Crusoé
24.06.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram
Colunistas

A vendedora de livros

Encontrei em um sebo a minha mãe morta. Fazia anos que eu não entrava em um sebo. Entrei por entrar, não estava à procura de livro nenhum, talvez estivesse em busca de mim mesmo, o jovem que adquiria livros em sebos, mas que foi se separando deles ao longo dos anos, juntamente com os cupins...

Crusoe
Redação Crusoé
7 minutos de leitura 03.06.2022 02:30 comentários 10
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR
Atenção!

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Faça parte da comunidade de O Antagonista e Crusoé:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Navegação livre de anúncios publicitários invasivos
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
FAZER LOGIN
QUERO ASSINAR
VOLTAR

Encontrei em um sebo a minha mãe morta. Fazia anos que eu não entrava em um sebo. Entrei por entrar, não estava à procura de livro nenhum, talvez estivesse em busca de mim mesmo, o jovem que adquiria livros em sebos, mas que foi se separando deles ao longo dos anos, juntamente com os cupins que os infestavam, os amigos que sumiram, as casas em que morei, os casamentos desfeitos, os namoros acabados e as grandes possibilidades que pareciam prestes a realizar-se, pelo menos para mim. Há alguns dias ouvi que não tenho timing da minha maior possibilidade de felicidade, ou ex-possibilidade, que acrescentou o defeito à extensa lista de falhas pessoais que me atribuem.

Diários

Paz declara fim do bloqueio imposto por apoiadores de Morales

Redação Crusoé Visualizar

Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

João Pedro Farah Visualizar

'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

Redação Crusoé Visualizar

Sánchez pede anulação de votos no exterior e denuncia fraude no Peru

Redação Crusoé Visualizar

Contagem preliminar de votos coincide com a oficial, diz órgão eleitoral colombiano

Redação Crusoé Visualizar

Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Murilo Pavini Visualizar

Mais Lidas

A derrota triunfal de Trump

A derrota triunfal de Trump

Visualizar notícia
A ressaca do IPO mais esperado do ano

A ressaca do IPO mais esperado do ano

Visualizar notícia
"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Visualizar notícia
'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

Visualizar notícia
Master atinge governo Lula

Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Visualizar notícia
O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

Visualizar notícia
O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

Visualizar notícia
O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

Visualizar notícia
Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Artigo

coleções de livros

Coluna

Conhecer

Crusoé

editora Abril

Gênios da Pintura

Grandes Personagens da História Universal

Grandes Personagens da Nossa História

Mario Sabino

< Notícia Anterior

Alô, alô, Escola de Chicago

26.05.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

O Brasil precisa de um coach desmotivacional

09.06.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Clarice

2022-07-14 13:31:18

Parabéns Mário ! Tens uma alma fraterna que toca a gente quando se expõe ! O sebo te lembrou tua mãe e as coleções me lembraram meu pai que me fez crescer no meio de livros 📚 que custo me desfazer com objetos transacionais que são depois que ele me deixou!


José Cerqueira

2022-06-22 12:27:52

Desculpe-me Mário, lágrimas escorreram do meu rosto, mas o seu texto não tem absolutamente nenhum vestígio de pieguice. Ao contrário, só encontrei pistas de um humanismo que quase sempre enxergo nos conteúdos que você assina. São de um desprendimento fascinante, que sempre se sobrepõem ao pânico que muitos que escrevem têm de ficar nú. Você venceu essa barreira.


Ana Helena Alves Correa

2022-06-19 09:25:51

Como as estórias das mulheres “independentes” se parecem ! Revivi a minha ao ler seu texto, só que eu tentava vender comercias para rádio junto aos anunciantes avulsos e pequenas agências de publicidade , com 3 filhos para sustentar ! É doloroso !


Graziela Maria Picinin

2022-06-12 13:18:40

Que texto lindo e emocionante!


JOSE LUIZ MANCUSI

2022-06-10 17:29:31

Mas escreve bem pacas!!! Parabéns, grande Mario!!!


Rogério Carvalho Ribeiro Nogueira

2022-06-10 11:58:29

Parabéns!!! Melhor texto do ano!!! Escreva por favor um livro com suas memórias!!!


Ana Vidal

2022-06-09 21:53:33

Mario, que texto lindo! Meu pai tinha essas coleções na estante de casa. Foram nossa (minha e de meus irmãos) fonte de consulta para muitos trabalhos da escola. Que saudade... Linda e delicada declaração de amor à sua mãe, a melhor e mais importante vendedora de livros da sua vida... Texto comovente e timing perfeito. Grande abraço


Liliana

2022-06-09 12:46:45

Quanta delicadeza nesta crônica!!! Amo ler seus textos! Quero vê-los em livro!


Angelo

2022-06-08 21:26:38

Caro Mario Sabino, quem escreve uma crônica desse nível não tem direito à falsa modéstia. Já aguardo a próxima. Ou o livro.


Alba

2022-06-08 19:19:28

Embora triste, o texto é belo. Apesar da perda, restam o orgulho de ter tido uma mãe assim, e uma lembrança eterna. Nem todas as pessoas podem dizer o mesmo, principalmente, hoje.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Clarice

2022-07-14 13:31:18

Parabéns Mário ! Tens uma alma fraterna que toca a gente quando se expõe ! O sebo te lembrou tua mãe e as coleções me lembraram meu pai que me fez crescer no meio de livros 📚 que custo me desfazer com objetos transacionais que são depois que ele me deixou!


José Cerqueira

2022-06-22 12:27:52

Desculpe-me Mário, lágrimas escorreram do meu rosto, mas o seu texto não tem absolutamente nenhum vestígio de pieguice. Ao contrário, só encontrei pistas de um humanismo que quase sempre enxergo nos conteúdos que você assina. São de um desprendimento fascinante, que sempre se sobrepõem ao pânico que muitos que escrevem têm de ficar nú. Você venceu essa barreira.


Ana Helena Alves Correa

2022-06-19 09:25:51

Como as estórias das mulheres “independentes” se parecem ! Revivi a minha ao ler seu texto, só que eu tentava vender comercias para rádio junto aos anunciantes avulsos e pequenas agências de publicidade , com 3 filhos para sustentar ! É doloroso !


Graziela Maria Picinin

2022-06-12 13:18:40

Que texto lindo e emocionante!


JOSE LUIZ MANCUSI

2022-06-10 17:29:31

Mas escreve bem pacas!!! Parabéns, grande Mario!!!


Rogério Carvalho Ribeiro Nogueira

2022-06-10 11:58:29

Parabéns!!! Melhor texto do ano!!! Escreva por favor um livro com suas memórias!!!


Ana Vidal

2022-06-09 21:53:33

Mario, que texto lindo! Meu pai tinha essas coleções na estante de casa. Foram nossa (minha e de meus irmãos) fonte de consulta para muitos trabalhos da escola. Que saudade... Linda e delicada declaração de amor à sua mãe, a melhor e mais importante vendedora de livros da sua vida... Texto comovente e timing perfeito. Grande abraço


Liliana

2022-06-09 12:46:45

Quanta delicadeza nesta crônica!!! Amo ler seus textos! Quero vê-los em livro!


Angelo

2022-06-08 21:26:38

Caro Mario Sabino, quem escreve uma crônica desse nível não tem direito à falsa modéstia. Já aguardo a próxima. Ou o livro.


Alba

2022-06-08 19:19:28

Embora triste, o texto é belo. Apesar da perda, restam o orgulho de ter tido uma mãe assim, e uma lembrança eterna. Nem todas as pessoas podem dizer o mesmo, principalmente, hoje.



Notícias relacionadas

Obrigado, Monica

Obrigado, Monica

Redação Crusoé
03.06.2022 02:30 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Rosângela senadora?

Rosângela senadora?

Redação Crusoé
03.06.2022 02:30 1 minuto de leitura
Visualizar notícia
40 vezes Michelle

40 vezes Michelle

Redação Crusoé
03.06.2022 02:30 1 minuto de leitura
Visualizar notícia
Ciro, puxador de votos

Ciro, puxador de votos

Redação Crusoé
03.06.2022 02:30 1 minuto de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso