Adriano Machado/CrusoéUma denúncia que liga os senadores Flávio Bolsonaro, Ciro Nogueira e o presidente da Câmara, Arthur Lira, a um contrato milionário do Ministério da Saúde pode virar o novo foco de investigações da CPI da Covid

O Centrão e o sexo dos anjos

Depois de Ricardo Barros, agora surgem os nomes de Arthur Lira e Ciro Nogueira num negócio nebuloso entre o Ministério da Saúde e uma distribuidora de vacinas. A trama inclui uma suposta traição e até uma empresa de depilação cujo dono é ligado a Flávio Bolsonaro
16.07.21

Desde o momento em que levou o escândalo das vacinas para dentro do Palácio do Planalto, ao revelar que alertou pessoalmente o presidente Jair Bolsonaro sobre as suspeitas de corrupção envolvendo a compra da Covaxin e ele nada fez, o deputado Luis Miranda virou um “para-raios” – para usar uma expressão dele próprio – de denúncias relacionadas ao Ministério da Saúde. Para além do explosivo caso que enreda o presidente da República, uma das mais graves acusações recebidas pelo deputado ateia ainda mais combustível à crise política, por incluir na trama outros dois expoentes do Centrão, hoje pilares de sustentação do governo Bolsonaro no Congresso: o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o senador Ciro Nogueira, além de um empresário próximo ao senador Flávio Bolsonaro, filho 01 do presidente cujas digitais estão cada vez mais presentes no escândalo das vacinas.

A denúncia tem como pano de fundo um contrato milionário do Ministério da Saúde com a VTCLog, responsável por armazenar e distribuir os medicamentos comprados pelo governo, incluindo, mais recentemente, as vacinas contra o coronavírus. A empresa é uma antiga fornecedora da pasta, mas ampliou significativamente seus negócios a partir de 2016, na gestão do ex-ministro Ricardo Barros, atual líder do governo na Câmara e citado por Bolsonaro no “rolo” da Covaxin, segundo Miranda – informação até hoje não desmentida pelo presidente. Sob a gestão de Barros, a VTCLog assinou seis contratos diretos com a pasta, no valor total de 253 milhões de reais. Todos sem licitação. À época, o então ministro extinguiu o departamento do ministério que executava esse serviço e o terceirizou para a empresa, sob a alegação de economia de recursos. Logo após a saída dele, em 2018, a VTCLog assinou o maior de seus negócios com a pasta, por meio de pregão, no valor de 485 milhões de reais e prazo de cinco anos. Este é o objeto da trama que está sendo investigada pela CPI, após um aditivo de 88,7 milhões assinado em fevereiro.

Crusoé teve acesso com exclusividade a detalhes das acusações que chegaram até Miranda por meio de um informante. Esse lobista e ex-policial é daqueles personagens típicos de Brasília acostumados a transitar no submundo da capital federal. Por ser ligado a um dos operadores do esquema, seu nome já está em poder da CPI. A denúncia foi feita a Luis Miranda no dia 29 de junho, em sua casa no Lago Sul, área nobre de Brasília. De acordo com o que o deputado disse a interlocutores, é “uma bomba” relacionada à corrupção dentro do Departamento de Logística do ministério – naquele mesmo dia, Roberto Dias, que chefiava o setor, havia sido exonerado do cargo após ser acusado pelo policial militar Luiz Paulo Dominguetti de cobrar propina de 1 dólar por cada dose da vacina AstraZeneca que ele dizia revender.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéLuis Miranda: o deputado quer ajudar a desvendar o novo esquema na Saúde
O informante envolve a cúpula do Progressistas, além do próprio Roberto Dias, em um suposto esquema de desvio de dinheiro no contrato de distribuição de vacinas com a VTCLog. Foram nominalmente citados, além de Ricardo Barros, Arthur Lira, Ciro Nogueira, políticos responsáveis diretos por indicações a postos de comando dentro do ministério, além da advogada Andreia Lima, que se apresenta como CEO da empresa e já teve sua convocação aprovada pela CPI na semana passada, para explicar os negócios nebulosos celebrados com o ministério. Pedidos de quebras dos sigilos bancário, fiscal e telefônico da empresa e da executiva também já foram apresentados na comissão.

Lira, um dos supostos beneficiários do esquema, foi o responsável pela indicação do então coordenador-geral de material e patrimônio do Ministério da Saúde Alexandre Lages Cavalcante. Foi Cavalcante quem assinou o contrato hoje recheado de indícios de irregularidades entre a pasta e a VTCLog em julho de 2018. Cavalcante já foi secretário de Gestão em Alagoas, apadrinhado pelo atual presidente da Câmara e por seu pai, o ex-senador Benedito de Lira. Ele deixou o ministério no início de 2019, após ser nomeado subsecretário de Saúde no governo do Distrito Federal. Foi exonerado cinco meses depois, com a repercussão negativa em torno da ação movida contra ele pelo Ministério Público Federal no mesmo caso em que Barros e a empresa Global Gestão em Saúde também são réus: o pagamento de 19,9 milhões de reais por remédios para tratar doenças raras que nunca foram entregues. A Global é a sócia da Precisa Medicamentos, a empresa intermediária que assinou o contrato de 1,6 bilhão de reais da vacina indiana Covaxin.

Segundo o MPF, foi Alexandre Cavalcante quem também assinou, em 2017, a ordem de pagamento antecipado para a Global, após um servidor da pasta, depois de pressionado, ter se recusado a fazê-lo por suspeitar de irregularidades no procedimento. O relato se assemelha ao depoimento prestado por Luis Ricardo, irmão do deputado Luis Miranda, sobre uma pressão interna para permitir o pagamento antecipado de 45 milhões de dólares em uma conta em Singapura aberta por uma filial do laboratório indiano Bharat Biotech, que não constava do contrato intermediado pela Precisa com o Ministério da Saúde. A nova denúncia envolvendo o negócio com a VTCLog aponta para uma pressão política para turbinar o contrato de transporte de vacinas.

Kevin David/A7 Press/FolhapressKevin David/A7 Press/FolhapressO escândalo da Covaxin tem o mesmo modus operandi de outros contratos
Os senadores da CPI da Covid suspeitam que esse caso guarde relação direta com os pedidos de “pixulé” — um eufemismo para propina — que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello disse, no dia em que deixou o ministério, ter recebido de políticos interessados no polpudo orçamento da pasta. À CPI, o deputado Luis Miranda afirmou que, em conversa reservada durante um voo, três dias antes de sua demissão, Pazuello lhe confidenciou que um político ameaçou tirá-lo do cargo caso não liberasse o “pixulé” do ministério no fim de 2020. Depois do depoimento, segundo integrantes da comissão, Luis Miranda teria dito que o nome citado por Pazuello foi o de Arthur Lira. Ao ser questionado sobre o fato, durante o programa Roda Viva, da TV Cultura, na última segunda-feira, 12, Miranda afirmou que ex-ministro é que deveria revelar o nome, mas não negou que o político citado tenha sido o do atual presidente da Câmara. “O Pazuello sabe o que ele falou. Se ele mentir, eu desminto ele”, declarou Miranda.

Segundo a nova denúncia, a pressão política envolvendo o contrato da VTCLog começou justamente porque a gestão Pazuello, que assumiu o ministério no meio da pandemia, não queria atender aos pedidos de reajuste contratual feitos pela empresa e ameaçava rescindir o contrato. A partir deste momento, outros dois personagens graúdos aparecem na trama: os senadores Ciro Nogueira e Flávio Bolsonaro. De acordo com as informações encaminhadas à CPI, o dono da VTCLog, Carlos Alberto de Sá, conhecido como Carlinhos, pediu a ajuda de um amigo chamado Flávio Loureiro de Souza, que é próximo de Ciro, do filho 01 do presidente, Flávio Bolsonaro, e do próprio Arthur Lira, para solucionar o impasse dentro do ministério. A VTCLog chegou a ter os repasses feitos pelo ministério suspensos por discordâncias sobre o cálculo da remuneração dos serviços. Ao fim, Roberto Dias contrariou um parecer jurídico do ministério e aprovou uma proposta da VTCLog que era 18 vezes mais cara que o valor recomendado por técnicos da pasta.

O empresário Flávio de Souza, que teria ajudado a destravar o negócio, é dono de uma franquia de depilação e sócio do filho do dono da VTCLog em um hangar em Brasília. Quando solicitado, ele empresta para os políticos o jatinho registrado em nome de outro sócio na empresa de depilação. Foi nessa aeronave, por exemplo, que Flávio Bolsonaro e o ex-ministro Ricardo Salles voltaram de uma viagem à Fernando de Noronha, em novembro do ano passado, depois que veio à tona a informação de que o senador usou dinheiro da cota parlamentar para ir com a mulher ao arquipélago em Pernambuco. A menção pelo denunciante do nome do empresário, conhecido como Flavinho, fez com que a CPI solicitasse à Polícia Federal um levantamento sobre suas empresas, diante da suspeita de que elas possam ter sido usadas para lavar dinheiro desviado do suposto esquema da Saúde, para favorecer a VTCLog e políticos do Centrão.

ReproduçãoReproduçãoFlávio Bolsonaro deixou Fernando de Noronha na aeronave de um empresário
No organograma montado pela PF com empresas vinculadas a Flavinho, uma delas chama a atenção: trata-se da Four Banker, aberta em agosto do ano passado e que também tem como sócios o advogado Antonio Rueda, vice-presidente do PSL e amigo de Flávio Bolsonaro, e o lobista Claudio Melo, ex-diretor da Odebrecht que delatou pagamento de propina a mais de uma dezenas de políticos, entre eles o senador Ciro Nogueira.

A Crusoé, Flavinho admitiu não apenas cultivar relação com os políticos citados, incluindo Flávio Bolsonaro, que jogaria “futebol em sua casa”, como afirmou, em nome da manutenção da “amizade com Ciro Nogueira”, ter perdoado um caso extraconjugal de sua própria mulher com o senador que hoje integra a tropa de choque do governo na CPI. Segundo a denúncia que chegou aos ouvidos de Luis Miranda e da própria CPI, o suposto escândalo envolvendo a traição só não foi detonado porque Ciro, colocado contra a parede por Flavinho, pressionou Roberto Dias a assinar o aditivo com a VTCLog no momento em que o contrato estava sob risco. No fim, com o contrato renovado, como numa ação entre amigos, todos se deram bem: Flavinho, o dono da VTCLog e os expoentes do Centrão, que mantiveram, segundo a denúncia, seus esquemas na Saúde.

Num primeiro momento, Flavinho negou ter usado a história envolvendo sua mulher para favorecer a VTCLog. Também rechaçou conhecer qualquer tipo de falcatrua na Saúde. “Jamais pedi ao Ciro (ajuda nos negócios do Carlinhos, dono da VTCLog). O Ciro nunca me deu abertura para isso. Eu nem sabia que o Carlinhos precisava dessa ajuda”, afirmou. Informado na quinta-feira, 15, que seu nome seria incluído na reportagem, o empresário mudou o tom. Disse que, se Crusoé topasse retirar seu nome da matéria, “ele poderia ajudar com informações”.


Organograma feito pela Polícia Federal a pedido da CPI sobre as empresas ligadas a Flavio Loureiro de Souza

Esse, na verdade, é um papel que caberá agora à CPI. É fundamental que se saiba quais informações o empresário dono de uma empresa de depilação supostamente usada para esquentar parte do dinheiro desviado da Saúde e que, além de ser ligado a toda essa turma da pesada do Centrão, chegou a emprestar um jatinho ao filho do presidente de República, tem a fornecer sobre o assunto.

Esclarecer esse caso também é de extrema importância porque, o surgimento do nome de Ciro Nogueira e de Arthur Lira, sobretudo deste último, pode ajudar a explicar por que o presidente da Câmara ainda resiste a tocar adiante os pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro na Câmara. Também pode contribuir para circunstanciar os termos da já famosa conversa de Luis Miranda com Bolsonaro, até hoje não desmentida pelo presidente.

Foto: Alan Santos/PRFoto: Alan Santos/PRA revelação do esquema pode explicar por que Arthur Lira tem travado todos os pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro
Bolsonaro, a julgar pelos relatos de Miranda, sabia dos rolos do Centrão na Saúde. Mas deixou rolar, em tese, por temer pelo seu mandato, hoje sustentado em grande parte pelos políticos do Centrão. Ao agir assim, transigindo claramente com a corrupção, o presidente no mínimo prevaricou. O que fica cada vez mais evidente é que a relação Bolsonaro-Centrão é desde o início uma simbiose, conveniente a ambos. A dúvida agora é saber se Bolsonaro também participou pessoalmente das negociações irregulares das vacinas, como sugeriram as mensagens reveladas nesta semana por O Antagonista, a partir da quebra pela CPI da Covid dos sigilos do PM Luiz Paulo Dominguetti, e se o seu filho Flávio Bolsonaro estava no meio da tramoia, como sugere a nova denúncia trazida por Crusoé. Nos últimos dias, senadores da comissão de inquérito definiram uma estratégia para tentar chegar a Flávio Bolsonaro justamente por meio das empresas que estão sendo investigadas – entre elas, a VTCLog.

Procurado por Crusoé, o presidente da Câmara, Arthur Lira, afirmou que as acusações envolvendo seu nome são “totalmente descabidas e mentirosas” e que “tomará todas as medidas legais” contra seus autores. Ciro Nogueira também classificou a denúncia como “horrenda mentira” e disse que irá acionar a Justiça para “todos sejam punidos severamente, na forma da lei, pelos crimes de falso testemunho, calúnia, propagação de fake news”. O líder do governo, Ricardo Barros, afirmou que não beneficiou a VTCLog nem recebeu nenhum pagamento ilícito vinculado ao contrato da empresa com o Ministério da Saúde. “Não tenho relação e não favoreci a empresa VTCLog, portanto não recebi qualquer vantagem”, disse. A VTCLog, por meio de nota, afirmou que “não tem e nunca teve qualquer tratativa política de seus contratos” e que o aditivo assinado neste ano com o Ministério da Saúde “representa mais de 60% de economia aos cofres públicos”. A empresa informou ainda que até o momento não recebeu pagamentos pelos serviços previstos no aditivo e que já encaminhou os esclarecimentos à CPI da Covid. Sobre o sócio Carlos Alberto de Sá, afirmou que ele “não participa da administração da empresa há sete anos e não tem relação com qualquer parlamentar”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. NADA DE NOVO. COMO SEMPRE O CENTRÃO, CENTRINHO E AFINS SE ALINHAM PARA CONTINUAREM DELAPIDANDO O ERÁRIO PÚBLICO E AGORA PARA MANTER UM CROCODITA MILICIANO, ASSASSINO GENOCIDA, E TODO SEU BANDO NO PODER EM DETRIMENTO DO ASSASSINATO DE MILHARES DE BRASILEIROS E ENTREGA DE TODA SOBERANIA NACIONAL CAPITANEADA POR PAULO GUEDES DAS CÁTEDRAS DE CHICAGO. DEPARTAMENTO DE ESTADO E CIA DOS ESTADOS UNIDOS EM CONLUIO COM MILITARES BANDIDOS QUE JÁ FORAM BANIDOS DAS FORÇAS ARMADAS COMO O PRÓPRIO CAPITÃO.

  2. Alguém acredita que não haja um braço BOLZONARO no interesse pela fatia bilionárioa que é a SAÚDE? Antes se fixavam mais na Petrobras, que lula deixou nas mãos do PP para manter poder político. Agora o foco é a SAUDE, pois é onde circula o maior gasto público de dinheiro dos brasileiros. Certamente há muita coisa a esclarecer pelo apetite de todos, inclusive com denúncia do 01 ter a saúde do Rio na suas mãos. Tudo bem arranjado e bem distribuído pela FAMOSA GANG CENTRÃO. Alguém não acha?

  3. Não foi atoa, que se empenharam tanto para elegerem Lira à presidência da Câmara: Segurar os processos de pedidos de impeachment!

  4. Quem desconhecia que essa gangue do Centrão sempre espoliou e continua a espoliar o Ministério da Saúde, enquanto o povo brasileiro morre assistindo, impávido, a todas essas tramóias?

  5. Que rede de intrigas, falsidades, dinheiro público usado indevidamente em pleno Ministério da Saúde. Não é de admirar que a pasta da saúde sempre esteve na mira dos parlamentares e seus afins.

  6. Td força à CPI para ir em frente e apurar tds as falcatruas de um governo q matou a lava jato pra poder deixar solta a corrupção. Não importa o grau de parentesco, militar ou não. Cadeia neles. Em2022 nem Lula nem Bolsonaro. Moro22

  7. Esses políticos do centrão têm que ser eliminados por etapas e só a imprensa tem esse poder. Próximo das eleições, tem que selecionar uns cinco nomes e fazer uma campanha massiva focada somente neles. O difícil será escolher só cinco ... 😷

  8. Isto tudo por mais poder e ganância, nós saímos de um país da esperança para o país das manobras, das mamatas, dos pixules, o que e a quem devemos nos socorrer à população honesta deste país, pois se polarizou tanto que se somos contra um é porque somos a favor do outro, as pessoas não estão enxergando que existe outra via, falta ao país vergonha para que sejamos uma nação melhor que passemos a conviver sem estas tramoias que só nos envergonha!

  9. Sexo, corrupção, poder. Continua a novela Brasil, a teta para poderosos. Aguardo a parte da rachadinha da michelle. A franquia de Flávio Wonka rachadinha agora está indigesta depois de misturar com pelos. Obrigado, Bolsonaro. Vc conseguiu perpetuar a corrupção ao se agachar para o stf. Só mudaram as moscas, a m* continua a mesma

  10. Esperar o que desta gente , 30 anos mamando nas tetas do estado , família doutrinada na mentira , crime,roubalheira e luxos(mansão), o pior não é eles é uma parte do povo (gado) apoiando estes canalhas !!!! Pior vem com o papinho de estelionatário , se o MITO não der certo o PT VOLTA,o mesmo papo canalha da Ptzada!!!! Mito na política kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  11. Ante todo o exposto, o crime de prevaricação seria o menor dos crimes para Bolsonaro explicar, pois com o filho citado, amigos parceiros com o presidente da Câmara, Ciro Nogueira, Ricardo Barros e agregados, fica difícil Bolsonaro, "não tem corrupção no meu governo", se explicar.

  12. Assassinos frios e calculistas!!! Somos governados por uma malta de assassinos estelionatarios que apunhalam o Brasil pelas costas e sobrevivem às custas da mentira e do império do terror!Estamos devastados com a ousadia destes criminosos, clamamos pela Lava Jato que não existe mais. O mais puro teatro de horror!!!

  13. Aliás, observa-se o viés infantil quando se constata que a matéria repetiu umas 4 vezes que Bolso não desmentiu o deputado denunciante (observe a importância dada a este fato) quando o problema REAL seria a corrupção capitaneada não pelo Bolso! Mas é muito mais importante queimar Bolso, não? Se bobear até elogiam a articulação política e o tino para negócios dos verdadeiros acusados. Cresçam se realmente desejam ser considerados uma imprensa séria e que contribui positivamente ao país.

    1. LBS (Que nem nome tem! Ou tem vergonha dele!?) mas você é BURRO, não!?

    2. LBS (Que nem nome tem! Ou tem vergonha dele!) mas você é BURRO, não!?

  14. Enfim, por mais que o problema e o próprio cerne da reportagem seja o tráfego de influência que ocorre em decorrência do nosso sistema político e da nossa burocracia insana e incorrigível (e que atingIram TODOS OS GOVERNOS), a IMATURIDADE da publicação a desvia das discussões importantes (sistema eleitoral, por ex.) e das denúncias importantes (a falta de controle do povo sobre os políticos em nossa fake democracia, por ex.) para, infantilmente, se preocupar em atingir o presidente somente.

    1. LSB, é coincidência ou todo bolsominion tem problemas com o a língua portuguesa? É TRÁFICO de influência! TRÁFEGO se refere a trânsito! Tenho visto cada uma! Ninguém desviou a atenção na reportagem, o Bozo é corrupto mesmo!

  15. A reportagem - até boa - é focada no Centrão e nos esquemas de indicação de nomes e cargos pelos políticos do CN que SEMPRE extorquem o presidente da vez. A questão é antiga (a governabilidade no nosso sistema) e atingiu todos os governos. Os protagonistas da vez estavam no MS muito antes do nome do Bolso entrar nas pesquisas eleitorais e o que a reportagem faz? Discute a questão central da própria reportagem? Não, o foco é tentar vincular ao Bolso pois o objetivo maior é atacar Bolso (continua)

  16. A força da corrupção ninguem resiste e, nós estamos condenados a suportar seus efeitos porque não sabemos ou erramos quando escolhemos nossos representantes

  17. Agora a gente entende o porquê de Ciro Nogueira ter sumido da CPI da Covid. Quem defende o governo agora são os senadores Marcos Rogério e Fernando Bezerra, o Ciro Nogueira desapareceu.

    1. E sem democracia seria diferente? Estaríamos sem saber nada. É o tipo de políticos que temos que afugenta gente bem intencionada. No tempo da ditadura tudo isso havia, só que nós não ficávamos sabendo.

  18. Só pra esclarecer, o centrão fez parte de todos governos inclusive do FHC. Sem essa racinha não se governa, exemplo o Color com impeachment.

    1. Um governo federal corrupto só consegue governar se tiver um Senado e Câmara tmbm corruptos. Generalizar a corrupção para defender o Bozonaro é um ato de estupidez cavalar só entendivel se vindo de uma mente bozista.

  19. Enquanto milhares morrem, os políticos e seus amigos se enchem de dinheiro desviado dos cofres públicos, sem qualquer constrangimento. Depois das denúncias, a CPI vai entrar de férias? Hahaha

    1. Como dizem os bovinos bozistas, o Circo da CPI vai entrar de férias. Mas as investigações da mesma não, pois todo o material colhido continuará sendo periciado nesse período.

  20. É estarrecedor o que está acontecendo em Brasília, já fomos roubados com Mensalão e Petrolão, agora além de roubados estamos sendo assassinados. Para nós Vacina boa é vacina no braço. Para o quadrilhão atual de Brasília Vacina boa é vacina com PROPINA. Haja corrupção, mansões e milhões de brasileiros mortos por este esquema criminoso de roubar e matar.

    1. BRASIL É UM PAÍS PODRE. POLÍTICOS ROUBAM DINHEIRO DO POVO. POR ISSO ESSA M... AQUI NÃO TEM ESCOLA, SAÚDE E TRANSPORTE DE QUALIDADE. CORRUPÇÃO CÂNCER TERMINAL DO PAÍS !

  21. Excelente matéria. Tantos políticos e empresas envolvidas que precisava alguém fazer um Power Point igual a do Deltan. Corja de saqueadores. Brasil, país dos corruptos.

  22. E, assim os trairas e piranhas palacianos vão se alimentando, crescendo o bucho, enchendo o bolso e tripudiando da fé cega dos bolsonada e do Brasil.

  23. As relações entre os personagens são de elevada complexidade. Tem que seguir a grana e, no mínimo, tentar pegar a grana de volta, já que não se consegue prender corrupto nesse país

  24. O mais preocupante é saber que não temos mais uma Lava-jato para correr atrás de tanta cachorra da. Os senadores da CPI não têm cacife para deslindar mais esta rede de podridão. Vão listar os acordos, passar para a "PF do presidente" e o baile vai seguir. O Brasil não tem futuro.

  25. A sujeira continua. Não dá para confiar mais em ninguém. Todos corruptos. Estes safados julgando o outro safado na CPI. Tenho vergonha de ser brasileira.

  26. Nossa.. mas eles são tudo sócios.. Num negócio com um... daí um destes é sócio de outro em outro.. e assim vai.. até nos amorzinho gostoso.. nossa. Discordo da polícia federal fazer organograma.. pra entender a situação. Tem q fazer um CORNEOGRAMA.. aí sim.. vai ficando mais claro. Ciro Nogueira até tinha um certo jeito... agora tá levado pelos anos.. aumentado nos kilos de banha.. mas já foi jeitoso. kkkkkk Tenho q ver a cara da moeda de troca.. vou catar no gg.. Sou curiosa..

    1. só tem um jeito não votar nesses bandidos que são profissionais da política, infelizmente o povo é gado desse povo . Lena

  27. O governo do PT era ladrão. Esse, além de ladrão é incompetente, inoperante, insensível, egocêntrico, narcisista, e, sim, operante como destruidor do meio ambiente, destruidor de vidas humanas na medida em que, além de não fazer nada para enfrentar a maior pandemia em 100 anos ainda trabalha contra os que tentam fazê-lo. Um verdadeiro desastre de governo

  28. Nunca um governo teve tanta falcatrua como esses nos primeiros 2,5 anos e meio. Não atoa que se tentou desde o primeiro dia destruir todo o sistema de investigação da Policia Federal e do Ministério Público. Destruíram, também, todo arcabouço legal que a duras penas foi construído nos últimos 30 anos, para condenação de crimes contra o patrimônio público!!!

  29. Eu estava pensando em não renovar minha assinatura mas, depois dessa matéria sou obrigado a renovar. Parabéns, parabéns Crusué

  30. Tá tudo na cara só não vê quem não quer. Eleger filhos, comprar mansão subfaturada por milhões …… é coisa de filme . PAÍS DE FAZ De CONTA. Tem que morrer muitos para outros ficarem milionários.

  31. Essa ladainha se repete, indefinidamente, todas as vezes que são reveladas as permanentes falcatruas dos políticos brasileiros. Todo mundo se revolta, esbraveja, pragueja, xinga, esconjura.. até as próximas eleições... quaquaqua.. qdo os mesmos votam nos mesmos de sempre.. até o próximo escândalo.. esse povo não tem jeito não..

  32. O pior de tudo é que essa denúncia não vai dar em nada. Só uma grande pizza a ser dividida entre eles e paga pelos burros. Sem contar o grande "para-ráio" que todos os poderosos tem e que por isso ficam impunes.

  33. Repito, temos q focar nas eleições do Senado!! Mais fácil ou menos difícil compor um bom Senado! Unica instituição capaz de pôr ordem nessa zona, nem o presidente consegue!!

  34. Lula, q é profissional, volta p botar ordem na casa. Os operadores de agora controlavam rachadinhas, construções ilegais, vans, gás, gatonet, etc. De repente se vêem com poder p movimentar bilhões. Mas veio a Pandemia e deram tiro no pé, além de "e daí?". Volta Lula e acaba com essa bagunça. Bolso ajudou a destruir a Lava Jato, a "porteira tá aberta". O "Capitalismo de Quadrilha" será restaurado, sem um maluco na presidência.

  35. Boa Tarde Amigos ! Não há solução senão colocar todos no Mané Garrincha numa prisão perpétua. É um câncer. Extirpar é o único meio. Se eu escorregar com o Leão com R$ 10,00 ele me envia um boleto com multa. Como conseguem driblar o IR ? O câncer é mais profundo que se imagina.

  36. Se fizeram "esquema" com coisas relacionadas a pandemia, imagina o resto. Acho que até o cafézinho deve ter propina.

  37. Depois de rasgar as promessas de campanha, uniu-se aos porcos, hoje come no mesmo cocho sentindo o cheiro nausabeundo da corrupção.

  38. São todos anjos sem asas... Ou decaídos, como diz a Bíblia... Deus queira que a PF descubra a verdade por detrás de tanta angelitude...

    1. uma canalhice atrás da outra! o que eles merecem heim?

    1. Sim acabou com a corrupção dos que estavam no poder anteriormente, e começou as do governo e aliados deles, kkkkk

  39. Brasil afunda em meio ao caos que políticos "de todas as linhas" estão causando. Destruindo a frágil capacidade de investigar e punir corruptos, roubando, desviando recursos de todas as formas possíveis. Agora ainda criam uma forma de desvio legal, através de um fundo eleitoral absurdo e abusivo. Políticos brasileiros se assumiram como criminosos de carreira, sanguessugas de dinheiro do povo. Que está mais preocupado em disputas ideológicas, defesa de um ou de outro lado, relativismo e outras...

  40. Imagina os outros ministérios,como do meio ambiente,onde o ministro pediu demissão com medo de ser preso,das falcatruas com venda de madeira da Amazônia,e ninguém está apurando nada,se fizer outra CPI vai ver as mesmas coisas que estão vendo no ministério da saúde,lá também tem muitos militares.

  41. Se os envolvidos acharem que Cruzoé mente, processem a Revista....kkk nunca veremos isso....fingem que não é com eles e toca o bonde!! País de canalhas!!

    1. nosso CONGRESSO sempre foi um grande puteiro.Limpeza total,não a REELEIÇĀO de nenhum dos atuais VERMES....100% Câmara e o terço possível do senado. É lá q mora a corrupção.

  42. Uma pandemia, muitos mortos e o Caixa com bilhões, escancarado....é tudo o que um corrupto sonha!! Salve o Brasil.!! Para 2.022 precisamos de uma terceira via, urgente!!

    1. Continuamos nas mãos da máfia....Só mudou o CAPO.Trocamos o LULADRĀO pelo BOSTONARO.2 vermes do mesmo quilate.

  43. Tá dominado, tá tudo dominado, nesse e nos próximos governos, precisamos de leis e práticas anti corrupção urgentes, colaboração com outros países, caso contrário os sanguessugas continuarão com os esquemas. É uma colônia de exploração feita para saquear o contribuinte, que assiste a tudo sem poder fazer nada.

    1. Esquece....as leis são feitas por corruptos...e os julgamentos, idem...

  44. Com tdo q já foi descoberto pela CPI da Covid nas compras de Vacinas pelo MS não ha qquer dúvida do esquema de corrupção montado pela ORCRIM DO MSAUDE onde os bandidos se lambuzam com o dinheiro publico.

  45. Tá explicado por que o sena.dor rach.adinha vai tanto à CPI para tumultuar. A cada vez a cpi se aproxima mais da fam.ilicia. E os robôs estão desesperados na rede. Não vai ser possível continuar "pousando de santos". Os "distraídos" que ainda acreditam não vão segurar.

  46. Tá esclarecido POR QUE o senador rachadinha vai tanto à cpi causar tumlto e a milíccia digital (incluido o macaco guariba do planalto) tentam detonar os membros da cpi, principalmente a "cúpula". AInda tem muita sujeira que vai aparecer.

  47. Meu Deus, isso não terá fim. Uma corrente de ignomìnias que se aprofunda cada vez mais nesse oceano de lodo. E o Brasil refém de tal situação.

    1. Cada vez fica mais claro porque detonaram a Lava Jato e Moro.

  48. BOLSONARO, além da CORRUPÇÃO nas VACINAS, BOICOTA-AS para EVITAR MANIFESTAÇÕES de RUA CONTRA o GOVERNO! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  49. O "Surubão de Noronha" é muito maior e abrangente do que imaginávamos! Cadê a Lava-jato? Demanda é que não falta: Covidão, Saudão, Vacinão, Centrão, etc, etc, etc....

  50. LIRA E CIRO NOGUEIRA SEMPRE foram políticos podres de um partido podre .Piauí legando ao Brasil es coroas sem cara ter e com cuecões gdes

  51. Por mais este artigo, digo que não se pode deixar de ler a Cruzoé. A imprensa tradicional há muito não faz este tipo de jornalismo investigativo, imprescindível para informar corretamente a sociedade.

    1. Concordo plenamente, parabéns a todos que fazem o jornalismo de excelência

  52. Tsc, tsc,tsc...tem um ditado que diz, onde há fumaça, há fogo...e essa fumaça indica que não há fagulha, mas um baita fogaréu...Crash.

  53. Tem alguém com ética, voto e moral nesse pais? Por favor assume esse país antes tarde do que nunca SOCORRO

  54. Não consigo ampliar o organograma. Ao clicar no ícone regresso à página da edição semanal. Corrijam, por favor

    1. Deve ser problema na sua configuração. Ampliei e vi toda a "teia".

  55. Não consigo ampliar o organograma. Ao clicar no ícone regresso à página da edição da semana. Corrijam por favor.

  56. Sem dúvida o inferno e seus cavalos, muito bem posicionados, dominam este país. Que aproveitem bem antes que o cálice da justiça universal seja vertido, quando não escapará um sequer da sua semeadura.

    1. Cálice da justiça universal? Caracoooo.. como vai ser isso?..to curioso pra saber, profeta do apocalipse....

  57. O que estou depreendendo desta maracutaia toda é que o Flávinho é Corno consciente. Além disto Ciro também conhecido pela alcunha de Ricardão , costuma fazer “hora extra e consultoria sexual além das atividades de parlamentar. Em resumo, só temos uma sequência de ladroes, cornos e picaretas de modo geral no congresso e Senado federais.

    1. Para dizer o mínimo, Charles. E mais haverá, com certeza.

  58. Pobre Brasil! Executivo que só executa em causa própria, legislativo que só legisla em causa própria e judiciário que só julga em causa própria. A podridão dos políticos e governantes do submundo. Senhor, tende piedade de nós!

    1. Que vou pôr..caraco..em corrigenda

    2. Lembrei daquela piada de qdo o mundo estava sendo construído.."tu vai ver só o povinho que vou por lá"..

  59. TÁ TODO MUNDO TRANQUILO - ACABOU A PRISÃO EM SEGUNDA INSTANCIA- AO POVO CABE PAGAR A CONTA E CHORAR OS MORTOS. AMALDIÇOADOS SEJAM.

  60. A cura definitiva é a revolução popular através das urnas.É não votar nos mesmos, sejam de PT a PSDB; muito menos Lula e Bolsonaro.Precisamos remover os políticos profissionais e que estão lá para roubar o cidadão e usurpar os impostos pagos.Desmontar o aparelho partidário é necessário,porém difícil; mas tem que ser feito por nós cidadãos no voto.Se 2022 não houver uma nova opção,teremos que trocar as armas de combate.Tudo pela REDENÇÃO do BRASIL.

  61. Flávio e Patrik!!! Parabéns e desejo de coração que essa reportagem tenha tb a força de eliminar essa gentalha que se julga no direito de roubar descaradamente de Brasileiros trabalhadores,pobres,sem saúde,sem educação,sem moradia.É um escárnio.São bandidos defendidos por outros bandidos, são quadrilhas q se ajudam a perpetuarem-se neste sem fim de roubalheira.Chega.Agira ainda temos esse rombo de 6 bilhões do Fundão.Bandidos unidos acabam vencendo.REAGE BRASIL!!!!

    1. Reitero os parabéns aos autores Fabio Leite e Patrick Camporez (com um brinde especial à ironia sutil do título), e tbm reitero o restante de sua msg, Marcia.

  62. Esse negócio dos caras irem com as esposas para fernando de noronha....HMMMM, sei não, dizem que o que se faz em Noronha não fica em Noronha.

  63. É muita sujeira!!!! É um absurdo que a maioria destes corruptos ainda esteja solta. E o pior, comandando casas legislativas, liderando CPIs, concorrendo à presidência da republica, atuando em tribunais e por aí vai...O Brasil é uma tristeza sem fim.

  64. E este é o Governo mais honesto do Brasil. Só, ainda não ganha do Governo do Lula. Só não me contradiga, quem não sabe se informar pela Imprensa que não recebe ajuda de Governo.

  65. eleitores, lembrem-se nas proximas eleiçoes de todos os politicos mercadores da morte e apoiadores deste governo desprezivel

  66. Entregam até a própria mulher em troca de benefícios. BSB é mil vezes melhor que filme mexicano. Que nojo! Será que esse poço tem fundo?

  67. Eita que cachorrada dos diabos! Até quando? Por isso que essa turma da nata política odeia a Lava Jato. Querem caminho livre para a corrupcão.

  68. Resta saber duas coisas, como a CPI vai lidar com Ciro Nogueira que faz parte da cúpula e tb como os deputados farão com Lira que estando ligado a mais horrenda corrupção que tem ligação com o filho 01 não poderia ter a prerrogativa de blindar o PR dos pedidos de impeachment. O mais triste de tudo é q/ o fundão votado ontem servirá como alvejante nos currais eleitorais para essas criaturas no próximo pleito.

  69. Como assim... o Ciro Nogueira pegou a mulher do cara...e perdoou. .. negócios em BSB são negócios. sem limite na dignidade. .

  70. Infelizmente este é o preço de estar do lado do centrão, povo brasileiro morrendo de estes vagabundos ladroes metendo a mão !!!!!

  71. Aaaahhhhhh..... era certo que esta cria marginal estaria envolvida..... como 2 e 2 são 4!!!! Isso é marginal vocacionado!!!!!! Tem cara de marginal, cinismo de marginal, perversidade de marginal, condutas de marginal, desperta a repugnância a marginal e pra maginal pronto e acabado só faltava as penas..... como marginal nao tem pena, esse é um marginal prontinho e acabado pra receber "duríssimas penas"!!!!! Aí, ""justiçia"".... toma a tal mansão brega de 6.000.000,00 e faça uma escola lá!!!!!

    1. Aí, PF.... follow as demais crias e o chefe da quadrilha, porque com a maior certeza estão todos mergulhando e chafurdando no """alimento""" que entupiu a tripa dele!!!!

    1. O PGR tá de olho na recondução. Não vê nada, não houve nada e não fala nada. Lembra que entrou escondido em um carro qdo foi encontrar com o presidente antes de se o "escolhido" ? ELe é o próprio "personal attorney" pago pelo erário.

  72. Está mais que provado que o ministério da saúde é um poço de corruptos. Imagine isso multiplicado por 22. Trocamos um bandido por outro

    1. O Brasil há muito tempo está nas mãos de bandidos e marginais.E o pior é que não podemos nem mais contar com o exército que gostou de se lambuzar com o crime.

  73. Nenhuma surpresa. O que era estranho era esses nomes não terem aparecido ainda nesses imbroglios da pandemia, um campo fértil para corrupção em todos os níveis

    1. Estavam tentando desviar toda a atenção para os (supostos) ilícitos dos governadores, inclusive, na CPI. Agora, não está dando, mais.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO