Mônica Bergamo/FolhapressO casal Gilmar e Guiomar: casas, apartamentos, fazendas, gado e dividendos polpudos

O ministro de 20 milhões

Crusoé fez um amplo levantamento do patrimônio de Gilmar Mendes e de sua mulher, Guiomar Feitosa. Entre cotas e dividendos das empresas de que são sócios, imóveis urbanos e propriedades rurais, a conta passa das duas dezenas de milhões de reais. Sucessivos empréstimos, no Brasil e no exterior, bancam a constante expansão da fortuna da família
15.02.19
(Com reportagem de Mateus Coutinho)

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Santa Maria! E o distinto nem é juiz! Nunca foi Juiz. Foi mero advogado no desgoverno FHC, e por FHC COLOCADO no stf. Assim com PTofoli, Kinder Ovo. "justiça" no Brasil, Marinha na Bolívia.

  2. Qualquer juiz de primeira instância seria "convidado" a se aposentar imediatamente, pois esse tido de atividade profissional paralela é totalmente incompatível com a atividade de juiz. Caso não tivesse interesse em se aposentar, o juiz de primeira instância, que não tem plano de saúde subsidiado em 99% com dinheiro público, como o STF-Med, diga-se "en passant", seria processado e perderia o cargo sem direito a remuneração. Tem coisas que só Ministros do STF e do STJ podem, os outros juízes não!

  3. Digo: com todo respeito ao ministro e sua companheira, terão tempo habil para gastar tanto dinheiro, distribui um pouco para os pobres, por favor, inclusive para mim.

  4. Não sou fã do juiz, mas expor o patrimônio da família, principalmente da esposa ao público em geral, extrapola o bom jornalismo..lembra Chatobriant..

  5. Penso que todo homem público - e ser ministro do STF eleva a pessoa ao público - deve expor tudo o que tem para que todos saibam a sua origem. Ninguém está dispensado de o fazer.

  6. Porque sera q o bradesco empresta $$$$ pro gilmarginal? Tem problemas com a justiça? O gilmarginal se declara impedido de julgar casos do bradesco? Seria exagero pensar q é uma forma de corrupçao? Gilmarginal tem capacidade de solvencia em caso de uma leve discrepancia nas contas? A resposta é: a Crusoé nao alcançou 5./. do q gilmarginal possui. O bradesco deve saber melhor, ou vai ter problemas

  7. Esse cara é o espectro do marginal colarinho togado - pode ser branco ou preto de acordo com a conveniencia - q temos de suportar e lhe pagar, pq afinal tem o poder da prisao sobre as pessoas pra exercer. Isso no caso de nós pequenos q insistimos em dizer a nossos filhos e netos q se deve agir com correçao em todos os atos. No entanto figuras como gilmarginal nos fazem de tolos, uma vez qdo nao pode ver amigo rico preso e mais uma qdo recorre a otoridade maior do $TF pra q tome providencias

  8. Li, em alguma fonte que não me recordo, que o casal Cintra Junqueira - Leopoldo Mandic - apanhados no offshoreleaks do ICIJ, por seu laranjal nas Ilhas Virgens Britânicas, seria sócio do casal Mendes na faculdade de Brasília, procede isso??

    1. Corrigindo: o casal Mendes tem regime de separação total de bens, de modo que só um deles seria sócio do casal Junqueira. Ou não?

  9. Bando de invejosos! Foram muitas as senteças e habeas corpus até eu poder financiar baratinho aquele cafofo lá em Portugal. Acham mesmo que minha vida é fácil?

    1. Quem quiser se aprofundar nesta receita de sucesso leia "Memórias de Laxante"

  10. Hay que excluir a estos tipos mafiosos del poder judicial brasileño. Que lo envíen a mí, lo necesito mucho acá en Venezuela!

  11. Qual o interesse de um gigantesco açougue(JBS) , tem para patrocinar uma faculdade de direito, de um ministro do STF? Ainda pede sigilo nesse "patrocínio". E todo mundo faz cara de paisagem. Ah Brasil!!!!!!

  12. Esse sapateia na sociedade brasileira , dando risadas. Sorte ter nascido no Brasil. Fosse em outro país, seu lugar seria um pouco diferente de onde está hoje.

  13. Como pode um burocrata construir um patrimônio deste porte? Utilizar o cargo para obter vantagens é crime. O congresso tem que afastar Gilmar Mendes e a receita investigar a origem do seu patrimônio, se for comprovado irregularidades, ilícitos, bloquear os bens e devolver o dinheiro ao erário público.

  14. A legitimidade e credibilidade do STF estão tão baixas que daqui uns dias uma sentença deles vai valer menos do que a moeda venezuelana.

    1. Com razão o Lula quando se referia à "caixa-preta" do Judiciário

    2. Eu nunca vi esse tempo. Tenho quase 40 anos e acompanhado assiduamente desde 2003. E eu duvido que algum dia esse “Tribunal” tenha sido decente. O que acho é que a internet jogou luzes, mostrou ao povo o que acontece por trás das cortinas do poder.

  15. A função vitalícia de ministro do STF é apenas um apêndice na vida do milionário Gilmar ! A evolução do patrimônio tem que ser investigada sim , afinal antes de ser um milionário ele é um servidor público remunerado pelos impostos escorchantes pagos pelos contribuintes ! Quem não deve não teme !

  16. 20 milhões? É mesmo? Com as cifras escancaradas pela Lava jato, quem acredita que é o valor correto? Quem avaliou o patrimonio real e total? O texto é de mentirinha, certo senhores articulistas?

  17. Que belo arranjo. Juiz da suprema corte, mulher advogada bem sucedida, proprietário de Faculdade e criador de gado. Fica fácil de dar origem a tanto dinheiro.

  18. Esse fdp deveria está na cadeia fazendo companhia ao amigo de o “sapo barbudo”. Mas com um STF corrupto como vai prender esse canalha.

  19. porque uma pessoa com um patrimônio destes se submete, a trabalhar de empregado no stf, para ganhar 39.000 mil reais por mês?

    1. Boi Boi Boi, Boi do Piauí, A boca do Gilmar É mais torta que do Saci!

    2. Ué, pra ganhar esses R$ 39.000,00 ..... pra cada cada HC de peixe graúdo kkkkkkkkkkkkkjjjj

    1. Há anos, um ex Presidente do Banco do Brasil, indignado com a greve da Instituição, que já durava mais de 15 dias, disse, em seu discurso: “quando você é útil à sociedade, ninguém questiona quanto você ganha”. Pegando esse gancho, indago: do jeito que está se comportando o STF, é ÚTIL?

  20. Como pode um Ministro da suprema Corte do País ser um canalha de carteira assinada. Talvez isto mostre um pouco o que foi o maldito aparelhamento do judiciário brasileiro. A ponto de todos os bandidos do Brasil depositarem sua confiança na obtenção de decisões favoráveis naquela Corte!!

  21. acho que é so no brasil, que funcionario publico mesmo sendo da elite do funcionalismo, acumula uma fortuna declarada dessas.

    1. Ele está batendo o recorde de comentários? Só tenho uma certeza, os do Mainardi são para elogia-los e o resto? leiam pot favor

  22. Pode um ministro do STF que solta bandidos, de toda maneira e de forma duvidosa, estar ao mesmo temo fazendo negócios com empréstimos elevadíssimos, valendo-se de taxas de juros e pagamentos de compadre; Gilmar não é ministro da mais alta corte de justiça do Brasil, literalmente é um homem de negócio em tudo em que está metido.

  23. noves foras o numeros inexplicaveis são as ligações... todo mundo vizinho de todo mundo... todo mundo compadre de todo mundo no submundo do esgoto estatal.

  24. As taxas de juros para esse tipo de cliente são estabelecidas em que tabelas do mercado financeiro??? qual a justificativa, séria?

  25. Pena que foi engavetada a operação"Lava Toga". O Ministro vai continuar a assinar habeas corpus. Espero que seja apenas um adiamento.

    1. Nao dura muito. Ele prometeu renunciar se Jair vencesse ....

  26. Por acaso os minitsros do STF são entidades divinas? É o que aparentam ser. Tem que ser investigados e uma vez comprovados os ilícitos, deverão sofrer processo de impeachment. Já passou da hora de se mudar os critérios para nomeação de juizes do STF.

  27. o Brasil precisa urgentemente de uma nova CONSTITUIÇÃO. Essa é incompatível com os novos rumos que o brasileiro quer dar ao País

  28. continuando. chamou a Constituição de " macarronada amanauara" em homenagem a Bernardo Cabral, seu relator. s Constituição é tão incoerente e paradoxal que apregoa a INDEPENDÊNCIA DOS PODERES, mas confere ao Presidente da República o direito de escolha dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. Interferência dos diabos de um Poder no outro. Saulo Ramos ficou muito famoso também por ter publicado a biografia do decano do STF numa linha apenas.

  29. um dos erros clássicos da péssima constituição de 1988 severamente criticada por duas das maiores inteligências que o Brasil já teve -,infelizmente já mortas- Roberto Campos e Saulo Ramos. O primeiro, o melhor economista que o Brasil já teve, escreveu um livro primoroso sobre a destruição do País por essa Constituição que assegura uma série de direitos sem fontes orçamentárias e não exige nenhum obrigação. O segundo, o maior advogado que este País conheceu ,a apelidou de "mscarronada

  30. esse ministro é uma cria desse sistema arbitrário e fisiologista de indicação de membros do STF e de outros tribunais, resultado temos um judiciário podre, cooperativista e politicamente contaminado... lamentável!!

    1. Concordo José. Esse Sr. foi um advogado medíocre, como o seu par, presidente do STF. Infelizmente apadrinhados por FHC e Lula. Como um outro assinante (Eduardo), comentou. Que independência é essa, que o chefe de um poder tem poderes para indicar membros do outro? Absurdo

    2. Esta independência dos poderes, que este ministro tanto defende não se mostra coerente quando julga políticos corruptos e amigos.

  31. Essa matéria é excelente. Parabéns, mas um dos defeitos mais irritantes da mídia brasileira é a não sequência de investigações sobre casos primorosos . Assim ficamos sem a sequência do caso do Ministro Toffoli sobre a mesada de 100 mil reais mensais que vem recebendo de sua esposa advogada sem origem conhecida bem como a reforma de sua casa em Brasília que se transformou em mansão. Crusoé lançou a matéria mas a sequência empacou. O atual caso vai parar por aqui?

    1. Tem “imprensa” que alfineta pra ganhar um cala boca. Espero que a Crusoé seja exceção

  32. Parabéns pela matéria!!! Sugiro uma matéria que aborde a questão patrimonial e as atividades profissionais privadas de todos os integrantes do STF. Ha tempos atrás... tão distantes do noticiário e tão cheios da imagem de paladinos da moralidade mas que diante da exposição... encontram-se interligados aos maus hábitos da política brasileira, mostrando-se frágeis ao mesmo tempo em que exalam o ego do ser humano dito perfeito, capaz de julgar, sentirem-se acima de todos e todas as instituições.

  33. Como aturar um sujeito destes? Quanto custa cada habeas corpus? Esta máfia brasileira é da pesada. Impeachment é o mínimo que exigimos!

  34. Esse cria do Fernando Henrique Cardoso, nunca foi operador da lei de fato, virou ministro na ultima cagada do ex-presidente. Apenas mais um dos muitos vigaristas togados que tivemos, temos e vamos ter. A manutenção de assuntos constitucionais, vai ser sempre essa merda ideológica, por interesses e $$$ conveniência dos presidentes e congressistas oportunistas para não dizer mafiosos, isso precisa mudar para essa nação evoluir!!!

  35. Está mais do que na hora de Gilmar mostrar os motivos de sua falta de escrúpulos, sua cumplicidade com o lixo da bandidagem, qual a sua parte em toda a sacanagem??? Homem sem princípios (ou melhor , princípios baixos), facínora, bandoleiro criminoso, asqueroso!!!

  36. Gilmar Mendes com tantos bens, empréstimos e ganhos, nem precisava receber salário. Ele é mais empresário que Ministro do STF, não é apenas um conflito de interesses, é uma coisa muito clara que ele se usou do poder de Ministro para enriquecimento de forma ilícita.

  37. 20 milhões? Esse cálculo está muito acanhado.Só a sede do Instituto vale 20 milhões.1 milhão é um terreno pequenino aqui no Meirelles , Fortaleza/Ce. N ão mencionou o valor das obras de artes muito usadas para lavagem de dinheiro...As mansões no lago valem no mínimo 10 milhões.Por 1 milhão vc não compra nem um apartamento de 200 metros quadrados...

    1. Maria, um apartamento de 200 metros na Asa Norte vale 2,5 milhões

    2. Maria tem razão. Vamos colocar mais um artigo à direita , R$ 200 milhões por baixo. O IDP NA L2 sul vale por baixo 30 milhões. Na Asa norte não tem nenhum apartamento nas 100 200 e 300 de bom padrão por menos de 1,5 milhão.

  38. Essa prisão está demorando demais. Estou começando a me aborrecer com a Polícia Federal. E ainda falam do patrimônio de Jair Bolsonaro. Ridículo demais

    1. O próximo que vai pra cadeia é o José Dirceu.....seria você por acaso ?

  39. Pc. Esta excelente reportagem atraiu 270 comentários até agora, enquanto o texto de Mainardi "Eu me libertei do politicamente correto" tem 442 comentários. Medo de Gilmar e fixação freudiana dos camisas pardas tupiniquins em Diogo.

    1. Até nesta reportagem você veio elogiar o Diogo, tá ficando feio e evidente....

  40. Este senhor togado tem e deve ser investigado pela receita é pelo Coaf, não é possível que continue a conceder inúmeros Hcs sem que exista suspeição sob seus atos. Algo de errado tem.

  41. Por tudo isso, só nos resta a conclusão óbvia: falta VERGONHA NA CARA, à Sua Excelência e ao povo acomodado (todos nós) que NÃO REAGE !!! Vamos lá, auditores da RECEITA !!!

  42. Excelente matéria. A Crusoé poderia fazer infográficos compartilháveis, sem paywall -- para gerar mais assinaturas e movimentar as redes sociais. Por exemplo: como Bradesco/JBS fazem negócio com Gilmar de um lado, e podem ser julgados no Supremo, de outro. Isso ajuda a compor o desenho da promiscuidade, já evidente, de Gilmar Mendes.

    1. Ou uma lista de escândalos do STF: 1 - mensalão do Toffoli; 2 - Gilmar Mendes/Barata Ribeiro; 3 - Toffoli confessa obstrução da justiça. A pressão tem que ser feita na PGR que está confortável prevaricando e os holofotes nunca recaem sobre sua omissão criminosa. A omissão sistemática do MP é a maior causa da impunidade e da corrupção no Brasil.

  43. Parece que há um erro de calculo no patrimonio do ministro. Pelo tamanha e localização da fazenda o hectare ali é bem mais caro. Está mais para 200 ou 300 milhoes do que esta merreca de 20mi.

    1. 20 mi são os 10% oficializados dos 200 mi sugeridos pela Dalide à JBS!

  44. Lei Orgânica da Magistratura (LC 35/1979: Art. 36 - É vedado ao magistrado: I - exercer o comércio ou participar de sociedade comercial, inclusive de economia mista, exceto como acionista ou quotista; II - exercer cargo de direção ou técnico de sociedade civil, associação ou fundação, de qualquer natureza ou finalidade, salvo de associação de classe, e sem remuneração; III - (continua por carência de espaço)...

    1. (continuação...) A FIM DE QUE OS LEITORES DA CRUSOÉ TIREM SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES: III - manifestar, por qualquer meio de comunicação, opinião sobre processo pendente de julgamento, seu ou de outrem, ou juízo depreciativo sobre despachos, votos ou sentenças, de órgãos judiciais, ressalvada a crítica nos autos e em obras técnicas ou no exercício do magistério.

  45. Pior é que ele vai processar a Ilha, por calúnia, humilhação e má fé, ao publicar que todo seu patrimônio é apenas a merreca de 20 milhões de reais. Fossem pelo menos Euros, talvez não fizesse cara feia (?) nem ficasse tão p da vida.

  46. O Beiçola deve estar irritadissimo com o antagonista. Publicar essa merreca de patrimônio. Isso para Gilmar é café de botequim. Deve ter dormido arrasado. Gilmar gosta de flash. Esse patrimônio denegriu sua imagem . Antagonista tolos.

  47. Da turma da toga esse é o marginal maior. Nao se livra paulo preto, beto richa, baratas e outros insetos, sem acrescentar algum em algum lugar. Nao se mantem ex mulher no conselho da itaipu em todos os governos, inclusive nesses q era contra tudo, sem algo acontecer em algum lugar. Mas ao final o cara teve mais um fim de semana regado a tudo do bom e do melhor e, nós irritados q isso nao tem jeito. Segunda ele solta mais alguem só de birra e, nós .../

  48. Uma pena não termos um IRA, ou ETA. Pra explodir esses vagabundos da face da terra. País de merda, povo de merda. Como no caso dos 100 mil de Dias Toffoli, nada vai acontecer e esse casal de bandidos continuam andando e cagando pro povo e pra justiça, que aliás esse verme e nossa justiça.

  49. Tudo isso é perseguição da receita federal, do dr. Moro e do Dr. Guedes!. O salário do ministro banca tudo isto! O que não banca ele manda buscar das negociatas e causas defendidas pela mulher. Os empréstimos dos bancos, que se fodam! O negócio é empurrar com a barriga.

  50. Quem criou esta ilha corrupta da fantasia que é Brasília, sabia que plantava a Capital da Canalhice Nacional. Garanto que sua filha debutou em Versalhes...

  51. Poucos mortais conseguem empréstimos com juros máximos 8% ao ano. Nominalmente, é SELIC + 1,5% ao ano. Poucos são tão afortunados. Me lembro de um conhecido que rico que costumava fazer empréstimos e criar gado para pagar pouco imposto de renda. Não que o empréstimo permita dedução no IR, mas a agropecuária dá gastos enormes e, via de regra, não dá lucro. No papel. Esquisita essa compra de imóvel no exterior em valor abaixo do mercado e depois de poucos meses na posse do proprietário anterior.

    1. Sugiro reportagem similar com outros ministros do STF

  52. Esposa de Gilmar, esposa dê PToffolli se tornam “Ronaldinhas do Direito”, ganhando milhões de seus clientes, que por coincidência são réus com ações no STF, onde os magistrados nunca se julgam impedidos. Moro será o grande salvador da nossa nação, podem ter certeza que está sendo feito uma devassa na vida destes bandidos de toga. Quero ver estes vermes na cadeia, pagando por todo mal que fizeram e estão fazendo ao Brasil.

  53. PSDB cotinua blindado (exceto no Paraná). Aécio e JBS (provas cabais). Paulo Preto, Alckmin e Odebrecth (provas cabais). José Serra com $$$$$💰💵💴 na Suiça: (provas cabais). Resultado ????? Serra colunista do Estadão. MP/SP arquivando tudo há 30 anos !!! Essa é a fonte da impunidade.

    1. Ahhhhh se fosse o Maluf com dinhero na Suiça !!! A imprensa (Estadao, Folha, Globo) + o MP/SP estaria malhando o Judas !!! A corrupção começa no Ministério Público que seleciona crimes que processa e crimes que arquiva. Corruptos !!!

  54. Pc. Pela foto acima, parece parte do terreno da mansão do Gilmar em Brasília está invadindo a faixa de 30 m do Lago Paranoá estabelecida pela Justiça como sendo área pública.

    1. Daqui a pouco o Eduardo Paes mete a colher e denigre as fazendinha, como fez recentemente com #Luladrao quando a imprensa suja confirmou que o sítio era dele.

  55. O Art. 101. da Constituição expressa: "O Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada. 1) Saber Jurídico: alguns deixam dúvidas sobre esse notável saber; 2) Reputação ilibada: ou seja, deve ser uma pessoa sem mancha, puro, em quem não recaia suspeição. Os fatos revelados envolvendo membros do STF, deixa o povo inseguro e descrente.

  56. Pc. Investigar. Seguir o dinheiro. Comparar decisões no STF com o crescimento patrimonial. Vasto campo para colheita de provas.

  57. Pergunta: Será que se o Min. Gilmar não ocupasse o cargo que ocupa, o escritório de sua esposa movimentaria o dinheiro que movimenta ou seria este "sucesso" todo? Estas empresas ("clientes"), não tem como missão: Fazer caridade, tdo se trata de investimento...

  58. Acho que é muito dinheiro para um funcionário público, mas se ele provar que é licito, parabéns pelas conquistas, mas precisa provar a licitude.

  59. Qual era o patrimônio do Sr Gilmar Mendes antes de ser ministro? Tudo isso me parece que o sr Gilmar Mendes, é um Lula disfarçado! Um gênio das finanças como o Lulinha!

  60. Sem escrúpulos algum. Tenho uma teoria sobre os altos custos dos advogados criminalista que apelam ao Supremo não é mesmo somente o custo do conhecimento dos advogados. Como "Não existe almoço de graça" como dizem alguns jargões de representantes comerciais Brasil a fora.

  61. É óbvio que, apenas pelos bens citados na reportagem, eles tem muito mais que 20 milhões. Parece que o jornalista não sabe fazer conta. Agora, o que causa estranheza é a necessidade de fazer tantos empréstimos. Está claro que tem mutreta aí.

  62. Mas vinte milhões não são nada diante de tantas transações feitas, q vcs mostram. E também, tem herança q pode justificar recursos empregados. Odeio esse Juiz; acho-o simplesmente asqueiroso, sujo. Gostaria de vê-lo desmascarado de verdade e fora da Corte urgentemente, com outros. Mas essa conta está certa? Não faltou um zero aí? De mais a mais, juiz NÃO pode ter negócios nem ser amigo íntimo de empresários. por isso ganha bem. se não quiser seguir a regra, não aceite a função.

    1. Realmente deve ter erro, não pode ser esse valor! Recalcular. . .

    2. Concordo com você Marcia, porém usar sua influência para conseguir empréstimos tão vultuosos a juros baixos e com vencimento até 2024, isso é que está errado, e mais emprestar dinheiro do instituto e o instituto emprestar de bancos. Isso tudo parece sim usar sua influência e ainda fica estranho, pois com todas essas manobras deve ter dinheiro escondido. Acho prudente a PF investigar.

    1. Crimes do STF nos últimos meses: Lewandvski abuso de autoridade no avião; Mensalão do Toffoli; Intromissão do Toffoli no Legislativo; Toffoli confesa obstrução da justiça em palestra na USP; Gilmar solta sus comparsas do PSDB. Ministério Público fez o quê???? Nada, absolutamente nada !! Tenho vergonha dos Judiciário e do MP

    2. Exatamente, trabalho na área, esses cálculos patrimoniais são muito superficiais.

  63. Quanta inveja ! O cara amealhou toda essa fortuna porque tem sorte e uma inteligencia fora do comum . Claro que conseguiu tudo isso com muito suor . E lágrimas . Dos bestas , naturalmente.

  64. Lendo esta reportagem vejo que a escravidão não acabou. Se não houvesse um estado corrupto, este camarada e sua (não posso falar o que tenho vontade) não seriam milionários.

  65. Resumindo , uma relação complicada entre público e privado !! No Brasil existem muito poucos ricos que não sejam ou dependam do público !! Uma vergonha

  66. Neste exato momento, enquanto comentamos esta reportagem, ele, Gilmar Mendes, que prometeu renunciar, está soltando criminosos do colarinho branco e corrupção. O STF é a maior excrescência produzida pelo Estado Brasileiro. Jamais o STF deveria ter sido criado. Jamais !!!

    1. Se renunciar, foge pra Portugal. E nunca mais será apanhado

  67. Excelente reportagem quanto ao nível jornalístico! MAS, muiiiiito tímida “aritmeticamente“ (Só as fazenda$, né? Pois é). Pelo sim, pelo não, já compraram até imóvel com vista, digo Visto Permanente para Portugal. E as tais liminares de Solta aqui, Solta ali, Solta acolá, como se a tal firma de advocacia tivesse também um laranjal de ‘habeis consultorias’ para advogados de habeas corpus? E os tais empréstimos em bancos particulares para donos de um Instituto milionário? Filme antigo.

    1. O problema raiz é o Ministério Público, sua ineficiência culposa e dolosa. Se tivesse apurado e processado mais rápido (ou seja, funcionado de forma eficiente), não estaríamos a mercê de Gilmar Mendes, pois haveria tempo de sobra e não prescreveria. Um dia o MP terá que responder por toda sua omissão. Eu espero.

  68. Em um País sério este gilmar "solta bandidos" mendes já teria sido afastado por falta de condições éticas de pertencer ao s.t.f.

  69. PARABENS A CRUSO E, VAI FUNDO, MECHENDO QUE VAMOS ENCONTRAR, OS VALORES ESCONDIDOS NO COLCHAO DAS IMPROBIDADES. ESTES BANDIDOS QUE RECORREM A SUPREMO, POSSUEM GRANA SOBRANDO DAS SUAS ATIVIDADES ERPURIAS, SOBRA MUITO PARA PAGAR OS SERVICOS DE PROTECAO DE ADVOGADOS ESTRELADOS, DAI ENTRA A GUIOMAR COMO INTERMEDIARIA, EMPRESTIMOS PARA LAVAR E DAR ORIGEM (COISA DE BANDIDO). VIVA A CRUSO E, FILIPE E RODRIGO.

  70. E vai o cidadão comum pedir empréstimo na Caixa pra pagar contas atrasadas...juros e taxa de adm devarrancar o couro...!!!

  71. Este não é no único por isso digo que temos que acabar com todas estas mordomias não só dos políticos mais do judiciário funcionários públicos e todos que recebem do povo brasileiro e mandam e demandam como se fossem Reis bem intocáveis

  72. Alcolumbre, desengavete os pedidos de impeachment dos ministros do STF! Gilmar Mendes primeiro e depois um por um vão cair! Impeachment geral para estes ministros do STF que envergonham e enojam a nação brasileira! Confisquem o passaporte deste sujeito que irá claramente se refugiar no condescendente Portugal aonde já estão foragidos da justiça brasileira. Que seja o começo do fim para Gilmar Mendes, Lewandowski, Toffoli e outros togados que se julgam intocáveis! Vamos protestar nas redes/ruas

  73. O senhor Gilmar Larapius Mendes é um "Fenomeno" em finanças e financiamentos e a senhora Larapius e a suma sacerdotisa do Direito brasileiro e internacional! Devem ser investigados sem reserva de sigilo!

  74. Os auditores não estavam "escarafunchando" as movimentações financeiras e o patrimônio do ministro e da cúmplice, digo, e da esposa. Estavam analisando a evolução patrimoniala descoberto de MAIS UM contribuinte.

  75. Será que o Bradesco dá baixa, a descoberto, nesses empréstimos? E por que sua diretoria não foi condenada e presa nas ações em Brasília com sérias suspeitas sobre o Trabuco !?

  76. A Receita Federal atua sempre sob a premissa de que cidadãos comuns são incorrigíveis sonegadores de impostos. Veremos se tem colhões para levar adiante a necessária investigação dos que se crêem inimputáveis e inatingíveis, mesmo sendo meros servidores públicos.

  77. Empréstimos do BB e do Bradesco , são provavelmente os chamados empréstimos rurais, de 1% ao mês, criados para subsidiar a agricultura no Brasil e financiado pelo dinheiro público . Muitas vezes um pequeno produtor rural demora anos para conseguir um.

  78. Esse patrimônio imoral de um notório corrupto de toga é a prova de que o tráfico de influência continua sendo a maneira mais fácil de fazer rios de dinheiro nesse maldito país.

  79. Excelente reportagem investigativa. Me parece que o ministro e sua esposa, não controlam muito bem o dinheiro, com essa quantidade de pedidos de empréstimo, o que também me leva a crer, que pelo dinheiro, podem oferecer/aceitar serviços e facilidades que são contrários a suas funções. A receita, PF e demais órgãos precisam ficar de olho, assim como todos nós.

  80. Ótima matéria. Merece ser disponibilizada para não assinantes, de forma a causar mais impacto na sociedade, que precisa se conscientizar que a Macro Criminalidade é a mãe da Bandidagem!

  81. Parabéns pela busca da verdade e exposição da realidade do nosso judiciário. Tristeza e ao mesmo tempo satisfação pela revelação das entranhas desse poder da República, hoje tão contaminado pela corrupção!

    1. Não creio que todos têm medo dele e da mulher com a qual ele casou. Muitos não têm basta ver o número de comentários.

  82. Soltar bandido corrupto que rapinou os cofres públicos é ótimo negócio, todos ganham, inclusive o escritório de "dvogados" da mulher a quem os corruptos contratam. Crusoé faça a mesma reportagem com os outros 3 "solta bandido" (Dias Dirceu Toffoli, Marco Aurélio Voz Cansada de Mello e o Ricardo Levandotrocowski).

  83. Os dois se merecem. Êta casalzinho feio sor!Pois é Gilmar, comece a se preparar o novo senado nao está para brincadeira. Será que voçê e o Tofolli são a bola da vez. O Tofolli estamos esperando explicar a mesada de $100 mil reais TOTALIZANDO $4.5 milhões. E o Beiçola e a Beiçola de agora em diante nao terão sossego. Sem contar com as decisões monocrática que deve ter lhe remunerado algum dinheiro. É turminha do STF como disse bem o Marco Aurelio Cepacol , tempos estranhos se avizinh

    1. Apesar das nossas falhas como cidadãos, acredito como você, que realmente não merecemos suportar esse ser humano desprezível como o Gilmar.

  84. Esperamos que a Receita Federal continue auditando as contas dos Mendes sem temer as ameaças de Gilmar Mendes. #Força Receita Federal.

  85. Não acho correta a reportagem Primeiro há quanto tempo ele está Ministro do Supremo?Recebeu herança?Casou com mulher rica?Ganhou na loteria?etc E os outro?

    1. Um de cada vez! Mas que Gilmar é suspeitissimo não há dúvidas! Porquê não pode ser investigado? Se eu fraudar o IR em 1000, reais a fisco já vem atrás e não adianta eu dizer que são a Gestapo!

  86. Excelente trabalho. Para um melhor esclarecimento desse tema, sugiro a leitura do artigo de Fernão Lara Mesquita, de 12 de fevereiro último, no Estadão: Sobre Transplante de Instituições. Enquanto existir no Brasil a nomeação a cargos públicos por indicação, fatos como esse narrado nesta reportagem cotinuarão acontecendo. Recall Neles!!!!!

    1. Pena que não se possa dizer o quanto pagou de Imposto de Renda!Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  87. Varias de meus clientes tem em torno de 20 milhões mas conseguiram trabalhando muito e honestamente. O caso desse casal é diferente, há muitos negócios escusos, muitos empréstimos. A verdade é que apesar do patrimônio acumulado qdo se começa a fazer empréstimos para investir pôde-se perdero controle. Sabe como é o dinheiro entra dinheiro que entra fácil sai mais fácil ainda. Essa triangulação de advogada com ministro da corte, faculdade de direito e empréstimos bancários, fede.

  88. Portugal teria sido o paraíso escolhido porque não se empenha adequadamente em cumprir tratados de extradição? É só uma pergunta!

    1. É um homem de sorte. Veneza Deus. Só no Brasil isso é possível.

  89. Nada a declarar, neste país um juiz do supremo ter tanto dinheiro e um instituto que recebe dinheiro de empresas, FALAR O QUÊ!!!!!!!!!!!!!!!!!?????????????

    1. Como um servidor público pode ter tanto dinheiro? cadê a receita federal COAF?

  90. Muito coisa ser explicada. Por exemplo: como a a Constituiçãp e a Lei Orgânica da magistratura proíbem juiz de ser sócio de algo e ele aparece como sócio? Por que a Procuradoria não questiona isso?

    1. A PGR sempre de conluio com Gilmar. Deve seu cargo ao chefe. Foi o indicada por ele. Raquel Dodge está a tempo de cair fora dessa barca furada. Quem come com porcos se lambuza.

    2. O juiz pode ser sócio. O que a LOMAN proíbe é ser administrador.

  91. Tá bem. E qual a ilegalidade nisso? Discordo da maioria das posições do ministro, porém pelo que vejo todo o dinheiro tem origem limpa.

    1. Limpo? Pra começar o beiçudo nem poderia ter outra atividade ou ser sócio de empresa, uma vez que é magistrado.

  92. Tomara q nada impeça que ele seja investigado. Eu adoraria ter um apartamento em Portugal. Tenho certeza q o Beiçola não é 100%limpo.Muito dinheiro em poucos anos para ser honesto. Tem treta, certo !Vai acabar a prepotência do Beiçola.

  93. Declaração de impedimento ou suspeição é matéria inexistente para esses auto-proclamados "supremos", ao decidir questões do interesse direto ou indireto de bancos generosos e amigos fraternos dadivosos... Até quando?

  94. Joaquim Barbosa num arroubo, disse a verdade: é um coronel ! Além do que, ninguém empresa dinheiro sem ter alguma vantagem. Juros baixos? Vacas em garantia? Quanto vale o gado? Garantia vil? Investimento em objetos de arte? Sei não ... Qual a melhor forma de lavar dinheiro? E corrupção só existe em empresas? Em bancos, não?

  95. Patrimônio alto não diz nada sem sua origem! Mencionar empréstimos feitos às fazendas em nome de qualquer dos proprietários é desconhecer como funciona o crédito rural no Brasil: os empréstimos só saem em nome das fazendas se estado são sociedades Ltda ou SA. O crédito rural, sendo subsidiado, é usado na busca de resultados para o negócio.

  96. Muito bem. Os bancos que lhe emprestaram dinheiro certamente se por algum motivo tem acoes contra eles, principalmente no Supremo, o Ministro Gilmar deveria declarar-se impedido de tecer qualquer tipo de decisao. Sua esposa nao poderia advogar nestas causas, pois seriam interesses conflitantes. Uma pesquisa seria poderia averiguar se existiu algum trafico de influencia.

  97. Então, enquanto Gilmar e Guiomar enchem as burras de dinheiro, com jogadas financeiras dignas de investigações, nós, pobres mortais, somos humilhados pelos bancos ao pedirmos empréstimos a juros exorbitantes, nada camaradas como os concedidos ao casal Mendes.

  98. Comessou a derrocada do chefe do sindicato de Ladrões que ele mesmo falou no início da queda do PT.ele mesmo falou que o Brasil estava sendo Governado por Sindicatos de Ladrões,e ele mesmo é um dos "chefe "

  99. O casal GG não é fácil não. Veem como sorriem à toa essa boca escancarada essa carinha de bobo. Só uma pergunta? porque uma pessoa com tanto dinheiro recorre a tantos empréstimos? Ou não paga é isso tem preço. Ou conseguem juros quase zero. Isso é uma indecência.

    1. E achas que vão pesquisar? Kkkkk...nada muda neste país, entra governo, sai governo...

  100. Um retrato do Brasil que não queremos.Que usam a Justiça para burlar a Lei.Que tornam-se intocáveis por controlar informações,negociatas e usar/abusar do "Estado de Direito".

  101. E os supostos 200 milhões sugeridos pela Dalide ao Joesley, como patrocínio ao IDP, como ficou isso tudo? O Joesley ficou com essa cartada escondida, como garantia à sua liberdade junto aos Tribunais Superiores?

  102. Muito modesto esses valores patrimoniais! Quero que ele me ensine essa matemática de multiplicar, bem como pagar todos esses empréstimos ganhando 100 mil como Ministro.

  103. Interessante! Se fosse eu, que tivesse aplicado na Bolsa, 10,000,00, de imediato o I.Renda, e outros órgãos iriam querer saber de onde eu consegui este dinheiro e mais: provado, a seguir teria que pagar I.RENDA. Entretanto os PRIVILEGIADOS DO BRASIL, manipulam com Milhões, Bilhões, e onde fica esses Órgãos que não vasculham suas contas? Por privilégios ou por medo de perderem seus cargos?

  104. Apenas 20?...Só rindo...As Fazendas e o gado devem valer mais que isto e ainda pode ter alguma grana na Europa. ‘Residência permanente’ é chave de entrada ou eufemismo para Visto?... Ou até mesmo para pseudo cidadania? Uma matéria Jornalisticamente excelente!!! MAS... aritmeticamente, muiiiiito modesta! Rsrs.

    1. Não fecha mesmo. Tem mais boi na linha nessa história.

  105. Se tudo que está implícito na reportagem (Crusoé teve o cuidado de não fazer ilações) se comprovar - simulacros de empréstimos, tráfico de influência, corrupção, lavagem de capitais etc. - estaremos diante da maior BOCA DE FUMO incrustada, vitaliciamente, em um poder da República, de modo que não será desmedida a alcunha de ‘o Marcola da Justiça’.

  106. Cada vez mais fico na dúvida sobre quem mandou matar Bolsonaro. E entendo porque a Polícia Federal, tão ágil, 'ainda' não conseguiu descobrir quem pagou os advogados do infeliz Adélio, que o então Ministro, Raul Jungmann, classificou como "lobo solitário". Porém continuo confiando que os Generais do Exército Brasileiro não deixarão de agir. No momento exato...

  107. Eu tenho plena convicção de que se os seus rendimentos não condizem com o que você tem e, ou pode pagar, então deve-se fazer uma varredura em tudo e levantar todas as despesas e todas as receitas, documentalmente. Feito isso, a pessoa deve dar explicações sobre todas discrepâncias que houverem. Caso se verifique irregularidades, os bens devem ser confiscados e leiloados, se o dinheiro for publico deve ser encaminhado para o ministério que está com maior pendência, caso, a PREVIDÊNCIA.

  108. Essa reportagem parece laudo pericial: apresenta número impressionantes atrelados a operações com justificativas absolutamente aceitáveis. Onde está a análise crítica? Onde estão as possíveis manobras para obter tal patrimônio? Enfim... uma reportagem insonsa.

  109. Ser rico não é crime. Roubar para ser rico sim. Como figura pública deveria ser um exemplo de transparência em seus negócios. Medo de investigação é mal sinal.

  110. Devemos ter muito cuidado para não criminalizar quem é rico ou a riqueza. É público e notório que o ministro Gilmar Mendes é sócio de uma instituição de ensino há muitos anos. Moro em Guaxupé, sul de minas Gerais, cidade com 60 mil habitantes, e mesmo aqui temos pessoas que não tem o poder e influência do Gilmar Mendes e tem patrimônio maior do que este. Tome cuidade Crusoé, para não virar uma tititi sobre as personagens de brasília. Não é crime ser rico!!!!

  111. Reportagem para ganhar prêmios! Só tenho uma dúvida: calculando em R$, o que significa poder realizar tráfico de influências? Pode juntar, certamente, mais alguns milhões ao patrimônio comprovado e descrito.

  112. Ainda não entendi onde está o ilícito ou o "algo suspeito". Quem possui hoje 500 mil reais, sabendo investir, sabendo negociar, sabendo comprar, sabendo onde algum patrimônio vai valorizar, é muito fácil em um década multiplicar esse patrimônio. Temos, minha mulher e eu, um apartamento comprado por menos de 60.000 que hoje vale quase 40.000 (estimativa de mercado - valorização imobiliária). Isso porque nos consideramos "classe baixa".

  113. Dá prá entender (?) porque essa" tchurma" entra na política... que tristeza ! "...For Wales?"perguntaria Thomas Morus...Juizes... a mais alta corte brasileira... ;-(

  114. Vizinho de bandido em Portugal, o patrimônio dá nojo, uma vez que não do salário de ministro. Beiçola nojento !!🤢🤢🤢🤢🤢🤢

  115. Ele sabe que nada vai acontecer e quando aposentar, e deixar de ser SUPREMO, como ele mesmo diz, vai morar em Lisboa numa boa!

    1. A Crusoé já falou também do tofoli e deu emnada...nada de nadade novo.

  116. o poder corrompe, e se tiver poder absoluto a corrupção é total, como diria uma frase de efeito. outro dito diz que onde há fumaça, há fogo. juntando os dois ditos- onde há fumaça, há corrupção total. não que seja o caso, mas parecer honesto deveria ser quesito primordial para estar na corte.

  117. Todos os brasileiros de bem sabem que esse homem é um corrupto. Em qualquer país civilizado estaria preso junto com sua senhora facilitadora e arrecadadora. Mas parece que no Gambiarristão pode tudo.

  118. Claro que foi por vingança pessoal contra juízes baianos que molestavam sua majestade. Mas vale a memória da CPI que Antonio Carlos Magalhães armou e que acabou com a prisão do juiz Lalau e meteu muito togado em tremedeira cívica. No caso de GM valeria - se houvesse coragem - uma força-tarefa para investigar o quanto há de propina na composição desta fortuna. Não custa muito pegar juízes que vendem sentença para todo tipo de criminoso, com preferência para os narcos.

  119. 280 MIL em salários da mulher , mais 37 mil dele e 800 mil de dividendos da sociedade na faculdade , explicam o patrimônio.... facilmente.

    1. Sem falar que ele não tem gastos com funcionários. Procurem quantos funcionários ele tem direito a ter.

  120. EUTENHO VERGONHA DO SUPREMO e mais ainda da figura do Gilmar Mendes!! sujeito ganancioso. Seu patrimônio não tem muito a ver com ser bem sucedido!🤢

  121. Inacreditável como não têm respeito pela Pátria, família e em especial a Deus ! O que esta ganância pelo dinheiro e poder podem trazer de tão imperdível para estas medíocres pessoas. Uma boa casa, um bom carro, um local aprazível para trabalhar no que escolheu como profissão . Harmonia no lar , família unida , todos com saúde e/ou tendo possibilidade de tratamento digno , amigos verdadeiros , música 🎵, vida alegre , poder viajar e Liberdade ! Para VIVER nos intervalos de nossa SOBREVIVÊNCIA

  122. Boa a reportagem, mas os nossos amigos náufragos do jornalismo são péssimos em matemática só as fazendas, porteira fechada, falem mais de 40 milhões.

  123. Me causa surpresa a facilidade em obter empréstimos vultuosos em sua maioria, com taxas abaixo do mercado. Eu, como micrpreendedor, tive dificuldade de até abrir conta em bancos públicos e particulares (queriam empurrar taxas altíssimas e serviços caros como "contrapartida"), quiçá dinheiro para investimento e capital de giro. É o brasileiro pobre subsidiando o rico e influente (pra parar por aqui...). Realmente o Brasil e um Hobin Hood às avessas! Onde vamos parar?

  124. Precisamos acelerar a Lava Toga e eliminar do nosso convívio social os inúmeros bandidos togados que infestam a máquina pública. O beiçola não engana mais o povo brasileiro logo logo a máscara desse vagabundo e de outros cairão revelando uma parte essencial do sistema mafioso que corrompeu e destruiu a sociedade e economia brasileira por décadas.

  125. Só alguém desonesto ou lerdo p/ não ver as *óbvias*relações escusas entre os citados, seus cargos e seus negócios com escritórios de advocacia e empresas. É indecente,corrupto e criminoso que alguém com o poder de tomar decisões legais tenha envolvimento com pessoas e empresas interessadas nessas decisões. É escandaloso não se declarar impedido nesses casos. Duvido que ache que ninguém está vendo. Está mais p/ prepotência,desdém pelo país e convicção da impunidade. Mas as coisas estão mudando.

  126. O que me impressiona mais, é a ganância dos envolvidos na reportagem. Não vou nunca entender porque os indivíduos acumulam tanto e um belo dia morre, e fica tudo aí porque não podem carregar. Mas, cada um pensa de jeito diferente, né?

    1. Ganância!! não sendo ele min. do STF, conseguiria angariar tanto $$? O salário de min. é o de menos, ele se utiliza do cargo para o "poder" de convencimento e sua conveniência!!🤢🤢

    2. Caro Francisco, esta ganância toda está atrelada diretamente ao nível ético e moral deste pulha. Este tipo de canalha não chega a mesurar o volume destes bens. Para este tipo de sacripanta, a única coisa que pensa é amealhar mais é mais riquezas. Este tipo de estupor não se "liga" no andar das vidas à sua volta, até que seja visitado por uma doença incurável. Aguardemos a justiça Divina.

  127. Engraçado e estranho a grande mídia não dar cobertura e investigar o STF. Parece que tem interesse em tumultuar e atrapalhar iniciativas do governo, como a reforma da previdência, causando problemas onde não tem.

    1. Carlos você tem razão. Os jornalistas têm medo de tocar no nome dos todo-poderosos. São covardes.

  128. Sustentado pelo estado duas vezes: salário e empréstimos a juros pra lá de especiais. Patrocínios invisíveis. Negócios. Vacas e terras. Isso é um juiz ou um empresário? E... pode???

  129. Interessante. Descendente de uma família de juristas de Mato Grosso, só exerceu cargos públicos e tornou-se multimilionário justamente após o IDP, AGU e STF. Um caso dec sucesso digno de análise no Instituto Wharton!

  130. Uma crítica. a reportagem apenas descreve um casal bem sucedido. Se houve algum ilicito nessa acumulação a reportagem deixou de dizer. se deixou de dizer. pq não sabe ou pq nao teve coragem? abraços!

    1. Justamente. A reportagem só descreve os bens do ministro e da sua esposa, coisa que qualquer mídia poderia ter feito. O acúmulo destes bens tem origens ilícitas? Pelo que foi escrito está tudo dentro da lei.

    2. Só o patrocínio de $ 7 milhões para seu instituto, sem precisar expor a marca, já dá um indício de como ele utiliza seu cargo.🤔🤔

  131. Gilmar Mendes com a vida nababesca de um nobre do século XVIII. Quando a cada cair, deveria ser decapitado como faziam naquela época.

  132. o STF tem que acabar, o presidente teve a chance enquanto deputado, pois era Capitão aposentado. Agora fica difícil!! pqp que país de merda vivemos com Ministros que se acham os maiorais e acima da constituição, mas como dizem: Quanto maior o coqueiro, maior o tombo do coco. Crusoémos onde vai essa história!

  133. aos sujo do que poleiro de pato. Esse indivíduo merece ser confinado em presídio de segurança máxima,bde preferência na mesma cela do Marcola.

  134. “Cidadãos” como o Ministro GM se consideram acima da lei. Sua conduta moral é questionável. Tem o ranço dos maus hábitos e costumes.

  135. isso que é soda no Brasil! eu tento há décadas um empréstimo para capital de giro na caixa federal e a informação é de que a caixa não faz mais isso. assim como tentei empréstimo no Banrisul para fazer melhorias na infraestrutura da minha propriedade para produzir mais mas como sou micro produtor rural não consigo e essas pessoas conseguem tudo fácil. esse Gilmar Mendes deveria ter seus bens apreendidos se comprovado que seu enriquecimento se deu as custas da miséria do povo.

  136. Nota 10 pela intenção, louvável sem dúvida, afinal o pretenso príncipe “intocável” não passa de um sapo 👏... MAS, infelizmente nota ZERO em aritmética para quem estimou e “somou” os valores dos bens citados, rsrs.

  137. Belo exemplo do que o nosso monstro estatal engendra. Um ser patético como esse, de ego inchado e carácter deformado, toma decisões em nome da mais alta corte. O Brasil precisa repensar o estado, urgente.

  138. Que vergonha, e ainda tem a cara de pau de alegar que está sendo perseguido, isso não pode continuar, com gente dessa espécie o país não deslancha.

  139. A matéria poderia ser feita por qualquer despachante imobiliário. Mas, no deserto do jornalismo investigativo é um oásis. Faltou só relacionar os clientes do Sergio Bermudes com as decisões do Gilmar e de outros camaradas do Supremo. Também não se falou das ligações com os BARATAS, que foi indicado pelo FHC, etc.. Assim, nadaram onde deviam mergulhar fundo. Nota 3 (de 0 a 10)

    1. Talvez, seja conveniente fazer uma série de reportagens, tipo assim: GM1, GM2, GM3...; LW1, LW2, LW3....; TF1,TF2,TF3... Assim, irá se aprofundando a cada fase da reportagem..

  140. O casal tem uma sede por dinheiro espantosa, muito estranho para profissionais liberais com futuro garantido. Acho que pensam que são imortais, ou acham que quando morrer levarão toda essa fortuna. Acho que ele passa o dia pensando em como ganhar mais dinheiro.

  141. Patrimônio compatível para quem tem esposa que já vem de família rica, parte das fazendas de herança, vários empréstimos bancários e mais de 30 anos de trabalho do casal. Absolutamente normal .

    1. O problema são os patrocinios e os emprestimos escusos. Nao se faça de besta.

  142. Quem não deve não teme, todos que lidam e/ou trabalham com recursos públicos deveriam ser investigados pela receita federal e POLICIA FEDERAL, com certeza tem mui......ta sujeira escondida debaixo do tapete.

    1. Um servidor público não pode abrir uma MEI, mas um ministro do Supremo pode ser empresário.

  143. uma matéria investigativa que não deixa duvidas por apresentar fatos e dados. A questão é explicação para algo desta natureza, que logicamente é favorecida pelo cargo que ocupa.

  144. É um sujeito sem escrúpulos, como um pessoa dessa, consegue se manter em tão alto cargo, que segundo os entendidos, requer dedicação total e exclusiva.

  145. enquanto isso, médicos e professores, funcionários publicos, trabalhadores privados e autônomos de todo Brasil, trabalham arduamente e recolhem impostos exorbitantes, até quase a morte, ao se aposentarem, para alimentar o luxo dessa corja. A disparidade social é extensiva à todos setores, não só entre ricos e pobres mas, além... a maior diferença hoje é entre governo e povo... essa é a barreira principal. GOVERNO DO POVO E PARA O POVO!

  146. feliz daquele que consegue fazer parte do reino dos três poderes.para eles tudo, desde de empréstimos subsidiados, falcatruas, corrupção, até meretrizes para carregarem a tiracolo a ex. da Rosemeire do sapo, e tudo isso com o beneplácito da blindagem mútua concedida por aparelhados do mesmo triangular reinado dos 3 poderes vigente no Brasil a mais de um século, e onde o povo escravizado e vassalo sustenta essa raça só observando sem nada poder fazer.

  147. Reportagem tímida. Não adentra muito em origens ilícitas das propriedades, nem em propriedades ocultas, que certamente tem, pois evidentemente alguém como Gilmar não tem em seu nome nada que não possa ser justificado juridicamente.

  148. Parabéns pela matéria! Gilmar deveria encenar nova versão do famoso filme “Um crime perfeito”, dirigido por Hitchcock em 1954 (regravado em 1998), pois ninguém consegue pegar esse cidadão. Por isso matérias desse tipo devem continuar até que esse “Senhor” seja realmente desmascarado (assim como foi o bandido no filme citado) por seus negócios escusos e responda criminalmente por todas as suas investidas suspeitas.

  149. Parabéns aos competentes jornalistas. Que essa matéria fortaleça os Órgãos competentes a não deixar a impunidade prevalecer.

  150. excelente reportagem! e é só a ponta do iceberg. por favor investiguem mais à fundo, já que a receita federal foi tolhida.... e por favor catuquem bem nos patrocínios ocultos...

    1. Inveja, veja eles julgam pessoas que possuem muito mais do que eles, muitas das vezes com suor, isso para uma mente doentia não pode acontecer, ele é a autoridade, ele deveria ter mais, afinal ele é um “Semi Deus” com sua toga ....

  151. Isto sim é uma reportagem. parabéns aos repórteres. Apresentaram detalhadamente a matéria, buscaram a palavra do proprietário dos bens relacionados para confirmar, acrescentar ou desmentir os dados apresentados. Isso é jornalismo.

  152. Parabéns, Rodrigo Rangel e Felipe Coutinho! Excelente reportagem! Tinha que ser amplamente divulgada. Essa é a nossa Suprema Corte! Somos os palhaços desse supremo circo.

  153. A excelente reportagem deixa à mostra possíveis entrelaçamentos que podem levar a um jogo de interesses incompatíveis com o trabalho de um ministro do supremo. Que os órgãos competentes não se intimidem.

    1. Bem , tem uma frase muito usada para demostrar que uma pessoa é inocente "QUEM NAO DEVE , TEME " . Sera que o ministro nunca a ouviu ?

    1. O personagem JOÃO PLENÁRIO (deputado) da Praça é Nossa, criado pelo humorista SAULO LARANJEIRA, parece ter sido inspirado no GM. A diferença é que um é parlamentar e o outro é pra lamentar. Confiram as semelhanças. Pobre Brasil.

    2. O Senado Federal deve agir para que expliquem tudo isso, devemos apoiar a iniciativa do senador Alessandro

    3. A postura dele no STF indica algo desconecto da razoabilidade do homem médio - imagine no caso dele, tido como uma mente brilhante por muitos da área do direto. Espero que a investigação vá em frente e nos mostre que ainda podemos ter esperança de justiça nesse país , e que a corrupção será combatida em todas as esferas do poder .

Mais notícias
Assine
TOPO