DivulgaçãoBolsonaro teve um quadro de obstrução intestinal e foi transferido de Brasília para São Paulo

A saúde do presidente

Com o agravamento do quadro de obstrução do intestino, consequência das cirurgias que fez após a facada de 2018, Jair Bolsonaro é internado em São Paulo. Sua ausência temporária suscita dúvidas sobre quem poderia substituí-lo no cargo até a volta de Hamilton Mourão da África
16.07.21

Os soluços persistentes, que interrompiam lives e discursos, e os repetidos episódios de mal-estar registrados nas últimas semanas acenderam no governo e na família do presidente a luz amarela sobre o estado de saúde de Jair Bolsonaro no início da semana. E com razão: quase três anos depois de ser vítima de uma facada no abdômen, durante a campanha eleitoral de 2018, o presidente acabou sendo internado por complicações decorrentes do episódio na manhã de quarta-feira, 14, no Hospital das Forças Armadas, o HFA, na capital federal. No fim da tarde, com o agravamento de um quadro de obstrução intestinal, ele teve que ser transferido de Brasília para São Paulo. Ainda que seu estado tenha melhorado bastante na quinta-feira, 15, o presidente seguirá internado sem previsão de alta, em meio a dúvidas sobre quem poderá substituí-lo na Presidência, em caso de necessidade de uma licença ao menos até segunda-feira, 19, que é quando o vice-presidente Hamilton Mourão retorna de Luanda, na África, onde participa de um encontro de chefes de Estado e de governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

A notícia sobre a internação de Jair Bolsonaro começou a circular em Brasília nas primeiras horas de quarta-feira, 14, depois que um encontro entre os chefes dos três Poderes foi desmarcado. Diante dos rumores, a Secretaria Especial de Comunicação divulgou uma nota sucinta, na qual confirmou a internação do presidente em Brasília para investigar as causas do soluço. “Ele está animado e passa bem”, dizia a nota. Informações desencontradas divulgadas nas horas seguintes geraram apreensão no meio político. O cirurgião gástrico Antônio Luiz Macedo, que acompanha o presidente desde a facada, voou às pressas de São Paulo para a capital federal, a fim de ajudar a fechar o diagnóstico. Após a chegada do especialista, a Secom anunciou a transferência de Bolsonaro para o Hospital Vila Nova Star, na zona sul paulistana, para avaliação da necessidade de uma nova cirurgia.

A obstrução é provável consequência das quatro cirurgias que Bolsonaro teve de fazer no intestino após a facada. Com tantas intervenções nessa região do corpo, as membranas que revestem as paredes do intestino podem ter inflamado. Quando isso acontece, elas ficam grudentas e podem se colar umas às outras, interrompendo o fluxo do alimento. Um aumento de volume do intestino pode ter irritado o diafragma, o músculo que comanda a respiração e está na origem dos soluços. A obstrução também provocou dores abdominais e acusou acúmulo de líquido no estômago, que foi drenado por uma sonda.

Raysa Leite/FolhapressRaysa Leite/FolhapressA facada de 2018 é a causa dos problemas no sistema digestivo do presidente
Ainda na quinta, 15, a sonda foi retirada, sinal de que o trânsito no intestino havia sido restabelecido. Segundo o próprio Bolsonaro e seu médico, a possibilidade de uma cirurgia de emergência foi afastada. Nesse caso, os médicos tentariam separar as partes coladas do intestino com pinças, o que não será necessário. O presidente deve ficar em observação por mais alguns dias. Na manhã desta sexta, 16, ele deve voltar a ingerir alimentos normalmente. Os médicos, então, devem acompanhar como o seu organismo reage. “Se conseguir alimentar-se normalmente, ele poderá ser liberado. Caso contrário, será preciso investigar mais”, diz Lucio Lucas Pereira, cirurgião do Hospital Sírio Libanês, em Brasília. “O que acontecerá depois é incerto. Alguns pacientes nunca mais apresentam essa complicação. Outros, voltam a ter sintomas em pouco tempo.”

Pouco depois da internação, ainda em Brasília, o presidente usou as redes sociais para fustigar adversários políticos. A postagem foi acompanhada de uma foto deitado em uma cama hospitalar, apenas de bermuda, com os fios dos aparelhos de monitoramento colocados no peito à mostra. Mais um desafio, consequência da tentativa de assassinato promovida por antigo filiado ao PSOL, braço esquerdo do PT, para impedir a vitória de milhões de brasileiros que queriam mudanças para o Brasil. Um atentado cruel não só contra mim, mas contra a nossa democracia”, escreveu.

Apesar da situação delicada, qualquer observador minimamente atento é capaz de perceber que o entourage de Bolsonaro tentou capitalizar politicamente com a vulnerabilidade física do presidente. O quadro de obstrução intestinal foi diagnosticado em um momento de extrema pressão sobre o chefe do Planalto – talvez a fase mais delicada em seus 30 meses de governo. A CPI da Covid avança em ritmo acelerado sobre esquemas de fraude no Ministério da Saúde e a pecha de corrupto começa a aderir ao governo. A popularidade do presidente da República está em queda livre, enquanto as intenções de voto de seu arquirrival Lula se ampliam. A internação e a consequente saída de cena de Jair Bolsonaro, portanto, foram encaradas por setores do bolsonarismo como uma oportunidade de armistício. Coincidência ou não, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil decidiu adiar o debate sobre a apresentação do pedido de impeachment, previsto para o dia 20 de julho.

DivulgaçãoDivulgaçãoO vice-presidente Hamilton Mourão manteve a agenda oficial em Angola
Enquanto Bolsonaro era transferido para São Paulo em um avião da Força Aérea Brasileira, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, cruzava o Atlântico rumo à África. Diante das notícias sobre o estado de saúde do presidente, cresceu em Brasília a expectativa de que o voo de Mourão pudesse fazer meia-volta e retornar ao Brasil. Mas o vice manteve a viagem oficial e os compromissos ao lado do ministro das Relações Exteriores, Carlos França. Nesta quinta-feira, 15, soube-se que Bolsonaro chegou a ligar para o presidente da Câmara, Arthur Lira, cogitando se licenciar até domingo e oferecendo-lhe a interinidade na Presidência durante o período em que Mourão estiver fora do Brasil – gesto calculado, uma vez que Lira, seu aliado no Centrão, é quem hoje tem a caneta capaz de detonar o início de um processo de impeachment.

A questão, no entanto, é controversa. A Constituição estabelece que o presidente da Câmara é o primeiro da linha sucessória depois do vice-presidente da República. Ocorre que Lira é alvo de uma denúncia por corrupção que já foi recebida pelo Supremo Tribunal Federal. Em 2016, o STF estabeleceu que réus podem ocupar o comando da Câmara e do Senado, mas ficam proibidos de assumir a Presidência da República nos casos de ausência do chefe do Executivo e do vice. A jurisprudência foi definida durante um debate sobre a situação de Renan Calheiros, àquela época no comando do Senado e recém-transformado em réu pela acusação de desvio de recursos da verba de gabinete.

Em 2019, a 1ª Turma do STF acolheu a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra Lira, que é acusado do recebimento de 106 mil reais em propina. A defesa do deputado apresentou recurso. Quando já havia maioria para rejeitar os embargos declaratórios e confirmar a decisão que transformou o atual presidente da Câmara em réu, o ministro Dias Toffoli pediu vista e adiou por tempo indeterminado o desfecho do processo. Se Lira tiver que se sentar na cadeira presidencial, a expectativa é de que o caso seja judicializado.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O desespero pela queda nas pesquisas e a constatação pela CPI da COVID do envolvimento de seus pupilos mais queridos nas tentativas de comprar vacinas superfaturadas para receber “

    1. COMISSÕES”, levaram à correria hospitalar para resolver mera prisão de ventre…

  2. Asquerosa, repugnante a foto sem camisa, deitado com eletrodus, tentando parecer moribundo para causar peninha e não ser retirado do planalto. quer ser "imperador", ditador, assassinato, ja consta do curriculum vitae, deste ser execrável.

  3. Alberto(Belém-Pa).Recentemente o famigerado Gilmar Mendes pediu vista do processo contra Renan Calheiros. O famigerado Dias Toffoli pediu vista do processo contra Arthur Lira em 2019 e até agora não devolveu. Não por acaso, os dois construíram carreira passando pela AGU, frequentando o meio político e depois sendo nomeados ao STF. Enquanto não se mudar os critérios de escolha de ministros do STF vamos continuar assistindo a esse espetáculo vergonhoso de impunidade dos políticos brasileiros.

  4. Se tudo não tiver passado de uma armação, semana que vem tudo irá se repetir. Suponho que o mito tenha tido uma síncope e as causas que o provocaram continuam mais vivas do que nunca ...

  5. Pelo menos deu um tempo na verborragia diária, já tinha me esquecido como é não ter que ler todo dia: - "Bolsonaro falou aos apoiadores..." E tome mais uma "pérola", direto do cercadinho para você! De qualquer forma boa sorte ao Jair, que se recupere logo, e o Brasil também!

  6. Atenção todos os jumentos (as) mortadelas, esquerdopatas e psicopatas! ,,,,,, O MITO, aquele que fechou todas as torneiras$$$$$$, aquele que abomina a corrupção, aquele que vai destruir todos os inimigos sedentos de cascalho do contribuinte, vede: Cuba, Venezuela, republiquetas comunistas, globolixo, foia, oie e correlatos. Portanto, se desesperem, o MITO já está pronto para voltar a campo, ... kkk!

    1. vc tem certeza... pelo início da frase parece que não sabe de nada... não viu nem ouviu nada... e tem cara de.....

    2. Vc só pode estar sendo irônico. Ninguém é tão ingênuo assim!

    3. Ah tá aquele mentiroso!!! Enganou e Brasil e ta crente que vai se reeleger!!! Coitado não enxerga um palmo do nariz Minto vc já era!!!

  7. Disparado, o melhor substituto para Coronaro é ninguém. O estropício não faz nada de útil, mas ciumaria absurdamente de quem fizesse um mínimo que fosse. Melhor deixá-lo presidente, internado, calado (que maravilha!) e o Brasil seguindo seu rumo. Sem ele atrapalhar.

  8. Já que não é caso de cirurgia, eis a prisão de ventre mais vultosa de que se tem notícia neste país de ladrões, mentirosos e oportunistas, como nunca se viu no planeta…

  9. Que foto dramática! Fios de um aparelho de eletrocardiograma é uma sonda nasogástrica fazem parecer que o homem está " muito mal"! Kkkkkk arrumou está desculpa para fugir da reunião em que seria enquadrado, para não dizer enrabado.

    1. Caro , isso chama-se monitorização,ou até mesmo fazendo ECG,entre outras; condutas corretas p todos pacientes...

  10. Estava na cara, perdendo popularidade, CPI incomodando e chegando perto do "Quem manda sou eu" e o recesso do Congresso... dou uma de coitadinho e os trouxas vão "ORAR" por mim... 😂😂😂

  11. Quem come queijo se queijefica. O bolsonaro verborragia o que ele é. Ao dizer "caguei para a CPI", revela o que contém dentro de si.

  12. Parece que o presidente gosta de aparecer em fotos pouco dignas... essa dele deitado na maca cheio de tubos é ridícula: poderia ter um pouco mais de postura presidencial... mas acho que isso é impossível! E rindo de quê??? ...Nada como querer dar um tempo em tempo de obstrução...

  13. Dor de barriga , obstipação ,aderência, obstrução intestinal… lá na roça chamam de “ rabo preso” mesmo ! Estão aproveitando na propaganda o “ coitadismo” e jogar fagulhas pra ver se pega fogo de novo o cenário de 2018! Sem chance ! Pode voltar que a batata continua assando !

    1. Se enganou colégua.. não é "rabo preso", o certo é "nó na tripa", camarada

    2. E em qualquer farmácia encontra remédio ( Ducolax e Óleo de Rícino) ou a lavagem intestinal . Não precisa de circo armado e nem de drama mal explicado, nem de entubação tão pouco de cirurgia, aliás a cirurgia não é recomendada porque, se tiver muita 💩💩💩pode transformar em septicemia.

  14. Ninguém é eterno e como os demais mortais Bolsonaro tb morrerá um dia . Mas sempre é bom cuidar da saúde ! Deveria aproveitar e RENUNCIAR ! Tratar-se e ficar forte para o enfrentamento dos diversos processos que virão , inevitáveis que são . Não é só a justiça divina que não falha . A dos homens às vezes também ,não falha .

  15. Que o presidente consiga c**** no vaso sanitário e deixe de c**** nos brasileiros!! Fiz uma c*****!! ...votei nessa coisa!! Uma terceira via, urgente!!

  16. Agora está bem explicado o monte de asneiras que o Boçalnaro fiz.Com a obstrução do intestino a merda subiu para a cabeça.

  17. O STF tem se desmoralizado com frequência por "MUDAR JURISPRUDÊNCIAS", inventando verdadeiras "JURISIMPRUDÊNCIAS"... O que vale para Renan Calheiros, deveria valer também para Arthur Lira. Mais ainda: também deveria valer para Lula, ou não?

  18. Dado o comportamento do presidente toda vez que algo de grave é descoberto em seu governo, me reservo o direito de não acreditar na gravidade dessa obstrução, se é que realmente existe. Aliás, quem com uma obstrução intestinal grave como a dele tiraria foto sorrindo? A tática de vitimização do homem é conhecida.

    1. Duvido muito da veracidade da facada. Como não deu andamento no processo do Adelio Bispo? E agora a mesma artimanha, entubação para prevenção, cirurgia para entupimento de 💩, Hospital das FFAA , referência em Brasília para Militares, precisou ir para SP , quando o tratamento é aplicação de laxante( Ducolax, óleo de rícino ou uma boa lavagem intestinal). Tudo porque existe uma CPI envolvendo a FAMÍLICIA em Rachadinhas em US$???

  19. BOLSONARO e SEU MARKETING VULGAR de VITIMIZAÇÃO = os EXEMPLOS EXCECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  20. Quando é que teremos um raciocínio lúcido?Não basta a COVID matar brasileiros e de um parlamento e seu aparelho corrupto e incompetente, espoliar a Nação,queremos tornar todos os fatos apenas narrativas eleitorais? CHEGA! Procuremos na democracia e nas eleições de 2022, fazer melhores escolhas.Precisamos de um choque ético, moral e de competência administrativa.Que figuras como Lula e Bolsonaro morram nas urnas e assistam a mudança do País que Eleomar foram capazes de fazer.

    1. Perdão a tds mas trata-se de um presidente e não pode ser afirmado que tem ou não uma gravidade.Temos que querer a saúde de tds pois somos tds filhos de Deus e nas próximas eleições fazer outras escolhas,sem Bolsonaro ou Lula,pois esse não é santo e o atentado existiu

  21. Que foto...não me comoveu nem um pouco...afinal é "imorrível"...zombou dos mortos da Covid...estimula o ódio...é forte como um leão..."esportista"...e mesmo assim vamos gastar um horror com o tratamento de uma "prisão de ventre"...pelo visto. Mesmo com tudo isso lhe desejo saúde presidente...que Deus o torne um ser humano melhor...e racional.

  22. Patetico, o psicopata se fazendo de vítima pra distrair os incautos das revelações da CPI! Não me importo nem um pouco se ele vive ou morre! Da mesma forma que ele agiu com as vítimas do COVID

    1. É estarrecedora a mentalidade das anas,marias e outras mais que comentam nesta publicação, junto com joses, bozos , etcs. Pensava que a boçalidade e falta de empatia eram atributos masculinos mas constatei que essas mulheres(?) são piores. Enfim, desejo-lhes que um dia sofram de bridas intestinais pra verem o que é bom.😧

    2. Espero que toda a merda acumulada na barriga e na cabeça o explodam de vez em mil pedaços. Aí precisará abrir os parachuvas por não se contaminar de tanta porcaria ... e logo louvar qualquer deus pela graça alcançada! Não vai deixar saudade. Faixa no Mourão!

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO