Leopoldo Silva/Folhapress

Intimidade indesejada

Surge mais uma evidência de que amizades estreitas com investigados não impedem Gilmar Mendes de decidir: desta vez, com José Serra, beneficiado por duas decisões do ministro nas últimas semanas
04.09.20

Na manhã do dia 3 de julho, uma operação da força-tarefa da Lava Jato em São Paulo surpreendeu o mundo político. Pela primeira vez, a Polícia Federal batia à porta de um tucano paulista de alta plumagem com um mandado de busca e apreensão. O alvo era o senador José Serra. Enquanto os agentes vasculhavam o imóvel atrás de documentos, procuradores denunciavam, com base em provas mais antigas, o ex-governador e a filha dele, Verônica Serra, por lavagem de dinheiro no esquema da Odebrecht.

Dados recentes das quebras de sigilos bancário, fiscal e telemático de Serra já estavam sob análise dos procuradores quando, 18 dias depois, o senador foi alvo de mais uma operação. Desta vez, o braço eleitoral da PF conseguiu autorização judicial para entrar no gabinete e no apartamento funcional de Serra, em Brasília, em busca de provas de um suposto caixa dois de 5 milhões pago pela Qualicorp, em 2014, quando ele se elegeu ao Senado.

Bastaram poucas horas para que a ação fosse suspensa por uma liminar do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, no plantão judiciário. No dia 29 de julho, a pedido da defesa de Serra, Toffoli interveio novamente: suspendeu as duas investigações sobre o senador e determinou que todo o material colhido pelos procuradores fosse lacrado e protegido de vazamentos.

Esse roteiro já é conhecido, mas há uma parte ainda não conhecida da história – mais especificamente, nos instantes que antecederam a liminar de Toffoli – que torna mais interessante o esforço empreendido para travar a apuração. Crusoé descobriu com fontes ligadas ao processo que, na véspera da decisão na qual o presidente do Supremo mandou paralisar e lacrar tudo, o juiz federal Diego Paes Moreira, da 6ª Vara Criminal de São Paulo, deferiu um pedido feito pela força-tarefa da Lava Jato para compartilhar com o procurador-geral da República, Augusto Aras, uma parte do material obtido com a quebra de sigilo telemático de Serra. A ideia era convencê-lo a pedir a suspeição de Gilmar Mendes nos casos envolvendo o senador – era sabido que, ao final do recesso, os recursos de Serra teriam o gabinete do ministro como destino.

O material, mantido até agora sob sigilo, seria suficiente, na leitura dos procuradores, para deixar Gilmar Mendes longe do caso. São e-mails trocados entre o ministro e o senador que demonstram haver amizade íntima entre os dois, algo que, pela letra fria da lei que rege a atuação de magistrados, tornaria o ministro suspeito para julgar os recursos de Serra.

Com aval do juiz federal, o material seria enviado durante o recesso de julho para o gabinete do PGR, a quem compete fazer pedidos de suspeição de ministros do STF. A ação, porém, foi frustrada pela liminar de Toffoli, que mandou lacrar todo o material reunido até então pelos investigadores – o que incluía, evidentemente, as mensagens.

Tão logo retornou ao trabalho, em agosto, aconteceu exatamente o que os procuradores se prepararam para evitar: Gilmar Mendes assumiu os casos que o presidente havia paralisado e passou a proferir suas decisões, todas favoráveis a Serra. Como mostrou Crusoé, no dia 20 de agosto o ministro determinou a suspensão da ação penal contra Serra e a filha, que já haviam se tornado réus na 6ª Vara da Justiça Federal de São Paulo pela suposta lavagem de dinheiro ilícito pago pela Odebrecht em uma conta controlada por Verônica Serra na Suíça. Depois, o ministro foi além. Ordenou que o Ministério Público desse aos advogados de Serra “acesso imediato” a “tudo o que contra ele houver” nas seis investigações em andamento na Lava Jato paulista.

Lucas Seixas/FolhapressLucas Seixas/FolhapressAloysio Nunes: outro tucano bem relacionado com Gilmar
Não se sabe se foi um possível vazamento do pedido de suspeição de Gilmar que levou Toffoli a brecar tudo nos últimos dias do plantão, mas a investigação envolvendo Serra entra no rol das “incompatibilidades insolúveis” que levaram sete procuradores da força-tarefa paulista a se demitirem na última terça-feira. Em uma manifestação enviada a membros do Conselho Superior do MPF, os investigadores afirmaram que além do “desmonte” do grupo, com a redistribuição de inquéritos conexos aos investigados por eles, a procuradora Viviane Martinez, dona do gabinete oficialmente habilitado para receber os casos da Lava Jato, tentou adiar a operação deflagrada contra Serra no início de julho.

Viviane, segundo seus colegas demissionários, queria deixar a operação para depois da criação da Unidade Nacional Anticorrupção, a Unac, projeto encampado por Aras para concentrar as grandes investigações de corrupção na PGR e que não tem prazo para sair do papel.

Ainda em junho, os procuradores descontentes escreveram para Viviane no grupo que a força-tarefa mantinha em um aplicativo de mensagens. Disseram que a investigação que ela queria protelar “vinha consumindo uma enorme quantidade de horas” dos colegas, com “integrantes virando noites para organizar as provas” e “preparar uma operação que, pela primeira vez na história, implicava a cúpula paulista do Partido da Social Democracia Brasileira em corrupção e lavagem de capitais”. Apesar do descontentamento coletivo, Viviane manteve sua opinião.

Crusoé apurou que, dentro da força-tarefa, a procuradora também atrasou o andamento do pedido feito ao juiz federal para compartilhar os e-mails de Serra com a PGR, a fim de embasar a suspeição de Gilmar Mendes. Com as decisões de Toffoli, mandando lacrar tudo, e do próprio Gilmar, liberando o material à defesa do tucano, ao menos por ora só os advogados do senador têm acesso, formalmente, às mensagens.

Na semana passada, quando os defensores de Serra foram à sede da Procuradoria em São Paulo para copiar o material sigiloso, Gilmar deu uma decisão que beneficiou o ex-governador na outra investigação que lhe rendeu dor de cabeça em julho, até ser suspensa por Toffoli. Contrariando a jurisprudência do Supremo, defendida por ele mesmo, o ministro puxou para si a investigação sobre o caixa dois de 5 milhões de reais da Qualicorp em 2014, que estava na Justiça Eleitoral por decisão da corte. A decisão de Gilmar saiu duas semanas antes dos crimes supostamente praticados por Serra prescreverem. Mais uma vez, o ministro deu razão à defesa do tucano e reconheceu o foro privilegiado de Serra no caso, pelo fato de a PF investigar fatos que poderiam ter relação com o atual mandato do senador, iniciado em 2015, o que os investigadores negam.

Mensagens apreendidas pela Lava Jato já haviam levado a um pedido de suspeição de Gilmar Mendes em investigação relacionada a outro grão-tucano, o ex-ministro e ex-senador Aloysio Nunes Ferreira. Em março do ano passado, a força-tarefa de Curitiba pediu para a PGR solicitar o afastamento do ministro após identificar, por meio dos registros telefônicas, que Aloysio atuou junto a Gilmar para interferir nos processos envolvendo seu amigo e operador tucano Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto. O pedido foi arquivado pela então procuradora-geral, Raquel Dodge.

Edilson Rodrigues/Agência SenadoEdilson Rodrigues/Agência SenadoAécio: em 2017, 46 telefonemas trocados com número atribuído ao ministro
Condenado por fraude e formação de cartel nas obras do Rodoanel no governo de Serra em São Paulo (2007-2010), o ex-diretor da Dersa tinha acabado de ser preso pela terceira vez – em 2018, em duas oportunidades ele foi solto por decisão de Gilmar. Na estatal paulista, Paulo Preto era apadrinhado de Aloysio. Durante a investigação, os procuradores encontraram um cartão de crédito entregue ao ex-ministro em um hotel na Espanha vinculado a uma conta mantida pelo afilhado na Suíça.

Em uma das mensagens apreendidas no celular de Aloysio, Gilmar Mendes é tratado como “nosso amigo”. Aos colegas detentos do Complexo Médico Penal de Pinhais, para onde vão os presos da Lava Jato no Paraná, Paulo Preto se referia a Gilmar como “goleiro”, capaz de fazer milagres na defesa do time.

A relação do ministro com tucanos como Serra e Aloysio é pública e histórica. Todos se aproximaram no governo de Fernando Henrique Cardoso. Gilmar foi advogado-geral da União. Serra, ministro da Saúde. Aloysio comandou o Ministério da Justiça. Paulo Preto era assessor especial da Presidência da República.

Os encontros entre eles não se limitavam aos gabinetes. Em 2017, por exemplo, Gilmar ofereceu um jantar em sua casa para comemorar o aniversário de 75 anos de Serra. Participaram do convescote outros nomes de peso da política igualmente enrolados com a Justiça, como o então presidente Michel Temer, do MDB, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, do DEM, e o deputado federal Aécio Neves, do PSDB. Este último, também próximo e beneficiado por decisões de Gilmar.

Um relatório da Polícia Federal apontou que entre fevereiro e maio daquele ano, Aécio trocou 46 ligações via WhatsApp com um número de telefone atribuído a Gilmar. As chamadas ocorreram no período em que o tucano já era investigado no STF por suspeita de ter recebido propina da JBS. Uma das chamadas ocorreu no mesmo dia em que Gilmar deu uma decisão favorável a Aécio, livrando-o de prestar depoimento à PF em um dos inquéritos da Lava Jato.

Além de ter assinado decisões favoráveis a pedidos dos próprios tucanos, Gilmar também registra em seu histórico recente uma decisão que beneficiou um importante advogado de tucanos. Em setembro do ano passado, o ministro concedeu um salvo-conduto sigiloso ao escritório de José Roberto Santoro, que defende Aloysio Nunes e Paulo Preto. A medida impede que a Lava Jato investigue o advogado após a descoberta de que a banca dele recebeu 3,7 milhões de euros em Portugal de uma conta controlada por Paulo Preto nas Bahamas. Foi para essa conta que o operador tucano transferiu 113 milhões de reais que estavam escondidos na Suíça após o início da Lava Jato.

Desde que o ex-diretor da Dersa foi preso pela primeira vez, aventa-se a possibilidade de um acordo de delação premiada em que ele revelaria tudo o que sabe sobre malfeitos envolvendo a cúpula tucana. Aos mais conhecidos, porém, Paulo Preto, que agora está em prisão domiciliar por causa da pandemia, rechaça a possibilidade. O motivo? Ele diz confiar no “goleiro” Gilmar. Procurado, o ministro do Supremo evitou falar sobre o assunto. Limitou-se a dizer que o caso que envolve José Serra está em segredo de Justiça. O senador tucano não se manifestou.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O ministro dos Tucanos, sonho com o dia em que essa droga de partido não elegerá mais ninguém. Que grande presente FHC deu ao Brasil: Gilmar Mendes.

  2. O maior culpado de tudo isso se chama senado Federal. Enquanto não precionarmos os senadores ( digo pressão diária e persistente) nada irá ser feito pois mais da metade tem o rabo na mão desses juízes.

  3. Em 2019 quase emplacamos a "CPI da Lava Toga" q traria luz a toda essa podridão de conchavos espúrios e corruptos de políticos com supremos togados. A CPI só não vingou por um trabalho incessante do clã bolsonaro em sentido contrário, inclusive com direito até a visita noturna do Flavio na residencia do supremo Gilmar dias antes da votação de instalação da referida CPI. E ainda tem gadinho retardado q mete o pau no judiciário e, ao mesmo tempo, diz amém para o MINTO. Vai entender...

  4. Em 2019 a possibilidade da criação da CPI da Lava Toga no Senado era praticamente certa, só não ocorreu por causa do clã bolsonaro que fez campanha contra a criação de tal CPI, inclusive com visita no calar da noite do Flavio Bolsonaro a residencia do supremo togado Gilmar Mendes. E ainda tem gadinho retardado que reclama de um judiciário corrompido ao mesmo tempo que diz amém ao MINTO. Vai entender...

  5. Parabéns a reportagem, deixa claro os corruptos do PSDB e os ministros corruptos da capa preta, aloisio, Paulo Preto, Serra FHC, Aécio...... Pena de nossa amada pátria, pois temos que viver com tamanha 💩 de judiciário

  6. pra que senado se esses crápulas não fazem o que a constituição manda "investigar crimes de responsabilidade de ministros do STF"

  7. Figuras como este sujeito apequenaram o STF, jamais seria um juiz se não fosse pelo QI de FHC, que pisou feio na bola por te-lo indicado. Temos a pior composição de todos os tempos no STF.

  8. É muito desolador tudo isso que acontece no Brasil, enquanto esses mesmos cangalhas trabalham para incriminar juízes e promotores que lutam contra a corrupção! Gilmar faz parte da banda podre do STF, o povão não toma conhecimento do que acontece, pois só um jornalismo livro é independente eviscera os fatos. Moro 2022 e Deltan tb.

  9. Pelo amor de Deus! Vendam, deem, doem, presenteiem os amigos jornalistas que tem no Brasil e exterior. Os que tem caráter e trabalham em veículos de grande entrada na população! Essa matéria precisa ser escancarada!!!! #ForaBolsonaro #LulaNaCadeia #ForaGilmar #ForaToffoli #ForaLewandovski #ForaAras #SerraNaCadeia #PSDBMorreu e FHC ainda vem falar em pacto pela Democracia... #SuspeiçãoDeMoroJamais #Moro2022

  10. Só tem um jeito ora consertar tudo estes desmandos e acabar com esses políticos corruptos e ministros do STF que defendem bandidos, é o povo em.massa nas ruas por vários dias seguidos como fizeram em Taiwan e Hong Kong. Essas pressaozinhas de fim de semana não resolvem nada. Não devemos esperar nada das Forças Armadas pq elas não tomarão nenhuma iniciativa por conta própria. Ela sòmente irá se manifestar se o povo pedir em protestos nas ruas.

  11. Gilmar, o facínora, para usar um adjetivo cunhado pelo próprio. Que quadrilha! E a quanto tempo vem sendo montada! Toffoli, E se falarmos da ditadura do STF, possivelmente sermos estigmatizados como fascistas!

  12. O atraso da perversa roubalheira nababesca ao POVO BRASILEIRO, cinicamente institucionalizada!!!!!! https://youtu.be/bw6cdm5Fbyc

    1. Com tantos CIDADÃOS BRASILEIROS na penúria, com fome, sem saneamento básico, sem assistência médica, sem educação, sem segurança, sem dignidade mínima e a gente financiando essa corvolândia maldita!!!!

  13. Todos farinha do mesmo saco. Na verdade, sem “amigos políticos” qualquer um sai rapidinho do jogo, vê-se como exemplo, a derrocada do ex-governador do Rio, que não teve apoio nenhum.

  14. E graças ao engavetador do Amapá Alcolumbre ,a lava toga com milhões de assinaturas está no gavetão dos corruptos do Senado

  15. Sem esquecer que o Sr.FHC, que começou com a prática do “governo de coalizão” para ter a reeleição é o grande responsável pelos nossos tempos . O Sr. Gilmar Mendes deve a ele a sua toga. O Sr. José Serra, fazia parte do mesmo grupo. Mudou tudo para continuar como sempre esteve, a “boa e velha forma de combater a corrupção” - Sr Augusto Aras.

  16. O que é mais decepcionante é que nos fazem de palhaços e nós que os sustentamos, não conseguimos fazer nada contraem-se! É de dar nojo!

  17. qual o sentimento ou o que passa na cabeça de uma pessoa, num País, com 210Milhões de pessoas, ter tanto poder para interferir em tantas decisões. Serra é uma decepção

    1. Podridão, esses canalha vão demorar para conseguir vaga na barca de Caronte .

  18. Quem poderia acabar com o Gilmar e outros do STF? Por exemplo, com impedimento. O Congresso? Bom mas lá não é o principal antro da máfia corrupta com foto especial como escudo par impunidade? outra maneira não poderia ser uma reforma do judiciário? Bom, mas isso passa por lá também. E uma reforma da legislação? Caramba, passa pelo Congresso também. Tem como mudar o congresso? Acho que na eleição, mas depende do povo brasileiro. Caramba, mas a sua maioria não tem instrução e é corrupto.

  19. A presença desses ilustres senhores na mais alta corte do país sem qualquer ameaça de reação das instituições é a prova de que a República brasileira está em uma estado de falência total.

  20. Gilmar é o maior câncer do Judiciário . A imoralidade desse togado assusta, não tem limites se acha acima da Lei. Infelizmente, o Senado´é culpado por termos um STF com esse nível, nada fazem p pedir o impeachment dessa corja , pq temem o STF por gde maioria estar envolvida em ilícitos. Tenho NOJO dessa corja q afronta o povo brasileiro.

  21. A RAÍZ desse problema está na forma da escolha de ministros ( TCU, STJ, STF, etc ). E não venham com essa história de que nos EUA é assim. Nem sempre o que funciona lá obrigatoriamente funciona bem aqui. Principalmente com essa sabatina fajuta feita por nossos "prodigiosos" senadores. Tenhamos como exemplo o Presidente do STF. Biografia medíocre, reprovado duas vezes para Juiz em SP, hoje "juiz dos juízes". Escandaloso.

  22. Gilmar é o maior culpado pela perpetuação da corrupção neste país . Nefasto ao extremo , debochado e sem vergonha, essa é a opinião de todos cidadãos de bem . No entanto é idolatrado pelos bandidos do PT , PSDB , Centrão e Bolsonaristas claro !

  23. Eu indago de todos: juízes do tipo de Gilmar e Toffoli podem integrar uma corte Suprema? Um absurdo que o Senado permaneça silente diante de tais fatos. E o Presidente do Senado quer reeleger-se “custe o que custar”. Bandidagem a solta e...

  24. Senador Jose Serra a Justiça Brasileira é cega de Nascença... isto não e novidade ... mas como justifica um ser com uma História de Vida com.a sua

  25. Infelizmente nosso país não tem solução. Com um STF formado por esses Ministros, a PGR com o AA e com os nossos políticos, seremos sempre uma terra arrasada mesmo com a dedicação e esforço nossos bravos é incansáveis procuradores federais

  26. O país gasta muito dinheiro com o que deveria ser “justiça”. Não faz nenhum sentido manter essa mega estrutura, para não dar em nada! Virou uma verdadeira indústria...,da prescrição, dos recursos, da impunidade, das filigranas jurídicas, das conveniências pessoais, etc. Não faz nenhum sentido tribunais de primeira instância ia tomarem decisões , que mesmo confirmadas pelas instâncias Superiores acabam anuladas por decisões monocráticas de juízes do Supremo. E são Sempre os mesmos..l.l

  27. Dois pontos relevantes nesta matéria: Fábio Leite é um excelente profissional, que benção termos jornalista deste porte ; Gilmar Mendes é uma vergonha nacional, dá nojo, atua contra os primados do judiciário, prejudica o interesse público, tinha que ser tirado do STF.

  28. Isso tudo é lamentável e causa um descrédito em alguns ministros do STF. A balança da Justiça está bastante danificada.

    1. Pelo menos ainda tem quem publique, pois a ditadura que vivemos , opressora e imunda, está fazendo muitos se envolverem. Temos de bradar por liberdade e colocar estes chamados ministros do STF na cadeia.

  29. Excelente reportagem do Fábio Leite. Infelizmente o time do goleiro vem ganhando. E dificilmente perderá. Mas me alegra saber que ainda há fibra no jornalismo investigativo. Vou ler Bakhtin e esperar a continuação da farsa envolvendo política e justiça.

    1. Conivência também da maioria dos senadores, que deveriam ser os vigilantes do STF. Mas...

  30. vermes imundos como esse Gilmar Mendes, Toffoli, Lewandowski, Celso de Melo, Moraes.....principalmente o rato vigarista e bandido do Gilmar Mendes....transformaram o STF em um cabaré.....um braço do crime organizado...e a merda das forças armadas não intervem......como isso ? congresso e senado na mão deles....nunca fará nada !!! só os militares.....

  31. Gilmar se assemelha ao mais sórdido dos bandidos que usa a "lei" para se proteger e aos seus amigos criminosos. Alguém deve pará-lo.

  32. G.Mendes faz o que bem entende. Sua imoralidade avança vorazmente para proteger os SEUS CORRUPTOS e destruir a chance de prender poderosos. Ele é um acinte, um excremento dentro do STF onde é o mandatário da sua turminha de juízes que o ajudam a enlamear a corte. G.MENDES, junto com TOFFOLI, promove o nosso ATRASO e emporcalha o Brasil.

  33. Lendo esse revoltante retrato de nossas desgraças supremas, me veio à lembrança aquela cena no último capítulo da novela Vale Tudo, há décadas, em que o personagem de Reginaldo Farias, um dos vilões da trama, decola em seu avião particular e, em glória, dá uma banana para o Brasil (o que muitas de nossas autoridades têm feito reiteradas vezes - com uma diferença, para nossa maior desgraça: elas nunca vão embora!).

  34. O culpado desses vermes continuarem habitando o STF é o Senado, não movem um processo de impeachtman contra esses bandidos porque bandidos defendem bandidos!

  35. Essas fotos com toda certeza foram feitas em algum lixão, não há dúvida!!!..... Retratam um urubu lixo chafurdando nos lixos gerais!!!!

  36. É uma cara de pau sem limites. Ainda tem coragem de acusar Sergio Moro de parcialidade. Moro por sua natureza provavelmente não vai entrar em um embate com a corja. Fatos não lhe faltam para detona-los, mas ele mantém o rigor técnico e a paciência de um monge. Moro em 2022 não será bala de prata, mas será só um bom começo. Enquanto existirem intocáveis no judiciário continuaremos a comer as migalhas dos impostos que pagamos para os poderosos se fartarem em banquetes com o nosso dinheiro.

  37. Com uma ficha corrida dessas o sr. Gilmar Mendes vai dizer o que? Tem que declarar segredo de justiça mesmo. É o melhor que pode fazer. E todas as informações são as públicas. Se procurar imagina quanta coisa tem pra achar? É um escândalo, mas nada é feito contra os intocáveis desse pais.

  38. O Gilnar é o Tofolli do PSDBosta que avalisou o Mensalão e presente Petrolão dessa toda roubalheira em prol de seus partidários políticos.

  39. Na verdade o beiçola defende seus iguais porque percebe-se que o aprofundamento das investigações levará ao próprio beiçola. Quanta sujeira deve estar sendo escondida? No país a Justiça não é respeitável é só temível.

  40. Esse judiciário nos faz de palhaços! Devem rir de nós e achar que somos um bando de imbecis, cuja única função é pagar os extorsivos impostos em dia, impostos que sustentam uma máquina poderosa de corrupção!! Lamentável !

  41. Valente reportagem. Janot me lembra uma canção de Belchior que cópia uma letra do Álbum Branco dos Beatles: "a felicidade é uma arma quente." Pena que Janot decidiu não nos fazer felizes.

  42. Precisamos de um herói brasileiro tipo o doutrinador ( da série Netflix) para resolver essa zona que está o país 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  43. É uma tapa na cara da sociedade honesta, que paga os impostos em dia. Essa política velha e corrupta é um atraso para nosso país. Lamentável ver um juiz defendendo um ladrão!

    1. Até quando o povo criar vergonha na cara é ter coragem de sair às ruas pra protestar contra esses políticos e ministros corruptos.

  44. Meu Deus. Eu que sou operador do Direito, me sinto vítima de estelionato do sistema de Justiça. Não sei o que é mais escandaloso, um magistrado amigo íntimo de um corrupto julgá-lo, ou uma Corte Constitucional totalmente corporativista fazer vista grossa pra todos os pedidos de suspeição

  45. Triste constatar que não existe saída dessa sinuca judiciária e política em que o Brasil está sendo triturado... todos os adversários do país são parceiros e malfeitores usufrutuários dos próprios abusos de poder!!!

  46. Um desalento aos brasileiros essa notícia, o pior não temos forças de reagir, de lutar contra a podridão dos bastidores dos donos do poder, tudo isso graças a maldita constituição dita cidadã, a única solução viável é a revolução ou a constituinte para começar do zero.

  47. Independente da proteção do Gilmar ,Serra não será eleito nem pra síndico se depender de mim. O pior,cara de pau; eu o vi participando de manifestação , na Paulista, contra a corrupção . O que podemos e temos para o momento é o VOTO. Infelizmente lavajato está no cortejo funebre.

  48. Gilmar Mendes, mais uma vez. Pena que não estejamos no período do Terror da Revolução Francesa, para que esse canalha tivesse o julgamento justo e sumário a que escroques como ele tiveram. Julgado, sentenciado e sentença executada. Pelo carrasco. Cabeça dentro de um saco. Gilmar e todos da sua laia, que são muitos, inclusive essa Procuradora do MPF.

  49. "Um juiz indigno corrompe o direito, ameaça a liberdade e a fortuna, a vida e a honra de todos, ataca a legalidade no coração, inquieta a família, leva a improbidade às consciências e a corrupção às almas". "O pior de todos os juízes é o escolhido pelo governo, empenhado, em assuntos políticos, nas decisões judiciais". Se presenciasse tais coisas, é provável que Ruy Barbosa repetisse esses escritos de 1913. Ou, quem sabe fosse até mais contundente. Que triste sina a do Brasil.

    1. Sobre o Senador e o desejo de esconder, Ruy, talvez repetisse: "No ambiente livre não há exalações q perdurem. A luz, o vento, o oxigênio tudo levam, ou limpam, tudo regeneram, ou depuram. Mas debaixo das telhas, onde vegeta e mirra a servidão, não há miasma, q não pegue, não vingue, não se eternize. Cada um dos q vão chegando, se aduba dos outros; com eles se cruza e recruza; ... um mundo incalculável de malignidades se enxameia, coalha o ar, desoxigena, o torna irrespirável". Corruptos fedem!

  50. PC. Excelente reportagem. É justamente para calar quem investiga, que serve o inquérito ilegal conduzido pelo STF sobre notícias falsas.

  51. O PGR deu festa p/os PTISTAS, esse infeliz p/os chefes TUCANOS, o PRES STF era advogado da SEITA e c/apelido entre os empreiteiros..e os Drs Moro e Deltan são os suspeitos? #issoaGLOBOnaomostra! Cobre os caras Diogo, ou seremos todos esmagados pelos TOGASSUJAS!

  52. Fábio, faltou outra troca de msg importante entre ALNunes, esse advogado citado e o Jugman! Aquela do causídico fd, senhor de escravos lembra?

  53. Gilmar, sempre Gilmar. Infelizmente nossa política está completamente corroída pela corrupção e sujeira, que atingem alguns parlamentares, executivo e alguns ministros do Supremo, além é claro do Sr. PGR, absurdo. Retrocesso no país. O brasileiro sofrerá muito com isso, inclusive internacionalmente. Às vezes fico até divagando se não seria melhor mesmo as Forças Armadas fazerem uma limpeza. Se ainda restarem pessoas como o General Villas Boas.

  54. Bolsonaro em breve também vai ter um ministro no STF, como Gilmar Mendes para o PSDB, para chamar de "seu". Desde 1500 o Brasil continua o mesmo...

  55. GM é um dos piores inimigos da pátria, um párea do pior tipo possível, com um poder ultra ilimitado. Causa danos que serão sentido por várias décadas no país. No entanto, temos uma sociedade ignorante, militante e parcial, cega quanto a realidades politicas, que defendem ou atacam lados de forma puramente ideológica, assim vamos afundando cada vez mais. Se houvesse justiça nesse país, GM e outros estariam na cadeia a muito tempo!

  56. Mais revoltante é o sombrio futuro do STF com relação as vagas que o capitão cloroquina, cristão batizado no rio Jordão pelo “ilibado “ pastor Everaldo , pretende indicar. Tem uma falange interessante esperando a indicação:- Anjo1o advogado particular da Familícia , o Anjo 2 Aras, o Anjo 3 pastor ministro André Mendonça amigo da Familícia . Isto por enquanto...

  57. É REVOLTANTE, NO MÍNIMO, SABER QUE O "SAPÃO EMPRESÁRIO" TRAVESTIDO DE JUIZ ATUA NAS SOMBRAS DE TODAS AS FORMAS. APÓS ESSAS INFORMAÇÃOES DA REVISTA ACHO QUE O BRASIL NÃO TEM MAIS JEITO NENHUM. aGORA COMO FICAM OS OUTROS JUÍZES DO SUPREMO, UMA VEZ QUE DIARIAMENTE ELE JOGA LAMA NA INSTITUIÇÃO. VAMOS FUX CALAR A BOCA DESSE BUFÃO E NOMEIE PARA SEGUNDA TURMA ALGUÉM QUE JOGUE EM OUTRO TIME - OU SEJA - DO POVO BRASILEIRO. AGUARDEMOS COMO ÚLTIMA ESPERANÇA.

  58. E o povo, manso como é, novamente de joelhos perante a escória amaldiçoada que é o judiciário e os partidos políticos. Tudo dominado novamente, viraram o tabuleiro e a impunidade tomou conta, e o pior, não temos um homem de fibra em Brasília ou nas FFAA para colocar este lixo que viramos novamente no caminho. Brasil, um país sem futuro, condenado por estes bandidos dominantes a chafurdar na lama podre da história.

    1. Por isso tudo sónbou votar no Partido NOVO, mas com o pé atrás sempre é de olho!

  59. Determinadas atitudes que tomo, me mostram que estou evoluindo. Uma delas é jamais votar novamente no PSDB. Um partido tão sujo e hipócrita como o PT e os demais, diga-se de passagem. Tenho votado no Novo, ciente que se tratando de política, isso não blinda contra as maracutaias, pois deve ser a água servida aos políticos a causa de tanta corrupção. Em tempo, caso estivesse num restaurante e entrasse determinado sujeito, me faria parar a minha refeição e sair, Gimar Mendes faria isso.

  60. O que macula o STF é a forma como seus ministros são indicados pois a classe política que os indica e assim ficam atrelados aos seus amigos políticos. A única maneira de acabar com isto seria a indicação pelos Tribunais do Judiciário conforme a meritocracia de seus ocupantes a uma vaga no STF, pois, assim, não haveria essa ligação política com os integrantes do Poder Executivo e do Legislativo.

    1. Bruno, pois eu acho que o problema é falta de ética e vergonha na cara mesmo! A corrupção está enraizada nos três poderes, e eles se protegem entre si?

  61. Se a foto acima for verdadeira (13 anos) esses dois vagabundos devem ter se conservado em formol, ou nas lagostas e vinhos premiados, durante todos esses anos. Como disse o Alexandre Garcia, dia desses em comentário na CNN, em tucano de plumagem razoável, ninguém encosta!!!

  62. Cada vez se mais se consolida no imaginário popular, que a melhor solução realmente seria aquela dos dois soldados e um cabo... Brasil, um país inacreditável !!!

    1. Falta de caráter e de vergonha por não se importar mais de fazer tudo tão escancarado já que nada o atinge. Iminência parda brasileira.

  63. Ele é muito útil aos políticos, tem uma turma aí que gostaria de fechar o STF, dissolver o congresso, acabar com o foro privilegiado, hoje estamos vendo todos juntos, com certeza o filho vai ser inocentado, e já se encontra no banco dos réus a força tarefa.

  64. OS BANDIDOS SE PROTEGEM UNS AOS OUTROS. Os de morro com tiros, mas os do tipo do BEIÇOLA abusando descaradamente do poder. Não faremos nada????

  65. Gilmar Mendes colecionou triunfo$ atuando em prol da bandidagem por certo tempo. Duvido que continuará no STF até o seu desligamento compulsório. Antecipará sua saída para gozar de merecido de$can$o mundo afora rindo de nós. É um crápula de marca maior.

    1. Será o nosso próximo Águia de Haia do jeito que esta indo.

  66. É um escárnio total !!! Esse sujeito só pensa em benesse e proteger os seus para que nada recaia sobre ele !! É assim segue o Brasil com o aval do governo !!

  67. Isso explica a mudança de opinião de Gilmar contra a prisão em condenação de segunda instância. Quando o PT estava na berlinda, tudo bem. Quando os olofotes viraram para o PSDB, ele mudou de opinião e apontou sua artilharia para a Lava Jato. Vergonhoso para o Supremo, vergonhoso para o Brasil.

  68. Essa dobradinha Toffoli-Gilmar (PT-PSDB) perpetua o mal que esses partidos fazem ao país... um esconde as falcatruas do outro...

    1. E, desde o ano passado, virou um quarteto, com as falcatruas do caso Queiroz em tela. #forabolsonaro #forapt #forapsdb

    1. Desde que não seja propor fechamento, como quer o cloroquina Chavez, há que se pressionar para que haja correção, sim.

  69. Não custa lembrar: o líder da bancada pró-crime foi nomeado por FHC. Isoladamente, segue sendo o maior golpe à democracia desde a redemocratização. E com engavetAras, isso não é dizer pouco.

    1. PT e PSDB são escória, já é sabido, há anos. A novidade é que encontraram no todo enrolado Jair Messias Berlusconi o cavalo de Troia pra minar as forças do combate à corrupção. #forabolsonarotraidor

  70. Qual moral possui Gilmar Mendes para insinuar parcialidade de Moro, quando, ao contrário, descaradamente ele atua em favor dos amigos.

    1. O velho truque de acusar outros daquilo que se é culpado. Simples assim.

Mais notícias
Assine agora
TOPO