A praça digital não é nossa
O jornalista Eugênio Bucci critica os proprietários das redes sociais, como Elon Musk, que definem ao bel-prazer as regras do debate público e lucram com o conteúdo publicado voluntariamente pelos usuários
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
No ano passado, o jornalista Eugênio Bucci, de 64 anos, lançou o livro A superindústria do imaginário, em que critica a forma como as redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, apropriam-se de conteúdos produzidos voluntariamente por bilhões de indivíduos e, em seguida, usam os dados inseridos por eles para impulsionar o próprio negócio e lucrar. “O que eles publicam, seja a foto de um gato ou de um prato de comida, tem valor econômico. Mas seus autores não recebem um tostão por isso. Portanto, essa atividade só pode ser descrita como um trabalho escravo”, diz Bucci. Ele também se preocupa com o fato de empresários como Elon Musk determinarem as regras do debate público, bloqueando contas de jornalistas e derrubando plataformas inteiras, e sugere uma maior regulação para evitar monopólios e oligopólios.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Ivahyr Luiz de Campos
2022-12-27 09:10:19Entrevistador (preâmbulo) e entrevistado propagam desinformações, o primeiro ignora o empenho de E Musk pela liberdade de expressão e não menciona que os jornalistas estavam publicando a localização de Musk, o 2' é um militante.
Giovani
2022-12-25 11:35:01Petista passando pano no governo do pt. Se soubesse que era petista nem teria lido a entrevista, já saberia o conteúdo. Tenho medo do que vem pela frente.
Delei
2022-12-25 07:38:10Blá blá bla esquerdalha.
Renato Garcia
2022-12-24 11:31:30Nada contra alguém ser de esquerda, mas ser petista não pode. PT é Lula e este, como sabemos, é ladrão …
MCG
2022-12-24 10:55:52Quando o Twitter bloqueava contas de direita antes da sua compra por Elon Musk não tinha problema e agora esse sujeito vem falar que Musk quer interferir na política. Me poupe!! Aos amigos, tudo. Aos inimigos, os rigores da lei.
Tô de olho na esquer
2022-12-23 09:20:47Esquerdista falando m….. Mais um que adora o estado Fim da EBC!!!! Bozo pelego de estatal tbm.