Sexagenária, isolada e em crise
Crusoé traz um ensaio fotográfico especial da aniversariante Brasília em quarentena e testemunhos de personalidades sobre sua relação com a cidade, vista com preconceito em razão dos maus hábitos dos políticos
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no WhatsApp
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
“Brasília nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar ou dele toma posse: dois eixos cruzando-se em ângulo reto, ou seja, o próprio sinal da cruz”, disse Lúcio Costa, ao justificar os traços que definiram a capital do país. Desde que o urbanista trespassou duas linhas imaginárias sobre uma imensidão de cerrado no coração do país, Brasília ganhou 3 milhões de habitantes. Virou uma metrópole pulsante, a terceira maior do país, com personalidade própria e mazelas inescapáveis a qualquer grande centro urbano. Patrimônio mundial da humanidade, a cidade ornamentada pelas obras de Oscar Niemeyer completou 60 anos no último dia 21. Ainda vista com preconceito pelas patifarias de políticos e associada instantaneamente à corrupção, Brasília é muito mais do que a sede dos conchavos e dos malfeitos. A capital de todos os brasileiros consolidou-se como um celeiro das artes e da inovação, um caldeirão em que se misturaram culturas e tradições de todos os cantos do país para formar um povo único e orgulhoso do chão vermelho sobre o qual caminha.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Clarice
2020-04-26 15:01:14Tenho uma relação amorosa com nossa capital federal que visito certa de 3 a 4 vezes ao ano para reuniões setoriais há mais de 15 anos! Sua arquitetura me atrai, seu céu azul e jardins , sua população de multiorigem me me acolhe sempre de maneira que aprecio! Mesmo circular pelos seus lindos prédios de poder sempre é uma esperiencia! Apesar de relembrar sempre a frase de um falecido amigo cujo filho morou aqui na época do governo militar! Brasília é uma ilha da fantasia! É hoje ainda o é!
Tulio
2020-04-25 22:59:15Parabéns para Brasília !! Terra miscigenada e amada por todos os candangos que trabalharam com suor para sua construção e deram essa característica peculiar para os brasilienses. Orgulho de ser Brasiliense !!
Rafael
2020-04-25 20:36:46Uma cidade construída segundo uma arquitetura Comunista para ser a Capital do País! Dinheiro que não tínhamos gasto em ostentação e distanciamento dos políticos do povo. Uma verdadeira tragédia! Que os responsáveis queimem eternamente no mármore do Inferno!
Odete6
2020-04-25 11:02:47Arquitetonicamente, urbanisticamente, simbolicamente e humanisticamente até os limites do Plano Piloto, toda admiração, orgulho, encantamento e amor por esta espetacularmente linda cidade, delírio real porque '10 GRANDES BRASILEIROS ousaram sonhar' e, com milhares de outros GRANDES BRASILEIROS, tiveram força, habilidade e coragem para edificar!!
Lucia
2020-04-25 01:57:19A imagem glamurosa infelizmente não se sustenta. Brasília custa uma imensa fortuna ao povo brasileiro, que dela muito pouco recebe em troca. A capital não passa de um curral de maracutaias perpetradas por indivíduos engravatados, assessorados por aspones.
Madison
2020-04-24 19:54:06Impressões verdadeiras, as sinto também; contudo, infelizmente, as impressões negativas me afastaram e continuam me afastando de minha terra natal. Parabéns Brasília, terra onde se encontram todos brasileiros.
Mara
2020-04-24 17:51:24Parabéns ao fotógrafo.
Ney
2020-04-24 13:33:34Brasília é o monumento à ineficiência
Maria Goiabademinas
2020-04-24 10:55:19O 'ensaio fotográfico' da minha revista só tem DUAS fotos. Acho que não sabia o significado exato de ensaio.