Uribe se junta ao grupo de ex-presidentes encrencados da América Latina
A Suprema Corte da Colômbia pediu nesta terça, 4, a prisão provisória do ex-presidente Álvaro Uribe (foto). Aos 68 anos e ocupando o cargo de senador, ele é acusado de suborno e manipulação de testemunhas em um processo contra o senador de esquerda Ivan Cepeda. Em uma guinada da Justiça, o parlamentar foi absolvido, mas...
A Suprema Corte da Colômbia pediu nesta terça, 4, a prisão provisória do ex-presidente Álvaro Uribe (foto). Aos 68 anos e ocupando o cargo de senador, ele é acusado de suborno e manipulação de testemunhas em um processo contra o senador de esquerda Ivan Cepeda. Em uma guinada da Justiça, o parlamentar foi absolvido, mas uma investigação foi aberta contra Uribe, que teria pressionado e coagido testemunhas.
"A privação da minha liberdade me causa uma tristeza profunda por minha senhora, por minha família e pelos colombianos que ainda acreditam que eu fiz algo de bom pela pátria", escreveu Uribe no Twitter.
Com o pedido de prisão, o colombiano Uribe se junta a um extenso grupo de ex-presidentes da América Latina com problemas na Justiça.
O Peru teve diversos ex-governantes encrencados em uma investigação da Lava Jato local. Pedro Pablo Kuczynski está em prisão domiciliar. Alejandro Toledo está foragido nos Estados Unidos e teve sua extradição solicitada. Ollanta Humala teve a prisão preventiva decretada, foi solto mais tarde e seu julgamento continua. Alan García cometeu suicídio em 2019 após receber uma ordem de prisão em sua casa.
No Brasil, Lula foi condenado e detido, mas foi colocado em liberdade após ficar 580 dias preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba.
Na Argentina, o julgamento de Cristina Kirchner está em ritmo lento. O atual presidente, Alberto Fernández, propôs na semana passada uma reforma do sistema de Justiça, que pode garantir impunidade para a ex-presidente e atual vice do país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
maria
2020-08-05 16:06:54Porque faltou GUILHOTINA, PAREDÓN e VERGONHA NA CARA DOS LATRINOS.
Antonio
2020-08-05 11:01:02ótimo post. Bom relembrar os efeitos da LavaJato pelo continente. E pensar que aqui no Brasil os petistas tentam apagar tudo e deixar a impressão que nem existiram os crimes todos cometidos pelos governos lula e dilma.
João
2020-08-05 10:37:12Esses ex presidentes realmente formaram uma entidade para ficarem ricos as custas do estado. Todos solidários com os pobres que tristeza.
Regina
2020-08-05 09:58:18Só Deus para clarear a cabeça dos protetores de bandidos.