Crusoé
17.09.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    Volta dos radares nesta segunda-feira aumenta tensão entre caminhoneiros

    Os caminhoneiros, que não conseguiram emplacar uma greve no final do ano, acompanham de perto o vaivém de decisões judiciais sobre a instalação de radares nas rodovias brasileiras. O desfecho pode complicar negociações com o governo a partir de janeiro. No dia 11, a Justiça Federal suspendeu a determinação do governo que havia proibido os...

    Redação Crusoé
    2 minutos de leitura 22.12.2019 19:00 comentários 10
    Greve de caminhoneiros
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    Os caminhoneiros, que não conseguiram emplacar uma greve no final do ano, acompanham de perto o vaivém de decisões judiciais sobre a instalação de radares nas rodovias brasileiras. O desfecho pode complicar negociações com o governo a partir de janeiro. No dia 11, a Justiça Federal suspendeu a determinação do governo que havia proibido os aparelhos de controle de velocidade e deu prazo de 72 horas para os equipamentos serem religados.

    A Advocacia-Geral da União recorreu e a Justiça ampliou para esta segunda-feira, 23, o prazo para que a Polícia Rodoviária Federal retome o uso de radares estáticos, móveis ou portáteis. Em grupos de WhatsApp, caminhoneiros reclamam da volta da fiscalização eletrônica bem na véspera do Natal.

    Apesar da chiadeira da categoria, o presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos, Diumar Bueno, afirma que a retirada de radares nunca foi prioridade de negociações do setor. “O tema entrou no nosso circuito de debates, mas nunca foi pauta para manifestações. Somos institucionalmente favoráveis ao controle de velocidade, mas com critérios, e não de forma aleatória como vinha sendo feito”, explica Diumar.

    Diários

    Vice de Rubio diz esperar que o Brasil "contenha" o "descontrolado Moraes"

    Redação Crusoé Visualizar

    Uma república moribunda

    Dennys Xavier Visualizar

    Quando cairão os juros no Brasil?

    José Inácio Pilar Visualizar

    Janja chegará a Nova York três dias antes de Lula

    Redação Crusoé Visualizar

    INAC sobre PEC da Blindagem: "Criação de uma verdadeira casta"

    Redação Crusoé Visualizar

    "O custo de aplicar a Magnitsky é muito baixo para Trump"

    João Pedro Farah Visualizar

    Mais Lidas

    Ao agradar os dois lados, Hugo Motta trai a ambos

    Ao agradar os dois lados, Hugo Motta trai a ambos

    Visualizar notícia
    Bolsonaro condenado

    Bolsonaro condenado

    Visualizar notícia
    "Contrato está em andamento", diz Caixa sobre Eduardo Bueno

    "Contrato está em andamento", diz Caixa sobre Eduardo Bueno

    Visualizar notícia
    Escândalo do INSS: PT no Senado requenta narrativa em defesa do governo

    Escândalo do INSS: PT no Senado requenta narrativa em defesa do governo

    Visualizar notícia
    INAC sobre PEC da Blindagem: "Criação de uma verdadeira casta"

    INAC sobre PEC da Blindagem: "Criação de uma verdadeira casta"

    Visualizar notícia
    Janja chegará a Nova York três dias antes de Lula

    Janja chegará a Nova York três dias antes de Lula

    Visualizar notícia
    JD Vance homenageia Charlie Kirk e faz alerta sobre "violência política"

    JD Vance homenageia Charlie Kirk e faz alerta sobre "violência política"

    Visualizar notícia
    Lula ataca "elite médica" em mutirão de hospital universitário

    Lula ataca "elite médica" em mutirão de hospital universitário

    Visualizar notícia
    O Brasil precisa abandonar a esperança

    O Brasil precisa abandonar a esperança

    Visualizar notícia
    "O custo de aplicar a Magnitsky é muito baixo para Trump"

    "O custo de aplicar a Magnitsky é muito baixo para Trump"

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    caminhoneiros

    Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos

    Diumar Bueno

    greve

    Polícia Rodoviária Federal

    radares

    < Notícia Anterior

    Novo secretário de Assuntos Estratégicos vai ficar para 2020

    22.12.2019 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Funcionário da Telefônica cita denúncia de 2016 envolvendo empresa de Lulinha

    23.12.2019 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar

    Redação Crusoé

    Suas redes

    Twitter Instagram Facebook

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Paulo

    2019-12-23 12:49:30

    Só bandido é a favor de retirar os radares.


    Luis

    2019-12-23 12:30:52

    A favor controle de velocidade. Deve haver padrões de velocidades junto às PRF (55 Km/h). Os controladores de velocidades municipais ao lado das BRs atrapalham. Parte dos grandes valores que arrecadam devem ser investidos na retirada de todos os buracos e problemas na pavimentação asfáltica. Não vi em outro lugar tanta fiscalização eletrônica do q no MS. As fiscalizações deveriam ser francamente ostensivas e os radares totalmente sinalizados para se atingir o objetivo de conscientização .


    Carlos

    2019-12-23 11:55:05

    Tem que negociar com a Justiça Federal. O Juiz quer governar por meio de liminares... Agora se virem !


    Aparecida

    2019-12-23 11:47:42

    A retirada dos radares seria por medo dos caminhoneiros? Kkkkkk


    Adriano

    2019-12-23 11:37:30

    Uma coisa é radar. Outra são as armadilhas, as tocaias com agentes escondidos em moitas, que são feitas pelos órgãos fiscalizadores. Porque o limite de velocidade em um posto de polícia rodoviária precisa ser de 40km/h, por exemplo?


    José s.

    2019-12-23 10:50:49

    Acho uma necessidade a existência dos radares como também exigir das concessionárias que construam a 3a. pista onde necessário. No trecho da rodovia que eu uso, só vejo maquiarem. Pintam faixas, plantam e cortam grama. Cadê as 3a. pistas? Notadamente na BR 277 no Paraná.


    Sérgio

    2019-12-23 10:49:48

    Se todos os motoristas fossem realmente sérios cumpridores da lei, não haveria a necessidade de radar, pronto falei.


    Enrique

    2019-12-23 10:34:15

    Infelizmente a pseudo Justiça se intrometendo novamente. Mas existe uma forma de atender esta determinação. Basta determinar que deverá existir uma informação na pista antes do radar, numa distância a ser fixada (por exemplo 500 mts.). Com isso o efeito "armadilha" que é a principal queixa será eliminada. Os radares "papa níquel" deixarão de existir.


    João

    2019-12-23 10:13:29

    A preocupação dos governos nunca foi com segurança nas estradas. Fosse esse o real interesse nossas estradas não estariam nas condições que se encontram. O mesmo radar que limita a velocidade, corretamente, é o mesmo que favorece a abordagem dos caminhões por marginais que circulam pelas rodovias á espera de suas presas. Os governos fariam um bom trabalho pela segurança investindo em sinalizações adequadas, construção de acostamentos e monitoramento das vias.


    Luiz

    2019-12-23 10:10:16

    Sem uma padronização deixando visíveis e iguais , e melhores sinalização , essa industria de multas é um roubo institucionalizado , e essa confederação com esse presidente nunca representou os caminhoneiros , é só um sindicato que levava o dinheiro .


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Paulo

    2019-12-23 12:49:30

    Só bandido é a favor de retirar os radares.


    Luis

    2019-12-23 12:30:52

    A favor controle de velocidade. Deve haver padrões de velocidades junto às PRF (55 Km/h). Os controladores de velocidades municipais ao lado das BRs atrapalham. Parte dos grandes valores que arrecadam devem ser investidos na retirada de todos os buracos e problemas na pavimentação asfáltica. Não vi em outro lugar tanta fiscalização eletrônica do q no MS. As fiscalizações deveriam ser francamente ostensivas e os radares totalmente sinalizados para se atingir o objetivo de conscientização .


    Carlos

    2019-12-23 11:55:05

    Tem que negociar com a Justiça Federal. O Juiz quer governar por meio de liminares... Agora se virem !


    Aparecida

    2019-12-23 11:47:42

    A retirada dos radares seria por medo dos caminhoneiros? Kkkkkk


    Adriano

    2019-12-23 11:37:30

    Uma coisa é radar. Outra são as armadilhas, as tocaias com agentes escondidos em moitas, que são feitas pelos órgãos fiscalizadores. Porque o limite de velocidade em um posto de polícia rodoviária precisa ser de 40km/h, por exemplo?


    José s.

    2019-12-23 10:50:49

    Acho uma necessidade a existência dos radares como também exigir das concessionárias que construam a 3a. pista onde necessário. No trecho da rodovia que eu uso, só vejo maquiarem. Pintam faixas, plantam e cortam grama. Cadê as 3a. pistas? Notadamente na BR 277 no Paraná.


    Sérgio

    2019-12-23 10:49:48

    Se todos os motoristas fossem realmente sérios cumpridores da lei, não haveria a necessidade de radar, pronto falei.


    Enrique

    2019-12-23 10:34:15

    Infelizmente a pseudo Justiça se intrometendo novamente. Mas existe uma forma de atender esta determinação. Basta determinar que deverá existir uma informação na pista antes do radar, numa distância a ser fixada (por exemplo 500 mts.). Com isso o efeito "armadilha" que é a principal queixa será eliminada. Os radares "papa níquel" deixarão de existir.


    João

    2019-12-23 10:13:29

    A preocupação dos governos nunca foi com segurança nas estradas. Fosse esse o real interesse nossas estradas não estariam nas condições que se encontram. O mesmo radar que limita a velocidade, corretamente, é o mesmo que favorece a abordagem dos caminhões por marginais que circulam pelas rodovias á espera de suas presas. Os governos fariam um bom trabalho pela segurança investindo em sinalizações adequadas, construção de acostamentos e monitoramento das vias.


    Luiz

    2019-12-23 10:10:16

    Sem uma padronização deixando visíveis e iguais , e melhores sinalização , essa industria de multas é um roubo institucionalizado , e essa confederação com esse presidente nunca representou os caminhoneiros , é só um sindicato que levava o dinheiro .



    Notícias relacionadas

    Vice de Rubio diz esperar que o Brasil "contenha" o "descontrolado Moraes"

    Vice de Rubio diz esperar que o Brasil "contenha" o "descontrolado Moraes"

    Redação Crusoé
    17.09.2025 15:12 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Uma república moribunda

    Uma república moribunda

    Dennys Xavier
    17.09.2025 14:34 5 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Quando cairão os juros no Brasil?

    Quando cairão os juros no Brasil?

    José Inácio Pilar
    17.09.2025 11:19 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Janja chegará a Nova York três dias antes de Lula

    Janja chegará a Nova York três dias antes de Lula

    Redação Crusoé
    17.09.2025 10:39 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso