Silvia Costanti/Valor

O lucro do guru

Conselheiro econômico de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes faturou 600 mil reais na Bolsa de Valores em operações que, segundo uma sentença de dois meses atrás da Justiça Federal do Rio de Janeiro, foram fraudadas
14.09.18

O Posto Ipiranga de Jair Bolsonaro aparece em situação incômoda nos autos de um processo recém-julgado pela Justiça Federal do Rio de Janeiro. Fundador do banco Pactual e um dos principais nomes do liberalismo no país, o economista Paulo Guedes, já anunciado pelo candidato do PSL como seu ministro da Fazenda caso saia vitorioso das eleições presidenciais, é citado como beneficiário de uma trama que, de um lado, rendeu lucros polpudos a alguns poucos investidores e, de outro, provocou perdas milionárias a associados de um fundo de pensão. De acordo com os documentos do processo, a empresa da qual Paulo Guedes é sócio juntamente com o irmão ganhou 600 mil reais em dois dias na Bolsa de Valores, graças a operações consideradas fraudulentas.

Crusoé teve acesso à íntegra do processo, incluindo um relatório da Comissão de Valores Mobiliários, a CVM, e a sentença judicial que concluiu que os ganhos derivam de um esquema criminoso. O caso é explicado em detalhes ao longo das 130 páginas da decisão do juiz Tiago Pereira, da 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Em 3 de julho, o magistrado condenou três dirigentes da corretora Dimarco a quatro anos e oito meses de prisão por gestão fraudulenta. A corretora, que fechou as portas em 2008, já havia sido multada pela própria CVM, pelas mesmas razões.

A fraude segue um roteiro parecido com a de outros escândalos do mercado financeiro. De um lado, havia um fundo de pensão, com seus burocratas complacentes e inúmeros cotistas que não acompanhavam de perto as transações. Era a Fapes, a fundação dos funcionários do BNDES. De outro, havia homens de negócios que lucraram à custa dos prejuízos da entidade. É aí que entra o guru de Bolsonaro. Paulo Guedes é citado, nominalmente, por quatro vezes na sentença que condenou os dirigentes da corretora. A empresa do economista, a GPG, é mencionada 27 vezes.

Como o foco estava na corretora, o processo não avança sobre Paulo Guedes, que não foi denunciado. Por isso, o juiz não avalia sua conduta. Mas o documento é categórico ao afirmar que as fraudes cometidas pela corretora beneficiaram o economista de Bolsonaro. A Justiça diz mais: os lucros de Paulo Guedes e de seu irmão não ocorreram simplesmente porque Guedes entendia de investimentos. Eles só foram possíveis, destaca o magistrado, porque, por detrás do pano, havia a ação criminosa da corretora.

Funcionava assim, em linhas gerais: a corretora, como responsável pelas opções de investimento do fundo de pensão e também de outros clientes como a empresa de Paulo Guedes, jogava alto na Bolsa e, a depender dos resultados, escolhia quem iria ganhar com suas apostas. O ano era 2004. Como o controle era falho, visto que as operações eram registradas manualmente, os lucros eram destinados a uns poucos e os prejuízos ficavam para a maioria. A empresa de Paulo Guedes e de seu irmão estava entre os poucos que lucravam. No fundo de pensão dos funcionários do BNDES, com 3.400 associados àquela altura, eram espetadas as perdas.

A empresa de Paulo Guedes é mencionada 27 vezes na sentença
A GPG, dos irmãos Guedes, teve lucro em 100% das operações. Diz a sentença, citando a empresa e outros clientes da corretora apontados como beneficiários de esquema: “Como prova da atribuição ilícita de contratos em favor de clientes escolhidos pelos réus, é a constatação de que dois dos comitentes investigados, Franklin Delano Lehner e GPG Participações Ltda (empresa de Paulo Guedes), que apuraram ótimos resultados no mercado futuro de Ibovespa quando operaram pela Dimarco, em pregões com a participação da Fapes, tiveram, ao mesmo tempo, péssimos resultados quando realizaram transações análogas em outras corretoras, o que demonstra que o sucesso de suas transações não se poderia explicar, unicamente, por seu conhecimento e por sua capacidade de análise de mercado”.

Um trecho da sentença é especialmente relevante. Após mencionar os investidores que lucraram, o juiz Tiago Pereira diz, sem citar nomes, que embora não tenham sido incluídos como parte no processo, os clientes da corretora também acabaram por participar das fraudes. Para ele, “os beneficiados nas transações espúrias, sem dúvida alguma, participaram dolosamente do planejamento da ação criminosa e locupletaram-se de seus resultados”.

A GPG, usada para fazer os investimentos e para prestar consultorias no mercado financeiro, é uma empresa familiar. Gustavo Guedes tem 1% da sociedade. Paulo Guedes é dono dos 99% restantes. De acordo com uma testemunha ouvida no curso do processo, no caso dos investimentos suspeitos as ordens que levaram às transações realizadas pela Dimarco partiram do próprio Paulo Guedes.

As primeiras suspeitas sobre o caso surgiram após sucessivas auditorias da Bolsa de Valores apontarem a “impressionante desorganização” da Dimarco, com sede no Rio de Janeiro. As operações financeiras eram anotadas manualmente, num caderno, sem seguir as regras básicas da Bolsa. Havia até documentos rasurados e solicitações de investimentos sem ordem cronológica registrada.

Os rastros do caso já apareciam em uma investigação da CVM aberta em 2006
De início, imaginava-se que poderia ser o caso de uma corretora desleixada, quase amadora, que sucessivamente descumpria as recomendações da fiscalização da Bovespa, atual B3. Mas o que se descobriu era uma fraude de cifras milionárias, envolvendo operações de risco altamente especulativas, no chamado mercado futuro do índice Bovespa.

Paulo Guedes, por exemplo, fez 17 operações de curto prazo e ganhou 600 mil reais em apenas dois dias, em 16 e 18 de agosto de 2004. No período das movimentações listadas no processo, o fundo do BNDES perdeu 12 milhões de reais. Os clientes apontados como beneficiários do esquema, Guedes incluído, faturaram ao todo 5 milhões.

Havia um padrão na bagunça na corretora. Nas mesmas operações em que os poucos clientes lucravam, o investidor que aparecia perdendo dinheiro era sempre a Fapes, cujo dinheiro era usado para, digamos, testar o potencial de lucro das transações. Se a operação fosse lucrativa, as ordens eram direcionadas para os escolhidos pela corretora. Em caso de perdas, ficava na conta da fundação. Tudo isso, claro, só era possível em razão dos pedidos de investimentos serem anotados manualmente, em cadernos. Os formulários das ordens não eram numerados e não continham o horário em que elas tinham sido emitidas.

Desde o começo, a CVM já tinha indícios da existência do esquema na Dimarco. Diz uma parte do material reunido no processo: “Quando os negócios realizados pela Fapes eram de venda e o mercado caía ou os negócios eram de compra e o mercado subia, e, nestas condições, se verificava a possibilidade de realização de day-trade lucrativo, os negócios com preços favoráveis que originalmente pertenciam à fundação possivelmente eram direcionados para um ou mais clientes da Dimarco”.

ReproduçãoReproduçãoPaulo Guedes com Bolsonaro: aliança desde a pré-campanha
As operações na modalidade day-trade são aquelas de curtíssimo prazo. Em alguns casos, podem ser feitas em horas ou minutos. Um exemplo hipotético: o investidor compra 1 milhão de reais de manhã em ações de uma empresa e, naquela tarde, os papeis disparam 5%. Isso significa que, ao vender no mesmo dia, os ganhos podem chegar a 50 mil reais.

Na sentença do juiz Tiago Pereira, seis páginas são dedicadas às negociações de Paulo Guedes. No caso específico da empresa do conselheiro de Bolsonaro, as ordens de investimentos não apresentavam qualquer tipo de controle ou seriação cronológica, nem os horários em que foram emitidas. Guedes é citado como exemplo dos investidores que, quando atuavam com a Dimarco, tinham taxas de sucesso “extremamente improváveis” nos mesmos períodos dos negócios deficitários da Fapes. É justamente dessas operações que vem o lucro de 600 mil reais que a GPG teve, com seus 100% de acerto. Nos investimentos feitos por meio de outras corretoras, no mesmo período, a empresa do economista perdeu 200 mil reais.

Bem antes da sentença judicial, a apuração da Comissão de Valores Mobiliários já colocava o conselheiro de Bolsonaro como um dos beneficiários das transações suspeitas. Mas, lá, a conclusão foi de que não foi possível comprovar, “de forma concreta”, a ocorrência da “prática não-equitativa” por parte dele e dos investidores que lucravam. A justificativa era simplista: como os documentos internos da corretora eram desorganizados, não era possível ser taxativo sobre a responsabilidade de Paulo Guedes e dos demais.

Uma testemunha ouvida pela CVM relatou que a Dimarco não tinha autonomia para mudar as ordens de Guedes. Com isso, o órgão concluiu que, se houvesse esquema com a participação do economista, a “lógica” seria fazer todas as operações na mesma corretora.

Para o juiz, os beneficiados pelas transações também cometeram crime, embora não tenham sido acusados
Na esfera criminal, o juiz fez críticas a esse entendimento, que ele chamou de “conjectura”. Na sentença, o magistrado ressaltou que a empresa de Paulo Guedes operava grande volume de contratos e, portanto, era “bastante plausível” que a Dimarco não daria conta de todo o serviço, ainda mais quando havia já havia outros clientes VIPs, mais antigos, que também eram beneficiados pelo esquema. Ou seja: para a Justiça, a CVM pegou leve com Paulo Guedes.

O magistrado ainda apontou que o processo administrativo poderia ter sido mais rigoroso. “O conjunto de provas indiciárias reunido pela acusação é tão contundente que realmente impressiona o excesso de cautela adotada no processo administrativo sancionador”. O magistrado frisou que, nos anos seguintes, a própria CVM “evoluiu” e passou a usar os altos índices de acerto como prova das infrações, em situações “muito semelhantes” àquelas que envolvem Paulo Guedes e os investidores-campeões da Dimarco.

Apesar das críticas do juiz ao conservadorismo da CVM, um importante passo do processo judicial foi dado quando Mário Luiz Lemos, superintendente de fiscalização da comissão, prestou depoimento à Justiça. Ele admitiu que havia brechas para direcionar os investimentos aos clientes escolhidos. A explicação é longa, mas didática.

Disse Lemos: “As ordens enviadas à corretora eram reespecificadas ou especificadas tardiamente, porque não se procedia ao registro imediatamente após as respectivas entradas; em alguns casos, havia apenas um registro informal prévio, que era posteriormente formalizado de maneira incompatível com a realidade, a fim de assegurar o direcionamento das operações mais favoráveis a determinados comitentes. As ordens apenas eram efetivamente atribuídas aos comitentes ao final do pregão (ou ao final de alguma janela de especificação), quando o operador da corretora tinha conhecimento de qual operação seria vencedora ou perdedora, com o direcionamento ilícito dos ganhos e das perdas”, disse o superintendente, conforme registrado na sentença.

O Ministério Público estimou em quase 6 milhões de reais as perdas do fundo de pensão dos funcionários do BNDES
No caso dos investimentos de Paulo Guedes, o responsável dentro da Dimarco era Carlos Almeida. Ele foi absolvido na CVM. Na Justiça criminal, foi condenado juntamente com os donos da corretora. A sentença é taxativa: “Reputo plenamente provado que os réus defraudaram a Fapes de forma ardilosa, atribuindo-lhe, em sucessivos pregões do mercado futuro do Ibovespa, os piores contratos celebrados nas respectivas sessões, em violação à verdadeira sequência cronológica de entrada das ordens dos comitentes na corretora”.

No processo, Almeida negou irregularidades e disse que o alto índice de acertos dos investidores citados acontecia porque eles atuavam dentro dos limites de “altas e baixas” de modelos gráficos e que, àquela época, a Bolsa vivia um momento de fortes altas. O juiz não acolheu a explicação para o que chamou de “sorte absolutamente incomum” dos clientes da Dimarco – Paulo Guedes entre eles.

Ouvido por Crusoé, o guru de Jair Bolsonaro negou que tenha obtido os lucros graças a um esquema criminoso. Ele disse que seus operadores tinham autonomia para distribuir as ordens de investimento entre diversas corretoras e que é normal ter lucros e perdas expressivas em diferentes corretoras, em razão das características do day-trade. Guedes afirma ainda que não tem relação com a Dimarco e que desconhecia o processo em que é citado. “Eu não tenho a menor ideia do que se trata. Tenho certeza absoluta de que nunca agi em prejuízo de qualquer contraparte em alguma operação de day-trade em empresas em que tenho participação. Nunca causei nenhum prejuízo a ninguém que fosse contraparte. Quando se faz operações de day-trade, não se sabe nem quem é a contraparte”, afirmou o economista.

Paulo Guedes disse, ainda, que buscará conhecer o processo. “Se tem 30 dias que fui citado, vou tomar conhecimento de que citação é essa. Eu sei que assim que comecei a ajudar numa campanha, começaram a aparecer citações. E vou lidar com elas, cada uma por vez.”

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Me pareceu click bait, deu muita volta pra concluir nada. Fato é que essa notícia me fez assinar a revista. Começamos com o pé esquerdo.

  2. Ter ido ao Roda não seria uma ótima oportunidade? Se a matéria fosse de alguém ligado à esquerda, estaríamos questionando a publicação? Paulo Guedes precisa vir a público dar explicações, rapidamente, para não deixar pairar a menor sombra de dúvida sobre este caso.

  3. Agora pronto, não acharam nada contra o Jair Bolsonaro, que é um homem limpo e honesto, justo na reta final querem, por fina força denunciar Paulo Guedes, para atingir Bolsonaro, chega de palhaçada!

    1. A Crusoé não pode omitir ou deturpar informações porque beneficiam este ou aquele candidato. Investigue-se quem quer que seja! Houve crime? Se não, vida que segue. Se houve, prescreveu? Se sim, o Estado perdeu a chance de condená-lo. Se não, faça-se justiça. Simples assim!

    2. até tu Crusoé. Assim não dá pra renovar essa revista.

  4. continuação: A sujeira na política atual é infinita. Há muitos interesses em jogo, e a ruptura disso pode ser real. Por isso Bolsonaro incomoda, e muito, sem dúvida! Por ter acesso a comentários de analistas como você Hildemar, já valeu a minha assinatura da CRUSOÉ, que reconheço, ultimamente tem-se mostrado em flagrante falta de insenção e independência, expondo sem cerimônia, ser totalmente contra Bolsonaro e totalmente a favor de Amoêdo, e servindo sabe lá a mais quem. Sigamos alerta!

  5. Parabéns Hildemar, pelas suas incríveis e impecáveis argumentações sobre a lamentável e totalmente tendenciosa matéria em questão. É como se quisessem criminalizar o lucro no mercado de ações, igualando o Paulo Guedes (numa visibilidade totalmente negativa e sem cabimento) à inúmeros políticos de diversos partidos envolvidos em escândalos de corrupção, e que agora se unem com o único objetivo de se protegerem das garras da Justiça e manterem suas estruturas e seus esquemas intocáveis...

  6. Parabéns Hildemar, pelas suas incríveis e impecáveis argumentações sobre a lamentável matéria em questão, totalmente tendenciosa. É como se quisessem criminalizar o lucro no mercado de ações, igualando o Paulo Guedes (numa visibilidade totalmente negativa e sem cabimento) à inúmeros políticos de diversos partidos que são desmascarados diariamente em escândalos de corrupção, e que agora se unem sem pcom o único objetivo de se protegerem da Justiça e manterem suas estruturas e esquemas intocáveis.

  7. Decepcionante. Não que eu seja simpático ao candidato a Ministro,mas ver que grande parte do homens que concorrem a cargos públicos tem rabo preso em algum lugar e pra piorar a maioria do congresso vai se reeleger,todos que vem roubando nesse país a anos. Pelé tinha razão quando falou que o brasileiro não sabe votar.

  8. Quanta espuma Felipi Coutinho Só assino esta revista para dar algum apoio ao Sabino, Mainardi e Dantas A depender de vc e da Impirícus / Agora, assinar essa revista é ridículo. Outra coisa, você era da Folha, né? Você levanta bandeira de comuna, certo? Vá para Cuba ou volte a trabalhar para o Andre Esteves que tem bastante grana do Lula escondida em fundos etc etc ... passarinho falou que são mais de 50bi. Filipi, jornalista como vc, é bom pra Maduro e cia. Ab !

  9. Bem, fiquei em dúvid. O cerne da conduta ilícita reside no fato de que as operações da corretora eram feitas manualmente, e, a depender do resultado, atribuídas a um ou outro cliente. Diz a reportagem que a empresa de PG teve lucro em operações e o fundo de pensão prejuízo. O juiz disse que os beneficiários estavam envolvidos . No mínimo levanta suspeitas. Se a operação é de anos atrás, a sentença é de julho, logo notícia recente. PG é citado na sentença. Não achei tão tendenciosa assim.

  10. Bom dia, ontem em live do YouTube com pessoas ligadas a campanha, entre elas o professor Olavo de Carvalho, Bia Kicis, e o Eduardo Bolsonaro. A Bia informou que o Paulo Guedes ja havia negado o convite na semana passada, ou seja, antes da matéria da Crusoé. Alias ficou sabendo no dia de que havia uma divulgação circulando dizendo que iria participar. Ou seja fake news! Brasil acima de tudo Deus acima de todos

  11. É evidente o viés sensacionalista da reportagem (especialmente a chamada), percebo, entretanto, um nível de intolerância, de irracionalidade nos comentários que mostra justamente como o debate político virou arena de agressões gratuitas e terreno fértil para teorias de conspiração. Espero que o próximo mandatário tenha a capacidade de pacificar os ânimos

  12. Vcs não estão assistindo o Roda Viva? Não perderam nada.. Paulo Guedes não foi, colocaram no lugar uns lixos de esquerda que estão usando a retórica da interferência do Estado. Ciro quer salvar as dívidas de 60 milhões de devedores; e os 140 milhões que não estão endividados, poderão se endividar e serão perdoados? Esse lixo de socialismo protege o relapso, o desorganizado, o preguiçoso, e pune o cidadão trabalhador que honra seus compromissos.. quanto à reportagem, acho que foi engano da Crusoé

  13. Voto em Bolsonaro, que já disse que é o único nome certo do próprio governo. De Bolsonaro, espera-se que não seja complacente com corruptos; que se mire nos militares, que aceitaram o caríssimo apoio de Sarneys e Malufs entre outros, só porque se diziam de direita. Quanto à reportagem, considero-a no mínimo estranha. A ver se, ao menos na próxima edição, surge alguma explicação.

  14. Fiquei preocupadíssimo com a reportagem do sr. Filipe Coutinho e com os comentários dos leitores e analistas desta reportagem. Esperava ter encontrado uma 'Ilha de boas informações" ao assinar a revista. Mas ao que os comentários indicam passa uma nuvem escura sobre a credibilidade desta revista.

  15. "O processo não avança sobre Paulo Guedes" (trecho da reportagem). Título: O Lucro do Guru... hummm em uma operação no mercado financeiro há 14 anos... Está certo

  16. Reportagem tendenciosa. Assinei a revista em seu início, mas confesso que fiquei decepcionado com essa matéria. Estariam migrando para a essa desgraça chamada esquerda ou já estão chafurdando nela? Vencido o prazo da assinatura não mais renovarei.

  17. Desculpe-me Felipe, mas o título da matéria não condiz com o conteúdo. O assunto era os maus investimentos da FAPES (feitos por incompetentes, ou salafrários mesmo) na DIMARCO e o título tenta denegrir a imagem do PG, que era um investidor terceiro. Claro que ganhou dinheiro por que não é burro (sardinha); é sim tubarão de mercado. E se houvesse crime teria sido citado para responder juntamente com os outros. Até agora não vi a intenção. Atira pra todo lado? Não sei

  18. Matéria inútil. Se Paulo Guedes não foi denunciado é porque não havia indícios de autoria. Não cabe ao repórter buscar cabelo em ovo. Por essas matérias é que já me arrependi de ter assinado a revista.

    1. Estou no mesmo barco! Me arrependi da assinatura depois de perceber nas últimas reportagens a falta de isenção e o apoio explícito aos "laranjas". Matéria completamente diversa do título. NÃO FOI DENUNCIADO! Sinal que os indício não eram sólidos!

  19. Li toda a matéria,o título sensacionalista “like” a tabloide inglês,não corresponde ao que está no texto .Isto não é isenção,é isentismo.A imprensa tem o dever de mostrar tudo,seja de que lado for,mas esta manchete foi como igualar as travessuras de Gilmar e Toffoli a uma supostamente de Paulo Guedes .A reportagem sobre Adélio anuncia mais do que oferece.

  20. Matéria fraca e tendenciosa. Não existe nada de concreto e nenhum processo contra o citado. Procurem fazer um jornalismo mais sério e competente.

    1. Concordo totalmente. A propósito um jornalista sério não deveria por princípios revelar seu candidato a presidente, ainda mais se ninguém o perguntou. Estou me referindo a um dos proprietários da Crusoé, Diogo Mainardi que aos meus olhos já perdeu um pouco de seu brilhantismo anunciando seu voto em Amoêdo. Portanto fica difícil enxergar essa matéria sobre Paulo Guedes com imparcialidade...

  21. a esquerdopatia de vcs os tornam Zumbi esquedopata , mais uma bosta que se vendeu ao comunismo, querendo trazer MAIS miséria e caos econômicos!!!! VCS estão com as mãos sujas de sangue, tanto quanto a esquerda que tentou matar Bolsonaro !

  22. Tsc tsc tsc que vergonha alheia eu sinto nesse exato momento! O juiz, na sentença, faz ilações porque é pouco provável acertar 100%, indo contra o parecer da CVM, QUE É QUEM ENTENDE DO RISCADO, como um magistrado pode levantar suspeitas numa sentença e não determinar que se investigue???? Fazer jornalismo doa a quem doer não é isso. Essa reportagem está no campo do "achismo". Forçaram a barra feio!

  23. Crusoé prefere jogar com a dúvida em vez de entender como funciona o mercado futuro da Bovespa. Lamentável que s baseiam em suposições que levam o leitor a acreditar que o lucro de Paulo Guedes foi fruto de fraudes. Sugiro que façam algumas aulas para entender como funciona uma bolsa de valores. Tenho certeza que chegarão a conclusões bem diferentes...

  24. Notas importantes que não receberam o destaque (proposital?) do Filipe Coutinho: 1) O processo é de 2004 (há 14 anos) e só resolveram citar o Paulo Guedes há 30 dias. 2) Já existe uma SENTENÇA do caso (decisão de 1o grau) e o Paulo Guedes não foi condenado e nem é parte do processo. 3) O Paulo Guedes já sofreu um processo administrativo em que não se comprovou má fé. Portanto, a Crusoé tem um monte de conjecturas provando coisa nenhuma sobre a conduta profissional de Paulo Guedes.

  25. Apesar da aparente gravidade da relação entre a corretora de Paulo Guedes, a reportagem foi sensacionalista. E de conhecimento do mercado de investimentos que no passado era muito comum as corretoras favorecerem alguns clientes VIP em prol de outros. Não necessariamente com o consentimento do cliente. Hoje o registro das operações evoluiu e esse tipo de mutreta ficou mais difícil. Acho que o Paulo Guedes por sua história merece retratação da revista Crusoé.

  26. Interessante. Não se pode minimizar a importância da ausência de boa-fé eventual no trato de interesses de clientes. Não tendo acesso ao processo é difícil extrair conclusões em relação ao citado.

  27. Caramba pessoal do Antagonista! O que vocês estão querendo com essa matéria!? Decepção com vocês... Se entrar partido de esquerda na presidência, vocês serão lembrados por todos por terem contribuído por isso. Essa matéria com certeza deve ser daquele metido descabelado que apresenta o programa com remela no olho, o Diogo Mainardi. Ele não quer ver o País melhorar, ele quer é continuar tendo notícia ruim do país para continuar falando no meio do tumulto, continuar mostrando desgraça...

    1. André: Petista ou funcionário público você? Ou tá acostumado com bolsa família tomando cerveja de latinha na praça defendendo o luladrão enquanto o trabalhador da iniciativa privada paga essa molezinha pra você? Deixa de conversa rapaz, respeite as famílias e entenda que nesse momento só temos o Bolsonaro como candidato que está querendo fazer o que o Brasil precisa para dar certo.

    2. Só um estúpido acha errado uma revista publicar artigo sobre picaretagem do guru econômico do candidato que se julga o "menos ruim". Pragmatismo tem limite.

  28. Todos sabemos que investimento de renda são para poucos, pois o risco é enorme. Já perdi muito dinheiro sei muito bem como funciona, ficaria desapontada se um economista do nível Paulo Guedes perdece dinheiro. Mas uma prova de que Bolsonaro fez a escolha certa. カンセロ お願いします。

  29. Sou seguidora do Antagonista desde que começou e das primeiras assinantes da Crusoé. Gosto de vocês. Por isso me dou o direito de perguntar-lhes: no momento tão conturbado dessas eleições, onde a maioria dos candidatos é bandida, a quem interessa denegrir a imagem de uma pessoa que é apresentada como uma das poucas pessoas capazes de nos tirar da terrível encrenca em que estamos metidos, e contra quem não há uma culpa formalizada e acabada. Quem melhor vocês teriam a sugerir? Só destruir???

  30. O tom da maioria dos comentários mostra a clarividência de Diogo Mainardi. Ele declarou voto em Amoedo porque sabe que os adeptos de Bolsonaro não aceitam crítica e vão abandonar a revista mais cedo ou mais tarde. O futuro da Crusoé será viver dos 3% de eleitores de Amoedo.

  31. O tom da maioria dos comentários mostra a clarividência de Diogo Mainardi. Ele declarou voto em Amoedo porque sabe que os adeptos de Bolsonaro não aceitam crítica e vão abandonar a revista mais cedo ou mais tarde. O futuro da Crusoé será viver dos 3% de eleitores do Amoedo.

  32. Assinei a Crusoé desde o primeiro dia, mas recentemente a qualidade caiu muito. Reportagem de amador! Mário, Diogo e Claudio, abram o olho, esse jornalista é muito fraco!!! Vocês vão perder muitos assinantes

  33. Sacanagem da grossa. A revista tem responsabilidade perante seus assinantes. Se contratou o jornalista desonesto, vendido, o problema é de vcs. Quero meu dinheiro de volta.

  34. Pensei que estava assinando uma revista séria. Que manipulação é essa? A chamada insinua uma coisa e a matéria diz outra. Que merda eu assinei??? Podem me devolver o meu dinheiro muito suado, por favor?? Com quem falo sobre isso..

    1. Já mandei e não tive resposta. Estou decepcionado com a revista. Cancelando a assinatura.

    1. Que porcaria é essa. A chmada insinua uma coisa e a matéria diz outra. Que merda é essa. Assinei pensando ser uma revista séria. Quero meu dinheiro muito suado de volta. Como deve proceder??

  35. Enquanto o Mario Sabino garimpa assinantes para a Crusoé lá no "O Antagonista", O Felipe Coutinho promove uma verdadeira enxurrada de desistências com essa matéria tendenciosa, parece até cabo de guerra. ,,, Quem é John Galt?

  36. É só a revista tocar em Bolsonaro ou seus aliados que o Minions ja a descredibilizam. Ate ontem era uma resvista de credibilidade,mas quando fala algo contra seu Deus, bolsonaro, ou seus dicipulos, a evosta se transforma em uma carta capital...patético...

  37. Os minions nao podem ler uma vírgula contra o Deus deles, Bolsonaro, ou seus aliados. Só é tocar em Bolsonaro q a revista ficou descredibilizada...

  38. “Eu sei que assim que comecei a ajudar numa campanha, começaram a aparecer citações. E vou lidar com elas, cada uma por vez”. (Paulo Guedes). Aí está questão. Petistas e assemelhados fazerem isso, apesar de imoral, é costume deles. Mas a CRUSOÉ? Vocês que apregoam um jornalismo sadio e independente? Com que objetivo? Atingir Bolsonaro. Por que, senhores?

  39. "Mas não conte com o velho modelo de imprensa para ser a sua voz. Em geral, ela tem interesses próprios, que não são claros. Por causa dessa falta de clareza, somos levados a deduzir que a imprensa jamais vai entrar numa briga com cachorro grande." (Màrio Sabino, para vender assinaturas da CRUSOÉ). Foi exatamente o que fizeram com essa matéria sobre o Paulo Guedes. Exemplo típico e acabado da "velha imprensa". Com que objetivo? Atingir Bolsonaro. Execrável! Deplorável! Odioso!

  40. “Um trecho da sentença é especialmente revelador. Após mencionar os investidores que lucraram, o juiz Tiago Pereira diz, sem citar nomes, que embora.......”. Ora, o juiz não cita nomes, nenhum nome, muito menos o de Paulo Guedes. A sentença judicial vale ou não vale? Ilações foi o que fez a CRUSOÉ. Com que objetivo? Atingir Bolsonaro. Pouca importa se está destruindo reputações, uma das coisas mais imorais que se pode fazer contra um semelhante. Jornalismo sadio e independente? Execrável!

  41. "Eu me refiro à função primordial do jornalista de se manter vigilante. À vocação de denunciar o que estiver errado, doa a quem doer". Frase da CRUSOÉ para vender assinaturas. Denunciar pressupõe provas, fatos concretos. “Como o foco estava na corretora, o processo não avança sobre Paulo Guedes, que não foi denunciado. Por isso o juiz não avalia sua conduta”. Ora, se o juiz não avalia a conduta de Paulo Guedes, com que autoridade a CRUSOÉ o faz? E por que? Para atingir Bolsonaro. Servem a quem?

  42. "A volta à matriz populista é hoje uma possibilidade real que coloca em xeque os planos que você tem para si e sua família", frase da publicidade da CRUSOÉ para vender suas assinaturas. Uma tremenda contradição. A quem estão servindo com essa matéria contra o Paulo Guedes? Ao mais puro, pervertido e criminoso populismo, o populismo do PT que levou o país à situação terrível em que vivemos. É isso, em sã consciência, que os senhores querem ajudar a voltar? Ainda não acredito, porém temo.

  43. “Como o foco estava na corretora, o processo não avança sobre Paulo Guedes, que não foi denunciado. Por isso o juiz não avalia sua conduta”. E aí, a CRUSOÉ, mais realista que o rei, o faz? ASSASSINATO DE REPUTAÇÕES, prática do PT levada à exaustão, denunciada, inclusive pelo delegado Romeu Tuma Filho em livro, que o PT tentou impedir a publicação, agora virou prática da CRUSOÉ, que apregoa fazer um jornalismo sadio e isento? A intenção é clara: atingir Bolsonaro. Unicamente essa a intenção.

    1. Idem aqui. O autor parece não entender tão bem do mercado financeiro para deduzir má-fé, como fez, por parte do Paulo Guedes. Tem gente que só sabe jogar a toalha, e aqui falo de jornalistas que têm preguiça de se manterem 100% justos, mesmo que isto signifique não criar suposição apenas para "balancear" as críticas. Para mim esta será a última chance até as eleições. Se a revista vier com apenas mais 1 chamada com essa "isenção de figura" será meu adeus.

  44. Lendo a matéria e conhecendo um pouco do mercado financeiro, foi muita forçassão de barra com PG. O cara nem foi citado e a própria CVM não viu nada de irregular com ele e sim com a corretora. Em operações day trade, sempre alguém ganha e alguém perde. Como os ganhadores foram vários e sendo um deles o PG, onde suas operações somente eram executadas por sua ordem e não da operação da própria corretora, fica claro que não havia nenhuma relação entre ambos na realização dos lucros e perdas.

  45. "Acuse-os do que fazem." É interessante como este ensinamento esquerdopata sempre é aplicado pelos sociais-democratas-comunistas. Há diversas postagens de O Antagonista em defesa da Empíricus, empresa ligada ao grupo, por operações "fraudulentas" na bolsa de valores e, nesta matéria CONDENAM quem recebeu lucros de operações fraudadas. Não espero retratação. Espero uma matéria sobre os ganhos auferidos por amoedo. Ou vale tudo para os sócios e os que querem eleger aos moldes da frase inicial dest

  46. Bolsonaro frequenta o Congresso há vários anos. Sabe de detalhes sobre malas de dinheiro. Sabe de jogadas políticas e de sujeiras feitas com dinheiro público.

  47. Forçam a barra contra o PG. Quem conhece as operações de Day trade sabe que a briga é para especuladores profissionais e todos os players que fazem suas posições acham que vão lucrar por terem as melhores informações e saberem o que os outros ainda não sabem, o que não se torna verdade. Quando uma empresa aposta e perde constantemente é porque seu corretores e suas apostas se tornam sardinhas em meio a atuns. O atum PG come sardinhas o tempo todo, sem saber a que cardume pertencem.

  48. Taca-lhe pau Crusoé, como sempre isenta, povo de de dois, não três neurônios, acha ainda que um messias vem pra salvar todos com seu apostolo mor, acordem magote, não tem nenhum santo, façam individualmente sua parte, com base no não fazer aos outros o que não querem pra si. Agir individualmente para o conjunto andar vambora?

  49. E ai Felipe quer ia matéria de verdade procure o passado do Amoedo que é o.queridinho do Diogo Mainardi. Ai nao pode mexer Se não o chefe pode te mandar embora...KKKKK... Mas fala pro Diogo que quem manda embora mesmo é assinante que quando cancela a assinatura demite desde pm Office boy até o presidente dessa revista de categoria duvidosa por ter você coMo jornalista. FUI CANCELO MINHA ASSINATURA

  50. Realmente, essa matéria ficou bem ruim. Não porque envolva o Paulo Guedes, mas por haver pouquíssimas evidências de que ele tenha algo com as irregularidades. A reportagem parece uma peça de ficção. Quero acreditar que tenha sido uma falha pontual da Revista.

  51. Me enganei ao assinar a Crusoé , achei que seria uma mídia isenta , mas é igual às outras , qualquer coisa, até ter lucro no mercado financeiro , é argumento contra o Bolsonaro !! Não indico para ninguém !!

  52. O único crime dele foi ter lucro !! A Crusoé está criminalizando o lucro no mercado de ações ?? Estão tendo uma recaída socialista ou contra o Bolsonaro todo argumento tosco vale ?

    1. Acabei de assinar a Revista e nessa primeira reportagem que li senti uma facada no peito! Conheço o mercado de risco e sei que o Paulo Guedes não tem culpa nesse episódio! Mas a minha pergunta é: O WUE O DINHEITO DE FUNDO DE PENSÃO DE FUNCIONARIOS DO BNDES ESTAVA FAZENDO NO MERCADO DE OPÇÕES E DERIVATIVOS? NEM O JUIZ RESPONDEU. ABSURDO!!!

  53. Um momento como esse, vcs lançam um título assim para a reportagem... Ele nem foi denunciado... Espero entender o porque e qual intenção há e se há... Isenção é o que procuro!!!! Esperava ter aqui...

  54. O Brasil precisa da vitória de Bolsonaro, que é o único candidato de direita com chance de vencer. Esta reportagem chegou em um mal momento. A imprensa esquerdista vai cair encima com toda força.

  55. Não prova nada, um desserviço ao futuro do País e ainda ajuda levantar a bola da esquerda. Lamentável é decepcionante. Pensei quando assinei que fossem diferentes dessa mídia podre.

  56. Isenção e independencia é o que nós , leitores esperamos! Entretanto venho notando um "destoar" na linha editorial de algumas reportagens. Trouxeram Paulo Guedes para o Centro da matéria, criando uma visibilidade negativa gratuita, na medida que ele não é o foco do processo. Ele não é sequer peça no referido processo. As citações a ele ficam apenas na esfera do "achismo" e da presunção de dúvida em poder ser mais ou menos eficiente nesse mercado. Bola fora!

  57. A informação relevante na matéria é o uso que foi feito com o uso dos recursos do fundo dos funcionários do BNDES. Por que o FAPES investia em fundos de alto risco? Autorizado por quem? Só atacar o Paulo Guedes ficou estranho. Minha primeira leitura na Crusoé após assinatura. Espero artigos melhores, pfv!

    1. Concordo.Reportagem tendenciosa .Assinei está revista hoje! Como cancelo??

    2. Concordo. O Felipe Coutinho só encheu linguiça só pra denegrir o Paulo Guedes. Pare com isso, sô.

  58. Continuando: Gosto muito do conteúdo da revista e não quero ter com vocês, o receio que tenho com a mídia tradicional. Quando cancelei minhas assinaturas com O Globo ( e olha que compro desde quando se entregava o exemplar aos domingos em casa), e também do Estadão,foi protestando contra uma mídia sórdida. Com observar vocês com mais atenção nas próximas publicações.

  59. Eu acredito muito na isenção do Diogo,do Mário e do Cláudio. Então, por favor, não façam esse tipo de matéria. Isso é um desserviço ao país e principalmente ao Jair Bolsonaro que tem seu nome e sua foto associados a algo ilícito e não pode se defender. Não coloquem a credibilidade da revista em jogo assim. Já cancelei minha assinatura do globo e recebo ligação quase toda semana me pedindo para retornar.Tudo em busca de um protesto que visa uma imprensa isenta.

  60. O que é isso? Gastar páginas e páginas pra vender o peixe, dizendo que é diferente da mídia vendida e, de repente, fazer um reportagem sem pé nem cabeça pra denegrir alguém. Isso parece encomenda de político. Começo a duvidar da independência desta revista.

    1. Concordo. Minha recente assinatura está em cheque. Se é assim, fale-se do Amedo tbém.

  61. Reportagem sensacionalista e lamentável. Qual o sentido do fundador de um dos mais importantes bancos de investimentos, alem de gestoras e universidade se sujar por um day trade de R$600mil? Crusoé decepcionou, O Antagonista decepcionou e a Empiricus não. Trabalho de escola com cara de encomenda.

  62. Reportagem sensacionalista. Qual o sentido do fundador de um banco, 3 gestoras e uma universidade se sujar por $600mil? Reportagem com cara de encomenda e execução de trabalho escolar. Uma pena para Crusoé e O Antagonista

  63. Se vocês não podem ajudar pelo menos não atrapalhem ! Bolsonaro Presidente é a nossa esperança para tentar mudar esse país. Varrer esses socialistas que acabaram com o Brasil. Brasileiro honesto não aguenta mais essa gente. Reportagem patética. Por favor não forcem a barra!

  64. Brasileiro honesto trabalhador fazendo um esforço desgraçado pra varrer esses Fdp socialistas do poder e vocês vêm com essa reportagem. Vocês querem continuar com esses desgraçados no poder ? Nossa esperança é Bolsonaro pra tentar uma mudança! Caralho! Nos estamos em Guerra! É difícil entender? Se vocês não podem ajudar por favor não atrapalhem

  65. Deplorável o padrão da reportagem. Quero crer que não assinei a Crusoé erroneamente. Reportagem tendenciosa. Encomendada?

  66. Tem um livro escrito por dois jornalistas americanos " Os honoráveis corruptos " que e xplica bem esse tipo de operação que faz os " amigos " ganharem dinheiro fácil em prejuízo dos investidores ou acionistas incautos.

  67. De pleno acordo. Me parece encomenda. TD MT bagone antigo.nao me decepcionem....estou achando que a revista não é tão isenta quanto proclama.

  68. Os que foram julgados e condenados nesta ação foram funcionários DA CORRETORA, por haver beneficiado VÁRIOS clientes. Não foi processado nenhum funcionário da empresa de Paulo Guedes, muito menos o próprio Paulo Guedes. Além disso este artigo inverte o significado do seu próprio texto. O que o texto diz é que o juiz considerou como mera conjectura a possibilidade de que a empresa de Paulo Guedes tivesse pleno conhecimento de que a corretora o estivesse beneficiando.

    1. Foi o que entendi tb. Já achei péssima a do Adelio, preguiça de pesquisar. Essa matéria foi preguiça de ler e rapidez em criar sensacionalismo. Muito cuidado. Não adianta só falar que é diferente, precisa ser criteriosa e justa. Cuidado, senão daqui a pouco estarão iguais as outras. Sugeri uma matéria sobre o fajuto parecer da ONU, porque não evoluiram com ela. Ali estava em jogo a soberania nacional e um jogo mundial de manipulação. Por favor QUALIDADE

    1. É o que ocupa melancolicamente meus pensamentos neste final de tarde de sexta-feira...

  69. Uma Ilha de Chorume no meio do Esgoto. Seus lixos desesperados pela atenção da Grande Podre Mídia. Espero que tomem um lindo processinho e que paguem os 600.000 reais ao doutor Guedes, que provavelmente os doará a uma instituição de caridade. Seus lixos...

  70. Na turbulência que estamos vivendo, vocês poderiam fazer um bem a nação, evitar botar mais lenha na fogueira. Está reportagem é ridícula, só para tumultuar mais aind o processo que vivemos. 2004???? É isso mesmo???? Me arrependo de ter assinado esta revista. Mas com certeza por trás disso tudo está a “empiricus”, claro, assim estoura a bomba e vcs faturam alguns. Ridículo.

  71. O repórter atesta no início da matéria que a fraude foi numa corretora e não na empresa de Paulo Guedes. O repórter é categórico ao dizer que Paulo Guedes NÃO foi indiciado. Em seguida o repórter começa a apelação. Sinceramente, precisa ter apenas dois neurônios para fazer isto e achar que o leitor é inocente!

  72. Também fiquei curiosa em saber até onde a revista irá. Se for pra ler matérias tendenciosas, ela terá o mesmo destino que já dei a outras, igualmente sensacionalistas. Permaneço em observação.

  73. Caro Felipe: Primeiro que, "parece" muito estranha essa reportagem, no meio da campanha eleitoral, algo que foi investigado em 2004. Segundo que, o Paulo não é citado nominalmente, nem na CVM ,tampouco no Judiciário. Em terceiro lugar, as narrativas apresentadas por ti, procuram a todo custo uma ligação dele com os fatos ocorridos, ao mesmo tempo que apontam perdas do mesmo com outras operações de day-trade. Resumo, está muito confuso para alcançar o objetivo pretendido.

  74. Foi a primeira reportagem que li após assinar a revista. Penso que o objetivo é ser sensacionalista, mas, em operações no mercado futuro existem dificuldades para explicitar no processo, o que realmente aconteceu. Normalmente, as fundações de seguridade não deveriam fazer operações especulativas com o dinheiro dos aposentados.

  75. APRECIO DEMAIS O PAPEL INVESTIGATIVO QUE VOCÊS FAZEM, MAS DESSA VEZ, VOU TORCER PARA QUE EU NÃO TENHA MAIS UMA DECEPÇÃO.

  76. Se Bolsonaro confiou na ética dele e por acaso não se confirma o desejado padrão ético - que se aprenda com as coisas boas que ele trouxe e ao mesmo tempo se desligue. No mundo real - e não no mundo ideal - sempre haverá desvios éticos. A diferença está em como lidar com isso. Após analisar detidamente e ouvir o Paulo Guedes, que se tome uma decisão.

  77. Em menos de 24 horas, o ex Folha, ex Época e ex Globo, publica duas reportagens na Cruzoé altamente tendenciosas. Assinei Cruzoé há alguns dias. Se soubesse que vocês iriam recrutar esquerdopatas infiltrados sinceramente não teria assinado. Profunda decepção. Poderiam ter deixado o lixo da imprensa na imprensa lixo.

  78. Crusoé, um dia fazem reportagem com príncipe Felipe acusando o PSL de extorsão,colocando à força palavras na boca do príncipe, agora acusam Paulo Guedes . Vasculhem a vida de Amoedo. Dá licença!

  79. FAKE NEWS DA CRUSOÉ ... QUE TRISTE .... NOTÍCIA SENSACIONALISTA ... MANCHETE PARA QUEIMAR O CARA E JUNTO DELE O BOLSONARO ... MALDADE ....É SÓ LER O ARTIGO E O QUE DISSE PAULO GUEDES ... NEM SABIA! Carta Capital e Brasil 247 adoraram ... Uma hora, sois Amoedo, agora, tchau Paulo Guedes ...estão virando Lula Livre... Que chato, Crusoé!

  80. Gostaria muito que a Crusoe fizesse tambem uma materia extensa sobre Alckmin e suas acoes penais e desvios de dinheiro publico em SP. Sera que teriam coragem de acusa-lo diretamente? Vamos esperar para ver...

  81. Esses caras metidos a espertos, que sabem tudo como na propaganda do posto Ipiranga, têm um nome. São os chamados espertalhões.

  82. Acredito no Paulo Guedes e, como ele disse, em operações day trade nem se conhece as contrapartes. Estou até surpreso com o a Crusoé querer desmoralizar o Paulo Guedes, aparentando a intenção de atingir o Bolsonaro. Muito estranho.

    1. Eu também estranhei, vez que a própria sentença isenta o PG.

  83. Ou seja, nem a CVM (que entende do assunto) disse que ele fez nada e nem ele foi condenado por nada pelo juiz (mais ignorante sobre o mercado financeiro) nem por ninguém. No meio ruim e mesmo assim não participou de nada errado, tá bom pro Bolsonaro mesmo

  84. Eu não acredito que eu ajudei a financiar um "novo" (como aquele partido) NY Times / Foice de SP / Washington Post aqui no Brasil... vão catar coquinho na ilha de vocês, farsantes.

    1. Concordo com você. Assinei baseado na proposta de isenção, kkkkk; putz, acreditar em isenção no Brasil. kkkkk.

  85. Pelo que entendo do funcionamento da justiça, o Juiz ao analisar o processo e, havendo indícios pede extração de cópias desse indícios e manda ao Ministério Público, analisar se é caso de oferecer ou não Denúncia. Não foi o que aconteceu no caso ou, a Crusoé não apurou. Fica a dúvida.

  86. A Crusoé tem mostrado ao assinante MUITO interesse em desconstruir Paulo Guedes e, por tabela, Bolsonaro. Diogo já abriu seu voto, atitude louvável, mas parece não seguir a recomendação de seu sócio, Mário Sabino, no tocante à importância do voto útil. Sobre esta matéria, concordo com diversos comentários que denunciam a parcialidade de Filipe Coutinho. Escreveu um texto enorme, tentando apenas sugerir que Paulo Guedes agiu de forma desonesta. Acho mesmo que a ilha vai afundar.

  87. Eu sou contemporâneo do Doutor PhD Paulo Guedes, Ministro da Economia do Presidente BOLSONARO. Nos anos de 1952-83, eu era aluno da FGV e o Paulo Guedes era presente em quase todas as defesas de teses de mestrado e doutorado. O jovem e já rico Paulo Guedes discutia com absoluta inteligência TODOS os temas de TODAS as teses com o aluno com os demais doutores presentes. Boa a reportagem, mas É CERTA A DERRUBADA DESTAS SENTENÇAS NO SUPREMO, pois que os mercados financeiros movimentam bilhões p dia

    1. E essas Antas deste site, que nós infelizmente financiamos, fazem denunciazinha envolvendo 600.000 reais atacando diretamente a pessoa. A facada no candidato também está vindo dos Antas, o Brasil é inacreditável...

    1. Matéria imunda. Eles só querem "repercutir" na mídia podre, a qualquer custo!! Nojo, nojo, nojo!!

    2. Concordo. Tem todo o cheiro de matéria encomendada.

  88. Ao contrário da reportagem da mesada de cem mil reais dada a Tófoli e da pesquisa eleitoral da Empíricos-Cruzué a grande imprensa brasileira não disse uma linha, Agora sobre Paulo Guedes tenho certeza que serão páginas e páginas.

    1. Cala a boca,se não ajuda ,não atrapalhe. Quem está na bolha é você.

  89. Paulo Guedes é uma pessoa tão correta que, com certeza, não houve qualquer tipo de fraude por parte dele .... e ele explicou isso na resposta à Crusoé .... e, claro, quem se propõe a fazer um Brasil mais justo, mais honesto, ao lado de Bolsonaro vai sofrer pressão e mentiras de todo lado. Quem comanda a nação são corruptos e farão tudo para denegrir pessoas, essa é a nossa "justiça", agora com o petista Tóffoli .... o que esperar? Com certeza, mais Adélios !!! Que Crusoé clareie e notifique.

    1. acabando meu ano de assinatura, acabou pra mim também.

    2. Paguei antecipadamente 1 ano de assinatura, mas...nao mais.

  90. Que matéria mais mal feita, não? Poderia ter resumido em um parágrafo o que a justiça supõe, e outro com a resposta do Paulo Guedes. Vocês podem fazer melhor que isto! Vamos, força!

    1. Supõe baseado nas 17 operações que ele fez e no lucro que teve.

    2. Parafraseando OAntagonista, Forza Filipe Coutinho!

  91. Acho que a maioria das pessoas que assinam a revista Crusoé, e por que venderam a ideia de ser imparcial, e não estou aqui defendendo Bolsonaro, mesmo porque não é meu candidato, mas realmente me pareceu bem tendencioso, até por que não existiu nada de concreto contra o Sr Paulo Guedes, nem indiciado sequer ele foi. Bom, resumindo, assinei a revista até porque preciso escolher um candidato e estou atrás de fonte segura de reportagem e não de opinião ou ideologias, ou então ficaria com a Globo.

    1. Concordo totalmente com você .... parecem já querer condenar Paulo Guedes, uma pessoa tão correta e nem citada no processo ....

  92. Essa reportagem é, como diz o chulo ditado, "muito peydo e pouca mherda". Muito barulho para nada. Assim como o juiz e o MP, o reporter da Crusoé confundiram verossímil com verdadeiro. Criaram uma narrativa verossímil - porque inferiram dolo nas intenções do Paulo Guedes - mas longe de ser verdadeira, porque a Justiça sequer o indiciou. E nem vai indiciar. O cacete que a Crusoé está levando por causa dessa reportagem ridícula deveria ser um alerta para que a Crusoé tenha mais zelo.

  93. Que reportagem tendenciosa. É uma pena! O economista não foi nem mesmo denunciado e foi a "Justiça" que "achou", por um de seus milhares de juízes, que foi assim ou assado. A imprensa no Brasil desistiu realmente de ser séria.

  94. o texto de toda forma tenta envolver o Guedes, porem ele não foi condenado, sequer citado....falta conhecimento ao articulista de como funciona o day-trade..e sua monitoria......há claro interesse do articulista em criar escândalo, obter um "furo" etc e tal.........mas os fatos por ele mesmo divulgados não chegam a esse ponto. Precisamos de um imprensa séria, por isso assino Crusoé e não de um imprensa focada em buscar escândalos, furos e assim obter alguma visibilidade.

  95. Uma pergunta, voces estão surpresos que uma corretora da bolsa de valores fez operações que geraram lucro utilizando a perda de outros investidores? Sugiro que entrem de cabeça nesse universo, pois isso esta acontecendo nesse exato momento, com outra corretora e utilizando outros investidores para sustentar o lucro das suas operações. Sinto em lhe dizer meus caros, mas isso não esta acontecendo somente no Brasil. E se a ideia for moralizar o mercado de ações, podem reforçar o time.

  96. Noves fora nada..se houvesse conduta criminosa por parte de Paulo Guedes..não haveria menção no processo mas seu iindiciamento.. por favor não forcemos a barra..o mercado financeiro não é feito de donzelas..

  97. A reportagem poderia ter maior peso, ela ainda não sustenta sua publicação. Porém já abre um sinal de alerta sobre o economista que "mudou" a cabeça de Bolsonaro sobre a economia. Espero que a Crusoé o investigue mais e melhor.

  98. CRUZOÉ ACABA DE INAUGURAR SEU EMBARQUE NA CAMPANHA do HANDRADE ? TROUPE do LULADRÃO ? FAZEM o JOGUINHO MANJADO 0,5 no CRAVINHOS já PROVADO e 1,5 na FERRADURA do REGIME MILITAR QUE NOS S-A-L-V-O-U da DITADURA CASTRISTA SOCIALISTA e, POR SER COMANDADO POR HOMENS com "H" MAIÚSCULO, COM FORÇA PARA PERMANECER NO PODER SE ASSIM O DESEJASSEM. QUEM VIVEU o PERÍODO SABE QUE A CLASSE MÉDIA ENCORAJOU-SE PÓS-ANISTIA AMPLA GERAL e IRRESTRITA AO FINAL DA DISTENSÃO INICIADA PELO GEISEL POVÃO SEMPRE Apoiou !

    1. Quem embarcou na campanha do "Andrade" foi quem quis apoiar um "petista da extrema-direita", e defender ele como os petistas defendem o Luladrão. Essa estratégia é a mais fácil para trazer a volta do PT ao poder, já que o "petista-da-extrema-direita" é o único que perde do Andrade no segundo turno.

  99. Não posso tecer comentários acerca da questão econômica/financeira, mas juridicamente se ele não foi denunciado, não teve a oportunidade de se defender, dái conclui--se que ele é culpado, sinceramente não consigo entender.

    1. Célia, preste atenção e leia outra vez. Vou te dar o benefício da dúvida. GUEDES NÃO FOI INDICIADO.

    2. Sequer foi processado Quem afirma é o articulista mais Nada encontraram para desabonar.Viram a destruição de uma reputação!?Fosse eu ,entraria no a justiça.

    3. Ele não é réu neste processo. Nunca foi chamado a se manifestar nele. Não foi acusado de nada e tampouco convocado a dar a sua versão dos fatos! E se fosse você a mencionada nesse processo? Também se chamaria de fraudulenta, sem sequer conhecer os autos? Meça suas palavras antes de ofender a honra alheia.

  100. Essas afirmações me parecem meia que DEDUTIVAS do Juiz, visto não citar uma única vez o nome de NENHUM dos clientes da corretora. O que realmente precisamos levantar nessa história é quem estava operando para o fundo de pensão, provavelmente esse sim é um escroque que ganhou muita grana para o seu "partido"

  101. Você é igual petista, quer que toda a imprensa seja sabuja do seu candidato. Sai fora, a Crusoé não quer militonto nem do PT nem do Boçal populista que se diz anti-PT, mas é como os fascistas que se diziam anti-comunistas e na prática faziam quase a mesma coisa.

  102. Grandes lixos vocês são, a Crusoé não quer militontos de candidato querendo pressionar a pauta do site pra elogiar um candidato e atacar os outros. Vocês são como os petistas e merecerão a volta do PT ao poder, que deve acontecer quando o seu candidato lixo ficar no segundo turno com o poste do Luladrão.

    1. Realmente, é muito lamentável essa reportagem, é preciso que o CNJ investigue esse juiz.

    2. é a 2a desse FIlipe... aquela outra do Pedro Parente tmb. mto. fraca...

  103. ???... REPORTAGEM HIPOTÉTICA PARA UM rEPÓRTER-ATIVI$TA HIPOTÉTICO... === ESSE ELEMENTO HIPOTETIZADOR "FELIPE 'ADELIO BISPO' COUTINHO" É o MESMO O QÜAL TENTOU REQUENTAR REPORTAGENS HIPOTÉTICAS VENCIDAS CONTRA as FFAA e BOLSONARO. BOI-DE-PIRANHA. === === CONFIRMA-SE MAIS, À CADA DIA: CRUZOÉ: UMA ILHA, ISTO É, UMA ILHA LOTADA BEM NO MEIO DO CONTINENTE CUCARACHO TROPICAL... === INFELIZ, ASSINEI, INFELIZ, CONTINUO PAGANDO AS PARCELAS NO CARTÃO, E... ...NÃO RENOVAREI !!!... = NEM À PAU !!! ===

    1. Chola mais, seu candidato vai perder do "Andrade" ou de qualquer um outro. Você vai conseguir o que tanto deseja, que é mais petismo.

    2. BLÁ-BLÁ-BLÁ BABOSO e FALSAMENTE SUPERIOR: A MESMA AFETADA SUPERIORIDADE COSMOPOLITA EXALADA PELA CLASSE MÉDIA SOCIALISTA AMARGURADA POR SEU VAZIO EXISTENCIAL e IMPROBABILIDADES ! = VOCÊ NÃO CONSEGUE SER SINCERO COM VOCÊ MESMO NEM SOLITÁRIO no VASO...FALSO e AGRESSIVO À FIM DE DEFENDER SUA NULIDADE SENTIMENTAL EM RELAÇÃO AO 'ANCIEN REGIME' QUE DEFENDE. = p.s.: 171 é SEU PAI QUE GEROU e SUSTENTOU UM ESTELIONATÁRIO MORAL DE SEU 'QUE LATE". = e.t.: à propósito: e...MILITONTA É A VOSSA MÃEZINHA !!

    3. Por que não assume que é um militonto? Fica ofendido? Pelo menos os militontos petistas não têm vergonha de se assumir. Quem está cansado do PT não quer um clone do petismo que se entitula "anti-petista", mas na verdade só tem pra oferecer uma nova face do petismo.

    4. XULÉ FERNANDO MILITONTO POR GERAÇÃO ESPONTÂNEA: "POR QUE NO TE CALAS ??!!". SÓ ASSIM TUA MAMAZITA PASSARIA MENAS VERGUENZA em PÚBLICO - HIPOTETICAMENTE, É CLARO ! -, CALHORDA BOLIVARIANO ENRUSTIDO ! = MIL ABRAÇOS, PALHAÇÃO...TENHA UM DIA MEDÍOCRE, COMO SEMPRE ESTÁ RESERVADO AOS MEDÍOCRES ANTIFAS SEM-CORAGEM-SUFICIENTE... ESSA SUA TÁTICA JÁ É PRÁ LÁ DE MANJADA, BELO.

    5. PARA FERNANDO: MILITONTA È a MÂEZINHA, INFAME !!!

    6. Idem. Minardi já afirmou que vota em AMOEDO. Ridiculamente tendenciosa.

    7. Monta um Brasil171 pro Bolsonaro, e publica as mesmas notícias do Brasil247, só mudando Lula por Bolsonaro e Bolsonaro por Lula. Esse é o seu nível ético, moral e mental, é isso que você merece. Já vai tarde, militonto, Crusoé é pra quem quer informação, não panfleto de candidato.

  104. Um, só por ser do mercado financeiro, é bandido. O outro, mesmo ao fazer coisas ilegais no mercado financeiro, é santo e confiável. Difícil ter chegado em 2018 com a opção dos petistas "raiz" e os petistas "nutella" que descobriram política ontem e acham que política é agir como petista, e que os únicos espectros políticos é ser petista ou ser anti-petista (que na verdade funciona como um nazismo-comunismo que na prática eram bastante parecidos).

    1. A melhor escolha é escolher então alguém que sempre foi estatista e agora diz não ser porque sabe que isso vai atrair voto? É que nem acreditar no Haddad que "vai pegar leve" com o mercado.

    2. acho que estamos polarizados mais para estamento e contra estamento.

  105. Não existe ninguém santo nesse mundo. Paulo Guedes tem que responder bem direitinho, todos os questionamentos feitos. Será que é mais um, para confiscar nossa poupança?

  106. Se o fundo foi usado como bode expiatorio para operações de day trade, como parece que foi, me arruma uma prova que os outros clientes que lucraram sabiam e até mesmo exigiam isso.... estaria aí o ilícito deles.... não tem né... só uma corretora de brasileiros mal caráter que queriam potrncializar seus ganhos com o maior capital disponivel para investir... nem sei se isso é crime... e se o fundo permitiu operações day trade sem direcionamento o maximo que vejo é ná administração da corretora...

  107. Acabei de assinar a revista porque acreditei que seria o único bendito lugar onde leria notícias e não campanhas de difamação de Bolsonaro. Agora essa palhaçada. Dinheiro jogado fora. Pra ler "notícia" desse tipo, tem o UOL de graça.

    1. André, você nem leu a reportagem, já veio com a desculpa pronta e falsa de que "foi uma operação normal", quando a CVM concluiu que não e a justiça menos ainda. Estão iguais aos defensores dos corruptos que falam que é financiamento de campanha legal. Ou os defensores do Aécio falando que não há nada que impeça o Joesley de emprestar 2 milhões pro Aécio, então cadê o crime? Ou os defensores de Lula falando que não há nada errado em usar apartamento e sítio dos amigos.

    2. Fizeram reportagem concluindo como ilegal um procedimento PADRÃO no mercado financeiro: baleias engolindo piabas.

    3. É uma reportagem que não conclui coisa alguma, a não ser que pessoas ganharam dinheiro com day trade. A CVM cagou e andou pro assunto porque sabe que isso é normal. Certamente Amoêdo ganhou todos os seus milhões aplicando na poupança né? Nunca assinei pra ver torcida pro Bolsonaro, até porque sei o posicionamento dos principais jornalistas sobre ele. Só que uma reportagem dessa faltando menos de um mês pra eleição, ta longe de ser pra informar, até porque, como disse, nada informa.

    4. Você é um boçal que não quer um lugar "sem campanhas de difamação do Bolsonaro", mas sim um lugar onde todos os "jornalistas" são na verdade militontos retardados do Bolsonaro pagos pra elogiá-lo incondicionalmente e atacar todos os adversários. Você quer uma Carta Capital ou um Brasil247 do Bolsonaro pra chamar de seu. Da mesma forma que a Crusoé não é para petistas, ela não é pra imbecis eleitores do Bolsonaro que são exatamente iguais aos petistas.

    5. Bolsominions não aceitam nada contra o "mito". Rodrigo Constantino tá certo...

  108. Deixa ver se entendi... o Guedes contratou uma empresa para investir e teve bons resultados, provavelmente pq indicou o que deveria ser feito, e o Fundo tambem contratou a empresa e teve prejuizo, exatamente pq nem deveria ter colocado esse dinheiro em fundo de risco, nao sabia o que fazer e não cobrava resultado como dito.... a culpa é do Guedes??? Me ajuda aí

  109. 2004??? 600k??? PG foi condenado??? Me desculpem, mas a matéria é pobre. O tal magistrado, que deve ser pau mandado do PT ("vou pesquisar a respeito dele"), emite opiniões e pareceres que fogem da alçada de conhecimento dele. Enfim, estranho.

  110. O mercado especulativo é necessário para a liquidez da bolsa em todo mundo e é uma verdadeira briga de foice no escuro. Os fundos de investimento, inclusive dos bancos, dão resultados pífios, é dinheiro dos outros. Imaginem quando o banco ou fundo de pensão é do Estado Corrupto! Grande clientes de corretoras e principalmente os próprios Bancos são os que realmente lucram nesta estória. Bobo é quem acredita que governo e banco vão especular para maximizar lucros no varejo.

    1. Agora imaginem o que não ocorreu nestes anos de ORCRIMs, nestes ambientes de briga de foice no escuro, com os grandes fundos de pensão das Estatais. Os "Grandes" lucraram como nunca antes, em quinhentos anos da nossa história! E o povo besta, feliz com o encantador de burros porque comia um pouco da raspa do prato.

  111. "Mas, lá, a conclusão foi de que não foi possível comprovar, “de forma concreta”, a ocorrência da “prática não-equitativa” por parte dele e dos investidores que lucravam" - o que seria isso se não uma tentativa de queimar o PG? Posso pegar o dinheiro da assinatura de volta?

  112. não sou expert emmercado financeiro, mas nem é necessário, pois a matéria está bem elaborada e é oportuna em se considerando o papel no momento do Paulo Guedes.....não vejo, como em alguns comentários postados, tratar-se de "desinformation" ......Paulo Guedes que melhor se explique, afinal, tem tudo para ser o próximo Min. da Fazenda......

  113. Essa reportagem cheira mal! Lança dúvidas sobre o ministro de Bolsonaro, em que isso contribui para extirpar esta corja que acabou com o pais ?

  114. Eu só sei de uma coisa, quero ver o que o povo brasileiro vai fazer se Lula/Hadad vencer a eleição. Pq somos nós, o povo que vive o dia a dia do país que vamos sofrer. A imprensa brasileira sempre dá um jeito de lucrar, agora sem emprego, com dívidas e com uma ditadura petista, pq o Brasil vai virar um ditadura, quero saber da Crusoé o que será de nós, pessoas comuns que lutam para ganhar a vida? Vocês da Crusoé podem responder na próxima edição?

  115. Vamos lá, aos fatos: Guedes foi CONDENADO? Porque 14 anos depois é que a justiça finalmente anda? Seria isso porque quase 100.000 cargos de confiança, sendo 40% de gente que mama nas tetas do governo há décadas estariam em risco? Srs, há muitos interesses em manter o status quo do Brasil. E Bolsonaro vai romper isso. Apenas mais uma facada, nada mais...

    1. Lembremos que os postos do judiciário, pertencem ao seleto grupo dos que orbitam o poder do Estado perdulário, robusto e invasivo que é carregado, com muito sacrifício, pela população, especialmente pelos mais pobres. Logo, muitos desses felizardos com altos salários e benefícios, sentem-se ameaçados com o avanço de Bolsonaro, que já expressou várias vezes sua inconformação com esse sistema injusto.

  116. Filipe Coutinho, qual o tempo de duração da assinatura da revista Crusoé, mesmo?? Uma reportagem dessa, será de grande utilidade...

  117. Entendo minimamente de mercado financeiro para saber que o que o PG diz é plausível e verossímil. Tanto que não foi responsabilizado penalmente. Há operações em que se ganha e em que se perde. Acho que magistrado e mp analisaram uma só. E daí qq inferência é possível. Bola fora. Está mais para Caras ou colunas sociais.

  118. Ultima chance caro Sr. Jornalista Vermelho. Matéria tendenciosa demais, Bolsa é jogo, já perdi dinheiro e ganhei nela. Fundo de ações é coisa de maluco mesmo, quem investe nisso não sabe o que esta fazendo. Os gestores é que são responsáveis segundo a CVM. Ninguém mais.

    1. Exato. Em 2004, ganhei 24000. Depois, só perdi. É risco, por isso se joga.

  119. Filipe Coutinho, aproveita pra fazer uma reportagem sobre vc mesmo... O q pretende? Quais suas intenções? Quer ajudar a quem? Está do lado do Brasil? Qual teu interesse? Aguardo esta publicação, ok...

  120. F A K E news! Está claro que o esquema era da corretora! Sitezinho xinfrin e caça cliques. Já vinha perdendo credibilidade, agora foi-se tudo. Quanto tempo até acabar minha assinatura??

  121. Parece que o "eleitor" de AMOEDO já entrou em campo para tentar achar um "pé de cobra" para atingir o Paulo Guedes. Espero que a CRUSOÉ não torne uma ISTO É, uma VEJA ou uma CARTA CAPITAL ou um dos milhares de blog sujos que há por ai.

  122. O que sao$600 mil reais perto do assalto que esses comunistas fizeram com o nosso pais. Isso e cafezinho para uma meretriz para o o PT, PMDB,PSDB.

    1. uai, agora vamos "rankquear" a corrupção ?! .....o corrupto, como o ladrão é preexistente ao ato......é sua índole que o torna tal, não o ato consumado, ou seja, só depende da "oportunidade"......

  123. Seu perfil no Infomoney deixa claro que é um encrenqueiro, não fica muito tempo em nenhum lugar e sempre sai brigando. Tb não gostei nada da entrevista na GloboNews, muito ensaboado e visivelmente rancoroso por não ter feito parte do Plano Real e agora isso. Péssimo!

  124. Ele obteve lucro no mercado financeiro e o fundo de pensão teve prejuízo !! O mercado acionário funciona assim, onde está o crime disto ?? Se houve crime , por que ele foi citado e não processado e condenado ?? Parem de inventar !! Se eu tenho dinheiro em um fundo de pensão e os gestores sacanearam , eu sou responsável ?? Faça-me o favor Crusoé !! Os gestores são responsáveis , não quem investiu o dinheiro na confiança !! Tanto que ele não foi processado !!

  125. Parece,parece ,"conjecturas"como disse o juiz.Nao ha fato comprobatorio.Intençao difamatoria em epica eleitoral.Ninguem fala das artumnhas de outris economustas das outras campanhas! e que Não sao "Santos".

  126. Parece,parece ,"conjecturas"como disse o juiz.Nao ha fato comprobatorio.Intençao difamatoria em epica eleitoral.Ninguem fala das artumnhas de outris economustas das outras campanhas! e que Não sao "Santos".

  127. Poder colocar fichas num páreo já corrido qualquer um torna-se guru. Repetir isto em 100% dos alvos (acertados) é certeza que não vai ter controle e que um pouco de "subtilidade" para disfarçar é um mero desperdiço. Se este guru vai comandar as privatizações teremos mega Lava-Jatos em perspectiva. Será que o Brasil não tem conserto? Excelente reportagem muito pertinente - Parabéns Filipe Coutinho

  128. Hoje mesmo, comecei a operar na Toro, com mercado futuro. É algo como um casino onde você joga com a probabilidade do nervosismo das pessoas. Por exemplo eu sabia da cirurgia de Bolsonaro, portanto, sabia que o índice Bovespa poderia cair, chutei, acertei, ganhei uma super merreca, mas errei outras, ganhei uma super merreca, mas guardada as devidas proporções, é assim que funciona. O registro fiel das operações é vital para a confiança. Se o registro é alterado depois, pode ser aí o problema.

    1. Se óbvio alguém faz exatamente a mesma aposta em duas corretoras diferentes e numa perder e outra ganha... Mas é isso que ocorreu?

Mais notícias
Assine
TOPO