Para onde vai a direita

Renato Meirelles, fundador do Instituto Locomotiva, afirma que governadores são mais reconhecidos como possíveis bons presidentes e levam vantagem em relação a familiares de Jair Bolsonaro
15.06.23

O cientista político Renato Meirelles, fundador do Instituto Locomotiva, acredita que muitos eleitores de Jair Bolsonaro já começaram a pensar em uma alternativa para o pleito de 2026. Segundo a pesquisa “Para onde vai a direita“, encomendada pelo Zeitgeitst Public Affairs, 54% dos eleitores do ex-presidente aceitariam um nome da direita, mesmo que não endossado pelo ex-presidente. Outros 18% só aceitariam Bolsonaro como candidato.

Nessa busca por novos nomes, Meirelles afirma que a população tende a confiar mais nos políticos que exercem algum mandato, como os governadores. Entre os que foram mais citados pelos eleitores do ex-presidente estão Tarcísio de Freitas, Romeu Zema e Ratinho Júnior — nessa ordem. Considerados como possíveis herdeiros do bolsonarismo, eles ganham mais apoio quando os entrevistados são perguntados sobre quem seria um bom presidente.

Movimento oposto ocorre com o deputado federal Eduardo Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Apesar de serem considerados como potenciais sucessores do ex-presidente, a população não considera que os familiares poderiam ser bons presidentes, uma vez que não exercem um cargo executivo. “Os familiares de Bolsonaro largam com um conhecimento grande e se aproveitam da força do sobrenome mas, por outro lado, eles não têm referências de serem bons gestores“, diz Meirelles.

Meirelles também comenta a leve queda de aprovação do atual governo. “Lula parece pouco preocupado em falar com o eleitor médio. Diferente do que foi a primeira eleição vitoriosa de Lula, em 2003, ele está mais preocupado com os 18% do núcleo bolsonarista do que em dialogar com aquela direita que não gostava muito do Bolsonaro ou mesmo com eleitores da Simone Tebet ou de Ciro Gomes. A narrativa do Lula tem avançado muito pouco na redução do antipetismo que persiste na sociedade brasileira“.

Assista ao vídeo:

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Essa polarização é que tem arrastado o Brasil. E triste é ver que o Brasil está dependente desse sobrenome BOLSONARO. Minha esperança é ver seu enfraquecimento com a chegada de alguém que tenha o carisma dos polos de hoje, sem populismos para fazer promessas mirabolantes, não poder cumprir, e o povo voltar para o mesmo lugar.

  2. 😆😆😆😆😆😆 """"Força""" do nome """bolsonero""""???? """"Possibilidade""" de candidatura das suas """crias patetóides""" de níveis superlativos de debilidade mental e -zero moral"""???? Ah, peraí.... vou chamar o SAMU antes que 2 centenas de milhões de BRASILEIROS e EU morramos mortinhos de taaaaannnnntoooo rir!!!! 😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆 !!!!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO