DiogoMainardina ilha do desespero

O lado certo

03.12.21

Dois meses atrás, publiquei na Crusoé:

Sergio Moro vai vencer em 2022. É o futuro presidente do Brasil”.

A imprensa, na época, desprezava suas chances, assim como os quadrilheiros, os analistas do mercado financeiro e as empresas de consultoria. Por isso, tive de explicar meu prognóstico:

“Há um fator que pode empurrar Sergio Moro para o Palácio do Planalto, e que as pesquisas ainda escondem: a integridade pessoal. Na disputa contra um condenado por suborno e um indiciado por assassinato em massa, ele se destaca por ser limpo, uma qualidade imprescindível num mundo higienizado pós-Covid.

Caso se renda à sua inelutável candidatura, Sergio Moro já parte com 10% dos votos, embora more em Washington, nunca tenha feito campanha eleitoral e esteja escutando calado há mais de um ano as calúnias disparadas por lulistas, bolsonaristas e Gilmar Mendes. No fim do ano, depois de rodar o Brasil para apresentar seu livro sobre a Lava Jato e o período no governo do sociopata, as pesquisas devem ser ainda mais animadoras. Agora, porém, a prioridade é outra: ele tem de montar um programa e uma equipe. O país foi devastado, e precisa de um plano, muito mais do que de um presidente”.

Resolvi reproduzir esse catatau depois que Mario Sabino — meu noivinho há 44 anos — escreveu em O Antagonista:

“É possível fazer análises objetivas quando se tem lado, mas o primeiro passo para isso é reconhecer a própria parcialidade. Talvez esse seja o máximo de imparcialidade que um jornalista honesto pode alcançar nesse campo. Recomendo.”

Eu nunca camuflei o que pensava. A única marca da minha carreira no jornalismo foi essa: pavoneei minha parcialidade, mas sem perder de vista o que realmente contava, que eram os fatos. Fiz outra coisa também: denunciei os laranjas da imprensa que, sob uma fachada impoluta, de imparcialidade, contrabandeavam os interesses de um lado.

O retrospecto é bom. Quando nosso site estreou, no dia da posse de Dilma Rousseff, dissemos que ela sofreria um impeachment por causa da Lava Jato. Era torcida ou análise? Ambos. Em seguida, anunciei que Lula seria preso. Mais uma vez, tratava-se de uma mistura daquilo em que eu acreditava — que roubar é errado — com o exame estrito da realidade. Nosso site farejou o departamento de propinas da Odebrecht antes de qualquer agente da PF. De que maneira? Pela leitura dos jornais. O fedor da bandidagem emanava das matérias falsamente imparciais sobre o assunto. Voltando a Sergio Moro: minha previsão sobre as primeiras semanas de sua candidatura confirmou-se integralmente, e o único motivo desse acerto foi minha capacidade de distinguir os fatos das escolhas pessoais.

A Crusoé e O Antagonista só existem por causa disso. Vamos continuar assim até o fim, sem aceitar a patrulha de ninguém. A gente tem lado — e é o lado certo.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Boa tarde esquerda e direita .🤝👍👍👍👍 Tenho 77 anos, sempre como um expectador . Política nunca apesar de ser um (SER ) político. Acredito ter o direito de fazer uma crítica construtiva a você Jovem . É inacreditável. nos dias que vivemos existir pessoas defendendo lula , bolsonaro ou outro com um ferro na testa ( ladrão) . Vocês não acham que merecemos ser o ator principal do que ser sempre o COADJUVANTE? Pense nisto. O povo tem o governo que merece. PAÍS DE FAZ DE CONTA.

  2. Como sou assinante e sigo o Antagonista desde sua estreia , desejo vida longa e sucesso. Não deixo de ler sempre, zcho que é a informação mais fiel a realidade. Ótimo trabalho!

  3. Respeito o saber executivo do " Padim Ciro " de Sobral Mas viaja na maionese Disse a Binder que Moro é G-man da CIA e Google prova ( Freud explica ?) DIOGO , dada a "umbilicalidade " deves ler: O Cemitério de Praga - O Proc. Dreyfus - O Reino da Mentira - O Relatório Coen são Patranhas pra denegrir De tolo e louco todos tem um pouco Porém Moro Presidente Ciro seria seu melhor Ministro É muito bom...

  4. Passando por aqui só pra ver a cara do Diogo MaisNada depois de ter acusado o golpe causado pelo 'Personality of the Year' da revista TIME. Como dizia o velho Lobo Zagalo, "Vocês vão ter que nos engulir", ... e a antaiada and orelhudos, héin? _ Todos boquinha de siri, bocas costuradas, cadeado na boca., ... kkk! _ Isso não tem preço.

  5. incrível como tem gente burra neste País, não notaram que a votação da Time é para a melhor pessoa e para a pior, é que o Bolsonaro está no rol dos piores? mais uma vergonha para nós brasileiros passarmos... só vexame e os tontos ajudaram votando....incrivel

    1. Rosilene, sua esquerdopata ciumenta e invejosa, essa do PR., Bolsonaro ser eleito a Personalidade do ano pela 'TIME', principal revista do mundo vais ter que engolir e cuidado com a indigestão, coisas boas da Direita conservadora pode dar 'ligeirinha' nos esquerdofrênicos.

  6. ATENÇÃO TODOS OS MUARES, __ URGENTE! _ O PR Bolsonaro, o MITO, é eleito a personalidade do ano na revista 'TIME', uma disputa saudável entre dezenas de personalidades de máxima importância em todo o mundo. Parabéns Sr. PR., sinal que o mundo inteiro clama pelo retorno aos bons costumes, educação, respeito, família & filhos, Pátria e Deus. _ Corram todos lá no JCO conferir as boas novas e já deixem suas assinaturas. _ MITO - 22 em 2022. _ O mundo inteiro clama por um Bolsonaro pra chamar de seu.

    1. rodrigo, minúsculo como o próprio MUAR escreve passando recibo. ... kkk!

    2. atenção Nyco muar, esta enquete de internet, em que qualquer um vota, mostra quem mais gerou notícia, negativa ou positiva. Stalin, Hitler, Chavez, dentre outros déspotas, também foram escolhidos, e nem por isto deixaram de ser o lixo que foram. Bolsonaro é um pária internacional, vergonha para os brasileiros.

  7. "Rezando" pra que a sua profecia #Moro22 se cumpra! chega de ignorantes e ladrões nós governando! E me diga Diogo, como vê o Novo tentando melhorar a atividade política?

  8. "Eu nunca camuflei o que pensava" (Mário Sabino). A questão envolve ética jornalística, ao meu ver. A parcialidade na transmissão de informações seja mais para locutor esportivo narrando Flamengo e Maranguape. Esvoa-se a credibilidade do meio que a produz. O "dane-se" é próprio de quem não tem argumentos. Não voto em nenhum dos dois candidatos assinalados, nem em Moro, por ter sido Ministro de um deles. O partido "das mãos limpas" existiu, no pós-Getúlio. "Limpavam na parede" diziam.

    1. Realmente. Não dá pra votar num cara que foi ministro de um outro tipo de cara, aquele cuja cara sabidamente era e é de pau.

  9. Na minha opinião Sérgio Moro está sendo usado pelas velhas raposas da velha política para tentar voltar ao poder e abrir as torneiras da corrupção novamente. se for eleito, o que eu duvido, será uma marionete nas mãos do chefes políticos que o apóiam atualmente, entre eles Álvaro Dias e um pessoal do PSDB e do DEM. Moro é tucano por convicção.

    1. Continuo achando que Ciro ou Eduardo Leite são alternativas melhores

  10. "A gente tem lado - e é o lado certo." Então, lado por lado, que tal ir pro lado do Eduardo Leite? Seja mais honesto do que você pensa e diz que é, Diogo!! Nada de crustáceo, nada de sociopata, nada de imparcial recebedor de auxílio moradia. Quer um cara impoluto? Tenha a coragem de ficar do lado de Eduardo Leite, porra!!!!! Você só apoia o Moro pelo conjunto da obra, mas 100% honesto ele não é. Seja honesto em reconhecer isso, porra!!!

    1. Correção: "... nada de PARCIAL recebedor de auxílio moradia..."

  11. É assim que se faz jornalismo. Não há imparcialidade. Mas a parcialidade tem que acompanhar os fatos, a decência, as regras e as leis.

    1. E a regra do auxílio, é um fato decente? Responde aí com honestidade...

  12. Nêumane , 320.000 inscritos no Brasil (+ no nordeste ) bateu papo com Moro. Os movimentos MBL e Vem pra rua contagiam. São "very important". O palanque sentirá falta do Major Olímpio. Moro inova , cerca-se de brasileiros notáveis para um projeto de futuro para a Nação brasileira; não para dividir " butim ". Adversário ? " O Reino da Mentira ". ( Rui Barbosa- 1919 ) #M22.

    1. Eu também ...porque é o órgão de imprensa menos menos parcial que conheço.

  13. Na verdade o que não pode acontecer é a reeleição de Bolsonaro ou Lula. Isso tem que ser evitado a qualquer custo seja com Moro, com Dória, com Ciro, com Tiririca ou com o capeta. Desculpe, mas o capeta já está entre nós.

    1. Isso é fuga. Fica com Ciro ou Eduardo Leite. Até agora, nas fichas deles tá escrito NADA CONSTA.

    1. Concordo e apoio o "brilhante", mas quanto a se vai ser Moro, sou um pessimista discordante.

  14. Parabéns Diogo, Parabéns a O Antagonista e a Crusoé. E que Deus te ouça: #MoroPresidente2022 , será um ESTADISTA, dignificará o Brasil no mundo.

    1. Concordo. Ele será um estadista 100% se devolver o auxílio-moradia

  15. Honestidade, respeito ao que é do próximo, saber o limite entre o que é seu e do outro. Não é fácil, mas pode e deve ser levado com a educação ao povo. Precisamos de bons exemplos.

  16. "Sérgio Moro vai vencer em 2022" __ Depois dessa afronésia do MaisNada, me obrigo a dar uma saidinha rápida para ir morrer de rir ali e já volto. ,,,,, kkkkkkkkk!!!

  17. Desculpe Mas lembro que a atuação partidária do grupo O ANTAGONISTA contra o Bolsonaro feita a qualquer custo e com um jornalismo enviesado só fortaleceu o Lula. Parabéns Diogo sua burrice elegerá Lula !!!

    1. Concordo, mesmo estando essas duas publicações dando apoio a um lado que não devia ter mudado de lado

  18. Sempre concordei com Diogo Mainardi e continuo acreditando que os brasileiros estão cansados de tanta corrupção...rachadinha é ignorãncia !!!A única saída é MORO!!!

  19. Lia a coluna de Mainardi na Veja com certa desconfiança quando ele já apontava as falcatruas do PT. Talvez, um dos poucos até porque Lula gozava de muita popularidade.Tudo se confirmou. Agora, no aguardo da confirmação da vitória do Moro.

  20. É exatamente isso o que se espera da Imprensa: pode fazer parte de uma torcida, mas sem jamais se afastar dos fatos ... #NEMLULANEMBOLSONARO

  21. vamos a FATOS Mainardi .. Lula que você "odeia" e seus quadrilheiros ESTÃO TODOS SOLTOS por que mesmo? vou refrescar sua memória seletiva . porque Moro Macunaíma herói nacional dos tolos segundo o STF e agora STJ que soltou O RESTO DA QUADRILHA por violações aos processos cometidos por Moro . imbecís manipulados creem que a ética se sobrepõe à lei eis como gente como você tem seguidores ignorantes . se Moro cometeu crimes por que não é processado? porque a quadrilha acredita ser fácil vencê-lo.

    1. A esperança está em Ciro ou Eduardo Leite ou qualquer outro que não tenha recebido auxílio-moradia, "ajuda" paga com o meu, o seu e o nosso dinheiro. Acorda, Amaury!

    2. Ética não se sobrepõe à lei mas sim a conduz, transformando-a conforme a moral predominante na sociedade. Vamos perder a esperança ou acreditar em pessoas como Sérgio Moro? Fico com a segunda opção.

  22. É isso aí. E o lado certo dessa moeda chamada Brasil é Sérgio Moro. Há de se ficar de olho em Gilmar Mendes. Ele não presta.

  23. Mesmo os que ainda têm alguma dúvida sobre Sérgio Moro, basta fazer um processo eliminatório, tipo corrupção e movimentos anti democráticos, entre os candidatos que estão a sua frente. Ele ganha fácil de todos. Lula não tem medo de Bolsonaro e vice-versa. Mas de Moro eles têm. Então, para quem quer mudar o que está aí, só tem um caminho Sérgio Moro.

  24. Diogo ,vc é ingenuo tambem pra nao ficar alarmado qdo moro leva junto Renata Abreu que se coloca e é dona controladora do Podemos que herdou do pai a reuniao com Eduardo Leite?

  25. Perfeito, Diogo! Sempre concordei com suas análises e estamos juntos, acertando, kkk! Moro vai muito bem e, pelo andar da carruagem, chegará ao segundo turno com Lula.

  26. Passando aqui só para avisar a TODOS OS MUARES que, na atual enquete para PR 2022, iniciada em 23/11, o MITO detém - 44,4% - dos votos até agora computados, - 120% - a mais que os míseros - 20,1% - do Iscariotes, aquele que se evadiu pela porta dos fundos do Planalto. - Já o Agripino, vulgo calça-atolada, detém exabundantes _ 0,5%_ Qdo encerrar a presente enquete, voltarei com mais boas novas.

    1. Segundo meus informantes, o MITO não vê a hora dos debates e levará na memória um arsenal avassalador contra o Iscariotes e o ex-detento e maior ladrão da história da humanidade.

    1. Seria: "Uma das 2 menores amebas empalhadas da História do BRASIL"!

    2. "Mito, a mula corrupta que desgoverna o Brasil", kkkk!

  27. Tudo q queremos é um governo com a integridade da Crusoé. E neste cenário só tem uma opção SÉRGIO MORO. Mas é importante q cada um entenda q isso não vem de graça. Temos q atuar a favor de Moro nas redes e nas ruas antes e depois das eleições de 2022. Esse bandidos não vão entregar isso de graça. Td depende de nós.

    1. Crusoé não tem integridade. Tem um lado. É parcial. Distorce os fatos. A solução é Bolsonaro em 2022.

  28. ... Eliminar (não simplesmente amolar") certos protagonistas é fazer a coisa certa. ... Está no 'Origem' de O Antagonista. Você deixaria de ser você se deixasse de ser corrosivo.

  29. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  30. Ser correto não tem lado. É ser correto e pronto. O site, a revista, o papo antagonista... Somos corretos e pronto. Os Liras e sua malta, tem muito a se incomodar...

  31. c. Fatos: 1. hoje, o sec. de seg. pública de GO criticou a leniência das leis que favorecem bandidos como o criminoso que acabara de ser detido por ter assassinado 3 pessoas, e que - apesar de já ter cometido 2 assassinatos antes, estava solto graças às leis frouxas; 2. o Jornal Hoje desta data omitiu essa fala do secretário durante entrevista coletiva. Lado errado: a GLOBO mal esconde que é contra a prisão após decisão em segunda instância. Lado certo: MORO é a favor da prisão nesse caso.

  32. Faca a coisa certa, na hora certa e com honestidade. Quem nestas alturas do campeonato poderia encarnar melhor este lema se nao o Dr Sergio Moro e seus auxiliares e procuradores e promotores publicos, depois de terem agido como agiram, prendendo a corja de colarinho branco, soltos pelos sinistros do stf que rasgaram a CF ao soltarem o maior ladrao do Brasil, e jogaram fora os varoes da porteira, soltando todos os demais delinquentes endinheirados. Moro presidente melhor pra gente

  33. Ciro não. Por que? Ele apregoa que não é ladrão, e que não cometeu assassinato em massa. Você é um formador de opinião, ajude-me a entender o porquê de Ciro não ser uma alternativa viável.

  34. Hoje percebo com mairo facilidade o viés da reportagem. Pelos fatos, os que defendem Lula e Bolsonaro ou são ingênuos (duvido) ou estão defendendo seus interesses pessoais

  35. Pelo que entendi,Lula vai levar aos debates eleitorais,equipe de juristas para questionar Sérgio Moro sobre suas condenações.Ele é o centro das atenções, não o Brasil e o povo brasileiro,O Narciso não se conforma.Veremos!

  36. MORO É O LADO CERTO DA HISTÓRIA. SEMPRE FAÇO ALGUMAS RESSALVAS À RENOVAÇÃO DO CONGRESSO COM INTEGRANTES DA LAVA JATO, GENERAL SANTOS CRUZ E TALVEZ POLICIAIS FEDERAIS COMO O DELEGADO ALEXANDRE SARAIVA E TANTOS OUTROS QUE JÁ FORAM TRAÍDOS POR EXERCEREM A MISSÃO INSTITUCIONAL. ENTÃO DIOGO VEJO QUE É NECESSÁRIO FAZER ESTE APELO AOS DEMAIS GUERREIROS DA LAVA JATO E OS FEDERAIS PARA QUE INTEGREM ESTA CAMPANHA ELEITORAL EM 2022! FAÇA SEMPRE A COISA CERTA🇧🇷 SALVE MORO E VIVA A LAVA JATO !! 🚔🔪💀👊

  37. Eu nunca votei no Lula graças as matérias que eu lia na Veja do Diogo e até hoje me alio ao lado certo e encho o saco de todos os meus amigos para votarem certo em quem de fato esta lutando por justiça e agora com vigor ainda maior, não vou ter que votar no menos pior, vou votar com convicção em Moro, acredito na honestidade dele e na vontade de mudar este país, eu achei que nunca haveria um candidato honesto. Moro 22 Deus ilumine seu caminho

  38. A ideia da parcialidade honesta e objetiva devia ser a norma tanto para o jornalista como para o professor. Seria um ótimo antídoto pra essa bobajada da Escola sem Partido.

  39. Você esta certo Diogo, pensamos de maneira semelhante. Como filiado do NOVO, o único partido totalmente íntegro no Brasil, acredito que em nosso sistema político corrompido e maquiavélico, a única forma do Moro vencer, é construir de forma ardilosa uma composição político. Acredito que o Podemos deve estar montando este complicado quebra cabeça. Portanto, se for montado o Moro deverá ser eleito no primeiro turno,

  40. Os senhores são uma ilha nesta bandalheira que esses canalhas transformaram nosso país. Tenho amigos e irmãos cargos pelo lulismo e bolsonarismo que corroem o futuro dos nossos filhos... muito difícil de.compreende-los.

  41. Os MUARES DOUTRINANDOS baixam as orelhas e fecham os olhos a tudo o que o delinquente MaisNada vomita, triste fanatismo esquerdopata. 10% é o máximo para o Iscariotes.

  42. HOJE O PRESIDENTE PECULATO FALOU MAL DO ANTAGONISTA E COM ESSA FALA, ELE CONCEDE AO ANTAGONISTA UM SELO DE ALTA QUALIDADE E UM JORNALISMO EXCELENTE E INDEPENDENTE!!! PARABÉNS À TODA EQUIPE !!!!

    1. Até o Gilmar tem.o Azevedo e a Bergamo. Qual o problema o Moro ter?????

  43. Como integridade é artigo de luxo nesse país, assinar a Crusoé e O Antagonista juntos foi uma decisão mais do que acertada. Vocês falam a minha língua!

    1. Este produto existe no intervalo ente a fábrica e a lata do lixo. Para permanecer pela eternidade, é necessário que seja compatível com a realidade, se concretize e ultrapasse as expectativas.

  44. @Diogo Mainardi que coluna maravilhosa da onde sai tanta criatividade e sinceridade nas palavras , na maneira de se expressar sempre com a mesma postura, independente que me encanta.O País precisa de ti de jornalistas autênticos.

  45. Diogo, o que dizer diante de uma coluna tão brilhante? Sou seu fã, meu querido! E admiro demais a forma como você exerce o jornalismo! Efetivamente estamos do mesmo lado - e do lado certo! Que você possa continuar acertando em seus prognósticos!!! Que o Moro vença em 2022 para o bem de nosso país! E parabéns a você e a todos da Crusoé/Antagonista. Depois de tanto tempo, finalmente virei assinante, pois vocês merecem! Forte abraço!

  46. Integridade pessoal. Do Moro e sua também. Você nunca a perdeu, mesmo depois de tantas perseguições, inclusive contra seus filhos. Integridade pessoal. Integridade pessoal. Há algum tempo, te vi no saguão de um hotel em Nova York. Você e sua família. Você observando seus dois pequenos. E os dois pequenos interagindo no computador, cada qual a seu modo. Seu olhar para a cena demonstrava sua alma. Integridade pessoal.

  47. Ha muito anos sentia falta de uma revista limpa, transparente com jornalistas honestos de propósitos e colunistas de alto gabarito, qdo assinei a Crusoé tinha certeza que Diogo e Mario Sabino valiam mais do que uma assinatura tinha a certeza do sucesso da revista. Parabéns vcs merecem👏👏👏

  48. Ser dono de O Antagonista/Crusoé, e ter lado é louvável. Mais ainda respeitar opiniões contrárias. Sou um simples leitor/eleitor, nem conheço pessoalmente Ciro Gomes, que juntamente com Moro, espero que disputem segundo turno. E que vença o melhor!

  49. Diogo! Sugere ao Moro para compor sua equipe o Gustavo Ioschpe para ajudar nos projetos de educação e o Pondé na assessoria pessoal e da comunicação

  50. Estamos trabalhando com a perspectiva de elegermos SERGIO MORO Presidente 🇧🇷 já no primeiro turno. Lula e Bolsonaro são agentes das trevas e representam o retrocesso. A marcha do progresso é irreversível e, nosso povo quer viver num país decente. Muda Brasil! A mudança é SERGIO MORO Presidente!🇧🇷 Pedro Geraldo

  51. Diogo brilhante, como sempre!! Qdo tô muito pra baixo e sem esperanças, sua coluna sempre me levanta. Obrigada por isso, tbm! (Às vezes, sua escrita me lembra o Nelson Rodrigues, como esta, por ex... =))

  52. Muito mais importante que acreditar em Sérgio Moro é contribuir para que exista uma 3a via de FATO, com poder de fogo no Congresso. Senão faltarão FATOS para que alguma coisa nesse pais marinado na corrupção, mude.

  53. O que impressiona é que onde tem reunião de bandido, contraventor, ladrão e marginal o nome do Gilmar Mendes sempre aparece unido com esta escoria...... e olha que o sujeito é funcionario publico vitálicio - sem concurso - herança do FHC

  54. Se você acredita no Sérgio Moro, assim como eu, devemos convocar todos os que acreditam nele a tornarem-se cabos eleitorais espontaneos de Moro, porque com tanta bandidagem empoleirada nos poderes da República ele vai precisar, e muito!

  55. Em cima de suas acertivas confesso que temo pelas escolhas de Moro. O Podemos uma delas . A campanha escancarada da cúpula do partido desde Álvaro Dias, pró André Mendonça, este ser ambíguo , subserviente, contestável como AGU e Ministro deu alerta nada tranquilizador. E depois, os rasgados elogios pela condução ao STF. André disse solarmente , delação premiada(o instituto usado por Moro com sucesso ) não é prova nem faz convencimento . Usou dardos contra Moro na sabatina! Bom abrir os 👀

  56. o lado certo ou errado depende da posição de quem enxerga. como temos valores semelhantes (somos baratos), nossa posição convergiu desde que publicou o minha anta! estaremos juntos nessa nova jornada em 2022! a pauta anticorrupção segue sendo a mais importante para nós! importante lembrar que 30% do eleitorado não escolheu ninguém no segundo turno em 2018. também não foi necessário fundo partidário ou alianças amplas para o vencedor. estamos exauridos! moro representa integridade e esperança!

  57. Deus lhe ouça, mas o Lula sabe falar ao eleitorado de baixa escolaridade e baixa renda. Provavelmente é imbatível e o que nos resta é procurar tornar a vitória dele menor, com menos votos de diferença. É pouco, mas é o que dá para fazer.

  58. Para vencer, Moro precisa apenas de 3 cositas: 1 - insistir junto à população que o combate à corrupção não pode retroceder nem parar; 2- apresentar um programa de governo que priorize a urbanização de favelas; 3- denunciar com firmeza as mazelas do Judiciário e do Legislativo, dando nome aos bois e revelando as negociatas, vendas de sentenças, trocas de favores etc

  59. Por isso Diogo que assino a CRUSOÉ e O antagonista+. Também é uma forme pequena de apoiar uma imprensa livre. Parabéns a toda equipe!

  60. Todo mundo tem seu lado certo. O próprio Moro achava certo receber auxílio moradia mesmo tendo imóvel próprio em Curitiba. Qual é o lado certo? Quem tem a prerrogativa de decidir isso?

    1. Fernao e Ney, Moro recebeu o auxílio-moradia por ser esse um direito dele. Qto vc acha que um juiz deveria receber no total, contando tudo, inclusive algo q possa ser taxado como privilégio? Juiz ganha bem e deve ganhar bem. O concurso p/ juiz, caso vc não saiba, é muito concorrido. Agora o STF ñ tem concurso. É uma corte POLÍTICA. Analisa os privilégios que esses ministros tem, simplesmente pela indicação de um PR. Ser juiz tbém é arriscado. Patrícia Acioli foi assassinada com 21 tiros.

    2. Fernao se indigna com a questão do auxilio moradia mas faz clara vista grossa ao "Orçamento Secreto" e "Cartão Corporativo Secreto". Isso para não entrarmos na questão das rachadinhas, funcionários fantasmas e etc... Falo isso pq sei muito bem que você é um Bolsonarista raiz.

    3. moro aceitar auxiluo moradia que éxmaior que o salario de um policial que arrisca sua vida mostra que ele é mais um hipocrita dessa republiqueta

    4. Não seria mais coerente julga-lo por seu desempenho como profissional ?

    5. A prerrogativa é de cada um. Simplesmente vote no candidato que em linhas gerais mais se aproxime dos seu valores.

    6. Uai, ele morava em Brasília, orelhudo, não mais em Curitiba!

  61. Todo mundo tem seu lado como certo. O próprio Moro achava certo receber auxílio moradia mesmo tendo imóvel próprio em Curitiba. Qual é o lado certo?

    1. A lei permitiu que ele recebesse este valor? Existe alguma ação para ele devolver? Quanto deveria receber um juiz concursado? Foi ele que criou esse privilégio? Lula e o Bolsonaro são contra? O que eles fizeram como presidentes para acabar com isso? Não vem com picadas de pernilongo. Aqui meu chapa, Lula e Bolsonaro são atacados com mordidas de tubarão. Moro 🇧🇷

  62. Diogo gosta de se arriscar com esses prognósticos de vitórias eleitorais. Eu, mais comedido, só digo quem vai perder: o povo. A cada dois anos somos chamados para validar um sistema perverso de representantes. Não vai mudar. Mesmo que Sérgio ganhe, quem manda, no final de tudo é o Valdemar!

    1. Isso mesmo. Dieguito nunca terá lado. Nem o lado certo. E, pra mudar mesmo, de fato, no sistema, nem o Moro. Triste sina. Estamos encalacrados pelo sistema vigente do tomaládácá desde o império. Mas, o diegoaisgrana finge que não sabe disso.

    2. Se o presidente não tem nenhum poder então vira refém dos bandidos ( valdemar , ciro , artur e etc)

  63. Parabéns Diogo! Sou assinante desde o início do O Antagonista e da Crusoé pelas razões que você citou. Sim vocês têm lado mas é o lado certo da democracia, contra a corrupção e pela pluralidade. Nós conseguimos perceber claramente a integridade de Moro e a desonestidade de Lula e de Bolsonaro; reconhecemos pela lógica das decisões que Gilmar, Toffoli e Lewandowski são venais e que é uma obviedade que a maioria dos políticos são corruptos. Por todas essas razões temos lado: o do bem!

  64. Sugestão para suas previsões: sendo eleito Sérgio Moro não mais haverá interferência no trabalho da PF. Gilmar Mendes antecipará a aposentadoria e passará o restante dos seus dias em Lisboa promovendo encontros com os pacientes

  65. “Sergio Moro vai vencer em 2022. É o futuro presidente do Brasil”. Adorei ler isto! Obrigada Diogo Mainardi pelo sopro de renovada esperança. Saudações curitibanas.

  66. O Povo Brasileiro tem que, necessariamente adquirir uma imparcialidade, para que possa em seguida, com a apresentação da 3A VIA, se ocorrer, direcionar- se para o lado certo. Tudo ainda está incerto neste país chamado Brasil.

    1. Sem fanatismo. Com consciência moral lógica do lado certo.

  67. Sergio Moro será eleito o próximo Presidente da República pelos brasileiros bem formados das Classes A,B e C não engajados politicamente nem em movimentos religiosos. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus. Namastê!

  68. DIOGO, " O vendedor de Ilusões ". Figura de Retórica , perfeita. Estudei " Os 100 Maiores Discursos de História ". No palanque Moro me surpreende. Surpreenderá muita gente. Nos DEBATES terá um repertório de respostas arrasadoras. Folclore Yanke: ... Deus ordenou que a cobra andasse arrastando a barriga ... - É , e como ela andava antes , pode nos dizer ? Retrucou o oponente. #M22.

  69. Caro Mainardi: adorei a sua frase "os laranjas da imprensa que, SOB UMA FACHADA IMPOLUTA, DE IMPARCIALIDADE, contrabandeavam interesses de um lado". Boa parte da nossa imprensa é isso mesmo. O cinismo e a falsidade deles é grande demais. A começar de uma certa rede de TV, que se achava acima de tudo. Mas a ficha já deve estar caindo.

  70. Eu também tenho um lado: o lado da verdade. A verdade é que o atual Congresso Nacional está cheio de corruptos, temos um STF sem credibilidade e parcial, temos um MPF que é parcial e leniente com os crimes praticados pelo presidente e seus amigos. Parabens Diogo, pois vc tem escrúpulos e faz um jornalismo de verdade.

  71. Integridade e senso de dever, dois adjetivos desacreditados no meio político e infelizmente no jornalístico. Assino Crusoé pela sua dita “parcialidade”, por não relativizar esses valores. Que os assessores de campanha do Moro não percam de vista ser esse o seu único passaporte para a presidência.

  72. Brilhante. Sem mais. Ilhas de sensatez. Força na continuidade do trabalho. Vcs são tão importantes como a própria força tarefa da lava jato. E as vezes esquecemos que tem momentos que esmorecem e da vontade de largar tudo. Por isso o singelo reconhecimento. Sigam fortes e na luta e obrigado.

  73. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Truque de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

  74. É óbvio que sua parcialidade sempre esteve presente em suas observações. Mas são as observações que contam. É nítida e cristalina a vitoria de Moro. E sua honestidade inconteste. Mas precisa urgentemente montar uma equipe para mostrar os caminhos que estabilizará a economia,desemprego,balizar o teto de gastos, saúde, educação, prisão em segunda instância, fim do foro privilegiado, retomada do crescimento, enfim, todo e qualquer assunto que interfira em nossas vidas. Confio em vc, Sérgio Moro.

  75. Por isso estamos juntos...assinei o combo desde o início...e pretendo renovar em maio/2022. E tenho certeza que...assim como eu...se Moro for eleito e mudar deixaremos de apoiá-lo.

  76. PERFEITO o Jornal... analisa e prevê. DILMA , vingança . STF : "casa de escambo". Min. " moeda de troca ". Sobral Pinto abominou... Nação vilipendiada. Os filhotes da corrupção não manipularão Moro com o " regime tomo-lá-dá-cá " , eles também tem deveres legais e Moro conhece o direito: Legalidade , impessoalidade , moralidade, PUBLICIDADE , finalidade PÚBLICA , eficiência e razoabilidade também aplica-se a Parlamentares. Mandatário infiel é " crime "...

  77. Parabéns Crusoé !!! Eu também tenho lado em tudo na minha vida . o certo é o certo , mesmo que aqueles Srs do STF - 2ª turma ( não posso falar o nome , ver que tenho náuseas) votem para legalizar a impunidade e assim proteger a corrupção no país . Eles não vencerão , mas #MoroPresidente2022

  78. Diogo, é sempre importante reconhecermos nossas preferências e antipatias para progredir na eterna busca ao ceticismo político: sempre cobrar e sempre duvidar. Também tenho preferências pelo Moro, beirando a esperanças. Mas preciso me lembrar que, uma vez agora no jogo político de verdade, é vestir o manto cético e acompanhar cuidadosamente sem preconceitos nem empolgações. Mas de longe é a melhor escolha, menos pelo currículo político e mais pelas outras opções.

  79. Diogo, estou contigo e Sergio Moro e não abro. Vamos pra cima desses ladrões, bandidos, quadrilheiros e sociopatas. A honestidade tem que vencer. O contrário disso seria a negação da própria existência da humanidade. MORO 2022.

  80. A sua síntese é a minha síntese e é por ela que sou assinante da Crusoé. A quadra política atual é a mais vergonhosa e enlameada de todas as que tive o desprazer de acompanhar, como cidadão e como vítima. Não precisamos de um salvador da pátria, como mostra a teimosa história destas terras. O Dr. Sérgio Moro, sem representar um salvador da pátria, traz um alento, uma esperança. Tem a oferecer sua honestidade. É pouco? E lulla? E bolsonaro? O que têm? O contrário!!!! Moro 22.

    1. Um comentário didático. ... Sem nada a acrescentar. Dr. Sergio Fernando Moro 2022 contra a rapinagem histórica - agravada pelos atuais "atores".

  81. É Diogo. Vcs só não previram e buscaram o impeachment de JB. E o fato das forças que apoiam Moro não terem “se mexido suficiente” para punir JB e sua turma, impeachment, o que for, pesará bastante contra Moro. A tal história do “se erra a gente tira” só serviu para Dilma. Não sei o que será de um segundo turno Lula x Moro. Mas penso que as chances serão maiores para o ladrão de nove dedos. Que é o que o Bozo quer desde o início. O País cairá na desgraça completa. Vms torcer.

    1. Dilma caiu por não usar os "meios" governamentais para frear e manietar os órgãos federais de controle e investigação que estavam investigando e desnudando todos os esquemas de corrução, principalmente da Lava Jato e seus braços de atuação que se ramificavam e já estavam prestes a atingir PP, MDB, PSDB e alguns supremos juízes. Derrubaram ela para que o temer pudesse mexer os pauzinhos e dificultar o trabalho deles. Já Bolsonaro, não foi impichado pq trabalhou para acabar com a Lava Jato tmbm

  82. Que lindo! Acredito! Mês que vem faço aniversário: minha assinatura completa um ano. Não sei porquê não assinei antes! Leio outros jornais, mas o Antagonista e a Crusoé são os melhores (e sóneles tenho coragem de fazer comentários...) ! Fico informada, fico com raiva (a reportagem da capa de hj, por ex., é revoltante) e me divirto ("novinha há 44 anos" 🤭🤭🤭) cm as leituras e o Papo Antagonista! O único problema é q virou quase uma mania... Vocês são excelentes! Mesmo! Bom fim de semana, Diogo!

  83. Perfeito! Existem brasileiros que acreditam no Brasil, e principalmente nos brasileiros. Temos tudo para sermos um país que faz o certo. E principalmente, em nossa maioria somos reféns de um esquema poderoso de manutenção de regalias de poucos.

  84. Sou seu seguidor desde os tempos da Veja e do Manhattan Conection (quando ainda era exibido no GNT) e mais uma vez concordo em todos os sentidos com sua análise. O país tem de ser melhor do que um mentiroso mega corrupto e um louco que não saiu de 64. Sérgio Moro é limpo! prova disso é que PT e bolsominions fizeram de tudo, vasculharam a vida do cara e só conseguem atacá-lo com mentiras. Fora o fato de todos os corruptos terem medo dele. Moro22!!!

  85. Assinei a Crusoé em 17.11.2014, desde então me considero super bem informada. Até mais tarde no Papo Antagonista . Moro 2022

  86. enfim algo coerente do Mainardi . prevejo que MORO pode se viabilizar como terceira via já que já se sabe que as múmias da política MDB . DEM . PSDB e PTB poderão ou terão apoiá-lo se quiserem evitar a fatal extinção nas urnas . isto se a guerra revolucionária em claro curso que as conveniências fingem não ver não optar pelo Art 142 da CF e seguramente as eleições de 2022 serão com bandos digo partidos extintos e para uma Assembléia Constituinte a meu ver a saída legal e viável a tanta desgraça.

    1. psicopata de armário Lula e quadrilha FORAM presos do verbo TÔ IMPUNE animal e o motivo alegado foram ilegalidades no processo cometido por Moro e todos ladrões por ele condenados estão soltos rindo ma cara das vítimas idiotas INCLUSO nestas imbecis como você.

    2. Chiquinho, Laureano e PB, numa conversa de bêbado em um boteco pé sujo. Bolsonaro se tivesse qualquer condição de se aventurar num autogolpe, já teria feito esse movimento, e não ficado somente em bravatas. Guerras revolucionárias no Brasil é piada para maluco bater palmas. Fatos, vamos aos fatos. José Dirceu e Lula foram PRESOS. Qual movimento o PT fez diante disso? Buscou resolver no STF POLÍTICO que temos. Cada conversa fiada. Moro Presidente 🇧🇷

    3. correto o raciocínio o legislativo está claro que sob TERROR jamais terá atitude .. o judiciário NA MINHA OPINIÃO é cumplice na clara e óbvia guerra .. e o executivo ainda iludido a ignorar a guerra suja que vítima o pais que já domina quase todo o Estado e que quando ousar agir será tarde demais e aí sim com única saída o cruel e doloroso golpe de estado com a fatal guilhotina .. mas ainda há tempo de evitarmos isto.

    4. Qualquer dos 3 poderes podem invocar os militares, mas o STF nunca faria isso e o congresso precisaria de aprovação dos parlamentares para tal. Sobra Bolsonaro que só fará isso se tiver certeza que os militares manterão ele no poder, o que sabemos não fariam isso jamais. Portanto, pela lógica do Laureano, concordo que eles podem vir a ser chamados para agir na sociedade para conter o ímpeto belicoso de Bolsonaristas ou Petistas (ou os dois juntos) contra o povo em defesa da 3 via.

    5. você foca muito bem mas a meu ver o povo cansou de polarização e isto sem dúvida favorece a Moro que pode vencer a eleição como mal menor pois não haverá outro .. mas e se usarem o Art 142 da CF? para mim pode ser a redenção do país.

    6. CONTINUANDO - É obvio que haverão muitos cavalos de tróias em possíveis coligações partidárias que tentarão usar a imagem da 3 via para se eleger, também é claro que os reais adversários (Bolsonaristas e Petistas) não aceitaram perder e jogarão muito sujo. Sim, existe a possibilidade de atentados e até mesmo incitação a uma guerra civil absurda em meio a esse futuro pleito ou até mesmo após o resultado cabal das urnas. Parece q os militares terão de tirar a poeira de seus uniformes...

    7. Amaury, entendo que com tanto esquema de corrupção, com quadrilhas criminosas travestidas de "partidos políticos" como você muito bem afirma. Com os extremos ideológicos se unindo para tentar manter o status quo da corrupção endêmica. Acredito que MORO não terá mesmo um páreo fácil nessa disputa, que ela não se resumirá apenas a fake news e tentativa de colar narrativas que o desabonem. Sim, o jogo sujo tende a ser muito pior, pincipalmente quando verem que a queda será inevitável. CONTINUA.

  87. Quantas pessoas no Brasil podem falar assim??? Alguém poderia citar?Pelo menos temos este prazer de ler alguém lúcido,esclarecido, livre para falar.É um poder que existe e não resite,desde sempre.

  88. correto o seu pensamento. Moro com certeza não consegue ter o conhecimento total em todas as áreas. E ninguém têm. Você acha que o sociopata genocida conhecia tudo de economia? o pilantra corrupto sabia tudo de economia? conversa, tinham seus acessores, de baixa qualidade claro. Moro têm que ter sim bons acessores em todas as áreas e principalmente um bom time na área política. É assim que funciona. Depois vai ficar evidente sua liderança.

  89. A MUSICA DE bolsonaro em 22--- A MUSICA DE lula em 22----Oh yes I'm the great pretender Pretending I'm doing well my need is such I pretend too much I'm lonely but no one can tell Oh yes I'm the great pretender Adrift in a world of my own I play the game but to my real shame You've left me to dream all alone Too real is this feeling of make believe Too real when I feel what my heart can't conceal just laughing and gay like a clown

  90. -Pelo amor de Deus, Diogôôô, noivinha a 44 e um pouco demais! Assim não dááááá! Hahahahahahahahahahahahahahahahaha

  91. Diogo seu conceito de Integridade Pesso é errado. Integridade é um conceito absoluto, é binario como gravidez. Se moro fosse honrado sua Prioridade seria refutar fundadamente a declaracao de sua parcialidade no julgamento de lula pelo STF . Ficar repetindo platitudes sobre economia inspiradas por assessores só mostra a inexperiencia do neofito no campo economico,politico e administrativo

    1. As respostas dos colegas são suficientes. Fernao, vc para imbecil só falta pena. 😂😂😂😂😂😂😂 INTEGRIDADE É UM CONCEITO ABSOLUTO. É BINÁRIO COMO GRAVIDEZ. Que merda é essa? Binário, 0 e 1. Gravidez: ou está ou não está, não existe 1/2 gravidez. Ou vc quer partir para probabilidade de gênero? Condição sine qua non para ser bolsonarista ou lulista, ser um estúpido. Moro 🇧🇷

    2. Fernão, o julgamento do Moro em relação ao Lula foi impecável. Tanto que a segunda instancia concordou unanimemente com a sentença e ainda chegou a aumentar a pena do corrupto ladrão. Depois teve o STJ que também concordou com o veredicto. Mas quando os recursos chegaram no STF aparelhado por Petistas e PSDBistas (esses últimos com medo desse julgamento gerar meio q uma jurisprudência para condenar os políticos psdbistas tmbm envolvidos nos esquemas desnudados pela lavajato) aí anularam tudo.

    3. "Platitudes" proferidas por assessores dedicados a estudar por décadas o assunto; não por palpiteiros.

    4. Moro não refutou a suspeição? Moro nao aponta os erras da economia com furo no teto? O que vc lê?

  92. Você tem o lado, Diogo, onde os fatos o levarem. Isso é ser imparcial. Se Moro não fosse íntegro, você não estaria desse lado!

  93. Viva a parcialidade dos fatos e a torcida de colocar os bandidos na cadeia. Eu já previa a 3a Via entre esses extremistas assaltantes do estado. #MoroPresidente2022

  94. Ei!! Tem um local aí onde eu possa dizer: Sim, assino em baixo do você diz. Concordo com seu raciocínio e torço (e muito!!) para que tudo der certo. MORO PRESIDENTE!!

  95. o tema de jair traidor nas eleiçoes de 22 será " I'M THE GREAT PRETENDER" cantada por zé-zé -di-camargo (se é que canta , o galinho destroncado)---O tema de lula ex-presidiario será " I'M THE GREAT PRETENDER" Cantado por chico buarque (se é que canta ,ou algum dia cantou)

  96. Enquanto você pensar o oposto de Reinaldo Azevedo, serei seu leitor assíduo, e estarei, sempre, com a CRUSOÉ e O ANTAGONISTA, que em qualquer hipótese não têm lado, são parciais sim, mas contra bandidos.

  97. Eu sou a noivinha do Antagonista. Sou seu fã, Diogo. Mostre pra essa imprensa de rabo entre as pernas como se faz jornalismo.

  98. Estou com vc, Diogo, e com os Antagonistas e Crusoesistas. Do lado certo. Pedindo por um programa e um presidente como Sérgio Moro.

  99. Estamos do mesmo lado. Estou junto desde o primeiro dia do site e do primeiro número da Crusoé. Estive no primeiro e único encontro Antagonista em São Paulo, esperando ansioso o segundo.

    1. E Reinaldo Azevedo se diz imparcial!!!! Triste de ver aquele homem falando.

  100. Depois de ler alguns artigos aqui na Crusoé onde sou assinante com orgulho,fiquei deprimida de ver políticos e Ministros envolvidos em corrupção,ai você Diogo dá esperança que Moro tem chance ufa!

  101. A sinceridade de Diogo compensa as grosserias. Não ser humano imparcial. Todos somos seletivos. Segundo Gabo, temos 3 vidas: a pública, a privada e a secreta. Acrescento que a diferença entre humanos reside na disposição daquele(a) que está disposto(a) a revelar a última.

  102. Exatamente... imprensa imparcial é balela! FOX é republicana assim como CNN é Democrata... a honestidade está em expor o motivo que te leva a escolher um lado e quem te paga! Conflito de interesse existe em todo lugar, errado é esconder...

  103. Valeu Diogo! No BR destes tempos, há uma forte resistência à honestidade como princípio e como propósito, em nome do deixemos como está para que continue assim, para poucos privilegiados e seus protetores e agregados. Há quem garanta, há quem defenda. Mas, há também quem resista, enfrenta e vence. Em frente!

    1. E se diz imparcial. Só para quem não vê a sutilidade de Reinaldo ao defender o PT e detonar as ações de Moro

    2. É um comentarista que se diz imparcial! Triste de ver

    3. Pior é que o Reinaldo Azevedo tem convencido muitos amigos meus que posso considerar cultos e esclarecidos. Ontem Reinaldo falou que o livro de Moro não esclarece nada das suas ações e de seu comportamento. Tá na cara que é Lulista sem admitir.

    4. O Reinaldo me dá ânsias de vômito; é im asqueroso degensor de tudo aquilo que o ministro Beiçola diz e faz. 😖

  104. Também torço por Moro mas acho que lhe faltam agressividade e carisma, 2 características que o brasileiro considera pra votar...carisma não sei mas agressividade talvez ele ainda adquira na campanha...não descarto Doria no 1o turno, e ainda não entendi por que o Antagonista não o suporta...abraço Diogo

  105. É preferível ter lado c/honestidade e coragem como vc faz, através da análise dos fatos, do q ter lado falseando a imparcialidade. Parabéns, caro Diogo, e vamos em frente. SM é a luz no fim do túnel!

  106. A imparcialidade é a chave do cofre que nos levará à 3A VIA 22. E que no interior deste cofre, encontremos o verdadeiro tesouro para este país chamado Brasil,

    1. ... Já temos a Única Via - a correção e honestidade: Dr Sergio Fernando Moro.

    1. Concordo com todas as palavras.... É nojento ver o ridículo do Reinaldo e Oinegue falarem mal da lava jato, quase que diariamente......Sao tao imparciais como GM ....hipócritas

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO