O colégio que decide
Se Trump ainda tem alguma chance, ela está em um punhado de estados-pêndulo que podem fazer a diferença no Colégio Eleitoral, exatamente como há quatro anos
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
Em suas semanas derradeiras, a disputa eleitoral americana foi transferida para meia dúzia dos cinquenta estados da federação americana. Tanto o presidente Donald Trump como seu rival democrata Joe Biden têm concentrado seus comícios no Arizona, Carolina do Norte, Pensilvânia, Michigan, Wisconsin e Flórida. São esses os estados que recebem a maior fatia das receitas publicitárias destinadas a convencer os americanos a se registrar para a eleição e votar. Se Trump tem alguma chance, ela está em virar o jogo nesse punhado de estados, onde sua diferença para Joe Biden é menor. Enquanto nacionalmente o democrata lidera por oito pontos percentuais, nesses “estados-pêndulo” a vantagem não supera quatro pontos percentuais. Trump, dessa forma, poderia repetir o inusitado feito de 2016, quando se sagrou vencedor mesmo angariando menos votos que a sua rival, a democrata Hillary Clinton.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Fernao
2020-10-25 09:26:51Ótima explicação Uma aula de historia
PAULO
2020-10-24 18:23:55Simples assim, fica muito mais fácil as *Forças Ocultas* interferir no resultado. Confundem muito democracia com comunismo. A democracia é a expressão da Liberdade e não dá Libertinagem. Fora dela o que sobra é Ditadura.
Lourdes
2020-10-24 17:12:01Minha assinatura q vencia no final de outubro 2020, foi cancelada em 05/20, não sendo devolvido nenhum valor, mas ontem 23/10, caiu na minha fatura a renovação automática! Acho q é proposital, pois ao falar com a atendente, ela confirmou meu cancelamento do mês 05! Precisa ficar muito esperto para cair nessa armadilha da Crusoé e do Antagonista! Espero ter me livrado de vcs!!!
Lucia
2020-10-24 13:12:36A representatividade da diversidade da população fica prejudicada com apenas 2 partidos no jogo. Os hispânicos, negros, asiáticos, em grande número em determinados estados, não se vêm refletidos em suas especificidades nesse sistema. A sociedade americana, quer queiram ou não, é completamente diferente nesse século. Talvez seja a hora de rever certos conceitos.
Maria
2020-10-24 10:02:53Gostei deste artigo. Para mim ficou bastante claro e reforçou a ideia “os americanos são muito melhores”. Como os pais da América bem sabiam, as diferenças regionais tem que ser respeitadas e o nosso sistema é uma porta para o que estamos assistindo desde sempre. Populismo desenfreado e poder da grana sobre os congressistas. God bless America!
Wilson
2020-10-24 07:24:48A torcida desta revista não leva a nada: Trump vencedor das eleições 2020. Em 2016 Diogo, Lucas Mendes e cia, choraram muito a sua certeza da vitória democrata. Agora vai ser bem mais fácil. Já admitem a vitória do Trump.
Lyandra
2020-10-23 15:23:26Os 'founding fathers' criaram o melhor sistema há mais de 200 anos, homens de credos, visões, fé e aspirações completamente diferentes, que discutiram acirradamente mas tinham sempre o ideal de criar um país sólido, livre e independente. Lendo esse artigo, tive a impressão que quiseram nos convencer que por ser muito antiga, já caducou. Isso é ultrajante. Mais respeito por favor, ao brilhantismo e inteligência desses homens.
Lyandra
2020-10-23 15:05:09Vamos dar nomes aos bois, os que desejam a alteracao são maioria democratas, que infelizmente se perderam, forçam o socilaismo a qualquer preço e ajuda o pais a permanecer no caos. A constituição americana não fala em democracia, onde facilmente podem fazer controle da manada, e sim em Republica, não podemos esquecer q o voto popular condenou Jesus. Sendo assim estados populosos não regerão o país todo, os pequenos estados também tem voz. Louvável fundadores dos EUA até hj, homens brilhantes.
Alcides
2020-10-23 13:32:47Faltou só falar o óbvio, que os EUA são uma federação de fato, ao contrário do Brasil. Por isso se justifica o sistema de votação por delegados, o que impede que Califórnia, Texas, NY e Flórida mandem no resto do país, principalmente nos estados do interior, que vivem outras realidades.
LUCIANA
2020-10-23 12:09:04Nenhuma menção sobre o escândalo do Hunter Biden e menos ainda sobre o ESCÂNDALO da CENSURA nas redes sobre a matéria! Realmente o duplo padrão está em toda parte!