Agência Brasil

A Lava Jato do Rio está na mira

Por que o braço fluminense da maior investigação anticorrupção da história do país tem mobilizado tantas forças para detê-lo
15.06.18

Foi em meio às descobertas da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba que os investigadores encontraram as pistas que dariam origem a mais uma complexa frente de investigação, desta vez com epicentro no Rio de Janeiro. Os sinais estavam nos desvios milionários na construção do Comperj, um complexo petroquímico da Petrobras, e na reforma do estádio do Maracanã para a Copa de 2014. As duas obras ficaram a cargo de empreiteiras investigadas por participação no petrolão e, a exemplo das demais que já haviam surgido de baciada no Paraná, tinham graves indícios de superfaturamento e desvios. Remetida à capital fluminense, essa ponta da investigação acabou por originar a Operação Calicute, em novembro de 2016, que levou para a prisão o ex-governador Sérgio Cabral. Era só o começo. Como desdobramento das primeiras descobertas, na sequência vieram várias outras operações. O braço da Lava Jato no Rio se fortaleceu. Se a força-tarefa de Curitiba notabilizou Sergio Moro, no Rio as dezenas de inquéritos apresentaram ao país o juiz Marcelo Bretas, com caneta tão pesada quanto a do colega do Sul.

Sérgio Cabral, personagem onipresente nas investigações, viu-se condenado cinco vezes até agora e contabiliza penas que somam 100 anos de prisão. Os seus parceiros de negócios, incluindo políticos, doleiros e empresários, foram igualmente presos. À medida que avançava, porém, a Lava Jato do Rio foi se tornando alvo de violentas reações no Judiciário – reações maiores do que as experimentadas pela sua gêmea de Curitiba.

As ordens de prisão expedidas por Marcelo Bretas a partir dos pedidos da força-tarefa montada para conduzir as investigações no Rio têm sido sistematicamente atacadas em Brasília. De maio para cá, já foram mais de duas dezenas de decisões para tirar da cadeia alvos do braço fluminense da Lava Jato. Os habeas corpus partiram do ministro Gilmar Mendes que, em seus despachos, fez questão de aplicar reprimendas ao magistrado e aos investigadores fluminenses. Em uma dessas decisões, por exemplo, o ministro do Supremo admitiu que não caberia a ele julgar o habeas corpus de Orlando Diniz, ex-presidente da Federação do Comércio do Rio (Fecomércio-RJ), porque ainda restavam etapas nas instâncias inferiores a serem cumpridas e uma regra do Supremo veda esse tipo de “atalho”. Mesmo assim, Gilmar afirmou que abriria uma exceção, porque a decisão de Marcelo Bretas configurava “abuso de poder”. O ministro arrematou dizendo que as acusações eram sobre fatos de anos atrás e, por isso, Orlando Diniz não representava riscos à investigação. O habeas corpus foi concedido.

Adriano Machado/CrusoéO ministro Gilmar Mendes já concedeu mais de 20 habeas corpus para liberar presos da Lava Jato do Rio (Rosinei Coutinho/STF)
Isso foi em 31 de maio. Quatro dias depois, Gilmar Mendes pensou de forma diferente. Estava em questão um pedido de habeas corpus feito pela Defensoria Pública de São Paulo sobre a situação de um homem de 56 anos, condenado e preso na cidade de Franca em 2017. Os fatos remetiam a 2013, quando o homem roubou 140 reais de um taxista, usando uma faca. A Defensoria pedia prisão domiciliar humanitária porque o detento ficou cego, depois que um tumor cerebral lhe causou um acidente vascular, tem paralisia dos membros, é cadeirante, tem HIV e precisa da ajuda de colegas de celas até para suas necessidades mais comezinhas. Gilmar Mendes decidiu que não cabia libertar o preso. Por quê? Porque era preciso aguardar a decisão das instâncias inferiores e, nesse caso, não havia “flagrante hipótese de constrangimento ilegal”. O habeas corpus foi negado.

As ordens de Gilmar Mendes para soltar investigados são a camada mais visível da disputa entre Brasília e Rio. Tudo começou quando o empresário da área de transportes Jacob Barata Filho foi preso pela Lava Jato em 2017 – e solto três vezes por Gilmar Mendes. A mulher do ministro, Guiomar Feitosa, é sócia do escritório de Sérgio Bermudes, que tem em sua carteira de clientes no Rio ninguém menos que Jacob Barata Filho. Além disso, Gilmar foi padrinho do casamento da filha de Barata com um sobrinho de Guiomar. A força-tarefa do Rio decidiu comprar a briga e pediu, formalmente, a suspeição e o afastamento do ministro. Para isso, citou a proximidade de Guiomar com o acusado e o fato de Francisco Feitosa, cunhado de Gilmar Mendes, ser sócio de Barata numa empresa de ônibus no Ceará. Além disso, o empresário é defendido na esfera criminal por um advogado que atua em favor do próprio Gilmar Mendes em outros processos. O pedido de suspeição foi levado ao Supremo pelo então procurador-geral da República Rodrigo Janot. Raquel Dodge, a atual titular do cargo, se manifestou contra o pleito.

Orlando Diniz, ex-presidente da Fecomércio, é um dos pivôs da guerra (Reprodução/TV Globo)
O pedido dos procuradores para afastar Gilmar dos processos de Jacob Barata Filho deflagrou a guerra particular entre o ministro e a Lava Jato do Rio, mas existe algo a mais nessa disputa. A força-tarefa fluminense começou a cutucar um quisto: as relações multimilionárias entre advogados ligados a ministros e empresários interessados em decisões dos tribunais superiores. Orlando Diniz, aquele que foi solto por Gilmar para evitar “abuso de poder”, esteve à frente da maior contratação já vista de escritórios de advocacia do Rio, de São Paulo e de Brasília – alguns deles ligados a gente importante do Judiciário.

Nos últimos anos, a Fecomércio do Rio gastou incríveis 180 milhões de reais com uma salada de bancas que inclui o advogado do ex-presidente Lula (68 milhões de reais), um filho (25 milhões de reais) e um sobrinho (4,7 milhões) de ministros do STJ e a banca da mulher de Sergio Cabral, Adriana Ancelmo (19 milhões de reais), entre outros felizardos. É até difícil imaginar a quantidade de demandas judiciais que poderia explicar tanto dinheiro gasto com escritórios de advocacia, mas a principal disputa da Fecomércio nos tribunais não era nada de outro mundo: tinha por objetivo manter Orlando Diniz no cargo da entidade e, assim, no controle do orçamento bilionário da entidade (e das contratações).

Some-se a isso a operação “Câmbio, desligo”, na qual os investigadores pediram a prisão de mais de 40 doleiros – entre eles, Dario Messer, dono do título de “doleiro dos doleiros”. A ordem partiu do mesmo Marcelo Bretas. A operação causou arrepios em políticos e empresários poderosos do Rio e de Brasília. Tudo graças ao entendimento de que, a partir desse pedaço da Lava Jato, pode surgir a segunda Lava Jato, uma vez que essa rede de doleiros controlava um emaranhando de 3 mil empresas com contas em pelo menos 52 países. Contas pelas quais teriam passado 1,6 bilhão de dólares. A hipótese óbvia é de que, por trás desse esquema, haja figuras que ainda não foram fisgadas pela maior investigação anticorrupção da história do Brasil.

Reprodução/TV GloboO empresário Jacob Barata Filho tem ligações estreitas com a família de Gilmar (Reprodução/ TV Globo)
Com tantas e variadas prisões (e solturas), as trocas de tiros entre Gilmar Mendes e a Lava Jato do Rio ganharam intensidade. O ministro fala em conluio entre os juízes e procuradores da Lava Jato. Chegou a dizer até que as prisões seriam um método de tortura para a obtenção de novas delações. O juiz Marcelo Bretas contra-atacou, mas de maneira comedida. Em um dos processos enviados ao Supremo, ele beliscou Gilmar dizendo que corrupção não é um crime menor. No Twitter, onde costuma aparecer com alguma frequência, ele deu um recado cifrado, embora claríssimo: “Com leis ruins e juízes bons ainda é possível governar. Mas com juízes ruins as melhores leis não servem para nada”. A frase é atribuída a Otto von Bismarck, o estadista que unificou a Alemanha no século XIX.

Outro capítulo do embate aconteceu na esteira da revelação de que o IDP, o Instituto Brasiliense de Direito Público, era patrocinado pela Fecomércio. O IDP tem como sócio Gilmar Mendes, que soltou Orlando Diniz, que presidiu a Fecomércio, que deu dinheiro ao IDP. A Lava Jato do Rio acionou a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, para que ela peça, de novo, a suspeição de Gilmar Mendes. Desta feita, nos processos que envolvem Orlando Diniz. O pedido cita reportagem de Crusoé sobre o tema.

Nessa guerra que opõe Brasília ao Rio de Janeiro, há um elemento adicional. Trata-se de uma inspeção programada para esta semana no Rio de Janeiro. Um dos alvos da medida é o desembargador Abel Gomes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Gomes tem importância fundamental para a Lava Jato. Ele é o relator da operação no tribunal e, portanto, encarregado de confirmar ou cassar as decisões de Marcelo Bretas. O dado pitoresco é que a inspeção será feita por Ney Bello, desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede em Brasília, que já foi juiz auxiliar no gabinete de Gilmar Mendes e é o candidato dileto do ministro à próxima vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na prática, um desembargador ligado a Gilmar vai fiscalizar os atos de um desembargador a quem estão subordinadas as decisões de Marcelo Bretas, desafeto de Gilmar. A inspeção analisará cinco habeas corpus negados por Abel Gomes. Quatro deles tinham como interessado Jacob Barata Filho. Em abril, Gilmar já havia determinado a abertura de inquérito para apurar se houve abuso de autoridade na transferência de Sérgio Cabral do Rio para Curitiba. Na ocasião, o ex-governador foi fotogrado com os pés acorrentados. Ali Mazloum, também juiz do gabinete de Gilmar, foi designado para tocar o caso. E é Gilmar, evidentemente, quem vai dar o veredicto.

A defesa do Estado de Direito não explica tanto empenho de Brasília para deter o braço fluminense da Lava Jato. Mas a defesa de um certo tipo de direito pode emprestar sentido a essa história que está longe do seu epílogo.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Filipe Coutinho, sua reportagem é excelente, mas gostaria de fazer um pedido: em que pese a metáfora Rio x Brasília seja direcionada à membros do Judiciário, na qualidade de residente em Brasília, trabalhador honesto e eleitor consciente, não posso ficar passivo ao uso do nome da cidade para associar à escória da sociedade que dilapida este País e que, na grande maioria das vezes, não nasceu e sequer reside em Brasília. Por favor, NÃO USE o nome da cidade para associar aos criminosos.

  2. O que causa espanto mais até que os procedimentos do Ministro Gilmar Mendes,aqui relatados, sob a toga que dá dignidade ao cargo que ocupa é a ausência de reação adequada a eles por parte das instituições que enfeixam o arcabouço democrático nacional:PGR,Senado Federal,AGU e próprio STF.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  3. O que causa espanto não é tanto os procedimentos aqui relatados de Gilmar Mendes, sob a toga que simboliza a dignidade do cargo que ocupa, mas a ausência de reação a eles por parte das instituições que enfeixam o aparelho democrático nacional,in casu,a PGR,o Senado Federal, a AGU e o próprio STF.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  4. Mais claro que isso não pode ser MG está envolvido com os bandidos. Não só ele mas a grande maioria do STF é os corruptos estão cobrando deles . Acredito que logo a lava jato chega neles e com a ajuda de uma imprensa seria como a Crusoé.

  5. Está extenuante nossa história! As barbaridades que acontecem em todos setores de nossos país, e principalmente no âmbito político e (oh! Deus!) judiciário... digo à vs jornalistas decentes: não esmoreçam!!!

  6. Este Juiz do Supremo deveria pensar "Se a Justiça humana não pode com ele ,a Divina é certa e ele não viverá para sempre ,daí ,cabe a ele repensar no que pode lhe advir ! Ninguém fica impune ,muito menos este senhor com a toga preta !

  7. É muito triste ficar sabendo dessas arbitrariedades desse inacreditável gilmar mendes (minúsculas propositais) e o STF não julgar o seu impedimento. Se pudesse, diante do caos instalado no Brasil, cairia fora. A Venezuela é aqui!

  8. Tudo verdade, GIlmar envolvido até a medula com a máfica dos ônibus e a máfia da Fecomércio. Esta última capitaneada por esse Orlando Diniz que manda ameaçar com capangas, como já ouvi histórias em primeira pessoa. Brasil é país de quadrilhas. Em todos os níveis. Dos guardadores de carro, até os Juízes do Supremo. E querem saber mais o que? Foda-se. Isso aqui não tem a menor chance de dar certo. É assim porque é assim mesmo, se não fosse assim, diferente seria. Parece tautologia mas é Brasil.

  9. Não há solução para a Lava-Jato com o tipo de povo que nos tornamos. Pessoas como Gilmar Mendes só fazem o que ele faz porque ele não teme conseguencias e muito menos ação do Congresso e do STF visto que a grande maioria dos confressistas brasileiros necessita de gente da laia dele para escaper dos seus crimes, como os empresarios, doleiros e etc estao escapando. Já o STF nao faz nada porque nem telhado mais tem. Proximo passo: SOLTAR LULA

    1. Por favor, Remangalô! Mais respeito aos sanfoneiros de meretrício!

    2. O sanfoneiro de zona Gilmar Mendes, esta envolvido até o pescoço na corrupção, ele e a curriola do STF que age contra a lava jato.

  10. Com certeza Gilmar Mendes é o representante da máfia carioca. Ele está mesmo se utilizando do cargo para defender seus amigos e cúmplices na maracutaia.

  11. Não consigo admitir como ainda somos tão passivos e tolerantes diante de tantas barbaridades vindas desse STF, principalmente desse canalha e bandido GM. O que nos falta? Qual a melhor maneira de cobrar? De quem? Do senado? Da mídia? Da sociedade, que continua preguiçosa qdo o assunto é político? Socorro Crusoé!

  12. Não é possível que não tenha um mecanismo para avaliar, punir ministro no supremo que cometa irregularidades, como essas cometidas por esse cidadão Gilmar.

  13. é o caso em que só a violência gera compreensão. Esse togado Supremo se acha descendente direto da realeza francesa... cortem-lhe a cabeça!!!!

  14. Gilmar Mendes, para mim, quando abre a boca para falar é como um NÊNIA (canção fúnebre ou canção triste). Não é digno de exercer a condição de Ministro do STF ou outro cargo público qualquer. É o que penso...

  15. Indubitável, em face da reiterada concessão de HC a indivíduos de seu estreito círculo de amizade e a terceiros outros com interesses espúrios, para dizer o menos, que o ministro Gilmar Mendes deixa entrever agir altamente questionável no que tange à imparcialidade. Inaceitável, ante tal quadro, que seus pares na Corte Maior permaneçam em olímpico silêncio, quando o deletério agir conspurque o Poder Judiciário. Ressalve-se, apenas, o eminente Ministro BARROSO. Triste.

  16. Indubitável, o Ministro Gilmar Mendes em face das decisões concessivas nos diversos Habeas-Corpus envolvendo amigos íntimos e terceiros outros com os quais o Julgador tem interesse no deslinde do feito, só por só, deixam entrever a mais completa falta de coerência no agir jurisdicional. Ininteligível, nesse passo, a olímpica omissão dos pares na Corte Maior - excetuado o eminente Ministro Barroso - ante tal conduta deletéria ao Poder Judiciário. Lamentável, triste, mas real.

  17. Há que se ter uma forma de destituir o ministro Gilmara Mendes. Ele trabalha do lado contrário do que se observa ser correto. Crusoé poderia fazer esse favor como o fez na saída do Pedro Parente.

    1. O Seu poderia, através de um processo de impeachment, afastá-lo. O problema é que Jumá Mends é defensor de vagabundos. Como ter esperança?

  18. Fica claro que Gilmar Mendes tem compromisso de melar a Lava Jato. É um elemento de alta periculosidade infiltrado no Poder Judiciário. É vergonhoso.

  19. Está na cara que Gilmar Mendes é diretamente interessado em acabar , ou no mínimo atrapalhar , o cumprimento da justiça . Ele tem negócios com os réus !!! É inconcebível que um homem com estas atitudes permaneça decidindo sobre os destinos de um país !!!!

  20. Quando se dizia uns 3 anos atrás que a lava jato atingiria o Judiciário imiscuido na maracutaiais, levandaram-se os defensores de plantão bradando contra. Agora.... os caminhos indicam as stas para lá. Quem poe o judiciário em cana? Ninguém! Ou toma-se o poder para obter-se justiça. Quem se habilita? ......

  21. "Pouco mais é necessário para erguer um Estado, da mais primitiva barbárie até o mais alto grau de opulência, além de paz, de baixos impostos e de boa administração da justiça: todo o resto corre por conta do curso natural das coisas" dito pelo Adam Smith o pai da economia moderna (XVIII) e se a gente observar o Brasil não tem paz (= insegurança), tem impostos elevados, a justiça é mal administrada (o vigarista Gilmar Mendes) e o resto não corre por conta própria (intervenção do Estado)

  22. A situação da justiça, no Brasil, é uma piada ácida...daquelas que deixa a grande maioria com nojo de acompanhar as notícias....E é aiê que essa corja reina soberana.

  23. Esse bandido do Gilmar Mendes, estar paranoico em destruir a operação Lava Jato, mas esse verme não vai conseguir, porque a lava jato pertence ao povo brasileiro de bem.

  24. Esse gilmar mendes, é a vergonha do STF , ele é um ser humano deplorável, nojento , e está pouco ligando para as reações contrárias as suas atitudes insanas e contraditórias.

  25. O Gilmar Mendes tem que ser expulso do STF , é uma mancha na instituição .Quem vai deter o crime organizado na suprema corte ?

    1. Esse adevogado Gilmar merdens é um miserável, e a porcaria do senado nada faz, porque estão todos ou grande parte envolvidos em corrupção, e os milicos ou estão tirando proveito ou também tem muito rabo preso e aí vai brazuelar a porcaria do país/!!!! vá a copa seu palhaço e depois vá catar comida nos latões de lixo por aí.....

  26. Nojento este Gilmar Mendes. Deveria ser preso. Tomara que alguem tenha coragem de denunciá-lo. Algo há por trás do seu comportamento.

    1. Estamos vivendo numa ditadura chamada supremo tribunal federal.

  27. Complexo do Alemão, de Lins ou da Maré são vacas de presépio diante desse verdadeiro criadouro do crime organizado.

  28. Desde Israel Nao da para acreditar, tanto poder do mal. Aqui temos democraacia ,por muito menos, politicos , ate o primeiro ministro sao investigados, e varios poderosos estao na Cadeia..(um ministro do supremo, e Arabe)

  29. Excelente matéria! Na verdade, este caso é um verdadeiro escândalo! Mais até do que o próprio escândalo de corrupção que está sendo investigado. Um juiz do STF que barra insistentemente o cumprimento da Lei. E ninguém faz nada???

  30. Estamos reféns do STF? O que fazer? Unir o povo e partir para Brasília? Será possível? Aguardar as eleições para virar o jogo? Está difícil ver uma saída!

    1. A mim também Agostinho!!!! Fosse em outro país onde as pessoas têm sangue que corre nas veias, amor próprio e dignidade, não deixaríamos continuarem nos cuspindo nas ventas sem nada fazef!!!! Aos que ainda restam sérios no STF... ajudem este resto de país!!! Pelo Amor de Deus!!!!

  31. Gilmar Mendes não poderia nem analisar processos de amigos. Deveria ser casado por improbidade. É o sumo sacerdote do supremo, um" Joãozinho da gomeia "do judiciário mágico.

  32. Esse tipo de justiça praticado no Brasil é piada de péssimo gosto. Como podemos acreditar na justiça com tanta contradição? Acho que vivemos a pior ditadura comandada não apenas por um ditador mas, por várias quadrilhas que se apossaram dos três poderes.

  33. Gi Gi não queria estar na tua pele acredite a prestação de contas será em breve !!! “Então eu orei assim: — Ó Senhor Todo-Poderoso, tu és um juiz justo. Tu examinas os nossos pensamentos e os nossos sentimentos. Deixa que eu veja a tua vingança contra eles, pois coloquei a minha causa nas tuas mãos.” Jeremias 11:20 NTLH

    1. Se o PODER realmente emana do povo, nós deveríamos ter o direito de tirar os ministros de tribunais superiores e juízes de seus cargos por meio de PLEBISCITOS. . Todo pedido de IMPEACHMENT contra magistrados deveria ser decidido pelos ELEITORES em PLEBISCITOS. . Os bandidos do Senado nomeiam para esses cargos seus advogados de defesa e depois os controlam segurando a tramitação desses pedidos. . Assim, nossos juízes só são contra majoritários em relação ao povo, não aos seus nomeadores.

  34. Este é o problema das nomeações indicadas pelos partidos, o interesse político prevalece até sobre o bom senso jurídico, todos os ministros tem suas indicações feitas na sombra através dos caciques de partidos, e através destes os favores são cobrados, esta aí a condução coercitiva, ninguém ligava para ela até atingir políticos.

  35. A sociedade precisa reagir duramente contra essa tentativa de desmantelamento da lava jato fluminense... Gilmar Mendes é o cabeça dessa bandidagem...

  36. Tudo isso remete claramente à série do Netflix: "Mecanismo". Dá nojo e embrulha o estômago ver tanta sujeira sendo empurrada prá debaixo do tapete, comandada pelo STF...

  37. Parabéns, Crusoé, pelo artigo muito claro, explicado didaticamente, o que ajuda bastante e convida à leitura. Parabéns pelo esforço e dedicação em investigar e ajudar a desvendar os horrores que vêm acontecendo por trás dos bastidores do poder no Brasil. Crusoé não é apenas uma revista, é também uma forma concreta de ajudar a desenrolar o mega novelo que os gatos maçarocaram para camuflar a infame e descomunal apropriação indébita dos bens do Brasil e de seu povo. Continuem! Muita força!

  38. Muito complexo tudo isso. Penso que as Associações de magistrados deveriam tomar atitudes para esclarecer a população das atitudes dos nossos juízes, especialmente dos que estão atuando contra a corrupção. Há que se insistir no pedido de impeachment de Gilmar Mendes, quem sabe até levando o caso a uma Corte Internacional.

  39. - Vamos Crusoé, a antissepsia só começa quando chegarmos ao local infeccionado, e o local está logo ali. Força, fé e foco. Parabéns pelo ótimo serviço prestado a esse paciente chamado Brasil.

  40. A Crusoé tem prestado um inestimável serviço de esclarecimentos, mas, ouso sugerir, precisa ir mais fundo do que já foi no caso de gilmar mendes. Está na cara que esse protetor de bandidos está muito mais envolvido do que já foi averiguado até agora. No caso da Lava Jato do Rio pode existir uma disputa pessoal dele com o Bretas, mas com certeza tem muito mais coisa em jogo. Esse homem é extremamente perigoso, dado o seu compadrio com bandidos e a força da caneta que tem na mão.

    1. Uma correção importante: protetor de bandidos multimilionários ....... no caso de Franca, a decisão foi outra.

  41. O grande empenho do Min. Gilmar mendes em torpedear a Lava-jato Fluminense envolve gente que de uma maneira ou de outra envolve gente que patrocina a empresa do ministro ou tem grau de parentesco com familiar dele.

  42. Dá nojo! Esses caras, um dia prestarão contas dessas maldades, injustiças, compadrio, corrupção. Tenho certeza que a Justiça Divina não aliviará.É bem provável que nossa "justiça" encontre meios de inocentá-los; deixe prescrever a pena ou, se não houver jeito, mande-os para prisão domiciliar, por já estarem velhos ou doentes. A IMPUNIDADE é tanta que, em plena operação Lava Jato os pilantras não tenham o menor constrangimento em continuar roubando. SÓ A IMPUNIDADE JUSTIFICA ISSO.

  43. O problema dos semi-deuses do STF é justamente este: Quem irá julgá-los?? Se aqui fosse um país civilizado e sério, Gilmar Mendes estaria sendo processado por obstrução de justiça!

  44. Não é só no Rio. Leiam e comentem: Fachin pede para 2ª Turma julgar pedido de liberdade de Lula no dia 26. No site do Globo na seção Brasil. Completo absurdo.

  45. Os fatos estão ai, mas sabe o que eu acho engraçado, é que ninguém do Estadão, Folha de São Paulo, o Globo, e demais falam nada, ta todo mundo calado, porque será?

    1. Os jornais citados não são de DIREITA E NEM DE ESQUERDA, são do centro, centro da corrupção, por isso o silêncio....

    2. Deve Ser porque a Crusoé esta mentindo, eles inventaram tudo isto.

  46. Cada matéria da Crusoé vale mais que uma semana inteira de Jornal Nacional. É patético que a Globo não repercuta os furos jornalísticos de valor inestimável desta que já é a melhor novidade midiática brasileira. Parabéns, Crusoé! Parabéns, Antagonistas!

    1. Até quando que este porteiro de puteiro chamado Gilmar Mendes vai navegar impunemente.

  47. E nosso Senado acovardado nada faz contra esses ministros! Estamos reféns da bandidagem que, ainda por cima, nos tira o direito a uma eleição limpa em 2018. Mas eles não vão me tirar a indignação. Não vou parar de lutar contra eles.

  48. Não há nada pior do que um homem ingrato ou desleal. A lealdade e a gratidão dos juízes devem ser dirigidas ao seu país! grato pela oportunidade de contribuir por meio de atos tão nobre e leal à nação que o acolhe como julgador: seu povo, suas posses, suas leis, sua dignidade, sua limpeza de caráter. Este Juiz é o que há de mais ingrato e mais desleal no cenário do judiciário brasileiro. Há de receber o que merece! o descrédito, o desprezo e a vergonha de ser lembrado como o verme que é!

  49. Excelente reportagem - Estas questões nacionais devem ser o foco do OAntagonista/Crusoé - Considerações sobre Macron/Trump... não são pertinentes e muitas vezes nada mais que um tecido de asneiras esquerditas

  50. Gilmar é um excremento sub humano. Basta ver a cara dele, suas expressões, traços, cacoetes, sua voz de canalha mentiroso, seu beiço de covarde, seu olho sinistro é corrupto. É óbvio que, como alma podre e degenerada que é, ira para o inferno quando morrer, mas seria perfeito se fosse já.

  51. Gilmar Mendes acusar juízes, como os Doutores Moro e Bretas, de "abuso de poder", "abuso de autoridade" e "conluio" não convence ninguém, porque essas são práticas escancaradas dele próprio.

  52. Gilmar Mendes envergonha o judiciário, protege corruptos e não a sociedade. Precisa se utilizar de segurança para ir a uma livraria. Cadê a sua coragem que tanto desrespeita os juízes, procuradores e a sociedade com suas decisões escandalosas.

  53. Este senhor é uma vergonha para o STF e todo o poder judiciário brasileiro. Não é possível que continue acobertando tantos criminosos, inclusive com vista grossa de seus pares e da PGR. Só os poderosos, é claro, pois no caso do ladrão de R$120,00, que ficou cego em função de um tumor cerebral, achou por bem não conceder o HC. Além de tudo, tem que ter muita cara de pau!!!

  54. É vergonhosa a atuação de Gilmar Mendes, no que diz respeito a todas as ações que envolvem a Lava Jato, especialmente no Rio de Janeiro! As razões são óbvias..... Gilmar Mendes é a desonra do Poder Judiciário brasileiro!!!

  55. O EXCELENTE E CENTRADO JUIZ MARCELO BRETAS, PERSEGUIDO PELA PERVERSIDADE DO MINISTRO GILMAR MENTES, INFELIZMENTE NA MINHA HUMILDE OPINIÃO COMETEU UM DESLIZE EM SEU DESFAVOR, QUE FOI O DE "DAR PALANQUE" AO CONDENADO, RECENTEMENTE, DESCENDO DO ALTO DE SUA MAJESTADE AO PATAMAR DE UM RELES CONDENADO POR HAVER SURRUPIADO O SUOR DO POVO BRASILEIRO, O QUE CONFERE MAIORES ENERGIAS AO GILMAR MENTES DE CONSPURCAR AS DETERMINAÇÕES DO JUIZ BRETAS !!!

  56. Vamos pensar um pouco...existiria nesta mundo de OZ uma maneira mais "legal" de "lavar dinheiro" que não seja "pagando" honorários multimilionários a advogados...

  57. Gilmar Mendes representa a porcaria do exército de imprestáveis e vagabundos servidores públicos que infestam o fétido Judiciário. Bretas, Moro e mais uns poucos, são a minoria, a exceção. A regra, a maioria, faz o que os prostitutos do STF e a cafetina deles fazem. Recebem supersalários, privilégios e mordomias absurdas para submeterem a Nação aos estupros seguidos dos seus amigos criminosos. Depois dos políticos, o entulho do judiciário é o que o cidadão brasileiro mais abomina.

  58. Não confio no Bretas. Com aquela declaração de amor, bem antes do dia dos namorados, ele se entregou totalmente. Deve ter os três patetas do suprassumo, Gilmar, Toffoli e Lewandowski, como ídolos. É um bota e tira imoral. Agora só quero deixar um aviso para o Bretas: Sai daí canalha e vá gritar, todo dia, na janela do criminoso: "Bom dia presidente". Fica muito mais interessante, do que você envergonhar, com suas sacanagens, seus colegas da lava jato. Somos todos MORO!...

  59. Metástases, se não extirpadas a tempo, sempre matam o organismo do paciente. Será que teremos que apelar para a acupuntura chinesa?

  60. Gilmar envergonha o judiciário Brasileiro. Dentre os seus colegas é menosprezado pela parcialidade. Na população causa repugnância e asco. Na mídia (independente) diariamente temos charges ridicularizando-o pelo conjunto da obra. O que falta para o impeachment ?

    1. Disse bem, num país sério, com uma justiça imparcial.

    2. Tem ainda a questão dos patrocínios suspeitos ao IDP, em qualquer país sério só isto já seria suficiente !!!

  61. Juiz que vende sentença e advogado que faz a intermediação deveriam pegar penas começando em 300 anos. Força, Crusoé. Publiquem o que o resto da imprensa não tem coragem, ou não tem interesse!

  62. meus cumprimentos pela excelente e reveladora reportagem. Continuem neste nobre trabalho pois dele este nosso país muito precisa. “Alons enfants de la patrie”

  63. quando é que vamos conseguir - se conseguir - brecar o gilmar? também com esse senado corrupto quem quer processar e julgar este canalha!

  64. O epilogo dela será a PRISÃO de GILMAR MENDES, este "juiz" que detesta a lei, como a própria matéria desnuda, com dois pesos e duas medidas, no caso do cara CEGO PARALITICO, não tem induto mas Paulo Maluf sim. Terminando, os que tem dinheiro para DAR para os "juízes" podem ser liberados, os demais NÃO

  65. O que mais impressiona e assusta ( temor!) é que com todas estas manobras do Gilmar Mendes como saberemos e efetivamente veremos a justiça acontecer? Quem pode deter o poder do STF? Atá quando? tenho nojo e vergonha de ser brasileiro...

  66. Tais abusos do ministro Gilmar e de seus "parceiros" no STF, estão com os dias contados. O Congresso, que tem a autoridade e a responsabilidade de apurar e punir os desmandos deste órgão, está infestado de parasitas e cúmplices deste esquema corrupto, e só veremos os processos serem devidamente encaminhados, com a substituição profunda dos políticos que o infestam. Em janeiro de 2019, veremos o despertar das ações contra os inimigos da pátria, os quais sabemos nomes, sobrenomes e filiação!

    1. JCLap concordo com voce, porem, para que tudo mude em 2019 se faz necessaria votacao em massa, elegendo novos respresentantes da Camara e Senado que estejam alinhados para uma nova era. Precisamos ajudar aos votos nulos, e em branco a votarem de verdade. Nao reeleger ninguem. Tem muita gente de mimimi dizendo que nem ira votar este ano. Depois reclamam... e como sempre clamam pela FFAA por socorro, para enfim, mais uma vez, terceirizar seus problemas. Sejamos cidadaos...VOTEM CORRETAMENTE.

  67. Impressionante e assustador. Esse comportamento de Gilmar beira a insanidade. Dai fica a pergunta: Como parar!? Acho difícil, considerando que os ministros do STF são dependentes entre eles mesmos.

  68. Porque gilmar conta c o apoio dos seus pares? Porque o senado não reage? Porque o Brasil apoia o esgoto que brasilia mostra ser? Porque não vamos embora daqui? Brasil não tem conserto!

  69. O poder, em última instância, emana de quem detém as armas. Isso é verdadeiro desde sempre e continuará assim. Então, para o Brasil, a solução definitiva para a bandalheira que se instalou nas altas cortes há décadas é descontruir a estrutura existente e colocar um Tribunal militar formado por generais quatro estrelas, de instância única, só para julgar casos de corrupção de magistrados, de políticos dos três poderes e crimes contra a segurança nacional.

  70. Nem o Capeta quer um câncer corrupto como Gilmar Mendes no inferno, mas aqui se faz aqui se paga, Gilmar ainda vai se ferrar; o mais importante é o povo estar consciente de que o próximo presidente deve indicar ao menos 2 novos ministros para o STF, as pessoas tem que levar em conta candidatos que indicariam membros do judiciário decentes, fora dessa caterva corrompida liderada por Gilmar. Ontem, 2 votos à favor da condução coercitiva teriam mudado a história e Gilmar teria se ferrado!

    1. Para que encurtar? Este capitulo da historia esta so comecando. Precisamos ler, nos informar. Quanto mais explicado melhor. Ainda existem diversos meandros sendo descobertos a cada dia... Publiquem mais e mais....

  71. O Brasil está em um momento ímpar e irreversível: ou toda esta engrenagem porca, viciada e genocida tem desmontados todos seus componentes (Judiciário com Gilmar e asseclas, Executivo com Temer e comparsas e Legislativo com quase todos) ou deixaremos para nossos descendentes a maior latrina já vista, enterraremos eternamente qualquer possibilidade de progresso humano e social deste povo quase unanimemente medíocre e aparvalhado. É hora de ação. É tempo de Bolsonaro! Estamos em guerra.

    1. Breno, concordo com voce. Estamos em guerra. E exatamente por isso os militares de diversas patentes estao se candidatando, para que de forma democratica, possamos retirar a podridao de Brasilia em todos os niveis. Precisamos exercer nossa cidadania e votar corretamente. Sim, estamos em guerra. Eh tempo de Bolsonaro!

  72. Há quanto tempo Gilmar Mendes protege essa gente e persegue juízes de primeira instância? Desde sempre. Só lembrar de Daniel Dantas nas privatizações das Teles no governo FHC. Esse senhor só foi aumentando o descaramento na mesma proporção que aumenta seu poder. Pior q o Congresso aumentou o tempo dessa turma no Supremo. Ele está lá pra fazer exatamente o que faz, não para fazer Justiça. A questão é como mudar isso?

    1. Carlos, mudando de cima para baixo. Mudando do Presidente, Camara dos Deputados, Senado...STF...mas precisamos votar e ajudar aos que se dizem votos nulos e em branco a fazerem o mesmo, para que a mudanca ocorra.

  73. Os ministros do Supremo tem por dever defender nossa constituição, mas o ministro Gilmar Mendes defende claramente seus interesses e de seus "amiguinhos". A reportagem mostra claramente o quanto este se enquadra na frase "com juízes ruins as melhores leis não servem para nada". Trabalha claramente contra a nação e os interesses do povo brasileiro.

  74. O Brasil inteiro já sabe quem é quem, quem é criminoso e quem não é! (Só conversar com qualquer um na rua para saber.) Meio mundo já sabe que canoa socialista-ideológica afunda e que os corruptos da ocasião também estão indo ao fundo sem suas paradisíacas ilhas fiscais que antes os acolhiam! É óbvio que estes são enterros em andamento com muitos acompanhantes desesperados. Quem vai pular junto dentro do caixão? O Brasil não vai! Enterra logo que é menos sofrimento!

  75. Na renovação do Senado deverá haver um consenso.Só elegeremos quem além de nunca ter sido senador o novato se comprometa a julgar o empeachment do Gilmar!Quem abraçar esta ideia será eleito com certeza.Ninguem é mais detestado no Brasil do que o Gilmar Mendes.

  76. O empenho do Gilmar é para evitar que seja desmascarado. A lava jato está muito próxima ele, logo logo deverá ser denunciado.

  77. O Brasil necessita passar por reforma política que envolva os 3 poderes. Não é possível dar tanto poder a um ministro do STF sendo que para afastá-lo do cargo será preciso que o processo seja aceito por um réu ou investigado no próprio STF. Esse GM ano tem a menor condição, não tem moral para continuar exercendo a função.

Mais notícias
Assine agora
TOPO