perfil ideológico quando alcança seus objetivos de "plateia" A exemplo da revista Crusoé, outras já se comportaram da mesma forma. Cai no engodo de assinar esta porcaria, com redatores de segunda, com opiniões contrarias ao desejo da população brasileira. Tenho nojo de ler matérias como esta aqui, mal escrita, diga-se de passagem. Crusoé é um puxadinho do Estadão, FSP, Globo etc. Cancelei.

  88. O conteúdo da matéria é grave! Acho, entretanto, que ela peca ao misturar e, de certo modo, condenar, a atuação de ambas estruturas: da ABIN e da "paralela". A necessidade de obtenção de informações de inteligência é indiscutível em todos os países. Aliás, há países com estruturas muitos superiores às do Brasil. Já a estrutura paralela é uma aberração que se presta a satisfazer a interesses de indivíduos. Essa é execrável!

  89. Lamentável... é claramente perceptível a queda na qualidade e relevância das matérias da Crusoé. Esta edição está fraquíssima... parece que a decadência está chegando cedo demais. Mais do que na hora de reagir!

  90. Investigar jornalista que di ulga notícias falsas dizendo que exterminam índios e destroem florestas é de interesse da segurança nacional. Acompanhar principalmente as ligações destas pessoas. Se vocês dizem que a ABIN é tão ruim e que um agente já disse que há comando duplo, ele também não disse quem estão investigando indevidamente?

  91. Planejou, sonhou, pensou, desejou, sondou oxeee também sonho, planejo, desejo, penso em ganhar na mega sena e nunca aconteceu, nunca se concretizou!! Quanta bobagem

    1. Esses filhos do Bolsonaro perdem uma boa chance de trabalhar para o povo em vez de ficarem com atitudes de comadres fofoqueiras

  92. A Crusoe perdeu o foco. Mistura fatos e propõe suspeitas sobre declarações de um cara que foi defenestrado do cargo por traição. Na entrevista Bebiano foi poupado de perguntas incisivas sobre sua traição. Tudo arquitetado! DECEPÇÃO!

  93. Galera, vamos fazer jornalismo com um MÍNIMO de evidências concretas. Não tem nada nessa matéria que justifique uma matéria. Tô com medo de vocês virarem Reinaldo Azevedo.

    1. Sinto o mesmo. Perdi tempo lendo falácia. O que houve com a ideia de Ilha no Jornalismo?

  94. São notícias assim, que denunciam "manobras estranhas" dos Bolsonaros, que me dão certeza de que nenhum deles jamais serão reeleitos. Espero que a Direita traga candidatos melhores, muito melhores do que os deste clã - que. para o bem ou para o melhor, foi a tábua de salvação do Brasil contra os comunistas "y" assaltantes!

    1. De certa forma, sim. Eu não falo tanto do velho Bolsonaro. Mas esses filhos dele, Deus nos livre.

  95. ouvi dizer, eu acho, a intenção era!! Que materiazinha especulativa!!!! E quem fala principalmente é o Bebiano, um desafeto dos filhos do presidente, e candidato a prefeito do Rio. ouvi dizer que essa matéria é apelativa e sensacionalista!

  96. Será, pião? Não tinha outra coisa melhor para escrever ? Nada novo, cadê os fatos. Quando há fato não se discute. Tem momento que a Crusoé posta muita besteira.

    1. Você é amestrada mesmo né? Deve crer piamente em tudo o que a família diz

  97. A cCrusoé vai até quando levar a sério o que a Pepa e o Bebuano falam. Ah, tem tb o gen Santos Cruz. Tá na mesma linha da reportagem do FMB sobre o gabinete do ódio. Tudo ilação sem fundamento.

  98. Desculpem, mas a reportagem não se sustenta. Não há fatos apurados novos, nada. A entrevista do Bebbiano justifica, sim, uma investigação, mas vocês não encontraram nada. Deveriam ter realizado um esforço maior e, se encontrada uma revelação, aí sim publicassem.

  99. Texto prolixo !!! Confuso. Muitas afirmações que contrastan entre sim. Se quiser dar uma de John Le Carre' melhor escrever em revistas de Gossip!!!

  100. Desde o início do governo, quando JB deu aval para as insanidades do filho maluco, quis colocar outro para embaixador e faz de tudo (até acordos imorais) para salvar outro das garras da justiça provou que o preço para tirar os corruptos petistas do executivo seria muito, muito alto.

  101. Cusoé/antaagonista. Por favor me poupem de pedir o cancelamento da assinatura. Podem me dispensar. Seria bom mesmo uma ABIN paralela. Melhor ainda uma tentativa de impeachment. Dobraria o número de patriotas nas ruas no dia 15.

  102. É só a Crusoé mencionar o filho lelé que ele destaca uma tropa de estagiário do gabinete do ódio pra falar mal da revista. Como se a gente fosse idiota e não percebesse. Alô cambada, vê se se enxerga! Porque nós enxergamos vocês muito bem...

    1. Pois é, parecem um bando de galinhas atiradas na água, e pagam para isto hehe. Vida longa a Crusoé!

  103. Estou fazendo uma pesquisa sobre os atos de 15 de março. Por favor, quem vai diga SIM ou Eu Vou. Colabore colocando o local e o horário da manifestação.

  104. Reportagem feita como fonte um inimigo do presidente, que pairam sobre ele uma suposto envolvimento no atentado contra o presidente, que está num partido contrário ao governo que vem com ilasões sem provas. Me desculpe não assinei está revista para ler uma reportagem desta.

    1. Jason, você só esqueceu de adicionar a currículo dele que foi escolhido por Bolsonaro para ser seu braço direito, que vivenciou a campanha e eleição ao lado de JB. Ele viveu com Bolsonaro, você não. Embora você tenha escrito Bolsonaro no seu cérebro.

  105. Nada contra opiniões, até porque precisamos nos adaptar e entender as diferenças de pensamentos e convicções nos dias atuais. Entretanto, tenho percebido que o nível da linguagem nos comentários, está ficando igual ao da revista O ANTAGONISTA, bem chulo.

    1. Também acho. E acho que pessoal dessa abin paralela é que anda por aqui. A cada crítica vem a frase " vou parar de assinar"

  106. Ahhh, Joice (aquela que deixou a entender na CPMI que não sabia se os seguidores eram reais de fato) . Hummm, fonte super confiável" !! kkkk (nem cheguei no Bebianno haha)

  107. Lá vem os bolsonaristas ignorantes falar mal da Crusoé. Sumam daqui se não gosta da revista seus c.a.l.h.o.r.d.a.s a maioria gosta. E Bolsonaro é SIM um presidente burro e um pai i.d.i.o.t.a que não tem força pra se impor sobre os lixos dos seus filhos, principalmente o mais doido deles, o 02, um c.h.u.p.a.d.o.r de r.o.l.a desde sempre

    1. Jorge meu estimado comprou a revista de porteira fechada ?? está selecionando assinantes e comentários? vai trabalhar vagabundo

    2. Ô Jorginho! Deixa de ser estupido! Dá só uma olhada na folha corrida dos denunciantes e quais as suas pretensões políticas! Aí vai ficar fácil entender! Se não adiantar, vá estudar um pouco!

  108. Ainda que tenha alguma verdade, coisa rara hoje, quando se trata de acusar Bolsonaro, acho a ideia plausível, afinal atentaram até contra sua vida. A esquerda aliada a aos grandes corruptos, criaram um ambiente sombrio e inóspito para o governo de Bolsonaro e necessário é ter uma contra espionagem contra tamanha máfia. Se Santo Crus saiu por isso, foi bem feito pois não há como permitir traíras nesse momento de emancipação da escuridão.

    1. 🎯🎯🎯🎯🎯🎯🎯🎯🎯🎯🎯🎯🎯

  109. Xiiiiii, lá vem os militantes bolsonaristas atacar a Crusoé. Bando de ignorantes. Ataquem o Bebiano, que confirmou a notícia. Gente estúpida. Se não gosta da publicação sumam daqui. A maioria gosta seus calhordas. E pra ser bem transparente acrescento minha opinião: Bolsonaro é um presidente burro e um pai b.o.s.t.a não tem coragem de se impor aos lixos dos seus filhos, principalmente o mais covarde, louco e perigoso deles, o 02, o chupador de r.o.l.a

    1. Jorge, arruma uma vaga dessa aí na Crusoé pra mim também.

  110. Falta do que falar, nenhuma prova ,só fofoca, é mesmo que tal fato ocorresse , seria justificável pela tentativa de assassinato e essa perseguição diabólica que o presidente sofreu e sofre. Traíra nesse governo. é o que não falta.

  111. 🇧🇷 O Carlos não me é simpático nunca votei nele, mais essa matéria beira ao absurdo agora querem condenar uma pessoa por intenção não mais por atos? 🇧🇷 Nenhuma prova que tenha ocorrido apenas ilações e fofocas até está revista entrou pro time dos lixos globo e Folha. 🇧🇷 Hora de encerrar as contas aqui.

  112. PARECE QUE A CRUSOÉ, ESTA APELANDO PARA OS ARAPONGAS DO PT DO TEMPO DO COLOR DE MELLO, EM QUE ELES ERAM OS ESPIÕES PARALELO DO PT E CONSEGUIRAM DERRUBAR O COLLOR, SÓ QUE ISTO É PASSADO E COMO OS ESQUERDOPATAS VIVEM NO PASSADO A TECNOLOGIA JÁ ESTA MUITO AVANÇADA CUIDADO CRUSOÉ, NOS OS LEITORES JÁ ESTAMOS DE ORELHAS EM PÉ COM OS TEUS COLABORADORES !!!!

    1. Parabéns Sr. João Ribas pelo seu excelente comentário. O Sr. foi perfeito. A Crusoé esra deixando a desejar. Muitas fofocas e pouca veracidade dos fatos.

    2. Parabéns Sr. João Ribas pelo seu excelente comentário. O Sr. foi perfeito. A Crusoé esra deixando a desejar. Muitas fofocas e pouca veracidade dos fatos.

  113. Bom o artigo. Acho importante denunciar esse tipo de coisa. Mesmo que não se tenha provas, denunciando é que teremos investigação. Isso de ficarem dizendo que é “ti-ti-ti” da revista está completamente equivocado.

    1. Denunciar sem provas é o que? Mera irresponsabilidade? Não. É crime.

    2. Denunciar sem provas! Como é o nome disso ? Fake News!

    3. 🇧🇷 Sandra me disseram que vc estava num motel com um amigo meu? E que vc planejava uma lua de mel com seu amante! Entende agora o que são ilações e fofocas? Se serve para Carlos serve para vc também.

  114. A imprensa deve ser livre justamente para garantir que o poderoso não ultrapasse certos limites. É lógico que é preciso investigar. Não votei em Bolsonaro para trocar um modelo de populismo por outro. Não assino a Crusoé para me pedirem licença para fazer seu trabalho. Investiguem!

    1. A investigação aqui é jornalística, não oficial. Não cabe avaliação de custo oportunidade.

    2. Investigações somente são iniciadas se, é somente se, existirem indícios fortes de que os fatos possam existir. Investigação é onerosa. Esse negócio de lançar uma opinião, uma dúvida não é suficiente.

  115. Primeiro, esses filhões são realmente insuportáveis ao interferir em áreas sensíveis e estratégicas do governo. Um trio de aloprados. Segundo, será que esse Bebiano acha que vai se eleger em cima da fama de Gu Futrica?

  116. A esquerda sempre teve a sua ABIN particular e é por isso que ainda está no poder infiltrado em todas as instituições. Além disso, promove o tempo todo o assassinato de reputações através de seu setor operacional disfarçado de imprensa. Logo estarão de volta ao poder pois tem muita gente que ainda acredita que a "imprensa" é imprensa mesmo.

    1. A imprensa já tem o seu lado declarado. A mim interessa os fatos e as evidências

  117. Pera ai ! Essa história de fazer dossiês e boa ou ruim, entendo que só haverá dossiê importante se houver crimes, caso contrario serão apenas intrigas é invasão de privacidade e folhetins de fofoca. Pensando bem, pesa o fato de afetar apenas os inimigos do JB ( 90%) dos corruptos de plantão, o saldo para a nação tende a ser imenso, o BRASIL sai ganhando. Imprensa !! Ora imprensa estamos em um processo de depuração, extrema imprensa modelo vardevaldo também não interessa ao povo, logo ABIN ok

    1. Não só o Bibiano, mas Joice, todos os Canalhas que se grudaram ao Bolssonaro para serem eleitos e depois os apunhalaram pelas castas, Cretinos !!

  118. Como é engraçado a Crusoe/antagonista continuar usando como fonte dois traíras. O Diabo Cruz e o Bebbicai foram tirados do páreo pq tinham ligações com adversários e valores contrários ao que Bolsonaro foi eleito, simples. E além disso foram pegos com a boca na botija. O Santos Cruz é fantoche palestrante de ONg globalista, e ligado ao isentismo nacional, já o Bebbiano basta ver que mal saiu já sentou no copinho do Dorianna.

    1. Sem defender ou acusar algum governo, alguém conhece o que se passa nos “porões” do Executivo, Legislativo e Judiciário ??? Cada administrador cuida dessa defesa, seja ela oficial ou paralela, se algum de vcs fossem políticos, confiariam em outro político ??? Enquanto o outro pensar igual ao “chefe”, ele fica, se não ... tchau. Isso é política.

  119. São 1.300 funcionários com comando duplo, um de fato e outro de faz de conta. Nunca pensei q o general Heleno se humilhasse tanto. Os filhos de bolsonaros se acham príncipes numa monarquia anárquica onde eles fazem o q querem. E ainda querem q eu na pra rua... só se for pra protestar. JB só serviu pra tirar o PT do governo, ponto. Tá na hora do Heleno assumir o botar ordem no chiqueiro q aquilo se tornou.

    1. A diferença é que peido sem barulho fede bastante. kkkkkkk. Vide o que fez a petralhada na surdina, nos catorze anos em que estiveram no poder. Ainda fede até hoje. kkkkkkk.

    2. Pessoas como vc não farão falta dia 15. Denúncia sem prova , é igual peido sem barulho !

    3. Menos Leandro... Menos... O Bebiano também não é flor q se cheira não, ele agora se aliou ao Witzel e Doria Cintra o JB. Um oportunista. Só q vai dar com os burros n'água e só aguardamos pra ver.

  120. Matéria baseada em "Joice Hasselmann ouviu dizer", " Bebianno imaginou que fosse para" ..., fofoquinha pra encher linguiça, no caso provavelmente por falta de notícia .

  121. ESSES FILHOS DO BOLSO SÃO A IMAGEM DOS POLÍTICOS PICARETAS :FLÁVIO O ÍNTEGRO SENADOR ATÉ HOJE NÃO ASSINOU COM OS SENADORES A URGÊNCIA DA PRISÃO EM 2 INSTÂNCIA .CARLUXO O ANENCÉFALO POSTANDO BOBAGENS E ATACANDO GENERAIS ,E EDUARDO MONTANDO ESPIONAGEM E SE ACHANDO UM DIPLOMATA 🤮🤮🤮🤮🤮

  122. Estou fazendo uma pesquisa sobre os atos de 15 de março. Por favor, quem vai diga SIM ou Eu Vou. Colabore colocando o local e o horário da manifestação.

  123. Votei no Bolsonaro mas, a meu ver, essa perniciosa relação do presidente com sua família em assuntos de governo está trazendo inúmeras dificuldades no seu relacionamento com as outras autoridades. É um desgaste perigoso e desnecessário.

  124. É a hora do jornalista dar notícias do inquérito inconstitucional do STf, da lava toga, da ratazana mor fazendo viagem internacional as custas do dinheiro público roubado, chega de achismo parece fake news tirado da cachola do jornalista.

  125. Que reportagem maravilhosa, baseada em Joice Hasselman ter ouvido falar e em Bebiano imaginar que era para ataque de adversários. Agora entendi porque a assinatura da revista é anual, vou ter que esperar até novembro pra cancelar essa revista de fofocas. Começou bem, mas o fundo do poço no brasil não tem limites.

    1. Ô sua besta quadrada. Tu querias o quê. Que a porra da assinatura fosse diária, semanal,horária? Ahh vai te catar figura..

  126. Desde o dia da posse Carlos Bolsonaro demonstra ser um garoto que resolveu dar uma de “protetor do pai presidente”, por acreditar em teorias da conspiração para mata-lo. Essa paranoia do Carlos o leva a situações extremamente constrangedoras e a atitudes descabidas. Que o conteúdo da reportagem não venha a se concretizar, pois o serviço prestado por uma agência como a ABIN não pode se desvirtuar, sob pena de colocar o país numa condição bastante vulnerável.

    1. "Teoria" da conspiração??? Esfaquearam o pai dele em meio a uma multidão que o aplaudia, lembra?

  127. o problema e o trad, na bagaça aí, porém, ta muita fofoca na crusoé. só um dos primeiros assinantes, mas , já estou pensando em buscar em outras fontes. cancelar minha assinatura.

  128. É mais uma derrapada da revista . Uma agência dessa hj em dia não dá pra ser criada sem que seja vazada sua criação. Tantos fatos mais importantes e perdendo tempo com conjecturas. Vai investigar o STF é seus desmandos e o Congresso e seus desvião que emperram a evolução do País

  129. Ohhh gente, quanta fofoca e disse que me disse... tudo para levantar a palavra impeachment . Dio mio!!! Vamos para assuntos concretos e importantes para o povo brasileiro? Que tal?

  130. quando me propus a assinar Crusoé, o fiz pq a proposta da revista seria de dar informações isentas de qualquer viés político tendencioso. Mas o que leio , tem me causado irritação. Não foi para isso que assinei esse semanal.

  131. Antagonizem seus idiotas !! Deve ser do FMB , aquele que se ferrou achando que iria ter cargo no governo ! Matéria exdrúxula , disse que me disse, baseado em informações de Peppa e BebiAnus! É o fim da revista chegando !

    1. kkkk... impressionante como tem pessoas com o fígado na cabeça.... Para os bolsonaristas, se nãose passou pano pra nova família aristocrática... já se está contra o governo... voto não é cheque em branco... Talvez pra vc seja... pra vc... Essa direita renascida ainda não é direita de fato... há muito esquerdismo neste governo...

  132. A Crusoé se perdeu. É uma ilação atrás da outra. Pelo andar da carruagem não terá vida longa. Não vejo a hora de cancelar minha assinatura que foi renovada e a contragosto. Prefiro a Gazeta do povo, o qual recomendo.

    1. Essa tal gazeta é uma boa merda.. não caiam nesse velho truque barato, ó cambada..

  133. Entrevista passada a prosa pra gerar materia bem tendenciosa. Tudo indica que um desafeto, pagou pela "matéria". . Um lembrete para o FABIO SERAPIÃO: se quer ser um jornalista destacado e procurado, procure ser imparcial, não ligar o achômetro e não usar apelidos pejorativos. É simples, seja um Jornalista.

    1. Tipo a que já está provada nacionalmente, e que os petralhas negam diuturnamente, que é o envolvimento de lula e seus "companheiros" no mensalão e no petrolão.

  134. Reportagem baseada em "disse que me disse". Ainda mais vindo de Joice e Bebianno (O x-9) Se o General Santos Cruz confirmar , ai eu acredito e é algo muito grave. Sinto cheiro da mão do Dória neste assunto. $$$$ rolando solto.

  135. Em um determinado momento cancelei minha assinatura da revista Veja por conta da mudança de perfil dos redatores e das matérias. Além disso, com as redes sociais e mídias digitais, “revistas impressas” se tornaram obsoletas por trazer apenas o resumo da semana às sextas-feiras. Qualquer semelhança com a Crusoe é mera coincidência (?).

    1. Realmente várias reportagens da Crusoé estão baseadas em achismos, sempre com viés negativo contra o governo. Vou aguardar mais um pouco e reavaliar se vale a pena continuar assinando pois não estou achando que a revista esteja sendo neutra nas notícias e artigos. Uma pena.

    2. Maurício vc tem toda razão. Ao ler essa matéria a primeira reação minha foi cancelar a assinatura. Darei mais uma chance.

  136. Toda sexta-feira uma matéria mais desagradável e inútil que da edição anterior (gosto é gosto, respeitem o meu). Eu jamais voltaria a dar meu voto a qualquer dos filhos do nosso bom Presidente, mas isso que a Crusoé anda fazendo, é traição aos assinantes. Não sei qual é o alvo para a sobrevivência, eis que aqueles que não conseguem sequer entender o manual de um telefone celular, jamais seriam assinantes de uma revista. Vá em frente, Crusoé. Minha participação está chegando ao fim e sem volta.

    1. Já deu para entender, é difícil mostrar a verdade, tem muito texto de justificativas evasivas, fui ....

    2. Não fale por mim, sou assinante e aplaudo a isenção política da Crusoé e Antagonista. Realmente para quem busca imprensa chapa branca,sem político de estimação, não encontra aqui.

  137. O Bebi não recuperou-se por ter sido saído do gov JB. Quiçá ele terá alguma recuperação se de fato vier candidato e for eleito Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro. Quem sabe ?

  138. Os termos usados já denotam o “uso” da matéria: “segundo” fulano, “imagino”, “a se considerar”, “tudo indicava”, “não sei se” aconteceu... ou seja, a matéria quer fabricar crises e “investigações” sem qualquer fato relevante real ou confirmado. Só fofocas de “ex”. Parece vingancinha do Moura Brasil...

    1. Já cansei de ouvir esse papo de encerrar a assinatura, mas continuam por aqui atazanando a paciência, já vai tarde...

  139. Não é DIREITA contra ESQUERDA. Não é RICO contra POBRE. É a NAÇÃO contra a CORRUPÇÃO. DIA 15 TODOS NAS RUAS. Só faltam 9 dias.

    1. Estou contando nos dedos os dias que faltam, para ficar livre da sua panfletagem.

  140. Decepcionante a matéria baseada em disse me disse de uma pessoa frustrada, no caso esse Bebiano, num programa de tv pífio e desmoralizado, no caso esse RodaViva. Felipe já teve dias melhores... Não é à toa que a Cruzoé anda oferecendo seus produtos de graça.

  141. Lembro de quando Lula era presidente e a Marisa mandou fazer uma estrela de flores vermelhas no Jardim do Alvorada...talvez seja um vírus do terceiro mundo ou sei lá o que, mas nada de republicano nessas atitudes de confundir o poder com o quarto de brinquedos

  142. Desde a posse, quando Carluxo sentou atrás no carro presidencial como se estivesse num bugre indo a praia, já dava sinais que trataria a República como seu quarto de brinquedos...lamentável!!!!

  143. Parece assunto de quem não ter o que fazer e torce pro país dar errado ! Por mais que haja *defeitos* na atual gestão é muito menos perigosa se o PT tivesse no comando ! Agora qualquer assunto é motivo de impeachment ? De que lado vcs estão? Pondo mais lenha na fogueira ? Esse governo nada faz de bom ? Qualquer coisa é melhor que PT ! Que sejam apurados todos os desvios de conduta. O presidente é visado por matadores e confia nos filhos ! Como resolver essa equação?

    1. Esse presidente e os patetas dos seus filhos são uns irresponsáveis despreparados, aceita que dói menos...

  144. Alguma vez a CRUZOÉ mergulhou fundo para saber a vida pregressa de Bebiano? Agora indicado por Doria para Prefeitura do RJ. Não acham interessante a Joice e o Frota serem aplaudidos na CPI dos memes pelo PDT, PT e PSOL? Querem respeito com os jornalistas que trabalham na surdina para derrubar um Presidente que continua tendo apoio do povo. Vamos esperar o desdobramento do caso Gabriel Monteiro que deve com certeza levantar a poeira que envolve Witzel, e Doria. Aguardemos.

  145. Reportagem rasa, medíocre, fazendo questão de colocar tudo no mesmo balaio e confundir o leitor... Esta revista está decepcionante!!!!

  146. Parecendo mais redação de vestibular dos anos 90. Introdução, desenvolvimento e conclusão. Reportagem rasteira só para requentar fatos.

    1. Conexào o que mesmo? É uma verdadeira droga.. completamente ideologizada.. ah vai plantar cavaco.. são uns ignorantes...

    2. Também vou cancelar minha assinatura, a Conexão Política está melhor.

    3. Isto não muda nada. Tem que investigar , doa a quem doer.

    4. Não dá + pra ler esta CRUSOÉ. Parece a Folha. Vou cancelar minha assinatura!

  147. São urgentemente necessárias + uma boa, profunda, consistente, eficaz, firme conversa verde-oliva e + rápidas 'aproximações sucessivas'. O BRASIL não pode ficar à mercê desses 3 crápulas patetóides doentios e 1 teleguiado. É preciso, *'constitucionalmente'*, defenestrá-los, desinfestar e desinfeccionar o des-governo. É preciso salvar o BRASIL da ignorância e da insanidade. É preciso brecar e vacinar a República contra intromissões escandalosamente afrontosas, acintosas e criminosas como essas!!!

    1. E aí?... Esperarão que nos transformemos em um povo totalmente incontido de feras enfurecidas ????!!!!

    2. E aí?... Esperarão que nos transformemos em um povo totalmente incontido de feras enfurecidas???!!!

    3. O que está acontecendo em matéria de insandecidos abusos por obra de insandecidos abusivos e, da incompetência do núcleo central do des-governo, é exatamente o que aconteceu com o país nas garras da marginalha petralha antecedente. Agora não há mais a desculpa de "deixar correr solto para desmoralizar a esquerdalha marginal" às custas do sofrimento do *****POVO BRASILEIRO*****. TEMOS MECANISMOS ABSOLUTAMENTE CONSTITUCIONAIS PARA IMPEDIR TAIS ABSURDOS E HEDIONDOS ABUSOS.

  148. Estratégias e estratégias. O momento é tirar o foco da globolixo e deixar a sacanagem com o Doria, através da TV Cultura. Imprensa deixa de ser marrom e cardinaliza, escandaliza, desespera. Porque Augusto Nunes saiu desse programinha à lá central globonews? Respondo: Pq seu jornalismo é independente!!! BEBIANO nunca foi nada, e será menos ainda, se candidatando à prefeitura do Rio, ainda + tendo Doria como orientador e garoto propaganda. ABIN nasceu c FHC, deve ser extinta. Dia 15 nas RUAS

    1. Mais do que mafioso, o Carlos Bolsonaro é um individuo delirante.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO