Youssef pede arquivamento de denúncia por esquema da Queiroz Galvão
A defesa de Alberto Youssef (foto) pediu ao Supremo Tribunal Federal o arquivamento da denúncia em que a Procuradoria-Geral da República o acusa de ter participado de um esquema de pagamento de propina da Queiroz Galvão a nomes graúdos da classe política, como Arthur Lira, em troca de favorecimentos na Petrobras. As investigações foram iniciadas...
A defesa de Alberto Youssef (foto) pediu ao Supremo Tribunal Federal o arquivamento da denúncia em que a Procuradoria-Geral da República o acusa de ter participado de um esquema de pagamento de propina da Queiroz Galvão a nomes graúdos da classe política, como Arthur Lira, em troca de favorecimentos na Petrobras. As investigações foram iniciadas com base na delação premiada do próprio doleiro.
De acordo com a denúncia, Youssef praticou os crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. O doleiro responde pela dissimulação da origem de 1,6 milhão de reais provenientes do esquema criminoso por meio de um contrato fictício com a empresa KFC Hidrossemeadura, pertencente a Leonardo Meirelles e ao grupo Queiroz Galvão.
O valor, diz a PGR, foi fracionado e enviado ao exterior e, depois, trazido de volta ao país por meio de operações paralelas de câmbio e devolvido a Youssef. O doleiro teria sido o responsável pela entrega da bolada a um assessor de Arthur Lira, suposto beneficiário da propina.
Ao STF, os advogados de Youssef argumentaram que o acordo de colaboração premiada firmado entre o doleiro e o Ministério Público estabelece que as penas somadas de todos os processos em que ele for réu não poderão ultrapassar 30 anos.
“Registre-se, que o acordo de colaboração premiada de Alberto Youssef permanece hígido, produzindo amplamente os seus efeitos, uma vez que o Colaborador vem cumprindo integralmente com as obrigações previstas no seu Acordo, inclusive, ressalta-se, que o ora Peticionante tem comparecido e prestado esclarecimentos em todas as oportunidades em que lhe é solicitado perante os órgãos da Justiça”, anotou a defesa.
Lira está entre os alvos da ação contestada por Youssef, embora a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo tenha pedido ao STF a rejeição da denúncia apresentada pela própria PGR no caso específico do presidente da Câmara. O parlamentar é suspeito de ter recebido propina da empreiteira Queiroz Galvão em troca de apoio de seu partido, o Progressistas, à manutenção de Paulo Roberto Costa na diretoria da Petrobras.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Onofre
2021-03-29 18:57:25Será que o Youssef está com saudades da Amanda Amante.... Lembro muito dela na CPI do Petrolão.
Danton
2021-03-29 17:23:23Esse é tb é tão inocente quanto o Lulaladrao merece ser livre para roubar,disputar cargos públicos etc.Stf,a porta da felicidade, onde o passado não existe
Maria
2021-03-29 17:07:48Que vergonha de ser brasileira. MS
MARCOS
2021-03-29 12:53:38A denuncia deve ser arquivada e o sr. Youseef deve ser indenizado em 5 bilhões de reais. Todos os políticos corruptos devem ter seus processos arquivados e reembolsados (indenizados) em 5 bilhões de reais cada um, por sua perseverança e coragem.
Vasconcellos
2021-03-29 10:58:50Agora, a porta está escancarada para todos os bandidos. Salve o STF!
Cleusa
2021-03-29 06:55:28Todos inocentes!
Voto Salva
2021-03-28 22:38:29Ja estou vendo o governo ( a população brasileira) ter de devolver os Bilhões recuperados pela Lava Jato, imagina o 💰que vai ser distribuído para manter tudo como esta, e mantar o Brasil como líder mundial da impunidade de poderosos e corruptos . 2022 vamos ter mais uma change de arrumar o pais e trazer a Lava Jato de volta turbinada, mais robusta e mais estruturada, ai sim vai ser um tal de politico corrupto fugir do Brasil.
Voto Salva
2021-03-28 22:35:36Parabéns STF, STJ e Senadores e dePUTAdos enrolados com a justiça. O Brasil esta uma zona aonde a impunidade e um ambiente de justiça totalmente destruído faz com que todos os criminosos e enrolados com a justiça e com muita grana do partido e do dinheiro vindo de caixa 2, caixa 3, propina e etc, investem nos advogados mais caros do Brasil para se livrar do crime cometido através das nuanças da lei colocado la milimetricamente pelo legislativo bun.da presa para ficarem todos livres e soltos.
André
2021-03-28 21:55:44JÁ QUE SOLTARAM E INOCENTARAM O MAIOR DE TODOS. LIBERA GERAL...ELE TEM GRANA, VAI COMPRAR UNS 4 DO STF, FÁCIL.....
ANTONIO
2021-03-28 21:19:29Ele tem os mesmos direitos de outros corruptos. Enquanto Moro não voltar...