Agência Brasil

Youssef pede arquivamento de denúncia por esquema da Queiroz Galvão

28.03.21 14:02

A defesa de Alberto Youssef (foto) pediu ao Supremo Tribunal Federal o arquivamento da denúncia em que a Procuradoria-Geral da República o acusa de ter participado de um esquema de pagamento de propina da Queiroz Galvão a nomes graúdos da classe política, como Arthur Lira, em troca de favorecimentos na Petrobras. As investigações foram iniciadas com base na delação premiada do próprio doleiro. 

De acordo com a denúncia, Youssef praticou os crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. O doleiro responde pela dissimulação da origem de 1,6 milhão de reais provenientes do esquema criminoso por meio de um contrato fictício com a empresa KFC Hidrossemeadura, pertencente a Leonardo Meirelles e ao grupo Queiroz Galvão.

O valor, diz a PGR, foi fracionado e enviado ao exterior e, depois, trazido de volta ao país por meio de operações paralelas de câmbio e devolvido a Youssef. O doleiro teria sido o responsável pela entrega da bolada a um assessor de Arthur Lira, suposto beneficiário da propina.

Ao STF, os advogados de Youssef argumentaram que o acordo de colaboração premiada firmado entre o doleiro e o Ministério Público estabelece que as penas somadas de todos os processos em que ele for réu não poderão ultrapassar 30 anos.

Registre-se, que o acordo de colaboração premiada de Alberto Youssef permanece hígido, produzindo amplamente os seus efeitos, uma vez que o Colaborador vem cumprindo integralmente com as obrigações previstas no seu Acordo, inclusive, ressalta-se, que o ora Peticionante tem comparecido e prestado esclarecimentos em todas as oportunidades em que lhe é solicitado perante os órgãos da Justiça”, anotou a defesa.

Lira está entre os alvos da ação contestada por Youssef, embora a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo tenha pedido ao STF a rejeição da denúncia apresentada pela própria PGR no caso específico do presidente da Câmara. O parlamentar é suspeito de ter recebido propina da empreiteira Queiroz Galvão em troca de apoio de seu partido, o Progressistas, à manutenção de Paulo Roberto Costa na diretoria da Petrobras.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse é tb é tão inocente quanto o Lulaladrao merece ser livre para roubar,disputar cargos públicos etc.Stf,a porta da felicidade, onde o passado não existe

  2. A denuncia deve ser arquivada e o sr. Youseef deve ser indenizado em 5 bilhões de reais. Todos os políticos corruptos devem ter seus processos arquivados e reembolsados (indenizados) em 5 bilhões de reais cada um, por sua perseverança e coragem.

  3. Ja estou vendo o governo ( a população brasileira) ter de devolver os Bilhões recuperados pela Lava Jato, imagina o 💰que vai ser distribuído para manter tudo como esta, e mantar o Brasil como líder mundial da impunidade de poderosos e corruptos . 2022 vamos ter mais uma change de arrumar o pais e trazer a Lava Jato de volta turbinada, mais robusta e mais estruturada, ai sim vai ser um tal de politico corrupto fugir do Brasil.

  4. Parabéns STF, STJ e Senadores e dePUTAdos enrolados com a justiça. O Brasil esta uma zona aonde a impunidade e um ambiente de justiça totalmente destruído faz com que todos os criminosos e enrolados com a justiça e com muita grana do partido e do dinheiro vindo de caixa 2, caixa 3, propina e etc, investem nos advogados mais caros do Brasil para se livrar do crime cometido através das nuanças da lei colocado la milimetricamente pelo legislativo bun.da presa para ficarem todos livres e soltos.

  5. ABRIRAM A PORTEIRA. ESSE MECANISMO É UMA ORCRIM QUE TENTARÁ LIVRAR A CARA DE TODOS OS ENVOLVIDOS. O LIRA É O MAIOR BENEFICIÁRIO DEPOIS DO LULA, POIS ALÉM SER COLOCADO NA LINHA DE SUCESSÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA TEM AS SUAS BRONCAS EM BANHO MARIA, COM ALGUMAS JÁ SENDO PEDIDO ATÉ REJEIÇÃO AO STF. ESTE PAÍS É UMA VERGONHA. MAS DO QUE NUNCA TEMOS QUE ELEGER ALGUÉM QUE PONHA ORDEM NESSA BAGAÇA E FAZER UMA MUDANÇA SIGNIFICATIVA NO CONGRESSO EM 2022. ESSA MUDANÇA PASSA POR MORO COMO PRESIDENTE.

    1. É falta de educação escrever seu comentário em maiúsculas. Gritar com todos que estão neste site não significa, necessariamente, que você está sendo ouvido pelo STF. Só as ruas lhes redimirão.

  6. Depois que anularam as provas apuradas, indiscutíveis e claras do corrupto mor da República, para que ficar com picuinhas com peixe miúdo deste sólido esquema de corrupção desta ilha de Vera Cruz também conhecida como Brasil? Inocenta todos.

Mais notícias
Assine agora
TOPO