Reprodução/redes sociais

Coincidências em espécie

Crusoé teve acesso, com exclusividade, à quebra do sigilo bancário de Flávio Bolsonaro. Os extratos mostram que muitos saques efetuados por Fabrício Queiroz coincidem com depósitos em dinheiro vivo nas contas do 01
21.08.20

Do crime mais comezinho praticado por políticos do chamado baixo clero aos sofisticados esquemas ilícitos comandados por figurões poderosos, a história ensina que o combate eficiente à corrupção parte de uma premissa básica mundialmente conhecida pela expressão em inglês “follow the money”. Foi justamente “seguindo o dinheiro” que os investigadores do Ministério Público do Rio de Janeiro descobriram que as transações atípicas de 1,2 milhão de reais identificadas pelo Coaf na conta de Fabrício Queiroz no período de um ano faziam dele mais do que um reles motorista do hoje senador Flávio Bolsonaro.

Para os investigadores, está mais do que evidente que o policial militar aposentado atuou como um arrecadador do esquema de rachid operado no antigo gabinete do filho 01 do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Legislativa fluminense. Queiroz chegou a apresentar duas versões diferentes na tentativa de justificar a circulação em suas contas das milionárias somas de dinheiro. Primeiro, disse que arrecadava os recursos dos demais funcionários para fazer “rolo” com compra e venda de carros. Depois, alegou que recebia os valores dos colegas com o objetivo de contratar assessores externos para robustecer a estrutura de gabinete de Flávio, sem o conhecimento do então deputado estadual.

Nenhuma das justificativas convenceu os promotores do caso. Seguindo o rastro do dinheiro, como manda o receituário, os investigadores descobriram mais recentemente que, na verdade, Queiroz movimentou não apenas 1,2 milhão, mas 6,2 milhões de reais, o que o alçava a uma nova condição: de mero arrecadador a operador financeiro de um esquema de desvio de dinheiro público, sob as bênçãos da família Bolsonaro.

Parte das transações de Queiroz já é conhecida. É o caso dos 72 mil reais em cheques depositados pelo amigo pessoal e faz-tudo do presidente da República nas contas da primeira-dama Michelle Bolsonaro, conforme revelou Crusoé duas semanas atrás. Há ainda os pagamentos efetuados pelo PM para quitar mensalidades escolares das filhas de Flávio e do plano de saúde da família, além do repasse de 25 mil reais à mulher do senador, registrado na véspera da quitação de um imóvel.

Alan Santos/PRAlan Santos/PRA primeira-dama recebeu R$ 72 mil por meio de 21 cheques de Queiroz
Novos detalhes da relação entre o primogênito do presidente e Queiroz aparecem na quebra de sigilo bancário de Flávio Bolsonaro, à qual Crusoé teve acesso com exclusividade. Além do tráfego intenso de dinheiro em espécie, boa parte em depósitos fracionados, artimanha considerada pelos órgãos de fiscalização como uma forma de burlar as regras do Banco Central, os extratos mostram importantes coincidências entre os saques efetuados pelo ex-assessor e as entradas de dinheiro na conta do senador.

A partir do cruzamento das datas das retiradas de Queiroz em suas contas pessoais com os depósitos de um total de 474 mil reais em dinheiro vivo em favor de Flávio Bolsonaro, um levantamento feito por Crusoé nos dados bancários do filho 01 do presidente mostra que ao menos 185 mil reais coincidem. Ou seja: os saques das contas de Queiroz ocorrem em datas próximas de depósitos feitos nas contas de Flávio.

Foi o que ocorreu, por exemplo, em setembro de 2016. Naquele mês, Queiroz sacou 26 mil reais de sua conta-salário na Alerj. No total, foram identificadas cinco retiradas com valores de 4 mil a 7 mil reais entre os dias 5 e 13 de setembro. No mesmo mês, a partir do dia 22, Flávio Bolsonaro recebeu 14 depósitos fracionados ao longo de três dias que, somados, alcançam os mesmos 26 mil reais. O mesmo valor que saiu da conta bancária de Queiroz até o dia 13 de setembro caiu na conta de Flávio Bolsonaro entre os dias 22 e 24 do mesmo mês por meio de depósitos em espécie.

Em março de 2017, o expediente se repetiu – com uma irrisória diferença. Entre os dias 28 e 31, o ex-assessor sacou de suas contas pessoais um total de 8,7 mil reais. No dia 31, data do último saque de Queiroz, a conta de Flávio recebeu um depósito de 8,6 mil reais em dinheiro – desta vez, apenas 100 reais a menos do que o valor total sacado pelo policial militar aposentado e amigo do presidente da República.

Em outros momentos, o procedimento adotado pela dupla Queiroz e Flávio foi semelhante, com o então assessor sacando determinados valores de suas contas e quantias muito parecidas – nem sempre exatas, mas nunca maiores do que as retiradas — sendo depositadas de maneira fracionada e em dinheiro vivo nas contas relacionadas ao senador. Entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017, por exemplo, Queiroz sacou 58 mil reais. No mesmo período, 51,5 mil reais irrigaram as contas associadas a Flávio Bolsonaro por meio de depósitos em espécie.

Reprodução/redes sociaisReprodução/redes sociaisLoja de chocolates de Flávio recebeu R$ 1,7 milhão em dinheiro vivo
Entre 13 e 22 de dezembro daquele ano, Queiroz efetuou doze saques, dez deles de 5 mil reais cada. No dia da última retirada, 10 mil reais foram depositados em dinheiro na conta da loja da Kopenhagen em um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, pertencente a Flávio — o Ministério Público suspeita que a loja tenha sido utilizada para lavar dinheiro desviado do esquema de rachid na Assembleia Legislativa. Em 23 de dezembro de 2016, a conta pessoal de Flávio recebeu outros quatro depósitos fracionados de 2 mil reais cada.

Dias depois, já em janeiro de 2017, outros dezessete depósitos fracionados foram parar na conta de Flávio, sendo dezesseis de 2 mil reais cada e um de 1,5 mil. Já entre os dias 18 e 21 de dezembro de 2015, valores idênticos aos sacados por Queiroz caíram na conta da loja da Kopenhagen de forma fracionada. Nesse período, Queiroz fez dois saques de 5 mil. Na conta da loja de chocolates, foram efetuados cinco depósitos de 2 mil reais nos dias 18, 21 (dois depósitos), 22 e 23 do mesmo mês.

Ao todo, segundo os extratos, a franquia da Kopenhagen do filho de Jair Bolsonaro recebeu 1,7 milhão de reais em depósitos em dinheiro ao longo de quatro anos, valor que chamou a atenção dos investigadores. Os promotores entendem que os depósitos em espécie nas contas da loja podem de fato ter origem ilícita uma vez que há uma “coincidência de os depósitos em dinheiro” ocorrerem no mesmo “período em que Fabrício Queiroz arrecadava parte dos salários dos assessores da Alerj e tinha disponibilidade de papel moeda”. A defesa de Flávio Bolsonaro nega qualquer irregularidade nas contas do senador e afirma que todas as informações sobre o caso já foram prestadas ao Ministério Público.

As volumosas transações em dinheiro estão entre os principais fatores elencados pelos promotores como indícios de ilícitos praticados por Queiroz no gabinete do então deputado estadual Flávio Bolsonaro. Dos 6,2 milhões de reais recebidos pelo ex-assessor em sua conta, apenas 1,6 milhão vem de pagamentos de salários. Para o MP, a “predominância de transações em dinheiro vivo na conta” do ex-assessor de Flávio “não decorre de acidente, nem de mera coincidência”, mas de “opção deliberada do operador financeiro, com o propósito específico de tentar não deixar rastros no sistema financeiro acerca da origem e do destino dos recursos que transitaram pela conta de sua titularidade”.

Ainda segundo os promotores, Queiroz “apropriava-se de parte dos valores ilícitos recolhidos para depois entregar aos destinatários finais os recursos em espécie, diretamente ou mediante depósitos fracionados nas contas dos destinatários, a fim de dificultar o rastreamento do destino do dinheiro”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. ATENÇÃO CRUSOÉ!!!! CONTE E ALERTE OS LEITORES PARA ESSA ""PERIGOSA BOIADA"" LÁ NA PGR, DENUNCIADA PELO MPF: """MPF aponta ‘retrocessos’ em projeto que altera Lei de Improbidade Administrativa. Nota técnica foi enviada a Aras""". PLANEJAM NOVAS SALVAGUARDAS GERAIS PARA A BANDIDALHA GERAL!!!!

  2. A rachadinha seria a devolução dos salários dos assessores para o então deputado? Então, "Dos 6,2 milhões de reais recebidos pelo ex-assessor em sua conta, apenas 1,6 milhão vem de pagamento de salários." A investigação é sobre rachadinha, né? O 1,6 milhão é o 17° valor na lista dw movimentações atípicas da Alerj, né? Só perguntando...

    1. Poderia ser o último na lista das rachadinhas da ALERJ, mas continuaria sendo igualmente bandido corrupto q usou o cargo para enriquecer ilicitamente. Além do estelionato eleitoral, pois se elegeu prometendo combater a corrupção. Bozo pai e bozinho filho são uns hipócritas mentirosos. Já o gado bozista consegue ser pior, pois fez campanha intensiva para eleger a família delinquente, esperançoso de um governo anti-corrupção, agora defende tudo aquilo q abominou. Verdadeiros retardados mediocres.

  3. Jair Bolsonaro como presidente da república do Brasil É uma VERGONHA MUNDIAL. Até quando seremos humilhados por Bolsonaro-Pinóquio que acredita que todos nós somos idiotas?

  4. Tudo bem. Porém é público e notório que isso existe e sempre existiu: Câmaras de Vereadores, Câmaras de Deputados Estaduais, Câmaras de Deputados Federais. Pergunto: Cadê os outros?. A lei não é feita para todos? Só vale para determinadas pessoas?

    1. Não existem câmaras dos deputados federais , somente uma: Câmara dos Deputados que fica em Brasília . Vc precisa se informar mais.

    2. A lei é para todos, mas só alguns tem o poder do cargo de senador para se blindar e mais raro ainda é ter um pai presidente rifanfo o governo federal para defender o filho transviado. Coloca a massa bovina em peso na defesa desse mesmo sortudo corrupto e vemos o q ocorre agora, um político claramente corrupto gargalhando da lei e do povo brasileiro.

    1. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Essas coisas não se misturam e não tem nada a ver.

  5. Esse levantamento não pode ser feito com os políticos acusados de corrupção ? É só ir atrás do dinheiro. . ...qual a razão de não fazerem isso ? Precisamos cassar esses políticos corruptos, para mostrar que existe punição. E o dinheiro é devolvido ou só fica no blá blá blá

  6. Parabéns! Ótima reportagem. Esses valores ao longo dos anos realmente demonstram o mais alto nível de corrupção e lavagem de dinheiro "jamais visto no Brasil". Rede Globo, JBS, Odebrecht, Mensalão, Petrolão, é tudo fichinha. O que vale mais são os pobres inocentes dos demais deputados estaduais da ALERJ e de todo o país, federais, vereadores e ministros do Judiciário que tiveram essa nódoa em suas reputações ilibadas. Para esses, a Crusoé deveria fazer uma reportagem enaltecendo seus trabalhos

  7. Um dos comentários foi feito a respeito dos Militares e se eles vão manter o apoio ao Bolso apesar de tudo. Respondo sim, porque os Militares conseguiram ficar de fora da reforma da previdência e ainda ganharam um substancial aumento salarial e raejuste nas suas gratificações. Será que o General Heleno ainda vai gritar o nome do Centrão em vão? Eles se merecem STF - Congresso - Militares - Governo fazem parte da mesma casta e o povo, ora, o povo é povo, cara pálida.

  8. Esta semana o Bozo copiará o petralhismo. Ampliará a bolsa família para garantir o voto de cabresto dos mais pobres. Fará tudo o que disse sempre combater: a dependência dos mais pobres em relação ao governo. Com este movimento, a minha perfusão levantada em fevereiro de 2919 será comprovada de vez: o bozismo é igual ao petralhismo, corruptora, perverso e explorador da miséria humana para fins políticos. Brasil, Brasil, ou te libertas do bozolulismo, ou não terás futuro algum.

  9. Vão lá fazer mais uma ""consultoria"" e cheirar o gambá marginal ""steve bannon"" pra saber como sair dessas, gambás crápulas patetóides!!!!....😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆 PF em todos vocês!!!!

  10. Mais claro do que já foi mostrado, impossivel. Que juízes, políticos interssados e pessoas menos instruídas não queiram ver, já era esperado, mas algumas que estão fora desses grupos insistirem em não enxergar o obvio é que não consigo entender.

  11. Depois que o Alex PCC Moraes deu uma sacudida nesta revistinha, mudaram a linha dos editoriais, agora é dia sim e outro também, Flavio Bolsonaro, e a rachadinha de 1.200.000,00, em 10 anos. O que uma sacudida não faz hemm? como diz o mestre: quem tem "cúra" tem medo. kkkkkkkk

  12. Tem gente que quer passar o pano nos ladrões de galinhas. O que estamos assistindo é um idiota ladrão de galinha confrontando com um esperto ladrão de bancos. É tão esperto que seus advogados estão dentro do Supra Tribunal da Falsidade, moral e institucional!!

  13. Flavio Bolsonaro é um verdadeiro midas dos chocolates!!!! Essa reportagem me lembra muito do Lula dizendo que o seu filho Lulinha era um gênio dos negócios e tinha muito orgulho dele (quando questionado sobre o enriquecimento extraordinário do filho). Bem provavel q o Bolsonaro tmbm deva estar com muito orgulho de sua cria tmbm. Agora vemos q existem muitas semelhanças entre o 9 dedos e o Minto.

    1. So variabo tamanho do roubo: no lulopetismo eram bilhoees (trilhoes?). Agora ainda estamos na casa dos milhoes

    2. Esqueceram (???!!!) a Val do Açaí, aquela que morava e tinha loja de açaí em Angra dos Reis e da Natália, filha do Queiroz, que trabalhava e continua trabalhando na academia de ginástica no Rio, mas as duas, funcionárias fantasmas do Bozo deputado,recebendo salarios de rachado a???

  14. Os comentários aqui são manipulados! Por volta das 11:00 essa matéria possuía cerca de 130 comentários. Por volta de 12:00 caiu pra 110. E agora por volta das 14:00 está chegando em 130 novamente! No mínimo 20 comentários excluídos em 3 horas! Já tive vários comentários publicados, em que outros leitores comentaram embaixo, e depois foram deletados! Uma revista como essa que se gaba de imparcialidade e jornalismo “isento” não suporta alguns comentários negativos sobre sua atuação enviesada! 🤦🏽‍♂️🤦🏽‍♂️🤦🏽‍♂️🤦🏽‍♂️

    1. 🖐️ Também. Comentários não publicados, e viva a liberdade de expressão...mas é aquela livre manifestação do pensamento do "constitucionalista" q foi acusado de plágio.

    2. Com certeza, filtram comentários bem como empregam dois integrantes da Lava Jato. Além disso, o periódico tem um viés de esquerda moderada, em que pese as matérias veiculando estereótipo de esquerda e de direita.

    3. Oeste é pasto bozista, mas pra quem é gado deve ser bom

    4. Revistinha sem vergonha. como paguei a vista a assinatura, tô esperando vencer e nunca mais. Recomendo a Revista Oeste, e outro nível.

    5. Pior q não meu amigo. Mas gosto muito da revista sim.

    6. Já esperava q “palhaço bozo” comentasse. Só surpreende o quão rápido ele bate ponto em comentários críticos a revista ou a favor do governo! Muito provável tratar-se de um perfil fake dos próprios editores da revista ou algum funcionário! 😅😅😅

    7. Cara, deve estar havendo um controle mínimo dos comentários, naonse esqueça q Aras, Tofoli, Mendonça e Alexandre estão doidinhos para processar essa revista digital.

    1. Arnaldo, o gado está completamente idiotizado na honestidade do clã miliciano. É triste ver q parte dos brasileiros ainda se curva servilmente aos corruptos brasileiros.

    2. De novo? Todo dia tem algo novo nessa trama corrupta. Só não vê quem não quer! Tem que pedir, toda semana, a correção de rumo disso tudo, ou seja, a condenação desse descarado e de seu clã que se fingem de arautos da honestidade! Arre!

  15. E cadê a Receita Federal que não questiona a origem desses recursos? Que não autua a receita sem pagamento de imposto de renda?

    1. Foi aparelhada né, esqueceu o q o MINTO fez em 2019? Do acórdão com tofolete pra salvar o senador rachadinha?

  16. E de que mais provas precisam? Só no Brasil mesmo onde todo o sistema está aparelhado para facilitar a corrupção sob a cínica desculpa de garantias do devido processo legal. Em qualquer outro país sério esse rapaz já estaria julgado e condenados!

  17. Fiz um comentário aproximadamente as 11,30 hrs de 22/08/2020 e após 2 horas não foi publicado, sugiro que a postagem seja mais rápida senão desanima comentar cujos efeitos são benéficos para a reportagem, fica aqui minha sugestão

  18. Jornalismo independente tem que divulgar tudo. Esse pessoal precisa se defender, pagar multa se houve algo de errado com a Receita Federal, mas para quem pregou o fim da corrupção, não pode fugir da ética. Mesmo que o problema foi antes de chegar a Presidência.

    1. Me pergunto até quando os militares ficarão neste barco furado. A Força é um dos últimos redutos públicos de probidade e admiração . Ser o suporte moral desta Família é humilhante.

    2. Amigo Francisco, ai é que está o X da questão. Quem acompanha os desdobramentos da investigação do rachid bozista percebe claramente o desejo do clã miliciano em travar as investigações. Fazem uso de todos os rocamboles jurídicos, acordos espúrios com togados supremos e uso da maquina governamental para acabar com o processo. Nunca foi do interesse do clã aloprado se defender das acusações e só os zumbis bitolados não sabem o motivo disso..rs...

  19. Estou adorando ver essa revista tão “democrática” apagando os comentários de quem não concorda com o viés político que defende. 🌚 Por isso que só vemos elogios e concordância nos comentários, ou comentários meia-boca dos apoiadores de Bolsonaro! Os comentários contundentes dos apoiadores de Bolsonaro são excluídos rapidamente! Trata-se de um falso consenso manipulado pela revista. Fundo do poço para a Crusoé! Que lástima! 🤣

    1. aqui nao tem isso nao, a nao ser q seja muito barra pesada o seu comentário e, mesmo assim, ele é postado e muito raramente deletado a posteriori

    2. Os apoiadores de Bolsonaro tèm argumentos contundentes , é mesmo? Só se forem aqueles que contradizem os fatos e negam as evidentes provas. Ah bom!

    3. Chapa, vosmicê está fazendo uma acusação bastante equivocada sobre o processo de publicação dos comentários. O que percebo,às vezes, é que o leitor clica errado e o sistema rejeita a publicação. Digita teu texto de novo. E tenta publicar. Aguarda os 4 a 5 minutos e observa se, de fato, foi ou não publicado.

  20. Se a pessoa é inocente, ela deve lutar até o fim. Se não é, o melhor é admitir logo, pagar as multas, cumprir o q a lei determina. Afinal, o dinheiro usufruido ou transformado em bens, não lhe pertence. Há muitos expedientes hoje, legais, p/não cumprir pena em cadeia. Um deles é a delação premiada. Assim, aproveita e delata os pares, nomes p/delatar não faltam. Em qq casa de leis hoje, pasmem, há muitos malfeitos, e q não escapam ao conhecimento geral. A delação faz bem ao país e à consciên

    1. kkkkk se o senador miliciano resolver delatar ai a casa do pai aloprado desaba de vez!...rs...

  21. Um motivo para Flávio Bolso ficar agora sob as luzes da ribalta é simplemente porque a familia pregava aos quatro cantos - o combate à corrupção, e esse foi motivo, que levou milhares ou milhões de brasileiros dar apoio àquela causa. Entretanto, com as trambicagens da família podemos ver que tudo continua e continuará da mesma forma. O apoio do Centrão, as rachadinhas, os milicianos, jogaram água na fervura e trouxeram de novo o mesmo do mesmo. Não houve mudança alguma tudo continua igual.

  22. Quem quer que seja que tenha cometido crime, que seja punido. Realmente não entendo por que a revista só muitas nesse. E os R$ 50 milhões do André Ceciliano, um pouco mais que os R$ 1.2 milhões do FB? Nem uma linha? E o sigilo bancário dele, conseguiram? Desinformação. Algum dinheiro ou influência entrou na revista? Será? O que explica isso? É claramente uma desonestidade.

  23. O FB é SENADOR e filho do PRESIDENTE que se elegeu dizendo "QUE NÃO FAZIA ISSO AI". Além disso existem depósitos não explicados também na conta da primeira dama,,,,,,prendam/punam todos os políticos desonestos mas tem que começar por alguém, principalmente SE EXISTEM PROVAS, preciso desenhar???

    1. O serviço prestado pela reportagem é grande. Pois, tem que dar ênfase às denúncias de quem mais reflete sobre a população. Que, no caso são políticos que se apresentaram como arautos da honestidade para nós roubar a confiança. A meu ver, toda imprensa deveria falar dos mal feitos desses “LAMBAIOS” de dia e de noite, para ver se o povo abre o os olhos.

  24. Como pode figuras como essa e outras da mesma espécie estarem colocadas em posições importantes para os rumos do país? Senado, Câmara, Judiciário, todos omissos, sumidouros do nosso dinheiro.

  25. Os Bolsonaros não roubaram mais por falta de oportunidade. Agora no topo do poder, o que não pode é dar essa chance para a “guangue”, No caso a ocasião faz o ladrão.

    1. Perfeito comentário Eni! E ainda tem gadinho retardado na mesma ladainha de q o PT roubou bem mais. Esquecem q foram 16 anos de quadrilha vermelha e apenas 1 de milicia carioca. Infelizmente o caldo está muito podre.

  26. Excelente reportagem, esclarecendo detalhadamente como age a quadrilha. Só resta aos criminosos da família e seu gado reclamar dos outros bandidos da Alerj que fazem a mesma coisa. Só que o discurso para se elegerem, era de que eram os paladinos da honestidade. Na verdade, são a mesma porcaria

  27. Excelente e esclarecedora matéria, É assim que se faz jornalismo sério ;demonstrando os fatos de forma imparcial. Só não vê e ou entende quem não quer.

  28. Por que o foco nos Bolsonaro? Se fez, tem que pagar mas e os outros que levaram milhões e milhões? Querem ASSASSINAR Bolsonaro ao menos politicamente se não der via Adélio II !!!!

    1. Não interessa: os outros também têm seus defensores. Esses aí estavam apontando o dedo e se dizendo honestos. Essa família esteve organizando seu pé de meia há mais de 30 anos com dinheiro alheio. Canalhas!

    2. Bolsonaro é um assassinato das boas práticas políticas. No tempo do PT, o papo era o mesmo: ah, mas e os tucanos e sua "privataria"? Essa militância cega é insuportável.

    3. Pô meu amigo! De presidente corrupto já estamos fartos. Tem de investigar e punir sim! A mídia tem de fazer pressão sim, pois senão fica fácil para o meliante usar a maquina pública sob seu poder para acabar com as investigações q miram os seus esquemas ilícitos de afanar o erário público. Opa! Perae! Mas não é extamente isso q o presidente bozó vem fazendo? Mais um motivo para aplaudirmos de pé o trabalho da Crusoé!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏

    1. Enfia a cabeça no buraco igual uma avestruz e deixa de ficar comentando asneiras passa pano de bandido!

  29. as leis são elaboradas aprovadas pelos legislativos já com intuito de se apropriarem das verbas de gabinetes indevidamente. penso ser difícil ter um só legislador que não o faça. corporativismo puro

  30. Só um detalhe, embora ele seja um bandido, o político citado, porque os outros são esquecidos. Todos roubam, não só na Alerj como em todo território nacional. Levantem todos os deputados, senadores, prefeitos, governadores, vereadores, presidentes e funcionários de estatais. E se possível nos apresente um honesto. Aí sim, será notícia. Mais falar de um bandido nesse território todo, e só dele, e feio em?

    1. Enquanto não se fizer uma nova constituição com as melhores cabeças da nação que não tenham exercido cargos eletivos e com poderes para reformular todas as instituições ficaremos marcando passo “ ad eternum” Se a maioria dos brasileiros se unirem com uma petição para esse fim e obter mais de dez milhões de assinaturas, esses políticos vão ter que se vergar e aceitar essa preposição ou uma revolução o que é mais difícil e penosa para um povo tão sofrido como o nosso.

  31. Kkkkkkkkkkkk. A Crusoé revela o que todo mundo já sabia. Os bozokids são corruptos e ampliaram os esquemas corruptos montados pelo pai nos quase 30 anos de mandato. Honestidade? Kkkkkkkkkkkk! Religião? Kkkkkkkkkkkkk. Tenente a Deus? Kkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  32. Boa matéria !!! Aí se explica o acordão !!!! Presidente eleito com a bandeira de combate a corrupção q nada fez , indicou um PGR q detona a operação Lava Jato e envergonha o MPF. Espero que o caso do filho nº 1 , seja devidamente julgado e punido pelos crimes cometidos. JUSTIÇA

  33. Jucemir, A Cruzoé fala do Queiroz e Cia, porque esse governo veio com um discurso anti corrupção que enganou a todos nós e gerou uma enorme esperança nos brasileiros. Eu até acho que, comparados aos outros políticos já identificados, os atuais estão na categoria “ladrão de galinha “. Mas os outros a gente já sabia. Os atuais roubaram a nossa esperança! Pobre BRASIL!

    1. Para a Maria a honestidade é relativa, para as pessoas decentes a honestidade é absoluta. Bozistas são deploráveis!

    2. Renovei a Crozoépois achava uma revista isenta. Uma pena perdeu muito da credibilidade. Agora o problema da rachadinha tem em todas assembléias legislativas. Agora gostaria de ver uma reportagem dos ladrãos que o Ministro Gilmar tem soltado e o quanto roubaram. É fichinha no que comentam do filho do Bolsonaro. Taí uma sugestão de reportagem.

  34. O que eu acho mais estranho de tudo isso é esse bando de funcionários do Gabinete dele achar normal ser expoliado todos os meses, sem denunciar... Que gente é essa? Eu, heim?

  35. Na minha opinião se o Ministério Público e a PF se aprofundarem mais nas investigações o valor vai mais do que triplicar. O que está me cheirando é que a Lava Jato do Rio de Janeiro não tem muito interesse em investigar a fundo, se tivesse acredito que a família também estaria envolvida com esses problemas.

  36. Ninguém aqui está pedindo que a revista não publique matéria sobre os mal feitos da família Bolsonaro, os doentes estão interpretando mal alguns comentários sobre os questionamentos o porquê da revista não fazer uma matéria sobre outros escândalos, como o da Rede Globo, será que os petralhas já são admiradores da Globo?. Quando o Luladrão, fez de um dos filhos deles um empresário milionário as custas dos acertos com empresas beneficiadas pelo seu governo, todos colocaram a língua no C. paciência

    1. interpretando mal e sendo passa pano de político corrupto é o gado bozista q nao tem argumentos para refutar a canalhice corrupta de seu dono e agora tenta pregar a idéia de relativizar o ato criminoso, generalizando o mesmo e assim mudar o foco do seu político corrupto de estimação. Político bandido é o q mais existe nessa republiqueta de bananas, mas não da para engolir o meliante safado q se elege com a bandeira do combate a corrupção e se lambuza na mesma. Ótima matéria!

  37. BOLSONARO promoveu retrocessos na luta contra a CORRUPÇÃO que nem mesmo Dilma e Temer ousaram! Em 2022 teremos “UM PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE” = SÉRGIO MORO! Triunfaremos!

    1. Esse senhor conseguiu ser a síntese de todos os corruptos que roubaram o Brasil desde a Proclamação da República. Formou uma ORCRIM com as mulheres, filhos e milicianos. Terrível como o satanás.

  38. Esta ai o motivo pelo qual bolsonaro aderiu ao acordao e entregou o governo ao centrao. Familia bolsonaro, totalmente corrupta.

    1. São passadores de pano pro governo, em especial Bolsonaro.trinca de comprados. Não vejo outra explicação pra tanto apoio.14.000 mortos, corrupção, centrão. nada é falado.lixo de programa e emissora

    2. Porque virou passador de pano há mto tempo. Seria esta a razão pela qual o Felipe saiu de lá? Para salvar sua biografia ????

    3. Bom, porque aquela emissora virou Passa Panista Mor da Família Bolsonaro

  39. Concordo que as rachadinhas devam ser verificadas e punidas, afinal trata-se do nosso dinheiro. Quem defende Flávio ou outro qualquer, defende a corrupção. Não devemos ter bandido preferido. Mas não devemos ter foco somente no Flávio por ser filho do Bolsonaro. O atual presidente da Alerj, do PT, teve movimentações superiores e não está na mídia todos os dias. O que o MPERJ está fazendo a respeito? Fica parecendo pura perseguição política e isso favorece ao Flávio.

    1. Crusoé não é o MPRJ. Mas só para ajudar, o MPRJ investiga todos e tem suas investigações de todos prejudicada quando o Flavio usa a influencia e o poder do cargo do pai para atrasar as investigações. Já a mídia (Crusoé inclusa), noticia o que dá manchete e é de interesse popular. Todos os outros (inclusive o Ciciliano do PT) nos já sabemos q são corruptos, a novidade é o bastião da moralidade (Flavio Bolsonaro) ser pego no esquema corrupto tmbm (estelionato eleitoral em 2018?).

  40. Gostaria de saber porque a revista não dedica tanta atenção a "rachadinha" dos demais políticos? Porque somente o Senador Flávio? Será porque ele é filho do presidente?

    1. claro! um presidente que se elegeu pregando o fim da corrupção! são ladrões de galinha perto dos Lula da Silva, mas igualmente corruptos!

    2. O que me interessa é saber sobre a rachadinha do Flavio que é, também, filho do atual presidente da república. Principalmente quando vemos escancaradamente pai e filho usando o poder da maquina pública para atrasar a investigação e o processo (o que tmbm beneficia todos os outros corruptos da alerj). Os outros nós já sabíamos q não prestavam mesmo.

    1. Defender político corrupto de estimação não é crime, mas é de uma falta de bom senso e moralidade sem tamanho.

  41. Crusoé está fazendo o quê os demais veículos de mídia fazem depois que suas receitas esvaziadas pelo Bolsonaro: tirá -lo do poder a qualquer custa para o retorno das "boquinhas" a esses canais. Por quê: essa "rachadinha" do Flávio e do Queroz não é igual ao "dízimo" e às doações dados ao PT e demais partidos da esquerda? mas parece que pra Crusoé e a extrema imprensa "rachadinha" é só do Flávio é do Queiroz. Dos partidos de esquerda são doações e dízimos.

    1. Pronto! Na hipócrita lógica distorcida bozista só existe problema quando se rouba muito, pois a mentalidade distorcida deles enxerga como algo normal se o seu político rouba, mas desde q seja pouco. Fatima, vamos aplaudir de pé e nos orgulharmos de elergemos um político que rouba pouco!!! Agora o Brasil melhora!!!! ... quanta insanidade....

    2. Legal, na falta de provas da inocência do Flávio Rachadinha, basta atacar quem publica fatos. Parabéns à Crusoé e a toda imprensa investigativa.

    3. O Antagonista e Crusoe já repetiram dezenas de vezes que não aceitam dinheiro público para financiar seus empreendimentos. Não tem essa de querer tirar Bolsonaro do poder para que outro forneça verbas às publicações, que já nasceram com essa filosofia de liberdade, sem qualquer vínculo com qualquer governo ou quaisquer dos poderes da república, estados e municípios. Será preciso desenhar?

    4. Se ficar provado que o Flávio arrecadou esse valor , ainda é esmola perto do que o PT e seus parceiros roubaram . Não sejam parciais , pessoal da Crusoé !!!

    5. Pelo menos você já concorda que o 01 bozo cometeu peculato. Bom começo. Mais algumas reportagens da Crusoé e você abrirá os olhos.

  42. Se esse percurso do dinheiro for mesmo confirmado, a punição deverá ser exemplar! É impressionante como é difícil evitar a corrupção

  43. Beleza, ao que tudo indica, houve desvio de conduta por conta do senador. Caso confirmado, que seja devidamente punido. Mas só ele cometia tal desvio? Outros partidos e integrantes, não? Ao que me parece, tentam desgastar a imagem do PR para enfraquece-lo politicamente. Abrindo assim, margem pra esquerda chegar novamente ao poder. Lamentável...

    1. Fica esperto, não será a Crusoé que trará a esquerda de volta ao poder, mas sim a máscara de honestidade que ruiu: rachadinhas, cheques pras esposas, dinheiro em espécie, foro privilegiado. A única promessa de campanha mantida é a flexibilização de posse e uso de armas.

    2. Acorda bozó! As investigações são feitas sobre todos os políticos da alerj envolvidos na rachadinha. Quando o teu corrupto do coração usa o poder de senador e tmbm o poder do cargo do pai dele para atrasar, desvirtuar e acabar com as investigações da rachadinha, todos os outros corruptos tmbm se beneficiam. Defender Flavio Bolsonaro com essa retórica distorcida é o mesmo que tmbm defender o presidente da alerj q é do PT.

  44. Eu esperava uma reportagem sobre o escândalo da Rede Globo, mas parece que a liberdade de imprensa propagada pela mídia brasileira só vale pra quem não trabalha pra globo, ou não compactuam com o tipo de matéria que a mesma publica. quando fiz assinatura da mesma, achava que estava assinando uma revista imparcial, coisa que errei.

    1. kkkk, na falta de argumentos do gado bozista para defender o politico corrupto de estimação, o jeito é atacar quem publica a reportagem..rs....

    2. Pois é , sobre a Globo e os irmãos Marinho , nada ...

    3. A Globo não foi eleita com a promessa de honestidade e o bem fazer pelo País. Aliás nem eleita ela é. Bem diferente dos "filhotes " que nunca trabalharam na vida e vivem de pequenos/grandes golpes com o dinheiro público.

    4. mimimi de bovino chorão que não desiste de defender seu corrupto de estimação. Falta pouco para essa gadaiada entoar o cântico choroso de "Bolso Lula Livre 2022!".

    1. Esse é o problema dos zumbis lobotomizados e fanáticos pela família bozó, a vida deles se resume em "gados de direita" x "gados de esquerda". Duas minorias com problemas de desvio de moralidade e ética e que não representam a verdadeira mentalidade do povo brasileiro. Quem nasceu para ser gado parece ter enorme dificuldade para entender a mentalidade e o posicionamento do homo sapiens sapiens.

    2. Jornalismo investigativo??? É por quê só investiga alguns indivíduos? Aliás, investiga outros sim, mas os outros receberam "dízimos" e "doações". Flávio é Queiroz receberam "rachadinha". Crusoé deve retificar, pois o PT cobra 20%. Só se baixou pra 10% agora. Uma observação: A Direita é um gado novo, tá chegando na fazenda agora. O gado da esquerda está aí há décadas, revoltado, odiando porque foi despejado da fazenda e agora estão no brejo tentando se reagrupar.

    3. São competentes repórteres investigativos... Parabéns pessoal da Crusoé!

    4. Jornalismo investigativo é isso. Mas é muito hilário ver a mentalidade do gado bozista se preocupando em como conseguiram a informação ao invés de se preocupar com o que o seu dono anda fazendo de errado.

  45. Ladrão de galinha a justiça brasileira não perdoa! Se ele tivesse pego milhões da turma da lava jato estava tranquilo, com o processo parado no supremo igual os outros parlamentares. É piada mas é sério kkkkk

    1. Estão tão focados na galinha que não enxergam o caminhão passando atrás. Ou não querem ver.

    2. Onde será que foram parar os 9 milhões que a JBS depositou na conta do Wassef, advogado dos Bolsonaros?

    3. Quem rouba no pouco imagina o quanto não roubará no muito? Gado bozista é muito hilário mesmo...

    4. Não importa... você acha, então, que essa "merreca " não deveria levar em conta? Um presidente se elegeu com a fantasia da anticorrupção, por ação não sabia das tramoias do 01? Para mim, ladrão é ladrão, seja pouco ou muito...

    1. Verdade!! Pouco ou muito, não interessa !! Ladrao é d será ladrão!!!!

  46. Tentei cancelar minha assinatura mas a atendente falou que não é possível pois até fevereiro está pago (protocolo 04754483) . De repente não consigo acessar a revista e nem faço questão . Mas escolham : cancelem e parem de cobrar ou liberem !

  47. É, mas o marginal miliciano cínico está rindo bem menos o seu riso debochado. Já nós, os cidadãos brasileiros decentes, riremos muiiiiiiiito com a longa estadia dele no resort Spapuda, graças ao operoso e eficiente rodo da PF!!!...rsrsrsrsrs..... Por falar nela..... Bom dia PF!!!! Tenham todos uma inspirada, profícua e feliz jornada!!!!...

  48. A famiglia toda vive de roubar dinheiro público. Tem sido assim por trinta anos. É um apartamento aqui, um imóvel ali e estão ricos.

    1. Antes fosse verdade. Bozomerdas nunca abandonam O Antagonista. O líder da seita, o jumento corrupto, também não

    2. parabéns sempre inteligente quando a segunda podia ser a primeira, a chamada de capa a segunda chamaria mais atenção mas as duas está excelente a primeira e a segunda a segunda matéria era para ser a de capa tchau abraço felicidade a todos os grupos da Crusoé e antagonista. e agonista

  49. isso tudo já é de conhecimento geral. O que a sociedade espera ę que as autoridades cumpram o que estabelece a lei. Se há indícios de crime, denuncia, processa e condena. pronto obs. agora temos que medir as palavras aqui, pq o Augusto Aras tá de olho. é mole ou quer mais

  50. O que o país já economizou com a entrada do Presidente Bolsonaro no poder frente a roubalheira do PT & Cia. a mim como seu eleitor satisfaz plenamente seu comportamento e atitudes, mesmo que haja qq prova contundende que venha a vincular ele, seu filho e seus assessores em fatos relevantes de datas passadas. Para mim não parece um lobo travestido de carneiro. Aliás o que cresce na imprensa.

    1. filhotes queridos não se esqueçam que quem elegeu desde um simples vereador, a um PR, foram os bovinos, suínos, equinos, caprinos e acima de todos os "equus asininus" traduzo jumentos e asnos.

    2. Não ter aparecido um roubo AINDA simplesmente não significa que não ocorreu. Seria mto interessante ver a prestação de contas dos gastos dos palácios, dos ministérios. Para quem quer continuar se enganando, não vão aceitar que compraram gato por lebre.

    3. Manoel, sem dúvida ninguém vai tirar o Oscar da corrupção do pt. Mesmo assim, não vamos relativizar os fatos. É urgente deixar essas velhas raposas da política e sua parentela longe do poder.

    4. kkkkkkkkk seria cômico se não fosse trágico ver a decadência da mentalidade dos bovinos bozomerdas em defesa de seus donos corruptos.

    5. É essa a mentalidade geral: roubou menos q o PT, está perdoado. Ou então: rouba, mas faz, ou: pelo menos não temos mais o PT..... Amigo, não voto mais nessa corja por nada. Uma vergonha nacional esse governo.

    6. É uma vergonha esse desgoverno. Baixo nível , políticas péssimas como meio ambiente, saúde, relações internacionais, mulher.. Um horror... E eu votei nessa gente é me sinto envergonhada

    7. É cada coisa que vemos...ou seja não é corrupção então?!? Roubou 1 real ou 1 bilhão, sendo político a pena deveria ser dobrada! Bolsonaros, Centristas, Petistas = cadeia neles! A mais espera aí...aonde foi isto? No Brasil? Ixiiii da nada não! República das Bananas!

    1. reportagem traduz aquilo que já ę de conhecimento geral.

    1. o Aras tá de olho no que escrevemos aqui ....... se for bom ele fatura. se não for, joga embaixo do tapete

    2. Gostaria de conhecer um político que não desvie, fui Servidor concursado e existia a conversa que até chefes de setor, que indicavam cargos gratificados, cobravam um percentual por essa indicação. Imaginem dos altos DASS?

  51. Primeiro soma volumosa seria a coluna e filhos, segundo em sendo culpado por algo teria de pagar, finalmente não vi ainda o mesmo empenho com os outros deputados da ALERJ que possuem movimentação quase 10 vezes superior. Em nenhum momento a Crusoé ou Antagonista foram atrás do MP-RJ para ter “acesso” ao andamento dos demais inquéritos mais de 20 que deveriam estar acontecendo!

    1. O Ceciliano está livre, leve e solto. Isso se deve em muito aos malabarismos jurídicos do Flavio Rachadinha que está torcendo toda a máquina governamental do pai para se proteger da espada da justiça. Pois todos os seus recursos e conchavos nefastos com supremo togados e araras se traduz, também, em proteção a todos os outros investigados por causa das rachadinhas generalizadas na alerj.

    2. Concordo plenamente. O que transparece é a investigação focada num só personagem. Longe disso isentar a ilicitude do procedimento com o 01, porém fica bem evidente que "pau que bate em Chico" deve ser o mesmo que bate em Francisco. Sabe-se que a movimentação nas contas do pdte petista da Alerj são mto mais vultosas. Pq nada mencionam a respeito? apscosta/df

  52. Uma família de ladravazes. Gastaram uma vida, pai e os 3 filhos, roubando dinheiro público. Essa gente ainda se vende de honesto e com a bandeira da lava jato.

  53. A defesa tenta ganhar tempo mas quase impossível mostrar que tudo isso é mentira e/ou equívoco dos investigadores. Que haja punição ao fim do processo.

    1. A merda é a mesma as moscas mudam, o principio é o mesmo servilhismo ao poder. A onde vamos parar e viva à corrupção se perde a noção se é dez ou um bilhão de reais, mas a mão grande é a mesma não interessa se é dez ou um bilhão o feito é fraude, roubo em fim LADROAGEM !!!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO