O braço chinês de Doria
Quem é o advogado metido em transações financeiras heterodoxas e relações suspeitas com o poder que comanda o Lide China, a frente oriental do grupo criado pelo governador paulista
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
No começo de 2019, logo após a posse do governador João Doria, um carro preto blindado entrou no Palácio dos Bandeirantes carregado com garrafas de uísque e champagne. As bebidas seriam servidas em um convescote na sede do governo paulista e eram um mimo oferecido por Marcelo Braga Nascimento, um advogado abastado que ficou muito íntimo do tucano depois que ele entrou para a política. Pouco antes do coquetel, Braga havia servido um almoço em seu apartamento para comemorar o aniversário de Doria e sua apertada vitória na campanha eleitoral, da qual participou ativamente. O advogado abrigou em um de seus imóveis o comitê do PSDB e recebeu 300 mil reais para fazer a assessoria jurídica da candidatura. Desconhecido no cenário político, ele teve um breve momento de fama em 2017, quando espalhou dezenas de bandeiras do Brasil pelas ruas de São Paulo, com propaganda de seu escritório, em uma ação autorizada pela gestão do então prefeito João Doria. O objetivo declarado era estimular o patriotismo dos paulistanos, em plena onda antipetista. A repetida aversão à "bandeira vermelha" era mera retórica política. Desde aquela época, Braga comanda a "filial chinesa" do Lide, o grupo empresarial fundado por Doria em 2003, promovendo eventos pagos e reuniões entre empresários e agentes públicos na China e no Brasil, inclusive com o próprio governador e com seu vice, Rodrigo Garcia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Carlos a m fiore
2021-05-11 20:13:03É subestimar o próximo , estão tentando esconder um elefante em uma plantação de morangos pintando suas unhas de vermelho
miguel
2021-05-09 14:30:27Muito bom ter conhecimento desse lado inglorio de Dória. Nós público, jamais teremo o verdadeiro poder sob nossa batuta. Eles, os oportunistas, se multiplicam a cada ano que passa e nós continuamos a ser enganados e forçados a pagar tudo o que eles imaginam e fazem. As vezes eu tenho vergonha de mim mesmo apenas por sentir alguma simpatia por gente dessa espécie e depois ver que não há um que preste. Votei no bozo, contra lula e hoje odeio a Hole family, mais um motivo de vergonha
Ruy
2021-04-27 16:45:38Para ter lucro com representantes do PC Chines, Doria não se avexa de entregar país. Bandido.
Leandro
2021-04-26 15:38:44Doria, cai na real. Vc mal chegou e já quer a presidência. Não vai dar. Controla tua vaidade. Tá na hora de calçar a sandálias da humildade, q não é teu forte. Se recandidata a governador e espera pra ver se dá , na próxima. O Brasil agradece.
Fabricio
2021-04-26 14:44:27Esta difícil continuar assinando a Crusoé, a reportagem traz acusações sem prova, que podem facilmente ter sido geradas pelo gabinete de ódio. Isso parece mais um texto de propaganda ao preconceito ao povo chinês do que uma reportagem séria. Fora o fato de tentar de toda forma viabilizar a candidatura do Tasso Gereissati, um candidato totalmente irrelevante sem a menos condição.
Rafael melo
2021-04-26 11:55:08Esses caras tao pagando assinatura pra defender corrupto aqui !!!! Kkkkk
Monica
2021-04-26 09:57:30Não precisa ser jornalista para perceber que Doria é lobista e só está interessado em lucrar com os chineses. Interessante vcs só terem percebido isso agora, será que é porque veio à tona o contrato de vcs com a tv cultura e precisam se mostrar isentos?
Fernando
2021-04-25 12:40:59China e EUA são os maiores parcerios comerciais do Mundo. Nem EUA nem China tém uam parceria maior do que a de um para com o outro. Os EUA mantém um número crescente de representantes e negociadores na China. Mas quando tenta-se no Brasil construir pontes de parceria com a China publica-se como se fosse um ato de traição, de desvio de conduta. É muito limitada e ilógica essa abordagem, frente ao que a UE, EUA e outros países natural e normalmente desenvolvem nas relações comerciais com a China.
GIL FERREIRA FERNANDEZ
2021-04-25 08:15:02Eu só queria saber, onde entra o erário nessa história? Ou não entra? De resto, se for verdade, é caso entre prestador e cliente. Eles que ajuízem o que acharem que deve ser.
Camila Alves da Rocha Diogo
2021-04-25 06:42:54A maior vantagem na guerra entre Bolsonaro e Doria é que os podres de todo mundo vem a tona,