Ricardo Stuckert/PRO presidente e a primeira-dama chegam ao Japão no Aerolula depois de duas paradas

A volta ao mundo no AeroJanja

Em sua campanha pessoal pelo Nobel da Paz, Lula deve viajar como nunca, de preferência em um novo avião
08.06.23

O assessor para assuntos internacionais da Presidência, Celso Amorim, viaja neste domingo, 11, à Noruega para participar de debates no Fórum de Oslo. A entidade, que recebe a maior parte de sua verba do Ministério de Relações Exteriores da Noruega, participa de negociações de paz em vários lugares do mundo, como na Venezuela e no Afeganistão. Em seu site de apresentação, o Fórum se gaba de ter, entre seus membros, diversos ganhadores do Nobel da Paz, como o ex-presidente americano Jimmy Carter e o colombiano Juan Manuel Santos. Embora não tenha sido divulgado qual seria o objetivo da viagem de Amorim, é bem provável que essa seja mais uma tentativa de Lula pavimentar o seu caminho para o Nobel da Paz — um sonho antigo do presidente que ele tentará alcançar fazendo uso de todos os meios possíveis.

Já em 2003, o primeiro ano de seu governo, petistas anunciaram aos quatro cantos a hipótese de Lula levar o Nobel da Paz. Apesar de o presidente não ter nada para mostrar no campo da paz, seus seguidores defendiam que ele teria condições de levar o galardão pelo esforço em erradicar a fome no Brasil e no mundo. Era a época do Fome Zero, um sucesso de marketing que, em menos de dois anos, seria abandonado por esbarrar na ineficácia administrativa e na corrupção.

A partir daí, ano após ano, a indicação de Lula foi ignorada pelo comitê de cinco especialistas escolhidos pelo Parlamento da Noruega. Mas a torcida não esmoreceu. Em 2019, com Lula preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, petistas reivindicaram com estridência o Nobel da Paz para o ex-presidente. Eles tinham fé de que o prêmio seria dado a Lula porque ele seria uma vítima do então juiz Sergio Moro. A entrega do Nobel em Oslo, sem a presença do petista, causaria um enorme “constrangimento mundial”. A cena nunca saiu da imaginação dos seus apoiadores.

A partir daí, os clamores de um Nobel para Lula só aumentaram. Ele foi solto após o Supremo Tribunal Federal entender que Curitiba não era o foro correto para seu julgamento. Em 2023, com sua volta para o Palácio do Planalto, vários políticos e ministros passaram a pleitear o prêmio, por razões diferentes. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, insinuou que o fim do desmatamento ilegal poderia cacifar o presidente. As justificativas fornecidas pelos seus apoiadores, assim, sempre podem mudar, como o combate à fome ou ao desmatamento. Mas a verdade nua e crua é que não existe um feito que justifique o Nobel da Paz. O que há é a vontade entre seus apoiadores de que Lula o ganhe, seja por qualquer razão.

Com sua volta ao Palácio do Planalto em janeiro, Lula tentou se colocar como um possível mediador pela paz na invasão da Ucrânia, o que finalmente lhe daria um motivo razoável para que ele levasse o prêmio tão almejado. Para ganhar um Nobel da Paz, afinal, é preciso ir contra as guerras. Mas o presidente trocou os pés pelas mãos ao dizer que os ucranianos desejam o conflito e que a culpa é da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan. O fato de que a Noruega é parte da Otan certamente não ajuda, mas como a decisão final cabe unicamente a um comitê limitado de especialistas, qualquer decisão é possível.

Seja como for, os pagadores de impostos brasileiros é que financiarão a ambição do presidente, como já fizeram no passado. Durante os dois primeiros mandatos de Lula, o Itamaraty abriu 68 embaixadas e consulados pelo mundo. O objetivo foi o de projetar influência em várias áreas do globo, mesmo que sem qualquer resultado prático. Além disso, Lula realizou 267 viagens internacionais, cerca de três por mês, passando por 83 países (quase a metade dos 193 membros da ONU).

Para realizar esse périplo mundial, Lula aposentou em 2005 o antigo Sucatão — um Boeing 707 que transportou vários presidentes desde 1986 — e comprou um Airbus A319CJ, logo apelidado de Aerolula. O valor foi de 56,7 milhões de dólares, mas uma reforma de 13,5 milhões de dólares foi necessária para incluir uma suíte presidencial.

Ainda que o Aerolula tenha vida útil de trinta anos, o que lhe garantiria mais dez de atuação, o presidente quer substituí-lo por outro com maior autonomia de voo. O Aerolula só consegue voar 8,5 mil quilômetros sem reabastecer. Por causa disso, na viagem presidencial ao Japão, a comitiva precisou parar em Guadalajara, no México, e no Alasca. Na ida para a China, foi preciso descer em Lisboa e em Abu Dhabi. Lula já reclamava antes que achava isso humilhante e agora, com 77 anos, está menos disposto ainda a ter de encher o tanque pelo caminho.

A vontade de Lula é transformar um dos dois jatos A330 da Força Aérea Brasileira, comprados pelo governo de Jair Bolsonaro no ano passado, para fazer o seu transporte. Lula quer uma suíte com cama de casal, banheiro com chuveiro, um escritório, uma sala de reuniões e 100 poltronas para levar sua comitiva e jornalistas. Com maior autonomia, seria possível ir até Washington sem reabastecer. A aeronave já foi apelidada de AeroJanja, uma vez que a primeira-dama tem acompanhado sempre o presidente no exterior e se mostra muito exigente com conforto, como se constatou nas compras de móveis sem licitação para o Palácio da Alvorada.

A adaptação dos aviões da Força Aérea Brasileira, FAB, ainda não foi decidida. Caso não seja aprovada, ainda existe a possibilidade de se adquirir um avião novinho em folha. A FAB ainda não iniciou o processo de cotação, nem para reformar um dos A330, nem para comprar um avião novo.

De qualquer forma, ao que tudo indica, o sonho de Lula de ganhar o Nobel da Paz continuará sendo pago pelos brasileiros.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A simples hipótese de Lula vir a concorrer a algum Nobel, por si só, seria a desmoralização daquela instituição.

  2. Como tudo que vem da corja petista é uma invenção que reveste de ouro uma estátua de excrementos. É um tapa na cara de brasileiros dignos.

  3. Com a capivara que tem é mais fácil ser "Wanted" pela Interpol. Como essa súcia é pretensiosa e cínica a se dar ares de importância. A maior parte das cidades brasilianas não tem esgoto tratado, milhares de mortes no trânsito, nas ruas e grotões impunes, cracolândias em cada cidade, ou seja, há muito o que fazer no Brasil e o estúpido se mete no conflito da Ucrânia e, pior, do lado errado. Mas Lula, covarde que é, foge da guerra contra o atraso e corrupção que drena a vitalidade da nação.

  4. É um desqualificado, corrupto esquerdopata sem a magia dos anos 80 da velha esquerda. Nobel, Chance zero.

  5. Ao invés de Nobel da Paz o Descondenado ( delirante etílico crônico ) devia pleitear um registro no Guinness Book como o maior corrupto da história ( imbatível ).

    1. Por que não pensei nisso antes? Essa ele ganha numa boa, sem concorrentes

  6. O Lula já sabemos que é um farsante , resta saber se a premiação do Nobel da Paz é também um engodo ???? Quanto aos gastos, temos que reclamar para nossos deputados e senadores.

    1. 🤮🤮🤮🤮🤮 Ele não mas dona Esbanja tem tudo prá ganhar o Nobel da Mediocridade.

  7. 😆😆😆😆😆😆 Só não morro bem mortinha de rir da piada do milênio porque tenho muita saúde mental!!! Tudo o que o "aspone" celso chinfrin conseguirá é o ""nobel ladravaz"" pro seu dono, de quem ele é o humilhante, ridicularizado e humilhado capataz!!!

    1. 😖😖😖😖😖😖 Olha só o aspecto do casal de ""gnomos desgovernamentais"".... não é à toa que, sob o disfarce da cortesia, as duas japonezinhas estão mesmo é dobrando de rir!!!! Só acredita no contrário quem não conhece esse pessoal do Extremo Oriente, que de idiotas não têm absolutamente nada!!! 😆😆😆😆😆😆

  8. O Brasil deveria investir bilhões de Dólares (que não tem) para ressuscitar o Antonov An225, a única aeronave que talvez tenha tamanho de comportar o ego do primeiro (e tosco) casal.

  9. Espero que essa Comissão de Oslo se informe bem sobre quem é Lula. Que lembrem, sobretudo, e neste momento, que o Presidente sequer teve coragem de se aproximar de Zelenski. Espero que essa comissão seja mais informada que Leonardo DiCaprio e o Papa Francisco, que se encantaram com imagens de um santo de barro.

  10. A megalomania de Lula e da Janja não tem limites! Nem os xeiques dos petrodólares são tão exigentes. Esse casal émridículo, só que nos custa caro além de nos envergonhar como brasileiros. Ficamos livre do Bozo, más, a que preço!

  11. É bem provável que os 5 membros do comitê saibam que luladrão não foi inocentado. Devem saber que luladrão é um dos maiores corruptos do mundo e que liderou o maior roubo que alguém poderia imaginar. Que adora uma boca livre, adora encher a cara e não resiste a uma bajulação. Seu novo avião será o aeroesbanja

  12. O canelau tá morrendo de saudades fa Roze que viajava clandestina no Aero-51 com malas cheias de euros para depositar nos bancos europeus.

  13. O estado ao serviço das loucuras megalómanas de um bandido sentado no trono da república. Belo país

Mais notícias
Assine agora
TOPO