DiogoMainardina ilha do desespero

Aposentadoria? Nem pensar

11.04.19

Jair Bolsonaro vai gastar mais dinheiro com propaganda da reforma previdenciária. Não adianta nada. É um mau produto. Quanto mais ele explicar, pior. Ninguém quer se aposentar mais tarde, ganhando menos. A única defesa que se pode fazer da reforma é que, sem ela, o Brasil quebra.

Eu já me aposentei uma vez, em 2010. Larguei a imprensa e fiquei em casa escrevendo um livro. Foi a melhor fase da minha vida. A aposentadoria é ótima. Depois disso, para me penitenciar, porque é um sacrilégio ter tanto prazer assim, arrumei um trabalho que toma 14 horas do meu dia. E, dessas 14 horas, umas 7 são dedicadas à reforma previdenciária, o assunto mais aborrecido de todos os tempos, ao qual O Antagonista dedica uma quantidade desmedida de posts igualmente aborrecidos, em geral feitos por mim.

Apesar de ser essencial para a economia, a reforma previdenciária é ruim para os negócios. Ninguém quer ler sobre ela. É a PEC mata-cliques. Para me penitenciar, decidi trazer o tema também para a Crusoé. Mas é ainda pior do que isso. Daqui a alguns dias, vamos abrir outra frente de trabalho. Além de O Antagonista e da Crusoé, que vão continuar idênticos – ou seja, com a mesma carga horária -, poderei falar sobre a reforma previdenciária igualmente no A+, nosso novo empreendimento, que vai cobrir uma área do jornalismo que o site e a revista não cobrem.

Em breve, portanto, minhas 14 horas de trabalho vão se transformar magicamente em 18 ou 19. Não por acaso, a primeira providência que meu sócio e amigo fraterno Mario Sabino tomou foi obrigar-me a fazer, assim como ele, um seguro de vida. Desde então, estamos numa disputa entusiasmante para saber quem morre mais cedo, ele ou eu. É provável que dê empate. Aposentadoria? Nem pensar.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Diogo, impagável aquela dura que você deu no FHC no programa Marathan Conection , aliás precisam pegar mais no pé daquelhe velhaco que comecou toda essa saga corrupta desenfreada no Brasil.

  2. Reforma da previdência, não diria um assunto chato, mas sim necessário para o Brasil e de interesse de todos os brasileiros, portanto temos que acompanhar.

  3. Espero que após esses estudos da reforma da previdência, a revista possa abordar a reforma dos militares e explicar o regime de capitalização com exemplos exitosos de outros paises para que possamos entender melhor.

  4. Espero que a edição 51 tenha uma boa idéia para motivar a mudança de 2 elementos malignos no STF.Perece que estou vendo o tiroteio de reportagens que vai ser para que nenhum amigo do amigo do meu pai seja esquecido e tampouco o último censor da história do Brasil.Aguardo seu arsenal verbal Diogo.

  5. Acho mais benéfico para toda a poluição Brasileira você escrever um livro ou entrevistar o Guedes. Afinal você não é economista. Como jornalista, vai lhe fazer melhor e a todos nós, povo brasileiro.

  6. Se for criado um concurso anual para eleger ‘A ANTA do Ano’, os 2 sub-ministros do STF seriam os campeões de 2019. Pq um artigo restrito a assinantes da Crusoé viralizou nas redes. Peço-lhes desculpas por havê-lo compartilhado com TODOS os meus amigos e conhecidos no WhatsApp e postado no Twitter os 22 prints q cobrem integralmente o artigo. Tudo pela Liberdade de Expressão, PQ ‘CALA A BOCA JÁ MORREU’! QUEM MANDA NA MINHA BOCA SOU EU.

    1. cala-te boca seria prudência ou censura íntima? tempos ditatoriais? você sabe com quem está falando? vivemos uma suprema ditadura

  7. Se hão houver a reforma da Previdência os investimentos em educação e saúde se tornarão cada vem mais escassos, e os mais pobres serão os mais prejudicados. E se a Previdência quebrar os mais ricos continuarão ricos e os mais pobres se tornarão miseráveis. Enfim, neste país só os pobres sofrem. Em tempo, gosto muito dos textos do Mainardi, desde quando era colunista da revista Veja!

  8. Diogo, trabalhar não é penitencia..ainda mais por quem adora a profissão.. no seu caso tenho visto desde sempre um enorme prazer..terapeutico até.. acredito que nunca va precisar de análise..e sim.. aposentar jamais.. porem porque nao receber o que é justo e devido

  9. VC ESTA CERTO, MEU FALECIDO ESPOSA PAGAVA O CHAMADO TETO, OU SEJA ,A MAIOR. QUANTO RECEBO. ? UMA MERRECA. ONDE FOI O DINHEIRO ? Piuiiiiii .......

  10. É isso aí, Mainardi. Trabalhar é bom qdo gostamos do que fazemos. Tenho 69 anos, sou aposentada e agora só trabalho 9horas por dia. Abs

  11. Há pouco tempo vocês estavam debochando dos "robôs", hoje eles (nós) estamos combatendo a arbitrariedade do STF contra vocês. O mundo dá voltas, deixem de ser estúpidos O Antagonista/Crusoé.

  12. #peloamordedeus não diga uma coisa dessa! viveremos todos para assistir a prisão dos milhares canalhas que destruíram (e ainda tentam destruir) o Brasil. Tardará mas não faltará! viva!

  13. Olá Diogo. Enquanto as pessoas ficarem olhando para o próprio umbigo, não haverá melhora em nossa sociedade. Estou com 68 anos, não sou aposentado e mesmo que obtenha uma aposentadoria, continuarei trabalhando. Até mesmo porque o que me seria reservado seria algo parecido com um salário mínimo. O funcionalismo público trabalhando contra a reforma da previdência me dá nojo. Não são direitos, são privilégios contra todos os demais. Juiz do STF também é funcionário público.

  14. A final de contas essa delação sobre o amigo do amigo a por é verdadeira existe Protocolo ou é feito a olho ? Como ficará a por é o supremo ? Irao se retratar ou a revista levará a pior?

  15. Nessa data, depois de ler o balanço de Mainardi, podemos dizer a ele: " Viu?! Pensamento negativo traz energia negativa. Esse azedume é que atraiu energia negativa de outrem. Mainardi, reconstrua seu cérebro! Pensa só positivo. Los! Please! Sem preguiça. 19 horas de energia boa, para o regime democrático saudável, que estamos buscando conquistar. $UCE$$O!

  16. O ser humano só quer saber de direitos, prazeres, divertimentos. Responsabilidades e deveres são chatos. Eu também preferiria ser a Charlote ou o George. Mas, não tem lugar para todo mundo na família real britânica.

  17. Diogo, meu pai dizia que "ninguém morre de trabalhar". Da parte dele, é verdade. Ele morreu quando parou definitivamente de trabalhar.

  18. Pena ser um tema "desinteressante" para a imprensa. Parece que gostam mais de ficar mandando notinhas sobre o PR. As consequências já estão aparecendo via STF!

  19. Todos os Aposentados do Setor Privado , vão ter correção com base na Inflação , quem vai ter coragem de Aplicar a mesma Regra para os TRÊS PODERES ? .

  20. Morrer? Nem pense nisso meu caro Diogo, o Brasil, agora mais do que nunca, precisa de seus comentários, de sua opinião. Então nós, seus ávidos leitores, exigimos, além do seguro de vida, um checkup completos e, se possível, momentos de meditação durante seus dias de trabalho exaustivos. Grande abraço

  21. Não vejo esse interesse tão intenso nos espaços do Antagonistas e na Cruzoé. Para mim, bem modestos. Cada vez que a reforma da previdência é adiada, no futuro uma outra será mais dolorida. Não tem jeito. Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega. Um dos muitos males dos políticos é jogar para a plateia. Que se dane o país. Essa da voz do povo ser a voz de deus, depende do discernimento popular. Um país com índices baixíssimos de educação, deus fica distante.

  22. Melhor não ler os comentários! Deve ser difícil trabalhar tanto e ler críticas tão contundentes e distantes da boa educação.

    1. Penso como você Dione. Diogo é um homem íntegro, de uma inteligência superior, culto e como você disse educado. Também ácido, irônico, perspicaz e muito mais....Talvez leia e pense como pode existir pessoas tão ignorantes no mundo.

  23. Que texto ridículo. Ao mesmo tempo quer mostrar um cansaço meio elitista sobre a necessidade de discutir assunto de tamanha importância como a previdência e uma auto-glorificação de como ele é “produtivo”. Idiota

  24. Diogo, somente os políticos, os funcionários públicos de alto escalão, o pessoal do judiciário e outros tantos mais é que vão se aposentar perdendo dinheiro. O resto vai ficar igualado. Todo mundo igual. Tá na hora de acabar com as mamatas de aposentadorias de 40, 50, 60 mil reais por mês. E tudo nas nossas costas.

    1. Máximums, uma alteração muito importante da reforma é a alteração na fórmula de cálculo dos benefícios. É uma das partes perversas da reforma. Quem a ela estiver sujeito, se hoje puder contar com R$ 2.000,00 de beneficio, vai amargar vê-lós cair, fácil fácil, para uns R$ 1.2000,00. Você acha mesmo que isso não vai fazer diferença para alguém nesse patamar remuneratório?

  25. Seo Diego Fala q é uma insanidade nos últimos 15 anos ter-se feito 4 trilhões em renúncia fiscal -ha2.7 trilhões de tributos não pagos No Bndes meio Trilhao e de sonegação prevista para esse ano meio trilhao - o déficit fiscal não pode ser da previdência social nem do auxílio moradia e nem do sorvete do avião presidencial

  26. Vou procurar ler seus argumentos e tentar entender por que vc é contrário à reforma tão necessária. Admiro muito vc pra te acusar de qualquer coisa- até de ser “intelectual do contra” Seguimos assim. Eu tentando entender e vc tentando explicar a implicância. Quem sabe a gente se entende? O Brasil precisa de um rumo. Eu preciso formar opinião . Vc tem de trabalhar dobrado. O presidente, de ajuda...

    1. Bom dia Magda, Ele não disse que é contra a reforma, mas sim, contra a propaganda da reforma. Ele diz que o único argumento da reforma é se ela não acontecer, o Brasil quebra. Abraços.

  27. Exageros à parte..gostaria que você chegasse aos 120(lembrando dos filhos) portanto durma muito bem, separe 1 dia da semana livre de estresse e tenha uma nutrição equilibrada, Acrescente mais vida aos anos e seja feliz

  28. com todo respeito certas pessoas não deveriam se aposentar... simplesmente porque não precisam e também porque é essencial que devam continuar trabalhando.... não sei se é o caso..

    1. o cidadão vive na e da duplicidade, a melhor do momento abraça. Seguimos sendo brasileiros sem opinião.

  29. COMPARTILHAR ``O PRIMEIRO DE MAIO DE 2019 DEVERÁ SER O DIA PARA SAIRMOS AS RUAS EM TODO O BRASIL PEDINDO INTERVENÇÃO GERAL. O PRAZO PARA OBSERVAR RACIONALIDADE, PRUDENCIA E ALGUM AVANÇO ESTÁ ACABANDO ``

  30. me identifiquei...depois de 35 anos de trabalho estou a 5 aposentada e louca pra arrumar dor de cabeça. se quiser alguém com uma visão critica pra discutir e comentar qq tópico; estamos aqui. kkk

    1. Verdade Paula,sempre que ficamos parados,a vontade de voltar é mais forte, procuramos dor de cabeça, sem ela não tem graça

  31. Diogo, você deve estar adoentado para pensar que a reforma previdenciária não é importante a não ser pelo lado fiscal, quando ela vai igualar a maioria, acabar com privilégios inaceitáveis e vai facilitar o controle das falcatruas sem fim que estão sempre acontecendo em tudo que é público. Quanto à sua aposentadoria, olhe em volta, delicie-se com as belezas de Veneza e lembre-se, tudo tem um preço. Você fez e faz por merecer, mesmo que esteja se alienando, mas não seja hipócrita, não se queixe.

    1. Acabar com privilégios inaceitáveis... humm! Fala mais kkk

  32. Diogo vc nso se aposentou, escreveu um livro e isso não é aposentadoria. Aposentado é aquele ser que escolhe a agência bancária mais cheia na hora do almoço pra fazer o que ele pode fazer a qquer hora do dia, deixa pra ir ao mercado no final do dia e fica puxando papo com o caixa qdo quem saiu do trabalho cansado da uma corrida pra comprar algo pro jantar. São tiozinhos de bermudas e tênis, malhados que tem vaga de idoso e fila preferencial. Qto ao A+ estou curiosa e com certeza será um sucesso.

  33. tem que ter a reforma Sim. Tirar privilégios do funcionalismo publico, de corruptos que trabalham bem menos e ganhando bem mais, se aposentando mais cedo em comparação daqueles que pagam seus benefícios. pq esse medo de mudar! Pior do que já estar, impossivel! De certeza pior ficará para essa classe que ganham mais e se aposentam com metade da kdade de um trabalhador comum.

  34. Será bom ter uma fonte de informação " melhor"...mas são tempos de crise...portanto: cuidado com $...ninguém tá gastando NADA extra! E boa sorte...

    1. Sou funcionária pública aposentada. Com 55 anos de idade completei meus 30 anos no serviço público, onde sempre ganhei uma merda. Trabalhei mais quase seis anos, e me aposentei por ter ficado viúva e ver a mesa desses governantes roubar meus míseros dinheiro. Nunca tive plano de saúde dado por governo, nunca tive privilégios. Me aposentei como assistente de administração no executivo, o pior dos poderes, onde os funcionários ganham uma miséria e ainda sem aumento real há tempos.

  35. Se sua aposentadoria for made um Brasil, trabalhe pela aprovação dessa reforma, se não a sua quebra. Essa reforma é para garantir à liquidez das apasentarias existentes, já as futuras, irão depender de uma uma outra reforma.

  36. O grande problema da pevidencia é estar sendo puxada por um sujeito que se aposentou antes do 35anos e foi promovido ao ir para a reserva, ficou rico com a politica e passou boa parte da vida falando mao da politica e se dizendo contra a reforma da previdencia......como é agora??? Problema do Maia, do congresso e dos brasileiros....ah,,,e a culpa é da imprensa (FSP, GLOBO e até Cruzoe para alguns iluminados).

  37. Como sempre um texto leve com um senso de humor sutil que remonta aos bons tempos da revista Veja. Por favor fale mais a respeito do seu novo empreendimento, tenho certeza que será outro caso de sucesso

  38. Não acredito na reforma da previdência pois nao acredito no governo. Nenhum governo. Da mesma forma que o Lula propagandeou que pagou a divida externa escondendo que na verdade pegou dinheiro dos bancos nacionais para paga-la, tornando o tesouro devedor de juros exorbitantes, o objetivo dessa reforma tbm deve ser ótimo para os investidores e péssimo pra população.

  39. Bom, expliquem para o pobre que assinou carteira aos 18 anos, está com 48, homem, esperando os 53 para se aposentar, não para descansar, mas para fazer outro trabalho para aumentar a renda. Explique o seguinte: você não vai mais aposentar aos 53 anos, após 35 anos de trabalho como passou sua vida acreditando. Agora terá que trabalhar mais 17 anos porque não existe regra se transição onde você se encaixe, nesta maravilhosa reforma da previdência. Concordo com quem falou aí em pacote d e maldades.

    1. Acho que deveria ter regra de transição p todos os casos: 1. Acrescimo de 25% do tempo q falta p aposentar p quem falta até 2 anos; 2. Acrescimo de 35% para quem falta até 4 anos; 3. Acrescimo de 45% para quem falta até 6 anos; 4. +55% para ate 8 anos 5. +65% para ate 10 anos 6. +75% para quem falta mais de 10 anos para aposentar.

    2. Entendo o seu protesto, amigo, mas, sem a reforma da previdência, você pode se aposentar e não receber (exemplo Rio de Janeiro) e, para melhorar, não conseguir outro emprego para aumentar a renda.

    3. A vida é dura, as vezes, a História te atropela. Paciência pra você, mas a reforma precisa acontecer e ponto.

  40. Perdoamos você pelo pecado dessa empreitada. Você já ajudou muito a abrir a cabeça duríssima de alguns brasileiros para entrar o oxigênio do bom senso político.

  41. A reforma, em seus detalhes, convenhamos, é um pacote de maldades. Impossível vendê-la ao trabalhador honesto que pega pesado desde jovem. O combate efetivo à corrupção , o fim dos privilégios do alto funcionalismo e a separação do RGPS das aposentadorias rurais e da assistência social, tornariam desnecessária a reforma para o trabalhador comum.

  42. Não costumo comentar nada não porque tenho um conceito de que jornalista (mesmo aposentado, ou seja, assessor de imprensa) não deve comentar em portal ou site. Mas que se registre aqui que "A+" é exatamente o nome da revista semanal lançada pelo diário esportivo LANCE! em 2001 (não sei se ainda existe)

  43. Mainardi, Apesar de sua intensa carga horária dedicada à Reforma da Previdência, pesa eloquente silêncio sobre o profeto paralelo dedicado aos militares. Aumento geral nas gratificações, criação de novo cargo, indenização dobrada na aposentadoria, garantia de aumento anual, paridade de ativa/reserva, além do pífio aumento na contribuição a ser escalonada em 3 anos.Sobre tais penalidades construiu-se um silêncio respeitoso. Sugiro que você dedique alguns minutos do seu tempo ao exame da matéria.

  44. Parabéns, Diogo. Sempre investindo seu tempo, expertise e dinheiro no Brasil. Empregando colegas jornalistas e apostando no futuro.

  45. Aposentar? Não me passa pela ideia. Tenho 73 anos. Trabalho de 9 a 10 hs por dia (com ponto eletrônico registrado). Sou chefe de uma equipe e, repito, não me passa pela cabeça aposentar...

  46. Sou seu leitor admirador mas,hj vcs são proprietários e não jornalista,então é por isso q nos seus “editoriais” há sempre a forte intenção de fazer com q os assinantes/leitores se engafinham em realmente discutir ou só kerem mesmo os lucros das assinaturas ??? Pq tem assuntos q são como encher sacola de papel furada.

  47. Como ñ vai sobrar nada ...prevejo que ñ me aposento.. Pelo menos me divirto...tem Antagonista ( injeção na veia de hora em hora), tem Crusoé ( tipo comprimido de 12h em 12h ) e agora A+( curiosa). Somando, dando uma de político corrupto, dá 24hs...

  48. Olá, Diogo Mainardi. Sou leitora\assinante novata da Crusoé. Vou começar a ler seus artigos. Este, por exemplo, já no título, mata o assunto. Você pode fazer isso. Tem condições de ganhar seu sustento de outras maneiras. E o povo brasileiro? Não incluo aqui uma parcela significativa (empresários, políticos, servidores públicos em geral) da população que recebe muito mais do que devia e ainda consegue 'extras' com facilidade. Não são eles, nem você, que moram na ilha do desespero...

  49. Que felicidade saber que teremos mais notícias produzidas por jornalistas de verdade. É isso aí, Mainardi. Enquanto os grandes jornais escritos e na tv vão para o buraco por falta total de credibilidade, estamos aqui a todo vapor. Parabéns! Amo vocês todos!

  50. É um desperdício para o Brasil você dedicar 7 horas por dia à reforma previdenciária e não ter sido ainda convocado para reforçar a equipe do Paulo Guedes... Assim, não vai ter chance de aprovação da PEC no Congresso!

    1. É lamentável saber que uma pessoa tão inteligente gaste 7 horas por dia se debruçando sobre o mais aborrecido dos assuntos! Escolheu ele como título por que é o assunto do momento? Ou para falar do tempo que perde em troca de nada? "Apesar de ser essencial para a economia, a reforma da previdência é ruim para os negócios", diz você. Que contrasenso. Ruim para os negócios de quem?! Você está brincando com coisas sérias. Preferia ler seus artigos qdo falava mal da Dilma. Havia menos frivolidade.

    2. Vc deveria sim explicar as vantagens dos juízes, militares e políticos... É aí que tá o rombo...mas, até vc não quer falar. Putz

    1. Rosa, ele se refere ao próprio negócio, uma vez que o tema reforma da previdência é mata cliques. Leia novamente com atenção.

  51. Realmente a previdência é um mau produto, impopular, mata-cliques e inevitável. Só discordo quando você diz que "Não adianta nada" o governo gastar com propagandas. O Petismo cresceu e sobreviveu de propagandas, enganosas, porém eram propagandas. Uma propaganda bem feita, mostrando pontos como "privilégios" e "concentração de renda" bancada pelos mais pobres, propagados em uma linguagem popular, provavelmente ajudará o governo aprovar a previdência, com apoio popular e sem grandes conflitos.

  52. O Brasil precisa de reformas, mas quero aproveitar para fazer minha as palavras de Augusto Nunes “ Faz 100 dias que o Brasil não é roubado com a conivência do Presidente da República “ vamos em frente Diogo!!

    1. Governo Bolsonaro entará no Guiness como o 1° em 100 dias sem roubo oficial.

  53. Diogo, há um segundo aspecto onde a reforma proposta é boa. Trata-se da desigualdade e dos privilégios que as castas do funcionalismo do legislativo, judiciário e do executivo aprofundam ao se aposentar. Aposentar com 50 anos com valor MÉDIO de R$28.000,00 no Legislativo (apenas para dar um exemplo), comparados aos 65 anos para homens e 62 para as mulheres do resto da população, que recebem R$1.300,00. Acho melhor você começar a defender esta reforma, suas desculpas não colam. Ou, PT de novo.

  54. em quanto vcs ainda tem credibilidade e são respeitados, por favor usem isso de forma iluminada e visionaria. Chega dessas conversas de bar. Com as redes sociais vcs tem a possibilidade de catalizar movimentos de opinião gigantescos e que realmente podem mudar as coisas. Este poder politicos e administradores não tem, pois não tem credibilidade. Se concentrem em materias, investigações e campanhas do tipo da do Gilmar, da mesada do Toffoli e assim por diante. isso que esperamos de vcs

  55. Seu sarcasmo, diante da realidade da situação, é simplesmente revoltante. E irresponsável. Estaria prestando melhor serviço ao país se estivesse explicando porque a reforma não é boa mas é necessária. E como você e seus sócios não vêm nada de bom neste governo, eu sugiro que comecem a pregar a volta do PT. Com Lula e tudo.

    1. É isso aí . Esses caras da Crusoé estão tirando o sarro da a nossa cara. O Diogo então acha que é o rei da cocada preta. Faça me o favor, pare de escrever merda...

    2. cara , é impressionante, ele o ainda não entendeu ou pensa que somos todos idiotas. Chega dessa conversa de bar sobre a previdencia e sobre se o bolsonaro é bom ou ruim, até meu filho de 5 anos já entendeu ,sabe e concorda que bolsonaro não é genio mas é o que temos e bem melhor das outras opções possiveis, e que a reforma da previdencia é uma porcaria que n vai resolver nem um dizimo dos problemas desse pais , mas é necessaria porra, chega vamos avançar

  56. está na hora de diminuir a carga de trabalho pois este post parece escrito por um bebado , é uma verdadeira salada sem pés nem cabeça

  57. Eu o entendo muito bem, Juan, por ter acontecido algo bem semelhante comigo. E ainda somos punidos todos os anos com reajustes menores, por ganharmos acima de um salário mínimo. Como vc, apoio a Reforma da Previdência, sem a qual o Brasil estará sem condição de pagar os aposentados e de receber investimentos.

  58. Diogo, tenho insistentemente tentado me cadastrar no site do A+ mas não completa. Para antes de carregar. O que está acontecendo? Da um jeito aí . Não posso ficar de fora. Abraços

  59. Seja bem vinda mais uma frente de trabalho de vocês Teabalhar é muito bom. Pior, é aquela senhora (madame, na Odebrecht) que gasta, a rodo, o dinheiro de quem trabalha! A comunista caviar! Mude a lei, já.

  60. Mainard, ultimamente, passa 14 horas pensando em uma matéria onde possa citar o nome BOLSONARO (de forma pejorativa, claro). Mesmo concordando, discorda... Reconhecer algo de bom que o governo fez? Jamais!

    1. Como sexta é dia de faxina, tiraram o pó da estante de novo !

  61. Acompanho, desde os primeiros momentos, os dois primeiros projetos (O Antagonista e Crusoé), mas, francamente, não suportarei um terceiro projeto (A+). Acho que vocês dois acabarão falando sozinhos (o que será realmente uma pena!!!). Acho que vale a pena uma reflexão (para o bem de todos; aí incluídos todos os outros habitantes da ilha!).

  62. Errata : Mainardi nunca se aposentou , ganhou ação milionária e vive de renda. Trabalho 14 horas por dia , leia-se semana ou mês. A+ é nome de laboratório de análises clínicas , inclusive faz exames de fezes. Logo a coluna estará em boas mãos.

  63. Ter prazer no trabalho é o pecado capital do Marxismo, é uma tara que nem o mais pervertido dos marxistas jamais ousaria ter, pois o sujeito que obtém satisfação ao trabalhar, cedo ou tarde acabará cedendo à tentação do lucro. Começa por se prostituir em troca de pagamento por seus serviços e, se a remuneração for boa, logo terá condição de se tornar um aliciador e até mesmo ludibriar seus empregados a acreditarem que trabalhar pode ser prazeroso. Tal pecado é intolerável, verdadeira morbidez.

  64. A Previdência provocou a gangrena da Economia; chegou a esse ponto. Tem que amputar, não há outra solução. Ninguém gosta, ninguém quer, mas tem que...

    1. A hemorragia da economia e das forças da nação está na Dívida Pública que não quer ser discutida por lobby do sistema financeiro ao qual é subserviente o Banco Central e os governos estaduais e federal. Esta é a verdadeira sugadora, em parceria com a corrupção das riquezas, da dignidade e da vitalidade do Brasil.

  65. Gosto de vcs, mas fiquei decepcionada ao ler o comentário desleal e inverídico que fizeram na Crusoé a respeito do documentário “1964: O Brasil entre Armas e Livros”. Vcs publicaram, de forma inverídica, que se trata de um documentário pró-golpe de 64. Não é. Trata-se de um trabalho sério e aprofundado de jornalismo, com a participação de historiadores e jornalistas extremamente respeitados, que mostra, de forma imparcial, a verdade sobre as duas partes envolvidas nesse fato histórico.

  66. Agora é o Diogo,gosto de ambos,Mário Sabino,com seu ar preguiçoso e o companheiro satírico,não só nos informa,as vezes nos contrariam um bocado,mas nada que me impeça de seguí-los.

  67. Realmente esta Reforma, por ferir interesses ilegítimos de alguns e mais que legítimos do trabalhador, é, como se diz em publicidade, um “produto” difícil de vender. Pior fica com o próprio Bolsonaro pichando, lamentando ter que fazê-la! O certo seria simplificar o que é confuso (e ela é), mostrando, simplesmente, o seu ÚNICO, porém GIGANTESCO E FORMIDAVEL lado positivo que é o FATO dela ser INDISPENSÁVEL para garantir SOBREVIVÊNCIA, a mais digna possível, AO TRABALHADOR, quando se aposentar!

  68. Motivante! Nada como trabalhar com algo que lhe dê prazer, ainda que pareça uma penitência. Estou ansioso pelo A+. Um abraço!

  69. Ruim para os seus negócios é a repetição de porcarias escritas pela folha . Vocês chegaram ao ápice quando publicaram pesquisa DATAFOLHA .

    1. Realmente, publicar pesquisas da Datafake foi o cúmulo do ridículo, vai ser difícil limpar essa barra.

    2. Data Folha é Folha de S.Paulo são tudo de pior que possa existir no jornalismo informatívo.As pesquisas antecipam os fatos erroneamente e o Antagonista pública.

  70. Bom dia, Diogo, já que te tornaste especialista em reforma da previdência, gostaria que abordasses a mesma a partir das suas fontes de contribuição obrigatórias e da dívida pública brasileira, isso sim, um assunto aborrecido, pois, parece, ninguém quer tocar no tabu Dívida Pública Brasileira e seu algoz, o sistema financeiro.

  71. Se vcs morrerem, nós brasileiros combativos estaremos órfãos de notícias sem papas na língua, sem a abrangência do "duela a quem duela".😕

  72. Tá bom Mainardi, e qual a solução que vc oferece do alto da sua sabedoria??? quem critica na pior das análises, deveria também contribuir oferecendo soluções. ser estilingue é fácil o difícil é ser vidraça.

  73. aposentadoria é só para quem trabalha de fato. emendar palavras não constitui algo que gere direitos iguais aos de quem, de fato, sabe o que é pegar no batente.

    1. Ele só esfrega a lâmpada, quem trabalha mesmo é o velho gênio que já deveria estar aposentado!

  74. Concordo com o texto e o comentário do Paulo. Ah... observei que na fala do Paulo Guedes, muito evolvente por sinal, ele só enfoca na possibilidade real do Brasil quebrar. Para um entendimento de sua proposta seria mais didático e necessário um power point comparativo da situação da previdência atual e a da sua proposta com os impactos no cidadão.

  75. Já me inscrevi para receber os vídeos do A+, sou a maior fã de O Antagonista, de Crusoé, não perco nada, mas q dá saudades de O Antagonista antigo, ah isso dá, qdo vcs começaram; as Reuniões de Pauta com a mão aparecendo na porta do Diogo com a xícara de café, o Mário bravo, por isso, não fiquem muito tecnológicos e engomados, eu acho que o q a gente gosta mesmo, é desse lado humano, tipo assim: gente como nós; rsrs! Competência vocês tem de sobra, derramando, Muito Sucesso, sempre!

    1. Concordo plenamente. Cuidado para não ficarem, como disse a Nancy, "engomados". A espontaneidade e algumas "falhas" na produção eram o charme e o atrativo do antagonista que acompanho desde o nascimento.

  76. "A ÚNICA" defesa da reforma é que sem ela o Brasil quebra. Por que não avançou mais um parágrafo. Se quebrando não será ainda pior ? Sou contra um monte de coisas, mas aproveitando sua deixa, comente as consequências de uma quebradeira, o horror que será se o Brasil quebrar. Por favor Diogo.

  77. Valoroso e aguerrido Diego de Maina, não morra! Pelo menos, não antes de mim. Você é um aborrecido rabugento que me diverte.

  78. Se cuide, Diogo! Não morra. O mesmo para o Sabino. Deixe isso para depois que o Brasil estiver nos trilhos. Aí, tenho certeza que serão eternos.

  79. Pois aqui em Portugal já está em discussão a aposentadoria aos 70 anos porque o sistema não conseguirá pagar as pensões já a partir do próximo ano,segundo a reportagem que acabei de ver na TV.E os brasileiros estão reclamando de que?

  80. Meu querido Mainardi. Quem não aprova a previdência?? Os funcionários federais com algumas exceções. Na iniciativa privada a aposentadoria sempre foi uma M , e tanto faz a idade porque com ela não dá pra viver e tem que continuar trabalhando.Como a maioria da população trabalha na iniciativa privada a previdência tem total apoio desta.

  81. Aproveita os teus anos dourados!! Se as pessoas soubessem o quanto são produtivas e sagazes entre os 45 e os 65, não estaríamos discutindo o fator idade nessa Reforma. Bola pra frente!

  82. Diogo tu és um grande do jornalismo! Já contribuiu muito. Andava meio perdido ultimamente mas parece que está retomando. Também somos e fomos ácidos nas críticas aqui deste lado. Vida longa ao bom jornalismo!

    1. Eu vou.. Curiosa com a A+ Espero que seja o que for, seja isenta , de extremistas tanto de um lado como de outro, o Brasil está LASCADO, QUEBRADO E DE SACO CHEIO.

  83. Vão ter de falar muito e explicar muito porque a oposição está discutindo e colocando o povo a par de tudo. Só com os contras,é óbvio.

  84. Como mudar a cultura e valorizar o trabalho de uma pessoa experiente e mais vivida. Dá para trabalhar mais sem ser descartável. O jovem tem que pensar no seu futuro. Plano B. Gostei da idéia da capitalização. Acabou tempo de emprego fixo por muitos anos, paternalismo e CLT com benefícios e vantagens, agora é outra relação de trabalho, estamos em transição. Maior responsabilidade e controle do que você poupa para o futuro com um Estado com custo menor e eficiente. Estado emprega demais.

  85. Sim este assunto é dos mais chatos possíveis e a culpa é da câmara e senado que não votam de uma vez para poder termos assuntos tão importantes quanto , mas que possa ser interessante e acima de tudo envolventes .

    1. DIOGO NAO SE LAMENTE...A VIDA É LUTA PARA OS FORTES...E VC É UM DELES...TALVEZ A HISTORIA LHE FARÁ JUSTIÇA...HOMEM DESTEMIDO,FRANCO E SUA CORAGEM NAO PODE,AGORA,NOS FALTAR.. SEU DESTINO É CONTINUAR LUTANDO COMO SEMPRE FEZ...NAO SE ACORVADE FRENTE AOS NOSSOS INIMIGOS...OS HERÓIS JAMAIS PODEM NOS TRAIR COM SEU DESÂNIMO. FORÇA VC TEM ,ESPERAMOS TODOS DE SUA PRESENÇA EM NOSSA LUTA.

  86. É lamentável que tenhamos chegado a essa situação, pois a previdência nunca foi deficitária. Ela foi sim, sucateada, desde a construção de Brasília. Agora não tem mais jeito. O governo não tem como devolver o que tirou da Previdência e Seguridade social. Como sempre sofrerão os mais pobres. Espero que a classe política faça parte da reforma e que sejam retirados os seus absurdos privilégios.

  87. Diogo eu concordo em parte, más não tem jeito vão ter que aprovar essa nova "reforma" do jeito que esta, Chile fez isso a alguns anos atrás. Eu sou aposentado por tempo de serviço, depositavam meus empregadores até 20 salários mínimos e hoje recebo 2 e meio salários...é foda, minhas despesas plano de saúde e remédios, sem contar outras despesas, eu pagava o equivalente a 10 salários para minha mulher, recebe 1 1/4 de salario, fudido, más sou a favor desse novo Sistema.

  88. Será que ele vai dar o exemplo é abrir mão da aposentadoria precoce dele .. sem formar reserva atuarial.pra isso?? Mas exigir que uma pessoa com 37 anos de contribuicão a dois anos da aposentadorias temha que trabalhar por 44 anos .. ê um ABSURDO.. uma regara de transicao igual para todos ê o minimo.que se espera..

  89. Quando se faz o que gosta aposentadoria não faz parte dos planos. O problema é que a maioria trabalha por obrigação e isso se transforma num pesadelo. Porém melhor aposentar mais tarde e contar com os benefícios do que aposentar cedo e quando chegar a hora de receber as benesses não ter nada o Bolsonaro tem que ser claro como água e mostrar que o país está quebrado gostando ou não.não tem opção pena que tem muitos que não querem entender

  90. "minhas 14 horas de trabalho vão se transformar magicamente em 18 ou 19" Tenha dó deixa de ser mentiroso! A soberba tomou mesmo conta de você Diogo. Faça me o favor. Consulte um psiquiatra urgente...

  91. A pergunta que não quer calar: Esse A+ será mais um produto/serviço patrocinado pela EMPIRICUS? Assim como ela patrocina O Antagonista?

  92. A+? Mais um site? Dá para ser mais específico? Que áreas o Antagonista e a Crusoé não cobrem? Sem explicar, parece que é só uma maneira de nos levar a fazer outra assinatura. Muito chato, isso. Por favor, uma explicação.

    1. correto, compartilho desse inconformismo. Alguém da diretoria ou o próprio Mainardi poderia explicar o motivo de empreender mais do mesmo para vender assinatura?

    2. Tenho a impressão que O Antagonista e a Crusoé vão pôr jornalistas infiltrados no PCC e no Comando Vermelho. Vão saber das rebeliões das bandidagens antes dos órgãos de repressão dos governos.

  93. Aposentadoria só machuca aos pobres e fracos que sem apoio na vida sentem como solidão e doença. Os afortunados tem viagens. Diogo você não vai se aposentar, mas vai envelhecer sim e profundamente como um delicioso vinho. Envelhecer com saúde e muito prazer e escrevendo muito bem.Quanto mais velhos mais seletivos e intensos ficamos. Os minutos os pensamentos e os nossos sentidos aguçados fluem como se fossem últimos e escolhemos melhor as palavras certas e o silêncio na hora exata.

    1. A aposentadoria é mais justa para os pobres, porque injustamente sempre ganharam mal. O problema é na classe média, porque para manter o padrão, exceto os que trabalham ou trabalharam para estatais, terão que continuar labutando. A não ser os que passaram a vida poupando para chegar à velhice, descobrindo então, muitas vezes, que já não há mais vida.

    1. Acho que sou masoquista! Leio os comentários!! Alguns me causam dor!!

  94. Nossa ?!?!?!? Depois de várias semanas com artigos tendenciosos contra o governo, nada esta semana?!?!? Será que o óbvio finalmente prevaleceu ?

    1. Quando vai ter lançamento de revista nova, pra angariar assinantes vale tudo. Até parar de falar mal do Bolso. Bolso pelo bolso. Foi assim no início da Cruzoé. O filme se repete...

    1. Diogo, amo os seus textos 👏👏👏👏👏👏 Raquel Perez

Mais notícias
Assine agora
TOPO