Adriano Machado/Crusoé

A desilusão de um ex-aliado

O senador que era fiel apoiador de Jair Bolsonaro se diz frustrado com o presidente e revela pressões e detalhes de uma proposta milionária em emendas para votar com o governo
24.07.20

Há 14 anos na vida pública, o senador Major Olimpio, do PSL paulista, nunca foi de medir as palavras. Nesse aspecto, ele lembra o presidente Jair Bolsonaro, de quem já foi aliado de primeiríssima hora. Se, em nome da sobrevivência, Bolsonaro mudou, aderindo ao pragmatismo político e fechando a boca para evitar atritos com o Congresso e o STF, Olimpio também mudou. De lado. Hoje, ele se diz completamente decepcionado com o presidente que ajudou a eleger.

O senador afirma que “rompimento de ordem pessoal” ocorreu por ele ter sido pressionado pelo presidente a retirar sua assinatura da CPI da Lava Toga, a não ir adiante com pedidos de impeachment de ministros do STF e a defender o filho 01, Flávio Bolsonaro, na arena do Senado. “Eu acreditava que o Flávio era o filho problema e o Bolsonaro estava protegendo o filho. Hoje, eu não tenho mais essa ilusão. Na minha visão, ele era um gerente financeiro de uma holding familiar”, afirmou Olimpio nesta entrevista a Crusoé. De acordo com o parlamentar, graças ao novo estilo Bolsonaro de operar, o que se observa em plena luz do dia no Congresso é um desavergonhado toma-lá-dá-cá, o que só tem contribuído para aumentar sua desilusão com o governo. “Não tem esse negócio de Centrão, não. Ali, estão entregando (cargos) para quem quiser e quem votar. É o toma-lá-dá-cá da pior forma possível”, disse.

Major Olímpio também detalha uma abordagem nada republicana de uma pessoa autorizada a falar em nome do governo. “Me mostraram a planilha. Disseram: ‘Olha, não tem problema nenhum, é só colocar aí. Teve o toma lá? Tá aqui! O dá cá vem depois”, contou. Segundo o parlamentar, a oferta aos senadores era de 30 milhões de reais em emendas. Dinheiro da Saúde e que deveria ter sido usado para combater o avanço da Covid-19 no país, diz. Depois de ele perguntar para onde iria a verba, o interlocutor escalado pelo governo respondeu: “Isso aí vai para as suas bases. Onde indicar, vamos pagar em 30 dias”. Eis os principais trechos da entrevista:

O que decepciona o sr. no Senado?
O Senado é o responsável pela eventual apuração de condutas do STF, da PGR, pela instalação de uma CPI como a da Lava Toga. Para mim é frustrante não ver nenhuma dessas coisas acontecer pela própria realidade da interpretação do regimento interno do Senado, que acaba colocando nas mãos do presidente, unicamente, a decisão sobre dar encaminhamento de um requerimento desses feitos por qualquer cidadão ou por qualquer senador. Eu mesmo já entrei com pedido de impeachment do Dias Toffoli, presidente do STF. Foi engavetado. Temos lá 28 pedidos diferentes engavetados, que não serão encaminhados jamais. Isso acaba gerando impunidade, omissão do Senado.

O que achou de a Polícia Federal ter sido barrada na porta do Senado para cumprir um mandado de apreensão no gabinete do senador José Serra?
Com a atual legislação, ele (Davi Alcolumbre) agiu corretamente e preservou a instituição. Por que eu estou dizendo isso? Está lá na Câmara e o Senado já votou o fim do foro privilegiado, ou do foro especial. Enquanto estamos com a atual legislação, o juiz de primeira instância ou de primeiro grau, que é o caso, determinar buscas dentro do Senado seria, em tese, impróprio. Eu defendo que a legislação seja mudada, mas com a atual sou obrigado a defender a atitude do presidente do Senado, que preservou o Senado, e buscou no STF essa interpretação. Mas ela só existe porque não se mudou a legislação. A população está gritando o tempo todo. Faz quase dois anos que o Senado já votou o fim do foro privilegiado e está dormitando na Câmara, não há interesse da Câmara, nem interesse do governo Bolsonaro de votar o fim desse foro. O próprio filho (do presidente) foi buscar foro especial por nove ou dez vezes, agora para se safar de procedimentos que são apurados no Rio.

Como enxerga a atuação de grupos de interesse privado junto a senadores? O sr. se incomoda com isso?
Acho que nós temos que fazer a regularização. Tem projetos que já estão bem avançados. Tem que aprovar e regularizar o lobby, como vários países fazem. Nos Estados Unidos, o cara te dá um cartão de lobby, por exemplo. Seria mais transparente do que as situações de bastidores que quando ganham a opinião pública são só nos casos de escândalos. Tem que coibir aqueles que estão usando a condição e muitas vezes o mandato para manipular, favorecer. Mas as pessoas levarem ao Congresso seus legítimos interesses, como sindicatos de trabalhadores, sindicatos patronais, entidades representativas, é normal. Como casa do povo, tem que ser ali mesmo a caixa de ressonância onde vai se discutir. Defendo a transparência total disso.

O sr. se frustrou com o presidente Jair Bolsonaro porque ele atrapalhou seus planos de concorrer a governo de São Paulo?
Eu nunca escondi de ninguém que meu desejo era disputar o governo de São Paulo, mas fiquei frustrado, desiludido, decepcionado com o Bolsonaro, como pessoa, em relação ao que aconteceu comigo. Tivemos um rompimento de ordem pessoal justamente por ele me pressionar para tirar assinatura da CPI da Lava Toga, para retirar pedidos de impeachment contra ministros do STF, para defender o filho. É lógico que eu não tinha a menor força para disputar com o presidente. Fui sendo arrebentado, e continuo sendo, por seus grupos mais radicais, o gabinete do ódio que constantemente me ataca exatamente porque eu quero distância desses crimes, como corrupção, desvio de dinheiro. Rachadinha é crime, sim, por mais que se tente dizer que não. Hoje, eu tenho uma visão clara que eu não tinha. Eu acreditava que o Flávio era o filho problema e o Bolsonaro estava protegendo o filho. Hoje, eu não tenho mais essa ilusão. Na minha visão, ele era um gerente financeiro de uma holding familiar. Essas coisas me decepcionaram demais. Então, eu acabei desistindo de planos futuros. Eu pretendo terminar meu tempo de mandato, se tiver saúde, em 2026, e parar na atividade política.

A desistência se deve à desilusão com o presidente?
Eu fui atacado demais por esses grupos bolsonaristas, normalmente com fakes, ataques à honra, à família, coisas que são bárbaras. Melhor enfrentar o criminoso nas ruas de arma na mão do que esses criminosos atrás de um computador, a grande maioria paga com dinheiro público, usando gabinetes de parlamentares, ou financiados por empresários que têm seus interesses satisfeitos pelo governo, o que é uma podridão sem tamanho. Eu acabei, por consequência, sendo atacado também pelos próprios policiais, no caso os PMs de SP, que são o meu nascedouro na história de luta, defendendo a Polícia Militar e seus integrantes. Acabei sendo atacado como se eu fosse o pior dos seres humanos. Um lixo, como dizem esses grupos. Isso me magoou demais, a ponto de falar: “Eu vou prosseguir numa luta em que estou por causa de quem está me atacando? Estou alimentando meu carrasco”. Quando eu me desiludi com ele (Bolsonaro), perdi a última esperança. Eu não tenho mais ambições nem ânimo para disputar um cargo executivo. Para mim, chega.

Simon Plestenjak/UOL/FolhapressSimon Plestenjak/UOL/Folhapress“Na minha visão, ele (Flávio) era um gerente financeiro de uma holding familiar”
Quando apoiava o governo, o sr. chegou a presenciar a atividade do tal gabinete do ódio?
Não cheguei a presenciar fisicamente a atuação dessas pessoas. Mas há pessoas ligadas ao presidente que são funcionários identificados, tiveram páginas derrubadas pelo Facebook. Há investigações que correm no STF em dois inquéritos. Um deles eu não acho próprio porque o Alexandre de Moraes faz o papel de delegado, promotor e juiz, mas conteúdos que estão identificados ali demonstram uma organização. Usam dinheiro público, funcionários públicos, têm sua multiplicação com parlamentares nos estados. Eu não tenho dúvida de que é uma organização criminosa e o cérebro dela ou mentor é o Carlos Bolsonaro, filho do presidente, e ali tem funcionários nomeados em todos os níveis com acesso ao presidente e que passam o tempo todo atacando pessoas ou instituições como atividade remunerada pelo poder público.

O governo tentou uma reaproximação com o PSL. As investidas continuam?
Não tem esse negócio de Centrão, não. Ali, estão entregando para quem quiser e quem votar. É o toma-lá-dá-cá da pior forma possível. E eu vejo alguns parlamentares dentro do PSL que ficam igual a cadelinha no cio cercando mesmo o presidente e o palácio, que vão se reaproximar, dar uma de amiguinho de novo. Estão correndo atrás de carguinho, sim. Eu não aceito isso. O presidente, que saiu do partido, saiu batendo, chamando o partido de corrupto, que não prestava contas. Todas mentiras que foram buzinadas pelo próprio presidente, por seus filhos. A ideia era se apoderar do partido mesmo por causa de dinheiro do partido para advogados.

O PSL agora questiona os pagamentos a advogados ligados ao clã, mas antes do racha não existia uma certa leniência com esses contratos?
Se havia leniência, eu não sabia. Fiquei sabendo posteriormente desse tipo de contrato em que o advogado não prestava serviços e só fazia a expedição de notas fiscais. São condutas criminosas. Se houve condescendência em algum momento, foi uma condescendência criminosa, porque o dinheiro é público. É fundo partidário, e o dinheiro é público. Aqui em São Paulo há uma ação em curso contra a Karina Kufa (advogada do presidente) e o Eduardo Bolsonaro, que era o presidente (do diretório estadual) porque ela não prestou serviços e teve contratos. O Flávio, no Rio, pagou 540 mil em 13 meses para um cara que era até do gabinete dele e não tem serviços prestados.

O sr. vê semelhanças do governo Bolsonaro com os governos petistas em relação a essas práticas?
Ganhamos a eleição com discurso de combate à corrupção. Esse discurso foi totalmente anulado no governo Bolsonaro depois que o Sergio Moro começou a ser esvaziado como ministro. Primeiro houve a retirada do Coaf das mãos do Moro, depois a sanção do pacote anticrime. Foram solapados os conteúdos defendidos pelo Moro, foram alterados requisitos para prisão preventiva, a lei de delações, veio a instituição do juiz de garantias. Tudo com a sanção do presidente. Ainda teve a retirada de dirigentes da PF. Não precisa fazer um inquérito par ver o óbvio. Em 15 de agosto de 2019, eu tive uma reunião com Bolsonaro no gabinete dele e ele me disse que queria tirar o cara do Rio. Para que era, eu não sei. Mas ele me disse: “Eu vou tirar”. O Moro era uma cintura de aço. Ele não aceita nada. É lógico que nos governos do PT eu vi se institucionalizar a sacanagem. O aparelhamento era total. Agora, está se fazendo o mesmo. Por que alguém quer o Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar? Porque tem 58 bilhões de reais por ano, mais do que o orçamento da maioria dos estados brasileiros. Por que se quer a direção da Funasa? O Departamento de Desenvolvimento de Obras contra a Secas? Estão indo ao filé mignon, onde é possível ter margem de ganhos. E o resultado é horrível para o país. Pode dizer: estamos um ano e pouco sem escândalos aparentes de governos. Mas a senha que está sendo dada é da permissividade e não do controle.

O sr. se arrepende de ter apoiado Bolsonaro nas eleições?
Não posso dizer que estou arrependido. Estou por demais entristecido com tudo o que aconteceu e o que eu vejo. Até torço todos os dias para que se alinhem, que o governo termine, mas o nosso discurso ficou muito distante da realidade. Então, eu acreditava mesmo, devo minha eleição ao Jair Bolsonaro, e ele cobra isso o tempo todo. Sou agradecido e devo, sim, a eleição. Mas trabalhei para merecer, fiz a chapa sozinho em São Paulo, porque meu partido estava impedido de funcionar pela Justiça Eleitoral, organizei e, após o atentado contra o presidente, trabalhei mais de 20 horas por dia fazendo a campanha no estado. Eu era o azarão com sete segundos de tempo de TV, sem dinheiro, sem usar fundo de financiamento de campanha. Fiz na certeza de que precisava ajudar a eleger o Jair Bolsonaro, e não porque eu queria me eleger. Se tivesse que fazer tudo de novo, faria. Mas se eu soubesse de condutas que eu sei do presidente hoje, talvez nem aceitasse ter migrado de partido para acompanhá-lo. Disso eu não sabia.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/Crusoé“Era uma armadilha para prender o rabo. Para que na hora em que eu falasse em toma-lá-dá-cá, pudessem dizer: ‘Você aceitou’”
Recentemente, o sr. denunciou uma abordagem pouco republicana do governo. Como foi?
Agora mesmo, denunciei 30 milhões de reais que foram dados para os senadores, em emendas. Quando falaram comigo, eu perguntei: “ É para todos os senadores?” E aí disseram que não. Respondi: “Então não aceito”. A abordagem partiu de alguém falando em nome do governo. Me mostraram a planilha. Disseram: “Olha, não tem problema nenhum, é só colocar aí. Isso a troco do quê? Teve o “toma lá”? Tá aqui! O “dá cá” vem depois”. Mas usar verba da Covid 19? O que me emputeceu verdadeiramente? Perguntei: “Para onde essa verba vai?” Responderam: “Isso aí vai para as suas bases. Onde indicar, vamos pagar em 30 dias”. Então, não é nem onde precisa para salvar vidas, seguindo critérios técnicos do Ministério da Saúde. É onde dá voto ou onde foi a campanha do senador e do deputado. Isso é podre! É a pior forma de toma-lá-dá-cá, que é com a vida de pessoas.

Quem era o interlocutor?
Era alguém que tem condição de falar pelo governo. Eu vou preservar o carteiro e estou falando do conteúdo da carta. E eu quero que alguém me desminta. E ninguém até agora me desmentiu. Ninguém. Eu quero que o cara me diga (que é mentira). O presidente, o Pazzuelo, quem ele quiser: “Isso não aconteceu, o oferecimento de 30 milhões de saúde para o Olímpio, para vários senadores e para os deputados”. Eu fiz questão de dizer “não” porque era uma armadilha para prender o rabo. Para que na hora em que eu falasse em toma-lá-dá-cá, pudessem dizer: “Você aceitou”.

Acredita que o presidente chega ao fim do mandato?
Hoje não há mobilização das ruas porque tem o isolamento social. Hoje, não tem clima. E não tem motivação política. O Bolsonaro eternamente vai nos ofender, vai atacar as instituições, ele cria um inimigo por dia, nós vamos votar o que o Brasil precisa e ele que se dane na dele e a gente na nossa. Esse já é voz corrente. Nem situação, nem oposição. Hoje, a oposição, de forma muito acomodada, não quer um processo de impeachment. De verdade, não quer. O Bolsonaro avalia que, fazendo o que fizer, chega em 2022 com 30%. É uma avaliação dele, do grupo dele e de vários analistas. Ele está no segundo turno. Já a esquerda, a oposição, pensa que se botar um poste para disputar, com a esquerda unida, também vai estar no segundo turno. Então, um já escolheu o adversário para o outro. Por que os dois lados saíram batendo de arrebentar no Sergio Moro quando ele saiu do governo? Porque o Sergio Moro pode representar aquele cara que vai jogar areia na farofa dos dois. Se ele entra na disputa, pode deixar ou o Bolsonaro fora da disputa ou deixar o PT e a esquerda fora do segundo turno. Então, os dois lados entenderam: tem que moer. Hoje, eu não vejo condição para um impeachment. Se ele ganha a reeleição? A minha avaliação é que não ganha.

E qual é a sua opinião sobre a forma como o governo vem conduzindo o combate à pandemia?
O pessoal dele (de Bolsonaro) vive atacando o mundo para continuar insistindo que é só dar cloroquina para o povo que não precisava ter isolamento, que está tudo perfeito. Eu acho particularmente que houve erros. Ele como presidente estimulando e comparecendo em manifestações públicas, e confundindo a população, e trocando dois ministros, mandando o laboratório do Exército produzir 2 milhões de cápsulas de cloroquina. É uma coisa entristecedora. Por outro lado, tem governadores aí que também quiseram fazer uma média, como o (Wilson) Witzel e o (João) Doria, e destruíram a economia principalmente no interior dos estados, o que vai gerar, depois da pandemia, o pandemônio da economia e, possivelmente, graves crises até de ordem social. Em mais alguns dias, a gente vai passar de 100 mil mortos. É uma catástrofe enorme de saúde pública, e não estou vendo medidas concretas para a restauração da economia. Em determinado momento as pessoas vão acordar e começar a cobrar as responsabilidades do presidente.

Em 2016, o senhor gritou “vergonha” em meio à posse do ex-presidente Lula durante o governo Dilma Rousseff. Esse grito está novamente na garganta?
Olha, algumas vezes. E não queria dizer que não pode acontecer. Já me senti envergonhado algumas vezes por condutas e ações do Bolsonaro ou do governo. Mas no momento em que eu sentir que possa ser necessário de novo, eu não tenho o menor preconceito de realizá-lo novamente, talvez com intensidade maior ainda.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Essa entrevista foi gravada? Pois ele não está mais entre nós para confirmar a veracidade! Acho anti ético publicar algo que a pessoa não está mais vivo para confirmar os fatos!

  2. O Bolsonaro é um cara tão cretino. Que não se apega a amigo nenhum. Para ele só os desqualificados dos filhos interessa. Eles que mandam. Eles que governam. Amigo pra ele só merecem chute. Olha o que ele fez com um cara correto e fiel como Major Olinto. Um homem que foi fiel a ele, mas depois, por ser correto, foi jutado. Morreu de Coviid. Foi o Senador mais votado do país, e a família não recebeu uma palavra de conforto! Foi o que a imprensa destacou! Dá nojo!

  3. É uma pena que um homem honrado como o senador Major Olimpio encerre sua carreira política devido a um presidente podre, ser achincalhado por uma corporação que sempre defendeu. Não sou de São Paulo, mas este homem me representa. Eu sinto vergonha de ter votado naquele canalha e no filho dele. Eu me arrependi de ter votado. Eu acreditei numa mentira de novo e isso dói. Se for Bolsonaro e seja lá qual for o poste petista, eu nem saio de casa para votar.

  4. Traiu meu voto é um traíra egoísta cuja academia não fez por merecer. Oficial meketrefe sem confiabilidade. Um cabo é melhor que ele.

  5. Major Olímpio se fosse só a desilusão dava para aguentar mas ele e sem caráter e mentiroso e mais alguns adjetivos impublicáveis . O.B.S tente nos proteger dessa corja

  6. Só o fato de (tentar) alavancar seu nome com um título (nobiliárquico?) me coloca com um pé atrás. Porém, com sua retórica mais tosca que a de quem critica, creio que não se reeleja.

  7. Ser humano que coloca suas “pretensões políticas frustradas “ acima do bem comum. Capacidade de raciocínio rasteira, se sujeito íntegro fosse pediria pra sair já da vida pública . Agora temos que suportar até 2026 um idiota contrariado.

  8. conheço o Major de muitos anos, quando Serra queria privatizar a Careira da Serventia dos cartórios não oficializado aqui em São Paulo o único que se levantou pra nos ajudar foi o Major, tenho uma divida de gratidão com ele,trabalhei junto a quem conhecia para eleger, sempre votei no Suplicy mas pelo Major eu mudei meu vto. sempre votarei nele.Excelente entrevista, obrigado Crusoé.

  9. Esse majorzinho faria o mesmo que o presidente para salvar sua pele, aliás qualquer um faria o mesmo. A diferença é que ele "abriria as pernas" muito antes do presidente. Outro que vai direto para o lixo, ao não entender que o presidente é chantageado e sabotado da forma mais cruel que poderíamos imaginar. Maia é o grande COMANDANTE das sabotagens ao governo. O futuro ex Primeiro Ministro do Brasil luta fervorosamente para afundar o NAVIO.

  10. A desilusão não é de "UM" ex-aliado, são milhões de brasileiros que votaram, milhares que lutaram e centenas que viveram e trabalharam árdua e gratuitamente para que este SR. o PR. esteja hoje a caçoar de tudo e de todos.

  11. Votei no major porém palavras muito diferente dos atos. Me decepcionei com vários aliados e sobre rachadinhas acredito que 90% dos políticos a fazem. Sou a favor de acabar com cota parlamentar, suba o salário e corte todas as outras regalias, cartão corporativo, plano saúde vitalício, viagens aéreas, motorista, auxílio moradia. Nosso o parlamentar gasta seu salário onde quiser.

  12. O retrato desse governo por quem sabe o que fala e sobre que fala. Isso aí Major, antes tarde do que nunca. Parabéns por sair da podridão e sair limpo. Desanima não, precisamos de pessoas sérias como o senhor.

  13. após essa entrevista fiquei ainda mais fã do Senador Major Olímpio...a gente sente sinceridade e verdade em sua fala. Pena que não pretenda disputar mais nenhum cargo político e tenho certeza que seria um ótimo governador do estado de São Paulo. Como o Major Olímpio, também votei em bolsonaro e arrependi como tantos outros milhares de pessoas. Quero ver qual vai ser o discurso de bolsonaro para 2022 já que o de anti corrupção está totalmente provado que não cola mais

  14. Muito bom, major Olimpio. O voto para Bolsonaro deprime e faz muitas pessoas chorarem de desgosto. Mas o voo dado ao senhor não foi jogado fóra. Seu discurso continua coerente com o que prometeu.

    1. Moro e Olimpio me representam. Moro 2022. LavaToga Urgente.

  15. Esse aí representa o povo, que o elegeu, pois ninguém em sã consciência pode aprovar as formas como esses JB e FILHOS vêm se comportando.

  16. Major Olímpio, eu também estou triste com o Bolsonaro hoje. Votei nele na esperança de acabar com a corrupção, fortalecer as instituições, acabar com os privilégios e fortalecer a Lava Jato. Bolsonaro mostrou que é absolutamente despreparado, um "sem noção". A incompetência em tocar o governo é total. Lula e Zé Dirceu soltos juntos com uma penca de bandidos extremamente corruptos. Roubaram trilhões de reais e estão soltos! E ninguém faz algo + ousado contra o STF. Eles são traidores da pátria!

  17. Sr. Major Olimpio, votei no sr e no Bolsonaro. No Bolsonaro eu não votaria mais nem para síndico do prédio. Eu creio que o sr. está honrando os votos dos seus eleitores. Votarei no sr. novamente caso seja candidato.

  18. Sr. Senador, eu lhe parabenizo por sua sensatez. O senhor disse exatamente o que eu penso. Votei no senhor, e estou feliz com isso. Votei no presidente Bolsonaro também, mas me decepcionei profundamente, principalmente pelo o que ele fez com Sérgio Moro, e que está tão evidente, como o senhor mesmo descreveu.Meu voto ele não terá novamente, portanto, o senhor não está sozinho.

  19. Este Bolsonaro nunca me enganou, fazendo acordos pelas costas dos seu seguidores e eleitores, dinheiro que podia ser usado para construir um bom hospital no Rio que desde o mês de março a julho as mortes passaram de 1200 a 1300 por dia e continua assim até hoje. Bolsonaro está decretando seu fim político com estas atuações. Tratou a covid-19 como uma gripezinha que já levou mais de oitenta mil cariocas para o túmulo.Nao teve vontade de visitar um hospital no Rio ou São Paulo. Seu FIM

  20. Esqueceram de perguntar ao Major sobre sua postura autoritária flagrada nas gravações vazadas. Crusoé e Major Olimpio se merecem. Gostaria que respeitassem minha opinião e publicasse meu comentário.

  21. É gostoso ver a canhotada pegar bonde num detalhezinho, informado por um senadorzinho que se sentiu ofendido, e descer a lenha no governo. Não conseguem imaginar a catástrofe que seria, se a canhota por (milagre) das urnas tivesse eleito aquele idiota. Como sempre afirmo, continuarei a assinar a revista para ver o estrebuchar da esquerda. Somos Brasil, família e Deus no comando.

    1. Que argumento bestial. No Brasil não existe esquerda vs direita. Existe sim honesto vs desonesto. Como sabemos, bozistas e lulistas pertencem ao último grupo. Por fim, não coloque Deus nesta história. ELE não gosta de gente que apoia genocida.

  22. Quando eu vejo um [email protected] bozista postar aqui né da uma pena danada. Como alguém pode ser tão ignorante? Depois, lembro-me que eles não são gente. São apenas animais do rebanho do Carluxo. Parece que o Carluxo soltou a manada de novo, depois de ter retraído tudo com a saída do Moro e o escândalo Queiroz.

  23. Quem ainda apoia Bolsonaro é desonesto, retardado ou tem interesses... Bebiano morreu, Paulo Marinho delatou e Olímpio desistiu. #ForaBolsonaro . Novo, Podemos, Cidadania, posicionem-se forte e urgentemente! #ForaBolsonaro Até quando Forças Armadas?!?!

  24. Somos traídos por absolutamente todas as direitas e esquerdas, por pura ganância. Não há alternativa possível para esse país? Incrível, mesmo com tanta roubalheira e corrupção o país não quebra! A lava-jato está moribunda, o próximo alvo é o SUS... Pra onde correr?

  25. Sinceramente é o melhor Senador, totalmente destemido, sem apego ao cargo. o jogo é muito bruto. VAMOS ACORDAR MINHA GENTE! Onde foi parar a renovação no Senado.

  26. Bolsonaro não traiu somente o senador , traiu muitos milhões de seus eleitores. Foi eleito com discurso de combater sem trégua à corrupção , e mudou de lago logo no começo do seu governo, acho eu para protejer seu filho e .ele próprio

  27. Sásinhora..... bregalha petralha e bregalha bolsonalha...... doses cavalares de ameaças ao PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO BRASILEIRO!!!! Nenhum país merece tantas mega-doses de profunda e extensa ignorância!!!! Veremos se o povo agora toma vergonha e não elege mais essas tralhas amorais!!!!

    1. Que não seja mais nosso karma, a necessidade de manobras extra arriscadas de alterná-las!!!...

  28. até agora só se falou de cargos, emendas, favorecimentos, centrão e tudo mais não é melhor começar a dar nome aos bois, mostrar valores, nomeações de quem manda prender e manda soltar para não ficar nas falácias e mais uma vez cair em descrédito?

  29. ENTREVISTA MARAVILHOSA ! VERDADEIRA , COERENTE E IMPARCIAL !! PARABÉNS MAJOR !! 👏👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷😍

  30. Cresce a lista: Gustavo Bebianno, Janaina Pascoal, Joice Hasselmann, gen Santos Cruz, del Waldir, Paulo Marinho, Maj.Olímpio... Quando o dr Moro deixou o MJSP devido às interferências na PF e abandono da luta contra a corrupção, foi acusado de traidor e ter agido por interesses eleitoreiros. Diariamente apoiadores de primeira hora do atual Presidente, antes seus grandes defensores, deixarem o governo fazendo severas acusações. Que nas próximas eleições saibamos distinguir entre o joio e o trigo.

    1. Retificação: onde está escrito "deixarem", leia-se "deixam'.

  31. Bolsonaro aproveitou a onda da Lava Jato para se eleger, agora está mostrando para que veio. É o pior presidente do mundo, só está interessado em proteger os filhos e os apoiadores. O maior inimigo da Lava Jato. Uma vergonha para o Brasil um Presidente negacionista, vive na contramão do.mundo.

    1. Carlos a gente enxerga sim. Tanto é que a maioria cotou no Bolsonaro. Só estamos decepcionados. Bolsonaro se mostrou mentiroso (vivia dizendo João 8.32 diras a verdade e a verdade vós libertará), despreparado e contra o combate a corrupção. Para 2022 MAJOR OLIMPIO E JANAINA PASCHOAL

    2. Se vc só enxerga isso no governo Bolsonaro. Mostra porque vc não enxergou a Corrupção deslavada dos governos anteriores que nos levou ao caos econômico e financeiro.

  32. Como sempre os convertidos da seita satânica ignora os mortos do Covid-19, e esperneiam de toda forma. Esse pessoal tem como espelho o negacionista do Palácio do Planalto. Com isso trouxe de volta os corruptos do Centrão. Só falta aguardar o retorno triunfal de personagens como: Ciro, Jaiminho H, Lulárapio. Como depende dessa genta abjeta só falta entregar a chave do Palácio, porque a do cofre já foi entregue a muito tempo. O Major percebeu tudo isso na hora certa.

  33. TOTALMENTE O CONTRÁRIO NÓS ELEITORES ARREPENDIDOS DO OLIMPIO ESTAMOS DESILUDIDOS COM ESTE VIRA CASACA TRAÍRA QUE RAPIDAMENTE MOSTROU QUE PESSOA NÃO CONFIÁVEL É

    1. MAJOR OLIMPIO E JANAINA PAACHOAL PARA 2022. FORA BOLSONARO

    2. Imagine o meu arrependimento de ter votado no Bolsonaro ? O pior cego é o que não quer ver

    3. Então, quer dizer que Major Olimpio devia ficar calado? O analfabetismo é que produz eleitor dessa espécie.

  34. Parabéns, senador, pelo seu espírito republicano em denunciar as atitudes desses usurpadores da nossa tão amada constituição!

    1. Parabéns Senador. Continue fazendo o seu trabalho, pedindo Cpis, para investigar políticos e o pessoal do STF, que é obrigação dos senadores. Quanto ao governo de Sp, esperamos q o Sr mude de idéia, pois precisamos de gente honesta .

  35. Flavio rachadinha o gerente financeiro da holding familiar, operada pelo Queiroz. Alguém tem dúvidas que era assim a 30 anos? Fomos enganados de novo pelo mandrião...

  36. Votei no Major Olímpio, acompanho de perto o trabalho dele e sua atuação no Senado e ele está realmente fazendo jus ao meu voto. Continue, Major. Estamos ao seu lado.

    1. Major Olimpio é um homem de honra. Infelizmente não moro em SP para ser sua eleitora.

  37. Basta ter mais de dois neurônios para saber que elegemos um pária fracassado para presidente, o maior traidor da história, se elegeu com um discurso e fez exatamente o contrário, esse destruirá o país também pelo ódio, assim como seus antecessores, farinha do mesmo saco, é só observar a família de incompetentes que construiu, tal pai, tal filhos!

    1. Acho bom voces ficarem com as lives de quinta e com as fake que saem do gabinete ao lado do Bolsonaro.

    2. Burro que é. Pagou e vai ficar sem o reembolso. Tu é igual PTralha. Só acredita em mídia e em quem puxa saco do seu ídolo. Vai continuar burro e pastando, independente de quem governar o país.

    1. EU JÁ CANCELEI A MINHA RENOVAÇÃO AUTOMÁTICA DESTA REVISTINHA! Que merda, hein!?!?!?

  38. Olimpio encabeça um movimento que retire do Parlamento a participação em cargos políticos e a diminuição do número dos seus participantes e o término de Suplentes de Deputados e Senadores que com isso já vamos nos desinchar de aproveitadores , corruptos e corruptores. Vamos lá de sua contribuição a sociedade brasileira, tão enganada e roubada. Renúncia os privilégios que são obtidos com o cargo vai lá.

    1. Acreditei nesse traíra assim como na Pepa. Meu voto não tem mais. Pegaram carona na onda Bolsonaro e depois viraram as costas.

  39. Esse Majoritário Pústula deveria ter vergonha na cara! A CPI da Lava-Toga não sai porque eles, senadores, não querem. Assuma sua responsabilidade!

  40. Este senhor tem sido coerente desde que se projetou, diferente da família que através da mídia digital quis criar um mito, o qual não se sustenta mais. Major Olimpio tem o meu voto como congressista!

    1. Quem se travestiu foi o outro; o senador se manteve como sempre foi. Renego meu voto no outro o miliciano; não, ainda, neste senador.

  41. Votei no Senador Major Olímpio. Até o momento presente, só alegria e satisfação com a atuação desse brilhante político.

  42. O Major Olímpio, e qualquer um que tenha se decepcionado com o atual governo, tem sim direito a emitir suas opiniões. Às favas aquele que o difamam nas redes sociais por suas posições. E tem mais, se ele não se manifestar agora será cobrado pelos mesmos que agora o acusam. Quanto mais a gente se informa a respeito do cenário político, mais cresce a admiração por aquele-ex-juiz-ex-ministro-da-Justiça: sujeito coerente, firme, corajoso, competente.

    1. Penso exatamente assim. Moro 2022 para Presidente e Major Olímpio para governador de Sp.

  43. Os adoradores fingem que não entendem. Esse enganador que está na presidência está fazendo tudo diferente do que prometeu na campanha. Centrão é a maior prova. Se for com PT ao segundo turno nem saio de casa pra votar.

  44. Quem é contra Bolsanaro torna-se aliado da Crusoe. É incrível. Se o Presidente tem aliado é porque o aliado não serve. Já, se o Presidente não tem aliado é porque ele é um ditador. Afinal, como a Crusoe conceitua a democracia ? Qual senador ou deputado presta ? Será que seu conceito de democracia depende de uma mesada generosa ? Revistinha lixo tendenciosa...

    1. Fernando, se você acha que a Crusoe não é tendenciosa, fica difícil o debate. Ah, você tem argumentos de Lulagado.

    2. Mas q raciocínio bem complexo de se entender, bolsogado! Democracia pra vc é o 'toma lá da cá', aquilo q o próprio Bolsonaro conceituou de corrupção durante a campanha eleitoral? Não tente se fazer de trouxa e tentar negar aquilo q todos já sabem sobre o clã Bolsonaro.

  45. Quem come no prato que comeu e usou o caminho com a muleta alheia para conseguir o sucesso não tem qualquer credibilidade. Olímpio fez isso como tantos outros traidores. É um traidor e um oportunista que cuja atitude nada ética e moral vai lhe trazer sossego. Meu voto nunca mais.

    1. Tá sendo pago com dinheiro público d algum gabinete parlamentar pra proferir esses impropérios? O verdadeiro traidor da 'nova política' e do combate à corrupção se chama JAIR BOLSONARO, seu idólatra d político imoral!

  46. Lamentável e pena que ainda tenha 6 anos demandato. Depois não se elege nem como síndico do prédio onde mora e terá assento na galeria dos Traidores...

    1. Tá sendo pago com dinheiro público d algum gabinete parlamentar pra proferir esses impropérios? Está no texto, mas vou repetir: quem foi CONTRA o único meio constitucional de podar os abusos dos Ministro do STF, a famigerada CPI da Lava-Toga, foi o Bolsonaro e o 01 rachadinha, justamente para não irritar o Toffoli q, posteriormente, segurou as investigações do COAF, ignorante!

  47. Impossível arrepender do voto em JB. A alternativa era o Jaiminho Haddad e a quadrilha pt. Decepção também não. JB sempre foi um tosco, grosseiro e por 3 décadas pendurou a família no Erário. Não tinha grana de empresas ou de partidos. Fraquejou no combate à corrupção para salvar Flávio rachadinha, mas pelo andar da carruagem as investigações podem mostrar a intimidade com a milícia do RJ. Talvez para compensar o que Brizola entregou ao tráfico

  48. Não me arrependo do meu voto. A opção era o Jaiminho Haddad. Bolsonaro não decepcionou. Ele sempre foi tosco, grosseiro,ligado às milícias, empregava parentes nas tetas do Erário mas não havia notícias de que recebia $$ de empresa nem do partido. Mas se entregar ao que há de pior na república foi demais. E pelo jeito que a coisa anda, Flávio rachadinha é o menor dos problemas. Parecem estar envolvidos com a milícia do RJ até o gogó. Brizola entregou o RJ a traficantes e JB aos milícianos

  49. E aí bozistas? Não vão seguir o exemplo do major e arrumar um jeito de limpar as suas biografias? Ainda dá tempo. A vida é curta demais para este tipo de erro!

  50. É um traidor assim como tantos os outros, eles ficam desiludidos por não saberem a quem recorrer, aí cai a ficha que quase tudo está corrompido!

  51. Eu até gostava do Major Olímpio, mas depois daque baixaria que ele fez com o piloto de helicóptero desanimei. Não sei mais em quem confiar, ou melhor, acreditar, porque confiança, nenhum político merece.

  52. Muito bem observado pelo senador quando afirma que Flávio Bolsonaro era um gerente financeiro de uma holding familiar. Basta lembrar que tanto Carlos Bolsonaro quanto Jair Bolsonaro são acusados de empregar funcionários que não compareciam para trabalhar, eram fantasmas.Trata-se de uma família de hipócritas. O governo Bolsonaro é um descalabro nos ministérios da Educação, das Relações Exteriores, da Saúde e do Meio Ambiente. Caso Bolsonaro vá para o 2° turno com o PT, anularei meu voto.

    1. Nada disso Leonardo: isso é mais uma fake do Bolsonaro pra justificar esses erros crassos. Na época, o STF apenas ratificou o q já é definido em lei: concorrência entre a União, Estados e Municípios no combate à Pandemia. Se não fosse assim, então pra que serve o Ministério da Saúde? https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=441075&ori=1

    2. Estas mortes o STF passou pra os prefeitos e governadores.

    3. Ele não irá para o segundo turno, Alberto do bem. Ninguém esquecerá 100 mil mortes por descaso governamental. Esta marca genocida ficará com ele e os seus seguidores para sempre.

  53. Ler essa entrevista do Major Olímpio e a matéria sobre o Centrão dá imenso desânimo com o Brasil. E Lula diz que se prepara para voltar 2022.

  54. Se o Major Olímpio desafiou o “carteiro” a desmenti-lo, porque não dá o nome? Precisamos transparência, como ele disse, e saber das eventuais falcatruas perpetrados. Alguém acha que esse interlocutor do governo iria se auto-incriminar? Porque não tirou uma cópia da planilha? Me parece mais chororô, pois a sua credibilidades como democrata, após dizer que vai quebrar a cara de um sujeito militar que falou dele, amplamente divulgado em redes sociais, ficou bastante arranhada.

  55. meu respeito pelo Major!!!👏👏 Integridade poucos têm nesse governo. Espero que o pessoal acorde...não posso imaginar Bolsonaro em 22... Muito triste o assassinato de reputação que estão fazendo com o Moro...que governo mais desqualificado ...😔😔

    1. Não.importa a tentativa de assassinato da reputação de Moro pelo governo.O povo honesto,vê claramente em Moro,alguém que teve a coragem de encarar a corrupção. O.povo honesto o admira e respeita.Os bandidos o temem.Se quiser, será sim o próximo presidente.

  56. Ele é um cara que não corresponde a realidade, é perigoso, basta olhar com lupa o que existe sobre ele, pela voz dele na Internet...São Paulo vai bem obrigado, é como ele mesmo diz ele ta garantido até 2026.....Brasil!!!!!

  57. Vê-se que o senador é um homem honrado. Não desista, verdade que Câmara e Senado estão entulhados de bandidos da pior espécie; mas, se os honestos saírem eles tomam conta de vez do país, e com a cumplicidade do meliante e seus asseclas que comandam o Executivo.

  58. Major, há pouco mais de 1,5 ano eu não o conhecia. Votei no senhor em função do meu voto em JB. Hoje, sem sombra de dúvidas votaria no senhor novamente de olhos fechados, mas não em JB. Por favor, não desista!!! E conte comigo!!!

  59. Pouco a pouco, teremos mais consciência de q Bolsonaro é um blefe. Também acreditei nele. Infelizmente, o vejo caindo no seu próprio conto de vigário. Enfim, até acertar, se acertar levaremos tempo. Imperdoável a soltura do lula, q Bolsonaro aprovou. Imperdoável tentar acabar com a reputação do Mpro. Espero, q o povo veja. Eu demorei para ver, mas vejo e ouço!

  60. Coerência e vergonha na cara é que falta,do agora governo Bolsonaro, comprando votos de corruptos, serviçais dos governos coruPTos de FHC,Lula, Dilma e Temer,trocamos 6 por meia dúzia.

  61. O Major Olímpio é ponta firme. É honesto e íntegro. Não há ninguém que seja decente que não esteja decepicionado com o Bolsonaro. Ele é inescrupuloso, mentiroso e ladrão, junto com os canalhas dos filhos. O meu voto a gentalha não verá nunca mais!

    1. Que maravilha ver que você mudou a sua posição. Ajude a iluminar os bozistas que ainda insistem em viver na escuridão.

    1. "NAO SAÍ DA JUSTIÇA PARA FAZER POLÍTICA, ENTREI NA POLÍTICA PARA FAZER JUSTIÇA "SERGIO FERNANDO MORO

  62. Major Olimpio não desista. Assim como o Senador, eu e muitos brasileiros se enganaram com o Bolsonaro. Precisamos de pessoas como o Senador e a Janaina na nossa Politica. Alias acho que uma chapa candidata a Presidencia da Republica o Senador e a Janaina seria FANTASTICA e encheria os olhos de pessoas íntegras e honestas.

  63. Não conhecia bem as opiniões de Major Olimpio. O que li, gostei. Não desista, major. Precisamos de homens integros como o senhor, ainda que sejam poucos, precisamos que lutem por nós .

  64. É para alimentar a corrupção que Paulo Guedes quer aumentar os impostos! O Brasil perde mais uma oportunidade, dá um passo para frente e em seguida dois para trás!

    1. Pois sim. Não existem santos em Brasília. Agora, se esse supostamente foi enganado pelo ex queridinho e mestre, imagina o zé povo. Foi e vai ser novamente ludibriado com uma conversinha fiada e umas esmolas travestidas de ajuda assitencial. Esse que ora está na presidência já descobriu que abrir um pouquinho a bolsa, tapar o nariz e jogar uma trocados para a ralé ignorante dá votos. E muito. Pra ele que está combalido, o jeito é aturar essa gente, engolir em seco e torcer pra 2022 dar tudo certo

  65. Eu também me orgulho de ter votado no Senhor. O senhor não tem culpa do estelionato eleitoral daquele MINTO. O senhor não deve desistir da política, pois foi um agradável surpresa, juntamente com os outros senadores: Girão, Alessandro Vieira, Laisier Martins, do MUDA SENADO, que conseguiram jogar um pouco de luz à insanidade da política nacional. Em tempo, aquele debate envolvendo Renan Calhieros ficou marcado na história do Senado. Força Major, não desista.

    1. infelizmente foi a única opção para tirar o PT de lá...no fundo sabíamos que o Bolsonaro não tinha a mínima condição para administrar seriamente o país...ele é tão ou mais corrupto que os outros políticos. fica claro pra mim agora que ele sobreviveu todos estes anos como deputado desfrutando das rachadinhas...Tive o prazer de votar no Major Olimpio n última eleição e cada dia me convenço mais da sua capacidade e correção. Por favor senador, não desista!!!

    2. Silvino, tamo junto !!! Fomos enganados pelo MINTO, mas lembraremos de tudo em 2022. Major Olímpio foi um grata surpresa e está nos representando muito bem. Vamos torcer e tentar convencê-lo de continuar na vida pública, pois o Brasil precisa muito de políticos honestos e que honram a palavra como ele.

  66. Kkkkkkkkkkk. Para os poucos bozistas que ainda se dizem bozistas. Aproveitem o exemplo e tentem corrigir suas biografias. Ainda há tempo. Juntem-se e marchem unidos pedindo a renúncia deste genocida que tanto mal fez ao país. Governo honesto? Kkkkk? Patriota? Kkkkkkkk. Competente? Kkkkkkkkkkkkkkk. Vamos lá bozistas, façam alguma coisa. Sejam corajosos pelo menos uma vez na vida!

  67. Engraçado esse fenômeno, caras como o major, frota e joyce, se elegeram na onda Bolsonaro. De alguma forma sentem não terem sido chamados à mesa de jantar dos poderosos. Entre magoados e revoltados, traem aquele que os alçou ao poder e passam a atacá-lo inclusive abrindo confidências. Depois se surpreendem quando suas bases se mostram insatisfeitas.

  68. Major Olímpio, me orgulho de ter votado no Senhor, pois a sua decepção é igualzinha a minha. O Bolsonaro mostrou não ser um "sujeito homem", pois na campanha prometeu combater a corrupção e não honrou a sua palavra. Na realidade tanto ele como sua Família conseguiram enganar a todos. Me dá nojo quando lembro que ajudei a eleger o Presidente. Parabéns pela sua postura. O Senhor está honrando o meu voto e torço que continue na vida pública, pois todos que são honestos batem palmas para o Senhor!!!

  69. Brasileiros e políticos com a autenticidade de propósitos e princípios do Major Olimpio permitem inferir que é possível termos um país decente e democrático. A lamentar apenas o reduzido número com estirpe.

  70. Armadilhas para prender o rabo... É assim que o Bolsonaro funciona, fez isso com os militares na pandemia, faz isso com o próprio vice na questão ambiental e o faz com os parlamentares comprando os votos. A política sempre foi assim e o encantador de emas não faz diferente.

  71. Nem me dei o luxo de ler essa entrevista toda, vcs sabem, pq não são anaafabetos funcionais, pq o Major está agindo dessa maneira, ele não saiu do PFL e ficou do lado do presidente pq ia perder muito dinheiro do fundão partidário do PSL, falou mal do presidente pelas costas , os filhos do presidente são atrapalhados mesmo, mas o presidente tem 30 anos que está la e ninguém nunca ouviu falar em falcatruas do presidente na politica, chora major , traição é coisa séria! o povo não perdoa.

    1. O grande traidor tem o nome de JAIR BOLSONARO que enganou seus eleitores, pois não honrou as promessas de campanha. Ainda bem que votei no Major Olímpio e ele sim está cumprindo o que prometeu. Em 2022 milhões de Brasileiros honestos lembrarão muito bem da união do Presidente com os bandidos do tal Centrão, da indicação do Augusto Aras para a PGR, da aprovação do tal juiz de garantias, de não apoiar a prisão em segunda instância, de passar a lamber o Toffoli para proteger seu filhinho, etc etc.

    2. Antes de chamar alguém de analfabeto funcional, exponha aqui a tua formação. Pelo jeito que escreveste a mensagem, deve ter no máximo um ensino médio. Saudações!

  72. o jair TRAIDOR não tera a menor chance. 2022 teremos em Brasilia, MORO,KIM,JANAINA,VAN HATTEN , ALESSANDRO VIEIRA ,e para nossa sorte MAJOR OLIMPIO estara lá.

    1. ÓTIMOS NOMES PARA 2022 KKKKKKKKKKKK! TIRANDO O VAN HATTEN, DEUS NOS LIVRE DO RESTO!

  73. Peraí!!! Já no primeiro parágrafo um erro de interpretação: quem ajudou a eleger quem??!!! Ah, tá! Parece que o surfista foi para outra praia em busca de outra onda...

    1. Se tivesse bom senso, e assim, lêsse todo o texto, não escreveria meias-verdades. Antes de tudo: foi Bolsonaro q surfou a onda anti-petista e o sucesso da Lava-Jato. E ele precisava compor sua base no Congresso, seu 'espertinho'.

  74. Bolsonaro e seus filhos já estabeleceram um reinado no Brasil. Ele é o rei; seus filhos, os príncipes; Olavo de Carvalho é o preceptor de todos! Quanta decepção! Pobre Brasil!

  75. Boa entrevista. Entristecedor como Bolsonaro, pra defender seu clã, joga fora todo apoio recebido da maioria do povo brasileiro e queima promessas d campanha.

    1. Senador Olímpio na suas respostas fez um desabafo. 0 ambiente na política é difícil de digerir. São dois lados, tentar governar sem apoio dos deputados e senadores fica engessado, de outro lado se aproximar do Congresso vira fisiologismo, ou "toma lá da cá". O Brasil desde sempre foi governado com este sistema de currupção, para consertar isto vai levar uma geração, desde que governos consigam apoio do povo como aconteceu nas "diretas ja" e, recentemente no Chile. Parabéns senador falou a verda

    2. Parabéns Major !!!! Não desista ! Votei no Sr E me orgulho.Teremos Moro em 2022

    3. Senador Major Olímpio. Ñ perca essa vontade linda de um brasileiro. Por favor permaneça. Minha família tem confiança no Senador Olímpio

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO