FelipeMoura Brasil

A quebra do cinismo

01.03.19

Em 2011, durante inauguração do teleférico do conjunto de favelas do Alemão com Dilma Rousseff, Luiz Fernando Pezão e Eduardo Paes, o então governador Sérgio Cabral exaltou a parceria entre eles e o “desejo de não ver mais o Rio de Janeiro sendo destruído por forças políticas que pensavam em si e não pensavam na população”.

“Nós mudamos esse processo. O presidente Lula e eu, em 2006, no segundo turno, fizemos um pacto. Um pacto de mudança do Rio. Essa região foi completamente abandonada pelo poder público. Os políticos vinham aqui fazer demagogia. Prometer o que não cumpriam. Enquanto isso, o poder paralelo ia se organizando.”

O poder paralelo, na verdade, já estava organizado no estado.

Em 2016, em decorrência de investigação da Lava Jato, o Cade mostrou que houve combinação ilegal entre empreiteiras para escolher a vencedora da licitação para as obras do teleférico. A Odebrecht embolsou 843 milhões de reais. A CGU apontou superfaturamento de 43 milhões de reais. Em 2016, o teleférico parou de funcionar – e retomar seu funcionamento é uma das metas do atual governador Wilson Witzel.

O discurso de Cabral no Alemão, onde os tiroteios até hoje são rotina, ilustra uma das fases de cinismo de um corrupto. Aquele que acusava antecessores de sua própria demagogia, de seu descumprimento de promessas, de sua incapacidade de pensar mais na população do que em si, passou depois, por mais de dois anos, pela fase de negação dos numerosos crimes de que foi acusado.

Para isso, contou com advogados como Rodrigo Roca, que, sobre propinas, declarou em setembro de 2017, quando o emedebista já estava preso em Benfica:

“Isso é outra mentira! As contas não fecham. Os delatores dizem que ele cobrava 5% em cima dos valores das obras no estado. Se isso fosse verdade, os contratos seriam impraticáveis. (…) Mais do que ninguém, ele [Cabral] sabe que os delatores são mentirosos e que, um dia, a verdade virá à tona.”

A verdade veio à tona na última terça-feira pelo próprio Cabral, que já acumula pena de 198 anos de prisão.

Ele disse ao juiz Marcelo Bretas, da Lava Jato no Rio, ter acertado 5% de propina sobre contratos de serviços na Secretaria de Saúde, juntamente com o ex-secretário Sérgio Côrtes — dos quais 3% ficariam com ele e 2% com seu subordinado.O ex-governador confirmou o depoimento dos delatores. As contas fecharam.

Assim como Marcelo Odebrecht (que dizia em 2015: “Para alguém dedurar, ele precisa ter o que dedurar; isso não ocorre aqui”), Cabral atingiu uma fase que o também presidiário Lula se recusa a atingir.

Questionado por que mentiu, o ex-governador respondeu que “dói muito”, “é uma dor muito profunda” dizer que roubou. Tanto que ele ainda recorre a amenizações (“Agir como corrupto, isso eu nunca agi”) e se refere a seus crimes como “erro” e “vício”.

“Esse meu erro de postura, de apego a poder, dinheiro, a tudo isso… É um vício.”

Só faltou Cabral pedir transferência da cadeia para uma clínica de reabilitação.

Apesar do cinismo residual, suas confissões são educativas para eleitores e também para investigadores e jornalistas. Para os primeiros, porque reforçam o ceticismo necessário diante de promessas, afagos, autoexaltação e supostos desmentidos de políticos. Para o segundo grupo, porque mostram como vale a pena perseverar na elucidação dos fatos, a despeito de todas as alegações e eventuais intimidações, reais ou virtuais, em contrário.

Cabral achou que a Lava Jato “era mais uma coisa dessas que acontecem no Brasil e depois deixam pra lá”. Confundiu a operação com o teleférico que ele inaugurou.

Felipe Moura Brasil é diretor de jornalismo da Jovem Pan.
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Lula nunca vai confessar nenhum de seus milhares de crimes porque ele sabe que são evidentes demais, e por isso não precisa de confissões, pois o bandido tem certeza absoluta que nesse mundo existe bobo para tudo, até para acreditar que ele é inocente. Mas basta uma varada de marmelo na bunda desse mentiroso para ele confessar até o que nunca fez, mas se solto faria.

  2. Esses princípios valem para os fatos que envolvem o Sr. Toffoli, ele diz que é Fake, mais a investigação não anda, pois ele é intocável...Ai e facil bater e não poder ser respondido a altura.

  3. É confortante saber que temos ainda profissionais no meio jornalista comprometidos com os fatos, com a verdade, independente de ideologias políticas, imparcialidade é um dos pilares básicos do jornalismo sério. parabéns pelo texto.

  4. Bem vindo, Felipe! Texto bem elucidativo! Estamos de olho e continue pegando pesado nos textos para ajudar os leitores a vigiar sempre o nosso governo! Os corruptos nunca dormem!

  5. Ouvir os comentários de Felipe no JP todos os dias e ler seu artigo na Crusoé às sextas-feiras é fechar a semana com chave de ouro. É com entusiasmo que digo isso.

  6. ... cara de pau deste Cabral, só tem uma lógica é que estavam roubando a Nação em Conluio com os Chefes do Poder instituído no Brasil-Uniao e Estado- lógico e empreiteras... quem mais prestava serviços. Sem FALAR ainda daqueles que deveriam fiscalizar os Deputados e vereadores... Muito bom Felipe!!!

  7. Ótimo texto , Felipe. Gostaria de ver uma reportagem da Crusoé sobre a Deputada Estadual do PSOL-RJ que foi gravada por seus próprios assessores confirmando a cotizaçao no salário de seus e desvio do caixa do sindicato do qual é dirigente para campanha política.

  8. Enquanto o povo esperar em berço esplêndido que algum político resolva, nada irá acontecer. A maioria dos políticos são corruPTos e querem ser políticos para roubarem e locupletarem-se do poder público. Temos uma grande parte da mídia nacional esquerdopata que defendem o indefensável. A boa mídia têm que orientar a população para ir às ruas. Temos hoje, quase 13 milhões de desempregados e sabe lá quantos na informalidade. Os honestos estão cansados e desmotivados com essa inversão de valores.

  9. Eu havia me arrependido de ter assinado Crusoe...espero que a chegada do Felipe com sua retidão e assertividade mude minha ideia...

  10. Eume considero um analfabeto funcional ao 65 anos de idade, sempre soube que o Cabral, roubava e muito aqui no RJ, aceito a minha iguinorancia e falta de poder para agir, denunciar nunca resolveu nada, pois quem tem o poder, a força, para fazer estavam envolvidos no grupo: Os Jornalistas...é uma triste convicção mais é a realiade de um obeservado atento ao que acontece na politica do Estado do RJ. Só tem corrupto aqui, não é exagero não.

  11. Matéria objetiva e lúcida, parabéns Felipe. Seja bem vindo ao time da Crusoé que, esperamos, continue fazendo jornalismo sem "rabo preso".

    1. São os cúmplices de ladrão; é assim que eu Os chamo.

  12. Senhores, vamos lá, qualquer um que tenhaalgum senso de observação nessa cidade sane que Lula e Cabral e DIlma estavam associados a tudo que estava acontecendo aqui no Rio de Janeiro, é só pegar o numero de voos de helicopetero do Lula em visitas privadas ao Rio e Janeiro.

  13. muito bom o texto Felipe é uma pena que nossa imprensa não aprende a ser independente e procura sempre está do lado de quem tem dinheiro se a pessoa não libera verba aí começa a malhação.

  14. Dos 4 políticos citados no primeiro parágrafo, dois estão presos. Para fechar bem a conta, quando chegará a vez dos outros dois? Política: a eterna arte da enganação. Obrigado pelo texto, Felipe.

  15. Sensacional Felipe, nunca desistiu da verdade...é isso aí novos tempos e as inverdades vergonhosas de mídias tendenciosas...só na vergonha.

  16. Uma pergunta:" porque a mídia não denúncia à mídia que defende corruptos ,o fim da lava jato e as que criticam os juízes que prendem corruptos?"

    1. Uai, Roberto. Pelo simples fato de ser uma mídia a soldo de bandidos de estimação, que lhes rega as redações e consciências com dinheiro que falta para a educação, a saúde, à infraestrutura. Não existem santas nem santos nos prostíbulos, mas uma imprensa que se presta a escamotear fatos como o Petrolão, não é exatamente algo que mereça crédito de quem tem um mínimo de discernimento. É a mesma turma que diz o Lula ser um preso político, ele que é um político preso por roubo e ser quadrilheiro.

  17. Felipe é um ótimo exemplo de que a boa formação intelectual não é desvinculada da Realidade, não descamba em maniqueísmos nem em ideologias. A consistência dele se destaca em meio a tanta confusão. Olavo tem razão, sem se aprofundar na Realidade filosofar é uma armadilha, é viajar na maionese.

  18. É por essas e outras que os esbirros petistas na imprensa vivem acusando a lava jato de praticar oautoritarismo e a chantagem em suas ações.

  19. Nosso povo ainda não tem consciência política para identificar o cinismo de políticos corruptos. Nós voamos nas asas da imaginação deles e nos ferramos a cada eleição. Aos poucos vamos saindo desse estado de letargia que cerca o eleitor. Políticos mentem para se elegerem e mentem quando são flagrados em seus crimes. Não admitem e o foro privilegiado faz o resto: seguem impunes.

  20. Boa sorte no cargo novo na JP. Como em qualquer empresa, vc enfrentará muitas dificuldades na gestão de pessoas: gente má, teimosa, vaidosa e que se acha dona da verdade tem em todo lugar. Desejo-lhe muita sabedoria, paciência e humildade... e não menospreze o seu público, isso é um erro triste de ver.

  21. Caro Felipe, o cinismo dessa quadrilha, a gente conhece bem. O que nos causou espanto foi o cinismo dos jornalistas d'Os Pingos nos Is... Esse, realmente, foi uma bofetada no público cativo do programa... Apesar da revista Crusoé ter se transformado na casa do mexerico nacional e não ser mais referência para nada, espero que volte a fazer o bom trabalho que sempre lhe pautou como profissional. Abraço.

  22. Fellipe, espero que tenha colocado a cabeça no lugar. Eu, que era ouvinte diário de seu programa no rádio, nunca mais ouvi sua voz desde aquela pataquada com o Bebê Ânus. Oxalá reencontre o bom caminho.

  23. “isso é mentira! As contas não fecham. Os delatores dizem que ele cobrava 5% em cima dos valores....” O advogado Rodrigo Roca deveria estar preso com Cabral. Todos advogados de defesa que sabem que estão mentindo deveria perder OAB e ser presos junto com os clientes. Tá na hora de moralizar a OAB.

  24. Bom artigo de estreia. Prepare-se para aturar o Mav Bolsonaroide por estas bandas. O cinismo relinchante dessa fauna é quase comovente!

    1. Felipe, parabéns pela matéria. Prepare-se para os ataques constantes e incoerentes da fauna de militontos esquerdopatas lobotomizados zumbis a repetirem mantras sem sentido a favor de seus bandidos de estimação. Será fácil reconhecê-los, pela linguagem chula, ofensiva e intolerante.

  25. É sempre com prazer ler ou ouvir os comentários de Felipe. Não esqueço nunca um garoto que questionou o Cabral, juntamente com Lula, numa dessas visitas de campanha, acho que foi na Cidade de DEUS. A meu ver, no minimo Cabral desrespeitou uma criança inteligentissima.

  26. Felipe, muito bom voce ter se juntado ao time da Crusoe ! Espero que a revista nao tome um caminho errado como tantas outras ! Abs

    1. Também gosto muito de você Felipe na Jovem Pan. Grande conquista da Crusoé Seu comentário sobre Cabral e a postura de alguns políticos, está perfeita.

  27. Bem-vindo xara! Admiro muito seu trabalho. A leitura semanal vai ficar muito mais prazeirosa. Te acompanho nos Pingos nos Is sempre q posso.

  28. Felipe, Acredito que apesar do governo Bolsonaro não ser muito consistente até o momento, precisamos apoiar para evitar a volta do PT. Esse partido que equivocadamente é chamado de Partido do Trabalhadores, na realidade é totalitário. Jornalistas como você, jovem e extremamente competente, me faz acreditar que teremos um futuro melhor e com democracia no Brasil. Parabéns.

  29. Adorei a forma com a qual você concatenou as palavas, Felipe! Não sei exatamente o porquê, mas me sinto meio que aliviada com a admissão do 'adicto'. Essa história me pareceu, durante muito tempo, uma espécie de surto, de delírio...Parece que estamos perto de um desfecho, mesmo que parcialmente! Parabéns Felipe M. Brasil!

  30. Gostei do livro seu publicando os artigos do sr. Olavo de Carvalho. Sobre o sr. Cabral nada a acrescentar; o jantar dos guarda-napos não sai de nossa memória. As ilicitudes deste governante foram muitas e tem que pagar por isto. Igualmente o presidiário preso, que vai a enterro de um neto, com vôo de helicópteros e avião da PF, ainda se diz inocente. Só o dr. Palloci o denunciou em inúmeros casos , mostrando as planilhas do AMIGO, do ITALIANO, com todas as propinas pagas. Ainda há tempo para ...

  31. A sociedade protege os viciados, são considerados doentes e não são responsabilizados pelo primeiro gole, primeira cheirada, etc.. Assim, se Cabral é um viciado em poder e $$ então ele deve ser tratado como se tratam os viciados com amor, carinho e perdão. Fica a pergunta: corrupção é vício? o poder vicia?

    1. Difícil perdoar um crápula como o Cabral. E as famílias que perderam seus amados porque não encontraram condições de tratamento adequadas e remédios nos hospitais e postos de saúde? Qual seu consolo? O tempo? Quantas mortes pesam nas costas desses ladrões? Não há como saber (violência, ruas e estradas precárias, etc, etc).

    1. Como você não tem o que fazer de bom da sua vida, fica aqui atrapalhando, né ANTONIO?

    2. Só exagerou no "timaço ", tem umas porcarias também....

  32. Inacreditável é a capacidade do eleitor de se deixar seduzir pelas palavras dos políticos. Estes falam o que a população anseia ouvir. Acredito que a mudança começou pelo Rio de Janeiro, pelo menos o executivo.

  33. Contrataram até um colírio para ajudar a combater a cegueira de alguns assinantes? rssss Bem-vindo sejas, Felipe Moura Brasil!

  34. ‘Confundiu a Operação (Lava Jato) com o teleférico que ele inaugurou’ ... Nossa!!!... Um fecho de Ouro!!!... 👏👏👏👏👏✌️👏👏👏👏👏✌️

  35. O Sergio Cabral foi tão longe, que nem mesmo ele consegue imaginar o quanto. Ele não está arrependido, pois é um psicopata, esta confissão é pra inglês ver. Na sua trajetória se juntaram outros como Lula, Dilma, Pesão, Eduardo Paes, e todo seu secretariado, formando um verdadeiro covil. Não podemos esquecer que tinham membros, muito atuantes, dentro da Alerg.

  36. Felipe Moura,não é a toa que tens Brasil no nome,você entende muito desse sofrido país.Parabéns,primeiro por ter sido o primeiro a acreditar no Capitão e segundo que tens uma inteligência ímpar.Diz que perguntar não ofende: "já pensou em ser um congressista?"

  37. Temo que o governo Bolsonaro seja mais uma mentira, assim como, temo também, que o governo Ibaneis seja outra. Pergunta! Se acontecer, com um ou outro, como sair dessa armadilha? Até agora o que vi de ambos decepcionou-me, embora tenha votado em ambos.

  38. Como sempre, Felipe é jornalista investigador sem recalque da política brasileira. Seu único defeito é endeusar o trapaceiro e vigarista Donald "Duck" Trump, que está sendo copiado pelo nosso fracote e incompetente presidente Bolsonaro em todos os seus defeitos. Assisti ao vídeo do discurso do Cabral elogiando o Lula e do Lula elogiando o Cabral. Eles se merecem até no tempo de prisão. Evidentemente, pelo caráter deles e pela posição que ocupavam, o Lula deve ter roubado muito mais que o Cabral

  39. O certo seria a Odebrecht ir a leilão e o dinheiro arrecadado da venda do controlador majoritário , servir de ressarcimento aos cofres públicos. Afastando de vez essa família de corruptos de sua administração, sem prejuízo da continuidade dos negócios. Mas o Brasil ainda é um lixo e isso impossível, dentro de nossas miseráveis leis.

  40. bem vindo Felipe Moura Brasil! vc faz parte de um grupo seleto de jornalistas que defendem a verdade acima de tudo! Crusoé está de parabéns por mais esse fera no grupo! E nós agradecemos pelo ótimo trabalho.

  41. Muito bom Felipe. Tenha força para continuar nessa empreitada de jornalista imparcial, sempre tendo em vista a análise das notícias, abordando-as em todos os ângulos possíveis. A opinião final sempre é prerrogativa do leitor.

  42. Excelente artigo, espero que a Crusoé troque alguns repórteres carecas esquerdistas que só escrevem asneiras por seus textos que realmente acrescentam alguma coisa.

  43. Bem Vindo à Crusoé Felipe Moura Brasil.Mais um jornalista brilhante para equipe. Parabéns pela promoção na Jovem Pan! Merecidíssima,mas espero que não deixe Os pingos nos IIS. 💋💋no 💖!🍾🥂🎉🎊👏👏👏👏( adoraria ter um neto como você) maria elisa alves de lima

  44. Seja bem-vindo Felipe, que bom tê-lo aqui na Crusoé, sempre gostei das suas posições no Antagonista e na Jovem Pan, vai enriquecer o conteúdo da revista, parabéns!

  45. O meu medo é o Projeto Moro ser " recortado e pisoteado" como as 10 medidas...e a lava-jato morrer em arquivos. E o povo sem esperança se afastar das urnas. E o fantasma da esquerda ganhar por WO...A impunidade não poderá vencer ou ficaremos pior do q a Venezuela...!!!

  46. Parabens Felipe por esse texto sensacional. Bom saber que vc estara por aqui escrevendo, esclarecendo e reforcando ainda mais sua credibilidade. Sucesso

  47. Excelente texto. Parabéns Felipe Moura Brasil pela sua lucidez ao relatar os fatos. Ainda não era assinante da Crusoé mas assinei hoje, para acompanhar seu trabalho aqui também.

    1. Boa dica Felipe quem sabe Lula fica sabendo do seu artigo e resolva se redimir.

  48. Felipe Moura Brasil, um dos melhores jornalistas da atualidade do Brasil, se não o melhor. Que bom le-lô aqui na Crusoé tb. Parabéns pelas excelentes e independentes análises! Continue sempre assim firme! Boa sorte na nova jornada aqui. Um grande abço.

  49. deveriam punir tambem o advogado por tentar enganar a justiça, e essa face revelada pelo sergio cabral infelizmente é a face de nossos politicos e muitos funcionarios publicos que veem mas se calam, diante da corrupção, que assola esse pais

  50. Eh amigo Felipe, o Brasil mudou! Muitas novidades virão por aí. Acredito que logo a máscara do PT irá cair: "Que bom se fosse neste carnaval"

  51. Parabéns, Felipe, aqui e lá. Ficamos à espera dos seus artigos lúcidos e incisivos. Qdo é que Lula será também acometido de sincericídio?

  52. Coisa boa saber que vamos nos encontar por aqui. Seja bem vindo com suas brilhantes notas, comentários e opiniões. Sou seu fã.

  53. A manifestação de MORALIDADE vem DEPOIS dos crimes, jamais antes, como PREVENÇÃO. Pudera, com 200 anos de cadeia, se ele conseguir algum DESCONTO, já será lucro. E está tentando livrar a mulherzinha da cumplicidade. É capaz de delatar a própria mãe, para se safar um pouco. CANALHA.

  54. Felipe Moura Brasil!!! Você salvou meu dia !!! Digo isso com muito entusiasmo, pois esse seu artigo é histórico e resgata a safadeza dos políticos nominados um a um , mesmo que sutilmente. De tanto ver omissões da mídia e mentiras repetidas, sinto-me desanimada. A prova maior de que esses nominados cometeram crime doloso contra o povo, é a destruição do Brasil visível e sentida concretamente com o desemprego e ascensão da violência urbana e o estado de abandono da cidade maravilhosa.

  55. Felipe maravilhoso!!!Sem exagero vc é demais. Bom q vc aceitou escrever aqui uma vez por semana, pois nada será esquecido que não tenha que vir a tona para acabar com a falcatrua deslavada nesse país e com esses psicopatas se dizendo viciados.Cara de pau né???Ainda bem q ninguém acredita nessa balela de dor profunda.A única dor q ele sente é de não poder estar solto para continuar suas safadezas.

  56. Ótimo Felipe! Bem vindo a Crusoé. Além da justiça sendo feita, tenho esperança que os corruptos e corruptores pensem 10 vezes antes de cometer um crime, o medo ensina.

  57. QUE BOM QUE, PELO MENOS NA CRUSOÉ, PODEMOS CONTINUAR A LEITURA DE SEUS EXCELENTES TEXTOS, FELIPE. PARABÉNS PELA PROMOÇÃO NA JOVEM PAN E SORTE DO ANTAGONISTA DE TÊ-LO COMO COLABORADOR.

  58. Esse texto é uma aula de como jornalistas devem escrever suas matérias: com coesão, coerência e provas. Escritores de ficção devem exercer seu ofício nos veículos adequados.

  59. Põe cinismo nisto. Não duvido que ele peça transferência para uma clínica de reabilitação, deve está sofrendo muito, em crise de abstinência.

  60. Tiro a conclusão que todos nós precisamos estar vigilantes e céticos até dissecar tudo o que for necessário. Parabéns Felipe!

  61. Isso é um exemplo de como não devemos acreditar em promessas de políticos sem exceção. Aquela dúvida que todo o eleitor tem quando escuta muita promessa e sabe que é mentira, pois é, não passa de mentira mesmo.

    1. Excelente Felipe, além de ouvi-lo diariamente na JP; agora terei o prazer de acompanhá-lo por aqui tbem Parabéns 👏👏

Mais notícias
Assine
TOPO