Zelensky celebra sanções de EUA e UE contra a Rússia
O governo Trump aplicou sanções contra as duas maiores empresas de petróleo russas; a UE adotou seu 19º pacote de restrições contra a ditadura de Putin

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, celebrou as novas sanções aplicadas por Estados Unidos e União Europeia contra a Rússia.
"Agradeço à União Europeia e a todos os Estados-membros por adotarem o forte 19º pacote de sanções.
Esta é uma demonstração de unidade europeia em um momento em que a Rússia intensifica a guerra e os ataques contra civis. As restrições visam exatamente aqueles que ajudam Moscou a continuar esta guerra: o setor de petróleo e gás, a frota paralela e o complexo industrial de defesa. Pela primeira vez, sanções foram aplicadas a plataformas de criptomoedas e esquemas de criptomoedas que a Rússia explora para contornar as restrições.
É crucial que a União Europeia, o Reino Unido e os Estados Unidos atuem em sincronia para aumentar a pressão sobre a Rússia e aproximar a paz que todos precisamos. A pressão por sanções precisa ser intensificada, e discutiremos isso hoje em Bruxelas com nossos parceiros", escreveu o presidente ucraniano no X.
Os países europeus adotaram formalmente nesta quinta-feira, 23, seu 19º pacote de sanções contra a ditadura de Vladimir Putin após a Eslováquia retirar o bloqueio às restrições.
O pacote inclui a proibição das importações de gás natural liquefeito russo e um novo mecanismo para limitar a movimentação de diplomatas russos dentro da UE.
Sanções dos EUA contra petrolíferas russas
O governo Trump aplicou na quarta, 22, sanções contra as duas maiores empresas de petróleo russas --Rosneft e Lukoil-- em resposta à recusa do ditador russo, Vladimir Putin, em pôr fim à guerra na Ucrânia.
Em comunicado oficial, o Tesouro dos EUA afirmou que as novas sanções foram necessárias em decorrência da “falta de comprometimento” da Rússia com um processo de paz na Ucrânia.
Segundo o governo Trump, a pressão degrada a capacidade de Moscou de arrecadar “recursos para sua máquina de guerra e sustentar sua economia enfraquecida”.
Zelensky também celebrou essas sanções no X.
"As novas sanções dos EUA contra as gigantes petrolíferas russas são um sinal claro de que prolongar a guerra e disseminar o terror tem um custo. E esta é uma medida justa e absolutamente merecida. É precisamente a pressão sobre a Rússia que será eficaz para alcançar a paz, e as sanções são um dos seus principais componentes.
Agradeço a Donald Trump e a toda a equipe americana por esta decisão resoluta e bem direcionada. É uma mensagem forte e muito necessária de que a agressão não ficará sem resposta.
Uma paz confiável e duradoura não tem alternativa. Agradeço a todos que compreendem isso e trabalham conosco para defender vidas e restaurar a justiça."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)