A democracia atacada
A democracia encontra-se sob ataque! Não só aqui no Brasil com os arroubos autoritários de Jair Bolsonaro, mas também no próprio berço da democracia ocidental, os Estados Unidos da América. As cenas da invasão no Congresso americano, incentivadas por outro demagogo mentiroso, com a finalidade de interromper uma solenidade meramente formal de chancela da eleição...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
A democracia encontra-se sob ataque! Não só aqui no Brasil com os arroubos autoritários de Jair Bolsonaro, mas também no próprio berço da democracia ocidental, os Estados Unidos da América. As cenas da invasão no Congresso americano, incentivadas por outro demagogo mentiroso, com a finalidade de interromper uma solenidade meramente formal de chancela da eleição de Joe Biden à presidência, mostram que temos muito o que nos preocupar. Se lá os fatos evocam uma república das bananas, aqui, que nem temos 35 anos de democracia, a sensação de deslegitimação do sistema democrático pode acender novamente aventureiros na Presidência da República, e ao redor dela, para quarteladas típicas de regimes bananeiros.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Maria
2021-01-30 08:43:12É arrepiante supor que lula e cia voltem ao poder e ou q o bolsonarismo continue . Ambos se completam e causam calafrios: realmente a democracia brasileira não aguentará tanta desgraça.
Alexandre Morato
2021-01-18 11:15:49Artigo irretocável.
Ney
2021-01-16 20:25:51Dr. Carlos. Mais um texto admirável. Para ser guardado para futuras reavaliações. Infelizmente a sua análise é dolorosamente verdadeira. Como ter esperanças num quadro destes? Os livros sérios nos dão conta de uma História de espoliações. 520 anos de espoliações. Nada muda. Só as moscas.
Valéria
2021-01-15 09:33:59Brilhante!!!!!!!
Ana
2021-01-15 08:06:45Dr Carlos, o senhor deve ter ouvido isto a vida toda , mas vou repetir: O senhor é brilhante!
MARCOS
2021-01-14 20:52:51Poderia escrever mais de uma linha sobre o stf e o Poder Judiciário e não somente escrever sobre os mau-feitos do executivo e do legislativo. Tá tudo dominado.
arnildo
2021-01-14 20:18:50É insano mas parece verdade: teremos que esperar, e torcer, para que em três, ou quatro gerações sejamos capazes de eleger políticos que se importem com os interesses do País e de sua poppulação.
VARLICE
2021-01-14 13:15:07Corretíssimo! Há dois anos digo que Lula e Bolsonaro são faces de uma mesma moeda falsa de três reais. Digo mais: Lula é o responsável direto por Bolsonaro estar na presidência: mais um crime que a ele deveria ser imputado.
CARLOS H
2021-01-14 11:59:18Parabéns pelo belo artigo. Confesso que fiquei muitíssimo animado com a nomeação de Moro para a Justiça, função para a qual o ex-ministro estava talhado para a consolidação de programas anticorrupção e combate ao crime organizado. Sabemos agora que a grande maioria de nossos amáveis parlamentares, juntamente com outros servidores no executivo e judiciário, pensam e agem contra qualquer mecanismo capaz de combater a corrupção e identificar corruptos. Estamos regredindo como País.
Cristina
2021-01-13 17:48:32Concordo e estou pas me como você da nossa situação p, enquanto brasileiros. Sinto na carne, na alma tudo isso, pois leio e acompanho política desde meus oito anos, assim sendo, tornei -me professora de História em cima de livros... Não quero ensinar esse período. E no presente, refém de leis que não me ajudam a viver livre, num país democrático, sob a ameaça de um vizinho que nada fiz... A polícia, dentro da lei, pouco pode fazer.... tristes trópicos...