Adriano Machado/Crusoé

Bolsonaro na berlinda

Supremo, Congresso, pandemia, economia: o presidente, agora formalmente investigado e com múltiplas crises no horizonte, nunca esteve diante de tantas incertezas
01.05.20

Desde que foi engolfado pela crise, agravada de maneira febril com a saída do ex-juiz Sergio Moro do Ministério da Justiça, o presidente Jair Bolsonaro tenta se assenhorar do próprio destino. A partir de movimentos pensados e bem articulados, Bolsonaro atuou para mudar a configuração do governo, deixando-o ainda mais à sua feição, ao nomear quadros mais “domesticados” para cargos estratégicos, distribuiu afagos ao Judiciário e intensificou as negociações por espaços na Esplanada dos Ministérios em troca de sustentação no Congresso com o fisiológico Centrão. Por trás das recentes investidas do presidente da República, agora formalmente investigado pelo Supremo, reside o interesse do governo em garantir uma blindagem nas esferas de poder hoje capazes de encrencá-lo ainda mais, tornando a estrada para uma eventual abertura de processo de impeachment ainda mais curta. Ao mover-se prioritariamente pela sobrevivência, no entanto, Bolsonaro tem encontrado obstáculos pelo caminho para além das questões políticas e jurídicas. No epicentro de múltiplas crises – acrescente-se ao cardápio já mencionado a econômica e a sanitária –, o presidente navega como nunca num mar de incertezas.

Desde o início do ano às voltas com um cenário nada favorável, Bolsonaro foi definitivamente tragado para o olho do furacão a partir das acusações de Sergio Moro, esgrimidas no dia de sua despedida do Ministério da Justiça. Depois de meses debaixo de pressões, Moro resolveu deixar o governo quando viu que a demissão de Maurício Valeixo, seu aliado na Polícia Federal, restava sacramentada – e sem o seu aval. No dia do desembarque, sem recorrer a mesuras, o ex-juiz acusou Bolsonaro de querer interferir na PF, ter acesso a relatórios de inteligência e influir em inquéritos no STF. Desafiado pelo presidente, o ex-juiz tornou pública uma conversa com o próprio, travada via WhatsApp. Como as mensagens exalavam cheiro de motivação nada republicana por trás da intenção de mudar o comando da Polícia Federal, as acusações de Moro ensejaram o inquérito instaurado na noite de segunda-feira, 27, pelo decano do STF, ministro Celso de Mello, atendendo ao pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras. “Ninguém, absolutamente ninguém, tem legitimidade para transgredir e vilipendiar as leis e a Constituição de nosso país”, afirmou o ministro, ao determinar a investigação.

No pedido de abertura de inquérito, o procurador-geral da República afirmou que, em tese, oito crimes podem ter sido cometidos. São eles: falsidade ideológica, coação no curso do processo, advocacia administrativa, obstrução de Justiça, corrupção passiva privilegiada, prevaricação, denunciação caluniosa e crimes contra a honra. Bolsonaro pode ser enquadrado em seis. Ao incluir no escopo do inquérito delitos como denunciação caluniosa e crimes contra a honra, Aras abriu uma brecha para eventualmente Moro ser penalizado. Isso se ele não dispuser de provas. Moro garante que não é o caso e promete levar tudo o que tem ao Supremo. Segundo pessoas ligadas ao ex-ministro, além de conversas por WhatsApp, ele tem áudios capazes de colocar o presidente ainda mais nas cordas.

O ministro Celso de Mello tinha dado inicialmente 60 dias para a PF colher o depoimento de Sergio Moro. Outras iniciativas também poderiam ser adotadas nesse intervalo de dois meses. A questão principal era que toda fase de produção de provas do inquérito ficaria a cargo de uma Polícia Federal já sob o comando do diretor-geral, Alexandre Ramagem, o pupilo da família Bolsonaro. Celso de Mello, porém, não parece disposto a permitir ingerências – nem da PGR nem de uma PF agora mais simpática a Bolsonaro.

Foi exatamente com a intenção de que absolutamente nada escapasse ao seu controle que o presidente resolveu nomear Ramagem. Estava tudo pronto e preparado para que o delegado fosse o homem certo, no lugar certo, na hora certa. Diretor da Abin e “copa e cozinha” dos filhos do presidente, Alexandre Ramagem era o delegado que Gustavo Bebianno, ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência morto em março ao sofrer um infarto fulminante, apontava nos bastidores como um dos indicados por Carlos Bolsonaro, filho 02 do presidente, para integrar a chamada “Abin paralela”, cuja ideia foi gestada no começo do governo. Bebianno dizia a interlocutores que um dos mentores do plano era o próprio Carlos.

Najara Araújo/Câmara dos DeputadosNajara Araújo/Câmara dos DeputadosMaia: apesar dos 30 pedidos de impeachment, a Câmara deve deixar o Supremo agir primeiro
Ao lado de Carluxo, três agentes fariam parte da estrutura destinada a bisbilhotar e fustigar inimigos do governo. A iniciativa foi abortada por Bebianno e pelo general Santos Cruz, ex-ministro da Secretaria de Governo. Não sem custo. Os dois caíram em desgraça e foram apeados dos respectivos cargos pelo presidente em questão de semanas. Como demonstração de fidelidade a Bolsonaro, antes mesmo da posse, Ramagem já procurava nomes capazes de substituir o superintendente da PF do Rio de Janeiro, um dos locais mais sensíveis para a família do presidente.

Na manhã de quarta-feira, 29, porém, a nomeação do parceiro virou “sonho” – para usar uma expressão do próprio presidente – de uma noite de verão. A ida de Ramagem para o comando da PF acabou suspensa pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, atendendo a um pedido do PDT. Na decisão, Moraes disse que as atribuições do presidente como “a livre nomeação de seus ministros e funcionários de confiança” precisavam ser sustentadas necessariamente “pelos princípios constitucionais e pela legalidade dos atos”. Moraes pegou Ramagem pelo pé: a posse estava marcada para às 15 horas do mesmo dia, junto com a do sucessor de Moro, André Mendonça, até então chefe da Advocacia-Geral da União. Um assessor palaciano lamentou o que chamou de reviravolta previsível: “Aconteceu o que nós alertamos a ele (Bolsonaro).”

No Supremo, Moraes vem se constituindo como o principal freio e contrapeso do presidente. Além de ter barrado a nomeação de Ramagem, ele tem sob sua batuta dois inquéritos potencialmente devastadores para Bolsonaro: o que abriu para apurar os atos antidemocráticos do dia 19 de março e a investigação secreta sobre supostas ameaças a ministros do STF – o inquérito do fim do mundo que censurou Crusoé. Os dois inquéritos se entrelaçam e podem desaguar nos mesmos personagens. Daí a importância para o presidente da nomeação para o ministério da Justiça de alguém com bom trânsito no STF como André Mendonça.

O ex-advogado-geral da União pode não ser tão íntimo dos Bolsonaro quanto Ramagem, mas ao nomeá-lo ministro da Justiça o presidente nutre o mesmo desejo: o de que ele segure as rédeas sobre toda e qualquer situação na Justiça que possa vir a constrangê-lo. “Serei um fiel missionário”, prontificou-se Mendonça em seu discurso inaugural. Além de leal ao presidente, o novo ministro transita com desenvoltura dentro e fora do governo e tem acesso a ministros do STF como o presidente Dias Toffoli e Gilmar Mendes. No Palácio do Planalto, espera-se que Mendonça use o seu prestígio junto à corte para influir nas investigações que tiram o sono do presidente — e até mesmo para reverter a situação de Ramagem.

A cerimônia de posse do novo titular da Justiça foi emblemática nesse sentido. Em discurso, o presidente se derreteu para João Otávio de Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça – “quando lhe vi, foi amor à primeira vista”, disse – e afagou Gilmar, ao se referir a ele como “integrante do nosso Supremo Tribunal Federal e homem que nas vezes em que o Executivo precisou não se furtou de dar seu voto em prol do Brasil”. Detalhe: Gilmar, presente na solenidade ao lado de Dias Toffoli, é relator de um dos processos envolvendo Flávio Bolsonaro na corte. Já há no meio jurídico quem enxergue em todo esse insólito cenário de bajulação as digitais de mais um grande acordão – com Supremo, com tudo – para aproximar o Planalto da cúpula da corte e resolver problemas de parte a parte.

Wagner Pires/Futura Press/FolhapressWagner Pires/Futura Press/FolhapressCom Supremo, com tudo: Bolsonaro afaga Gilmar em posse de Mendonça
Numa outra frente da estratégia de blindagem ao governo, o presidente tem recorrido ao Centrão para montar seu dique de proteção no Congresso, onde desembarcaram nos últimos meses 30 pedidos de impeachment. O grupo é formado por partidos que reúnem cerca de 200 dos 513 deputados. As táticas de cooptação são as consagradas pela velha política: cargos e mais cargos no governo em troca de apoio no Congresso. A promessa por mais espaços foi feita a PP, PL, Republicanos, Solidariedade e PSD, e inclui entre os contemplados o deputado Arthur Lira, uma espécie de ás do Centrão, Roberto Jefferson e Valdemar Costa Neto, os dois últimos envolvidos até o último fio de cabelo no mensalão.

Intramuros, as conversas seguem a todo vapor. Um dos poucos a falar sem pudores sobre o assunto é o presidente do Solidariedade, o deputado Paulinho da Força. “Me ofereceram o Porto de Santos, mas eu não quero. Não vou para o governo uma hora dessas”, afirmou. Além do Porto de Santos, as negociações de Bolsonaro com a turma do Centrão envolvem a ampliação da participação do bloco no Banco do Nordeste, Codevasf, FNDE, DNOCS, DNIT e Funasa. Em 15 dias, segundo promessa do presidente, os novos aliados estarão muito bem acomodados.

Por ora, o grande timoneiro das agremiações do Centrão, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, evita fazer movimentos bruscos – talvez esperando que o Supremo dê o primeiro passo. Durante a semana, mediu cada palavra ao discorrer sobre eventual abertura de processo de impeachment contra Bolsonaro. Usou expressões como “equilíbrio, paciência” e disse que, na atual circunstância, “açodamento e pressa atrapalham”. Maia conhece como poucos o pulso da Câmara. Pede calma, pois sabe que um processo dessa natureza se assemelha mais a uma maratona do que a uma corrida de 100 metros. Também entende que, hoje, não há condições políticas nem votos necessários para a aprovação do impeachment. Mas para quem, há menos de um mês, negava peremptoriamente emitir o sinal verde para o processo de afastamento do presidente, Maia andou uma casa no tabuleiro.

Um personagem que, no sentido oposto, havia andado uma casa para trás no jogo do poder e se recuperou a tempo é o ministro da Economia, Paulo Guedes. Não sem mais uma confusão armada no seio do governo. Durante a semana, a crise dentro da crise – a contenda que envolveu o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o da Casa Civil, Braga Netto, em torno do plano de investimentos Pró-Brasil – por pouco não levou Guedes para fora da Esplanada. Bolsonaro, no entanto, acabou puxando o freio de mão e o prestigiou publicamente depois de ouvir os conselhos dos militares de que uma eventual saída de Guedes poderia fazer com que o governo desmoronasse de vez. “Não temos vocação para violinista do Titanic”, alertou um auxiliar do chefe do Executivo.

Na luta pela sobrevivência, porém, o presidente e seu círculo mais íntimo sabem que há ainda uma longa batalha pela frente. Na avaliação de militares que acompanham o desenrolar da crise de perto, o problema para Bolsonaro é que o governo parece ter entrado no modo “mito de Sísifo”, o personagem da mitologia grega condenado ao trabalho fatigante de rolar uma rocha até o topo da montanha, sendo que, toda vez que estava quase alcançando o cume, a pedra descia novamente ladeira abaixo. O pico da montanha seria 2022, que é onde Bolsonaro quer chegar. A rocha que insiste em desabar morro abaixo equivaleria às intercorrências políticas e jurídicas que podem surgir no caminho do presidente – novas revelações, surgimento de provas no curso do inquérito no STF ou até mesmo barbeiragens que possam vir a ser cometidas por um governo useiro e vezeiro na arte de tropeçar nas próprias pernas.

DivulgaçãoEm meio à crise, Bolsonaro vai a stand de tiro: o perigo é acertar o próprio pé
Jogam ainda contra Bolsonaro um cenário de aumento dos índices de desemprego, que atingiu 12,9 milhões de pessoas em março, segundo dados do IBGE, uma cruenta recessão econômica que se avizinha e reconhecida pelo próprio ministro Paulo Guedes, para quem “o país terá de se reestruturar com financiamento privado pois o governo quebrou”, e a imponderável crise sanitária sem precedentes na história, que está na origem do desastre da economia. A depender do desfecho, ela pode arrastar o presidente definitivamente para o cadafalso. Nos últimos dias, o Brasil superou a trágica marca dos 5 mil mortos. Durante a semana, a média de óbitos diários oscilou para além de 400. Capitais como São Paulo, Manaus e Belém já estão com a capacidade de leitos de UTI acima dos 80%.

Considerando os casos subnotificados, o número de infectados pelo coronavírus no país pode ter ultrapassado a casa do milhão, 16 vezes maior do que a marca oficial, segundo especialistas. E ainda não é possível afirmar, de acordo com o próprio ministro da Saúde, Nelson Teich, que atingimos o pico do contágio da doença. Capitais que projetavam o fim da quarentena, como São Paulo e Rio, já anunciam a prorrogação do isolamento.

Preocupado com a deterioração de sua popularidade, o presidente, notório defensor do libera-geral, tem adotado uma maior cautela ao discorrer sobre o tema nos últimos dias. Segue, no entanto, colecionando expressões espantosas para o momento. Indagado sobre o elevado número de mortes registradas no Brasil, Bolsonaro reavivou William H. Vanderbilt, o magnata norte-americano que proferiu em 1882 o infeliz “the public be damed” (“o público que se dane”, em tradução livre). “E daí? Quer que eu faça o que? Eu sou Messias, mas não faço milagre”, disse o presidente, em uma daquelas frases que marcam governantes pela eternidade.

O tom adotado por Bolsonaro lembra em muito o dos antecessores Fernando Collor e Dilma Rousseff, quando estavam à beira de experimentar o infortúnio que o presidente quer evitar. Há outras semelhanças entre eles. Collor e Dilma também promoveram mudanças no ministério para tentar se blindar no Congresso e no Judiciário. Collor, que a exemplo de Bolsonaro também contava com Roberto Jefferson em sua tropa de choque, apostou em vão num alardeado “ministério de notáveis” — na prática, um eufemismo para acomodar os interesses de sempre. Ao primeiro sinal de perigo, os mercenários do Congresso mudaram de lado e deu no que deu. Também no desespero, num momento em que a Operação Lava Jato aumentava o cerco sobre o PT e o governo, Dilma colocou no Ministério da Justiça uma pessoa disposta a conter os ímpetos da PF, o ex-procurador Eugênio Aragão.

A então presidente ainda tentou entregar o governo de bandeja para Lula, o nomeando para a Casa Civil, num ato que o blindaria juridicamente e o faria escapar de uma iminente ação policial. Poderia ser a salvação, não fosse a divulgação dos famosos áudios em que Dilma conversava com Lula sobre a entrega do termo de posse por “Bessias” – Jorge Messias, então servidor da Casa Civil – para ser usado “em caso de necessidade”. Ali, o STF adotou a mesma postura aplicada agora no episódio Ramagem: anulou a nomeação de Lula. A quebra do sigilo da conversa entre Dilma e Lula foi determinada pelo então juiz Sergio Moro, ex-ministro da Justiça que, agora, se constituiu em adversário de Bolsonaro. A história recente mostra que não convém tê-lo do lado oposto da trincheira. Os próximos tiros serão disparados em breve: nesta quinta-feira, Celso de Mello deu prazo de cinco dias para a Polícia Federal interrogar Moro na investigação que pode selar o destino do presidente.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Como vocês são chatos e risíveis, mercenários pateteiros ""canceladores profissionais"" do "gabinete do ódio e acefalia ilimitada S.A."..... e, em acréscimo, acham que a farsa cola.... rsrsrsrsrs.....

  1. Apesar da mudança de rumo do governo com apoio fisiológico dos corruptos de sempre, Bolsonaro, ainda, é o melhor para o Brasil. Vale salientar que Moro é o Herói nacional.

    1. No momento o melhor para o Brasil é o Mourão assumir.

  2. Pessoal , vocês viram a pegadinha que existe no contrato da Crusoé ? Eu tentei cancelar agora que a revista tornou-se um folhetim militante e lendo o contrato, achei essa preciosidade (fui lesado, pois fiz um parcelamento de 12 meses, ou seja mesmo cancelando pagarei como se assinante fosse por 12 meses): 6.3. Caso o ASSINANTE opte pelo Cancelamento após o prazo estabelecido na Cláusula 6.2., a CRUSOÉ não efetuará o reembolso dos valores pagos, ficando o ASSINANTE vinculado ao valor integral do

    1. Sério mesmo que o gadinho vai continuar com esse discurso do "vou cancelar". São muito patéticos mesmo.

  3. Por nada não, mas ficou muito chato as seções de comentários. Notem que esta OdeteMeiaDúzia, PalhaçoBozo e Jose (Eduardo) ficam iguais carrapatos nos comentários. Vendo agora esta seção, da para notar que eles ficam o dia inteiro sem ter o que fazer, só comentando aqui. Isto se não for a mesma pessoa, coisa chata. São os donos da razão.

    1. Esperneie renato-meiaduzia+4patetas, mercenário contratado!!!.... rsrsrsrsrs.... 🤯🤯🤯🤯..... 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

    2. Chora gadinho de 64. chora que o choro é live.

  4. O nosso problema agora com o zumbi marginal luladrão é o eterno ""ainda" "cabe" "recurso"". Quando é que, finalmente, nos veremos livres desse nome-palavrão e dessa imagem horrorosos, vagando por aí, fora da cadeia!!!.....

    1. Bravo, aplausos e reverentes cumprimentos à 8° turma do TRF4, ***POR FAZER, SEMPRE, A COISA CERTA***!!

    2. Bravo, aplausos e reverentes cumprimentos à 8° turma do TRF4, ***POR FAZER, SEMPRE, A COISA CERTA***!7

    3. E o nosso problema agora com o broncossauro e seus 4 apêndices, é o ápice pronto e acabado da ""mania de perseguição"". Quando é que, finalmente nos veremos livres desse nome, numerais e images horrorosos, com os celerados vagando por aí, fora do hospício!!!.....

  5. Ao abraçar o CENTRÃO - essa facção criminosa, retrograda, corrupta e imoral que assalta e vampiriza nosso país; ao desmanchar-se em incestuosos "elogios" à máfia que infesta o judiciário; ao enredar as FFAA no seu discurso autoritário e ignóbil; ao fazer da PF em uma "gestapo" particular, BOÇALnero mostra a sua face real e sombria: trata-se de mais corrupto populista e irresponsável ! Vamos nos mobilizar para com o art. 61 da CF (leis de iniciativa popular) PASSAR O BRASIL A LIMPO. BASTA !!!

    1. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👍👍👍👍🤝🤝🤝🤝🤝🤝

  6. Ainda bem que é só um jornalista, que se acovardou diante do poder econômico, expondo sua inapropriada opinião e seu utópico desejo.

    1. Ainda bem que é só um gadinho bolsonarista mostrando sua angustia e insatisfação com o fato de seu Rei do Gado estar abraçando o que existe de pior em nossa política (Centrão) e não conseguindo se livrar do Impeachment que virá com toda força.

  7. Cada dia que passa sinto que o Brasil NUNCA sairá do chamado terceiro mundo! A Ganancia pelo poder, em meio ao trágico momento vivido, todos os políticos buscando arrancar dinheiro e vantagens, e até fazendo disso seu palanque eleitoral!

    1. Nisso concordo. Todos sem exceção estão usando a crise e as vidas humanas para fazer jogo político. Brasil nunca sairá dessa merda com Dórias, Witzels, Bolsonaros e Maias.

  8. A Crusoe e OAntagonista devem uma explicação aos seus leitores. Hoje o PR apresentou uma conversa com o Moro sobre a reportagem do OAntagonista onde a PF investigava de 10 a 12 deputados do PSL, onde o Moro afirmava que era Fake News. Só faltava está, gasto meu dinheiro com imprensa Fake de Crusoe.

    1. Fake News é especialidade da família bozista. Lhe falta capacidade intelectual para fazer interpretação de texto meu caro gadinho bozista. Moro afirmou que era uma investigação solicitado pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes. Que todas as diligências foram solicitadas pelo mesmo e que o Daielo não tinha autoridade para questionar ou não atender a tal pedido feito pela Suprema Corte Brasileira.

  9. Corretíssimo, General AUGUSTO HELENO RIBEIRO PEREIRA, sobre se empenhar em impedir a transferência das terras da União para os Estados.

    1. Sim Odete, pelo menos para isso o estrupício serviu. Pois só tem dado vozes para a ala olavista do governo. Pode ter certeza q se o Mourão assumir ele roda.

  10. Mexeu no bolso da turma, a coisa complica. É incompreensível o volume da desonestidade das classes políticas e informativas. Até a Crusoé parece ter embarcado nessa canoa. É uma pena.

  11. Na berlinda estamos todos nós brasileiros do bem. Continuaremos digerindo o desastre mundial deixado pelo Covid-19, recessão infernal, desemprego em massa e pagando um imposto medonho por muitos anos ainda. No final de tudo só os políticos vão sobreviver, infelizmente e nós vamos continuar carregando o país nas costas...

    1. É MARIO KUME.... a maioria deles é como as baratas e os tardígrados!

  12. Pela manhã MORO acusou. À tarde JB confirmou. Inquérito para que ... os fatos tornaram-se incontroversos. Encerra a instrução, indefere outras prova e sine die para decisão

  13. Bolsonaro perde por não ter segurança no que faz. E fala demais, revida qualquer crítica menor, oferece munição para "briga de vizinho", rasteiras, sem postura. Faltou a superioridade e a força do cargo, inclusive não empossando o diretor escolhido inicialmente. Ali estaria um bom enfrentamento.

    1. Cara compatriota, o contrário disso é pra quem tem cérebro, caráter e moralidade, o que não é absolutamente o caso!

  14. Eu gostaria de fazer comentários era nas publicações diárias, onde o tendencioso Jornalista IGOR GADELHA , o Maior MANDETTISTA da Crusoe, faz a festa. Mas, infelizmente é censurado.

  15. Quem está do lado dele, cara pálida? Eu que não estou. Com essa família presidencial, “cada dia com sua agonia”. Não dá para suportar mais, um presidente, que todo dia provoca uma turbulência.

  16. Viram as manifestações domingo em Brasilia? De arrepiar o povo de bem deste país não aceita mais políticos de corrupção (coalisão), lo loteamento de ministérios, do toma lá da cá. Os Mamatas terão que trabalhar.

    1. Olha o gadinho se contradizendo, pois rachid e familia bolsonaro é como unha e carne.

    2. Patético é ver a turma da mamata esperneando que nem carrapato arrancado da vaca, se quiserem dim dim vão ter que trabalhar, chega de rachid, chega de coalisão(corrupção), chega de socialista comunista travestido de verde amarelo. Aqui se pensa na Pátria e não em beneficio próprio.

    3. Acorda! Aquilo foi uma manifestação patética. Como o 🐄 bolsonarista é ridículo, sem vontade própria, parecem robozinhos seguindo uma ordem especifica. Tão idiotizados q aceitaram de bom grado o papelão de se rebaixar ao nível dos mortadelas petistas da esquerda na defesa do Lula. O que foi aquele monte de barracas extamente iguais? Uma tentativa de imitação da resistencia do Lula Livre? Vcs são os irmãos gemeos dos mortadelas petistas, tão idiotas e patéticos quanto eles. O destino será o mesmo

  17. Meu fiel aliado Miguel, ou Carluxo, já mostrou ser um gênio. Aqui e nas redes sociais ele é um Lula de múltipla personalidade. Aqui, sua “metamorfose ambulante”, ora de nomes, ora de estilo, ora homem, ora mulher, me ajuda a assassinar pessoas com o meu vírus. Tal como seu pai incentivando o povo a se aglomerar e me abraçar. Juntos se empenham em assassinar também reputações, como agora com o Moro e ao envolver as FAA. Heil Bosovids! Tamu juntu!!!

  18. Tudo indica que o mentecapto será expelido esta semana. Será "renunciado" por crime de lesa patria. Nunca o país teve um presidente tão lambaio quanto este. Como não consegue mais ter o apoio do seu povo por causa das atitudes genocidas que ele cometeu, ele tenta se proteger abraçando-se com a bandeira norte-americana. Atitude sofrível, medíocre e desprezível. Fora Bozo! Mourão já!

    1. 🐄 Benicio, se esforce um pouco mais. Os comentários dessa revista estão muito fracos, o gadinho do Bolsonaro oarece estar sofrendo do mesmo problema dos mortadelas petistas, dificuldade para trazer argumentos sólidos que enriqueçam a discussão. Entendo que não deve ser nada facil defender o indefensável, mas achei que o gado bolsonarista fosse mais intelectualizado do que os mortadelas petistas, ledo engano...

    2. Quem é genocida quem apoia Bolsonaro ou os Mamadores de sempre? Já sei vc perdeu sua boquinha!

    3. Resumindo, há louco varrido no executivo e 4 dementes interferindo geral, há coação da PF e da RF, há negação da Ciência, há síndrome e conduta personalistas, há perseguições, há corte suprema q se vende, há congresso majoritariamente espúrio chantageando por verbas, há quase 8.000 mortos gritando silentes, há centenas morrendo por dia da mesma causa, há milhares sofrendo nos hospitais, há assassinos e traficantes sendo libertados, etc, etc, etc.. se isso não for GUERRA e CAOS, o que seria???!!!

    4. Mas há uma perguntinha que não quer calar: quem assumiria o controle institucional no caso de quebra da própria ORDEM institucional pelo CAOS?! Adivinhem!!!

    5. Tenho essa mesmíssima *concreta* "impressão", Jose!!! Mais do que nas verbalhadas e verbalhices do traste, a congressualha está muiiito interessada em seus mandatos e o 'jeitinho verde-oliva' não deve falhar em salvar o BRASIL, já que, não seriam covardes perfilando ao lado do desgoverno ao invés de perfilar junto e servir à nação. Há previsão CONSTITUCIONAL e lógica p/ que assumam as rédeas em casos de excepcionalidades como por exemplo em caso de caos assolando o país, até a sua normalização.

  19. Só assinei essa revista chinfrim porque exaltava o meu PRESIDENTE, agora vira-lhe as costas, vocês são iguais ao judas Moro.

  20. Vejo pessoas criticando os pais que levaram os filhos para as manifestaçôes, quem disse que não pode levar ???OMS!! que a mesma disse que a Suécia agora é um exemplo a ser seguido, por não ter feito o lockdown, a muitas pessoas tem medo da realidade que vivemos, o mundo em que vivemos é real ,nao filme de ficçao cientifica ,aonde tem o vilão ou moçinho com as pedras do infinito que no estralar dos dedos o virus desaparece.

  21. Ao contrário, nunca Bolsonaro esteve tão perto de conseguir superar tudo. Acho que Crusoé e O Antagonista se perderam em algum ponto da recentíssima história, e hoje estão a cada dia mais parecidos com a imprensa marrom.

  22. Boa noite Renovei minha assinatura no antagonista mais e na Crusoe no dia 24/04/2020. Mas estou bloqueada na Crusoe desde 02/04 mesmo tendo efetuado a assinatura antes mesmo do vencimento. Gostaria de ver solucionado meu problema. Obrigada

  23. Roberto Jefferson é um abutre e quando entra em cena é porque a coisa já está ruim. Bolsonaro vai pagar caro, vai pagar cada centavo.

  24. Urge nos prepararmos para o mais saudável e democrático sistema de governo.O parlamentarismo clássico,com Chefe de Governo,Chefe de Estado,voto distrital e o poder deste em nomear e destituir àquele.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  25. O Bolsonaro tem uma carta na manga ainda. Quando a corda esticar totalmente e estiver no limite é só decretar o artigo 142 e coloca esta cambada toda na jaula. O nosso país chegou ao limite máximo da indecencia às custas do Congresso, Senado e STF. Acabe com esta bagunça já !!!

    1. Para se poder acabar com a bagunça dos outros é preciso estar com a sua casa muito arrumada,senão nem acredita na proposta de arrumação.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  26. Sou contra o Bolsonarismo messiânico, tipo Antonio Conselheiro...então todas as pessoas abaixo na qual acredito viraram comunistas? Nêumanne, Janaina, Augusto Nunes, Felipe Moura Brasil, Coppola, Mainardi, MBL, Cláudio Dantas, VEMPRARUA, Kim Kataguiri , o Antagonista, MORO, Dallagnol, gen Santos Cruz, Bebianno, Sabino, Danilo Gentilli, Carlos Vereza, etc

    1. Tire o Coppola e o Augusto Nunes desta lista de jornalistas e atores mercenarios. Sera que toda esta lista, inclusive voce, nao viu toda a midia furar Bolsonaro desde a campanha?

    2. Concordo plenamente . Estou chocada com as cenas e o pronunciamento do PR hj cedo em frente ao Palácio do Planalto. E até agora ninguém protestou / denunciou a presença das crianças nesse evento sem a devida proteção.Ministra Damares onde estava a sra e equipe pra proteger o direito dessa crianças usadas pelo fanáticos?????

  27. Nao acredito que Moro tenha provas tão contundentes assim.....se usar conversas anteriores a demissão, pode admitir crime por omissão , prints que apresentou são frageis....

  28. A confusão toda é porque Bolsonaro tirou as tetas. Podem ladrar como for não podem acusá-lo de corrupto. Ele tem que se virar como pode em meio às criaturas do pântano. Se não conseguem aceitar o presidente eleito, respeite pelo menos os leitores da revista, o texto é escancaradamente parcial.

    1. Mas, está devolvendo. Taí o Centrão que não me deixa mentir. " e eu ACREDITEEEI!

    2. Essa Neuza tambem nao viu que os cabelos da filha de Bolsonaro estava despenteado?

    3. Desculpe me. Respeito a sua opinião. Mas hj usou a própria filha sem uso e a proteção da máscara num evento onde não poderia estar! Onde estão os defensores dos Direitos da Criança e do Adolescente?

  29. Absolutamente decepcionante....tanta luta para efetuarmos a mudança.... conclusão: MUDOU PARA NADA MUDAR!!!! Mudaram os personagens, mas não o "modus operandi"! Sobra apenas um grande desapontamento!

    1. Não se inquiete sob essa perspectiva, Compatriota FULVIO... alternamos as porcarias e as indigências mentais justamente para nos livrarmos delas. Agora estão todas expostas, não importa o lado e disso a lição ficou clara. Devemos aproveitá-la para expurgar qualquer ilusão com a subespécie mau-caráter... eles jamais mudam ou evoluem! Mas nas próximas eleições, aí sim, teremos as boas e livres escolhas que merecemos!!! Sem marginais luladrões ou boçaisnatos!!! Será a vez do sonho real e do bem!!!!

  30. Engraçado, que rapidez é essa? Não tem ainda os "embargos dos embargos" utilizado por outros? Passar ainda nas milhões de instâncias? Apelar, provar, contrapor, apresentar provas, etc.? E o PR já vai cair sem provar nada, não é estranho? Tem corrupção nesse mandato do PR ou ele está incomodando quem ganhava muito antes?

  31. As quatro crias "crapulóides-broncossóides-patetóides" estão dando chiliques, pululando e saltitando curtinho de tãããooo nervosas!!!! E a coisa toda da trajetória pra Papuda está só começando!.... 🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  32. Tomara que tenha o merecido, traiu seus eleitores, se enlameou ao tentar defender filhos enlameados, e se uniu ao baixo clero, do qual sempre fez parte, peça demissão e vai cuidar dos filhotes imaturos, que não educou na infância, bem feito, q se lasque!

  33. E este presidente idiota ainda não caiu? Impressionante como a população brasileira é pacífica e politicamente atrasada. Em outro lugar do mundo, o genocida e sua prole já estariam atrás das grades por crime de lesa pátria.

  34. Os motivos reais e significativos para a queda em breve do clã Bolsonaro já são suficientes , mas os mesmos sempre criam mais situações negativas / bizarras, impressionante ! Mourão já está alongando pra entrar em campo.

  35. Somando todos estes problemas e trapalhadas quem é o traidor, Moro que denunciou o chefe que o fritava em fogo baixo ou o trapalhão que traiu o povo, não cumpriu suas promessas e ainda volta à velha política fazendo sociedade com as hienas do centrão?

  36. NÃO são só os pontos importantes que vc sitou... Realmente nunca houve um acúmulo de problemas tão graves para presidentes anteriores... Mas faltou , em nome da VERDADE, o principal e mais nojento problema que Bolsonaro enfrenta : AS CANALHICES do Congresso, do STF, da Midia-LIXO, e dos Governadores que representam o que há de mais rasteiro e histórico na nossa política! Bolsonaro está limpando o CHIQUEIRO com os PORCOS dentro ! E eles mordem !!

    1. Está colocando porcos de estimação no chiqueiro, que dificilmente será limpo tendo tantas iminências pardas e um trapalhão na frente do governo.

  37. Não são só os governadores que querem tirar esse traste da cadeira da presidência, é o POVO BRASILEIRO DE BEM, que não suporta mais a dose cavalar de besteiras diárias dele e de seu quarteto de dementes!!!

  38. já que você é um excelente jornalista investigativo. gostaria de, como assinante, um artigo seu sobre o Adelio. muito obrigado.

    1. Adélio e seu eventual mandante seria uma boa e também sobre o desaparecido Queiroz, sobre o miliciano Adriano e seus eventuais patrões. Porque não?

    2. Eu já prefiro uma reportagem com o mandante do Adélio, acredito que o impacto jornalístico seria bem maior. Fica a dica.

  39. Bolsonaro é o homem errado, na hora errada, no lugar errado! O PGR foi nomeado por JB contrariando uma lista tríplice da Instituição. É devedor de Bolsonaro. Temos que ficar atentos.

    1. Perfeito Cláudio. Nada de IMPEDIMENTO dele agora. Esta palavra IMPEDIMENTO É FATAL. Nada melhor que ele dispute a reeleição e seja esmagado nas URNAS. É a única maneira do ELEITOR se redimir do erro cometido. Faz parte da DEMOCRACIA ERRAR O VOTO. Como também faz parte CORRIGIR o voto. POR FALTA DE OPÇÃO , VOTEI EM BRANCO. ERREI. Devia ter anulado. Pois naquele momento me senti traído pelo nosso processo eleitoral por não ter um terceiro nome. No meu caso CIRO GOMES.

    2. O dr. Francisco Rezek só esqueceu de completar a sua ótima e definidora frase: "um reeducando inviável"!!!!

    3. Ex Ministro do STF , Francisco Rezek, definiu o PR como um reenducando! Definiu bem!

    1. com todo respeito, tenho experiência em política, e digo o contrário, tinha tudo para dar errado e deu...e ainda vai piorar

  40. Pobre de quem tem que domesticar seus subordinados. Pobre de quem tem que eleger Roberto Jeferson como.seu malvado favorito. Pobre de quem nega a razão, lembrando a turma do Adolph... Entre essa zebra que diz "Brasil Acima de Tudo", e Moro... fico sem margem de dúvida, com o segundo!

  41. É curioso que há manifestações semanais com carreatas de um suposto apoio ao Presidente. Só precisa de apoio quem está fraco! Não há diferença entre devotos de Jair e de Lula. Virou religião e seita é sempre seita!

  42. Diante de todo esse cenário macabro estamos estarrecidos em ver a deterioração espantosa e, em curto espaço de tempo, de um "messias" outro "heroi" nacional, igual ao de sempre. Será que aprenderemos a lição???

  43. Excelente reportagem. Votei no Bolsonaro e, a cada dia, mais decepcionado fico com o governo. Não sei se o presidente chegará ao fim do primeiro mandato, mas é quase certo que não conseguirá a reeleição em 2022. Curiosamente, por culpa e incompetência dele mesmo. Porém, para os bolsonaristas - cada vez mais parecidos com os petistas - tudo não passa de um golpe. A vida é mesmo irônica.

    1. Perfeito, Vanderson. Apenas um detalhe eu aperfeiçoaria.... ele não se elegerá em 2022, isso é certo. Já vejo nos estádios e fora dele, a manifestação de milhões ecoando..... Mooooooroooooo......... pra maior fidelidade em relação ao POVO BRASILEIRO, talvez seja..............ÀMooooorooooooo.......

  44. Pensar que o CENTRÃO liderado pelo grande Roberto Jeferson será a salvação do governo e do Brasil... é alienação primária.

    1. Sim , e um país com um sistema político que fábrica leis especiais para garantir que oportunistas , paus mandados , criminosos e toda sorte e malfeitorias continuem em cena , não tem a menor chance. Vide esse aí e o salafrário condenado e solto a desfilar desfaçatez.Para ficarmos só nesses.

  45. As promessas de campanha acabaram em 2019 com a saída de Santos Cruz. Agora é a vez do governo acabar com a saída do Ministro Moro e o ingresso do CENTRÃO. A sorte do Brasil é que onde o grande Roberto Jeferson chega... alguma coisa acaba! Collor, Mensalão, o patético caso da sua filha que iria assumir o Ministério do Trabalho e foi impedida... O grande Roberto Jeferson agora desembarca no governo mostrando a hiena que sempre foi. Sedento por carniça de um governo que já morreu.

    1. Sugiro aos leitores atentos que leiam a Carta de Bebiano.

  46. Na berlinda estamos nós , povo brasileiro. Berlinda entre a Esquerda cega/ fanática e Direita fanática/ cega. Comportamentos idênticos/ gêmeos sudaneses. Enxergam somente o que lhe convém. Acordem o Centrão tá mandando no PR. Infelizmente, mto triste pra quem acreditou que teríamos a continuidade do combate à corrupção!

  47. Engraçado os ruminantes criticarem as matérias. Eles só querem que a imprensa alce coloque seu mito no Olimpo. Já foi o tempo, vc bebês, pq ele hoje é investigado, assim como o filhinho Flávio e logo mais o Carluxo

    1. TENHO MINHAS DUVIDAS. QUEM SERA MAIS LOUCO E DESEQUILIBRADO. ADELIO O BOLSONARO. PORQUE O CARLUXO TENHO CERTEZA É DOIDO VARRIDO.

    2. Aliás, nem você dará jeito nas doidices do PR, viu Hospício. Corrigindo minha postagem anterior.

    3. Que capitão????....não passa de um ""capitinho""!!!!!🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  48. Matéria correta qd se seguem todos os fatos. Quem se esquiva deles procura desculpa pr não dar o braço a torcer q seu presidente já enterrou muitos de seus compromissos há tempos. Daí seguem a direita bolsonarista, olavista, do gabinete do ódio, que ataca quem faz qualquer crítica ao governo. Bom, ruminantes não escolhem lado, apenas estão aqui ou acolá... O restante é quem está enxergando toda a verdade... Moro não irá fazer parte de um governo q anda de mãos dadas com os enrolados da Lava-Jato

  49. Excelente matéria. Revista Crusoé está dando um show. Sónão entendo o porquê desses leitores que não gostam da revista e da Globo leem e veem essas mídias. No fundo eles sabem que esse informativos falam a verdade com qualidade e pertinência. VOTEI EM BOLSONARO MAS EU ACREDITO EM SÉRGIO MORO.

  50. Parece bem claro que Congresso , Governadores, STF e empresário d esquerda se uniram para inviabilizar o Governo do Presidente eleito Jair Bolsonaro. Engessam o governo, limpam seus cofres, e impedem qq iniciativa do Executivo. Um Golpe contra a Democracia cristalino.

    1. Só podem limpar os cofres com a conivência do broncossauro, captou???

    1. Então não lê! Há pessoas que gostam de chafurdar no lixo e reclamar porque o lixo é sujo! Bolsomínions são uma praga tão ruim como lulistas.

    1. Pois é! A coerência não passou nem perto dos Bozolulopetistas. Afff

  51. TUDO FARINHA DO NESMO SACO. ESTÁ PASSANDO DA HORA DE TROCAD O SACO e MUDAR DE FARINHA. O BOLSONARO, com todo o respeito à pessoa dele, foi o PIOR elemento político que eu já pude assistir exercendo um cargo de presidente, nestes meus 72 anos de vida. E desde 1889. Mas respeito à constituição, o voto popular e a DEMOCRACIA. Ele tem que sair nas urnas de 2022. Chega de interrupções no sistema presidencialista. Somente assim o povo valorizará mais o seu voto. Sem facada e anti petiscos, ETC.

    1. SEM FACADAS E ANTI-PETISMOS Ou ANTI QUALQUER COISA. E acho que o nosso segundo turno tem que ter 3 opções, e não duas como é hoje. Eu não tive opção é tive que votar em BRANCO. O que muito me aborreceu. Qualquer que fosse o nome na terceira opção eu votaria nela. Nestas eleições seria o Ciro. Que confirmaria o meu voto no primeiro turno.

    1. Quem te viu e quem te vê Diogo Mainardi. A mala deve ter sido cheia. mais cedo ou mais tarde vamos acabar sabendo quem estante pagando. obra da Vera Cagalhaes?

  52. Esse artigo é sério? Crises fabricadas e superdimensionadas, mídia militante, boicote criminoso do congresso, traições... Ainda o articulista vai querer colocar no colo do Presidente o aumento do desemprego? Vocês perderam o senso do RIDÍCULO. A continuar com esses artigos tendenciosos e ridículos vão perder esse assinante.

  53. E Bolsonaro ...tomara que não tenhas hemorroida ....vais precisar usar o que te resta para se salvar ...minha opção era o Novo , mas sem chance (na época), na próxima vamos ter muitas opções melhores que tu (e família)....compra vaselina ..

  54. Esta revistinha só pública comentários que lhe interessa! To fora! Tão sendo financiados por quem??!! No Brasil tudo se compra!!! Arre égua!!’

    1. Você pode ficar vendo os telejornais da Record e SBT, eles são isentos... kkkk Bichomacedo é um exemplo de moralidade!

    1. Acho que nem o hospício da jeito mais no PR. kkkk... Será afastado em menos tempo do que ele imaginava.

  55. Bolsonaro já era. Vocês da Crusoé estão certíssima em manter a coerência. Os Bozolulopetista é que se igualaram. Um abraço!

    1. Pois é!! Se tem uma revista que se manteve coerente com o que sempre defendeu, é a Crusoé. Mas o jardim de infância não entende isso.

    2. infantil...foda...essa doutrinação na pré escola é realmente eficaz

  56. É tão certo que encontrarei críticas ouvi informações subliminares contra Bolsonaro, que não vou perder meu tempo lendo. Até dois meses atrás eu até lia críticas embasadas contra ele e endossava, mas hoje, só vejo militância contra. Saudades de Tarso de Castro.

  57. Nenhum jornalista da Crusoé fala mais nada da ditadura da toga# golpe do STF! Hipocrisia total. Isso porque esse jornal, hoje petista, já foi vítima desse mesmo lixo STF. Estou cansada de ler tantas asneiras, como se tivesse lendo a Folha Lixo de volta! Lamentável. Tendenciosa , manipuladora, mentirosa e comunista.

    1. https://www.google.com.br/amp/s/www.cartacapital.com.br/politica/diretor-da-istoe-e-condenado-por-crime-de-difamacao-contra-cardozo/amp/ Olha o naipe desse jornalista.

    2. É que você foi mordida pelo bichinho do Bozolulopetista, minha cara! É melhor até você cancelar a assinatura da Crusoé, porque a coisa só vai piorar para o lado do seu PR malandro de estimação. E é por culpa dele próprio. Não da imprensa. Tchau, querida Bozolulopetista!

    3. nunca mais vi, e só bater no Presidente. A imprensa acabou.

  58. Com estas analises tendenciosas e claramente partidárias, contra, radicalmente, o presidente, sem nada haver provado, estarei cancelando minha assinatura deste revista que está se tornando em mais um estrume na imprensa brasileira!’👹👹👹

    1. Já vai tarde, Bozolulopetista! Tchau, querido! Vá lamber as botas do seus malandros de estimação. Eles estão precisando.

  59. quem verdadeiramente está na berlinda é a população brasileira que não está percebendo a movimentação do establishment da corrupção usando como cortina de fumaça a propagação do covid-19 para reimplantar no país seus esquemas de corrupção que tantos danos provocam ao país, como serviços públicos de baixa qualidade na saúde, educação e segurança. Neste esquema fazem parte lideranças políticas, membros de tribunais superiores e a mídia lixo. #foracorruptos #foramídialixo #fechadocombolsonaro

    1. Acorda pra Jesus, Joaquim. #acordemprajesusbolsolupetistas

    1. globo? Crusoé fdp.... cara...estou aqui lembrando da IstoÉ quando elegeu Roseane sarna com " a mulher do Brasil ". Crusoé é do mesmo tipo Prostitutas!!!!!

  60. Bolsovid-22 tem uma recaída da cura do SARS-COV-2 e ao sentir a febre (“de novo”), apesar de seu Porte Atlético, da poderosa caneta e de ser ele a própria Constituição, usou seu clássico linguajar puro e castiço e disse pro vírus: “”Pô gripezinha, minha Chapa!!!?? E o nosso trato “duma mão” sujar a outra???!!!””... Aí o vírus, ajeita a coroa, dá uma risada sobre o pleonasmo “do mamão” e diz: “E daí? Lamento. Quer que eu faça o Q?”

    1. Aguia <> A gramática ensina que o caso é de Cacofonia! <> No mais, nada tenho a criticar na sua escrita. <> Abraços.

  61. Ao contrário quanto mais essa corja safada do judiciário, parlamento e imprensa batem no homem, mais forte ele fica. Os fiéis que não são uma corja como a Pepa, MBostaL, Diriana, boneco de posto Witzel e outros traíras vão ser padecer.

  62. bolsonaro foi avisado para não testar o MORO, achou que a azul caneta resolveria. Como diz o Caipira :passarinho que come pedra sabe o C* que tem. VAI LÁ jb SOCA A CARA NA MAO DO MORO.

  63. Bolsonaro o Judas é você. Tremendo cara de pau. Traiu o povo que votou em você e também ao Moro. prometeu dar carta branca e só quer proteger os filhos. Vai ser desmascarado

    1. O PR será sofrer impeachment antes do que pensa, coitado! E não poderá jogar a culpa para mais ninguém além dele mesmo. Nunca vi um PR tão pateta.

  64. Bolsonaro tá lutando contra um sistema corrupto. O STF rasga a constituição na nossa cara, e fica porisso mesmo? Rodrigo Maia faz o que bem quer, e fica porisso mesmo? Dória depois de cooptar o Moro, tentou tirar o Ministro Paulo Guedes do governo pra quê? Só para sabotar o Governo. Não compactuo com essas safadezas, com esses sabotadores. Continuo apoiando o Presidente Bolsonaro, pois foi o único que peitou esse sistema que todos sabem que existe. #GolpeDeEstado

    1. O PR já se aliou ao Centrão e colocou Augusto Aras na PGR, um petista roxo filho de comunista, na PGR, para melar a Lavajato e o combate IRRESTRITO à corrupção. Quem está mesmo contra o sistema?? Só não é o PR. Sorry!!

    2. Bolsonaro já se aliou ao Centrão. Se é isso que vocês queriam, parabéns! Ele já havia colocado Augusto Aras, um petista inveterado filho de comunistas, na PGR. Sabe para quê? para melar a Lavajato e o combate IRRESTRITO à corrupção. Era isso que vocês queriam? Então parabéns. Só não venham dizer que, com essas atitudes, ele está sendo contra o sistema. Não. Ele dá sinais claros de estar se aliando ao sistema corrupto que prometeu combater. Só não enxerga quem foi picado pelo Bozolulopetismo.

    3. Luciano, pior de tudo é que já está na cara do mundo inteiro o que acontece aqui no Brasil. Isso é extremamente vergonhoso para os brasileiros que assistem de perto a tomada lenta e progressiva, a tomada de um país rico por dentro que mostra para o mundo, socialmente falando, que se trata de um país que decido, onde Na verdade a pobreza está na mente e nos atos cometidos pelo próprio cidadão brasileiro, dando margem e até sendo conivente da participação ativa de políticos que não valem nada.

    4. Cara, ninguém aqui é a favor de Rodrigo Maia, de STF, de lula, de pt, de Ciro, de quem for! O caso aqui é que o próprio Bolsonaro está cavando sua cova! Não tá precisando de nenhum desses malandros, ele sozinho tá conseguindo acabar com a credibilidade que tínhamos nele! Infelizmente! Não to feliz pelo que o Brasil está passando!

    5. tô na globo aqui brother? essa Crusoé é uma farsa. concorda?

    6. Extremamente coberto de razões, faço de suas palavras as minhas, Mas eu creio muito que o povo de bolsonaro continua sendo fiel por que sabe que nós estamos vivendo 30 anos de um sistema que poluiu todos os órgãos públicos que seguiu a teoria de Antonio gramsci que deveria em primeiro lugar possuir escolas e faculdades e hoje nós escolhemos o fruto da imbecilidade implantada na cabeça dos novos brasileiros que tem que sentir na carne para daqui a 30 anos 20 anos clamarem pelo Socorro em vão.

    1. Isto ! Por toda conjuntura histórica, colocamos na presidência um oportunista mentecapto que foi adotado por uma direita golpista ( UDN ?) e nossos tradicionais militares positivistas ( até quando ?).

  65. O caso é mesmo nitidamente de interdição....de demência absolutamente generalizada....não apenas de recalque, inveja e complexo de superioridade tentando camuflar um extreeemo complexo de inferioridade....qualquer criança pode ver isso incontestavelmente... é um predador demente, doentio... urge que todos os institucionalmente responsáveis se movam objetivamente!... uma nação não pode ficar sob uma pandemia e, calamidade das calamidades, sob o desgoverno de psicopatas celerados e perversos!!!!.

  66. JB de ladeira a baixo! Quem mandou traí o homem que quase acabou com a corrupção no país. não chegou lá porque parou na família do Presidente.

  67. O Bolsoasno a cada dia mais parece com a Dilma e o PT! Aliados desonestos, mentiras e mais mentiras, discursos sem nenhum sentido, ministros incompetentes, falta de um real programa de governo...e ainda tem apoiadores destrambelhados, essa Zambelli é a Grazy Hoffmann do Bolsoasno!

  68. Não sei onde quer chegar este STF, será que eles ainda não notaram que o Bolsonaro tem a seu favores duas maiores forças de um País, as FFAAs e principalmente o povo. Será que eles não entenderam que terão que enfrentar o povo enraivecido e furioso por Justiça.

    1. Marco, larga a bebida, ela não está te fazendo bem. Está delirando igual ao seu presidente enfezado!!!

    2. Marco, as forças armadas defendem a constituição e a maioria do povo não está ao lado desse ANIMADOR de cercadinho. VOCÊ ESTÁ DELIRANDO!

    3. Que povo? Aquela meia dúzia de alienados que ficam na frente do palácio batendo palmas pra maluco?

  69. Ainda não entendi porque o App não registra os comentários dos assinantes nas matérias do "Diário". Falha do Aplicativo? Ou não interessa a nossa Opinião?

    1. Moro perdeu o meu respeito quando deixou o Ministério e foi direto para a globo expôr conversas privadas, inclusive da sua afilhada que tanto o considerou. Aliás, não tinha nada de mais no conteúdo. Por quê não procurou diretamente a justiça? por quê a globo? Ainda irá aparecer o que tá por trás de tudo isso.

    2. Moro é leal a pátria e a constituição, não a uma máfia.

    3. Moro? Moro virou um felino. Saiu atirando na não que comeu. Feio. Demonstrou-se um mau caráter.

  70. Como disse o Guedes, Bolsonaro ainda tem 1/3 do eleitorado. No auge de sua crise, Temer tinha 5% de apoio. A Globo pressionando pelo impeachment...

  71. Bom artigo, mas o autor desconsidera um precedente vitorioso contra um Presidente emparedado mais recente: MICHEL TEMER. O caso Temer é mais grave que o Bolsonaro, foi ontem mesmo, e o velho presidente escapou.

  72. Votei neste presidente pra não votar no PT, mas este presidente é uma decepçāo, só faz merd. agora vai se unir aos mercenários pra se manter no poder, ao que tem de pior, a velha politica.

  73. Podem espernear Migueis e Miguelas... Podem usar como novo slogan o tal covarde “E DAÍ?!” enquanto choramos nossos mortos. Mourão já e Moro-Mourão em 2.022!!!... Nao adianta chiar, nem espernear e muito menos subir na mesa dando xilique e rodando a baiana sem calcinha. Lula e sua gang com Bolsovid e sua prole irão ficar chupando cana. Em cana.

    1. 👍👍👍👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 o migué mané é o 0,4: burro, feio em todos os sentidos, atrasado, doentio, baixo e vulgar!!!!

  74. Quem lê pode não ver nada demais no centrão querer cargos. A reportagem é falha aí. Por que eles querem os cargos? Somente para fazer altos esquemas e roubar dinheiro nosso. Se liga, repórter.

    1. Povo se empolga e escolhe um Salvador da Patria !! País de ignorantes .. falta educaçao !! Todo povo tem o que merece

  75. Isso demonstrou que o Moro não respeitou a inviolabilidade das comunicações internas e não estava a altura da liturgia do cargo.

    1. caramba, q baita crime q Moro cometeu, em?! Vc queria q ele fosse cúmplice de um PR q quer intervir na PF, é isso? Bolsonaristas smp tentando desviar o foco...

    2. Moro demonstrou que não importa o crime nem quem o cometeu, ele é leal a Constituição, ao certo, a ética.

  76. É inacreditavelmente doloroso...... BRASILEIROS MORRENDO ÀS CENTENAS a cada 24 horas..... BRASILEIROS MORTOS JÁ AOS MILHARES...... Isso parece um sinistro pesadelo... ficção de horror...... é real.... centenas de famílias no mais profundo sofrimento a cada 24 horas..... milhares de pessoas sofrendo nos hospitais país afora......

    1. Moro mirava o STF quando aceitou o ministério e se desligou da magistratura.

    2. Quer dizer que o presidente mente ao dizer que ele condicionou sua saída a uma vaga no STF e o cara não pode se defender? Quer dizer que Bolsonaro fala besteira e gera crise todo dia, mas quem não respeita a liturgia é Moro? Só perguntando pq não entendi.

  77. Tudo muito bom tudo muito bem...mas esqueceram de "combinar com os russos" . Afinal de todos os personagens, excetuando Moro, quais podem andar livremente, sem seguranças, na vida cotidiana das cidades sem o risco de ser vaiado ou até apanhar na bunda? Os Ministros do Supremo, Maia, Alcolumbre, Lula, Dilma, Temer? Bolsonaro chega é recebido com aplausos e chamado de Mito. Querem derrubar o Presidente...combinem com o povo antes. Deixem o homem trabalhar, imprensa canalha! A Crusoé inclusive.

  78. Muito boa reportagem. Parabéns. Bolsonaro é um cínico, hipócrita, traidor da nação e falso cristão. Merece sair já.

  79. Esta é a radiografia da atual realidade. No meu modesto entender, acho que quem está perdendo a oportunidade de ir para vitrine, nesse momento, é o Vice Hamilton Morão. Eis que, sem prejuízo algum, diante das baixarias do Presidente, poderia se manifestar um pouco de inteligência, em sentido contrário, e não ficar lambendo espora do autor de atos ridículos e injustos, por excelência.

  80. Patético! Tô impressionda com a criatividade do Pardellas. Deve ser coisa de nome, né? Os Sérgios devem ser pessoas muito criativas que conseguem ver além dos fatos. Ou então, são psicóticos mesmo.

    1. Ad hominem? É assim que você pretende convencer alguém? De fato, patético.

  81. Bolsonaro e os seus filhos, o três patetas, são os únicos responsáveis por suas constantes derrotas. Não dá para confiar em um governo de maluco.

  82. Bolsonaro decepcionou seus eleitores, poderia ter feito diferente, mas os filhos envolvidos em escândalos , mudou o rumo. Espero q Moro coloque tudo na mesa com muitas provas.

  83. Todos nós que votamos no Bolsonaro por não aceitar mais a esquerda gatuna, não sabíamos que os filhos estariam no pacote.

    1. Não sabiam porque vendaram os olhos. O numero 03 especialmente , durante a campanha já se portava com um ministro, fazendo videos apontando diretrizes, o 'oba-oba- papai vai virar dono do país" já era notório , o que não se esperava é que o pai tão metido a "bravinho" com os outros, enaltecendo tanto a educação militar , fosse um banana manipulado pelos filhos.

  84. Bolsonaro chamou Moto para seu ministério,contando que a credibilidade dele,encobrisse os crimes de sua família.parabens Moro por sua altivez

  85. Votei em Bolsonaro para evitar a volta do PT. Mas não votei nos três filhos dele. Se somos governados pelo quarteto Bolsonaro então tirem o Jair que não consegue governar sem a intromissão dos filhos.

  86. O curioso é que Bolsonaro sempre foi criticado por não “negociar” com o congresso. Foi eleito com o discurso de romper com a velha política. Foi forçado (não há outro jeito, já que foi levado ao isolamento, não consegue aprovar nada no congresso) a sucumbir à velha política. Agora o criticam. Por outro lado, o seu estilo e seus filhos aceleram o desgaste. Vamos voltar e ter que aplaudir o velho estilo de governar e comemorar a velha roubalheira. Que venham os maias, os dórias, os lulas.

  87. O André Medonça é protegido do Toffoli e faz parte do acórdão com o Bolsonaro, em troca de proteger o Flávio Bolsonaro em processo no STF, para fazê-lo ministro do Supremo. O “servo” do “profeta” Bolsonaro vai fazer de tudo para ser ministro do STF. Esperem que vamos ver coisas indescritíveis do sr Medonça.

  88. Bolsovid-22 tem uma recaída da cura do SARS-COV-2 e ao sentir a febre (“de novo”), apesar de seu Porte Atlético, da poderosa caneta e de ser ele a própria Constituição, usou seu clássico linguajar puro e castiço e disse pro vírus: “”Pô gripezinha, minha Chapa!!!?? E o nosso trato duma mão sujar a outra???!!!””... Aí o vírus, ajeita a coroa, dá uma risada sobre o pleonasmo do mamão e diz: “E daí? Lamento. Quer que eu faça o Q?”

  89. Bolsonaro se perdeu, infelizmente! Nossos sonhos foram frustrados mais uma vez. Ou essa engrenagem chamada Brasília é invencível ou escolhemos uma pessoa que não estava a altura das nossas expectativas. Se conseguir chegar ao final do mandato vai ser uma façanha e tanto!!

  90. Compatriotas - não repassem os memes com aparência de piada. Esses memes são lá dos crápulas do "gabinete do ódio e acefalia ilimitada SA", com sentido dúbio, disfarçado de imparcialidade para tentar desconstruir a imagem do Dr. SÉRGIO FERNANDO MORO. Eles estão espalhando uma série de memes com essa tática, assim como textos com o mesmo dúbio sentido. Estão tentando igualar o dr. Sérgio Moro com o broncossauro, como se fosse uma disputa entre duas pessoas da mesma laia desse celerado desonesto!!

    1. DR. SÉRGIO FERNANDO MORO foi sistematicamente desrespeitado, coagido, confrontado, pressionado a cometer crimes contra nós, com favorecimentos espúrios pelo e para o broncossauro e, ainda tem quem ache que o MINISTRO, honesto, probo, honrado e decente, deveria ""esconder""tudo isso de quem a quem ele unicamente deve satisfação que é o POVO BRASILEIRO! Gente acostumada com corruptos, que gostaria que ele contasse uma "mentira" qualquer para nos enganar e ludibriar como o fazem os broncossóides!!

  91. MORO 2022, vamos fazer um abaixo assinado, os brasileiros de bem. Bolsonaro não cumpriu com a promessa de acabar com a politicagem de sanguessugas.

  92. Esse messias é uma DESGRAÇA. Como disse o jornalista Reinaldo Azevedo, ele é "irresponsavel e arruaceiro", adjetivos perfeitamente aplicaveis à lamentavel figura.

  93. Extremos nunca foi a melhor opção, mas infelizmente chegamos ao segundo turno com 2 extremos e agora o jeito è esperar 2022! Apoio total ao Moro!

  94. A palavra de Bolsonaro tem a estabilidade de uma folha seca ao vento. 33% são seus estáveis seguidores; 67% são seus estáveis opositores. Ele nunca mais se elegerá Presidente da República.

  95. Bom, se o rito está parecido com o de Color e Dilma, fico aliviada, e espero que não arraste por muito tempo. Nosso Brasil tem como dar certo, precisamos de pessoas compromissadas.

    1. Moro pode ser a opção do equilíbrio. Bozó e Lula são extremos desprovidos de lucidez e carregados de ódio e arrogância, ambos têm em torno de 1/3 do eleitorado. Vamos deixar essas aberrações fazerem o Fla x Flu de 2022?

  96. E pensar que eu fiz várias reuniões de família para convencer os meus amados a votar no Bolsonaro, quando todos iriam votar no Amoedo! E, agora, temos que aturar o cérebro doente pai e os três filhos bagunçando ainda mais o Brasil e infernizando o homem mais digno que já tivemos no serviço público, o dr. Mouro. Que decepção profunda.

    1. Não precisa ter este trabalho. Basta não abrir o site mais babaca.

  97. Muito boa matéria. Infelizmente Bolsonaro vem cavando a própria cova desde 2o semestre d 2019, ao começar a fritura d Moro e sobretudo o acordão pra livrar da justiça a pele d seu filho Flávio. Tinha quase tudo pra fazer um governo diferente e começar a mudar a cara do país. Tem seus méritos, mas em 2022 votarei em outro candidato à direita

    1. Tadinho do Miguel, cada dia com um disfarce, mas é um boneco Carluxinho de ventríloquo muito esforçado, kkk.

  98. O Ex presidente em exercicio esta acuado!!!! Por conta e risco de suas proprias atitudes, temperamento e a indisfarçavel necessidade de blindar a familia

  99. AH, SE ARREPENDIMENTO MATASSE!!! Pior que está matando! Queremos fora do governo e com a mesma condenação do Luladrão o MITO mentiroso e covarde que pegou a “gripezinha”; se aliou a ela para espalha-lá entre seus lambe-botas e incentivou seu contágio nas ruas, aos militantes do Carluxo e também aos seus ainda incautos simpatizantes. E queremos o vice Gal MOURÃO na Presidência. Nós VOTAMOS NELE também e poderá liderar a nação contra o holocausto da Covid-19 que desgraçadamente está só começando.

    1. Gente! Bolsonaro já era, mas cuidando ao se alimentarem de falsas esperanças.

  100. Infelizmente o Presidente Bolsonaro é uma gigantesca decepção...faz td aquilo que sempre criticou e não tem inteligência emocional e nem apreço pelas vítimas da pandemia. Se continuar com a msma postura, vai perder o apoio dos ministros q ainda dão credibilidade ao governo, a exemplo dos militares, Guedes e Tarcísio... aí será o fim. Lastimável...

  101. Mais uma simples informação: quem manterá esse governo é o povo. Não tem Congresso nem STF capaz de segurar a decisão do povo. O povo é soberano o resto é conversa mole.

  102. Crusoé é PSDB e este partido nunca vai ganhar eleição para presidente. Toda essa estória vai acabar ajudando o PT e a esquerda a voltarem em 2022.

  103. Nação Brasileira, a cada semana que passa mais fica perto do dia que já foi abençoado pelo Nosso Senhor Jesus Cristo. O dia iluminado em que Mourão assumirá a cadeira presidencial da nossa nação. Vamos continuar orando para pedir e agradecer ao Nosso Senhor Jesus Cristo.

  104. Sergio Pardellas deve ser um canhoto enrustido de marca maior. Que credibilidade tem para criar uma visão que nunca vai se concretizar.´É simples constatar que se o Bolsonaro estivesse em conluio com o STF ele não estaria criticando a postura de Alexandre de Moraes de forma violenta. Moleque do artigo, vê se manca.

  105. O Ramagem deve ser nomeado ministro do STF para cuspir na cara do advogado do PT que não consegue ser juiz, do primo do Collor, do amiguinho do Temer, do filho da vizinha da finada mulher do Lula (Levandowski) e dos outros pilantras indicados por amigos que lá estão.

  106. O cara tem que renunciar o mais rápido possível. Os militares tem a obrigação moral para chegar bem pertinho do ouvido do presidente e dizer: "pede pra sair, acabou, não da mais"

  107. Bolsonaro e seus asseclas não estão nem aí para o povo. Desfez das promessas de campanha, o desemprego está a toda, a saúde piorando ainda mais e com a saída de moro a criminalidade vai demorar aparar. Ao se aliar aos espúrios da república para defender os 3 patetas (01,02 e 03) de seus crimes enterrou de vez a chance que demos a ele para mudar o país.

    1. António é um Bossal. Eu sou BOLSONARO ñ votei em MORO r alguém do ministério, inclusive no Mourão foi por consequência, pq somos art da carta COMUNISTA q permite fechar os puteiros.

  108. Os três poderes fracassaram, apequenaram-se na luta pelo saque, para ter, ter, ter.... Fica assim provado que dinheiro jamais trará felicidade, porque se o pequeno sujeito fica na dependência de mais sempre e nunca se satisfaz... algo precisa acontecer para separar o joio do trigo! Precisa e vai!

    1. É IMINENTE A PRESTAÇÃO DE CONTAS com o LEGISLATIVO, PRISÃO em SEGUNDA instância e fim do foro privilegiado, pois só assim apartamos o judiciário do legislativo. O q começou em 2013 nas RUAS de todo o PAÍS, qdo acabamos com o CONLUIO entre os 3 PODERES, precisa ser concluído. As FFAA só em último caso agirá, com a reedição da MARCHA DAS FAMÍLIAS, o q ñ é o caminho duradouro. DOMOS O QUARTO PODER, mas propositadamente ñ incluído na carta constitucional comunista de 88, hj Frankenstein.

  109. Esse país continuará ingovernável enquanto não houver uma lapidação dos membros do congresso. Moro apesar de parecer um indivíduo íntegro, não tem perfil político e pelo que parece jamais se curvaria as pressões naturalmente impostas pelas hienas famintas. Enquanto o analfabetismo funcional prevalecer no seio da sociedade as hienas continuarão famintas impedindo a todo custo qualquer projeto de desenvolvimento do país inviabilizando a governabilidade definitivamente.

    1. Então todos sabemos a única e definitiva atitude de todos nós, QUARTO PODER, ñ lembrado na carta comunista de 88, hj Frankenstein como quer o STF, q é a PRESTAÇÃO DE CONTAS c o LEGISLATIVO, em quem elegemos, p PRISÃO em SEGUNDA instância e fim do foro privilegiado. Só assim concluímos o PROJETO alinhado nas RUAS desde 2.013, qdo acabamos c o CONLUIO entre os 3 PODERES. Já foi pior. Hj está 2 X 2, e vitorioso será deixar o STF à deriva. STF guardião de quê? Ou teremos a MARCHA DAS FAMÍLIAS.

    2. Concordo inteiramente contigo, Aladim. Se Moro for eleito em 2022 junto a deputados e senadores abjetos, não poderá fazer muita coisa. Quando acabará esse tormento?

    1. Acrescentou o q em seu comentário? Acrescento p o anarquista: "deixa tudo se foder!!!" Crusoé deveria fazer 1 teste introdutório, tipo assim o da OAB.

    1. Sol BH. Viverei p ver o MORO governar neste PAÍS, com tanto bandido solto. Vc é da GLOBO?

    1. Vc mesmo Sérgio MORO, fazendo campanha antecipada? Sede de poder.

    1. Se Moro saísse e ficasse quieto, possivelmente já estaria trabalhando como Secretário de Segurança Pública em um do Estado da Federação, e como ele foi um excelente Juiz, na certa, seria o próximo ministro do STF, pois muito aliados do Bolsonaro, o convenceria a indicá-lo, e na certa seria aprovado no Senado. Entretanto, falou de mais na saída numa espécie de vingança, que ele ganhou com isto? , Nada nada, criou uma bela de uma encrenca, também, para ele mesmo.Não soube negociar. Lamentável.

    2. É mesmo, Regina?!..... Pois nos parece "analisando" é obtusamente a situação.

    3. Deixar um ministério dessa maneira, nunca pensei que fosse a ideal para um Ministro que nem o Moro. Fiquei decepcionada. É nervosinho, não serve para Presidente. Fez um papel muito feio. Obs: analisando friamente a situação.

    4. Sérgio Pordellas, pare de criar "estórias", tem tantas coisas úteis que poderiam dizer nestes seus comentários. Pare, pense e faça uma reflexão, o Brasil precisa comentários otimistas; de comentários negativos ele já tem muitos. PENSE NISTO!!!

    5. Tchau Bolsonaro! Está claro, ditadorzinho de merda! Abraçando e cooptando com Gilmar Mendes, Toffoli, Centrão ... É na verdade um imbecil! Que venham num futuro próximo: MORO + MANDETA - presidente e vice! Iahhuuuu!!!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO