PTVigília pela soltura de Lula em Curitiba: promessa de um mundo do sonho

De uma cleptocracia de fato para uma cleptocracia de direito

A prometida volta ao passado feliz proclamada pelo lulopetismo traz consigo também outro passado: o velho hábito de roubar do erário tudo o que for possível
23.09.22

As eleições gerais sempre levam adversários a enfatizar as graves falhas na conduta e nas ideias dos outros candidatos e de seus partidos. Na atual contenda, todos os opositores declaram a corrupção como a marca registrada dos governos petistas, nela ressaltando o mensalão e o petrolão. Por serem inegáveis os fatos a respeito dessas práticas organizadas de corrupção, o candidato do PT à Presidência olimpicamente se esquiva, jamais respondendo ou assumindo ele próprio e seus partidários os sucessivos escândalos, muito embora o último deles — petrolão — tenha sido considerado o maior delito de corrupção pública conhecido no mundo.

O único argumento de Lula é de que em todos os governos há corrupção. Mas não é bem assim. De fato, em todos os governos, até naqueles da Suécia, Dinamarca e Alemanha, podem existir casos de corrupção. Mas nenhum governo democrático tem suas atividades político-administrativas voltadas para a realização de um plano de corrupção — como é o caso dos governos petistas. O PT aparelhou o Estado para a prática da corrupção, o que nunca havia ocorrido em nosso país e, acredito, em nenhuma outra democracia.

No governo petista foi diferente. Toda a administração direta e indireta foi montada para produzir as fabulosas propinas, que tinham por objetivo a permanência no poder e, sobretudo, o enriquecimento fabuloso dos companheiros, dos aliados do Centrão e dos falsos oposicionistas, todos irmanados no firme propósito de criminosa apropriação privada dos recursos públicos. Sem medo de exagerar: nos governos petistas, o Estado foi transformado em uma organização criminosa a serviço dos corruptos dos setores público e privado.

Daí a falência do Estado, em 2016, fruto do megadesperdício dos recursos públicos em obras, serviços e fornecimentos absolutamente inúteis que foram criados e “licitados” unicamente para proporcionar o escandaloso roubo perpetrado.

Instalou-se no país, no período lulopetista, uma cleptocracia de fato, ou seja, um governo voltado ao assalto aos cofres púbicos.

Em vez de assumir os crimes contra a administração pública cometidos por ele, seus companheiros e aliados, o candidato populista de esquerda promete, em sua campanha, a volta da felicidade para todos os brasileiros, tão colorida quanto eram a bonança e a esperança nos paradisíacos anos dos governos petistas.

A que nível de decadência e de indigência política chegaram os partidos socialistas, tanto aqui como na Europa. A promessa do candidato Lula — vote em mim e volte a ser feliz — lembra a campanha populista do líder socialista radical francês Jean-Luc Mélenchon, que, à frente do movimento França Insubmissa, em vez da defesa intransigente das reivindicações da classe trabalhadora francesa prometia, em sua campanha de 2017, a felicidade de volta para todos os franceses se eleito presidente. O mote era: “Aquilo que a eleição de Mélenchon vai mudar em sua vida”. E nunca explicou como tal mudança iria se realizar. Como enfatiza Pierre Bentata em seu livro Les Désillusions de la Liberté (As Desilusões da Liberdade, 2017), a respeito do nefasto populismo que vai destruindo o regime democrático em todo o mundo: “Não se trata mais de defender um programa ou de propor ideias práticas, mas de sentir-se pertencendo a algo difuso, de se ligar literalmente em uma paixão frenética por uma pessoa tornada símbolo de todas as esperanças”.

Na atual campanha eleitoral brasileira, o candidato da esquerda seguiu a cartilha do neossocialismo: trazer os eleitores para o mundo do sonho. Mas, no caso brasileiro, não o sonho do futuro, como na França, mas do passado, da volta dos tempos em que o PT exercia o poder.

Ocorre que essa prometida volta ao passado feliz proclamada pelo lulopetismo traz consigo também outro passado: o velho hábito de roubar do erário tudo o que for possível, como ocorria no longo período dourado de 2003 a 2016.

Os quadros partidários do PT continuam os mesmos, com os seus líderes, seus tesoureiros, arrecadadores e demais comparsas no setor privado — condenados pela Lava Jato por formarem organização criminosa no seio do Estado — todos soltos e com plenos direitos políticos.

A propósito, não há, no presente momento, nenhum corrupto na cadeia no Brasil, com exceção do antigo governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, que lá permanece pelo grave fato de haver ameaçado denunciar altas figuras da magistratura envolvidas em corrupção em sua requerida e sempre negada delação premiada.

Isso posto, deve-se indagar qual ambiente legal e institucional será encontrado pelos petistas na sua eventual volta ao poder, no que respeita ao inevitável reaparelhamento do Estado para suas conhecidas práticas do crime organizado de corrupção.

Seria de se esperar que, nesses anos todos — de 2017 a 2022 — houvesse um consistente aperfeiçoamento das leis e das instituições judiciárias visando impedir que a cleptocracia novamente se instalasse no país.

Mas não foi o que ocorreu. Repetindo a Itália dos anos 1990, quando foi aniquilada a Operação Mãos Limpas, também entre nós os eternos donos do poder, irmanados, congregando todos os partidos hegemônicos no Congresso e a cúpula do Poder Judiciário, levaram avante o completo desmonte das instituições de combate à corrupção, ao mesmo tempo em que produziram um arcabouço legislativo que pune os que, na administração pública e no Judiciário, ousarem combater os corruptos antigos, atuais e futuros.

A propósito: desde 2020 ninguém mais foi condenado por corrupção. Pelo contrário: os processos criminais foram anulados e, naqueles em curso, todos os corruptos foram absolvidos. O mesmo ocorre diariamente com os inquéritos por corrupção: todos arquivados.

Ademais, várias leis e alguns procedimentos orçamentários foram criados e inventados para proporcionar aos donos do poder, já na boca do caixa, a apropriação dos recursos públicos. Assim, pela Lei n. 13.877/2019, ironicamente chamada de “minirreforma política”, os partidos podem se apropriar do Fundo Partidário para construir sedes próprias em todo o território nacional, custear todas as viagens dos seus dirigentes e ainda pagar, sem limites, os honorários dos advogados que os defendam nos processos eleitorais e por corrupção. E, no lugar de propinas das empreiteiras para a reeleição dos parlamentares, criou-se, em 2018, um segundo fundo eleitoral (o primeiro é a propaganda gratuita no rádio e na televisão), através do qual, desde aquele ano, quase 10 bilhões de reais já foram depositados nas contas dos partidos para o possível enriquecimento de seus dirigentes e parlamentares — além da certeza da reeleição dessa casta irremovível de políticos profissionais, responsável pelo atraso do país e pela miséria do povo.

Isso tudo sem contar com os 80 bilhões de reais em emendas parlamentares que foram entregues aos nossos representantes no Congresso desde 2020, e dos 16 bilhões do orçamento secreto somente neste ano, a cargo do condestável da República, o excelentíssimo senhor relator do Orçamento. Sobre tais verbas orçamentárias surrupiadas pelos representantes do povo não há qualquer controle efetivo dos órgãos encarregados, dedicando-se o Tribunal de Contas da União a perseguir, de todas as maneiras, os antigos integrantes da Operação Lava Jato.

E, para que nunca mais se ouse contestar os direitos patrimonialistas dos donos do poder de se apropriarem dos recursos públicos, promulgou-se em 2019 a Lei do Abuso da Autoridade (Lei n. 13.869), que estabelece a punição com até quatro anos de prisão para delegados, promotores e juízes que praticarem atos em desfavor dos políticos, “à falta de indício da prática do crime”. Assim, se o processo vier a ser arquivado ou o corrupto absolvido nas instâncias superiores, as autoridades que investigaram, denunciaram ou condenaram anteriormente o dito cujo serão punidas com quatro anos de cadeia, por abuso de autoridade. Impossível, neste espaço, elencar todas as demais barbaridades jurídicas contidas nessa lei em favor dos corruptos.

Cabe, ainda, lembrar a “reforma” da Lei de Improbidade Administrativa, que isenta de qualquer punição os  administradores públicos, a não ser que se prove que agiram com dolo.

As medidas institucionais e legais em prol dos corruptos não vão parar por aí. Tenhamos a certeza de que o nosso laborioso Congresso, na próxima legislatura, continuará trabalhando incessantemente em prol da formação de um Estado Cleptocrático de Direito.

Estará de parabéns o lulopetismo se lograr vencer as próximas eleições. Encontrará na sua missão de restaurar os seus velhos hábitos um céu de brigadeiro.

 

Modesto Carvalhosa é advogado e autor de Uma nova constituição para o Brasil: de um país de privilégios para uma nação de oportunidades (LMV).

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Artigo fundamental para entender o Brasil. Parabéns, Dr Modesto Carvalhosa! Vocês deveriam abrir para não-assinantes.

  2. Como disse João Ubaldo Ribeiro nos idos de 92 "acho que nosso problema é de matéria prima" O povo sabe que lula roubou e vai roubar mais ainda e cinicamente ignora o roubo. Infelizmente meu desencanto com o povo vai se concretizando, minha esperança é que em alguns estados, poucos, a honestidade ainda é valor. É muito antiga, mas é a pura verdade: Cada povo tem o governo que merece.

  3. O PROFESSOR MODESTO CARVALHOSA nos mostra com muita clareza que o Lulopetismo voltará a delinquir sob a batuta do seu GRANDE ORIENTADOR MOR LUÍS INÁCIO. Embora um pequeno artigo, esse emérito DEMOCRATA que é o DOUTOR CARVALHOSA, comenta com contundência a União histórica do nosso velho e carcomido PATRIMONIALISMO com os dirigentes políticos que sempre atrasaram a chegada de um ESTADO MODERNO LIBERAL DEMOCRÁTICO QUE INFELIZMENTE está longe do nosso horizonte.

  4. Dr. Modesto Carvalhosa, conheci-o na Av. Paulista em alguma manifestação. Sempre leio seus artigos no Estadão, agora mais escassos...Mas voltando ao Brasil, concordo q precisamos 1 nova Constituição p evitar juízes e procuradores nomeados por presidentes. Membros do governo, inclusive presidentes e do Judiciário não podem ficar confortáveis, ao abrigo do fôro privilegiado, leis "fajutas" de auto proteção, reeleições, etc. Qual seria o 1º passo p tal? O Brasil precisa mudar! Simone Tebet já!

  5. Para 2026 não ser igual a 2022, precisamos ter candidatos de 1º mundo íntegros, inteligentes, com formação universitária de 1ª qualidade e patriotas. Chega de psicopatas como os 2 atuais líderes na pesquisa! Parabéns pelo excelente artigo Dr. Carvalhosa!

  6. Modesto Carvalhosa expressa brilhantemente e com autoridade o que tenho como percepção de leiga em direito... agradeço por me fazer ver que não estou maluca. E se já estava deprimida de fato, agora estou deprimida de direito.

  7. A ditadura do STF permite que um presidiário ladrão continue a saquear nosso país: o objetivo final é tornar o Brasil cada vez mais próximo de Cuba, Nicarágua. Venezuela, Argentina e, agora, no Chile.

  8. Muito obrigado pelo claro e contundente artigo, Dr Modesto Carvalhosa. Infelizmente, nosso cenário atual é sombrio. Bolsonaro, infelizmente, fez um governo lamentável e pavimentou o retorno do PT ao poder. Pior, num cenário institucional devastado. O título de seu artigo resume o desastre.

  9. Que triste esse artigo, porém repleto de verdades. Que fazer se até o nosso voto não é livre? Temos de escolher entre dois escroques que nos foram empurrados? Eu saí as ruas contra corruptos de estimação e hoje vejo pessoas que defendiam essas pautas defendendo corruptos novamente. O que fazer?

  10. É certo que "Cada povo tem o governo que merece", por açao ou omissão! Entretanto, em nossa pseudo-democracia há uma atenuante, um sistema oligárquico cleptocrático que permeia todas as fases de nossa história, inclusive a atual (constituição 88), mantendo um sistema presidencialista, sem candidaturas independentes (vide boicote a Sérgio Moro), voto obrigatório e não distrital, judiciário não independente (nomeado pelo executivo), instituições fracas. Parlamentarismo o "Sistema" não tolera, né?

  11. É tudo verdade. Só não é toda verdade. O governo do ex-presidente, digo ex- presidiário Lula montou uma organização criminosa pra saquear o Brasil, mas dizer isso sem dizer uma única crítica ao desgoverno criminoso que nos açoita agora, parece dizer que o povo está escolhendo errado, nessas eleições. Que não está sendo empurrado para o lulopetismo, por medo de uma escuridão ainda mais aterrorizante!

    1. O que nos escravisa é um sistema presidencialista e semi-ditatorial, que não nos dá opção de escolhermos candidatos fora do sistema oligárquico e mafioso dos partidos políticos existentes (todos eles, sem exceção). O parlamentarismo é a opção das verdadeiras e prósperas democracias. Mas por aqui nenhum político quer, pois seria mais difícil roubar e eximir-se da responsabilidade por maus governos, por um judiciário fake, por instituições fake. Aqui tudo vai ser sempre "tabajara", o povinho curte

  12. Crusoé, nos presenteia com esse maravilhoso artigo do Dr Modesto Carvalhosa . Apesar da dolorosa verdade do nosso país, temos uma pequena esperança em políticos que não aceitam fazer parte desse sistema, tão corrupto.

  13. Excelente artigo! Só faltou o Dr. Modesto Carvalhosa dizer o nome de Bolsonaro em seu artigo, pois foi sob seu governo e com o auxílio e o apoio escancarado de sua base no Congresso que foram criadas as leis que favorecem a corrupção. E foi Bolsonaro em pessoa quem nomeou (e reconduziu) Augusto Aras para a PGR - o engavetador amigo do PT que acabou com as forças-tarefa do MP e enterrou a Operação Lava-jato. Bolsonaro fez tudo o que o PT queria, "senão o PT volta". Estelionato eleitoral é o nome.

  14. Análise impecável.Não vejo como mudar a cleptocracia partidária senão impedindo seu acesso ao poder.Votar em propostas concretas e não em sonhos e no imaginário é o que tem que ser levado a todos os seduzidos ignorantes e pobres,para que não elejam condenados.Eliminar os políticos profissionais é uma obrigação dos cidadãos com consciência, porém temos que fazer ativismo políticos, pois os outros fazem sem nenhum pudor para voltarem à cena do crime.

  15. Caro Dr ; um país onde “ juízes “ da mais alta corte tiram da prisão e legitimam a candidatura de um criminoso condenado , lider debuma quadrilha q desviou 1 trilhao e alguns devolveram um qualquer ; esta bem longe de ser uma Democracia ! Meu voto é nulo e vou assistir o triste naufrágio…

  16. Sejamos Justos. Brasileiro, de modo geral, de mandatários a povo, em todas as suas camadas, é um ser humano corrupto, adepto venerável do tal jeitinho malandro e desonesto. Somos fadados a ser governados por cleptocratas, ladrões diplomados do dinheiro público, sem nenhuma cerimônia. Não merecemos nada melhor do que isto: dois malandros e corruptos de carteirinha disputando quem vai continuar roubando e saqueando o Tesouro nacional.As pessoas de bem são as únicas derrotadas por aqui. É isto.

  17. Ardoroso admirador da Lava Jato e do Juiz Sergio Moro, que a conduziu com o seu inegável zelo e ilibado caráter o operação que levou uma horda de corruptos para a cadeia e fez devolver à Petrobrás muitos bilhões de reais dela surrupiados, não contive minha tristeza e lágrimas. Não vejo futuro para o nosso povo.

    1. Surpreende o fato de que, apesar da vingança do sistema, Sergio Moro e Deltan ainda estão elegíveis para Senador e Deputado Federal pelo Paraná, e com a mesma bandeira de combate a corrupção.Também que os candidatos da terceira via ainda continuam independentes e com intenção de levar a disputa para o segundo turno, marcando algum território para futura oposição

  18. Parabensa Crusoe pela benvinda e bendita explanacao de nossa presente administratura.ao dignissimo dr Carvalhosa parabens que tenhamos sempre sua cooperacao nas cronicas,estava eu ja disposta asair do antagonista por falharem no que publico,agora serei assinante ainda e2023.aplaudindo sempre aos grandes jornalista como Mainard e Sabino avante BRASIL TEMOS O QUE PRECISAMOS JORNALISTAS IDONEOS.

  19. Modesto Carvalhosa, grande e incansável combatente contra os desmandos e malfeitos praticados pelos poderes da República. Meu eterno respeito

    1. Não adianta ser publico. A maioria donpovão semi analfabeto não entende as palavras do dr Modesto Carvalhosa

  20. É fato, estado governado por ladrões para a desgraça nossa é das futuras gerações. Talvez fosse o caso de entregar o país aos americanos, mas eles não iam querer.

  21. "traz de volta o velho hábito de roubar tudo que for possível..." que idiotice, pra trazer de volta primeiro tem que ter saído de cena, o que nunca ocorreu, ao contrário, pode ter aumentado.

  22. Registre-se que todo este arcabouço pró-furto foi construído diante do silêncio (quiçá conivência) da OAB, Judiciário e demais integrantes da elite jurídica nacional. Agora é orar para que o canto de sereia não reine na hora do voto. Lamentável!

  23. Triste pais! O que ainda nos anima a continuar na luta é saber da existência de homens com a estatura do Dr Modesto Carvalhosa.

  24. Parabéns Carvalhosa! A baixa escolaridade e o analfabetismo formam um terreno fértil para a tragédia do populismo -de direita ou de esquerda, pouco importa- que atinge o Brasil e outros tantos países pelo mundo.

  25. Grande Carvalhosa! Pena que o povo brasileiro ou não sabe ler, ou consegue entender o que está escrito. Esse povo quer que esses políticos e judiciário cleptocratas, continuem roubando e prostituindo nossa instituições. Precisamos de uma reforma geral do estado. Temos boas opções - SIM❤️NE 15, D’ÁVILA 30 e CIRO 12, com certeza melhores do que as que lideram as pesquisas, e que, inapelavelmente nos levarão ao caos social e político.

    1. Muitos brasileiros tem seu bandido de estimação! Eu tô fora Nem Lula nem Bolsonaro, com esses dois estamos lascados!! Lena

  26. Quanta lucidez Dr Modesto Carvalhosa!! Excelente seu artigo! Mas fiquei mais uma vez, envergonhada de ser brasileira! Inacreditável que nosso povo continue elegendo essas pessoas!!! Dá vontade de ir embora mesmo! 🥲

  27. Parabéns ao Sr. Modesto Carvalhosa, sempre tão lúcido e objetivo, pelo resumo perfeito da nossa triste realidade. O texto representa com exatidão a minha indignação como brasileira.

  28. Excelente texto! Lava a alma de pessoas de bem, que serão obrigadas a engolir um pilantra larápio na Presidência! Se o cargo mais alto do Executivo estará nas mãos de um criminoso, imagina-se o que poderá acontecer por debaixo dos panos em todas as esferas dos Três Poderes!!

  29. Todo povo tem o governo que merece e precisamos aprimorar nossa meritocracia. Nesta eleição, os candidatos ao Congresso pelo Partido Novo, merecem uma atenção especial ...

    1. Exato, Garcia! Minha esperança é um fio representado pelos eleitos do NOVO (e alguns poucos mais)

    2. LER: ASSASSINATO DE REPUTAÇÕES _ UM CRIME DE ESTADO _ EM DEPOIMENTO A CLAUDIO TOGNOLLI: ROMEU TUMA JUNIOR

    3. 🇧🇷 Lula e Bolsonaro São Falsos Democráticos _ "" José Nêumanne, Estadão - Lula, um pelego de aluguel Lula vendia o controle das greves que liderava ao patriarca da empreiteira Odebrecht. Ao lado, fotos do livro de Tuma Jr, no qual ele conta detalhes das traições de Lula. Ele era informante do Dops e operava como pelego no Sindicato dos Metalúrgicos,. Para qualquer sindicalista, da direção ou da base, que militasse nos anos 70 no movimento operário, a mais forte condenação feita a um adversá

  30. Que análise primorosa! Artigo brilhante!!!! Obrigada pelo conciso registro e crítica a todos esses gravíssimos fatos. É uma alegria ver alguém se manifestar de forma tão lúcida e corajosa.

  31. Parabéns ao maior jurista do Brasil pelo belo texto.O diagnostico perfeito dos descalabros do periodo lulopetista e afrouxamento das leis pelo atual congresso nacional, um conluio da parte podre do congresso(esquerda e centrão.

  32. Gostei muito, um tapa de realidade na cara do brasileiro. Jair Bolsonaro além de pavimentar a vilta do Lulopetismo, ainda estendeu o tapete vermelho.

  33. triste realidade tão bem relatada pelo brilhante Carvalhosa! Infelizmente estamos entre duas péssimas alternativas pra presidente nas pontas das pesquisas. #nemlulanembolsonaro e #LulaJamais

  34. Excelente!!! Só senti falta de alguma luz (jurídica). no fim do túnel. Mas, ao final da leitura, minha esperança voltou, ao ver o titulo da obra citada de autoria do ilustre advogado. De fato, a Constituição vigente é parte do problema político que enfrentamos.

  35. Texto perfeito. O espantalho do Lula cumpriu o seu papel. Ele foi desumano, autoritário e até abriu a porteira p/ a corrupção petista voltar com força, pois destruiu a Lava Jato e nossas instituições perderam a independência. O petista é um vendedor de ilusão. Seu governo foi favorecido pela conjuntura internacional, puxado pelo crescimento chinês q será pífio agora. O Brasil está fazendo uma péssima escolha: para grandes desafios humanitários, nada pior q um grande ladrão insensível. Simone 15

  36. somente o grito ensurdecedor das ruas pode tirar o país dessa situação. o PT deixou de ser um partido para se transformar numa organização mafiosa, (minhas desculpas á Máfia). do outro lados, estão os famigerados discípulos dessa organização, ávidos por dinheiro fácil. As força armadas, o judiciário e nós, meros peões de somos cúmplices de toda essa vergonha. pobre Brasil. jamais seremos uma nação.

  37. Muito obrigado pelo texto com altíssima habilidade de síntese sobre a conjuntura política de 2022. Um tratado histórico dr. Modesto. Permita-me imprimir para pendurar na parede.

  38. Dr. Carvalhosa, parabéns pelo texto educativo. Em poucas laudas expõe com precisão o tamanho da nossa tragédia. Como repetimos aqui a readaptação das estruturas italianas pós "mãos limpas"? Não sabíamos que isso aconteceria? Entre nós a lambança é feita a 4 mãos. Judiciário, Executivo, Legislativo e Ministério Público Hoje nossas gangues, como lá na Itália, estão completamente à vontade. Montou-se uma estrutura protetora. Podem roubar quanto quiserem. Aqui o crime compensa. Triste Pindorama

  39. PR Bolsonaro conseguiu q eu sentisse mais asco dele do que sinto do Lula pq ele trabalhou para q Lula voltasse. Assim, os 2 são iguais.

  40. Seria um grande desastre e um promissor país no lixo ... mas se um povo ignorante de si algoz nas urnas prefere ser escravo de uma quadrilha assassina é seu direito ... setentão e com câncer tenho ótima saída e é só num lampejo de dignidade autorizar "doutor desligue o tubo" e vou pro paraíso esperar os idiotas.

    1. Manoel tem algo que você não sabe ... sua linda dama aquém forneço marmita eventual prometeu no doce altar de Vênus que quando eu me for fará eutanásia ou haraquiri já que você não come nem vaca atolada ... xau côrno.

  41. Excelente texto! Parabéns ao grande jurista Modesto Carvalhosa por tanta lucidez! Quem dera o Brasil ter mais pessoas com tanto brilhantismo! A volta do lulopetismo ao poder é uma tragédia conhecida! 3*ViaUrgente!

  42. Brilhante como sempre. Diagnóstico irrefutável. os 3 poderes da República e o autointulado 4° poder (MP) estão corrompidos e lutam bravamente pela R. das Bananas. As forcas armadas sempre trabalharam por privilégios e nunca cumpriram seu dever constitucional. A corrupção graça nas forças.

  43. ONDE ESTÃO OS MILICOS QUE NÃO VÊEM ISSO, É DE ARRUINAR A MORAL DA GENTE, E ATÉ PSIQUICAMENTE, FICAMOS SEM NORTE. E AS GERAÇÕES FUTURAS?, EM TODOS OS NÍVEIS, INSTITUIÇÕES, FAMÍLIA, ETC.

    1. Pois é. Dói na alma essa situação até na gente que já viveu perto de 80 anos. Imagina o futuro desse país!

  44. c. Essa peroração me fez lembrar daquela reportagem sobre Gilmar Mendes censurada pelo UOL, conforme tuitou Diogo Mainardi. Por que o silêncio ensurdecedor a esse respeito?

  45. Artigo sensacional, ressaltando que o desmonte das leis de combate à corrupção já estão gerando efeito. Ninguém mais é preso ou punido por corrupção. O governo petralha vai poder roubar à vontade, sem medo de punição.

  46. O Dr. Modesto Carvalhosa tem uma biografia irretocável na luta contra o autoritarismo e a corrupção. Uma honra para Crusoé e um presente precioso para todos os seus assinantes ter esse artigo publicado.

    1. Concordo com vc Ivan ! Um presente pra todos os assinantes da Crusoé .

  47. Dr Carvalhosa, parabéns! Infelizmente é esse o país que a maioria parece preferir. Tudo financiado em boa parte pelos mais pobres onde a carga tributária é maior e eles nem se dão conta. Os políticos corruptos são especialistas em iludir os mais humildes.

  48. Professor Modesto Carvalhosa, muito obrigado pelo excelente artigo! Muito lúcido. Graças à Deus temos pessoas como o senhor.

  49. Triste e brilhante artigo Dr. Modesto Carvalhosa! Precisa ser mostrado ao povo brasileiro nos 4 quadrantes do nosso país! Precisamos mesmo de uma nova constituição e do voto distrital c/ recall e também outra coisa que o Sr. sempre defende: contratos públicos com seguro tipo "Performance Bond" e Lula na cadeia junto com Bolsonaro! Simone Tebet Já!

  50. Com informações são bem articuladas, esse artigo sintetiza todo o desprezo e o desanimo da grande maioria dia da população brasileira diante da bipolaridade imposta para a próxima eleição presidencial. Um candidato corrupto, decadente e sem projetos de atacar os grandes problemas que afligem esta nação. Pobre País!!!

  51. Com todo respeito Dr Carvalhosa, mas a opção contrária ao PT é reeleger o pior governante de toda nossa democracia. Bolsonaro desprezou os doentes e os mortos na pandemia. Oferece armas a povo que precisa de educação e comida barata. Nada fez contra o desmatamento da Amazônia e quer comprar com bolsa de 600 dinheiros que ele propagou que seria "bolsa farelo". Não voto PT, voto para derrotar Bolsonaro

    1. Eu voto na terceira opção! Saiamos desse jogo de cartas marcadas!

    2. Moacir, concordo contigo! A situação é mesmo esta. Assim como o Bozo foi eleito para derrubar o PT agora, ante os descalabros criminosos de seu governo, o povão vai votar no Lula para tirar este desnaturado do poder.

    3. Se todos que não são bolso-lulistas votarem em alguém da 3a via, ele/ela ganha pois somos a maioria. Uma bobagem votar num para tirar o outro, isso não funciona. Fiz isso em 2018, votei no Bozo para não deixar o PT ganhar e olha só a mer.. que deu. Nunca mais faço isso #nem1dos2em22

  52. Minha homenagem ao Mestre, junto com minha concordância na sua análise, diagnósticos e prognósticos a respeito de nossa tragédia político social que não terá fim enquanto nossa elite acomodada e beneficiária não der um "basta" ou órgãos internacionais competentes declararem de uma vez, o Brasil como Estado Criminoso.

    1. Concordo. Já que os brasileiros não veem ou não ligam, o mundo deveria oficialmente reconhecer que o Brasil é uma cleptocracia.

  53. Lúcido comentário do dr Modesto Carvalhosa antevendo, inclusive, o Estado Cleptocrático de Direito em oposição ao desejável, louvado e nunca conseguido Estado Democrático de Direito. Pena que a editoria da Crusoé tenha colocado, em um brilhante artigo demolidor das falcatruas lulopetistas, uma ilustração laudatória do meliante, o que me impede de compartilhar, pois a foto é quem fica em destaque. Vendo só a foto, meus amigos vão pensar que virei a casaca para os ladrões do lulopetismo. Vôte!

  54. Perfeito! Dr. Carvalhosa sempre claro e preciso! Resolvi parar de escolher o menos pior, apesar da pouca chance de superar milhões de brasileiros, em sua maioria analfabetos funcionais, levados a acreditar que políticos irão resolver suas vidas. Somos um povo irresponsável, temos mais filhos do que podemos sustentar, abandonamos nossas mulheres e filhos sem o menor constrangimento ... Enfim, presas fáceis do populismo e da cleptocracia, agora amparada em leis e instituições corruptas.

  55. Ótimo artigo. Mas, me permita, Dr. Carvalhosa, esta observação. Não sou jovem, tenho 81 anos e tirei o título de eleitor em 1959. Nenhum dos políticos que escolhi e que se elegeram conseguiram mudar o Brasil para melhor. Todos deixaram a desejar. No Lula, nunca votei. Vou pegar pesado: a grande transformação que pode nos beneficiar é mudando o povo. Com o que está aqui nunca progrediremos, principalmente com relação à cultura. Êita povinho ruim que somos! É com tristeza que escrevo.

    1. Bom ter alguém que coloca o dedo na ferida que a meu ver é a que está de fato por trás de tudo isso: o sistema de escolha de deputados pode ser distorcido, mas o de senadores, presidente e governadores é majoritário. Portanto, eles refletem a sociedade.

    2. É verdade! Enquanto não investiram em EDUCAÇÃO o Brasil será para sempre o país do futuro! Jamais decolará!

    3. Concordo, depois que retiraram as disciplinas de educação moral e cívica, depois retiram a disciplina de OSPB, nisso o governo de FHC implantou na educação a progressão continuada, ( Passa sem estudar, sem fazer uma prova) e liberou esses jovens a votar aos 16 anos . Gerando jovens eleitores sem base política para questionar e exigir. É pela educação que se muda uma nação e nestas condições não espere grandes mudanças no currais eleitorais.

    4. infelizmente, concordo, mas ainda assim acho que esse povinho que somos nós, são mantidos assim ignorantes, pobres e doentes devido à classe política sempre eleita com cabresto e a desinformação de sempre. Veja como estão hoje todos os poderes da República, incluindo aí as forças armadas

    1. Nem vale a pena redarguir tamanha estupidez desse comentário abaixo. Esse tal de Alexandre foi a figura mais indigna das últimas décadas da tal côrte suprema. Só se for da suprema avacalhação do judiciário falido do BR.

    2. Algo me diz que num futuro histórico, limpo da nódoa do populismo e consequente fanatismo, o Ministro Alexandre será reconhecido como uma das poucas autoridades judiciárias esclarecidas que enfrentaram a subversão oficial e criminosa do estado de Direito e o ataque terrorista ao saldo de democracia que ainda restava.

  56. O Lulopetismo, desde 2019 associado ao Bolsonarismo, com o apadrinhamento da banda mais podre do STF, desmontaram qualquer oportunidade de desenvolvimento para o país.

  57. Excelente artigo! Voltamos ao ponto de partida. Como resolver esse problema democraticamente? Elegendo políticos melhores comprometidos com o Brasil? Quantos séculos serão necessários até removermos os políticos podres e seus descendentes desse sistema nefasto por eles criados? Como resolver esta questão Dr. Carvalhosa?

    1. Vejo com muita tristeza que democraticamente é quase impossível fazer uma varredura desta podridão que está instalada nos três poderes. Muito triste.

  58. Triste é não ter direito de escolher onde nascer! Luta inglória de um povo destruído e carcomido de esperança, de futuro e fé. Enquanto o ser humano deste país não evoluir moralmente, não teremos esperança. Abaixo os partidos, que carregam em seu conteúdo o nexo de estarem quebrados, destruídos e imperfeitos. Partido é palavra que diz que já não está funcional, bom e pronto para uso. A saída para um futuro MAIOR E MELHOR, seria a formação de GRANDES HOMENS, mais isso nesta terra é DESERTO.

  59. E aqueles que se lambuzavam nas famigeradas rachadinhas não viram mal nenhum em se associarem a esses malfeitores para gerarem esse ambiente pútrido em que estamos afundados

  60. Lamento que seja o nosso futuro o passado que nos condena como civilização. (aqui pra nós, não é uma reportagem, mas, sim, um artigo!)

    1. Pelo voto já estamos cansados de saber que nada mudará. Sobra somente uma solução de força bruta de um Hércules para limpar "As Cavalariças do Rei Augias"...

    2. Sem dúvida um belo artigo é de fácil compreensão. Só vejo uma saída: UM DÉSPOTA ESCLARECIDO! QUE PRENDA E ARREBENTE ESSA CADEIA NEFASTA DE CORRUPTOS.

  61. Interessante o caso de Sérgio Cabral. Ao contrário de Sérgio Moro, o STF não bombardeou o juiz Marcelo Bretas, anulando as suas sentenças contra ele que acumula séculos. Prevaleceu o corporativismo, mantendo na prisão o glorioso governador do RJ, por ter tido a ousadia de denunciar Dias Toffoli, ministros do STJ e TCU, além de um ex-presidente do TJRJ. Quando será que esses MM (montes de merda) vão achar que o corrupto governador já sofreu o suficiente por molestá-los?

Mais notícias
Assine agora
TOPO