Precisamos reformar a política e não a Constituição
Ricardo Barros, atual líder do governo Bolsonaro, ex-ministro da Saúde no governo Temer e membro da base de apoio de Dilma, Lula e Fernando Henrique Cardoso, um dos mais proeminentes representantes do que há de pior da política brasileira, o Centrão — um agrupamento que suporta qualquer governo desde que bem remunerado —, propôs esta...
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Ricardo Barros, atual líder do governo Bolsonaro, ex-ministro da Saúde no governo Temer e membro da base de apoio de Dilma, Lula e Fernando Henrique Cardoso, um dos mais proeminentes representantes do que há de pior da política brasileira, o Centrão — um agrupamento que suporta qualquer governo desde que bem remunerado —, propôs esta semana o golpe definitivo contra a democracia brasileira: uma nova Assembleia Constituinte.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
LSB
2020-11-23 19:36:57Coletivista, progressista, adepto de cotas para tudo, fissurado em controle e burocracia. Enfim, mais um “perfeito idiota latino americano” nas palavras de Montener.
VInicius
2020-11-14 21:45:25Como alguém pode falar em reforma política e não mencionar a excrescência que é o sistema proporcional? De 513 deputados eleitos na Câmara, só 27 dependeram dos próprios votos para se eleger. Mais um sucesso de representatividade da nossa Constituição cidadã. 1) Voto distrital, impresso ou auditável, recall de mandato,fim do fundo eleitoral e partidário, candidatura independente. 2)Regimento interno da Câmara e do Senado. 3)Reforma partidária, a forma de seleção de candidatos de forma aberta.
José
2020-11-12 23:35:07Em uma democracia madura e séria - não recheada de bandidos como a nossa- uma meia dúzia de partidos é mais do que suficiente para representar todas as vertentes ideológicas e visões de sociedade. O triste é que no Brasil fundar partidos políticos virou um grande negócio. Os partidos deveriam ser sustentados exclusivamente pelos seus simpatizantes.
VInicius
2020-11-08 15:48:45“...igualdade de representação de gênero (...) o erro do nosso processo (...) dominada por políticos brancos e homens” O q visão identitária tem a ver com desenho de estado? A constituição americana seria melhor de alguma forma se tivesse sido escrita por um grupo composto somente por transgêneros, negrxs da classe C? E pq só gênero ou cor de pele? Incluam profissão, cor dos olhos, time de futebol, nível de escolaridade. E pergunta q n quer calar: qual % evangélicos, pró-vida teremos neste grupo
VInicius
2020-11-08 15:08:24“...enquanto a *nossa* CF é resultante de uma escolha democrática, msm q imperfeita, pode-se dizer q somente agora o Chile está rompendo com a ditadura ” O fato da constituição chilena de 80 ter sido ratificada em plebiscito e reformada ao longo das décadas é esquecido. Tb é irrelevante o fato da CF 88 ter sido feita por tons do mesmo espectro ideológico resultando na 2a maior constituição do mundo q não protege devidamente garantias mas q tem o estado gigante q manda em tudo dsd o Dit Getúlio.
VInicius
2020-11-08 14:59:35É impressionante como pessoas esclarecidas não conseguem se livrar dessa visão coletivista do mundo, visão esta que é essencialmente antiliberal. E esta é a característica mais traiçoeira desta visão, ela se vende como liberal, plural e tolerante quando na verdade só aceita a conformidade ao pensamento do meu grupo.
Scully
2020-11-06 15:50:08Excelente Carlos Fernando! Uma aula de cidadania em formato de alerta. Texto claro, objetivo, bem escrito e com visão ampla e social do Direito! É muito bom poder lê-lo! Parabéns!
Rizia
2020-11-05 22:04:34sim; verdade seja dita: o Brasil nao precisa de mais leis; ja temos o suficiente, o que precisamos é de fazer cumprir estas leis a todos e sobretudo punir com maiores rigores criminosos do colarinho branco.
MARCOS
2020-11-05 19:46:15Além dessa famigerada constituinte feita nas cocas, estão tramando com as comissões formadas por Rodrigo Maia, para normatização das facilidades para impedir que eles sejam investigados, condenados e presos. Vejam que estão fazendo todas as modificações para beneficiá-los, com a PEC da Prisão em 2ª Instância.
Paulo
2020-11-05 14:10:57Excelente artigo, lúcido, didático e esclarecedor. Parabéns, Carlos Fernando!