Adriano Machado/CrusoéLira e Ciro cochicham atrás de Bolsonaro: uma parte do Centrão já diz que tomará outro rumo na eleição

Traição de véspera

A despeito dos milhões que tem recebido do Planalto, uma parte do Centrão já diz abertamente que não vai apoiar Jair Bolsonaro em 2022. A lista de defecções pode aumentar em breve
12.11.21

Todo e qualquer presidente da República que resolve se aliar ao Centrão precisa ter em mente que os acordos com o bloco têm prazo de validade curto. Fidelidade nunca foi o forte da turma hoje comandada por Ciro Nogueira, chefe da Casa Civil de Jair Bolsonaro. O grupo mais fisiológico do Congresso é versado na prática de trocar o máximo possível de benesses por apoio ao mandatário de turno até que apareça um potencial novo parceiro que represente mais perspectiva de poder. Quando isso acontece, o Centrão não tem o menor pudor em abandonar o barco e pular em um novo. Como o bloco não é homogêneo, é claro que sempre há os que preferem, à base de emendas e cargos, remar mais tempo ao lado de quem está no poder. No caso de Jair Bolsonaro, a traição de pelo menos uma parte da tropa já é dada como certa. Integrantes do próprio Progressistas de Ciro Nogueira, do Republicanos e do PL já admitem deixar a base governista antes mesmo da definição formal das alianças para a eleição presidencial.

Anunciado nesta semana como novo destino do presidente, o PL do notório Valdemar da Costa Neto é um caso clássico dessa postura ambivalente. Mesmo à beira de carimbar a ficha de filiação de Bolsonaro, o partido que virou sinônimo de corrupção tem piscado para outros postulantes ao Palácio do Planalto. Em vários estados, já há um clima de insatisfação com o próprio Valdemar por ter aberto as portas da legenda para o presidente e seus aliados.

No Piauí, a sigla está fechada com o PT desde 2014 e não abre mão de manter a aliança em 2022. O acerto iminente com Bolsonaro no plano nacional fez com que uma parcela dos integrantes da sigla no estado ameaçasse buscar outra agremiação. Para tentar conter os insatisfeitos, Valdemar gravou um vídeo assegurando que o diretório terá liberdade para se aliar a quem bem entender. A porteira, portanto, foi escancarada para a traição a Bolsonaro. “No estado do Piauí, o PL fará a coligação que melhor lhe convier. O que queremos é que o nosso partido cresça, para que a gente possa atender os nossos correligionários com melhor estrutura”, disse o dono do PL. Uma das principais lideranças do PL no estado, o deputado federal Capitão Fábio Abreu diz que a autonomia total foi uma exigência. “Fomos bem claros ao dizer que a aliança que temos é com o PT”, afirma. Pela negociação em curso, o candidato ao governo apoiado pelo PL será Rafael Fonteles, do PT, atual secretário de Fazenda. Como compensação, o partido deve ficar com a primeira suplência na chapa de Wellington Dias, o atual governador do Piauí, que disputará o Senado. Na prática, significa que a futura legenda de Bolsonaro reforçará o palanque de Lula no estado.

Não é um caso isolado. Em Alagoas, o PL vai marchar ao lado de outro adversário figadal dos Bolsonaro: o senador emedebista Renan Calheiros. No estado, o partido já tem um acerto com o governador Renan Filho. Presidente regional do partido, Maurício Quintella, que foi ministro de Michel Temer e hoje comanda a Secretaria de Infraestrutura na gestão do filho de Renan, não esconde a oposição a Bolsonaro. Quintella defende abertamente o “Fora, Bolsonaro” e chama os apoiadores do presidente de “gado”.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéNa Bahia, o Progressistas deve fechar com Jaques Wagner (e com Lula)
Se no Piauí o PL vai de Lula e em Alagoas fará parte da aliança costurada por Renan, em São Paulo a sigla vai ajudar a robustecer a campanha ao Planalto de João Doria, se ele se sagrar vitorioso nas prévias tucanas. Depois de apoiar Bolsonaro em 2018, Doria virou um dos principais oponentes do presidente. Ainda que parte da bancada do PL paulista seja alinhada ao governo federal, uma ala importante, que inclui os caciques locais da sigla, é próxima do governador e já prometeu seguir o rumo a ser ditado por Doria.

“Todos sabem que não é uma situação cômoda para mim e, no momento oportuno, vou me pronunciar”, disse o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos, principal nome do PL amazonense, tão logo soube do acerto de Valdemar com Bolsonaro. A despeito dos problemas, a filiação do presidente ao PL, a não ser que haja um improvável – mas sempre possível – cavalo de pau do presidente, será sacramentada no dia 22 de novembro e marcará o fim de um processo que durou dois anos. Bolsonaro deixou o PSL em novembro de 2019, após entrar em conflito com o presidente da legenda, Luciano Bivar. Dias depois, anunciou que criaria seu próprio partido, a Aliança pelo Brasil. A agremiação ganhou slogan, logomarca e número de urna, mas não conseguiu o essencial, a quantidade mínima de apoiadores para ser inaugurada oficialmente – a Justiça Eleitoral exige 492 mil assinaturas para a criação de um partido, mas o Aliança tem hoje apenas 154 mil.

Diante do fracasso do projeto, Bolsonaro postergou o quanto pôde a escolha da nova casa. Nesse período, negociou sua filiação com pelo menos onze siglas, desde as nanicas até as grandes do Centrão. Até mesmo um retorno ao PSL foi cogitado. O presidente dizia publicamente que estava em busca de um “partido para chamar de seu” e pleiteava poder para indicar dirigentes regionais e montar chapas. Nenhum cacique topou entregar poder e dinheiro do fundo partidário, sobretudo em razão de seu conhecido histórico de traições. Na reta final das negociações, Bolsonaro quase se acertou com o Progressistas, o antigo PP, mas foi ameaçado de retaliação por Valdemar Costa Neto – o cacique do PL prometeu aderir à candidatura de Lula se fosse preterido. Bolsonaro se curvou à ameaça (e muitos no Progressistas respiraram aliviados). Valdemar Costa Neto está interessado na associação com o presidente não apenas para obter mais verbas e cargos nesse final de governo, mas para tentar aumentar o numero de deputados estaduais e federais do PL, assim como o de senadores. O cálculo do cacique é que o presidente da República ainda gozará de um eleitorado fiel suficientemente grande para impulsionar candidaturas no Legislativo. Ele espera, inclusive, que boa parte dos bolsonaristas alojados no PSL — que se fundiu ao DEM para formar a União Brasil –, migre para o seu partido.

O constrangimento com a escolha pelo PL ficou patente: Carlos Bolsonaro, o filho 02 do presidente, apagou um tuíte antigo que liga Valdemar ao recebimento de propina. Como prints são eternos, não demorou para que uma postagem de 2018 em que o próprio Jair Bolsonaro chamava o presidente do PL de “corrupto e condenado” também fosse recuperada. Agora, o discurso mudou. “Se tirar o Centrão, para onde eu vou? Vou conversar com PSOL e PCdoB?”, questionou Bolsonaro, tentando emplacar a falsa tese de que não teve escolha a não ser ceder à velha política.

Sérgio Lima/FolhapressSérgio Lima/FolhapressValdemar, o mensaleiro: Bolsonaro não é unanimidade no PL
Em abril, quando a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, do PL, tomou posse em uma cerimônia fechada, a Secretaria de Comunicação da Presidência cortou Valdemar Costa Neto das fotos divulgadas ao público. Na campanha, entretanto, Bolsonaro não poderá ocultar do eleitorado a presença do mensaleiro em seu palanque. Do mesmo modo que não poderá esconder a presença de outros personagens do Centrão envolvidos em escândalos, como o próprio ministro Ciro Nogueira.

Para além do ônus de aparecer na eleição lado a lado com acusados de corrupção, a aliança com o partido de Ciro também embute o risco de defecções nos estados. Embora na mesa de negociações esteja a possibilidade de a sigla indicar o candidato a vice da chapa de Bolsonaro, uma expressiva parcela dos correligionários do atual chefe da Casa Civil prefere manter distância do presidente, seja para não ser contaminada pela sua crescente desaprovação, seja para manter arranjos regionais já consolidados.

Na Bahia, o diretório local do Progressistas já avisou que, independentemente da decisão nacional, irá manter a aliança com o PT. Lá, o vice-governador João Leão, colega de partido de Ciro, foi eleito na chapa do petista Rui Costa. A sigla, agora, trabalha para indicar um candidato ao Senado na chapa de Jaques Wagner para o governo. “Defendo que o partido mantenha a postura atual, de garantir liberdade para a formação dos palanques estaduais”, afirma o deputado federal Cláudio Cajado, do Progressistas baiano. O diretório estadual de Pernambuco também prefere dividir palanque com Lula. E não é algo que será feito pelas costas de Ciro: o presidente do partido no estado, o deputado Dudu da Fonte, tem força dentro da legenda e interlocução suficiente com o ministro para fazer valer a decisão.

Em Pernambuco, aliás, se desenrola uma situação inusitada e, ao mesmo tempo, constrangedora para Bolsonaro: dois nomes de partidos do Centrão brigam para ser o “senador de Lula” na disputa do ano que vem. Além do próprio Dudu da Fonte, do Progressistas, o deputado federal Silvio Costa Filho, do Republicanos, apoia o petista e cogita pleitear a vaga na chapa liderada pelos petistas.

STFSTFA ministra Rosa Weber, do STF: trava no orçamento paralelo atrapalha a estratégia fisiológica do governo
No caso do Republicanos, nacionalmente o partido comandado por Marcos Pereira está oficialmente no governo, mas mantém uma distância regulamentar do presidente. À diferença de Ciro Nogueira, Pereira nunca quis assumir um ministério e preferiu manter a imagem de neutralidade. Dentro da sigla, há quem também defenda uma aliança com Lula. O líder do partido na Câmara, Hugo Motta, da Paraíba, nutre simpatia histórica pelo PT, assim como o comando do diretório no Maranhão, que já foi associado ao governador Flávio Dino, do PCdoB. A seção de Minas Gerais sonha com a candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, agora pré-candidato pelo PSD, e lideranças do Rio Grande do Sul estimulam uma candidatura de terceira via.

Se o clima de traição já estava no ar, a decisão do Supremo Tribunal Federal de suspender por 8 votos a 2 a execução das bilionárias emendas do chamado orçamento paralelo deixou o governo ainda menos atrativo para o Centrão. O julgamento foi concluído na quarta-feira, 10. Além da suspensão do pagamento, a maioria dos integrantes da corte acompanhou a ministra Rosa Weber, relatora do caso, para exigir que se dê publicidade às informações sobre o destino das verbas. Do total de 16,8 bilhões de reais reservados para as emendas de relator, que vêm abastecendo a farra, 9,3 bilhões já haviam sido comprometidos com projetos apadrinhados pelos parlamentares aliados ao governo. O veredicto do Supremo congelou os 7,5 bilhões restantes, um caminhão de dinheiro que iria contemplar, em especial, os parceiros do Centrão.

A fragilidade da coalizão que sustenta Bolsonaro ficou mais do que clara durante a votação da emenda que permite ao governo furar o teto de gastos e dar um calote nos portadores de precatórios – tudo para possibilitar o pagamento do Auxílio Brasil, o Bolsa Família turbinado que Bolsonaro pretende usar como chamariz de votos em sua campanha à reeleição. A aprovação da PEC em segundo turno na terça-feira, 9, só foi possível depois que o presidente da Câmara, Arthur Lira, em sintonia total com os anseios eleitoreiros do Planalto, fez o diabo: prometeu cortar o ponto de parlamentares faltosos e ameaçou não pagar as emendas já negociadas em votações anteriores, além de condicionar a liberação de novos recursos ao “sim” no painel eletrônico. Com a suspensão das emendas de relator pelo STF, a tendência é que o acesso aos cofres públicos – que é o que verdadeiramente interessa ao Centrão – fique mais difícil. Assim, a disposição do bloco fisiológico para trair o governo poderá ficar ainda maior.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Boa noite a todos os competentes jornalistas da revista CRUSOÉ... Grande matéria sobre a realidade política atual, concordo plenamente com essa matéria... Bolsonaro, vai ficar isolado tecnicamente em relação a apoio político, os partidos do centrão tem essa característica, apoiam, depois abando o barco, e com o BOLSONARO não será diferente... Obrigado e parabéns ... Francisco Monteiro.

  2. Bolsonaro nao podera alegar que foi traido, ele sabia perfeitamente que estava se casando com a maior prostituta politica que se chama centrao ladrao Ciro Nogueira Lira e que na hora de gozar, tomaria um pe na bunda. Mas ele merece pois tambem faltou com a verdade para com o povo brasileiro pra salvar a familicia, tendo inclusive assumido isto com palavras textuais dele Bolsonaro de que nao iria deixar apurar os mal feitos do 01 pra fuder com a familia dele toda. Este TODA incluiria Bolsonaro .

    1. Pelo contrário, os acontecimentos da semana passada, com o adiamento da filiação do Bolsonaro, reforçam as informações trazidas pela matéria.

  3. Eu cheguei a pensar que nos brasileiros já tivéssemos aprendido com nossos erros eleitorais, mas vejo que não, escolher entre lula e Bolsonaro outra vez é demais. Merecemos tudo de ruim que passamos.

  4. Nessa zona que virou a negociação política, suja, com distribuição escusa de recursos públicos, a ministra Rosa Weber deu um facho de luz na escuridão dessa malversação das verbas. Ainda bem que foi seguida pela maioria da Corte. Parabéns ministra!

  5. Nao fui ingenuo quando escolhi Bolsonaro para ser Presidente pois, jamais votaria nest projeto criminoso de poder que Luladrao e seus asseclas representam, contudo esperava algo menos ruim, apenas, junto com outros milhoes de esperancosos optamos por alguem nem tao complicado, de sorte que nao podemos errar de novo, estou decidido pelo Presidente Sergio Moro em 2022.

    1. Sim....Moro parece ser a melhor opção para 2022.

    1. Moro sim mais o povo tem q garantir estar. com o governo. Não podemos aceitar eleger e ficar olhando.Necessario se faz lutar por um pais mais justo sem corrupção. Aliás isso é o mais dificil pois com poucas exceções os parlamentares trabalham para o sucesso da corrupção

  6. Nossaaaa!!!!..... O festival nacional do canibalismo mútuo da subespécie já começou antes mesmo de todos adentrarem o recinto comum!!! Que maaaraviiiiilha!!! Que se devorem mutuamente o quanto antes, assim teremos um pouco menos de trabalho na radical faxina das urnas que faremos para 2022!!!

  7. Bolsonaro assumiu ser centrao ladrao desde pequenininho, mas sabe que sera traido pelos seus colegas do centrao traidor da patria e do povo brasileiro, so estou esperando pra ver o choro quando estes vagabundos apearem da canoa furada, mas com os sacos de dinheiro das emendas parlamentares para obras super faturadas e notas fiscais frias. Centrao e Bozo se merecem. Venha Presidente MORO, o povo na sua maioria vai abraca-lo e apoia-lo, nao vai aceitar este tapa na cara desta turma.

  8. A cada eleição a situação do Brasil só piora com os candidatos que se apresentam, e o povo vota naquele que lhes der desde um saco de cimento, até uma dentadura. Pobre país!

  9. As traiçoes entre as diversas quadrilhas é algo de se esperar em ambiente tão tóxico. O Pangaré Sociopata merece todas as traições por ser ele um grande traidor.

  10. Lendo essa reportagem fica até com medo de 2022 o PL aumentando o número de deputados e senadores e PT t articulando para esse aumento também.

  11. O nível moral dos nossos políticos nunca esteve tão rasteiro. Acredito que com a entrada de Moro, outros homens sérios e competentes criem coragem e entrem na política para iniciar uma transformação que será lenta e dolorosa mas exitosa a longo prazo.

  12. Nojo desses corruptos que só pensam em enriquecimento! O povo que se dane! Usam a política em seu próprio benefício!

  13. Presenciamos um quadro moral desolador. A visão é de desmonte, destruição da relação mínima que deveria ser preservada entre os políticos brasileiros. Vivemos o caos. Lamentável!!!

    1. Não acho lamentável , de jeito nenhum!!! Acho é pouco. Devorem-se a si, cobras venenosas. Sumam.

  14. O CENTRÃO, corrupto e fisiológico serve a qualquer Senhor. Sabedores disso, Lula e Bolsonaro, desesperadamente, disputam a compra do apoio dessa malta.

  15. Se é verdade que todo povo tem o governo que merece, a única saída é começar pela mudança da mentalidade popular, aparentemente compatível com essa gangue de políticos, salvo raras exceções ...

    1. Concordo plenamente. A constituição deveria ser ensinada nas escolas desde cedo. Já seria um começo.

  16. Reportagem muito boa, cara Helena. Parabéns! Pena o conteúdo trazer a prejudicial promiscuidade do poder — que horroriza e desanima todos nós.

    1. concordo. exatamente. esses tipos não são homens. são vorazes ratos. aliás os ratos ñ merecem meu comentário.

  17. JAIR MELHOR SE ACOSTUMANDO COM AS TRAIÇÕES. NÃO SERÁ REELEITO. A MAIORIA DOS NOMES CITADOS ACIMA SÃO DE INVESTIGADOS CRIMINALMENTE. NOSSO CONGRESSO NACIONAL ESTÁ PODRE E FEDENDO.

  18. Pra mim o governo do Bolsomiliciano já está mais corrupto que do Luladrão . O gado bolsonarista já não consegue esconder os escândalos de corrupção do seu Minto....

    1. Há corrupção, sim, neste governo vergonhoso, mas ainda não superou a do PT. É preciso um tanto mais de tempo. Daí… salve-se quem puder. Que desânimo!

  19. Futuro tenebroso para o Brasil está bem próximo. Nem Moro nem Jesus Cristo darão jeito nisso, a bandidagem, as milícias e outras facções tomaram conta do poder. Só uma guerra interna, promovida pelo povo, já que as forças armadas não prestam para nada, poderá modificar essa situação.

  20. Isso não é uma coalizão baseada em princípios e objetivos. E’ um saco de gatos … ou de ratos. Moro22 e Lava jato na ativa pra colocar tds os bandidos na cadeia como JB prometeu mas não cumpriu. Nos traiu.

  21. Qual o comprometimento vai ter uma pessoa de caráter em um aperto de mão entre o Bozobosta x Valdemar de Costa , só pode dar “Merda “, ainda o Ciro Nojeira na espreita esperando a hora de dar o bote , nisto tudo fica o povo se arrebentando com as merdas de Ministros capachos incopetentes nomeados por ladroes, com ordem para Roubar quanto mais,e a ordem é deixar o Bozo sangrar até a eleição, para pular do barco , e deixar o jumento e familicia sem saida até junho/22!!!

  22. o PL. "Pelados e Largados" é isso mesmo pode-se dizer um partido de sobrevivência. como não tem plano nenhum segue o caminho do oportunismo sempre. agirá Bia, Carla, Flávio, e todos os deputados anto corrupção comendo na mão do Waldemar , (o nome dele é Waldemar gente boa.....) isso sim é ser político de princípios. sejam felizes até que a morte os separa.....se merecem....

  23. Bolsonaro traiu todos os eleitores que nele confiaram sobretudo a lava jato pra livrar a cara do 01, entao o que plantou vai colher 100x mais. O centrao ladrao vai dar a ele o troco com os devidos juros de cheque especial que ele merece. Chupa Bolsonaro, que e de uva.

  24. Bolsonaro não aprendeu nada em 30 anos de vida pública … se aliou com os piores sem respeito nenhum as promessas de campanha e as pessoas que confiaram. Não acredito em sua sobrevivência política em 2022. Está morto, só falta ser esquecido!!! E o pior que ele ressuscitou o Lula, o pior feito.

  25. Da mesma forma, que ele traiu Gustavo Bebianno e seus eleitores, ele será traído por muitos e acho pouco, pois ele foi falso, desleal e infiel com todos que depositaram confiança nele. Merece colher o dobro do que plantou.

    1. Sequer mandou condolências para a família de Bebianno….!! Ali já demonstrou que não tinha empatia alguma com ninguém … !! depois ficou evidente sua insensibilidade com a mortandade da Pandemia de Covid e sua personalidade egocêntrica … !! Já vai tarde e será lembrado como um presidente incompetente e falastrão que nunca governou o país … !! no fundo é um torturado que sequer curtiu ser presidente…. !!

  26. Não se pode falar em traidores, traídos e Trairas, sem colocar Jair Bolsonaro no topo da pirâmide: mentiu, enganou e traiu 57 milhões de brasileiros que o elegeram… ainda que uma parte desse eleitorado, chamado de GADO, ainda lhe seja fiel!!!

  27. Pqp. Valdemar e Bizo. Em 2018 ninguém acreditava nisso. No mais, não votamos nesse imbecil, mas contra o PT. Hoje, bolsonaro está fora, o ladrão Lula está fora. Devemos também jogar no lixo os filhos de ambos. Todos filhotes , mas já ladrões experientes.

  28. E ainda alegam que o traíra é o Moro… Bolsonaro será traído por gente que esteve ao lado dele no Congresso e vai pular fora do navio na hora certa. Bem feito! Porque, na verdade, o maior traíra é Bolsonaro! Traiu os seus eleitores desde o primeiro dia depois da posse. O governo Bolsonaro é a imagem da traição e do estelionato eleitoral!

  29. Tem gente que ama ser traido, teve 2 chifres mas nao aprendeu. Agora sera ornamentado por um numero muito maior atraves do centrao.

    1. Perdão, mais uma vez. A palavra está correta. Eu é que não conhecia.

  30. pagando muito mais e Moro, de eleito, transformará tal auxílio em política de estado com percentual fixo do PIB para bancá-lo. Enfim, como já aconteceu com Dilma, o Centrão abandonará Bolsonaro já no 1o. Turno das eleições ao comprovar que não tem chances de se reeleger. É lamentável que os erros de Bolsonaro tenha deveras aumentado as chances da eleição de Lula. Se fosse mais inteligente sequer seria candidato a presidente e sim ao Senado, liberando seus adeptos anti-Lula para votarem em Moro.

  31. Na verdade, Bolsonaro (em quem votei e outros milhões falta de opção ao PT), colocou tudo a perder e decepcionou geral com seu radicalismo barulhento que detonou sua imagem interna e externamente. Tudo que faz é no improviso e no erro: foi assim com as vacinas não compradas ainda em 2020; foi assim com a destruidora política ambiental; foi assim com a pauta de armas; foi assim com a extinção do bolsa família que reverterá no povão contra ele, pois Lula vai prometer sua volta e pagando muito

    1. Exatamente. Ele é intelectualmente limitado (expressão educada para BURRO). Também votei nele para não ter o PT de volta. Mais um a jogar no lixo a oportunidade de se mudar este país. Ficaremos novamente sob a OrCrim do PT, apoiada pela outra OrCrim Centrão e pelo silêncio do STF. Formarão um cartel com o PCC: PtCCentrão. Os pobres eleitores pobres deste país não estão nem aí com quem lhes rouba. nos governos...eles querem comida na mesa. O resto que se foda (desculpem o termo).

    2. Coitada, o Tico e Teco brigaram. Vacina comprada final setembro, centrão em todos governos, Amazônia normal ou prefere a esquerda MALDITA. Imprensa e lacradores de parabéns.

  32. Ele é tal qual os seus aliados, portanto sabe aonde esta se metendo, este País é uma republica bananeira com certeza!!! Portanto salve-se quem puder!!!

  33. Nas democracias o centro sempre detém um grande poder. Na cibernética social é conhecido como oscilante pragmático e decide eleição para onde pender. Acho que o centro já percebeu que Bolsonaro está afundando e se mostra aberto a outros candidatos para a próxima eleição.

  34. RANDOLFE RODRIGUES e EDUARDO LEITE! Isso sim é terceira via que vinga! Moro esquenta a corrida, mas não vinga. O brasileiro de baixa renda não vota nele, nem o rico corrupto. Lutem por uma união como acima!

    1. tai gostei a Greta com TPM crônica e a Madalena arrependida depois de se eleger nas costas do Bolzo explodindo testosterona .. energia atômica pode resolver esta bagunça.

  35. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣Merecido ,é um lamaçal de m................... AMEI MORO22

  36. É o mais absoluto fundo do poço pra Bolsonaro: filiar-se a um partido comandado por um condenado da Justiça, que só está solto graças a conchavos com o PT, a quem deve esse favor e vai retribuir com alianças em vários Estados, mostrando que a única ideologia válida é a da politicagem! E ainda tem cego de pai, mãe e tataravô pra apoiar, defender e votar nessa criatura abjeta... Esse povo não tem salvação mesmo...

    1. Fundo do posso para o país, Suzane. O capetão está agora no seu habitat natural, de onde ele só saiu por um instante para ludibriar o povo. Pior ainda, ressuscitou outro demônio para acabar de vez com a esperança desse país sair desse inferno que se encontra.

  37. Bolsonaro, a Bruna Surfistinha do Centrão, deixou muito tarado por dinheiro público, na mão. 2+2 são 4, depois de ficar de quatro, vai virar pato. 🦆🦆, 2 patos, chafurdados  na lagoa de merda da corrupção, não pode voar, tão pouco nadar, MAIS SÓ UM PATO MORRERÁ DE FATO. O pato mai burro servirá de barco, para o pato mensaleiro se desvencilhar do atoleiro. 🦆🦆. Um morre, outro chega à margem, mas a corrupção agora é uma miragem, já que Moro foi eleito, ACABOU A MALANDRAGEM.

  38. Depois de 28 anos no congresso, Bolsonaro se associa aos iguais é espera não ser traído? Parece que não aprendeu nada em sua vida pública.

    1. Paulo, não perde teu tempo com o gado. A única coisa a se fazer é ignorá-los.

    2. Carluxo, seu pai ajudou o ex-presidiário Lula, veja as decisões do Kássio no STF. Bolsonaro tem um market share de 30% na Suprema Corte. Como a Carmen Lúcia, por vezes é uma espécie de secretária do GM, no caso do Lula na 2a turma, ele tinha 60% de participação de mercado. Porém o corrupto Lula venceu por 3 a 2. Interessante não? Moro Presidente 🇧🇷

    3. Juíz que Não conseguiu nem sustentar a prisão do maior corruPTo do Brasil e quer ser presidente 😄🤣😆😂😁🐁🐁🐁🐁🐁

    4. Carluxo, como deve ser duro ser um imbecil, não conseguindo fazer uma cadeia de pensamento dedutivo. Sério que vc e o seu pai, achavam que teriam chances com a molecagem de sempre. Gay, calcinha apertada, Traíra...bla bla bla bla bla bla ba. São mais de 610 mil mortos. Uma crise econômica sem precedentes. Um governo incompetente. O humor do Brasil mudou. São poucos malucos dispostos a bater palma para outros malucos. QUEREMOS SOLUÇÕES. QUEREMOS TRABALHO. Moro Presidente 🇧🇷

  39. Quando digo que bolsonaro não passa do 1º turno .... Dias destes um renomado comentarista político fazendo comentários na linha desta matéria , escapou :” os oportunistas de plantão sabem que com Moro não teriam chance de negociatas , portanto Bolsonaro derretendo a tendência é apoiar Lula!!! NUNCA ! Pelo contrário . Desta dupla todos querem distância . Chance enorme da 3ª Via , que eu sempre nomeei como” Única Via” Moro dispara entre os presenciáveis. À conferir .

  40. BOLSONARO: os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  41. Blá,blá,blá q novidade!? Todo e qualquer com mais de um neurônio sabe disso! E assim na vida real seus manés! o ser vivo só olha pro seu umbigo! Tem assunto mais importante não?

    1. Carluxo, nem todo mundo coloca os seus interesses acima da sua alma, só os cretinos. Moro não aceitou às investidas do seu pai, condição negociada pela Zambelli, que o levaria para o STF. Moro Presidente 🇧🇷

  42. ART 142 DA CF JÁ ..... com uma guerra revolucionária suja em curso pregada publicamente pelo criminoso ZéDirceu a anarco-clepto-quadrilha e tentáculos já tutela o país pela magnitude de um imperador inquestionável temido pelo terror de mais de 150 processos contra membros do legislativo hoje um poder menor a engolir o bolo amargo que lhe enfiam como querem .. a urna é uma mas não a forma de chegada ao poder isto está claríssimo .. minha dúvida . a nação irá ao matadouro como silentes bois?

    1. quadrilha manda sim PAULO tanto que você capacho cúmplice do ladrão assassino se traveste de Moro numa estratégia ridícula cínica covarde que mostra bem o canalha que é .. todos já manjaram a sua mariposa de armário.

    2. Chiquinho, quadrilha poderosa manda...? Minha quadrilha sou eu e o meu dedinho. Deixa de ser dramático, seu frouxo. Nessa nossa história, o corajoso sou eu. Pois já que vc atribui um poder ao meu dedinho, vou fazer igual à personagem do Marcos Palmeira no filme O Homem que Desafiou o Diabo, vou enfiar meu dedo no rabo do Bolsonaro. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Moro Presidente 🇧🇷

    3. PAULO a diferença entre nós é que falo a sério e tenho coragem de atacar a doença que mata a nação com a verdade e sem medo mas sei dos riscos .. já você de forma covarde e rabo arriado bate em quem sua quadrilha poderosa manda . luto e se preciso morro mas jamais em favor de ladrões assassinos do povo como você . sou um guerreiro .. você é lixo.

    4. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 BOA PAULO! ZECA PAGODINHO JÁ DIZIA" Chico não vai na curimba Chico não quer curimbar Bebeu água de muringa Dormiu no pé do gongá Hoje não faz mais mandinga Não que saracutear Chico não acende vela Nem manda flores pro seu Orixá" NOSSO CEARÁ TERRA DO GRANDE ESCRITOR DA LITERATURA BRASILEIRA JOSÉ DE ALENCAR NÃO MERECE ESTE GADO IMBECIL QUE HOJE VENERA UM ASNO SOCIOPATA. É UMA IRONIA SEM TAMANHO 🙈🙈🙈🤣🤣🤣🤣

    5. Chiquinho, o Senhor da Guerra. Lembre-se Chiquinho, "o senhor da guerra não gosta de crianças." Fique tranquilo aí no Cariri, o Zé Dirceu não vai voltar ao poder, pois nós lutaremos para levar o Moro para o 2° turno, e com isso venceremos o MAIOR CORRUPTO DO BRASIL, Lula. Moro Presidente 🇧🇷

  43. Com a entrada de Moro na corrida eleitoral, se levando em conta as rejeições do ex-presidente Lula e do presidente Bolsonaro, e as respectivas intenções de votos dos três... Ficaremos com um espectro em torno de 30% para cada... Vai ser no photochart! A campanha de 2022, será boa de assistir!

  44. A população precisa parar de votar nos deputados e senadores que estão há dezenas de anos no poder e em seus filhos também

    1. HO, ótima corruptela, para rimar com o seu CADELA. Moro Presidente 🇧🇷

  45. É de se admirar este Waldemar! Como Corrupto condenado no mensalão o cara renasce! Como se fosse o cara mais honesto do planeta e atraindo aqueles picaretas de sempre.

  46. "O homem roubado nunca se engana." Chico Science - Da lama ao caos. Só o Dr. Sérgio Moro e os meninos da Lava Jato podem nos salvar. Tá tudo dominado. Enquanto houver corrupção haverá miséria. Moro Presidente 2022. Minas Gerais.

    1. perfeito, temos que eleger o Moro e votar em gente nova com currículo para o senado e Câmara

    1. Quem defende o traíra são vocês, pois o único traidor nessa história toda é Bolsonaro!

    2. Paulo, a verdade por vezes dói como um parto. Moro Presidente 🇧🇷

  47. Todos planejando com quem é mais vantajoso formar quadrilha para sangrar os cofres públicos e a nós contribuintes. Os não políticos que orbitam estas figuras também têm interesse na manutenção dessa estrutura de saque aos cofres públicos, pois também se beneficiam do resultado do assalto. Falta dinheiro pra tudo, menos pra eles. Os eleitores, destinatários finais dos serviços, embora mais numerosos, parecem gado a caminho do abatedouro, percebe que algo ruim vai/está acontecendo e não reage.

  48. O problema no Brasil , não é os ladroes e vagabundos políticos e sim pessoas que dizem “dos piores o melhor”, aí tu vê que para certo brasileiros este Miliciano e o lulaladrao são a régua, que tem a medida “Moral” certa de Família, Religião e honestidade, para comandar o país!!!Por isto este país nunca deu certo !!!

  49. Estou com Bolsonaro onde for 💪🏼💪🏼 Dos piores o melhor E o que temos pra hoje Não voto em partido Sou a favor de candidatos não de partido Oque derrete a política e partido ter dono

    1. Carluxo, a questão é que nenhum eleitor sensato é enganado duas vezes. Vc é filho do Bolsonaro parasita, sendo juntamente com todos os seus familiares, também parasita. Vc obviamente vai votar no seu pai, assim como outros otários. Porém a quantidade de otários é insuficiente para eleger o seu pai. Moro Presidente 🇧🇷

  50. Sem o menor pejo essa gente interfere criminosamente nos destinos do país ,de cada um de nós. E nenhum de nós reage , o que é isso?!

  51. Gostemos ou não sabemos da existência mundo afora de prostítulos e casas de swing onde a participação é voluntária, muito diferente desse promíscuo “p.u.t.eiro” político Nacional (perdão pelo termo) onde nós protagonizamos involuntariamente, DOIS papéis obsenamente promíscuos, 1°Obrigatoriamente financiamos a farra, se não tivermos dinheiro, pagaremos a prazo, leia-se fura-teto, mesmo deixando “nossas famílias”, o povo, na fome e miséria. 2° Somos violentados fisicamente e moralmente. #MORO22

  52. O brasileiro precisa aprender que a eleição mais importantes é para o Congresso(Câmara e Senado). São os deputados e senadores que fazem as leis e, portanto, mandam no país.Entra eleição, sai eleição e a maioria do Congresso é composta de bandidos. O executivo tem pouca autonomia

    1. Carluxo, malandragem para cima de mim? O Executivo não pode tudo, mas tem muito poder. Seu pai virou a Bruna Surfistinha do Centrão. Começou dando, agora está distribuindo seu rabo para os tarados em dinheiro público e adeptos da corrupção. Moro Presidente 🇧🇷

    2. "O brasileiro" é um povo d 220.000.000 de alfabetizados funcionais que há décadas é educado na escola pública pra ser um povo ignorante que vota em mitos ou salvadores da pátria.Enquanto a educação não mudar o povo seguirá votando nessas quadrilhas. O povo brasileiro tem acesso a informação e agora mais do que nunca, mas não sabe o que lê, não consegue discernir, entender, interpretar, analisar,perceber e acaba votando sempre no pior candidato .

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO