ReproduçãoA edição anterior do fórum do IDP em Portugal: evento garante miniférias fora de época para autoridades

O trem da alegria de Gilmar

A faculdade do ministro do STF retoma os convescotes europeus para integrantes do Judiciário com as impropriedades de sempre e algumas novidades, como afagos a caciques do Centrão e participação de réus. Mensagens mostram que a diversão em eventos do tipo é garantida
12.11.21

Nos próximos dias, hotéis, restaurantes e auditórios de Lisboa vão respirar a essência de Brasília. Figurões brasileiros desembarcam em Portugal para participar de um “fórum jurídico” no qual os encontros privados costumam ser muito mais atraentes do que os debates em público. Será o retorno, em grande estilo, dos eventos organizados pelo IDP, a faculdade do ministro Gilmar Mendes. Depois do longo período de restrição imposto pela pandemia, a instituição e seus parceiros convidaram juízes de cortes superiores, autoridades do governo, políticos e advogados para discutir, do outro lado do Oceano Atlântico, o tema “sistemas políticos e gestão de crises”. A lista para o check-in dos convidados é bem extensa, abarca até lideranças do Centrão, e a programação reúne em “mesas redondas” julgadores e réus em processos de corrupção. O fórum vai durar três dias, mas não são poucos os que aproveitarão a oportunidade para esticar a estadia na Europa sem pôr a mão no bolso.

A primeira a embarcar foi a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, do PL, o partido de Valdemar Costa Neto, que foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para abrigá-lo nas eleições do ano que vem. Flávia partiu para Lisboa na noite da última terça-feira, 8, para ficar dez dias em Portugal, com as despesas pagas pelo governo. Antes de palestrar em um painel sobre “políticas públicas de educação e saúde” no fórum do IDP, no dia 17, a ministra do Centrão irá participar de dois seminários organizados pelas comissões de Relações Exteriores da Câmara e do Senado: um da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e outro sobre o “Agronegócio Sustentável no Brasil”. Entre o evento que busca vender o país como potência agroambiental aos europeus, que ocorre nesta sexta-feira, 12, em um hotel cinco estrelas de Lisboa, e o fórum promovido por Gilmar, há um fim de semana livre para passeio pelos pontos turísticos da capital portuguesa. Como sempre, os eventos são organizados cuidadosamente de modo a combinarem com o feriado prolongado brasileiro, e isso não é apenas uma coincidência.

Os seminários organizados pelo deputado Aécio Neves e pela senadora Kátia Abreu, bancados pelo Congresso, serviram de escala para que autoridades convidadas pelo IDP pudessem prestigiar o evento do atual decano do STF na esteira da “missão oficial”. O Poder Legislativo não informou os gastos. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que fará o discurso inaugural do fórum de Gilmar, no dia 15, tem previsão de chegada a Lisboa nesta sexta, direto da Escócia, onde participou da COP26. Já o presidente da Câmara, Arthur Lira, aterrissou na capital portuguesa na quinta-feira, para se hospedar no luxuoso Hotel Epic Sana. Ele terá participação de menor destaque no evento do IDP, mas fez questão de atender ao convite de Gilmar, um dos dois únicos ministros que votaram contra a suspensão do orçamento paralelo usado pelo governo Bolsonaro – e controlado pelo próprio Lira, para garantir apoio no Congresso.

Entre os representantes do Judiciário que estarão no fórum do IDP, estão três ministros do STF – além de Gilmar, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli constam da programação –, cinco do Superior Tribunal de Justiça, o desembargador federal Ney Bello, do TRF-1, e o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União, que recentemente investiu contra ex-procuradores da Lava Jato, acusando-os de ter usado indevidamente dinheiro público para trabalhar. Um dos painéis contará com a participação do vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, responsável por investigar denúncias que chegam ao Tribunal Superior Eleitoral, área de grande interesse da classe política, que estará representada por dez políticos. Há ainda um grupo de advogados renomados, alguns deles defensores dos políticos convidados pelo IDP em ações nas próprias cortes superiores, e outras autoridades de peso do governo, como o presidente do Banco Central, Roberto Campos. O “quase-ministro” do STF André Mendonça também está entre os convidados.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéComo de hábito, Gilmar convidou nomes proeminentes do Judiciário e também da política
As despesas, que em outras edições já foram bancadas por grandes patrocinadores da iniciativa privada, agora serão custeadas pelas entidades organizadoras do evento, incluindo as estadias nos hotéis cinco estrelas PortoBay e The Vintage, cujos preços das diárias variam entre 1,2 mil e 2,9 mil reais. Normalmente, os convidados de honra do evento viajam com tudo pago, desde as passagens até a hospedagem. Nenhuma das cortes informou por quanto tempo os ministros ficarão em viagem para participar do tour europeu.

Flávia Arruda não foi a única a chegar mais cedo. Dias Toffoli e os ministros do STJ também viajaram antes. Nesse caso, para participar de outro evento em Madri, na Espanha, promovido pela revista Justiça & Cidadania. A publicação tem como presidente do conselho editorial o ministro Luis Felipe Salomão, que também estará presente em Lisboa, e como parceiras as empresas JBS e Qualicorp, cujos controladores e ex-dirigentes já confessaram ter corrompido políticos em acordos de delação premiada homologados pelo Supremo.

No caso dos representantes do Poder Executivo, a viagem foi classificada como “missão oficial”, com as despesas pagas com recursos públicos. E muitos dos prazos de afastamento do país autorizados para o evento extrapolam o período de duração do fórum. É o caso do chefe da Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS, Paulo Rebello, que chegou a prestar depoimento à CPI da Covid no Senado por supostas falhas na fiscalização das operadoras de saúde durante a pandemia. No evento de Gilmar, ele falará em um painel sobre “desafios regulatórios” no dia 16, mas pegou licença entre os dias 13 e 19 e ficará a semana toda na Europa. Outros servidores da ANS, da Agência Nacional de Energia Elétrica, da Aneel, da Agência Nacional de Águas, a ANA, e da Caixa Econômica Federal também obtiveram autorização para acompanhar o fórum.

Sócio-fundador do IDP, hoje dirigido pelo seu filho, Gilmar Mendes é a grande estrela do evento. Responde como coordenador científico do fórum e abrirá vários debates. Em uma das mesas redondas, sentará ao lado do ex-presidente Michel Temer e do ex-ministro Gilberto Kassab, ambos réus em processos de corrupção, para falar sobre “presidencialismo de coalizão e semipresidencialismo”. Defensor de Kassab e Arthur Lira em ações no Supremo, o criminalista Pierpaolo Bottini também participará como palestrante em um painel moderado pelo desembargador Ney Bello, do TRF-1, um dos nomes que Gilmar tenta emplacar no STJ. Outro convidado a moderar os debates em Lisboa é o governador Ibaneis Rocha, do MDB, cuja gestão à frente do Distrito Federal está sob investigação por suspeitas de desvio de dinheiro público na pandemia. A relação do IDP com o governo brasiliense, aliás, vai além do convite ao governador para participar do evento. O instituto tem contrato com a gestão local para ministrar cursos de mestrado a servidores.

Antes de a Lava Jato atingir em cheio alguns dos parceiros privados do IDP, os eventos promovidos pelo instituto de Gilmar no Brasil e no exterior recebiam altas cifras de patrocínios de grandes empresas e entidades, como a JBS e a Fecomércio do Rio de Janeiro. Em 2018, Crusoé revelou uma lista com 23 patrocinadores do IDP que repassaram cerca de 7 milhões de reais, em cinco anos, para financiar congressos e seminários jurídicos como o de Lisboa. A lista incluía gigantes do setor privado, como Souza Cruz, Bradesco e Google, e estatais como Itaipu e Eletrobras. Chamava a atenção que parte das companhias, a despeito de terem dado dinheiro ao instituto, não quiseram ter seus nomes vinculados aos eventos. Era um método de patrocínio oculto para o instituto do ministro. No caso da JBS, o IDP acabou devolvendo 650 mil reais dos mais de dois milhões repassados, depois que os irmãos Joesley e Wesley Batista foram presos e fecharam um acordo de delação premiada.

Na edição deste ano, não há patrocinador privado vinculado ao evento. No material de divulgação, aparecem apenas os nomes das outras instituições acadêmicas que organizam o encontro na Universidade de Lisboa, como a Fundação Getúlio Vargas, além do recém-criado Fórum de Integração Brasil-Europa, financiado pelas duas entidades.

A despeito de reunir grandes nomes do mundo jurídico e político brasileiro e internacional – o primeiro-ministro de Portugal, Antônio Costa, também é aguardado para a cerimônia de abertura –, com o objetivo de trocar conhecimento e experiência em assuntos que de fato são relevantes para o país, como a crise sanitária e a recuperação econômica, eventos como esse que Gilmar promove agora em Lisboa viram uma oportunidade para que autoridades e seus respectivos cônjuges façam turismo no exterior, economizando com passagens aéreas e estadias em hotéis.

Marcos Corrêa/PRMarcos Corrêa/PRTemer está na lista de palestrantes, junto com Arthur Lira e Kassab, também investigados
Em 2018, Crusoé mostrou como um evento organizado pela FGV em parceria com a Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, foi usado como pretexto para que alguns dos ministros que agora estão em Portugal, como Gilmar e Salomão, fizessem passeios e compras em Nova York. Dois anos antes, em outro seminário de verão promovido pela FGV em Coimbra, a farra também foi grande. Mensagens de WhatsApp capturadas pela Polícia Federal no celular de Marconny Albernaz Faria, o lobista da Precisa Medicamentos acusado de organização criminosa pela CPI da Covid no Senado, revelam detalhes dos passeios e convescotes feitos pelos togados e familiares na cidade portuguesa. À época, Marconny namorava a filha do então presidente do STJ, João Otávio de Noronha, e estava não apenas na comitiva de dez ministros da corte que foram a Portugal, mas também no grupo criado no aplicativo para trocar as experiências de viagem e dicas de passeios.

Os diálogos revelam visitas a praias de regiões paradisíacas como o Algarve, passeios turísticos de trem, rodadas de chopp, charutos à beira da piscina do hotel e compras realizadas pelos magistrados e seus familiares durante a viagem institucional. O evento ocorreu entre os dias 5 e 6 de julho de 2016, mas ao menos três ministros chegaram antes, no dia 3, e só deixaram a Europa no dia 13. Em uma das conversas travadas no grupo “Portugal Privado”, criado e administrado pelo ministro João Otávio de Noronha no WhatsApp, o ministro do STJ Sebastião Reis compartilha fotos de lugares paradisíacos. Em seguida, a mulher de Noronha, Denimar, escreve: “Olha onde fomos”. Em algumas das imagens, o grupo aparece posando para fotos. Filha de Noronha e namorada de Marconny à época, a advogada Ana Carolina Noronha, conhecida como Nina Noronha, responde: “Uma goto (foto) mais linda que a outra. Nunca imaginei que o Algarve fosse lindo assim!”.

Outro diálogo, do dia 11 de julho, ilustra bem como os ministros usam seminários no exterior para aproveitar “miniférias” após os eventos institucionais. O ministro do STJ Sebastião Reis escreveu o seguinte, sobre um passeio que fazia de trem: “O trem empacou aqui literalmente”. Pouco depois, no mesmo dia, Benedito Gonçalves envia a mensagem: “Noronha estou no bar da piscina te aguardando”. O então presidente do STJ responde: “Estou esperando. DENIMAR. Já já voltaremos pode esperar aí mesmo”. Benedito, então, finaliza: “Estou aqui com charuto e chopp”. Nina, a filha de Noronha, aproveitou a viagem para uma esticadinha pela Europa. De Portugal, seguiu para um tour pela Itália. Na ocasião, ela e Marconny passaram seis dias em Milão e Roma. Depois regressaram a Lisboa para, juntamente com o restante da turma, finalmente retornar ao Brasil. No universo paralelo de Brasília, a mistura de interesses e o gosto pela dolce vita são só mais um sintoma da desconexão da realidade.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ao ler uma matéria dessas, não tem como a gente não se sentir o-cocô-do~cavalo-do-bandido". Não pela desfaçatez dos citados, mas também porque somos nós, o cocô, que pagamos a conta.

  2. A desfaçatez desse conclave periódico em Portugal é inacreditável! Homens públicos dos três poderes, alguns deles réus e/ou indiciados, comportando-se como se não houvesse nada de mais nessa mordomia além-mar, misturando-se julgadores e alguns que deverão julgar. Há no mínimo um claro "conflito de interesses". Diversas anomalias e infrações éticas que o curto espaço não permite abordar. A República se esfacela e fazem seu bailezinho da nova "Ilha Fiscal", sem qualquer pudor!!!

  3. A nata da bandidalha comandada p/ marginal asqueroso, q o senado - majoritariamente igualmente - Ñ remove depois de tantos crimes já institucionalizados e cometidos p/ ele e sua diversificada facção criminosa!!! Uma orgia promíscua e vergonhosa de verdadeiros marginais de todo naipe, desmoralizando ainda mais o país como se isso fosse ainda possivel!!! E toda financiada p/ nós contribuintes, a malta ignara q deveria estar trabalhando c/ atividades lícitas p/ justificar seu salários nababescos!!!

    1. VAMOS PRA CIMA DELES,☀️ 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 POVO BRASILEIRO DECENTE COM O DR. SÉRGIO FERNANDO MORO PRESIDENTE E O SEU TIME DOS NOSSOS SONHOS!!!! 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 ☀️ VAMOS DESINFESTAR, DESINFECCIONAR E SANEAR O BRASIL!!!!

    2. É impressionante a capacidade investigativa e a EXCELÊNCIA DO TRABALHO DA CRUSOÉ, nos descortinando leal e competentemente as ações insalubres da camarilha deletéria que promove a degradação institucional do PAÍS!!! Obrigada e aplausos, GRUPO O ANTAGONISTA. Só os muiiiiiito ignorantes, os doentiamente incônscios e patologicamente fanáticos, atraiçoarão a sua pátria votando em elementos perfeitamente identificados dessa escória marginal!!!

  4. QUER VER COISA IGUAL: IMAGINE O MARCOLA E O FERNANDINHO BEIRAMAR NUMA MESA REDONDA COM OS JUÍZES QUE OS CONDENARAM. IGUALZINHO. GILMAR E OS OUTROS MINISTROS SENTADOS COM PROCESSADOS CRIMINALMENTE. QUE VERGONHA.

  5. Há um REMÉDIO bem simples contra TODOS estes RATOS no PODER e especialmente para expor toda a LAVAGEM DE DINHEIRO acumulada e comandada pelo RATO SUPREMO que organiza toda esta festa.... VOTEM em SERGIO MORO....

  6. O REMÉDIO É O ART 142 DA CF .. vergonhoso e a IMPRENSA CÚMPLICE não cita a fala criminosa do ministro Dias Tofoli que diz ao mundo que o país tem "poder moderador" é governado ou tutelado pelo STF o que quase todos juristas do país já dizem e apontam mais de 100 violações à lei pela dita corte . o legislativo submetido por mais de 150 processos se acovardou e a GUERRA RFVOLUCIONÁRIA em claro curso tenta submeter o executivo que reluta e já deveria ter usado a constituição que se autoprotege.

  7. VERGONHOSO O QUE ESSES 🐀🐀SEM CARA TER FAZEM AS NOSSAS CUSTAS .MILHARES DE BRASILEIROS SEM TETO E SEM COMIDA E A ESCO RIA TORRANDO 💰PÚBLICO

  8. com as devidas desculpa a quem faz direito, mas o Gilmar chamar de ciência o direito, acho difícil de aceitar. Se isso fosse verdade porque o Gilmar não aceitou argumentos baseado no que ele mesmo disse. É tipo Darwin nega a teoria da evolução,kkkk

  9. Nada como "tirar uma casquinha" do $$$ público, não?? Afinal, somos um país riquíssimo, com impostos baixos que proporcionam serviços de primeira classe, principalmente saúde, educação e segurança pública, sem falar no saneamento básico, tudo com qualidade para deixar os países escandinavos mortos de inveja!! SQN!!!

  10. São todos inimigos da operação lava jato.Usufruem da corrupção, direta: políticos, empresários, servidores públicos, etc. Indireta: Bancas famosas de advogados que tem como principal clientes, corruptos de colarinho branco. O ministro do STF Gilmar Mendes, tem o Moro como inimigo público número 1. Foi o principal protagonista da destruição da lava jato, Tem um ódio figadal ao Moro. Não aceita o prestígio dele no cenário jurídico. Esse evento demonstra o poder do Gilmar em nosso país.

  11. isto é o País do futuro e o que nos espera: CORRUPÇÃO COMPADRIO E O RESTO QUE SE AZARE DESDE QUE POSSAM GOZAR DE NOSSO DINHEIRO.

  12. Grampos ilegais, que não podem ter suas veracidades comprovadas, nem integridades foram suficientes para condenar Moro. Um evento desse tipo, com todo mundo "junto e misturado", pode! Nossa República de Bananas!

  13. Fábio e Paulo, parabéns pela excelente reportagem! Muitos esclarecimentos nos traz dessa turma para entendermos a desconexão da realidade de Brasília!

  14. Esta casta de sem vergonhas nos causa nojo, estes donos do poder judiciario que nao respeitam o povo faminto, desempregado, vivendo das migalhas oferecidas pelos governos, debocham do povo, porque sabem serem inatingiveis pelo senado federal composto na maioria por devedores da justica e que nao possuem ombridade moral pra baterem de frente com tamanha ignominia e safadeza daqueles que tambem se apropriam descaradamente dos recursos publicos e debocham da nossa cara. Mas um dia a casa cai.

  15. Excelente reportagem que bem retrata os vínculos de compadrio e troca de favores existentes nas mais altas esferas de Poder do nosso país.

  16. Quanta promiscuidade a dessa aristocracia de quinta categoria! Não canso de me enojar com esse oceano de imundície. Só vão diminuir a safadeza quando cabeças literalmente rolarem.

  17. Esse é o grande momento de acabar com a farra do dinheiro fácil, seria interessante um brasileiro que more em Lisboa bater uma foto e colocar no WhatsApp pra gente ver. Isso vai acabar, Moro tá chegando, papai!

  18. Reunião da alta escória do judiciário e da política com aparência de elite técnica/acadêmica em ambiente altamente nocivo à saúde moral de quaquer ser decente no planeta.

  19. Esta cambada tem o que comemorar: roubalheira impune e generalizada; desmonte das instituições; povo brasileiro na miséria e de joelhos; meios de comunicações tomados; vale tudo com sinal trocado; nação desalmada; filhos e netos sem futuro; famílias desamparadas; Brasil país medíocre, eternamente surrupiado, está no fim da fila em tudo. Muito triste.

    1. MARIA .. infelizmente NÃO é muito mais fácil a escória ladravaz do patropi morrer empanzinada com o que assaltam ao povo omisso passivo e de si algoz em urnas ditas fraudáveis agora redimidas pelo Bolzo pois as forças armadas monitorarão . lembro que os ladrões e criminosos são mil vezes mais criativos.

  20. Enquanto o povo miserável daqui implorando pelo bolsa família do sociopata, esses desgraçados zoando com cara de todos. só dizimando esses ratos.

  21. Se fosse realizado no Brasil já seria uma tremenda de uma ofensa à Nação Brasileira. Em sendo no exterior, em outro continente, a reunião dessa cambada não encontra no vernáculo adjetivo qualificativo que a enquadre á altura do despautéiro. Pu ta r ia.

  22. Teoricamente longe dos olhos mais atentos da imprensa aqui, estão para acertar e idealizar antídotos contra o combate à corrupção. Diárias e jetons à custa dos pagadores de impostos.

  23. Trabalhem e paguem todos os impostos. Este pessoal gosta muito de viajar às custas de um tal de governo, ao qual se dependuram e impõem obediência aos súditos, como uma autoridade suprema. Guilhotina após um julgamento que não teria como pena outra, senão esta.

  24. Esta corja tem um timoneiro dos mais sagazes, que necessita do apoio dos calhordas para sobreviver e lutar por uma reeleição, com chances devido a hipnose e fanatismo de seus seguidores , lamentavel.

  25. Um Sr c uma capacidade gigantesca de convencimento conf. seus interesses, q inverte as leis p ter razão e derrubar os outros, é uma pessoa extremamente perigosa. OLHOS ABERTOS em atenção o tempo todo. Ñ se iludam, ñ prestigiem, nem elejam políticos próximos a ele. Ñ subestimem o poder desse Sr.

  26. sentimo-nos impotentes para erradicar esta CORJA política do cenário político brasileiro. Malditos sejam, por causarem a miséria e pobreza a niveis estarrecedores.

  27. sentimo-nos impotentes para erradicar esta CORJA política do cenário político brasileiro. Malditos sejam, por causarem a miséria e pobreza a niveis estarrecedores.

  28. Aos portugueses o meu recado. Observem as pessoas públicas q se encontram com esse Sr nada confiável. Se questionem: O Brasil destruído por essa cambada, ñ é bom o bastante p eles? Estariam eles alçando vôos de se apoderar tb de Portugal?!!! Abram os olhos eqto é tempo, é comum, os brasileiros , há exceções claro, acharem q os portugueses são burros e manipuláveis, e vice versa. Um Sr q está acostumado a interpretar as leis a seu Bel prazer sem q alguém se oponha, c uma capacidade de manipu

  29. Quem desafia mais o brio do estômago? Gilmar, Aras, o Miliciano, Lira, Noronha, Humberto Martins...? Nem avestruz que come de tudo dá conta de ler esses nomes e o que fazem ao povo brasileiro. É muito dejeto.

  30. O problema não é eleger um jumento como o Bozo, além de ele conseguir “seguidores”, captura às instituições que já estavam apodrecidas de tão corrompidas, pois eles usam e sabem os podres do Ladrao que assume a presidência, e aí o Mandriao tem que rezar na cartilha podre de Sodoma e Gomorra que é Brasília , ninguém é de ninguém, todo mundo “COME”,todo mundo, por isto o Bozo fala tanto em imbroxavel!!!O que é inacreditável eles usam os Maes,Filhos, país e se dizem pastores e religiosos!!!

  31. Isto só mostra como a justiça brasileira está contaminada pela corrupção. Ministros do STF, STJ, entre outros, se esbaldando no dinheiro fácil, com viagens, jantares, férias, bancadas pelo pobre povo brasileiro. Uma casta de privilegiados, cada vez maior. Mancomunados com os piores da escória política brasileira. Este país não tem mais jeito, já acabou, o baile da ilha Fiscal ficou longe. Não resta mais nenhuma esperança para os brasileiros de bem.

    1. Discordo amigo que não resta mais esperança aos homens de bem, resta sim, vazar daqui ir morar em outro país que valorize e respeite o cidadão de bem em todos os sentidos.

  32. Aviões caem, não é mesmo…. Só nos resta torcer. Pq ao q depender da nossa justiça, vê-se estar claramente contaminada por um bando de criminosos.

    1. Faço munha a sua torcida, Marcelo. Que se salvem os funcionários.

  33. A corte e seu rei mor , segue reinando em festa, no solo inspirador das capitanias hereditárias , logicamente, às custas dos insuperáveis dízimos impostos aos vasalos desta terra brasilis.

  34. Malditos sejam, a começar do inimigo público N° 1 do Brasil, Gilmar Mendes. Asqueroso e repugnante, não tem vergonha no focinho de pitbull.

  35. são um bando de bandidos que usufruem das beneces da "Patria Mae" e não se acanham..... até quando vamos pagar a contas destes cafajestes ???????

  36. É de embrulhar o estômago. Este país não tem jeito. Muitos, muitos mesmo, estariam presos, caso a lei valesse para todos.

  37. Os brasieiros de carater nao podemos perder esta oportunidade de fazermos desta nacao brasileira um pais digno, de passar a limpo extirpando toda esta corja de bandidos togados ou nao, os quais vivem em cumplicidade roubando do povo a possibilidade de um dia vivermos em uma nacao socialmente justa, em que as riquezas geradas pelo trabalho de todos seja melhor distribuido e todos possamos usufluir dos beneficios, Fora casta de bandidos sanguessugas da nacao.

  38. Estava assistindo um filme sobre a mafia, o juiz falcone,um mafioso disse se tiver 3 pessoas, um inteligente, um esforçado e um despreparo, quem vai o ocupar o cargo? Isso é uma orcrim

  39. Brasil foi às ruas em 2015/16/17 por não aceitar corrupção. 2022 está logo aí para defender a #LavaJato nas ´´Urnas Eletrônicas`` não auditáveis. Assim penso. Oremos que o Brasil de bem se levante p/ terminar com a Corrupção no nosso Brasil!

    1. Oremos? vc é outro desses religiosos que acredita que algum santo vai organizar alguma coisa para nos salvar? A salvação está em nós mesmos. Na nossa vontade. Deus ajuda quem cedo madruga.

  40. Não temos justiça no Brasil. É uma promiscuidade total entre togados, empresários corruptos, advogados de criminosos e políticos de ficha suja. Resolvem tudo num trago de vinho. E o “mecanismo” corre solto. Até quando vamos aceitar passivamente esse escárnio contra nós?

    1. Até o momento em que a população se conscientizar que precisa tomar uma atitude a respeito. Ela é a absoluta maioria, mas ainda não entendeu isso.

    1. Eu vivi a época FHC e avaliando de forma neutra eu penso que foi um ponto bem alto, bem atípico em meio à mediocridade que é o normal que vivemos nesse país. Mas concordo plenamente que o que estragou FHC foi a herança dele, herança de caso pensado que promoveu nossa caminhada para todo o poço de podridão que vivemos, todo o esgoto que cai sobre nós. A ajuda dele para isso foi decisiva, a partir do momento que disse que um semianalfabeto poderia ocupar a presidência da república. Infelizmente.

  41. O Brasil realmente é muito perigoso para fazer esse seminário, nada melhor que fazer em Portugal, e essas lideranças negativas continuam a ditar as cartas no cenário brasileiro, e deixam seus pupilos nas vagas, pobre povo brasileiro que querem mudança no voto, essa gente são indicados e não estão no voto.

  42. Se eu chegasse agora de Marte, e só me dessem a ficha corrida e o retrospecto de alguns dos participantes, acharia que era uma reunião da máfia.

  43. Parabéns pela reportagem.É trágico os encontros com ministros, investigados,políticos .A alta corte se prostituindo.E o Brasil indo ladeira a baixo.

  44. Por quê essa camarilha não realiza esse tipo de evento no Brasil? Porque aqui seria noticiada a promiscuidade que envolve os participes. Cangalhas.

    1. Na minha opinião tudo isso é muito mais a respeito do gostoso aproveitamento do conforto europeu, com todas as despesas turísticas pagas, num cantinho muito especial da Europa onde a corrupção ainda não é tão mal vista e onde os turistas macunaímas tem o privilégio de não precisar de guias ou passar o constrangimento de não saber se comunicar minimamente em inglês.

  45. Desde a primeira reportagem de vocês sobre o assunto, sinto a mesma coisa: é tão imoral o comportamento promíscuo deles que chega a dar náusea. A falta total de ética é estarrecedor pensar que estamos nas mãos desses bandidos.

  46. Isso aí tem os dias contados... Essa gente morre e o Brasil continua. Ficarão na história como energúmenos, lacraias e outros répteis.

    1. Se ninguém dá um chega nesse pessoal, e com bastante vigor, eles morrerão e outros ainda mais gananciosos ocuparão o lugar.... como sempre, para eles o risco valerá a pena.....

  47. É incrível como o STF, que presumivelmente deveria se colocar num patamar superior, acima de qualquer suspeita, deixa-se contaminar por relações promíscuas com indivíduos envolvidos em escândalos e de passado e presente altamente comprometedores!! E descaradamente! É uma esbórnia, para usar uma palavra “dicionarizada”…

  48. Depois são os funcionários públicos do Executivo que são sacrificados de tudo, mas o legislativo e o judiciário esbanjam benefícios oriundos dos cofres públicos, depois esse imbecilidade do JB quer fazer reforma administrativa para ferrar com o Executivo, ainda tirando o exército.

  49. Antagonistas, vocês são craques! Espero que a grande mídia brasileira repercuta isto. Para registro histórico parece que é a primeira vez que a “corte” brasileira se encontra em Portugal. Coisa chique. O Brasil agora espera o produto das maldades criativas.

  50. Seria mais apropriado a reportagem chamar os participantes de "camarilha da excrescência". Eles nunca se arrependerão de tanta sem vergonhice... a única esperança será a mão divina os alcançar com uma doença, com paralisia ou com a morte. Tirá-los do centro de uma coorte criminosa que dilapida leis e o erário de um país ainda tão necessitado de Justiça.

    1. A mão divina age por forças naturais e não por forças sobrenaturais. Ninguém os tirará de lá se não formos nós, a polulação, que por burrice e ignorância os colocou onde estão. Enquanto isso não for entendido pouco ou nada mudará. Poderá até piorar.

  51. Quando dizem que Gilmar é o decano do STF fico pensando muito, pois para mim, decano lembra uma pessoa que envelheceu com sabedoria, e esse citado é a antítese disso.

  52. Por essas e outras que estou vendendo minha empresa ( Um hotel ). Dia 22 de fevereiro de 2022 embarco para Portugal para assinar contrato de trabalho como gerente em um a pousada. Deixarei de ser proprietário de um hotel onde nesse país não empresário não tem valor o cidadão não tem valor para gerenciar uma pousada e ser feliz

    1. Não vão expulsar não, Portugal sempre foi um país de DNA corrupto. Melhorou um pouco com a entrada na UE, que força padrões melhores, mas o gostinho pelas coisas erradas continua bem entranhado naquela 46a economia do mundo, quse sem expressão.

    2. A corja reunida em Lisboa, coisa de útil para o povo não deve ser. O governo português devia expulsar todos de lá...

  53. GILMAR É O CAPUT DESTA QUADRILHA NOS PODRES PODERES DESTA DISFARÇADA REPÚBLICA. OS GRANDES MAFIOSOS DESTE PAÍS SÃO AQUELES QUE APARELHARAM O JUDICIÁRIO E OS ÓRGÃOS DE CONTROLE PARA QUE SUAS PICARETAGENS SEJAM PERPETRADAS SEM QUALQUER TIPO DE AMEAÇA OU CONSTRANGIMENTO. SÃO NESTAS OCASIÕES QUE OS ACERTOS SÃO FIRMADOS, LONGE DA VISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA. MAS VAMOS MUDAR O RITMO DESSA CANTILENA QUANDO MORO E A LAVA JATO FOREM ELEITOS EM 2022. UMA SÓ JUSTIÇA SOB A LEI 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷⚖⚖⚖⚖🚔⚔☠

  54. Deveria ser proibido publicar essas coisas. O mal que a leitura disso faz pra saudade mental do brasileiro comum é enorme. Dá vontade de voltar pro útero da mãe e esperar pra ver se nasce de novo em outro lugar. ô, terrinha amaldiçoada, essa aqui!

    1. Saudade mental? Era para ser saúde mental, mas dá pra ficar assim mesmo: é a saudade de ter saúde mental...

    1. Depende da população querer continuar chafurdando no próprio esgoto ou tomar as rédeas e mudar o destino do país.

  55. Eu não deveria ter lido esta matéria agora; acabei de almoçar, não comi nada estragado, e estou enjoado e com vontade de vomitar.

  56. Nosso excelentíssimo GILMAR MENDES e demais membros do 1° escalão do judiciário e políticos brasileiro, são o melhor exemplo da malandragem revestida com uma grossa camada de cinismo e hipocrisia. São uns CALHORDAS!!!

  57. Então, o "cirquinho" do Gilmar reabriu suas portas!! E com essas e outras este elemento se acha na condição de dono do Brasil e ninguém faz nada pois quem poderia fazer está com o rabo preso na "justiça". Este é o país que temos, mas não o que queremos!

  58. Excelente reportagem!! Mas é de dar nó no estômago a capacidade desta gente rastaquera usurpar do dinheiro público e fazer da justiça seu esconderijo. Gente [email protected] E eles tem futuro garantido nos tribunais onde habitam, isto é revoltante! Como tirar um Gilmar Mendes do STF? Só rezando para que morra?

  59. GM, O MAIOR CRETINO DO BRASIL, age às claras. Para mim, esse evento é a reunião de parte do MECANISMO, p/ traçar o futuro da nossa nação. Me lembra a reunião do Cartel de Medellin. Não vejo diferença, seja no desbunde ou nas intenções, dividir praças de venda de drogas ou discutir como engabelar a massa famélica e ignara, mantendo assim o privilégio e à corrupção dos ESCOLHIDOS. Aliás, tem diferença, os narcotraficantes pagavam a sua estadia. Nesse conluio, nós, direta ou indiretamente, pagamos.

  60. Esse é o país que referenda provas ilícitas para considerar e arguir a suspeição de um juiz. É revoltante ver que um suposto juiz do supremo (que tenta ser juiz) patrocinar através de sua faculdade um "seminário " no exterior . Aproveita com isso reunir a fina flor do que há de pior nos meios políticos e empresariais. Agora, imagimem João Plenário analisando alguns desses personagens envolvidos em falcaturas nas ações que tramitam na Suprema Tragédia Federal. É nojo, nojo mesmo.

  61. Matéria esclarecedora. Imagine se a Faculdade fosse do Sergio Moro e fossem convidados Deltan, Carlos Fernando, procuradores e réus? Seriam esquartejados em praça pública pelo próprio Gilmar, o "juiz dos juízes", mas esse tipo de investigação não interessa para Mônica Bergamo, Globonews, Carta Capital, PT, PSOL e até mesmo para senadores moralistas e para o Intercept Brasil, aí eles nem tentam invadir o Telegram, WhatsApp e divulgar prints de diálogos. É por isso que eu assino a Crusoé.

  62. A matéria é sensacional! A Crusoé e o Antagonista merecem todos os prêmios. Recomendo fortemente liberar seu acesso ao Antagonista simples para que possamos divulgá-la para quem não é assinante.

  63. No país da corrupção abençoada, tal atitude, nos causa náusea e revolta . É urgente reagir contra a “insensibilidade” dessas autoridades. A reação vira através da escolha de nossos representantes: as urnas mostrarão o caminho da liberdade ou do contínuo retrocesso.

  64. A ojeriza que o Ministro em questão ( não falo o nome me dá náusea) tem da lava jato tem explicação . #MoroPresidente2022

  65. Além de indignação e tristeza sobre essa realidade, parabenizo os jornalistas pela matéria. Não é à toa que Moro incomoda, e muito!

  66. G M é o politico mais pernicioso do Brasil, e aí, condena um juiz que faz trabalho correto como imparcial. E essa palhaçada na Europa , parece, está sendo às custas do contribuinte brasileiro, tirados de otarios? Somos merecedores dessa humilhação por não reagirmos. Mas reagir como? Decapitando uns?

  67. o ACORDÃO dos DEGENERADOS MORAIS para EVITAR o IMPEACHMENT do BOLSONARO e TIRAR LULA da CADEIA! os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  68. Vendo isso, como podemos acreditar que a Justiça possa ser honesta e justa? Os ministros do STF deveria ter dedicação exclusiva.

    1. O verdadeiro desafio regulatório e esse ministro sem vergonha, que abre a boca para falar em parcialidade.... Essa é a política podre que domina esse país.... Todos juntos a favor da corrupção e da impunidade, para manter seus próprios privilégios e a desigualdade social...

  69. Definitivamente o Brasil tem a PIOR elite do planeta terra de "esquerda" ou de "direita"...a história parece não ter soluções para essa chaga...e estamos conversados he he

  70. Denomiram de "novo cangaço" esquadrilha que fizeram assalto a bancos com grande número de participantes e grande estardalhaço. Essa turma de Gilmar Mendes é o "velho cangaço" que assaltam os cofres públicos. Perderam a cerimônia.

  71. muito estranho a "ressureição" do dr. Gilmar o que mesmo querem induzir? tirar da média o magno imperador tutor e curador desta república totalmente à deriva poderes acovardados ante a ditadura macedônica óbvia que ao povo é imposto . o Senado mais antiga casa do monstro e que poderia reagir com alguma dignidade ajoelhou-se covardemente e seu líder pasmem quer presidir a massa falida como tertius .. quem liderará nossa Termópilas que precederá a vinda do grande Dario? a meu ver .. as legiões.

  72. É de chorar, ver o desrespeito que esses senhores tratam o povo brasileiro! Essa é a nata do nosso poder dê decisão político e judiciário!! IMAGINE!! SÓ POR DEUS MESMO!!

  73. Certamente, o grande político-empresario no STF, é especialista em treinar novos exploradores de terras distantes, antigas e novas colônias.

    1. Certamente, o grande político-empresario no STF é especialista em treinar novos exploradores de terras distantes, antigas e novas colônias.

  74. Q vergonha de ser brasileiro. É usar o nosso dinheiro e chamar de palhaço. Realmente só o Moro pra enquadrar esse pessoal. Eles acham q agora é tudo deles!! Q os brasileiros acordem!! E foi esse q disse q o Moro é suspeito?!! Moro 2022 e q todos os procuradores da lava-jato entrem na política e sejam a maior bancada!! Contem comigo!!!

    1. #Moro2022 #Dallagnol2022 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 #ChegaDeCorrupção

  75. Que festa com o dinheiro público! Missão oficial: kakakaka. Tinha certeza que aquele que denunciou procuradores por receber diárias a serviço também estaria entre os passageiros do trem da alegria. Vou direto ao banheiro vomitar de tanto nojo. Como podem os portugueses comprarem os eventos do beiçola como coisa séria? Será que as piadas da burrice fazem sentido?

  76. Precisamos urgente de uma "desobediência fiscal geral" ,unida e organizada , com participação dos empresários de bem e das classes de pessoas físicas que + pagam impostos neste país. É preciso dar um basta neste estado prostituído!

  77. É uma esbórnia sem fim com dinheiro público! Bando de psicopatas se refestelando no dinheiro suado do contribuinte enquanto o povo passa fome e não tem emprego. Brasília é um grande tumor com metástases em todos os estados, estamos em estágio terminal!

  78. "O homem roubado nunca se engana." Chico Science . Nojo deste povo. Moro Presidente 2022. Cadeia para corruptos traidores da Pátria.

    1. EXATO! Será que Gilmar foi imparcial ao arquivar os processos contra Aécio, Serra, Aloysio Nunes e Temer? E sobre os conchavos feitos com o Bolsonaro para se livrar do COAF/Receita e agora vota sempre a favor do Governo nas ações que chegam no STF.

  79. É engraçado, esse vagadund00 fez um drama para tratar o Moro como parcial, mas vai brincar de empresário com investigados? HAHA. Dois pesos e duas medidas.

  80. São ironicas ou cínicas as palavras usadas- justiça-cidadania-forum-autoridades ao lado de joesley-charuto/chopp-precisa medicamentos-gilmar- salomao. não me surpreende que todos detestem MORO ...ahhh faltou ricardo barros na reuniao.

  81. E a “grande” imprensa continua muda sobre o assunto. E o grande “supremo” Supremo continua sendo endeusado por muitos em entrevistas, nas quais sempre aproveita para lançar o seu dardo de ódio e ciúme contra o Dr. Sergio Moro, homem integro e honesto e que não se mistura a esta corja de usuários do dinheiro público. Pobre Brasil!! 😢😢😢🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  82. Esse encontro é uma verdadeira Convenção da Cosa Nostra. Quando nos livraremos desse Gilmar Mendes? Quando estaremos livres desses chefes de gangues da política e do judiciário. Quanta falta de decoro.

  83. Faltou a outra turma da milícia que foi para o oriente médio vender o Brasil “desenvolvido ”, sem inflação que cumpre contrato , pós pandemia, sem “mortes”, “só 250 por dia”, levando outro filhote de miliciano agora, Flávio rachadinha mansão Bolsonaro, já “absolvido”, !!! E o povo que vire o lixo e chupe o osso , e pague a gasolina a 8, isto vai acabar !!! Brasília é Sodoma e Gomorra, e os Gados Amestrados são os responsáveis por tudo isto que está aí !!!

  84. Sendo que obrigatoriamente, nós pagamos essa orgia, auto intitulado “jurídica”, mas, nefasta e promíscua que habitam até último treponema purulento que saem das bocas e canetas desses marqueses de rabicó que charfudam e emporcalham o Brasil mundo afora. Esse é apenas o canapé da imoralidade infinita que reina no sistema judiciário Nacional. Estão tranquilos pois são intocáveis e imputáveis, mesmo dormindo promiscuamente com os réus, onde não há mais distinção de gênero, togados ou criminosos.

  85. Será que uma eventual eleição de Moro para presidente preocupa Gilmar? Acho que sim porque investigações da Receita sobre as movimentações estranhas nas contas da mulher do Min. foram para investigação na Receita, porém foram travadas por BosALnaro a pedido. Ninguém conseguiria explicar a riqueza nababesca do Juiz. E se Moro, Presidente, deixasse a investigação rolar? Certamente um dos maiores combatentes da candidatura de Moro será Gilmar.

    1. como pode ministros que resolver a vida do povo se juntar com acusados e até condenados , é por isso que esse país é maravilhoso para bandidos ! quem acredita no STF STJ é uma vergonha! Lena

  86. Gilmar Mendes é o típico político do Centrão, que por acaso é Min. do STF. Faz conchavos para se enriquecer cada vez mais e se livrar de investigações, salvando outros poderosos enroscados com a Lei. Um dos presentes diz tudo: Aécio Neves, salvo pelo Gilmar por canetada única sem sequer ler os processos. Mas para Gilmar quem não presta é Sérgio Moro. Até Lula agora é Rei para Gilmar. Será que uma eventual eleição de Moro para presidente preocupa Gilmar?

  87. Que vergonha quem deveria dar o exemplo está metido nessa corja de homens públicos, isso tem que mudar, com responsabilidade dos ministros das mais altas cortes do país, e de todos os políticos, punições exemplares.

  88. Inacreditável! Sob a liderança de Gilmar Mendes, a fina flor de Brasília, a Versailles brasileira, se esbalda em Lisboa às custas do povo brasileiro. Para não deixarem dúvidas levaram até o ministro do Tribunal de Contas da União que acusa promotores da Lava Jato de gastos indevidos para viajarem à Curitiba a trabalho... Ir para Portugal passear às custas de dinheiro público não é problema...

  89. e o verdadeiro trem da alegria tudo com dinheiro do pobre otário pagador de imposto, como que um ministro vai condenar um corrupto, pois eles são do mesmo saco!!!, se fosse 10 anos mais novo eu sumia daqui

  90. É a imagem grotesca e infame do verdadeiro tapa na cara do brasileiro honesto e trabalhador. Não há justiça divina que dê conta disso. Meu Brasil ainda permanecerá nas sombras por séculos, por causa de gente dessa laia.

  91. Os motivos óbvios porque Gilmau foi colocado no STF e faz o q faz e ataca os q combatem privilégios. É um símbolo do sistema político brasileiro. Quando Gilmau era AGU no governo FHC (colocado por este no STF) autorizou liberação de verba na AGU p q os funcionários fizessem cursos. Louvável. Desde q no IDP. uhauhahahaihahhaih. Homem probo este aí.

  92. GilMAL jamais poderia ser a mulher de César não por questões de gênero, mas porque o velhaco de toga NÃO PARECE HONESTO‼️ E ainda é descarado… É isso A DEMOCRACIA⁉️ Não, obrigado‼️

  93. Somente nomes de peso nessa lista! Não parece, exatamente, um fórum jurídico... Um povo que vive na miséria custeando as regalias dessa classe, que, na verdade, merece outra classificação.

  94. Fico feliz de ser assinante da Crusoé,jornalismo investigativo.Gilmar Mendes esse todo poderoso e políticos corruptos dá NOJO.

    1. Vai pra jovem pam. Lá eles falam o dia inteiro do teu mito corrupto e débil mental.

    1. O SAPO CURURU cobrando bondades e ainda tem mais e nós vamos pagar mais 5 anos!

    2. Que tal os brasileiros que moram em Portugal irem protestar em frente ao edifício onde se reúnem essa corja de bandidos

    3. Esse gilmau é um cancro a ser extirpado . Psicopata pelo poder e dinheiro. Mas a justiça divina o pegará ainda.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO

Notice: Undefined index: query in /var/www/crusoe/wp-content/themes/crusoe/functions.php on line 1469

Notice: Undefined index: query in /var/www/crusoe/wp-content/themes/crusoe/functions.php on line 1479

Notice: Undefined index: query in /var/www/crusoe/wp-content/themes/crusoe/functions.php on line 1469

Notice: Undefined index: query in /var/www/crusoe/wp-content/themes/crusoe/functions.php on line 1479