Imprensa estrageira noticia o fim da Lava Jato: contra-ataque do establishment

Vergonha internacional

Ao deflagrar a guerra contra combate à corrupção, o Brasil emite ao exterior uma preocupante mensagem que tende a trazer prejuízos ao país já no curto prazo
26.03.21

Acostumados a noticiar prisões de corruptos e as ramificações dos escândalos da Odebrecht em diversos países, os principais veículos da imprensa internacional lamentaram as decisões recentes de autoridades brasileiras que criaram obstáculos para as investigações de corrupção no Brasil. A imagem arranhada reverte a boa impressão que o país estava cultivando no exterior com a Lava Jato e pode afugentar os investimentos estrangeiros, atrapalhando ainda mais a recuperação econômica.

A revista britânica The Economist trouxe um dos recados mais duros. Com o título “A triste e quieta morte da força-tarefa brasileira anticorrupção, o texto afirma que a Lava Jato foi algo sem precedentes na região, onde os poderosos sempre se beneficiaram da impunidade. A reportagem destaca que muitas empresas criaram controles internos para impedir que funcionários se envolvam em atos ilegais, mas relata que o procurador-geral da República escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro enfraqueceu a força-tarefa. Também aponta outro sinal do retorno à “velha política”: o apoio de Bolsonaro no Congresso a Arthur Lira, réu na Lava Jato. “Sua morte (da Lava Jato) marca o fim simbólico de um esforço sem precedentes para reduzir a corrupção em toda a América Latina”, diz a Economist.

Financial Times também destacou a importância histórica da Lava Jato. “As condenações resultantes foram consideradas um divisor de águas no Brasil, onde a elite dirigente por muito tempo cometeu excessos e se aproveitou da impunidade”, diz o texto, lembrando, ainda, que o legado da operação passou a correr perigo após as decisões recentes do Supremo Tribunal Federal. A visão que o jornal faz do Brasil não é nada otimista: “As forças que se opõem aos esforços contra a corrupção estão meramente tentando proteger a si próprias e voltar aos negócios de sempre em um país que sempre esteve entre os mais corruptos”.

Agência BrasilAgência BrasilA sede da Odebrecht em São Paulo: corrupção sem fronteiras
As notícias ampliaram o desânimo com o Brasil, em um período em que o país já estava aparecendo de forma negativa no noticiário com o total descontrole da pandemia de coronavírus. “Há muitas dúvidas entre os americanos sobre quais serão as implicações das decisões do Judiciário para os réus dos processos, para as investigações em curso e para a economia brasileira”, diz o advogado americano Bryan Parr, que trabalha com crimes de colarinho branco na América Latina no escritório Paul Hastings, em Washington. Parr observa que, embora o número de investigações de corrupção no Brasil continue crescendo, não se sabe o que pode acontecer, por exemplo, com a cooperação que havia entre as diversas agências governamentais e com as instituições estrangeiras.

A Lava Jato foi um símbolo da luta contra a corrupção no Brasil e em toda a América Latina, e surgiu em um momento em que a população estava ansiosa por isso. Mas ainda não sabemos se veremos apenas o fim de um símbolo ou se isso terá consequências práticas”, diz Parr.

Outros especialistas acreditam que o impacto poderá acontecer principalmente na esfera política. “Acho que as consequências de a Lava Jato terminar dessa forma são enormes e, infelizmente, não estou muito otimista com elas. O efeito mais importante e desafiador da recente decisão do STF sobre a falta de imparcialidade de Sergio Moro é o que isso faz com a confiança dos cidadãos”, diz Jessie Bullock, pesquisadora da Universidade Harvard e coautora de um livro sobre a Lava Jato. “Muitos brasileiros poderão pensar agora que o juiz Moro agiu por questões políticas. Isso pode comprometer a confiança das pessoas no governo e até mesmo nas instituições anticorrupção.”

DivulgaçãoDivulgaçãoA OCDE criou um grupo para monitorar o combate à corrupção no Brasil
A falta de garantias levou a OCDE, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, a anunciar a criação, em meados de março, de uma unidade permanente para monitorar a situação no Brasil. Foi a primeira vez que a entidade tomou esse tipo de medida. Desde então, especialistas de três países passaram a coletar informações e a consultar autoridades brasileiras. A depender do que eles encontrarem, existe a possibilidade de que a entrada do Brasil na organização, que reúne os países mais ricos do mundo e dissemina boas práticas de gestão, fique comprometida. A participação na OCDE, não custa lembrar, era até recentemente um dos principais objetivos traçados pelo governo de Jair Bolsonaro.

O aumento da insegurança faz com que os estrangeiros fiquem ainda mais receosos em apostar no Brasil. Segundo dados do Banco Central divulgados nesta quinta, 25, a situação já é periclitante. Os investimentos estrangeiros no país caíram de 69 bilhões de dólares em 2019 para 34 bilhões de dólares no ano passado, o que pode ser atribuído principalmente à pandemia. Em 2021, o número deverá ser influenciado ainda pelo enfraquecimento no combate à corrupção. “Este ano, há muito mais dinheiro saindo do que entrando no Brasil. Quando o empresário descobre que precisa pagar uma quantidade extra de dinheiro para exercer alguma atividade, fica mais difícil ele tomar uma decisão. Isso traz um clima ainda mais desfavorável e desalentador para o investimento”, diz o economista Simão Davi Silber, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Fipe, e professor da USP. “Para as companhias americanas, esse é um assunto extremamente sério. Elas sabem que podem ter de pagar multas bilionárias e até fechar se forem flagradas com corrupção.

A capacidade que a corrupção tem de espantar o investimento estrangeiro é conhecida há décadas. “O Brasil poderia receber muito mais investimentos se melhorasse a eficiência do seu Judiciário, o que é algo relativamente fácil de se fazer”, diz o economista James Roberts, da Heritage Foundation, em Washington. No ranking anual de liberdade econômica feito pela instituição, o Brasil está em 85º lugar entre 178 países com Judiciário mais eficiente. Não é uma posição honrosa. A lista é definida por critérios como o risco de impunidade e a capacidade de os tribunais locais levarem processos até o fim. “É uma posição abaixo da média mundial. Se o Brasil melhorasse de patamar, os resultados já poderiam ser sentidos no ranking de 2023”, afirma Roberts. O quadro voltou ao patamar desolador de algumas décadas atrás.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Graaaaaaaaaaannnde "stf" !!!!!!! Um solta corrupto. Outro solta traficante. Lembram do pilantra Daniel Dantas, dono do banco Opportunity, lá na operação Satyagaha? Ele disse: "meu medo é a 1ª instância; quando chegar no "supremo" nós resolvemos."

  2. O autor da reportagem esqueceu de explicar como o STF anulou tudo que a LAVA JATO produziu para tentar acabar com a corrupcao . Limpando o maior ladrao e que tanto de ruim fez no BRASIL . Infelizmente depois de ser condenado em varios e diferentes tribunais , 3 ministros indicados pelo reu absolvem de tudo .

  3. O mundo inteiro vê este escândalo jurídico que o STF tramou para o Brasil, só os brasileiros mesmo pra acreditarem em Hakers bandidos. Somos tão burros assim? ou fomos mesmo domesticados pra sermos idiotas úteis aos corruptos?

  4. Só aos corruptos, fichas suja, pertencentes a lista da Odebrecht e bandidos, interessam o fim da lava jato que trouxe de volta para os cofres públicos muitos bilhões de reais.

  5. Estou lendo artigos de pessoas sérias , de juizes a generais, todos preocupados com essa aberração juridica protagonizada por Gilmar. Ele e Carmen Lúcia tiveram um papel lamentável no desmonte da lava jato e na tentativa de destruição de Moro. Por enquanto estão vencendo, mas não será para sempre. A Lava Jato e Moro são reconhecidos internacionalmente pela luta incansável contra os Poderosos corruptos de Brasilia. Vamos continuar fazendo nossa parte! #SouMoro

  6. A corrupção acabou na terça-feira, segundo o cabo major Peçanha. Não lembro bem de que semana , de que mês, mas acabou sim.

    1. O STF e STJ é uma vergonha para o Brasil sem falar do senado que podia resolver tudo isso mais muitos com rabos preso é uma vergonha!

  7. O melhor ato do governo do Brasil para acabar com a corrupção foi acabar com a lava jato, sem investigação não há corrupção.

  8. Mais uma Pergunta que não quer calar... digo, que virá a calhar: “Quantos nazistas estão hoje em postos chaves no Govêrno? E quem manda mais, o pai ou os filhos? E dos filhos qual é o mais supremacista?”... Ops, já foram 3 (três perguntas, claro).

  9. Como a Ministra Cármem Lúcia, consegue dormir em paz. Seria interessante, começar a fazer uma limpeza no STF impichando o Alexandre de Moraes e continuando com o Gilmar. O povo brasileiro não aguenta tanta desgraça provocada por decisões de alguns ministros.

  10. Sim, é 1 vergonha p/ os brasileiros o comportamento do presidente da república e dos juízes do STF e dos presidentes do Congresso e do Senado. Tais elementos destas instituições são bandidos traidores da pátria. Impeachment p/ JB, Gilmar Mendes, Lewandowski, Carmen Lúcia, Rosa Weber, Toffoli, etc. Sérgio Moro para Presidente, Luciano Huck para vice!

  11. A merda é que ministro de tribunais superiores ficam muito tempo. Uma parte do supremo são totalmente politicos e alguns parecem que devem aos presidentes que o indicaram. Usam gravações criminosad em processo legal, e ainda falam de Moro. A monstruosidade são decisões que põe tudo a perder em termos de combate a corrupção.

    1. Não é ele nao! Ele é uma marionete. Os verdadeiros culpados estão disfarçados e escondidos nos tribunais, no parlamento, nos luxuosos escritórios advocatícios, nas mamatas das estatais, e ... vocês sabem bem onde mais.

  12. Uma coisa fica muito clara: o sistema de escolha dos ministros do STF, não serve e não vale nada. No mínimo não deveriam ser eternos, mas com um mandado de alguns poucos anos a serem definidos pelo nosso corrupto congresso. Já que não temos outra escolha.

    1. seuckme seu ck.e seu comentario é significativo da corrupção existente no país, não existem

  13. Isto é uma clara luta entre a modernização do país e a velha oligarquia e privilégios estatais. De um lado os setores jovens e de primeira instância da PGR e judiciário, os empresários honestos que querem um país moderno e a população ( cada vez mais esclarecida) de outro lado a velha política patrimonialista. Infelizmente, sob o governo Bolsonaro, a velha política encontrou um ambiente favorável ao retrocesso. Ruim para a democracia, ruim para o futuro... com o Brasil ficando mais pobre.

  14. O culpado disso é Bolsonaro que para livrar o filho entrou no lamaçal dos corruptos e trocou os melhores Ministros por Subservientes

  15. Triste país onde corruptos contestavam os justos e parte de brasileiros são cegos e fanáticos para não enxergarem todo os roubos ocorridos no país durante os governos de Lula, até o ex presidente dos EUA Barak Obama que um dia disse que o Lula era o cara abriu os olhos e citou no seu livro o roubo de bilhões pelo gatinho mor desta nação também conhecido como pixuleco.

  16. O Brasil para dar una guinada ha que matar, tiene que dar um tiro na impunidade e na imunidade,pois só assim não correremos o risco de assumirem postos que só fazem matar o povo e seu desenvolvimento.

  17. Quem está disposto a mudar tudo isso? Tudo no Brasil está a desmoronando, até a dignidade de alguns que deveriam ser retos, justos e fiés a constituição e dos cargos que representam a justiça que ocupão. Brasil acorda, você é um País que tem tudo pra dar certo, mas sem corrupção, essa podredão que tomou conta da nação. Deus tenha misericórdia de nós e nos ajude a eleger pessoas retas, justas e fiés ao que é correto.

  18. Esse Duda Teixeira agora está criticando o governado federal por tentar combater a corrupção. Parece que não tem mais do que falar... aliás, a Canalhada Crusoe está cada vez pior. Afinal são apoiadores do Moro. Nada contra, mas deviam expor o santinho do ex-juiz no peito. Que Jornalismo....!...

  19. Quem quiser viver num país sério deve pensar em sair do Brasil. Aqui tudo foi minuciosamente pensado para que a corrupção domine por muito tempo ainda.

  20. A soltura desse bandido foi a pior notícia que pude ouvir. Mas da justiça de Deus ele não escapa. Só queria que fosse para o quinto dos infernos antes das eleições.

  21. E tudo isso sendo orquestrado pelo STF que deveria ser o primeiro lugar a apoiar esses funcionários públicos honestos e destemidos que tentaram lutar contra a corrupção enraizada no Brasil.

  22. Não dará certo um país que tem um judiciário, um legislativo e um executivo compostos por gente pusilânime, corrupta e covarde mais preocupada em se blindar e permanecer roubando impune

  23. É isso aí e com as escolhas pelo centrão para indicar os que estariam renovando o engessamento do STF pelo PT , sabemos que só teremos um judiciário sério e efetivo no combate aos maiores bandidos e políticos corruptos do mundo , somente na próxima geração , pois o senado infelizmente conta com pouquíssimos que não estão encrencados com nossa in justiça, não temos a quem recorrer , só nos resta assistir passivamente , vê-los debochando e rindo da nossa cara de otários ,até irmos dessa pra outra

    1. Não é só o STF. As escolhas de determinados integrantes da Corte e do PGR pelo executivo são determinantes para esse desgaste!

  24. Pois é voltamos a ser párias. Parabéns ministros que participaram da ação para destruir a Lava Jato e Moro. Conseguiram o que queriam. Minha pergunta aos três. Valeu a pena? Estão felizes e satisfeitos? Dormem tranquilos??

    1. Data vênia, serão execrados para sempre porque o povo honesto do país abomina a corrupção daqueles que meu saudoso pai chamava de “tubarões”, a saber, os políticos desonestos e ricos.

  25. Eu penso que quando todos nós brasileiros estivermos no fundo do poço, a coisa vai feder, por enquanto estamos num sistema de cada um por si, as grandes revoluções se deu quando o povo começa a passar fone, tem muita gente mas está parcela ainda é pouco. Estamos só assistindo a tudo isso.

  26. O BRASIL JAMAIS FARÁ PARTE DE UMA ORGANIZAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO TENDO COMO GOVERNANTES FACÇÕES COMO A DO PALHAÇO ASSASSINO TAMPOUCO COM A ORCRIM ANTERIOR COMANDADA PELO BRAHMA. PARA CHANCELAR TODAS AS AÇÕES CRIMINAIS TEMOS UM STF QUE TRABALHA DIOTURNAMENTE PARA A MANUTENÇÃO DESTE QUE SERÁ O PIOR PERÍODO DA HISTÓRIA DO NOSSO PAÍS. ENTÃO PARA NÃO SERMOS MAIS ULTRAJADOS NOSSA ESPERANÇA EM DIAS MELHORES ESTÁ NO AFASTAMENTO DESTE DESASTRE QUE HOJE SE ABATEU SOBRE NOSSA NAÇÃO CHAMADO BOZO.

  27. Não há como não se anojar vendo a própria justiça participando da destruição dos avanços que o país havia obtido no combate à corrupção e a lavagem de dinheiros! Quanto aos políticos corruptos que lutam pra defender a perpetuação da roubalheira, além de execrá-los, a resposta precisa e deve ser dada nas urnas.

  28. Além de não combater a corrupção, o pais tem FORO PRIVILEGIADO para milhares de políticos, não prende os condenados até em Segunda Instância, e agora condena juízes e liberta corruptos, lavadores de dinheiro. Jamais entrará para a OCDE. País sem sistema judicial de credibilidade.

  29. Brasil não entrará nunca na OCDE. Não combate a corrupção. Livra corruptos e lavadores de dinheiro da cadeia com aval da Suprema Corte. Liberta chefes traficantes. Bye Bye OCDE. Virou um pária internacional na justiça.

  30. Somos todos Moro! As maléficas e insanas trapalhadas em favor dos bandidos invertem toda a concepção de moralidade "destipaiz". Um absurdo colossal.

  31. Seria muito bom se órgãos internacionais anti-corrupção viessem aqui fazer uma devassa no processo de destruição da Lava-Jato engendrado por Gilmar & sua turma! Com certeza muita coisa seria descoberta à respeito da vida de certas pessoas do Supremo...

  32. Em Brasília ministros das cortes superiores são indicados por políticos comprometidos pela corrupção, e confraternizam com eles. Os maiores exemplos são Gilmar Mendes e Toffoli. E agora com Bolsonaro, até o PGR é submisso. Com esses ministros do STJ e STF não se pode combater a corrupção no Brasil. é só analisar seu histórico. A lavajato foi uma exceção na "justiça" brasileira. Durou pouco.

    1. João: peço sua autorização para incluir nessa lista o atual presidente da Câmara, Arthur Lira, eleito com decidido apoio do Bolsonaro, e que tem nas costas uma boa porção de ilegalidades que a Lava Jato estava levantando. Pena pra nossa geração que não vai ver o Brasil sair da lamentável posição que ocupa, mas a História vai colocar essas pessoas no esquecimento que elas merecem. Consolo pra nós e punição muito branda pra eles.

  33. AQUI TEM QUE ROUBAR MUITO. PRA COMPRAR JUIZ, DESEMBARGADOR, MINISTRO DO STF, STJ. AI FICA TUDO BEM.....NAO DA NADA.....SO UM IRA OU ETA A EXPLODIR UNS 1000 BANDIDOS DA NOSSA REPUBLICA.

  34. os EXEMPLOS EXCECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! São DEGENERADOS MORAIS que IMPEDEM o BRASIL de AVANÇAR! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  35. Ou seja, voltamos a ser o Bananão que sempre fomos. Mesmo assim, obrigada Lava-Jato por nos engrandecer. Apesar dos Bolsonaros, apesar do vergonhoso STF.

    1. Maria, não acho que voltamos a estaca "zero". Hoje, graças a Lava Jato, sabemos exatamente quem nos governa! Quadrilhas. Cabe a sociedade, agora que tem conhecimento de causa, se organizar para combater essa desgraça.

  36. Como se não bastasse o supremo ser uma corte politica acobertadora de corruptos, ainda é autoritária não admitindo criticas.

  37. Triste país que tem um Poder Judiciário sob censura até mesmo no exterior e acusado de trabalhar contra o próprio país ao proferir decisões contrárias ao combate à corrupção. Sérgio Moro, sonhou com um país melhor sob o império da lei igual p/todos e fez seu trabalho de Juiz. Já o STF se fecha numa redoma de vidro frágil que pode quebrar ao proferir decisões contra a Lava Jato e desabonadoras da honra do Juiz Moro e dos Procuradores, permitindo até o momento que prosperem. Ainda tenho esperança

  38. E eu aqui pensando que o STF tinha conseguido o que queria: admiração da parte mais PODRE da sociedade brasileira. Foi mais longe, conseguiu fama internacional, ajudando a afundar ainda mais o Brasil na lama!!!

  39. O STF vem criando uma TRADIÇÃO de ANULAR TODAS AS OPERAÇÕES DE COMBATE À CORRUPÇÃO DO PAÍS, sempre utilizando métodos espúrios, mas, com a Lava Jato, eles se superaram. Agiram COVARDEMENTE: o povo enfrenta já a ameaça da pandemia e só pode se manifestar através das Redes Sociais - motivo pelo qual alguns Ministros ressuscitaram a CENSURA. Se já sofríamos com desgoverno (na saude e economia), com o stress do isolamento, fomos agora abatidos por esse GOLPE SUJO. Todo poder emana de LULA!

  40. Ditadores corruptos não ligam para anseios do povo, desde que possam contar com a resguarda das FFAA (ex.: China, Rússia, Venezuela). O que eles realmente temem: protestos do povo COM APOIO MILITAR! As FFAA devem garantir que a CF não seja aniquilada por corruptos no poder! Resta saber em que lado estão os Generais.

  41. O Brasil perdeu a guerra contra a corrupção. Executivo, Legislativo e Judiciário podres e recheados de corruptos venceram. Vergonha internacional...

  42. A eliminação de Moro, como candidato para PR, é primordal para facilitar a candidatura do Lula. A CF está sendo aniquilada pelo STF. Obrigação das FFAA é defender os dreitos do povo e garantir a CF! Povo na rua, pedindo intervenção militar! Resta saber: de que lado estão os Generais?

    1. Caro Hans, o que vc sugere é considerao "ilegal e inconstitucional" pelo Jornal Nacional. Aqui no Brasil é proibido e pode dar cadeia para quem defende algo que não esteja previsto na CF. Por exemplo, se vc for a favor da Monarquia ou do Parlamentarismo seria considerado um ativista de causas "ilegais e inconstitucionais" pela imprensa e até por alguns juízes. E ainda acreditam que é uma Democracia. Triste isso.

  43. Só uma lembrança aos desavisados, o Brasil pelo tamanho, PIB e população deveria estar no mínimo entre os 25 melhores em qualquer ranking. Quando fica em 70, 80, como de costume, é uma vergonha sem tamanho.

  44. SergioMoro na presidência do Brasil, além do nível cultural, cultural e moral, pode elevar a possibilidade de investimentos e a recolocação da economia na rota de crescimento.

  45. Mas o Gilmar prefere citar a opinião do Bernie Sanders. Pré-candidato à Casa Branca na última eleição, parlamentar é notório admirador do ex-presidente petista!

  46. O Brasil pertence a partidos criminoso , que está no topo dos poderes e da mídia. Quiser investir aqui, molha o bolso, gringos!

  47. Sra. Jessie Bullock quem com neurônios acredita nas decisões orquestradas pelo lixo togado GM? Quem perdeu a confiança na lava jato apoia mentirosos e ladrões. Uma parte da sociedade não é acéfala não!

  48. O conjunto da obra reúne vários atores que contribuem para este estado de coisa. Que são contra o Brasil, podemos assim resumir. Pois bem, parece pouco. Mas não é. Vamos nos lembrar destes nas eleições de 2022. E fazer a nossa parte. Em todo o espectro político nacional.

  49. O objetivo do Dr. Bolso em entrar na OCDE está cada dia mais longe e difícil de se concretizar. Vamos continuar no patamar de "país em desenvolvimento" ainda por algum tempo. Não conseguimos nem fazer o dever de casa, imagine pretensões maiores.

  50. Dr Sérgio Moro, o senhor é um patriota, eu sou apenas uma brasileira que o admira muito, mas vou dar um conselho, vá para outro país com sua família. O Brasil não o merece.

  51. O Glorioso Juiz Moro deveria usar todo esse material como perseguição política e pedir asilo em outro país , desmoralizando de vez este supremo cheio de ratos e parasitas. É a Venezuela a caminho . Preserve-se Moro! dá pra ser combativo longe da bosta deste país. Vide Mainardi.

    1. Deve sim, ir às Cortes Internacionais, se o Supremo Tribunal não revogar a decisão da 2a. Segunda Turma e a de Fachin sobre a incompetência do foro de Curitiba para julgar os processos contra Lula. Será vergonhoso para o país....!!

    2. O Moro deveria pedir a anulação desse julgamento, com base em mensagens roubadas e a parcialidade do Gilmar Mendes!

  52. É importante divulgar a repercussão internacional da vergonha que é nosso STF. Precisamos divulgar isso, porque a imprensa amiga, só defende os corruptos

  53. Minto traidor. Prometeu apoiar a Lava Jato, acabar com o toma lá da cá. Na prática... amarelou. Depois dos vermelhos, um amarelão.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO