Zelensky manda uma direta para Lula
Um dia após se reunir com o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky (foto) afirmou nesta quinta-feira, 11, que a fórmula ucraniana para a paz é a “única” capaz de acabar com a guerra. “Eu enfatizei [a Celso Amorim] que o único plano capaz de deter a agressão russa na...
Um dia após se reunir com o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky (foto) afirmou nesta quinta-feira, 11, que a fórmula ucraniana para a paz é a “única” capaz de acabar com a guerra.
“Eu enfatizei [a Celso Amorim] que o único plano capaz de deter a agressão russa na Ucrânia é a Fórmula Ucraniana para a Paz. Nós discutimos a possibilidade de realizar uma cúpula Ucrânia-América Latina. Eu espero continuar a dialogar com o presidente Lula e recebê-lo na Ucrânia”, escreveu Zelensky no Twitter.
Se o presidente Lula e seu assessor Celso Amorim achavam que podiam contribuir com sugestões ou com um plano para a paz para a Ucrânia, acabaram de ouvir do próprio Zelensky que o presidente já tem o seu esquema, o qual ele fez questão de frisar que é "único".
A utopia gerada pela própria diplomacia petista de que o Brasil teria uma fórmula para a paz foi, assim, enterrada em um único tuíte. Amorim penou doze horas em um trem para chegar a Kiev, mas foi uma viagem perdida.
Frases ditas pelo assessor ao jornal O Globo mostravam que o representante do Palácio do Planalto repetiu em Kiev os mesmos enganos do presidente Lula sobre o conflito na Europa. “Será necessário que os dois lados cheguem à conclusão de que o custo da guerra é maior do que o custo de certas concessões”, disse Amorim.
A frase, ainda que curta, repete dois erros que Lula já tinha cometido e que os ucranianos não estão dispostos a perdoar. O primeiro é afirmar que os ucranianos devem fazer concessões de território aos russos. O segundo é insinuar que a guerra segue por vontade dos ucranianos.
Melhor, portanto, Zelensky seguir com o seu único plano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Lucia
2023-05-16 19:38:12A lógica petista só funciona na cabeça de petista. Perguntem à Dilma, ela vai explicar com detalhes…
CESAR
2023-05-12 13:32:00...é e o molusco e seu aspone internacional calarem suas bocas infelizes!
Mauro Santos
2023-05-11 21:45:49E por aqui, no Brasil, a entrega da rapadura está em curso de longo prazo com ensino da língua "venezuelana" em Roraima. "Después" quando pedirem independência não digam que não avisei. Ah. E, as Forças Armadas fazendo a política do avestruz na Operação Acolhida. Acolhida do passaralho venezuelano no mesmo Modus Operandi do Kremlin na Georgia e Ucrânia.
Antonio
2023-05-11 16:34:31Zelensky, grande herói do século, faça um favor aos envergonhados brasileiros. Despache este anão idiota para Bakhmut. Não suportamos mais tanto ele quanto o chefe.
Pasmo Parvo
2023-05-11 16:34:10Mas o que é isso, dizem que o comentário não foi enviado. Mudo uma palavrinha ou outra, pra se ver se vai, e acontece essa repetição doida?
Eduardo
2023-05-11 16:32:38Parece que a imprensa brasileira acha que toda a nação brasileira é constituída de imbecis. Alimenta o egocentrista luloptista nessa palhaçada em torna’-lo um pacificador quando e’, na realidade um especialista em confrontos esquizofrênicos. Para ser eleito teve que fingir-se travestido de “paz e amor”. Tomou posse no mandato destilando ódio e vingança. Os não idiotas sabem q esse lider de barro é, na melhor das hipóteses, patético. Os novos antagonistad estão fazendo oposição confortável.
Claudio
2023-05-11 14:31:19Um país invade outro, comete crimes bárbaros, destrói cidades, massacra civis, em nome de um projeto de poder de um líder perverso e o Brasil propõe concessões por parte das vítimas. Que vergonha!
Amaury G Feitosa
2023-05-11 14:18:53Se enviarem a Esbanja vestida de abóbora atômica aos russos os caras recuam prá Moscou com medo da caganeira fatal .. haja megalomania ou esquizofrenia?
ANTONIO
2023-05-11 13:16:28Lula, com seu megalomaníaco sonho do Nobel da Paz, ele, que criou "nós contra eles" aqui no Brasil, acha que a guerra na Ucrânia pode acabar com uma conversinha um mesa de bar. Acha também que a Ucrânia, invadida e quase destruída pelos bombardeios russos vai entregar territórios para conseguir a paz. Que tal, promover a paz no Brasil e tratar de governar o pais? Chega de sonhos bobos, caia na real!
Nilton
2023-05-11 13:02:21E o megalomaníaco e seus discípulos ainda acham que ele vai ganhar o Nobel da Paz.