Luciano Hang, o "véio da Havan": medidas duras contra palavras boçais

A desproporção

Faz sentido pôr a engrenagem da justiça e da polícia para funcionar, porque algumas mensagens com opiniões infames - mas sem nenhuma incitação direta ao crime - foram postadas em um grupo privado de WhatsApp?
26.08.22

“É proporcional?” Essa foi a pergunta que Jair Bolsonaro fez a uma plateia na última terça-feira, ao discutir ações da Polícia Federal, autorizadas pelo STF, contra oito empresários que o apoiam. Depois de ter revelada pelo site Metrópoles uma troca de mensagens com fantasias golpistas num grupo de WhatsApp, os executivos foram atingidos por uma saraivada de medidas duras: bloqueio das contas no aplicativo de mensagens e outras redes sociais; bloqueio de contas bancárias; quebra do sigilo telefônico; apreensão de seus celulares; busca e apreensão em suas residências. Bolsonaro não é moderado nem como pessoa, nem como presidente. Mas não é por isso que o seu questionamento merece ser ignorado. Faz sentido pôr a engrenagem da justiça e da polícia para funcionar, porque algumas mensagens com opiniões infames – mas sem nenhuma incitação direta ao crime – foram postadas em um grupo privado de WhatsApp? É proporcional?

O Brasil chega às vésperas das eleições às voltas com dois paradoxos. O primeiro é o paradoxo da tolerância, formulado pelo austríaco Karl Popper no clássico A Sociedade Aberta e Seus Inimigos. Naquela que talvez seja a nota de rodapé mais famosa da história da ciência política, ele escreveu: “A tolerância ilimitada leva ao seu próprio desaparecimento. Se oferecermos tolerância ilimitada até mesmo aos intolerantes; se não estivermos preparados para defender uma sociedade tolerante contra as investidas deles; chegaremos ao ponto em que os tolerantes serão destruídos, e a tolerância com eles.” 

Desde que Bolsonaro chegou ao poder, carregando seu histórico de elogios à ditadura e homenagens a torturadores, o temor manifestado por Karl Popper ganhou peso no Brasil. A atitude indulgente do presidente com apoiadores que desejam um novo golpe militar e os seus próprios arroubos contra a imprensa, o STF e o sistema eleitoral ampliaram ainda mais a crença na necessidade de “defender uma sociedade tolerante contra as investidas dos intolerantes”. O Brasil entrou para o clube das chamadas democracias militantes, que sustentam que é preciso tolher os direitos de quem pode ameaçar a democracia, antes que o perigo se concretize. Tanto o inquérito das fake news, que censurou a Crusoé, quanto o inquérito dos atos democráticos, que deu origem à investigação contra os empresários, são resultado dessa nova maneira de pensar.

O segundo paradoxo é que medidas tomadas para defender a democracia podem ter o efeito contrário. Um outro austríaco, o jurista Hans Kelsen, detectou esse ameaça: “Quem é a favor da democracia não pode cair na contradição fatídica que consiste em defendê-la usando as armas da ditadura.” Por isso, ele era radicalmente contrário a qualquer coisa que se assemelhasse à democracia militante.

Os mesmos inquéritos – das fake news e dos atos antidemocráticos – mostram como o risco apontado por Kelsen vai se materializando no Brasil. O primeiro,  instaurado em março de 2019, tem a corte como vítima de ameaças e mentiras, mas também como titular da investigação e responsável pelo seu julgamento. O segundo, resultou de um drible do ministro Alexandre de Moraes na PGR, em 2021: ele acatou o pedido de encerramento de uma investigação feito pela Procuradoria, abrindo logo em seguida um novo inquérito, com objetivos quase idênticos.

Com quais critérios o STF vem cerceando a liberdade de expressão e outros direitos individuais por meio desses inquéritos? É impossível saber, uma vez que eles são mantidos em sigilo. Existe uma enorme diferença entre blogueiros que produzem fake news de maneira sistemática, em escala industrial, lucrando com isso, e tiozões do WhatsApp que ventilam suas frustrações e delírios políticos em um ambiente fechado. Mesmo assim, todos sofreram coerções semelhantes.

Os empresários bolsonaristas disseram boçalidades. “Prefiro golpe do que a volta do PT. Um milhão de vezes. E com certeza ninguém vai deixar de fazer negócios com o Brasil. Como fazem com várias ditaduras pelo mundo”, escreveu o dono do Shopping Barra World, José Koury. “O golpe teria que ter acontecido nos primeiros dias de governo, 2019,  teríamos ganhado outros 10 anos a mais”, escreveu o proprietário da fabricante de móveis Grupo Sierra, André Tissot. “O 7 de Setembro está sendo programado para unir o povo e o Exército e ao mesmo tempo deixar claro de que lado o Exército está. Estratégia top, e o palco será o Rio. A cidade ícone brasileira no exterior. Vai deixar muito claro”, disse o dono da loja de surfwear Marco Aurélio Raymundo, o Morongo. Também postaram comentários Luciano Hang, o “véio da Havan”; o empreiteiro Ivan Wrobel, da W3; Afrânio Barreira, da rede de restaurantes Coco Bambu; José Isaac Peres, da rede de shoppings Multiplan; e o dono da construtora Tecnisa, Meyer Nigri. Foram esses os alvos da PF.  Mas há crime naquilo que eles disseram?

“Com base nas mensagens que foram divulgadas, penso que as medidas contra eles são erradas por inteiro”, diz o advogado André Marsiglia, colaborador de Crusoé. “A nossa Constituição nos obriga a viver numa democracia, mas não obriga todas as pessoas a amar a democracia ou acreditar nela. Quando pessoas se organizam para planejar ou financiar um golpe, podemos falar em crime. Mas o que foi divulgado daquele grupo de WhatsApp são apenas opiniões. Não há crime de pensamento previsto em nosso ordenamento jurídico”.

Durante a semana, circulou a tese de que STF teria em mãos outras provas, oriundas do inquérito das fake news, que justificariam as medidas duras tomadas contra os empresários. Nesta quinta-feira, a Folha de S. Paulo publicou uma história diferente: a decisão de Alexandre de Moraes teria sido tomada, tão somente, com base na reportagem que revelou as mensagens. O objetivo seria verificar se os empresários financiam de alguma forma crimes contra a democracia. Isso levanta duas hipóteses inquietantes. Primeiro, que até hoje a PF e o STF não levantaram nenhuma informação sobre o financiamento de atos antidemocráticos, fazendo com que os eventos desta semana fossem usados para tentar avançar nessa apuração. Em segundo lugar, que um mero palavrório deu origem a bloqueios, quebras de sigilo, apreensões de bens e até mesmo buscas nas casas dos envolvidos.

“Como não conheço o inquérito, falo em tese. Nenhuma dessas medidas é leve”, afirma o advogado criminalista e professor do Ibmec Pedro Iokoi.

“Quando elas são decretadas em processos comuns já se sabe exatamente qual o crime que está sendo investigado. Além disso, o juiz precisa justificar com clareza a urgência e a necessidade de cada uma das ações. Sempre que for possível uma medida menos gravosa, é a ela que se deve recorrer. Por exemplo: se for possível obter informações a tempo pela quebra do sigilo telefônico, é preferível fazer isso do que recorrer a um mandado de busca e apreensão”.

Assim como a célebre apresentação de Jair Bolsonaro a embaixadores sobre as urnas eletrônicas acabou desencadeando a reação de instituições e a leitura de um manifesto em defesa da democracia na faculdade de Direito da USP, as medidas decretadas por Alexandre de Moraes ensejaram respostas de entidades empresariais. A Fiesp, que confeccionou um manifesto pró-democracia no começo de agosto, divulgou uma nota em que diz: “Na defesa do Estado Democrático de Direito feita pela Fiesp e outras entidades, está implícita, obviamente, a defesa de todos os seus pilares, o que inclui a liberdade de expressão e de opinião e imprensa livre. Esses são valores inegociáveis.”

As federações da indústria do Rio Grande do Sul (Fiergs) e da Bahia (Fieb) foram mais incisivas. A primeira disse que as medidas de Moraes causam “grave preocupação” e que as quebras de sigilos dos empresários são “atitude que não encontra abrigo no princípio da razoabilidade”. A segunda preparou um manifesto onde se lê que “o posicionamento crítico ao sistema de apuração de votos e ao próprio STF não configura crime, sendo apenas o exercício da liberdade de expressão, particularmente, quando ocorre em conversas privadas.” A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) . e mais de 100 entidades do Estado de Santa Catarina também lançaram cartas públicas com posicionamentos semelhantes.

A ação desta semana contra os empresários bolsonaristas foi proporcional? Não, não foi. Ela reforçou a impressão de que inquéritos iniciados com o propósito declarado de proteger a democracia ameaçam criar um regime de arbitrariedades. Reconhecer esse fato não equivale a livrar a cara do bolsonarismo, negando que a violência e o autoritarismo fazem parte do seu imaginário e que, se pudessem, o presidente e seus seguidores adorariam implantar uma ditadura. Significa apenas que a proteção à democracia não pode ser feita a qualquer custo.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não é correto pagar á vossa empresa e não ter o mínimo direito, de baixar alguma repostagem ou artigo. E o que é pior, fazer que busquemos novos assinantes, mediante a indicação de lnk, para que alguém tente acessar e se ver obrigado a assinar.

  2. Ficou gravado na minha cabeça uma matéria da crusoe q dizia q o excesso de tolerância leva a morte da tolerância. A medida em q ao sempre toleramos a intolerância, ela vira “Normal”. Isso está acontecendo com o velho da Havan. Basta. Q ele pague por td q fez e falou contra a democracia.

  3. Me parece que o brasileiro perdeu a memória, desde o primeiro momento desse executivo, só vemos incitações, acusações, brigas, ofensas. Uma intenção clara , persistente , em destruir às instituições louco , é isso chega às raias da loucura. O que faço eu que sempre fui a político? Me ajude senhores. PAÍS de faz de CONTA.

    1. País de faz de conta é o que anula 07 anos de combate à corrupção para lançar às eleições um candidato com a "fantasia de mártir", sob a qual padecemos todos por suas danosas e imprevisíveis consequências. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  4. Tantas besteiras, são colocadas , devido a muitos arroubos intencionais do executivo, (se ficarmos CALADOS cola.) não podemos dizer acredito que , o Supremo está certo ou errado , porque onde existe FUMAÇA está por traz o FOGO, ou alguém tem dúvida? PAÍS de faz de CONTA.

  5. "NÃO HÁ CRIME NEM PENA SEM LEI ANTERIOR QUE O DEFINA." Logo, não há sequer investigação que se justifique não ausência deste. Vergonhoso o silêncio sepulcral da Ordem dos Advogados do Brasil e a falta de habilidade do Ministério das Relações Exteriores, em dar isso a conhecer ao mundo democrático. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  6. Só posso concluir que o Brasil estar fácil para os super ricos. É de estranhar que 8 super empresários encontre tempo e agenda para se reunir e estudar Com o executar um contra golpe em nossa democracia, caso Bolsonaro perda o mandato para Lula. Esses pseud empresários, me parece que estão esgotados de ganhar dinheiro e procuram um curso de imersão do crime. São todos Macunaimas Brasileiros: HERÓIS SEM NRNHUM CARATER!

    1. Sim Com colchonilho para não magoar as hemorróidas

  7. Oi, a Crusoé achou ruim quando foi censurada pelo Supremo? Sua reportagem poderia desestabilizar o STF, já que uma coisa puxa a outra, né? Voces deviam ter vergonha na cara em vez: o que fizeram não tem.amparo em lei, Voc es sabem.disso. A Crusoé, a tempos, se juntou à grande mídia. Um lixo

    1. Mas você ao menos leu o artigo? A Crusoé posiciona-se claramente contra os abusos do STF nesses inquéritos sigilosos e arbitrários. E essa posição não é de hoje.

  8. O paradoxo está formado. Intolerância total contra a intolerância em geral. Qqr opinião fora da ordem estabelecida pelas "Excelências", por mais que fique somente em palavras, não será tolerada. Alexandre de Moraes deve responder por abuso de poder e não somente por esse episódio. Tem extrapolado impunemente suas prerrogativas há tempos em nome da "defesa da democracia". Aliás, eu comentando isso serei tbm perseguido?

    1. Boa pergunta, concordo, ainda podemos expor nossas opiniões?

  9. Por menos que eu goste desse PGR é ele o titular do direito de ação envolvendo a matéria discutida no inquérito judicial que originou tais medidas e, segundo divulgado na imprensa, esse inquérito decorre de um anterior em que foi requerido e deferido o arquivamento, sendo o atual aberto por iniciativa exclusiva do STF. Ao meu ver o STF está extrapolando as suas atribuições, mesmo que eventualmente sejam consideradas "justas".

  10. O país está mergulhado em terrível confusão: como defender a democracia sem tolher a liberdade de expressão, a privacidade, o direito de ir e vir, e o pior é não se saber se a intenção sem ação é crime ou não, ou pode-se punir o direito a liberdade de pensamento? Me ajude, meu Deus!

  11. C.G. deixe a PF não bozista, independente e republicana agir para investigar tramas tanto lulopetistas, no estilo guevarista, quanto bozista, no estilo trumpista. Sabemos agora como os proud boys se comunicavam para combinar o assalto ao Capitólio, usavam mensagens codificadas e walkie-talkies. No Brasil o alerta tem que ser redobrado, enquanto nos EUA o governo interessado em se reeleger não tinha o apoio do MoD aqui é bem diferente. Se a PF pediu ao STF é porque tem peixe com foro privilegiado

  12. NA MINHA OPINIÃO HOUVE CRIME PORQUE FALARAM ABERTAMENTE EM APOIO A GOLPE MILITAR E TBM EM DERRAMAMENTO SANGUE. SE ESPERARMOS ELE EXECUTAREM O GOLPE NÃO PODEREMOS QIESTIONAR MAIS NADA POIS O EXÉRCITO NÃO PERMITIRÁ !!!!!! EU APOIO ALEXANDRE DE MORAES !!!!!

  13. COMO É POSSÍVEL ESCREVER ESSE ARTIGO SEM SABER QUAL FOI O DESPACHO DO MINISTRO MORAES ????? Agora você já sabe ! VAI SE RETRATAR ?????? DIEGO, CADÊ VOCÊ ? Inacreditável !!! 😤😤😤😩😩😩😩😩

    1. Apoio seu comentario. Crusoe assume uma posicao de confronto a uma decisao de investigacao apenas. Ninguem foi preso ou indiciado.

  14. O Alexandre de Moraes deve ser afastado urgente do STF por insanidade mental. Nenhuma pessoa que tenha conhecimento da Constituição Brasileira faria uma barbaridade destas, quanto mais um ministro do STF

    1. Não, Vera, isso não é democracia. Permitir a existência de um partido totalitário, que não tolera a existência de um regime democrático, decisão democrática: ISSO É BURRICE.

  15. LULA APOIAR/ELOGIAR O REGIME CUBANO, NÃO É ATENTADO A DEMOCRACIA? É ESSE REGIME QUE OS PETRALHAS QUEREM PARA O BRASIL.

  16. Esse artigo me faz lembrar que Hitler, também, era austríaco, e tudo terminou naquela catástrofe que sabemos. Deixem Bolsonaro e Lula fazerem o que querem, e veremos onde vamos chegar.

    1. Vivemos tempos sombrios !!!!!! Loucos, seguindo loucos!!!

  17. Citaram dois austríacos. Vou citar então uma alemã: "Toda palavra carrega um peso e você será responsável pelo peso de cada palavra", Angela Merkel. Não é questão de se é ameaça ou não. Você tem a responsabilidade, em qualquer foro, pelo que pensa, pelo que você diz e pelo que você faz. A república de Weimar foi leniente com o peso do que era falado e do que era pensado e na ação ela foi destruída. Eles tem toda a liberdade de dizerem e a polícia federal tem o dever em ver se há ação por trás.

    1. A Merkel primava pelo equilíbrio e bom senso, coisa que passa longe dos membros do stf.

    2. Desde que com medidas proporcional ao peso destas palavras.

  18. Se a simples cogitação de um crime fosse púnivel, nenhum de nós estaria fora das grades, Nem suas "santidades" os ministros do STF. Agora fiquei preocupado. Poderão estas minhas palavras levarem-me ao xilindró? Por cautela retiro o que eu disse. Os ministros do STF, eis que santificados, seriam os únicos livres...

  19. Estamos vivendo o "Minority Report" no Brasil. Prendendo qualquer potencial criminoso que pense em minar a democracia.

  20. Defender esses empresários corruptos que meteram a mão no BNDS está decretando o fim da revista Crusoe. Espero que os patrões verdadeiros de vcs (BTG) não se arrependam do investimento…. Parece que contra o ladrãozinho democrático é pior que o ladrão ditador e miliciano. NÃO É! O Tchutchuca do Centrão é muito pior que o Luladrão. Abram seus olhos.

    1. Não é, sabe por quê? Porque o Luladrão manda no STF, já provou isto quando eles o soltaram… pense nisso!! #nemlulanembolsonaro

    1. Excelente seu comentário. Faço minhas sua palavras.

  21. As ameacas golpistas partem do presidente. Nao ha crime em conversa de zap, mas há indicios. Os empresarios nao foram acusados, nao foram presos nem sequer foram indiciados. Foram investigados. Ha fumaça. Em minha opiniao de cidadao nao jurista, a investigacao está agindo preventivamente em busca de defesa da democracia, antes que seja tarde. Melhor ouvir criticas (injustas) agora do que lamentar o golpe mais tarde.

    1. Apenas narrativas estão atribuindo ao presidente, ninguém apresentou fato concreto.

    2. Se eu declaro, em conversa sigilosa e privada, a intençao de matar meu vizinho, a justiça pode me investigar para prevenir uma morte?

    3. Cuidado que a vítima amanhã pode ser você. Começa assim, como a história está cansada de demonstrar.

  22. Hoje, o ministro Alexandre de Moraes é a maior celebridade do país. Adora holofotes, embora se esforce em ser discreto. Sua careca reluzente, seu semblante sisudo, seu andar, com calçado parecendo coturno, como militar da gestapo, lhe conferem um personagem sui generis. Exercer a democracia penso, seja um sacrifício para ele, no fundo de sua alma, há o espírito de ditador.

  23. O pior STF de todo período republicano não poderia ter feito pior! Com essa decisão o ministro Morais vai conseguir aumentar ainda mais o número de desempregados! As empresas envolvidas terão prejuízos pois já estão sofrendo boicote. E para que isso tudo? Alguém acredita mesmo que haveria um complô para impedir Lula de tomar posse no caso de vitória? Concordo com os artigos de Sabino (anteriormente publicado) e o do jornalista acima.

    1. Verdade. Luladrão e Alexandre de Moraes pensam que são deus, nem vou escrever com letra maiúscula, não merecem!! Pensam não!! Têm certeza!! Pobre Brasil!! 🤢🤢

    2. Ontem fui na Havan e comprei. Agora, estou procurando um coco bambu para almoçar.

  24. Vivemos uma terrível dicotomia: um presidente totalitarista apoiado por quem teme a esquerda X um STF que instalou uma outra ditadura, a da pretensa justiça que pretende ser o fiel da balança...

  25. O Ministro Alexandre de Morais vai causar mais desemprego. Muitas dessas empresas sofrerão boicote e terão que despedir empregados. Mais uma burrada do nosso sofrível STF!

  26. O Alexandre de Morais só errou num ponto, teria que ter mandado prender todos eles. Conspirar contra a nação com golpe de estado, é crime previsto na Lei de Segurança Nacional. Em qualquer outro país, sério, já teriam arrancado a orelha desses caras para fazer cinzeiro. Não se pode tolerar isso. É o pior ataque à democracia. Só porque são abastados, financeiramente, acham Que estão acima de tudo e de todos. Cadeia neles.

    1. O cara diz defender a democracia e fala em torturar pessoas por emitir opinião. É um idiota, essa praga que a Internet tem espalhado.

    2. Conheço o MauryBernanrdes. É inteligente. Mas, esse tal de ElvioBernardes tem problemas mentaise é estulto demais. Deve assinar o nome acrescentando mais um B. Elvio Burro Bernardes.

    3. Cada um tem o direito de emitir sua opinião. Porém, o distinto não entendeu a argumentação do brilhante texto.

  27. Peripécias do STF: 1) Interfere em decisões de tribunais inferiores que não são de sua alçada;2) Mete-se em atribuições do Executivo; 3) É Leniente com criminosos que tem ou não foro privilegiado; 4) Trafica influência; 5) Interpreta distorcidamente a lei como no julgamento da chapa Dilma/Temer; 6) Anula "criativamente" condenações. No caso do inquérito das "fake news" participa como vítima, investigador, acusador e julgador. Agora pune também "pensamentos antidemocráticos".

    1. Podem nos prender sim não sei se antes ou depois da revolução comunazista em estágio final às vistas de todos ... se antes como é preferível mantenho pronta uma sacolinha com um pijama leve, a escova de dentes, meu remédio prá pressão e oa hormônios contra o câncer que venço duramente e três livros PASSAPORTE 30 do Guilherme Fiúza . O MECANISMO do Vladimir Neto e A ARTE DA GUERRA de Sun Tzu ... ah o ai-fone vai também se não pode ir à urna quem sabe possa ser preso na republicana PF c'o dono.

    2. Perfeito! Endosso os comentários. Acrescento os do Joelson (abaixo) para completá-los.

    3. Concordo. Agora vão mandar nos prender.

  28. Está claro, que os empresários milionários planejavam e financiavam um golpe de Estado no País. Os atos antidemocráticos do “Dia da Independência” do ano passado foram seríssimos. Os Ministros do Supremo apenas não morreram por um milagre de Deus. Ademais, poderíamos ter perdido toda a arquitetura da Praça dos Três Poderes. A violência e o autoritarismo têm que ser contidos pelas autoridades nacionais.

    1. Esse foi o motivo que levou o Fachim a liberar o sapo barbudo

  29. Tenho provas documentadas de que não sou lulista nem bolsonarista, apenas um velho atento ao apodrecimento político, social e moral de nossa nação, e ultimamente apavorado pela ultra radical polarização, não ideológica, mas entre os dois expoentes e causadores desse apodrecimento, ofuscando o raciocínio e a imparcialidade de pessoas aparentemente esclarecidas na análise do fato objeto do artigo. Se o objeto da investigação fossem elementos do MST, seriam os mesmos críticos e argumentos?

    1. Excelente comentário! 👏🏻👏🏻👏🏻 Quero aguardar a conclusão dessas diligências contra esses empresários MILIONÁRIOS, para poder concluir algo. Gosto de história, e sei que muitas ditaduras foram implantadas com ajuda de empresários ricos com interesses inconfessáveis!

    2. Faça como eu VOTE NO DR TUDO ZERO ZERO CONFIRMA

    3. Se correr o bicho pega, se andar o bicho come! Essa é a nossa situação!

    4. Concordo plenamente.Estamos mais perdidos do que nunca: escolher entre o precipício e o abismo. Deus nos livre,

  30. Penso que todas as decisões decorrentes desses dois "inquéritos" estão estigmatizadas por "vício de origem". Foram instaurado por "ordem" (de ofício) do amigo do amigo do meu pai que se sentiu ofendido com a revelação vergonhosa. O relator dos tais inquéritos foi "escolhido" pelo interessado (nunca distribuídos). Tampouco têm objetos de investigação ou tempo para conclusão. Então, estamos em regime de exceção constitucional, no qual tudo é decidido arbitrariamente, e esqueceram de avisar...

  31. A decisão do juiz foi infeliz. Mesmo a democracia sendo atacada sistematicamente por um ignorante não justicou esse ato. O contráditorio, desde que não seja crime, faz parte da interação social. O caso das mensagens não ficou claro se tratar de uma verdadeira conspiração de golpe .

  32. Caro Graieb. O paradoxo estabelecido por Popper parece ter sido verificado empiricamente na eleição do Bolsonaro. Penso que o principal motivo foi o repúdio da sociedade à corrupção e à intolerância adotada pelo lulopetismo, o notório "nós contra eles", repetido até as náuseas pelo demiurgo de Garanhuns. Daí pensar que a aceitacão da intolerância atual é a exaustão da tolerância com esquerda de inspiração na luta de classes e na revolução Gramsciana. Enfim. está difícil tolerar a tapeação...😡

    1. Na parte que assisti da conversa cúmplice do Bonner e Renata com o prestidigitador, pude entender que houve a globalização da polarização política e, assim, a intolerância passa a ser aceita em todo o mundo...

  33. Maior absurdo esse STF, representado nesse infeliz episódio, pelo Alexandre de Moraes. Se tem um crime é o dele com tal atitude.

  34. Pela terceir VEZ vou tentar comentar!!!!! Parabéns Xandinho!!! Voce conseguiu mostrar para todo o povo brasileiro que DEMOCRACIA é o sistema em que o Juiz, parte ativa dos autos, instaura o inquerito, recebe os dados e provas, abre o julgamento, julga e emite a sentença!! Viva a Democracia do Xandinho!!!! Eba!!! agora sim somos todos democratas!! o Juiz baixou a regra, regulamentou-a e aplicou as sanções que sua cabeça estreita entendeu!!! VIVA!!!!!

  35. c. Desculpe-me, Graieb. Confundi seu excelente texto com o do Mário Sabino, mas, dada a qualidade de ambos, isso não é nenhum demérito para vocês.

  36. O que Xandinho conseguiu foi demonstrar que a democracia só existe se os supremos togados aceitarem os fatos. Caso contrário não é democracia!! parabéns Xande!! Voce é o democrata perfeito que consegue instaurar um inquerito, ser o investigador, ser o Juiz do caso e, julgado procedente ser o juiz do recurso!!! Democracia é isto!!!! Fico me perguntando, o que um promotor de justiça é capaz de fazer quando assume poderes com os quais nunca conviveu!!!

  37. Graieb, texto pequeno, mas de uma bela precisão. Não justifica o STF interferir tanto sem ser provocado, ainda que meia dúzia de aloprados com dinheiro, queiram ou apoiem a ditadura. A maioria expressiva dos brasileiros é contra qualquer iniciativa autoritária. A imprensa é o quarto poder e o mais independente (os que não alugam o microfone e a caneta). O STF não deve ser fechado, mas deve ser sanitizado sem autoritarismo e truculência. Os empresários deveriam ser boicotados pelos consumidores.

    1. Consertando o Gópi ao som do fado!

  38. Um, inepto e inapto (Bolso); outro, com contas na Justiça (Lullala). Ciro Gomes, que de dez a zero nos dois...E ele!!!

  39. Ha muito nosso STF parece um clube de comadres fofocando día e noite sem maiores resultados. "A Candinha quer falar"....

    1. O problema é que a Candinha não fica só nas conversas, antes fosse.

  40. Quanta BABOSEIRA maniqueísta para idiotas e vamos a FATOS ... QUEM viola todo dia o estado de direito? o STF e seus sinistros ... QUEM tutela o Estado e Nação pelo medo e pelo terror? o STF tentáculo na guerra conta o povo ... QUEM foi descondenado de forma imoral depois de condenações em três instâncias e cometeu este crime contra a nação? a QUADRILHA e tristemente o STF .. assim sr. Graieb onde você vive? minha opinião é a mesma de grandes juristas e DESAFIO ... ESTOU MENTINDO? haja lixo.

  41. O Brasil virou uma bagunça, cada um julgar com as suas próprias leis, suas próprias constituições. Isso só vai profissionalizar o golpe,

  42. O Xandão pirou de vez com seus arroubos autoritário e terminou de expor todo o STF já completamente desmoralizado perante o povo brasileiro! Acabou de corroborar que o STF é um órgão extremamente político, autoritário e que rasga a constituição em benefício próprio e para perseguir quem não é da patota.

  43. Fim do foro privilegiado ! Políticos eleitos pelo povo devem dar exemplo de lealdade e bom uso do NOSSO do MEU do SEU Dinheiro

  44. É UMA ESTUPIDEZ JORNALISTAS,JUÍZES E ADVOGADOS CRITICAREM MORAES PELAS MEDIDAS TOMADAS CONTRA ESSES MILIONÁRIOS BOLSONAZISTAS.ELES ESTÃO ACOSTUMADOS COM OS PASSADORES DE PANO NA CABEÇA DE BANDIDOS FEITOS POR JUÍZES BABACAS OU MANCOMUNADOS.VAI QUE É TUA XANDÃO, O BRASIL TE APOIA!

    1. E a passada de pano do STF na quadrilha de milionários do LULADRAO ?????

    2. Só quem apoia é tú, seu babaca apedeuta!

  45. Rezar pela minha cartinha é democrático fora dela é antidemocrático, facista, genocida e por aí vai. Que democracia é esta que não aceita outras formas de pensar? Nossos semi deuses podem tudo, não ouse se manifestar contra suas decisões. Este é o país do faz de contas!

  46. Prova de que os extremos se encontram: a apologia da intervenção militar de um lado e a intervenção judiciária de outro.

  47. Mais um artigo excessivamente longo, pelo jeito o Duda Teixeira está fazendo escola. De resto, também me parece profundamente distorcida essa ação do Drácula agir como se fosse polícia. O Drácula sempre teve um viés absurdamente autoritário, sabemos disso, mas era contido pelo Governador. Guindado jovem demais ao STF, essa poderosa instituição agora lhe dá todo o espaço que seu autoritarismo exigia.

  48. Como dito no texto, PF não conseguiu descobrir evidências no inquérito das fake news, por isso esta nova investigação ou será que não foi permitido à PF que fosse conseguido mais evidências? Os empresários dizem as mensagens, preferem o golpe, será que em outras, que não se conhece, este golpe estará sendo articulado? Tem que investigar. O ministro talvez tenha elevado o tom na resposta aos atos anti democráticos, mas é preciso puxar o freio deste grupo, visto que há apoio a eles no governo.

    1. Acertar hora e local por zap é muito fácil. Distribuir dinheiro (e parece que esse grupo tem bastante) por Pix é instantâneo. Nunca foi tão fácil. Tem que investigar, sim. Por que não?

  49. A tolerância aqui, têm que ser brasileira e não austríaca. "Gente"(assim mesmo, aspado), como o Bolsonaro, não merece tolerância alguma. Esse sociopata há quatro anos assola esse país com atitudes provocativas em todos os sentidos do ser humano. Ainda bem, que temos o voto como ARMA.

  50. A iniciativa de Alexandre deixou mais evidente que os dois grupos antagônicos preparam sua " ZuhZwang" e que quem não der o golpe, vai tomar o golpe. Capoeira lá, lá, lá!!!!!

  51. Há 50 anos organizar uma rebelião era mais complicado e demorado do que hoje por conta da dificuldade de reunir várias pessoas. Hoje é mais fácil, como mostrou o 6 de janeiro nos EUA. Em poucas horas a coisa pode piorar, principalmente se tiver apoio do governo central (como foi nos EUA) e das FFAA (o que não houve nos EUA).

  52. o soez tribunal que soltou corruptos julgados e condenados em várias instâncias, mais uma vez demonstra que apenas defende seus próprios interesses.

  53. Basta aos justiceiros da justiça serem JUSTOS. Não pisotear a Mulher da Justiça que dá uma lição para todos os humanos:a balança do equilíbrio e a venda da neutralidade. Deixem de serem deuses supremacistas, egoístas. Egocentrista. Dez pelo artigo, Graieb.

    1. Não Não é óbvio. Está havendo abuso criminoso do judiciário. Esse é só mais um capítulo.

Mais notícias
Assine agora
TOPO