ReproduçãoMaduro em vestes militares: ele diz que o Brasil busca um "conflito armado" com a Venezuela

Ele quer confusão

Por que o ditador Nicolás Maduro tem repetido a lorota de que o Brasil, em combinação com os Estados Unidos, quer guerra com a Venezuela
28.02.20

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, tem elevado cada mais o seu tom belicoso. Depois de ordenar um exercício militar denominado Escudo Bolivariano 2020, ele afirmou que as manobras continuarão indefinidamente, com operações sendo feitas sem aviso em qualquer canto do país. Ex-motorista de ônibus, ele também passou a ser visto com frequência usando um uniforme verde-oliva, costume de seu antecessor Hugo Chávez.

Para justificar as manobras militares, Maduro tem acusado outros países, em especial o Brasil e os Estados Unidos, de planejar um ataque ao seu país. As manobras — que incluíram milicianos com foguetes capazes de derrubar aviões e soldados correndo com fuzis nos acostamentos de estradas — teriam, assim, o objetivo de dissuadir os inimigos internacionais do regime. “Essa tática de dissuasão usada pelo regime é risível. Um país não deve colocar em evidência seu poder de fogo, ainda mais quando os equipamentos são claramente obsoletos”, diz o cientista político venezuelano José Vicente Carrasquero.

“Há terroristas no território brasileiro preparando ataques e incursões militares contra a Venezuela. E nós temos direito de nos preparar”, declarou Maduro antes dos exercícios. Ele foi além: tachou o presidente Jair Bolsonaro de “fascista” e acusou o governo brasileiro de dar apoio a adversários do regime que tentam derrubá-lo. “Bolsonaro está arrastando as forças militares do Brasil para um conflito armado contra a Venezuela, ao amparar um grupo de terroristas que atacou um quartel militar venezuelano”, prosseguiu o ditador.

Há dois motivos evidentes, e interligados, para que Maduro começasse a inventar ameaças externas, a fim de tentar desviar as atenções. O primeiro deles é a situação econômica do país causada pela ditadura. Ela deteriorou-se ainda mais. Após calcular bastante os prós e contras da decisão, os Estados Unidos aplicaram sanções à Rosneft Trading, uma subsidiária da estatal petrolífera russa que tem feito vários acordos com a Venezuela. Desde que os americanos impuseram sanções à exportação de petróleo no ano passado, os venezuelanos passaram a vender 75% de sua produção para a Rosneft, que revende o produto a outros países. A comissão por essas vendas era o que dava algum oxigênio para a elite chavista. Sem ter como compensar seus companheiros, Maduro pode ser derrubado por eles.

Exercício de militares venezuelanos: a retórica de Maduro anima as claques
A segunda razão tem relação com a mudança na postura da Rússia com a Venezuela. Além de perder 3,5 bilhões de dólares com a queda de valor de mercado da Rosneft em um único dia por causa das sanções americanas, os russos também estariam deixando de receber pelos empréstimos feitos à PDVSA, a estatal de petróleo venezuelana. Em 2018, eles repassaram 6,5 bilhões de dólares para os venezuelanos. A dívida terá de ser liquidada pelo regime de Maduro com a exportação de petróleo até o final de 2020. No terceiro trimestre do ano passado, o atraso no pagamento já alcançava 800 milhões de dólares.

A Rosneft também assumiu a operação de alguns poços da PDVSA que estavam com a produção declinante e sem pessoal preparado para executar as funções. Os russos entraram em uma enrascada. Falta energia para fazer com que os campos funcionem. Para resolver a questão, Maduro publicou um decreto de “emergência energética para o setor de hidrocarbonetos”. Depois, criou uma comissão presidencial com o sugestivo nome de Alí Rodríguez Araque, em homenagem a um velho aliado do regime. O grupo terá “caráter plenipotenciário e contará com todo o poder do estado venezuelano para a defesa, reestruturação, reorganização e transformação integral de toda a indústria petroleira”.

A solução do problema, porém, não será tão fácil. “A comissão que Maduro formou me parece um arremedo. O grupo inclui militares que não entendem nada do negócio petrolífero”, diz o analista Andrés Serbin, especialista em assuntos venezuelanos. Maduro pode estar querendo também mandar uma mensagem para os russos de que os investimentos feitos por eles estão assegurados e que a Venezuela terminará de pagar a dívida. “Acho difícil que os russos comprem essa ideia”, diz Serbin.

No início de fevereiro, o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, fez uma visita à Venezuela. A viagem terminou sem declaração conjunta. Especula-se que Lavrov teria pressionado os venezuelanos. Além disso, o presidente russo Vladimir Putin confirmou que fará uma viagem oficial a Cuba, mas não incluiu a Venezuela no roteiro. Maduro tenta agora que Putin demonstre o seu apoio a ele fazendo uma parada em Caracas.

Se a Rússia virar as costas e o dinheiro com a exportação de petróleo seguir caindo, Maduro não terá mais como agradar à guarda pretoriana que o protege. Resta a ele, como se disse, buscar inimigos externos para tirar o foco da crise interna. Vestir uniforme militar e dizer que o Brasil quer invadir a Venezuela é das poucas coisas que ele ainda pode fazer para manter a sua claque animada.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Para tal nem mesmo é preciso que o CIDADÃO COMUM tenha qq NOÇÃO do que os PREDADORES e CORRUPTOS acreditam ser uma POSSIBILIDADE, tudo pq é POSSÍVEL se SEPARAR o que chega aos OUVIDOS deles e do CIDADÃO COMUM. PURA DISTOPIA.

  2. Aliás, é até MELHOR, pois deixar os PREDADORES e CORRUPTOS com a PULGA ATRÁS DA ORELHA é mais PERTURBADOR do que eles terem a CERTEZA, pois assim não SABEM como REAGIR. Unindo-se a PERTURBAÇÃO com o PÂNICO e o DESESPERO, o ESTADO DE DESORIENTAÇÃO só faria com que eles TOMASSEM as DECISÕES MAIS ESTÚPIDAS e IMPROVISADAS POSSÍVEIS. Ou seja, se ENFORCARIAM SEM PRODUZIR RESULTADO EFETIVO algum, para o BEM (deles) ou para o MAL (da SOCIEDADE).

  3. Na MELHOR DAS HIPÓTESES o país se TRANSFORMARIA em NARCOESTADO onde é são os RECURSOS DO TRÁFICO que BANCAM o ARMAMENTO que SUSTENTA o PODER através da FORÇA BRUTA. Seria BOM que Maduro estivesse PRONTO para SAIR enquanto AINDA pode, mas enquanto isto, pq ele e Bolsonaro não podem TROCAR FARPAS e ALIMENTAR a DISTOPIA aqui no Brasil? Para se ILUDIR os PREDADORES e CORRUPTOS nem mesmo precisa que a FARSA seja PÚBLICA, ela só precisa chegar aos OUVIDOS deles.

  4. Se Maduro for deixado SOZINHO, ele ACABARÁ CAINDO de Maduro. Ao contrário de Cuba, na Venezuela os MILITARES devem ser muito mais GULOSOS e INSACIÁVEIS, se Maduro não tiver com SATISFAZÊ-LOS, então qual a UTILIDADE dele? No MÁXIMO um MARIONETE que serve para esconder os VERDADEIROS CHEFES da NARCODITADURA. Sem a ASSISTÊNCIA RUSSA, como os MILITARES VENEZUELANOS teriam CONDIÇÕES de MANTER o PODER DE COERÇÃO da POPULAÇÃO? São NECESSÁRIAS ARMAS e PODER BÉLICO para SUBJUGAR e CONTROLAR o POVO.

  5. Ao contrário da DITADURA ARGENTINA, Bolsonaro estaria FAZENDO UM MOVIMENTO relativamente SEGURO e que poderia de uma vez dar a ele as CONDIÇÕES de deixar de ser um PROTÓTIPO para se tornar em DITADOR DE FATO. Imagine a MERA POSSIBILIDADE disto na CABEÇA dos PREDADORES e CORRUPTOS? Imagine a MERA POSSIBILIDADE disto na CABEÇA dos MANDANTES do ATENTADO a Bolsonaro? Não é para PIRAR O CABEÇÃO? É DISTOPIA PURA, mas os PREDADORES e CORRUPTOS merecem isto.

  6. É claro que se poderia LEVANTAR A HIPÓTESE que ao COMPRAR BRIGA com Maduro, que Bolsonaro estaria COMPRANDO BRIGA com a Rússia e a China (mais ou menos, pois um ESTADO FALIDO interessa a quem). Contudo, em MEIO a uma CRISE GLOBAL, não seria a OPORTUNIDADE PERFEITA de Bolsonaro COMPRAR uma BRIGA com a Venezuela e Maduro? Com Rússia e China MAIS PREOCUPADAS em REATIVAR e RECUPERAR suas ECONOMIAS, pq elas GASTARIAM RECURSOS para INTERVIR numa GUERRA entre Brasil/Venezuela?

  7. É DIFÍCIL imaginar qual BALBÚRDIA a MAIS que Bolsonaro poderia CRIAR, mas esta seria uma delas: uma GUERRA com a Venezuela. Se ele for mesmo um PROTÓTIPO DE DITADOR, já deveria ter feito isto a MUITO TEMPO, pois o NACIONALISMO CEGO se ALIMENTA do CONFLITO e da OPOSIÇÃO. Que ADVERSÁRIO MELHOR do que Maduro? Um SUJEITO que AFUNDOU a Venezuela e VIVE de BRAVATAS enquanto até o Brasil venceria ele em uma GUERRA. Há ADVERSÁRIO MELHOR do que Maduro e a Venezuela para um VALENTÃO que nem Bolsonaro?

  8. Claro que ele nem precisa realmente INVENTAR um GUERRA com a Venezuela, basta alguma RESPOSTA ATRAVESSADA, TROCA DE OFENSAS e as CLAQUES fazerem o resto. De um LADO acusa-se Bolsonaro de estar já se PREPARANDO para INVENTAR um DIVERSIONISMO diante da FALÊNCIA de seu GOVERNO, enquanto do outro se faz o DISCURSO DO PATRIOTISMO e da OFENSA À SOBERANIA BRASILEIRA. Pq Maduro deveria PROVOCAR o Brasil SEM UMA RESPOSTA? De que LADO os BRASILEIROS deveriam estar? Maduro ou Bolsonaro?

  9. Quando a Argentina passava por uma CRISE ECONÔMICA, SOCIAL e POLÍTICA AGUDA, o que a DITADURA ARGENTINA que já estava em seus ESTERTORES fez? Não foi INVENTAR a GUERRA DAS MALVINAS, que só ADIOU o FIM DA DITADURA e jogou a Argentina MAIS NO BURACO? Se há todos os INDÍCIOS de que o Brasil pode passar por uma CRISE ECONÔMICA, SOCIAL e POLÍTICA AGUDA, pq Bolsonaro não poderia ver na TÁTICA ARGENTINA e MADURISTA um SUBTERFÚGIO para DISTRAIR a POPULAÇÃO?

  10. Se do OUTRO LADO há um PROTÓTIPO de DITADOR querendo uma DESCULPA para um AUTO-GOLPE, que CIRCUNSTÂNCIA MELHOR do que um DITADOR em APUROS tentando DISTRAIR a POPULAÇÃO e ENCONTRAR um INIMIGO EXTERNO? Maduro e Bolsonaro não seriam a FOME COM A VONTADE DE COMER? Dois OPOSTOS que se ATRAEM? Uma AMEAÇA de GUERRA entre o Brasil e a Venezuela é só o que FALTA para deixar os CORRUPTOS com as CALÇAS e as TOGAS BORRADAS, sobretudo se as FAs fossem na PILHA de Maduro e Bolsonaro.

  11. Os dias dessa ditadura estão contados.... Maduro está por um fio. Infelizmente, essa praga não sai logo do poder para que o povo venezuelano tenham alguma esperança de um futuro melhor.

  12. Maduro é doido e idiota , todos sabem, só que ele quer levar Bolsanoro e familia pra essa polemica, e é muito facil, é tudo que eles gostam , Por favor alguém tenta convencer o Presidente a não cair nessa armadilha.

  13. O mundo deve ter pena do "Maduro". Deve arranjar um hospício para o cara. Ele pirou de vez. Está tendo terríveis alucinações, das quais o Brasil faz parte.

  14. O texto sobre a Venezuela está até cômico. E seria cômico se a situação daquele país não estivesse tão arruinada. Não entendo a subserviência daqueles militares. Ou são muito burros, ou ... são pagos a peso de ouro, para suportar uma situação daquelas. Coitados dos civis Bolivianos!

    1. Maria, é a 2a opção. Alem disso os militares venezuelanos estão envolvidos com o narcotráfico tb

  15. Pior é que o Brasil não tem combustível nem para 3 dias de combate... Estamos lascados com os idiotas externos e também com os internos... Não me espantaria o apoio interno dessa esquerda festiva e doente ao que esse louco fala sobre o Brasil.... Pobre Brasil... é inimigo de todos os lados...

  16. Um idiota megalomaníaco, com companheiros tipo a ex-presidente brasileira maluquete impeachmada, o molusco ex-presidiário, a chatonilda Narizinho, a maluca vice na Argentina e mais uma galeria de desajustados. Louco pra criar factoides que mantenham seus pobres seguidores no cabresto. Mais dia menos dia vai despencar ladeira abaixo. Só espero que arraste com ele os companheiros.

  17. Ele pode manter a claque dele animada. O Brasil é que não pode de jeito algum se meter nesse atoleiro e acabar responsável por milhões de miseráveis. Qualquer conflito deve ser evitado, mesmo que ele ataque.

    1. Corretíssima sua colocação. Certamente que Maduro torce para que haja alguma iniciativa bélica para criar um factóide que justifique sua permanência. Mas sabedores do altíssimo grau de profissionalismo e discernimento de nossas FFAA, em especial do Gen Theophilo, atual comandante do CMA - Comando Militar da Amazônia, o Brasil não vai entrar nessa esparrela criada por esse ditador. SELVA!

  18. A Venezuela e Cuba são os exemplos de todos os esquerdopatas brasileiros. Países acabados visivelmente mas que estes caras não enxergam. Morrem mais gentes do que em todas as guerras do planeta mas não se importam. Estes países não se consertam nunca e se não quizermos chegar lá precisamos eliminar todos que se acham donos da verdade, isto é mandando morar nestes países.

  19. Esse vagabundo quer incendiar a América do Sul, apoiado pelos seus aliados esquerdistas comunistas. O Brasil não deve cair na conversa desse ditador malandro.

    1. kkk, pois é o Lula Drão viaja tanto agora, só não quer visitar os amigos de Cuba e ou Venezuela; só quer a Europa, podia ser solidário com os companheiros, né 👀👀

    2. Duvido muito. Comunista gosta de visitar país capitalista.

    1. O desespero tomou conta do País, os cidadãos venezuelanos estão no limite do limite, para ocorrer um surto de patriotismo e fazerem justiça com as próprias mãos não está longe. Morreram alguns mas, salva-se um País que já chegou ao limite da tolerância. Ao acreditar em políticos temos que manter vivo o Amor próprio e à Pátria.

  20. O povo da Venezuela não merece este inferno que, a cada dia, fica pior. O Maduro é um idiota e deve ser eliminado. Nunca fui a favor da violência, porém, entre Maduro e seus fiéis generais, que um bom atentado os elimine. Que um governo civil seja implantado. Que um conselho internacional seja formado para contribuir na reconstrução da Venezuela. Que seu povo possa ser repatriado. Criminosos governantes e seus apoiadores políticos, militares e até mesmo os tribunais, respondam por seus crimes.

  21. Como uma gente pode ser tão demente a ponto de deixar esses bolivarianos tomarem e permanecerem no poder?! Não têm dinheiro para comer, o que dirá para um esforço de guerra, que poderia levar ao fechamento das fronteiras e bloqueio naval. Morreriam todos de fome em um mês.

  22. O ditador maduro, que já caiu de podre, está ressentido com o Brasil do presidente Bolsonaro que cortou as boquinhas que o assassino de brasileiro lula carniça deu ao ditador. O canalha ao invés de pensar merda, deveria estar cuidando do povo que está morrendo a minguá sem comida e remédios. Se o corona vírus bater na Venezuela, vai ser o maior número de morte no planeta, visto não terem sistema de saúde para atender à população. O Brasil tem que se prevenir, pois haverá fuga em massa pra cá.

  23. concordo com o Cap. Kirk , Rússia vai pular fora e Maduro não emplaca 2021....Putin vai se livrar deste abacaxi que não tem mais sumo... Sorte da Venezuela

    1. Também concordo. E Putin tem um abacaxi bem mais urgente para descascar, que é a Síria, com seu líder que mata seus compatriotas e com o oleoduto e gasoduto que por ali cruzam. Venezuela virou encrenca para o urso.

  24. Maduro e seu bando, como todo esquerdista, é um LADRÃO. É capaz de fazer mesmo uma besteira, e os milicos preguiçosos do Brasil, que só pensam em aposentadoria gorda, darem um vexame.

  25. Quanto ao Brasil eu tenho minhas dúvidas de qual país tem armamento mais obsoletos. No que tange os E.U.A só me faz rir. Com um assopro o Maduro e também o verde caem longe. Kkkkkk

  26. Vem aí o TSUNAMI do dia 15 de março. As ruas de todo o BRASIL serão inundadas por um MAR DE PATRIÓTAS que estão cansados de serem tratados como bobos e palhaços pelo congresso e pelo STF. Eles estão se cagando de medo do #DiadoFODA-SE. Estão se articulando, ameaçando impeachment e o diabo. Apelaram até para o FHC e o papa comunistóide, mas não adianta, o povo, verdadeiramente do bem, mais uma vez não vai se omitir. Todos para as ruas. #15 de março o #DiadoFODA-SE.

  27. Será um tiro no pé (ou na cabeça) . A argentina tentou essa manobra ao partir para retomada das Ilhas Malvinas. Resultado... nem ilha , nem governo.

  28. É só esperar a reeleição de Trump, para ver as roscas serem apertadas mais uma volta. Como aprenderam depois de várias Nicaráguas, os EUA precisam ganhar as batalhas no campo econômico/financeiro, deixando para última hipótese a opção militar.Embora seja seu poderio militar que protege sua moeda no mundo todo. Ex: sr. Podre e o Porquinho Atômico da Coréia sabem bem que depois das sanções vem os caças e os marines. Saddam Houssein que o diga (diria...). Meu palpite: Podre não emplaca todo 2021.

    1. Seu próprio pessoal se livrará dele - Maduro. "Entregar os anéis para salvar os dedos".

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO