Adriano Machado/Crusoé

Exército chamado para concluir obra

10.08.19 15:42

O presidente Jair Bolsonaro (foto) visita o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, 12, para a entrega de trechos duplicados da BR-116, que liga Guaíba a Pelotas.

A obra começou no primeiro governo Dilma Rousseff, e a previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes é que ela seja finalizada até 2021.

Um trecho de 10 quilômetros teve de ser terminado pelo Exército, depois que a empreiteira responsável abandonou o trabalho. Em visita às obras na semana passada, o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, admitiu que outros também podem ser abandonados pelas construtoras contratadas e o Exército deve assumir o serviço.

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  1. ... continuando, me desculpo pela ordem inversa dos textos,...A desburocratização, modernização das leis trabalhistas, redução das cargas tributárias, incentivo à capacitação de mão de obra, e assim por diante, seriam mais benéficos ao país do que o simples “emprego das forças armadas”.

  2. ... continuando... O governo, como de costume, é o principal responsável pela demora: licitações com projetos incompletos e mal feitos, que demandam aditamentos e geração de maiores custos; uma legislação que propicia as falcatruas, como direcionamento de licitações, criação de aditamentos desnecessários, estruturas de fiscalização corruptas, são exemplos de práticas comuns nessa área de obras de estradas. O foco do governo precisa ser revisto. Tenha certeza disso. ...

  3. Embora seja uma notícia boa para a região, que contará com uma estrada acabada, apresenta 2 problemas: 1. Se trata de um desvio de função dos batalhões de engenharia do exército, o que pode denotar que há, ali, capacidade ociosa e, 2. Se trata de o poder público estar assumindo uma tarefa que deve ser feita pelos profissionais e empresas de engenharia, gerando empregos para muita gente, além de arrecadação de impostos. Como engenheiro, não posso concordar cegamente com esta solução.

  4. Acho muito proveitoso para o Brasil se o exército pudesse agora tocar essas obras de rodovias paradas pelo Brasil afora e após, rever esses contratos com as empresas para não acontecer esses verdadeiros descalabros da mobilidade pública.

  5. Na verdade isso deveria ser adotado no Brasil inteiro. Custa muito mais barato já que não há corrupção, a qualidade é muito superior e como consequência, a durabilidade..

    1. Exército não existe para construir estradas. Enquanto isso as fronteiras estão abandonadas onde os traficantes entram com drogas e armas. Cada um cumprindo a sua obrigação

    2. Alberto, concordo contigo. As estradas feitas pelo Exército Brasileiro tem uma qualidade muito superior às melhores feitas por empreiteiras. Mas não acho que isso seja uma tarefa a ser desempenhada pelas Forças Armadas. Salvo em casos emergenciais.

  6. O Exército,sempre a ajudar sem alarde.O nordéste e norte são sempre os privilegiados e agora o sul,reclamam do que mesmo? O Presidente está sendo ameaçado de morte em Pelotas,tem que dobrar a segurança.

  7. Aí, presidente. Acertou em cheio nessa e, o que é certo tem que ser honesta e justamente reconhecido. Obra parada degradando no tempo é crime contra o País e atentado contra o Povo. Só não pode amarelar na busca dos que nos causaram o prejuízo, tem que exigir a reposição deste ao erário e a devida denúncia e punição pelos crimes cometidos. Mas nessa acertou no alvo. Aprovadíssimo.

  8. Não será a primeira nem a última estrada que o Exército Brasileiro constrói. Mesmo sem as melhores máquinas fazem seu serviço com perfeição, por cerca de 30% do valor médio das construtoras. E por falar no EB, assim como a Marinha e a Aeronáutica, foram três exceções, entre as instituições que não ou pouco foram contaminadas pela esquerda brasileira. Se portaram com altivez até mesmo após a criação da Comissão da Mentira, e conseguiram quase por milagre, manter sua lealdade ao governo. Palmas !

    1. Amigo, somente pontuando: Exército não precisa pagar impostos nem salários. Não tem os custos burocráticos que a iniciativa privada tem, como processos trabalhistas, despesas compra de EPIS, contabilidade, etc. os equipamentos são da União e os custos de depreciação também. A alimentação dos funcionários é feita pelo exército, que já tem verbas para tal. Solução de verdade seria revisar as leis de licitações, como a 8666, reduzindo a possibilidade de falcatruas das empresas e do governo...

  9. Empresa abandona a obra sem mais nem menos? Temos que agradecer ao Exército por terminar o trabalho que outros brasileiros deveriam fazer, e correr atrás dos idiotas energúmenos que ficaram com dinheiro do Estado ao invés de trabalhar.

  10. Não entendo por qual razão a engenharia do exercito não foi designada para reparar a ponte sobre o Rio Mojú, no Pará, o que está causando um enorme prejuízo para a economia do Pará.

    1. Ah tá, as estradas eram perfeitas desde 2003. Teu chefe tá E-N-J-A-U-L-A-D-O!

  11. Que o exército acabe com a obra STF. Em vez de 10 são 11 obstáculos ao crescimento do Brasil. Sem a necessária confiança um país não anda.

    1. Concordo. Tenho saudade do tempo que os milicos mandavam e se faziam respeitar. Me aponte um milico milionário. Em compensação quantos políticos e outros funcionários públicos enriquesseram e ainda enriquecem e os patrões das atividades públicas a maioria com uma passivo fiscal e trabalhista impagável.

  12. essas coisas o Jornal Nacional, a Globo News, o Eduardo Barão, o chatonildo do Reinaldo Azevedo não repercutem .... será porquê ?

  13. Usar o exército para fazer trabalho de empresa privada não gera emprego e nem renda. Vai contra o crescimento econômico do país. Bozistas indo contra os próprios princípios defendidos pela direita. Depois reclamam quando são chamados de apedeutas.

    1. Odete. Vamos concordar na nossa alta de consenso sobre o tema. Não creio que isso seja função do exército. Para os Bozistas abaixo, vocês estão indo contra a cartilha liberal do governo. Nenhuma novidade aqui. Este governo não é liberal, mas sim patrimonialista.

    2. Não vai contra o crescimento do país não, Jose. Nós remuneramos os soldados também e isso é igualmente emprego gerado. O que vai contra o crescimento do país e a favor do prejuízo do povo é obra parada degradando no tempo. O presidente acertou nessa e, o que é certo deve ser honestamente reconhecido. Ele só não pode amarelar na busca dos que nos causaram o prejuízo, tem que exigir a reposição deste ao erário e a devida punição pelos crimes cometidos. Mas nessa ele acertou em cheio! Aprovado.

    3. A esquerdalha sendo proibida de comentar qdo o assunto é produção e coisa pública honesta. Deixem p se manifestar qdo o assunto é cadeia e corrupção. Aí sim são experts.

    4. verdade ... tinha que abrir nova licitação, superfaturada obviamente, pra financiar a campanha do Bozo em 2022 !!! Era assim que funcionava com os petralhas né José?

  14. Se fossemos prender, todos os trambiqueiros da nação, tem que abrir no mínimo mais umas 300 mil vagas no sistema prisional. Isso é fato, não um devaneio!

  15. Há urgente necessidade de se abrir à concorrência internacional , toda obra pública. Além de ter seguro contra fraudes e explosão imotivada de custos. Tudo isso tem nome: ROUBO.

  16. Acabaram os vergonhosos aditamentos, que triplicavam o valor das obras, já não interessa mais às empreiteiras. Precisam ser INVESTIGADAS, NÃO PODEM ABANDONAR PURA E SIMPLESMENTE!

  17. Diante do quadro deixado pelo PT e da corrupção generalizada, a atuação do Exército é mais do que justificável e aplaudível, mas o Exército não é empresa de engenharia e não possui a estrutura e organização para que se ganhe escala continuamente e se inove, inclusive pq a competição tem um papel importante neste processo, coisa a que o Exército não está exposto. Deveria ser a arma secreta para entrar em campo quando o mercado falha.

    1. Conversar com bozista já é baixar ao nível da mediocridade máxima.

    2. Vamos baixar mais o nível aí, pessoal! É baixar mesmo.

    3. Marcelo..Você é apenas mais um exemplo de um Bozista apedeuta. Quem entende de merda é o teu dono, seu cachorro idiota.

    4. Você está se contradizendo. Segundo a direita, o mercado nunca falha.

  18. Elas seriam capazes de pagar salários mais altos do que as empresas privadas, oferecer preços mais baixos e ainda serviços melhores. É uma maravilha, exceto que na realidade se verifica exatamente o contrário, por algum motivo inexplicável o Estado não tem condição de concorrer com o setor privado. Será que é corrupção, salários muito acima da média do setor privado, funcionários defasados pq não podem ser demitidos e não querem nada com a dureza? Ou será que é pq o capitalismo é malvado?

  19. Desta forma, se for verdade que as empresas capitalistas estão cobrando muito caro pelo serviço e com uma margem de lucro muito alta, então a concessionária do governo seria capaz de disputar com elas no mercado e levar os contratos cobrando um preço mais baixo e oferecendo um serviço melhor. Afinal, se o lucro é uma aberração msm, então empresas públicas têm uma vantagem competitiva sobre as empresas privadas pq não precisam dar lucro.

  20. Portanto, o consumidor paga mais caro por serviços públicos de duas formas: preço e qualidade do serviço. Ele paga mais caro por causa da ineficiência e da corrupção, mas tb pq os serviços oferecidos são de qualidade pior do que a oferta do setor privado. O Estado até poderia operar, mas em forma concorrencial, montando um concessionária, por exemplo, para concorrer no mercado e poder explorar serviços públicos.

  21. Ninguém, este é o problema do setor público, é o mesmo que colocar a raposa para tomar conta do galinheiro, pq é o Estado que contrata e fiscaliza as obras, qual é o incentivo dele para ser eficiente, qual é o incentivo para que empreiteiros, funcionários e empregados públicos não superfaturem as obras? Se uma concessão é feita pelo menor preço, então o setor privado tem incentivo para ser eficiente, senão vai perder dinheiro se o custo da obra for maior que a receita.

  22. Porque as empresas estão abandonando as obras? Elas faliram? Ou o governo não pagou a conta? A matéria não explica. O exército deveria ser usado somente em áreas onde o uso do setor privado para estes serviços fosse inviável do ponto de vista financeiro, tal como nos setores mais afastados da Amazônia. O governo está indo contra a sua própria receita liberal. Nenhuma novidade aqui. Este governo nunca foi liberal de fato.

    1. Porque se envolveram no novelo de corrupção junto com PSDB PT e sua gangue de apoio, foram, finalmente, pegas com a boca na botija e faliram. Precisa desenhar?

  23. Será que a propina cobrada pelos corruptos, mais a margem de lucro dos empreiteiros é menor do que a margem de lucro que o setor privado cobraria para obter as concessões para explorar serviços públicos? Uma empresa privada que obtém um contrato de cessão pode ter o mesmo rompido se não oferecer um bom serviço e preços em linha com as demais concorrentes no mercado. Mas e o setor público, quem é que pode romper o contrato com ele se houver superfaturamento ou serviços ruins?

  24. É assim que o petróleo da Petrobras se transformou em propina, através de obras públicas superfaturadas. Este é provavelmente o maior engodo dos "capitalistas" brasileiros, as riquezas extraídas foram embora e não voltam mais, enquanto isto os recursos obtidos através da venda delas que deveria ter sido revertido para o país e a população foi parar no bolso de corruptos. Nem tudo o que reluz é ouro, quanto maior o projeto, mais propina para os corruptos.

  25. O que é que ocorreu com as obras para os estádios da Copa do Mundo? Não foram todas objeto de superfaturamento? E as obras para o parque olímpico? A corrupção no Brasil sempre passou pela construção civil, desde a construção de Brasília, até os dias de hj, as obras públicas construíram verdadeiros impérios e fortunas. É assim que as riquezas do solo brasileiro foram desviadas para o bolso dos corruptos, ao invés de gerar desenvolvimento e melhor qualidade de vida.

  26. Mais curioso ainda é que havia obras da Petrobras que estavam incluídas no PAC e todo mundo sabe pq elas não foram concluídas. Se os investimentos em refinarias feitos pela Petrobras eram só uma fachada para desviar recursos públicos, qual é a suspeita que recai sobre o PAC? Era na verdade um legítimo Programa de Aceleração da Corrupção, quanto mais obras, mais dinheiro público e, consequentemente, mais propina para os corruptos.

  27. Pois é, Lula disse que Dilma era a mãe do PAC, está mais para madrasta. Vale ressaltar que, apesar de toda a choradeira por causa da Lavajato, boa parte das obras do governo Dilma que terminaram abandonadas já vinha da época do governo Lula, o PAC 2 foi lançado como um remendo do PAC 1 e aumentou ainda mais os gastos previstos. O PAC 1 foi lançado no início do segundo governo Lula, ou seja, quando o que não faltava era dinheiro, mas mesmo assim as obras estranhamente não cumpriram os prazos.

  28. Ja que o Exercito tem que assumir obras hiper faturadas devem assumir o STF ate colocar 11 Ministros corretos, honestos e com no minimo 15 anos como juiz federal e ter a ficha limpissima. Tanto o Senado como o Congresso vao ter que ficar quietos e deixar o Governo limpar toda esta lama.

    1. Apoio integral. E o stf ser controlado administrativamente por um colegio de presidentes de tribunais estaduais e federais.

  29. Pode se aplicar essa solução de forma emergencial. A finalidade da engenharia das forças armadas é definida na Constituição. Melhor tratar da moralização dos contratos que o desgoverno lulopetistas esculhambaram.

  30. Enquanto vai construindo as rodovias inacabadas do período anterior, sugiro ao Sr Tarcísio de Freitas, que convoque todas construtoras para acompanhar o serviço e ensina-las técnica e economicamente como construí-las. O custo do exército deve servir de base para novas obras.

    1. As construtoras ficaram amarradas em negociatas e comissoes improprias que afetaram as planilhas de custo e a unica forma delas atingirem as margens planejadas ( pois empresas visam lucro) foram cortando custo na qualidade do material impregado na obra, na composicao do material, na quantida usada na obra. Comparando espessura do asfalto nas estradas e ruas brasileiras com as dos USA, fica obvio isso, e la nao tem tanta chuva com aqui, ou seja era para usar mais material na obra.

    2. Não acredito que isso tenha ocorrido por incompetência das construtoras, isso ocorreu por incompetência da gestão petista e coloque-se aí também os casos inúmeros de corrupção. Então isso não incapacita as construtoras em executar ou em a aprender com os militares, pelo contrário, acredito eu.

  31. Se as obras enrolaram, em virtude com certeza, de esquema de corrupção da infeliz época da grande pesquisadora eólica que planejava estocar vento, DILMANTA, só pode ter corrupção na parada. Ainda bem que está aí o Exército com sua equipe de engenharia pra concluir essa merda inacabada.

  32. Nada contra que o exército construa obras de infraestrutura como neste caso. É de conhecimento geral que as obras do tempo do Império Romano e que estão algumas ainda em uso até hoje! Foram feitas pelas suas legiões, portanto não é nenhuma novidade.

    1. País sem capital para investimento em infraestrutura da nisso.

    2. Nao e novidade, mas nao e responsabildade do exercito, no Brasil sempre foi assim, atrasar e dificultar obras custeados pelo governo, para la na frente pedir mais verba para concluir as obras, superfaturar e embolsar mais dinheiro. Como os projetos da OCRIM travaram na ultima eleicao e estao caindo aos poucos, as empresas que estavam metidas nessas maracutais estao pulando fora com o que conseguiram embolsar. Follow the money dessas empresas e descobriremos tudo PF, MPF e Ministro Sergio Moro.

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