Vem aí a dupla Milei e Kast
Chileno poderá ganhar a preferência de Donald Trump pois irá comandar uma economia mais aberta e estável que a da Argentina
O presidente eleito do Chile, Jose Antonio Kast (foto), viajou para Buenos Aires para se encontrar com o argentino Javier Milei nesta terça, 16.
"Parabéns. Foi glorioso", afirmou Milei ao abraçar o chileno.
Em seguida, Kast cumprimentou Karina Milei, irmã do presidente e sua chefe de gabinete.
Milei e Kast ainda gravaram um vídeo para as redes sociais encostando em uma motosserra em cima da mesa.
A escolha da Argentina como primeiro destino internacional do presidente eleito do Chile é previsível.
Pela proximidade, pela fronteira compartilhada e pelas relações econômicas, Buenos Aires costuma ser o destino escolhido dos chilenos vitoriosos nas eleições.
Mas pode-se esperar muto mais dessa dupla a partir de março, quando Kast assumirá a presidência do Chile.
Milei, aliás, já confirmou presença.
"Milei e Kast prometem um relançamento muito forte das relações bilaterais. Havia muitas questões que estavam sendo adiadas por causa das diferenças ideológicas entre Milei e o presidente chileno Gabriel Boric. Entre elas estão a construção de estradas, investimentos em mineração, em energia e questões de imigração", diz o cientista político argentino Patricio Giusto, da Universidade Nacional de La Plata.
Para Giusto, ainda existe a possibilidade de que Kast se torne a principal referência de direita na região para o presidente americano Donald Trump, uma vez que a economia chilena é mais aberta e dinâmica que a da Argentina.
"Kast poderá se transformar em uma nova referência da nova direita para Trump, substituindo Milei no futuro. Isso porque o Chile sempre foi um país estável, com uma economia muito aberta e um sócio estratégico nas questões de defesa e segurança para os americanos", diz Giusto.
Livre comércio
Milei e Kast são adeptos do livre comércio, da responsabilidade fiscal e da ideia de que o Estado pode ser um obstáculo ao crescimento econômico.
Eles também compartilham a ojeriza ao ditador da Venezuela, Nicolás Maduro.
Kast já chamou Maduro de "narcoditador" e defendeu que ele deveria deixar o poder e pagar com a cadeia por seus atos.
Milei já usou as palavras "ditador sanguinário" e "socialista empobrecedor" para Maduro.
Durante o encontro na Casa Rosada, Milei e Kast traçaram um roteiro de trabalho conjunto.
Suas prioridades serão segurança regional e de fronteiras, combate ao crime organizado transnacional, promoção do comércio e dos investimentos, e cooperação econômica.
"Os princípios orientadores que irão reger esta nova etapa das relações bilaterais serão, acima de tudo, a defesa da liberdade, da vida e da propriedade privada", afirma uma nota divulgada pelo governo argentino.
A frase espelha os princípios do pai do liberalismo, o britânico John Locke.
A dupla ainda vai dar muito o que falar.
E, se for bem-sucedida, permitirá boas comparações com o presidente Lula ao longo do ano que vem, quando o Brasil terá novas eleições.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)