MRE

Vacina chinesa pode gerar atrito entre Bolsonaro e Piñera

28.11.20 10:01

O Instituto Butantan, laboratório do governo de São Paulo que produzirá no Brasil a Coronavac, vacina chinesa criticada por Jair Bolsonaro, já recebeu manifestações de interesse dos governos da Argentina e do Peru. O Instituto também vai participar da concorrência internacional da Organização Pan-Americana de Saúde, OPAS, para fornecer vacinas aos demais países da América Latina.

As doses fabricadas em São Paulo podem fazer parte ainda do acordo que o governo chileno de Sebastián Piñera – hoje aliado de Jair Bolsonaro – tenta costurar com a Sinovac chinesa. Há algumas semanas, um alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores do Chile se encontrou com executivos chineses nos Emirados Árabes Unidos. Uma fonte a par das negociações acredita que a logística da vacina a partir de São Paulo pode ser mais viável, caso Santiago bata o martelo em favor da compra do imunizante chinês.

“Nós decidimos não politizar a questão da vacina”, assegura um integrante do governo chileno ouvido, sob reserva, por Crusoé.

A postura de Jair Bolsonaro com relação às vacinas contra a Covid-19 vem sendo acompanhada de perto pelos principais meios de comunicação do país. A prioridade zero de Santiago é a vacinação com componentes que sejam seguros e eficazes, independentemente da origem da substância, o que contraria frontalmente o discurso de Bolsonaro.

A falta de coordenação entre os países da região em políticas conjuntas para enfrentamento da pandemia tem incomodado Piñera, primeiro e atual presidente do Prosul, organismo criado em 2019 para a integração na América do Sul.

Não seria a primeira rusga entre o chileno e o mandatário brasileiro. Em agosto do ano passado, o chefe do Planalto bateu o pé para não receber aviões de combate a incêndios na Amazônia bancados com dinheiro doado pelo governo de Emmanuel Macron, da França, em um acordo que havia sido costurado por Piñera com países do G7.

À época, o presidente chileno havia combinado com líderes de países ricos que estava disposto a receber recursos e coordenar uma operação de ajuda a nações vizinhas que enfrentavam incêndios na floresta amazônica. Com a recusa do Planalto, Piñera ficou em uma saia justa. A negociação colocou o Chile no meio do fogo cruzado entre Bolsonaro e o presidente francês.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Aaaahhh.... confirma-se: a ""cloroquina"" do tratamento do broncossauro foi na verdade o coquetel de anticorpos, o mesmíssimo usado anteriormente pelo trumpossauro-agente-laranja, que o cucaracha ñ deixaria de imitar e copiar, é claro!!! A "propaganda" da ""cloroquina"" é só p/ q os BRASILEIROS a consumam fartamente e ele possa assim justificar a subtração monstro do erário repassada aos verde-olivas p/ q fabricassem milhões de comprimidos q não servem p/ absolutamente nada no caso da covid19!!!

  2. Cansei de ouvir falar de Bolsonaro. Se arrependimento matasse eu já estaria morta. Votei nele porque achei que Sérgio Moro seria valorizado. Ele tentou destruir Sérgio Moro é está destruindo o país, conceitos de boa educação, etiqueta. Sem comentários. Por que ninguém no governo faz nada? Estão esperando janeiro para o Rodrigo Maia tentar ser presidente? Derrotar a chapa?

    1. Pra um marmanjo na idade dele eu teria outras palavras pra definí-lo.

  3. Nenhum mandatário de verdade dará atenção a esse zé-pirracinha-encrenqueiro-boçalnato-broncossauro VERGONHA DO BRASIL!!!! Cheeeeeeega desses tipinhos marginais há quase 2 décadas infestando a Presidência do BRASIL!!!! Ninguém aguenta mais essa laia!!!!

  4. Quando nos livraremos desse pesadelo!!!! Esse presidente Bolsonero não me representa. onde estão nossos representantes no Congresso? Ninguém se mexe. Cadê a oposição?

    1. NÃO TEMOS COM IMPEDIR ESSE PRESIDENTE DE EXERCER A PRESIDÊNCIA ATRAVÉS DA CONSTATAÇÃO DE LOUCURA CRÔNICA?

  5. Infelizmente o comportamento do presidente brasileiro em relação à política externa é o mesmo de um macaquinho em loja de louças. Desculpaê, meu pobre macaquinho.

  6. Onde esse estrupicio não causa confusão? Que coisa! Só pode ser algum desvio de caráter. Alguma compulsão, sei lá. Com a palavra os psiquiatras.

    1. Perfeita a sua opinião. Faço dela, as minhas palavras.

Mais notícias
Assine
TOPO