Alan Santos/PRBolsonaro com policiais: ele alimenta o fantasma de golpe com ajuda de apoiadores armados

O golpe do Sete

O presidente da República insufla o ato golpista do Dia da Independência e mantém, assim, sua estratégia de pressionar as instituições. A ofensa à democracia já está mais do que exposta
03.09.21

Não é surpresa para mais ninguém que o Sete de Setembro bolsonarista será marcado por protestos de natureza golpista e pela defesa de bandeiras autoritárias. Nos últimos dias, movimentos em favor de Jair Bolsonaro, estimulados por uma série de declarações públicas do próprio presidente, atuaram para levar às ruas o maior número possível de pessoas no feriado da Independência. Nos manuais produzidos para embalar a preparação dos ativistas são indicadas as pautas antidemocráticas mais do que conhecidas do bolsonarismo, como a defesa do fechamento do Supremo Tribunal Federal e questionamentos sobre a higidez do sistema eleitoral. Diante das convocações do presidente e de seus apoiadores, a expectativa é a de que as manifestações sejam mais robustas do que outras. Há dúvidas quanto ao discurso que será entoado pelo próprio presidente. Entre auxiliares no Palácio do Planalto, há o temor de que os pronunciamentos de Bolsonaro – previstos para acontecer primeiro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e depois na Avenida Paulista, em São Paulo – extrapolem o tom. Até por isso, alguns ministros têm atuado para convencê-lo da importância de fazer um discurso, digamos, mais suave.

Nada indica, porém, que o presidente moderará o tom, embora ele esteja premido por uma série de investigações que o colocam sob risco. Às voltas com uma profusão de crises que ele mesmo provocou e com sua popularidade derretendo, Bolsonaro quer aproveitar a data para tentar demonstrar força e manter o ambiente de enfrentamento institucional, deixando no ar a ameaça de golpe. Embora a ruptura não tenha o apoio da maioria da sociedade, a estratégica e calculada retórica golpista é a principal alternativa encontrada por ele para manter mobilizadas sua franja mais radical de apoiadores, praticamente a única que ainda o apoia incondicionalmente, apesar do desastre que virou o governo. Factoide, como já publicamos.

São vários os sinais de deterioração. Para além da crise sanitária, das conhecidas turbulências políticas e das investigações da CPI da Covid, que alcançam pessoalmente o presidente e seus filhos, há o risco de Bolsonaro reviver os piores momentos dos governos de PT e PSDB, com um possível colapso econômico e um cada vez mais provável apagão energético. Acuado, o presidente elevou o tom nas últimas semanas. Começou com as ameaças de que as eleições de 2022 só seriam realizadas caso fosse aprovado o voto impresso, uma proposta que acabou derrotada na Câmara. Em seguida, caprichou nas declarações que sugeriam riscos de ruptura institucional e insinuou atuar fora das quatro linhas da Constituição. A tensão aumentou quando Bolsonaro anunciou que entraria com pedidos de impeachment dos ministros do STF Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, que também preside TSE. O pedido contra Moraes foi protocolado e logo depois arquivado no Senado. O de Barroso não chegou a ser formalizado.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéA Esplanada dos Ministérios foi decorada para o feriado: o desfile tradicional foi cancelado, mas os bolsonaristas prometem algo maior
Como o STF reagiu para além das notas de repúdio, os idealizadores do Sete de Setembro tentaram passar um verniz democrático sobre a “causa” dos protestos. A defesa do golpe e as pautas autoritárias saíram de cena e deram lugar às convocações em nome da “liberdade”“Nesta terça, 7 de setembro, todo o Brasil sairá às ruas para lutar por liberdade. Sempre ao lado da Constituição e da democracia”, escreveu no Twitter o filho 03 do presidente, Eduardo Bolsonaro. A nova falácia bolsonarista não durou horas.

Incorrigível, o próprio presidente não segurou a língua. Dias depois de dizer que enxerga três alternativas para o futuro – “estar preso, ser morto ou a vitória” – e falar que a manifestação será uma “oportunidade para o povo brasileiro”, Bolsonaro afirmou durante um evento no Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 1º, que, “para se ter paz, é preciso se preparar para a guerra”. O recado foi interpretado pela militância exatamente como fora transmitido pelo presidente. A “guerra”, no caso, é contra as instituições, o STF, a imprensa e todos que eventualmente se coloquem contra a sua reeleição ou a favor de sua deposição do poder antes das eleições.

Para engrossar os atos, Bolsonaro conta com o apoio de uma de suas principais bases de sustentação hoje, os policiais militares. No início da semana, a Associação de Cabos da Polícia Militar de São Paulo, uma das maiores do país, divulgou uma nota em que defende a participação de militares e de seus familiares na manifestação, algo que vem sendo questionado pelas promotorias estaduais do Ministério Público. O envolvimento dos PMs com as bandeiras erguidas por Bolsonaro é crescente. Um estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou que a adesão de policiais a grupos bolsonaristas radicais nas redes sociais aumentou neste ano em relação a 2020. Entre janeiro e agosto, quase metade (48%) dos policiais militares brasileiros da ativa ou da reserva com perfis abertos em redes sociais interagiu com páginas de conteúdo bolsonarista – um aumento de 10 pontos percentuais em comparação com o ano passado.

Esse é o caso do sargento da PM do Rio de Janeiro Eduardo da Silva Marques Junior, que exibiu para os seus 162 mil seguidores no Facebook uma imagem em que aparece ao lado do presidente. “Soldados do Povo! Guerreiros por Natureza! 7 de Setembro será um grande dia! Milhões de cidadãos de bem de todas”, escreveu. O integrante da reserva do Corpo de Bombeiros do Ceará Davi Azim foi além: pregou a invasão do STF e do Congresso Nacional no dia 7. A Crusoé, Azim defendeu que as Forças Armadas deponham os onze ministros do STF. Ele diz que vai se dirigir a Brasília na próxima terça-feira para atuar como “comandante dos bolsonaristas”.

Luiz Silveira/Agência CNJLuiz Silveira/Agência CNJFux: “Liberdade de expressão não abrange violência e ameaça”
Dentro do possível, os órgãos de segurança tentam se preparar para conter eventuais arroubos. A Polícia Federal, por exemplo, tem monitorado desde o início da semana grupos e lideranças bolsonaristas que pregam o caos e defendem, por exemplo, a invasão do Congresso. Também são acompanhados de perto supostos líderes de caminhoneiros que têm espalhado medo entre a população e prometido o fechamento de rodovias. No Sete de Setembro, a ideia é que agentes atuem infiltrados entre os militantes. “Temos um pessoal acompanhando qual é o discurso e quem são os líderes. Isso é para efeito de inteligência e recolhimento de dados. Vai ser um teste para 2022”, disse a Crusoé uma fonte da PF.

Em São Paulo, contrariando o governador João Doria, uma liminar garantiu a movimentos de oposição ao governo a realização de uma manifestação no Vale do Anhangabaú, no centro da cidade, no Dia da Independência. O PT, para variar, se apropriou do ato e chegou a cogitar a presença de Lula. O entorno do petista, no entanto, não recomendou a participação e seu comparecimento é improvável. A despeito da separação geográfica, já que a manifestação pró-Bolsonaro será na Avenida Paulista, há risco de embates em estações de metrô e em locais definidos como ponto de encontro. Em Brasília, o temor é com a Praça dos Três Poderes, onde ficam situados o Congresso e o Supremo, alvos constantes da ira bolsonarista. O governo do Distrito Federal anunciou reforço no esquema de segurança. A ideia é adotar o mesmo plano usado em posses presidenciais, com a presença de um efetivo de mais de 5 mil policiais.

Para jogar água na fervura das manifestações, o presidente do Supremo, Luiz Fux, aproveitou a abertura da sessão desta quinta-feira, 2, para afirmar que a “liberdade de expressão não abrange violência e ameaça”“O patrimônio coletivo, a nossa democracia, desperta um senso de responsabilidade de todos os brasileiros, que devem reafirmá-la em todos os momentos”, disse. O desenrolar do Sete de Setembro, no entanto, segue incerto, porque quem mais deveria ter noção de responsabilidade, o presidente da República, é quem mais parece gostar de agir no limite da irresponsabilidade.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. No mais, conversamos conversa de adulto qdo vc entender DE VERDADE O QUE SIGNIFICA DEMOCRACIA, quando entender q não temos democracia DE VERDADE, entender que temos um simulacro tosco, mambembe e disfuncional. Enfim, quando entender A DEMOCRACIA AMERICANA e porque lá é democracia de verdade e aqui não, conversaremos... até lá continue tentando salvar sua democracia imaginária, criança...

  2. Bolso é tosco e foi mais patético do que o de costume nesses últimos 3 dias. MAS nem ele nem os manifestantes PEDIRAM FECHAMENTO DO STF (como se pedir impeachment do Bolso fosse pedir para acabar com eleição para presidente ou fechar o executivo). Isto É MENTIRA de vcs: pincelar um ou outro radical é mais desonesto do que chamar manifestantes com faixas de “ditadura do proletariado” de defensores da democracia.

  3. A insegurança quanto a impopularidade é tamanha, que apelos para "estado de sítio" e "estado de defesa" estão sendo distorcidos. Eleição se vence através do voto e competência para liderar. Ano que vem será uma prova de fogo, principalmente para os brasileiros diante do cenário político.

  4. Nessa próxima eleição, estarei, novamente, “entre a cruz e a caldeirinha”, com esses dois líderes nas pesquisas. Só Jesus!

  5. Não existe impeachment sem apoio popular e esta revista deveria saber Vcs são tendenciosos e não diferem da globolixo e foice de São Paulo

  6. O Brasil chegou num ponto em que ou escolhemos ser um país com futuro ou um país mediocre por um bom tempo. A polaridade caracteristica da nossa alma vai nos levar ao nada. Ou um psicopata ou um ladrão. É isso que estamos discutindo? Não podemos sonhar em ser um país como a Nova Zelandia? Coréia do Sul? Que apareça alguem pra pegar essa rédea e ter o apoio verdadeiro do povo que sustenta essa maquina estatal paquidermica.

  7. Bolsonaristas se apropriaram do verde amarelo. Só nos resta adotar o AZUL E BRANCO como símbolo daqueles que querem paz e prosperidade para nossa gente. sugiro que todos aqueles que não querem o vermelho representado pelo PT e muito menos o verde amarelo do Bolsonarismo passem a usar o Azul e branco dos verdadeiros democratas.

    1. Vou passar a usar roupas com uma cor mais condizente com a situação do país: preto!

    2. Boa idéia Osni! Adotemos o Azul e Branco, pois com essas cores que aí estão, verde e amarelo e vermelho, que foram apropriadas por essas turbas, não me identifico, e não participarei de nenhuma manifestação.

  8. O pangaré sociopata é mentiroso, trapaceiro e arruaceiro. Ele estimula o pior dos sentimentos nos radicais que o seguem. Os órgãos de segurança vão ter muito trabalho.

  9. Fechar o STF, Bolsonaro perdeu o time, quando Fachin, libertou o Lula, passando por do TRF4 E STJ, o q esses tribunais fizeram, não serviu pra nada. Mais depois passando por cima de uma decisão decisão decisão Colegiada, q diz sim Moro era juiz do casa, depois vem dizer q não é mais..!! Justiça fazendo política, não merece pelo menos o meu respeito..! Deveria ter fechado aquele dia, e teria apoio da população indignada do q fizeram.!!

  10. Não acredito em golpe da parte do presidente, ele vai dar um golpe nele mesmo Ele pode ter mil defeitos mas é patriota e as manifestações do dia 7 são pela liberdade e direitos individuais que estão sendo usurpados todos os dias pelo judiciário

  11. o país está virando um caos , falta a reportagem ser mais imparcial , pois ao que parece, só condenando os atos presidenciais, vcs apoiam o autoritarismo do STF que extrapolou os limites constitucionais, não apoio os atos até insanos do presidente ,mas precisamos mostrar claramente que o país não quer ditadura nenhuma a do judiciário seria a pior de todas , pois não tem a quem recorrer a não ser a eles , e a maioria do povo mesmo dividido nessa loucura não apoia decisões monocráticas ditatoriais

    1. A imprensa é uma das bolhas de ignorância mais “fechadas”, autorreferentes e “canhestras” que existem no Brasil.

    2. Concordo, não adianta só demonizar o Presidente e não apontar a ditadura que vem sendo imposta pelo judiciário

  12. Os partidos políticos de todos os matizes, parlamentares, governadores, prefeitos, sindicados e órgãos de classe como OAB e similares, igreja católica, enfim todos os brasileiros democratas e patriotas deviam fazer uma manifestação gigante no dia 15 de novembro em defesa da república e da democracia. Vamos levar as cores da nossa bandeira às ruas e praças pq elas pertencem a todos e não só a Bolsonaro e seus seguidores. Somos maioria, vamos demonstrar isso com ordem e união em defesa do Brasil.

  13. O patriotismo não pode ser usado para oprimir opositores ou quem pensa diferente da direita retrógada que arranja desculpas furadas para atacar a democracia. Com todo respeito, como tem sido demonstrado por palavras e atos, o ex-capitão reformado por indisciplina quer tocar fogo no país para aplicar um auto-golpe. Se tentar deve ser preso por Mourão e o Alto Comando das FF.AA. Quem foi mau militar não poderia ser bom presidente. Prisão e impeachment é o que merece se golpear nossa democracia.

  14. Dormita em berço esplendido, gaveta do Presidente do Senado, pedido bem fundamentado de impeachment de Ministros do STF. Essa impatriota atitude dos Senhores Senadores é a responsável por esse caos: Os três Poderes da República carcomidos por corrupção, corporativismo, insanidade e inação.

  15. Quando escolhemos um lado excluímos de imediato o outro. Levamos conosco todos os viés que nos atingirão com o lado a qual escolhermos. Diga não, Plano Nacional de Direitos Humanos 3.... Entenda ao menos o que é, antes de apoiar a esquerda seja ela radical ou de centro. Lembre-se que a esquerda é sempre radical por natureza. Quem prega a ditadura do proletariado, controle de armas, imprensa, internet, instituições na realidade controla a sociedade. Tornando o Estado Grande e a sociedade peq.

  16. A matéria inicia dizendo que os protestos serão realizados para fechar o STF. Não é verdade. Alexandre de Moraes censurou a Crusoé, está prendendo um monte de gente sem obedecer o devido processo legal. Há pedidos de impeachment para serem apreciados pelo Presidente do Senado, que os ignora. É contra isso que o povo irá às ruas, para garantir que vc e eu continuemos dando nossa opinião aqui na Crusoé.

  17. Nesta manifestação do 7/set todo bolsonarista estará presente. Isto vai nos dar uma ideia de quantos votos terá o Bollsonaro em 22. Acho que este movimento só vai servir pra isso. Aguardemos ...

  18. Estranho, diz que a maioria dos polícias militares apoiam o Bolsonaro e o governador do DF, que também é apoiador, vai botar 5 mil militares na rua!!!!!

  19. Essa besta vai cair. Que ele mesmo_ tão acostumado que está em atirar nos próprios pés, dê o último tiro no dia 7 de setembro. Assim, extirpa-se logo este câncer que corrói o país. Chega deste circo. Chega desses caras fantasiados de militares neste (des)governo. As FFAA tinham o meu respeito. Nunca o EMFA foi composto por pessoas tão medíocres, que se submetem a um péssimo ex-militar capitão do mato. Vamos para o tudo ou nada contra este canalha que ocupa (por enquanto) a presidência do Brasil.

    1. Forças armadas estão na zona de conforto. Se fossem guardiões da Constituição, seu papel principal, já teriam Encarcerado a BESTA e acabado com a balbúrdia instalada no país

    1. Se as Forças Armadas são a Guardiã da Constituição não podem aceitar o desastre econômico, administrativo e moral que este Presidente está submetendo o País.

  20. Já tenho medo de sair na rua e ser assaltada. Depois medo de pegar COVID. Agora terei mais uma preocupação com segurança durante as manifestações. Liberdade mesmo seria poder morar legalmente em outro país porque essa experiência Kafkiana que é ser brasileiro destrói a humanidade das pessoas aos poucos.

    1. "liberdade" é morar no mundo desenvolvido,ser discriminada como imigrante, subdesenvolvida e concorrente pelos empregos disponíveis. Faça sua parte aqui!

  21. Cancelar a minha subscrição é uma forma de protesto pelo deserviço que fazem ao país, ao atacar o presidente eleito, que fue e é o único que consiguio ,consegue e conseguirá librar o Brasil da nefasta sina comunista que se abateu em América Latina.

    1. Tem que aprender o Português,indico o Aurélio ,e as asneiras que esse maluco ,profere.

    2. 0 comunismo.nao floresce-ra em solo.patrio, mas a ascensão de presidentes desequilibrados mentais e aspirantes a ditadores, o solo é fértil, devido a mediocridade do seu povo.

    3. Vai embora meu filho você aparentemente não tem capacidade intelectual para assinar essa revista

    1. Esses palhaços , que vão passear em Brasília, não mudam nada , igual a cachorro que late,bando de idiotas

  22. por que "supremo"? poderia ser apenas Corte Constitucional! Aliás, o Gilmar Mendes chegou a dizer em toda a sua arrogância: "somos supremos " Supremos, só Deus, pra quem consegue cocebê-lO. Aos demais, então, "supremo" a ninguém .

  23. A sinistra intenção de jogar covarde e dolorosamente uns compatriotas contra os outros, ainda que sejam seu gado doentio, está pra lá de explicitada!!!! E aí, câmara, ainda assim não cortarão o mal pela raiz????? Aí, FFFAAA, apoiarão um demente????? Isso não consta permissivamente na nossa CONSTITUIÇÃO FEDERAL!!!!!

  24. A sinistra intenção de jogar dolorosamente uns compatriotas contra os outros, ainda que sejam seu gado doentio, está pra lá de explicitada!!!! E aí, câmara, ainda assim não cortarão o mal pela raiz????? Aí, FFFAAA, apoiarão um demente????? Isso não consta permissivamente na nossa CONSTITUIÇÃO FEDERAL!!!!!

  25. O Capetão tem pacto com o próprio Tinhoso! Que vá para o inferno que o carregue e leve a Familicia junto! O Brasil não precisa ficar nas trevas em que o desgovernado meteu o país!!

  26. Quanta baboseira... feliz em já ter comunicado a não renovação da assinatura. Crusoe tá pior que folhetim de sindicato.

  27. Não sou Bolsonaro. Mas também não quero Lula de volta - não tem o menir cabimento! Vou ficar em casa em 7 de setembro porque nenhum dos dois me representa. Aliás, não apareceu ninguém digno do meu voto até agora. Meu candidato seria o Moro mas arranjaram um jeito de veta-lo. Estou à espera de um candidato de conduta ilibada, patriota e capaz de governar esse país. A esperança é a última que morre.

    1. Lúcia, veja o Senador Alessandro Vieira, parece que vai se candidatar, se for mesmo, votarei nele

  28. Lacradores do PSDB, imprensa ideológica junto com a esquerda MALDITA estão fazendo um bom trabalho. Parabéns pela volta do carniça. HIPÓCRITAS

    1. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 é duro não ter argumentos para defender o MINTO. Na cabeça do gado, é a revista que faz as PECs e aprova leis absurdas 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  29. A carcomida mídia marrom fala de golpe, mas em momento algum noticiou uma linha da interferência do judiciário no poder executivo com mais de 123 medidas em desfavor do governo. Esqueceram que a manifestação no dia 07, tem autorização legal, mas os governantes estaduais liderados por Dória, assinaram um manifesto em favor da liberdade para impedir a passeata, quem é autoritário nessa história de impedir o direito de ir e vir do cidadão, dizendo o que importa é vidas. Ah, cadê a CPI dos Estados.

    1. Doria não proibiu nada e sempre tivemos o direito de ir e vir. Quem acredita que não é que não consegue interpretar texto.

  30. ... vc e a imprensa deveriam se preocupar c a liberdade de expressão q está sendo soterrada por alguns do stf.. no futuro próximo isso pode se voltar contra vc mesmo...veja o q ele de novo,o catequista,fez c a CRUSOÉ em 2019. Claro q exageros nas falas, c ameaças, não são suportadas, mas há meios legais na justiça comum p combater, processar,etc. e não o mesmo acusador ,se investigador e o responsável por uma punição como prisão, como já fez c Jefferson e Daniel, isso sim é a ditadura da toga

    1. E se um petista de armas na mão mostrando o que acha que deve ser feito com Bolsonaro ou seus fanáticos, também é liberdade de expressão?

  31. q tamanha imbecilidade , seu Patrick,c essa reportagem....só quem fala em golpe são pessoas contrárias ao gov federal , ficam c essa narrativa tola , desejando mesmo uma anarquia p poder justificar a saída do Presidente ...olhem o futuro...será se a maioria da população brasileira é "golpista" ?" É apenas uma manifestação como muitas q já ocorreram, e na paz total.. Só! Vc como repórter deveria se preocupar com pessoas querendo controlar a mídia como o confesso Lula, o ex..

    1. Quem quer fechar STF e Congresso e portanto criando uma ditadura é Bolsonaro.

  32. 1- Bolsonaro enfim chegou ao fundo do poço, senão com relação ao apoio político, que deve desidratar ainda mais, certamente na moralidade. Jair Bolsonaro é hoje o nosso Pablo Escobar. Segue a cartilha do mais famoso narcotraficante, nas negociações com às instituições. QUANDO COMEÇARÁ ÀS BOMBAS E A MATANÇA DE INOCENTES? Nesta próxima manifestação? A pauta bolsonarista de querer impor a fórceps o voto impresso e destituir os ministros do STF, não tem base de sustentação lógica.

    1. O psicopata,acha que 27% ,de seguidores alienados, que só pensam em armas, além da Disfunção Erétil do seu líder vão prá cima kkk

    2. 2- Somente um bandido iria tão longe nos seus devaneios. Escobar foi longe assim. Mas não somos a Colômbia da década de 1980, e Bolsonaro não é inteligente como o 7° homem mais rico do mundo na época. Se o Bolsonaro quer vender seu PÓ sem ser incomodado, que ele se atenha a vendê-lo nos bares do Silas Malafaia. Lá os caras podem cheirar à vontade, pagar seu dízimo, plantar bananeira...Aqui fora, no NOSSO BRASIL NÃO! Aqui queremos ORDEM e PROGRESSO. Aqui agora é Moro. Com Moro Podemos Mais 🇧🇷

  33. O país AGRADECE AO FICHA SUJA LIRA DO PP ,QUE TRANCOU O GAVETÃO COM OS IMPEDIMENTOS ,ASSIM COMO AO OPORTUNISTA CIRO NOGUEIRA ,QUE JUNTO AOS 🐀🐀 DO CONGRESSO ENCHEM AS CUECAS ENQTO O PAÍS AFUNDA NO DESGOVERNO

    1. Tem que seguir a constituição , senão é anarquia e ditadura, qdo na posse fizeram o Juramento, respeito é necessário e compromisso com o povo.

    2. manifestações sóbrias, organizadas, sem bater a, fazem parte de uma política, de qualquer nação . Agora a justiça local concordar c manifestacoes de ambos os lados no mesmo horário , isso beira a irresponsabilidade total, canalhice.Como em SP e Brasília

  34. as CORTINAS de FUMAÇA para ABAFAR a CORRUPÇÃO nas VACINAS e as MANSÕES do 01 e 04! BOLSONARO é um DEGENERADO MORAL que IMPEDE o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

    1. Bolsonaro é o mais honesto de mundo, só que cercado de gente corrupta e não sabia de nada. Igual ao Lula...

    2. q sejam punidos todos culpados em qualquer esfera...agora corrupção feita por Bolsonaro no gov federal,ainda não existe,meu caro. Claro q em qualquer departamento, ministério, podem existir os larápios.. q sejam descobertos e punidos!!

  35. com todo respeito, parem de chamar de "instituições" quem, dias atrás, foi seu algoz! eu mesmo não esqueci a ditadura do STF contra Crusoé, mas parece q vcs esqueceram. abs

  36. A Crusoe, após a interferência do supremo, mudou completamente. É parcial, falando apenas das reações do Bolsonaro aos desmandos do STF, interferências nos outros poderes, não cumprindo a constituição, restringindo liberdades dos brasileiros. Vocês já foram censurados pela corte master??

    1. Jaqueline, vc é paga pra defender o genocida ou um mero robô programado(a) pra isso? Ou é cega e surda realmente?

  37. Não sei pq essa falação hipócrita. Vcs já falaram que a popularidade do presidente caiu, então não vai ter ninguém lá. 😄😁😃😂🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  38. JMB e sua trupe de bandidos faz esse estardalhaço para desviar atenção das roubalheiras que praticam. Já vi esse filme, rachadinhas, mansões.....

    1. Realmente já viu, tenta sair de rachadinha que só falta estar na constituição e mansão. Qual congressista mora em favela?

  39. Vendo certos comentários de lobotomizados e pensando .… o chamado “povo do Brasil” são apenas 20% de uma minoria barulhenta que cai na conversa desses populistas, que usam essa cortina de fumaça para tentar encobrir sua incompetência e seus acordos com Centrão e sim, com STF tbem, para salvar a si, sua família e amigos.

  40. É UM PALHAÇO QUE ACENA PARA SUA PLATÉIA DE ASNOS E A RÉCUA ABANA COM O RABO AO TOQUE DO BERRANTE. É UMA CENA TRÁGICA MAS JÁ ESTAMOS ACOSTUMADOS. ESSE IMBECIL SOBREVIVE DESTAS ATITUDES COVARDES MAS NÃO PASSARÃO. MORO VEM AÍ PRA ACABAR A FESTA DESTA BANDIDAGEM BOZONAZISTA E O MOLUSCO E OS PETRALHAS LEVARÃO UM ATRASO PARA NUNCA MAIS PENSAREM ROUBAR O PAÍS. ALÉM DE MORO TEMOS ALESSANDRO VIEIRA E OS OUTRAS POUCAS OPÇÕES MAS NO FINAL O BEM VENCERÁ.🚔⚔☠

    1. VOCÊ É UM OTÁRIO WILLIAM ASSIM COMO TODA ESSA MANADA VERGONHOSA QUE APOIAM UM DEMENTE CAGÃO. MOLEQUE DA TUA LAIA NÃO CONSEGUE DISCUTIR A VERDADE. MORO É UM DOS MAIORES EXEMPLOS DE CIDADÃO E AINDA BEM QUE A MAIORIA RECONHECERÁ O ELEGENDO. VOLTA PARA A TUA CAMBADA PQ O CHORO É LIVRE. SINCERAMENTE SERIA BOM QUE TIVESSE UMA BOA QUANTIDADE DE CADEIA PARA VOCÊS MAS NA FALTA A VALA É O DESTINO DE MUITOS NO FUTURO. FORÇA E HONRA AOS GUERREIROS DE VERDADE E CADEIA AOS ADORADORES DE BANDIDOS. 🚔⚔☠👊

    2. O Moro não conseguiu sustentar o ex-presidiário Lula na cadeia? O STF que decidiu em mudar a prisão em 2a instância. O corrupto petista ainda usou mensagens hackedas e adulteradas, para jogar no lixo às provas das suas falcatruas. Bolsonaro colocou o Aras na PGR, para destruir a Lava Jato. O candidato a Presidente Moro, irá resgatar às virtudes da Lava Jato. Vai ser Moro, aquele que combateu à corrupção no NOSSO BRASIL, contra o Lula, que sistematizou à corrupção no país. Moro 2022 🇧🇷

    3. O teu querido Moro não conseguiu nem sustentar o ex presidiário na cadeia e quer que seja presente.😄😁😃😂🐁

  41. Vocês "Crusoé" são mais uma, do mesmo lixo que se transformou a imprensa e grande mídia do Brasil. Vou cancelar Minha assinatura, não suporto mais pagar e receber lixo jornalístico como esse. Uma grande decepção.

    1. Demorou para enxergar hein!!! Realmente lixo. Parabéns para você! Recomendo a OESTE!

    2. Vai 😢 😢 😢 😢 😢 😢😫 noutro lugar. Já está cortando gastos com o fim da 👄, faz bem.

  42. O tom golpista faz parte das ações premeditadas do governos autoritário que, infelizmente, se instalou no Brasil. O método da discórdia segue em curso e os mais lúcidos repudiam sentindo repulsa , nojo,

  43. Lembro aos bolsonazistas de plantão que a constituição no seu artigo 5 inciso 44 que está prevista prisão para os conspiradores e executoras de atos antidemocráticos ! Então fiquem a vontade para badernar,depredar, sairem armados pois o outro dia o sol ficará quadrado na terra plana

    1. Só um detalhe. Quando alguém aplica um golpe ( e se der certo), acabou a Constituição. Fazem outra. Por isso é assustador pensar que se acontecer, houve tempo para impedirem, pois todo o tempo ele faz ameaça.

  44. Por isso CANCELEI a minha assinatura, está revista só propaga fake News! #Dia7VaiSerGigante #MainardeNaCadeia #FechadoComBolsonaro #BolsonaroReeleitoEm2022 #ChoraPetralhafa

    1. A manifestação bolsonarista vai ter dois grupos: o indefectível idiota útil e os parasitas do Brasil. Mas Moro vem aí para ajudar a dar um jeito no NOSSO BRASIL, onde às virtudes da honestidade, honra, competência e respeito, foram abandonadas. Temos hoje um Brasil sem ORDEM, que limita o nosso PROGRESSO. Progresso esse que melhorará a vida dos cidadãos brasileiros. Moro 2022. Com Moro Podemos Mais 🇧🇷

  45. Eu votei neste maluco para se livrar de um Ladrao hj já tenho dúvidas qual é o pior , o Brasil e o Mundo já não tem espaço para estes tipos de Radicais é preciso calma

  46. De onde menos se espera ... daí mesmo é que não sai nada . Achando que parceiros como Moro, Mandetta , Santos Cruz e tantos outros que logo se afastaram , poderiam neutralizar o notório lado pérfido de JMB , votei nele , para logo desembarcar qdo percebi lá no início sua manobra no COAF. Desastre total que chegou ao extremo de sacrificar vidas , a paranóia está no ar, e agora não basta ter colocado o país no fundo do poço .. quer sangue nas ruas insuflando uso de fuzis , violência e ódio .

  47. Lula, Bolsonaro, esse Congresso e esse STF. Na verdade são tudo uma podridão só. Se fossem riscados do mapa não fariam a menor falta. Não dá pra defender nenhum dessa turma aí.

  48. todo mundo preocupado com lulla e bollsonaro quando a verdadeira catástrofe é com o parlamento que só vota pautas de seu próprio interesse. a Câmara e o senado poderiam moralizar o nosso país se quisessem!!!!

    1. Sim, parece que em sete de NOVEMBRO ninguém está planejando sair às ruas... :-P

  49. Não é possível que vcs não enxerguem o outro lado ! O que o STF faz contra a democracia, que virou doce nas falas , não entra na análise? Bolsonaristas radicais ! De onde vcs tiram isso ? É amor à Pátria! É contra a bandeira vermelha ! É a favor do Estado Democrático de Direito ! Dá pra entender ?

    1. Vera, JB preside um país cheio de problemas mas ele só tem tempo pra ir a cerimônias de formatura de polícias militares e cadetes em geral. Pq será? Será q e’ pq eles têm armas? Claro. Perfeito pra um golpe. O país passa fome, 10% da população foi contaminada/ sequelada, 600 mil mortos, mas ele só tem olhos pros q tem armas. Acorda amiga. Fomos traídos.

    2. Eita...a ruminancia e seus mantras. Também votei no capitão rachadinha, mesmo sabendo que ele era pouco situado na escala evolutiva, apenas para tirar o PT do poder, mas jamais poderia imaginar o show de horrores que ele nos proporcionaria. Mas pelo menos fez grandes realizações: acabou com o horário de verão e aumentou a pontuação para cassação da carteira de motorista ! Mitoooo

    3. Amor à pátria? CPI revelando, COM PROVAS, o loteamento do MS, isso é atitude patriótica? Porque não falam Nada do amigo do amigo do meu pai, ele que abriu o inquérito para o Alexandre comandar? O Flávio precisa dele, né? Como bolsonarista é cego que nem petista!

    4. Que bandeira VERMELHA nada, você adoeceu assim como o BOZO. O país está livre do comunismo há mais de 50 anos. Pare com esse DELÍRIO persecutório. Isso é doença. Eu votei no bozo e sinto que o homem é doido varrido. Eu quis varrer um corrupto, o Luladrão, e elegi o cara mais perigoso para dirigir uma NAÇÃO que era pacífica.

    5. VERA. A MULA PATETA. Não vês que o Bozo é um animal descontrolado igual aos tiranos do século XX. Eu votei no Bolsonaro para tirar os petralhas, mas NÃO deixei de enxergar que o homem ADOECEU e está louco para acabar com a democracia. Ele, seus filhos e seus milicianos. Quem pede o fechamento e a derrubada do STF e do Congresso Nacional está querendo DEMOCRACIA ? Ora, vá ler e estudar muito mais para entender quem é o VILÃO nessa história.

  50. No mundo imaginário da imprensa de massa, o presidente é impopular e o 7 set é uma manifestação autoritária. O povo mostrará que quer salvar a democracia de quem a agride o tempo inteiro.

  51. Difícil lidar com um presidente louco, irresponsável e cruel! Me espanta ver que existam pessoas que defendam suas ideias e comportamento.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO