Adriano Machado/Crusoé

O próximo alvo de Gilmar

Depois de trabalhar para implodir a força-tarefa de Curitiba, o ministro do Supremo agora mira na Lava Jato do Rio, a que mais se aproximou dos esquemas no Judiciário. Enquanto isso, no submundo já houve até quem oferecesse dinheiro para um advogado destruir Marcelo Bretas e os procuradores
19.03.21

Mesmo com os sucessivos acessos verborrágicos de Gilmar Mendes, pairava no meio jurídico uma dúvida sobre a dimensão do golpe que se armava contra a Lava Jato dentro do Supremo Tribunal Federal. Estaria a campanha de destruição da operação, calçada nas mensagens roubadas dos procuradores do Paraná, limitada aos feitos da força-tarefa de Curitiba? Ou o movimento capitaneado pelo ministro seria expandido para as sucursais da operação, criadas para investigar os desdobramentos dos esquemas de corrupção em outros estados? Na última semana, Gilmar tratou de enterrar qualquer dúvida que pudesse haver sobre suas intenções. Durante o julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro em um dos processos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Segunda Turma, ele pontuou, mais de uma vez, qual é seu próximo alvo: a “tal 7ª Vara do Rio de Janeiro”. É na vara comandada pelo juiz Marcelo Bretas que correm os processos da Lava Jato fluminense, reconhecidamente o braço da operação que mais avançou sobre o Poder Judiciário, denunciando advogados renomados e parentes de magistrados, além de ter prendido empresários e políticos ligados ao próprio Gilmar Mendes.

Com um método nada ortodoxo que já virou sua marca registrada, o ministro que lidera a ala anti-Lava Jato do Supremo lançou suspeitas sérias sobre a frente da operação no Rio. Gilmar afirmou que existe um “escândalo que ainda não veio à tona” na 7ª Vara, aquela comandada por Bretas, e jogou no ar o nome de um jovem advogado investigado por “vender” uma suposta “aproximação” com os procuradores e o juiz da Lava Jato fluminense, o que poderia configurar crime de tráfico de influência ou exploração de prestígio. “Não sei se já ouviram falar, senhores ministros, de um personagem que gravita por aí e que fez uma reclamação no STJ chamado Nythalmar. Um advogado que liderava as delações até um determinado momento e depois se tornou uma figura espúria”, disse o ministro aos colegas de turma. A mensagem que Gilmar quis passar foi clara: os tais “crimes” que ele diz terem sido praticados na 13ª Vara de Curitiba com Moro também teriam ocorrido na 7ª Vara do Rio com Bretas, que rebateu o ataque quase que em tempo real, pelas redes sociais, negando “qualquer suposta irregularidade”.

Reprodução/redes sociaisReprodução/redes sociaisO advogado Nythalmar Ferreira Filho recebeu oferta de dinheiro para atacar Bretas e a força-tarefa
Nythalmar Dias Ferreira, o advogado citado por Gilmar, virou uma espécie de bucha de canhão para explodir a Lava Jato do Rio, depois que ele mesmo se tornou alvo do Ministério Público Federal, em outubro do ano passado, em um intrincado processo que envolve ameaças e até oferta de dinheiro para aniquilar a operação que chegou a prender 265 suspeitos e já condenou 41 réus. A origem dessa trama é um processo ético-disciplinar movido há dois anos por um grupo de advogados contra Nythalmar na OAB do Rio, por “cooptação indevida de clientes”. Com 30 anos, o advogado teve uma ascensão meteórica na carreira costurando acordos de delação premiada para clientes famosos apanhados na Lava Jato, como o empreiteiro Fernando Cavendish, ex-dono da construtora Delta preso em 2016. O caso de Cavendish chamou atenção no meio jurídico pelas decisões consideradas vantajosas obtidas por um inexpressivo advogado junto ao juiz Marcelo Bretas, como penas mais leves que a de outros réus e a possibilidade de devolver o dinheiro desviado com créditos milionários que a empreiteira alega ter a receber do governo do Rio.

O empreiteiro que enriqueceu abocanhando obras na era de ouro de Sergio Cabral e confessou ter pago propina ao ex-governador virou o principal cartão de visita de Nythalmar, que passou a aliciar clientes de outros advogados dentro dos presídios e nos corredores do tribunal. Logo ele deixaria o anonimato e o escritório no subúrbio para ganhar seu lugar entre as estrelas.

Na lista de alvos abordados estariam o próprio Cabral e o empresário Eike Batista, a quem o advogado teria “vendido facilidades” para fechar acordos na 7ª Vara. Assim que a representação feita contra Nythalmar na OAB ganhou o noticiário, ainda em 2019, o coordenador do braço fluminense da Lava Jato, procurador Eduardo El-Hage, pediu uma investigação ao próprio Ministério Público Federal, por causa da suposta “aproximação” com o juiz e com a força-tarefa que o advogado teria usado para ganhar novos contratos. O inquérito ficou praticamente parado até setembro de 2020, quando a Lava Jato compartilhou com o procurador encarregado do caso duas possíveis provas contra Nythalmar: uma anotação na agenda do almirante Othon Pinheiro da Silva, na qual o ex-presidente da Eletronuclear descreve Nythalmar como “advogado milagreiro do juiz Marcelo Bretas”, e uma mensagem de WhatsApp enviada pelo advogado a Sergio Côrtes, em agosto de 2018, na qual ele alerta que o ex-secretário de Cabral estava “perdendo uma semana preciosa” e que precisava receber o “compromisso de solução do seu caso”. Côrtes não trocou de advogado e foi preso cinco dias depois por ordem de Bretas.

Agência BrasilAgência BrasilEl Hage, coordenador da Lava Jato do Rio: na mira dos detratores da operação
Em outubro do ano passado, o advogado que já foi descrito como o criminalista mais caro da Lava Jato no Rio voltou ao noticiário, desta vez como alvo de uma operação. A Polícia Federal vasculhou cinco endereços ligados a Nythalmar no Rio, incluindo um apartamento que ele diz ter comprado de Cavendish em Ipanema, e levou um computador e dois celulares. Um detalhe curioso nessa história é que o delegado da PF responsável pela investigação já foi preso em 2008 por suposta participação em uma quadrilha de policiais envolvidos na máfia dos combustíveis que tinha como um dos defensores o mesmo advogado que representou contra Nythalmar. Mas foram os episódios que sucederam a busca e apreensão que renderam ao advogado o título de “homem-bomba” da Lava Jato do Rio – o mesmo que despertou o interesse do ministro Gilmar Mendes. Duas semanas depois da operação, o diretor da 7ª Vara, Fernando Pombal, servidor mais próximo de Bretas, começou a receber ligações e mensagens de texto de números desconhecidos com ameaças ao juiz e ao coordenador da Lava Jato, insinuando ter documentos que poderiam acabar com a carreira e a vida pessoal de ambos e pedindo para que a investigação sobre Nythalmar fosse arquivada. O próprio auxiliar de Bretas disse em depoimento acreditar que a ameaça partiu do advogado, por causa da “riqueza de detalhes“, e a investigação do MPF sobre as ameaças identificou que um aparelho usado para enviar as mensagens pertencia ao próprio Nythalmar — ele teria trocado apenas o chip, o que não foi suficiente para eliminar suas digitais na estratégia maquinada para assustar o juiz e seu assessor.

As especulações envolvendo o caso Nythalmar ganharam ainda mais fôlego entre os que querem usá-lo para fustigar a Lava Jato depois que o advogado decidiu, em uma ousada estratégia de defesa, fazer uma reclamação ao Superior Tribunal de Justiça, argumentando que como a investigação sobre ele trata de uma suposta “venda de facilidades”  na 7ª Vara, o juiz Marcelo Bretas e os procuradores também deveriam ser considerados suspeitos e investigados. Como dois integrantes da força-tarefa são procuradores regionais da República, a competência para investigá-los seria então do STJ, e não da primeira instância da Justiça Federal do Rio. A reclamação foi propositadamente protocolada por Nythalmar no dia 21 de dezembro, para que fosse apreciada durante o recesso do Judiciário pelo presidente da corte, Humberto Martins, cujo filho Eduardo Martins foi denunciado pelos próprios procuradores e teve os bens bloqueados por Bretas sob a acusação de receber honorários milionários da Fecomércio do Rio, para influenciar nos julgamentos de interesse da entidade na corte onde atua o pai. Menos de oito horas depois, Humberto Martins concedeu a liminar a Nythalmar e puxou toda a investigação para o STJ, inclusive a parte relativa a Bretas e aos demais procuradores. A relatora é a ministra Laurita Vaz.

Eduardo Matysiak/Futura Press/FolhapressEduardo Matysiak/Futura Press/FolhapressBretas foi ao Twitter rebater Gilmar
O inquérito está agora com a subprocuradora Lindôra Araújo, braço direito do procurador-geral da República, Augusto Aras, outro algoz da Lava Jato. Caberá à PGR analisar, por exemplo, a perícia que será feita no computador e nos celulares de Nythalmar. Embora o advogado se declare inocente tanto das acusações de tráfico de influência e exploração de prestígio quanto das suspeitas de ameaça, e também não tenha até agora apresentado provas de qualquer abuso cometido por Bretas ou pelos procuradores, o caso está sendo espalhado pelos detratores da operação como uma bomba relógio prestes a explodir. O jogo no submundo é ainda mais pesado do que aquele jogado à luz do dia por Gilmar Mendes.

Crusoé apurou que o advogado já recebeu ao menos uma oferta de dinheiro de uma pessoa interessada em destruir a Lava Jato fluminense, para delatar a força-tarefa ou o próprio Marcelo Bretas. Em paralelo, boatos envolvendo um suposto acordo de delação premiada de Nythalmar têm sido cada vez mais frequentes, alimentados por narrativas como as que foram alinhavadas por Gilmar Mendes na semana passada. Procurado por Crusoé, Nythalmar negou estar negociando uma delação e encaminhou documentos para rebater as acusações feitas contra ele por outros advogados, como uma carta escrita de próprio punho por Sergio Cabral na cadeia, na qual o ex-governador afirma que Nythalmar não tentou convencê-lo a trocar de advogado, e um ofício de um presídio do Rio informando que ele nunca esteve no local onde uma advogada disse que ele aliciou seu cliente.

É difícil prever os próximos capítulos da trama. Mas é fato que o caso que nasceu de uma disputa entre advogados virou um prato cheio para Gilmar e Humberto Martins fustigarem – e procurarem destruir – a Lava Jato do Rio. Agora, com o auxílio das mensagens hackeadas dos procuradores do Paraná, que foram compartilhadas com o presidente do STJ naquele inquérito que ele abriu no mês passado para apurar a suposta tentativa da força-tarefa de “intimidar” os ministros da corte com investigações clandestinas. Se Humberto Martins tem interesse pessoal no caso em razão do envolvimento de seu filho na operação, Gilmar não fica atrás.

Gustavo Lima/STJGustavo Lima/STJApuração subiu para o STJ, cujo presidente, Humberto Martins, tem interesse direto no caso porque seu filho é investigado
Destinatário de todos os casos da Lava Jato fluminense que aportam no Supremo, o ministro coleciona uma série de embates com Bretas, mandando soltar quem o juiz da 7ª Vara mandou prender. Entre os alvos estão pessoas do círculo próximo do ministro, como o empresário do setor de transportes Jacob Barata – Gilmar foi padrinho de casamento da filha dele, no qual o noivo era um sobrinho de sua mulher, a advogada Guiomar Feitosa Mendes. Barata foi preso duas vezes por Bretas e solto três vezes pelo ministro. Outro personagem que o liga às decisões de Bretas é o advogado Caio Rocha, filho do ex-presidente do STJ César Asfor Rocha e casado como uma sobrinha da mulher de Gilmar. Caio Rocha foi um dos denunciados na Operação E$quema S, em setembro passado, juntamente com outros advogados de peso, como Cristiano Zanin, defensor de Lula, e Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro, por supostos desvios da Fecomércio. Todo o processo foi suspenso por decisão de Gilmar.

Nos dois casos – o de Jacob Barata e o de Caio Rocha –, o MPF pediu a suspeição do ministro, mas os pleitos nunca avançaram na corte. Já no Rio, onde o combate à corrupção avançou, o episódio Nythalmar está suscitando pedidos de suspeição de Bretas. A conhecida eloquência de Gilmar tem funcionado como pano de fundo para a estratégia. Quem conhece o ministro sabe que, uma vez definido o alvo, ele não vai se limitar ao gogó. A nova guerra de Gilmar está só começando.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. SOLIPSISMO JUDICIAL, temos muito, muuuuiiiitto mesmo no brasil, mas nenhum è mais SOLIPSISTA que gilmarzinho boca de poço.

  2. Gilmar Mendes era poderoso desde os tempos de acadêmico, penso, pois sabia como ninguém se aproximar das pessoas certas, como Guiomar, de quem, dizem, ficou amigo. Bons contatos políticos o levaram a AGU pelas mãos de FHC que depois o nomeou para o STF. O jogo de Gilmar é pesado, ele tem o poder. Não há ninguém com coragem para brigar com ele, os que tentaram foram para o limbo, Rodrigo Janot e Joaquim Barbosa, Lula não quis bater de frente com ele e teve a recompensa agora. Dr. Moro, cuidado!

  3. A roubalheira na Petrobras não existiu. Os 5 bilhões de propina devolvidos pelos corruptos não existiram. O Depto de propinas da Odebrecht não existiu. O Lulaladrão é o cara mais honesto do mundo. O Sérgio Moro é o maior bandido do mundo. E os brasileiros? Danem -se. são passíveis e aceitam tudo.

  4. Não é um país sério, somos um bando de palhaços à mercê de uns poucos poderosos inescrupulosos que nos causa muita tristeza e vergonha...

  5. Será que ninguém pode com esse crápula do GM, não? Será ele o rei do Brasil? Tá parecendo. O problema é que ele achaca os senadores, segundo o Kajuru, já que muitos têm rabo preso. Absurdo!

  6. Quiçá não se atemorizem e que haja reações da magistratura a nível nacional a favor do que restou de uma ação única jamais vista no país, prova de que, quando se quer, se faz.

  7. Gilmar Mendes se desdobra em 1000 quando é pra atacar a justiça brasileira e lamber as botas dos corruptos poderosos no País.

  8. EU JÁ DESISTI DESTE PAÍS. SÓ DEUS PRA MUDAR ISSO AÍ. COMO DIZIA UM AMIGO MEU "SE O JUDICIÁRIO DE UM PAÍS É CORRUPTO O RESTO TAMBÉM É"

  9. Nossas instituições têm que ser muito aperfeiçoadas. Como aceitar um sistema que não freia o ímpeto de juízes completamente inescrupulosos. Que trabalham descaradamente contra a sociedade. Protegidos por esse mesmo sistema. E que se vangloriam aos quatro ventos dessa bandidagem, cientes da sua impunidade. E debochando alegremente dos brasileiros.

  10. se AL CAPONE estivesse vivo ele desmontaria a receita federal. QUAL o primeiro passo dado pela turma? DESMONTAR O COAF , respirar um pouco e continuar o ataque, É ISTO QUE ESTAMOS VENDO

  11. Quanto à atuação fulgurante de GM, impressiona a passividade de Luiz Fux e Carmen Lúcia. Fux conseguiu que o pleno passasse a julgar os processos criminais, não mais as turmas. GM ignorou e Fux nem cobrou manifestação do pleno (o julgamento valeria apenas para novos processos?) Carmen Lúcia votou para que réus manifestassem após os delatores premiados, sem haver lei. GM lê trechos de supostas provas obtidas ilegalmente e ela nada diz. Já anunciou que vai mudar o voto sobre a suspeição de Moro.

  12. O Velho na Janela, estranha muito que o rico histórico de diatribes processuais do dono do IDP, nunca seja nem comentado no Senado, enquanto esse mesmo Senado se articula celeremente para apreciar pedidos de impeachment contra o Xande, o único ministro macho suficiente para encarar o Bolsocheio e sua matilha raivosa. Recordar é viver! Alguém lembra da conversa do Lula com o Gilmar, na casa deste, por ocasião do Mensalão?

  13. A única esperança do brasileiro de bem é contar com Sérgio Moro e equipe em 2022 Fora isso, seremos só uma ilha de piratas sem presente, nem futuro

  14. O Ministro GM, trabalhar mesmo em prol da sociedade brasileira, nada faz ou fez até o momento em tempos difíceis que estamos vivendo. Lamentável!

  15. Como un ministro que está sempre envolvido em “polêmicas” declarações, como a da cassação da chapa Dilma/Temer e depois do Impeachment, o mesmo deu o assunto por encerrado, reuniões nao republicanas sem agenda, gravações de conversas com Aécio, aonde se coloca para ligar para um senador para interferir no seu votó, ligações com políticos goiano, habeas corpus absurdos da fina flor corrupta deste país. Vimos a imprensa tratá-lo como garantista, fazer entrevista com perguntas marrons e tudo mais..

  16. Gilmar, o grande causídico do Centrão. Os corruptos não precisam se preocupar e podem roubar de mão cheia que o Mendes solta

  17. Esses ministros estão sem limite. E o Congresso não faz nada pq grande parte de deputados e senadores tem processo nas costas. Onde vamos parar?

  18. Essa capa/ reportagem, junto com a da semana passada, causam nojo. Continuamos uma colônia de fidalgos extrativistas. Haja impostos!!!!

  19. Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.com.br/edicoes/151/o-proximo-alvo-de-gilmar/. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum Publicações Ltda.

  20. Parabéns a Crusoé , pela coragem mesmo já sendo perseguida pela banda podre do judiciário e correndo riscos se ser calada novamente com nossa ditadura da caneta , ainda mostra que a podridão no judiciário começa na parte de cima onde a maioria é indicado pelo que tem de pior na política , se os bons juízes junto com a população não exigir as mudanças e impeachment dessa parte ruim , fica 230 milhões de brasileiros refém de meia dúzia de servidores sem concurso e que se apropriaram do país .

  21. Nossos Tribunais Superiores estão podres! As artimanhas de Gilmar Mendes são declaradas à luz do dia e nada acontece! Ele confessa a parcialidade e nada acontece! O STF precisa de uma mudança radical, caso contrário, Brasil será sempre o país onde os ratos mandam!

  22. É um absurdo como o Gilmar Mendes, que se acha o paladino da justiça, além de julgar pessoas próximas cujas decisões são vergonhosas, como o caso do Barata, emite juízo de valor e opiniões sobre fatos que vai julgar no futuro e, ainda assim, não é considerado suspeito. Com a conhecida verborragia chula que lhe é peculiar, fez críticas ofensivas à Lava Jato de práticas muito semelhantes às dele próprio no STF. Precisamos urgentemente de uma reforma completa do judiciário, pois não temos justiça.

    1. Eleições diretas já para o STJ e STF, com mandato de 4 anos. Entra na campanha, Crusoé!

  23. Eu só não. entendo como o Gilmar Mendes com tantas decisões polêmicas soltando pessoas conhecidas, como pelo que a mídia tem dito que tem interesse em negócios na área de educação e como tb já foi até alvo de suspeitas da Crusoé devido a transações envolvendo a esposa não foi ainda objeto de nenhum processo. Ele deve ser inocente mas acredito que todos esses fatos deveriam ser apurados.

  24. Da nojo saber que nossa Suprema Corte e o STJ são constituídos, por alguns, do que mais de podre tem num ser humano!!! Faltando; Dignidade, Confiança, Integridade, Credibilidade e acima de tudo Honestidade!! Estamos todos nós nos sentindo abandonados! Até quando!!!!

    1. Infelizmente nosso judiciário,está nas mãos de VERMES da pior espécie,BANDIDOS DESCARADOS. Por isso a corrupção corre solta.O ASNO 171,disse que ia acabar com iiso aí. Mas como td o BRASIL sabe,Esse Tenentezinho de MERDA é uma RATAZANA das antigas.Rei das rachadinhas.E não contente ainda botou os seus ratinhos no CRIME. Bando de VAGABUNDOS.

  25. Fala - se muito das mazelas do Nicolas Maduro, mais o filhote do chaves não chega na sombra desse aí, palavra band,+ ido é apelido

  26. Vergonhoso para o Brasil ter uma figura corrompida dessas no STF.O Bandido protejendo bandidos...A lei ao contrário impera em nossa terra..

    1. A preocupação com a pandemia tem deixado a população catatonica.E a boiada vai passando. Isso teria que estar sendo falado em todas as manchetes nacionais. com mobilização popular inclusive.

  27. E vocês minimizaram as manifestações de rua do dia 14/03. A maioria que lá estava gritava contra esses ministros do STF, um poder que se tornou supremo a tal ponto de ignorar a CF e as leis do país. Entre Bolsonaro e o STF, todos ficaremos com Bolsonaro. O crime de rachadinha e sua figura tosca não chega nem aos pés do mal que essa composição do STF está fazendo lado país.

    1. Não entendo você, se o JB não serve me diga quem você apoia ou queria no lugar com legislativo e judiciário podre???!

    2. Marcelo: o JB está junto com a banda podre do stf, nao se iluda . Essa banda podre operacionaliza os anseios dos envolvidos com corrupçao, do Centrao, Todos unidos: banda podre stf + Centrao+Jb

  28. É muito triste sabermos disto tudo , do quanto Gilmar Mendes não tem caracter , é vendedor de sentença ! Sabe se que senadores que possuem algum processo no STF são sempre ameaçados e chantageadas por Gilmar Mendes ! É cada vez mais ele da as cartas do Jogo ! O Maior canalha do Brasil se Chama Gilmar Mendes !

  29. Alguém tem que dar um basta neste bandido, ele que tem que fazer uso da lei e justiça,mas é um bandido. Qd o coaf chegou perto dele e da mulher o safado esperneou.

  30. O STF tornou-se o maior perigo à Democracia, em pleno século XXI, por meio de alguns Ministros que instituíram o Sistema de Escambo, por falta de competência jurídica , com o que há de pior do Rio, as milícias de alto nível para abençoar a corrupção sistêmica e as Rachadinhas Nobres.

  31. se Al Capone estivesse no Brasil estaria livre, porque o STF jamais permitiria que se prendesse um homem poderoso por um probleminha no IMPOSTO DE RENDA e o mandassem para ALCATRAZ. nossos "juizes " diriam como tiveram coragem de por algemas nesse cristão de famiglia.

  32. Parem de atacar o Gilmar e seus comparsas. O que importa mesmo é a degustação de vinhos caros premiadíssimo por mais de 4 anos seguidos que o supremo tribunal toma as custa de vocês. Bando de idiotas, o supremo Gilmar está cagando e andando para o que vcs Zé ninguém pensam.

    1. Tonico, pelo visto tu és uma infeliz bactéria solta aqui neste espaço refestelando-se ao sol, esperando pra atacar sua próxima vítima..quaquaqua.. vai, pode revidar. apscosta/df

  33. Gilmar é um crápula consentido e protegido por meio mundo nesse nosso país de "mierda". Nada mais estranho e misterioso qto à impunidade dessa horrenda figura, é os seus pares na Côrte (exceção única, relembre-se,ao Barroso, que revelou pro Br o mau caratismo dessa figura horripilante) fecharem-se em copas diante deste indivíduo. Talvez morram de medo dele. apscosta/df

  34. O boca de sapo,vulgo Gilmar Mendes é uma vergonha para o STF é à justiça brasileira! Sujeito asqueroso e que combate ferozmente à operação Lava Jato por ter amigos e parentes envolvidos!

  35. Mara, estamos de acordo com você. Mas, devemos devemos ter mais consideração para com o verme. Ele não merece tamanha ofensa.

  36. Gente sem controle de caráter e sem mérito, que se locupleta nos tribunais graças ao sucesso na arte do puxassaquismo de poderosos! Degradante e vergonhosa situação...

  37. Gilmar e Humberto Martins bandidos q se protegem com a toga. Até quando o país terá q susortar esse verme chamado Gilmar??? Evidente o seu interesse em destruir a Lava Jato p proteger seus corruptos amigos. Senado omisso composto por Réus e Investigados q dependem dos favores desses crápulas do STF.

  38. Este defensor de corruptos causa náuseas a cidadões do bem, cria do FHC. Ele que deveria explicar o inexplicável, de onde vem toda sua fortuna.

    1. Tonico, precisas ler mais. Pareces ser semi analfabeto..quaquaqua..apscosta/df

  39. É evidente que a prisão do Barata está engasgada na garganta do GM, visto que é parente da sua mulher. Bretas que se cuide! Ele quer detonar Bretas da mesma maneira que detona Moro!

    1. Depois de ler toda esta lama togada, eu me pergunto? Quando o nosso judiciario e suas cortes terão algum respaldo moral, diante do povo brasileiro? Não vejo horizonte com mar de Almirante possivel. Resumindo não posso perder a esperança, mas a pleiade de juristas togados me deixam decepcionado.

  40. Pois é mais uma do Sr. Gilmar. Rasgando a constituição. Legalmente ele é suspeito por atuar nos casos uma vez que tem ligações com os investigados. Não é o que a lei manda? Este país está o caos. Gilmar deita e rola.

  41. À forma como esse sujeito, o viajandão de portugal, gilmar mendes, que faz bico no stf, se dirige às pessoas, no mínimo, o colocam como um deus ( caixa baixa mesmo. Será que ele é tão puro? Me lembra , não sei a razão, mas barata, ônibus e rio de janeiro.

  42. Gilmar magioso, deveríamos ter um dispositivo que um juiz ou ministro fosse impedido de julgar o caso de com réu que tenham grau de relação pessoal. Mas tem que ser automático e não o juiz se julgar impedido.

  43. CADÊ A LAVA TOGA ,Estava trancada no gavetão do Alcolumbre ,e continua no gavetão do Pacheco ,com apoio dos de rabo preso do Senado .e olhe que tem bastante :Chico da cueca ,o cangaceiro ,o Ciro Nogueira

  44. Vamos ter que agradecer a Gilmar Mendes por termos um candidato à Presidência ex condenado e, futuramente, o ex governador Cabral, tão puro e casto...

  45. Senhores que comentam aqui neste espaço: Não vamos nos iludir que vai mudar sem uma grande participação popular nas ruas! Só assim vamos conseguir demonstrar a força de um povo oprimido que quer mudanças!!! Vamos para as ruas, coragem meu povo!!!

    1. Participação essa que não poderá ser no domingo e nem muito pacífica. Sabemos que isso não funciona. E não, não foram as passeatas que derrubaram a Dilma. Foi a falta de dinheiro nas mãos dos pilantras. #wakeupdeadman

  46. Este suspeito é a prova final da frase: "justiça" no Brasil é como Marinha na Bolívia. Escrevo "suspeito" para não digitar um belo palavrão.

  47. Corporativismo e mediocridade. É o laço em comum entre essa odiada figura, seus pares, e a vasta maioria da classe jurídica brasileira. Restasse um pingo de decência e vergonha na cara, há tempos já teriam se livrado do ser abjeto e corrupto que insiste em comandar a tudo e todos.

  48. Como é fácil ser corrupto no Brasil! E dizer que tudo isso começou em 1985/88, dali em diante me apresente um presidente que prestou, teve um hiato com fhc e topetinho com o plano real e controle da inflação, e só, o resto nem bom comentar, e, hoje citando o grande ( Rui Barbosa), as nulidades triunfaram juntamente com nosso judiciário podre, pobre Brasil, pobre de nós, meros contribuintes.

  49. O judiciário do Rio quase complicou Gilmar. Ele teve de mandar soltar correndo seu compadre Jacob Barata. A relação dos dois é tão próxima, que Gilmar não teve vergonha na cara de se dizer impedido. A moral de Gilmar funciona conforme sua necessidade. Se apertar, é fato que aparecerão muitas delações contra o garantista de conveniência

  50. A pergunta que não calar é: quando o Congresso terá coragem de instaurar a chamada CPI da Lava Toga para investigar membros do Judiciário e, se for o caso, puni-los na forma da Lei? Em sendo verdade a matéria, como admitir que o min. Gilmar Mendes atinja as Operações da Lava Jato no Paraná e no Rio de Janeiro e o STF, como a Magna Corte de Justiça do país não faça nada?

    1. A resposta é nunca. Até cassaram a senadora que se atreveu.

  51. Lembra da cena de O Mecanismo? Os bandidos gritando de felicidade quando o caso vai para o STF? Pois é, com esses "ministros" que não tem vergonha nenhuma de rasgar a Constituição Federal e não se julgam suspeitos de julgar nem apadrinhados, o Brasil não vai ter jeito. Aqui é The Godfather.

  52. A máxima de alguns setores, bem conhecidos, da cúpula do judiciário brasileiro, a esta altura dos acontecimentos é "matar ou morrer".

  53. Ser Supremo Laxante de todas as porcarias que sujam as nossas estruturas sociais e políticas. Solta com toda hipocrisia,poder e impunidade que lhe convém . A história há de nos limpar desta merda.

  54. Rodrigo Janot, tudo bem? Torço para que você não abandone seus sonhos não realizados. Não desista, ainda dá tempo, o seu desejo é o desejo de todo o Brasil.

  55. Como é triste ter um Juiz que se comporta algo entre chefe de diretorio politico e semi-deus, nao ve impedimento nem tem pudor de se expor com gestos e palavras de botequim para diminuir seus oponentes, usa a lei como melhor servir naquele momento que pode ser diferente do proximo. Pesames para nos Brasileiros!

  56. No caso dele não havia problema com a suspeição. Agora a do Moro..... Essa história é muito enrolada e cheira a estrume. Meu único arrependimento em ter votado no FHC foi esse ministro.

  57. Até quando esse sr vai continuar kgndo na nossa cara, e daí senado federal....??? Vão caçar esse aí? quando? Me esforço bastante, mais acreditar nesse tal stfzinho é dureza

    1. Senadores com rabo preso. Não esperemos nada deles. Só com o povo na rua!!!

  58. Que país é esse que um sujeito feito Gilmar Mendes que deveria ser imparcial e só julgar com base na constituição vira um perseguidor de juízes que combatem a corrupção e nada acontece com ele

  59. já que no Brasil não tem gente capaz de barrar o GM e os demais esta na hora de alguém denunciá-los nas cortes internacionais quem sabe sai um pedido de prisão internacional e congelamento das contas desta bandidagem e assim eles terão a interpol no encalço deles. e nunca mais verão a cor do dinheiro e ficarão presos no Brasil, antes que nos tornemos uma VENEZUELA

  60. Estamos lidando com uma máfia todas ligadas ao empresário travestido de juiz do Supremo, o Beiçola. Temos novos integrantes juntados ao polo da corrupção, ou seja: empresários, advogados que juntos e misturados demonstram o porquê da real situação da política carioca. Como sempre aparece a figura impar do paladino da justiça para despejar toda sua verve oportunista para fins de ocultar seu interesse. Quem vai parar o Sr. João Plenário?

  61. Crusoe nossa trincheira cidadã ! Lava Toga é urgente temos que acreditar que existem pessoas de bem no Judiciário e no Senado. Que não se acovardem , não se apequenem os senadores de bem diante dos quadrilheiros do STF que avançam abusadamente, descarada e impunemente; usam suas prerrogativas de modo espúrio para exercer advocacia bandida togada.

  62. Se estes fatos não justificam a CPI da Lava Toga, só mesmo a desqualificação e a ficha corrida dos senadores da República para explicar a omissão e as ações abusivas e impunes do ministro suspeito.

  63. Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Não seremos LUDIBRIADOS com o “Velho Plano de MELHORAS na ECONOMIA!” Triunfaremos! Sir Claiton

  64. O crime se uniu. Tudo que não presta, a alta esfera da corrupção neste país, capitaneados por Gilmar Mendes, ser mais nocivo neste país, estão totalmente alinhados para atacar a Lava Jato e acabar com qualquer chance de combate a corrupção nas altas esferas neste país. Muito dinheiro deve estar rolando, negociações das mais sujas es espúrias possíveis. Certamente terão total sucesso. Triste e decepcionante para o Brasil, final trágico da esperança dos cidadãos coerentes.

  65. Foi feito um acordo no STF. GM defende o PSDB e MDB, Lawando e Toffoli protegem o PT e o tal Kassio livra a cara dos Bolsonaros e do centrão. Mataram a Lava Jato com a finalidade de livrarem os políticos a quem servem.

  66. Espero que o ministro Nunes Marques não venha a se aliar ou acompanhar Gilmar Mendes na 2 turma, precisa atuar já de agora de forma imparcial.

    1. Bah!! A criatura rebelar-se contra o criador? Só Frankenstein. O koiso é tão sujo quanto seu padrinho, da mesma natureza espúria do gm.

    2. Perca a esperança! Ele já está aliado ao que há de pior no STF. Aliás, foi escolhido exatamente para exercer o papel de capacho.

  67. O que mais me impressiona é ver o povo brasileiro assistindo passivamente todos estes absurdos cometidos por estes bandidos de toga. Povo fraco e subserviente, merece tudo o que tá acontecendo. Não ficarei surpreso se prenderem o Moro e o Deltan, e não faremos nada. Povo miserável este nosso. Enquanto eles cometem os maiores absurdos jurídicos, nós ficamos inertes vendo futebol é BBB. Se tivéssemos um pouco de resignação, já teríamos corrido com estes bandidos à ponta-pe. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. Antônio se liberar público para um jogo de futebol, aposto que lota o estádio. O povo não está preocupado com pandemia. Apenas ignora a corrupção. Este país é o paraíso dos corruptos. Digo mais, o povo admite a corrupção, pois se estivesse lá, faria o mesmo. Veja as falcatruas pra receber o auxílio emergencial. Basta ter a oportunidade. O corrupto é visto como um cara esperto.

    2. Caro colega, em tempos de pandemia não podemos ir as ruas. Assim, absurdos tem acontecido nos 3 poderes da união.

  68. Gilmar Mendes foi indicado por FHC. Agora, pensem comigo: os dois tinham um relacionamento próximo. É impossível que FHC não tenha percebido a falta de caráter de Gilmar. Eu acho que ele sabia e, por isso mesmo, o indicou. São dois pulhas.

  69. QUEM MANDA NO STF? Quem manda no STF é o Gilmar Mendes. Existiu um época em que eu achava, que deveríamos ter mais mulheres no STF. Mas hoje constato, que mulheres fracas como a Carmem Lúcia e a Rosa Weber, que são manipuladas pelos seus pares como boneco de ventríloquo, não servem para nada, pelo menos para combater a corrupção endêmica e sistêmica do Brasil. Essa teia que envolve o Gilmar Mandes é igual a de mafiosos, tem até casamentos. Será que tem pacto de sangue?

  70. Gilmar Mendes não é brasileiro nem patriota. Ele é egocêntrico e o rei da sua própria mediocridade. Vive isolado em seu castelo de cartas, incapaz de sair as ruas. Antipático aclamado, poderá sair arrastado do supremo e por clemencia do diabo, um certo dia morrerá. Não deixará saudade e nem será saudado. Pelo contrário, será um dia de festa na Nação: fogos de artifícios, batucadas e um coro retumbante de brasileiros exalta: Já vai tarde, infeliz ..l.. .. ....

  71. No judiciário ainda existem homens de bem, porém acovardados para protestar contra os ministros do supremo, tenham coragem para colocar na mesa todos os motivos para tanto rancor contra a lava jato.

  72. O que é espantoso no nosso país é esta inversão de valores, onde o verdadeiro bandido é inocentado e o juiz que cumpriu a lei e porque se comunicava com os procuradores é colocado sob suspeição por alguns togados do STF. Este é o país que falam que existe justiça de verdade??? É preciso que o senado tome providencias contra este mal que vem assolando a justiça no país. Até quando???

  73. Ele se julga isento para defender os amigos e se acha apto a julgar a suspeição do Juiz Sergio Moro, valendo-se de material roubado e de sua condição de inimputável. Muito triste para nosso país. A soberba e a sensação de poder absoluto são vírus muito perigosos.

  74. Será quando os juízes e procurados socarão de volta? Ou vão ficar só apanhando? Deixem de moleza, os senhores devem ter cartas nas mangas. Está passando da hora de usá-las.

  75. Esse elemento não atua como juiz, e sim como um político delinquente. Tem que ser extirpado do STF para que o Brasil possa caminhar melhor. Depois do Lula, não temos nada pior na política do que esse calhorda.

  76. Parece série de narcotráfico colombiana/mexicana, onde se compram tudo e todos. A origem do Brasil começou errada, quando os portugueses mandaram o que tinha de pior para coloniza-lo. Tem jeito ¿ sim, acabar com tudo e começar do zero, com DNA diferente.

  77. Até quando ficaremos reféns do "mecanismo". "A tempestade perfeita" está aí e eles vão agora pra cima do Moro e de Maecelo Bretas. Preocupante porque as forças armadas estão caladinhas.... até quando ?

  78. O Brasil vai muito bem. Obrigado. JB e o MS são os que mais se preocupa com a saúde e desenvolvimento. Junto com eles tem a Câmara o Senado a PGR o Judiciário, Prefeitos e governadores etc. O Brasil está em boas mãos gente.

  79. Não haverá Lava Toga. O Judiciário, o Legislativo e o Executivo estão juntos na mesma cruzada pró-impunidade. A única chance desta gente ser condenada é pela justiça americana ou suíça. Aqui, a Justiça não inspira nenhuma credibilidade, principalmente nas cortes superiores. A OCDE causa algum constrangimento, mas isto não os inibe. Estamos condenados a ser quinto mundo, com Gilmar, Lira, Renan, Noronha, Toffoli, Bolsonaro, Lula. Não há como fugir. Guarulhos parece ser a melhor decisão.

  80. QUANDO ALGUEM VAI PARAR ESSE VERME. ESSA DESGRAÇA HUMANA. AS FFAA ESTAO COMPRADAS TAMBÉM? GENERAL, MARECHAL, CORONEL, UMA INFINIDADE DE PATENTE, NÃO TEM HOMEM NESSA INSTITUIÇÃO?

  81. O que mais incomoda não eh o grito dos maus mas o silêncio dos bons . O crime já entrou nas instituições e nós estávamos dormindo.

  82. Esse Gilmar é um CRÁPULA!!!! O medo dele é dele próprio ser vítima das maracutaias desonestas que pratica na vida privada e nas decisões💰 que toma no Supremo. É um VERME. Alguém tem que dar um "chega prá lá" neste criminoso que prejudica a limpeza do país. Seus pares não falam nada?!! Deixa correr solto?!!. O Senado que poderia fazer algo não faz por que está cheio de bandidos; a começar pelo presidente mineiro. É uma vergonha assistir esses criminosos agirem a luz do dia com tanta versatilidade

  83. Só o Senado e o Congresso Nacional podem proteger o Brasil contra os ataques do Min. Gilmar Mendes. Aquele com um processo de impeachment e este com a aprovação de EC que altere a configuração e os critérios de acesso do STF para 27 membros, um por cada UF, eleitos por Colégio Eleitoral para mandato de 10 anos. Podendo os que lá estão permanecer pelo tempo que faltar ao cumprimento deste prazo. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  84. Segundo ele, têm muitos escândalos, creio que sim, que a justiça tenta encobrir destruindo a lavajato, à toa não é....

    1. com esses ministros o pobre Brasil não sai da merda que se meteu, país bom para bandidos. é triste! lena

  85. Tudo isso deixa um gosto amargo e nojento de que quadrilhas agem sob o manto da "justiça". Marcelo Bretas assim como outros impolutos e corajosos defensores da lei têm nosso respeito e admiração.

  86. Gilmar Mendes é Humberto Martins são apenas dois exemplos de quão imunda, rasteira e criminosa pode ser a atuação dos ministros dos tribunais superiores. Infelizmente continuarão a sua prática delituosa enquanto viverem. Espero sinceramente que não durem muito.

  87. Realmente esse Gilmar é a laranja podre do STF, cujos pares permitem que ele seja considerado como o DONO DO STF. Que falta faz um JOAQUIM BARBOSA no STF?! Esse não se intimidava com os ataques verborrágicos de Gilmar. E, agora, ainda perdemos o Major Olímpio, um dos poucos no Senado, que lutava pela CPI DA LAVA TOGA, agora definitivamente “enterrada”, providencialmente, junto com ele. Só Jesus!

  88. Para quem consegue ler uma frase de um verbo só e entender o que estava escrito - qualquer ser alfabetizado - está claro que uma investigação mínima sobre a vida do ministro Gilmar Mendes resultará em notícias mais bombásticas do que as traficâncias do ex-presidente da república que já foi preso. Como um país pode se dizer democrático se calcado no estado de direito se um juiz manda soltar quem ele gosta e persegue juízes que mandaram prender? O crime nunca é perfeito. Um dia o Gilmar cai!

  89. Para alegria dos gilmares e humbertos, morreu o deputado major Olímpio, defensor da lava toga. Nesse país sempre cai o avião errado, sempre morre o cara errado. É a tragédia brasileira.

    1. Os bozistas trabalharam fortemente contra a Lava Toga. Tanto é que agora vemos um silencio sepulcral dessa turba de idiotas úteis em relação ao querido Gilmarzao. Eles metem o pau no lex luthor e no fachin, mas quando se trata de gilmar a cachorrada afina. Provavelmente é ordem do gabinete do odio para os cachorros raivosos meterem o rabinho entre as pernas para o supremo Gilmar.

  90. É para que a Crusoe e o Antagonista possam continuar independentes e investigativos que renovo anualmente minhas assinaturas que vigoram desde os seus lançamentos. Independência e coragem investigativa poucos têm! BRAVO!

  91. Duvido que essa reportagem- obra prima - terá repercussão nos grandes jornais e tvs. Porque essa turma tem tanto medo do STF? Parabéns, Crusoé. Vcs são a ilha que prometeram ser no dia do lançamento.

  92. Informações nos repassada pelo excelente procurador Deltan . Isto tudo STF quer cancelar e começar do zero. País de corruptos.

  93. o trabalho desenvolvido na Operação Lava Jato, conseguiu proporcionar 1.450 mandados de busca e apreensão, 211 conduções coercitivas, 132 mandados de prisão preventiva e 163 de temporária, com 130 denúncias contra 533 acusados, gerando 278 condenações (sendo 174 nomes únicos) chegando a um total de 2.611 anos de pena; a devolução de quase R$ 20 bilhões."

    1. Este senhor desprezível ainda vai pagar . Ele é seus descendentes .Ganha em maldade até do pior omem que existiu no Brasil ( José sarney)). gilmau , o Brasil te odeia. Vá destruir Portugal . Deixe -nos na nossa miséria. Inveja mata . Pois vai morrer disso , pela inveja ao ilustre Dr Moro

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO