"O Lula tinha que ter
sido exposto lá atrás"
O operador do mensalão, o maior esquema de corrupção do país até a descoberta do petrolão, se diz arrependido por ter poupado o ex-presidente por tanto tempo. Marcos Valério diz ter certeza de que, se tivesse contado no auge do escândalo tudo o que sabia, teria sido morto
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Marcos Valério Fernandes de Souza, o operador do mensalão, conheceu a cadeia pela primeira vez em 2008. O escândalo de compra de votos que atingiu em cheio o governo Lula tinha estourado havia três anos. Mas sua primeira prisão se deu por outra razão: ele foi fisgado pela Polícia Federal durante uma investigação que mirava a Cervejaria Petrópolis, envolvida em fraudes fiscais. Valério aparecia como “consultor” da empresa, descoberta mais recentemente como fonte de um dos vários propinodutos que abasteciam o PT e seus parceiros de negócios. Veio o julgamento do mensalão. De todos os acusados, José Dirceu à frente, Marcos Valério foi o que levou a maior pena: quase 40 anos de prisão. Teve início, então, sua segunda temporada no cárcere. Já cumprindo a sentença do Supremo Tribunal Federal, ele passou pela Papuda, em Brasília, e depois pelo Presídio Nelson Hungria, na região metropolitana de Belo Horizonte. Desde julho do ano passado, está numa cadeia “mais tranquila”. A APAC de Sete Lagoas, a 70 quilômetros da capital mineira, é destinada a detentos com bom comportamento. Mais humanizada, sem os horrores das grandes penitenciárias. Na última terça-feira, Crusoé foi até lá para entrevistá-lo. Marcos Valério parece à vontade. De tênis de corrida, calça jeans e com a camisa azul de detento por debaixo do casaco aberto, deixando à mostra o crachá que identifica todos os presos dali, o ex-publicitário de 57 anos recebe o repórter na biblioteca, a pouco mais de 20 metros de sua cela, onde dorme em um beliche de concreto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Carlos
2018-10-25 16:11:46O MAL DO MARCOS VALERIO FOI CONFIAR NO LULA, ACHOU QUE O MOLUSCO IA SEGURAR TUDO ACABOU DANÇANDO, TODOS QUE CONFIARAM NO LULA ATÉ HOJE DANÇARAM E COM O MARCOS VALERIO NÃO SERIA DIFERENTE. A GANANCIA LEVOU O MV A CONFIAR NO LULA, PQ DE BOBO OU INOCENTE ELE NÃO TEM NADA.
Teresinha
2018-10-06 05:49:49Essa entrevista precisa ir ao público, Crusoé!! Não guardem informações como essa só para os assinantes. O Brasil precisa disso.
ALEX
2018-09-19 10:49:25Excelente reportagem...
José
2018-08-30 13:20:21É uma pena que estas informações estão ao alcance de poucos. Se chegassem a grande massa populacional, provavelmente, teríamos a esperança de um Brasil melhor, ou pelo menos, tivéssemos uma imprensa isenta que, acredito, neste contexto, esteja a Crusoé, nos possibilitaria esperanças..
Marco
2018-08-10 15:02:28Excelente entrevista, mas deixou-me hiper curioso com a delação premiada que Valério vem fazendo. Espero que se concretize e torne-se informação pública, o Brasil precisa a verdade.
Josemar
2018-08-09 17:59:38Histórias como essa do Marcos Valério nos deixa com a sensação de quem viu um longa metragem de terror,impregnados de indignaçãoe perplexidade.Como é possível?Muito cúmplices do MV continuam impunes e agredindo a justiça...
ANTÔNIO
2018-07-26 18:44:00Mundo cão em que estamos vivendo. O país está perdido. Para quem apelar !
Ivaldo
2018-07-22 15:31:03Muito boa entrevista vamos ver a delação!
Leandro
2018-07-20 15:55:44Aqueles q nao apuraram as delações do M Valerio naquela época, deveriam ser indiciadas. Fizeram um mal enorme a nação. ja teríamos nos livrado dessa camarilha ha mais tempo e teríamos virado essa pagina. Faltou essa pa de cal.
Auxiliadora
2018-07-11 15:11:16Antes tarde do que nunca . E o Palocci tem coragem de inocentar o PT no caso Celso Daniel e pra cabaaaaaaa