Missão: anular tudo
A decisão do STF de entregar a Lula as mensagens roubadas é só o começo: o plano dos detratores da Lava Jato é enterrar a operação com a anulação de processos e a absolvição de réus
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Gilmar Mendes aguardava havia mais de dois anos o momento oportuno para tirar da gaveta aquilo que os algozes da Lava Jato acreditam que será o golpe fatal na maior operação de combate à corrupção já feita no país. Desde dezembro de 2018, o ministro do Supremo Tribunal Federal segura em seu gabinete o habeas corpus no qual a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pede a suspeição de Sergio Moro para processar e julgar o petista e a anulação de todos os atos do ex-juiz de Curitiba nos processos dele, o que inclui a condenação no caso do tríplex do Guarujá e as demais decisões nas ações do sítio de Atibaia e do Instituto Lula. Gilmar pediu vista do habeas corpus depois que seus colegas Edson Fachin e Cármen Lúcia votaram contra o pleito de Lula — que estava preso à época —, abrindo 2 a 0 no placar da Segunda Turma, composta por cinco magistrados. Desde então, o ministro prometeu, mais de uma vez, colocar o recurso em pauta, o que não ocorreu. Agora, o momento de virar o jogo chegou. Com a entrada de Kassio Marques na corte e o uso retórico das mensagens roubadas da força-tarefa para desqualificar a Lava Jato, Gilmar pretende retomar depois do Carnaval o julgamento do recurso que hoje não apenas simboliza uma possível vitória de Lula sobre Moro, mas também a derrota do modelo de investigação que conseguiu, ainda que por um breve período, acabar com a impunidade de corruptos e corruptores no Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
João Carlos
2021-09-18 18:15:36É preciso mesmo por um freio ao STF como está. Como diz o Rezek, é muita responsabilidade para pessoas inescrupulosas como os da segunda turma.
Carmela
2021-03-06 22:49:36Eu creio que não irá acontecer . Estes dois ministros ficarão e já estão expostos seus crimes . Antes da hora H aparecerá a verdade .
Alexandre
2021-02-18 19:42:22Os porcos do STF Pobre Brasil
Guilherme
2021-02-18 13:40:13Temos que ir por partes. 1)gilmar é senador biônico no stf. 2) As conversas roubadas falam de algo muito comum: a lava-jato enfrentava as poderosíssimas forças da corrupção. 3) gilmar faz muito pior do que isso. Tem reunião à luz dia com interessados em suas sentenças. Releia-se o encontro gilmar, lula e jobim, cuja conta está sendo paga agora. 4) O idp, a escola de gilmar, é bamba das pernas e demanda um saco sem fundo de recursos.
MARIA
2021-02-18 10:26:35Eu só queria entender: 1) O conteúdo das mensagens hackeadas já é de domínio público, e será validado pelo STF para ANULAR TUDO, como prevê o tal de KAKAI, pouquinho por pouquinho; 2) Então COMO FICA A DINHEIRAMA QUE FOI RECUPERADA PELOS MENINOS DA LAVA -JATO ? TEM DE SER DEVOLVIDA ? E OS KAKAI$$$$ DA VIDA VÃO RECEBER HONORÁRIOS ?
João
2021-02-17 17:53:21Pode juntar Congresso Nacional, STF, Bolsonaro, partidos políticos, PGR, Alerj, Câmara de vereadores RJ, não vai se salvar ninguém
Sergio
2021-02-17 15:53:05Será que os condenados solicitarão a devolução da grana que foi repatriada, multas e etc.? Este pais nunca será sério.
Francisco
2021-02-17 08:30:08Definitivamente, não tem como um país desses dar certo...
arnildo
2021-02-16 21:00:58Por que Lewandovski e Mendes agem dessa forma? alguma razão devem ter. Certamente não são razões que se coadunam e contemplem com o pensamento da imensa maioria dos brasileiros.
João
2021-02-16 19:04:49Ainda, tenho esperança no Dr Moro.