Uma solução de Macron para Gaza
Presidente francês defendeu desmantelar o Hamas e reformar a Autoridade Palestina

O presidente Francês, Emmanuel Macron, voltou a defender a criação do Estado da Palestina sem a presença do grupo terrorista Hamas nesta segunda, 14.
Em publicação no X, Macron disse ter conversado com o presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmoud Abbas, para libertar "todos os reféns, renovar um cessar-fogo e garantir o acesso de ajuda humanitária" à Faixa de Gaza.
Para isso, segundo Macron, seria necessário desarmar e acabar com o Hamas, além de "estabelecer um governo confiável e reformar" a Autoridade Palestina.
"Acabei de falar com o presidente Mahmoud Abbas.
A França está mobilizando todas as suas forças para conseguir a libertação de todos os reféns, renovar um cessar-fogo estável e garantir o acesso imediato de ajuda humanitária a Gaza.
É essencial construir uma estrutura para o dia seguinte: desarmar o Hamas e removê-lo de cena, estabelecer um governo confiável e reformar a Autoridade Palestina.
Essas medidas permitirão, no âmbito da conferência de junho, avançar em direção a uma solução política de dois Estados, para a paz e a segurança de todos. Precisamos de paz", escreveu no X.
A Autoridade Palestina exerce controle sobre partes da Cisjordânia.
Em Gaza, o Hamas tem a maior influência.
Conferência
Em junho, está prevista uma conferência em Nova York para tentar promover a solução da coexistência entre Israel e Palestina.
A França e a Arábia Saudita liderarão as conversas.
Na semana passada, Macron tratou como "interpretações infundadas" a alegação de que a França estaria apoiando os terroristas.
Para alcançar os dois povos envolvidos, uma postagem foi feita em quatro línguas: árabe, hebraico, francês e inglês.
"Não devemos permitir que informações falsas e manipulações ganhem força", escreveu.
Eis a íntegra da postagem.
"Estou exposto aqui a uma série de interpretações infundadas sobre nossa política em relação a Gaza.
Esta é a posição da França, e ela é clara:
Sim à paz.
Sim à segurança de Israel.
Sim a um estado palestino sem Hamas.
Isso requer a libertação de todos os reféns, um cessar-fogo sustentável, a retomada imediata da assistência humanitária e a promoção de uma solução política de dois Estados.
Não há outro caminho senão uma solução política. Eu defendo o direito legal dos palestinos a um estado e à paz, assim como defendo o direito dos israelenses de viver em paz e segurança, enquanto ambos os estados forem reconhecidos por seus vizinhos.
A conferência para promover a solução de dois Estados, a ser realizada em junho, deve ser decisiva. Estou fazendo tudo o que posso, junto com nossos parceiros, para atingir esse objetivo de paz. Precisamos muito disso.
Para ter sucesso, não devemos poupar esforços. Não devemos sucumbir a atalhos ou provocações. Não devemos permitir que informações falsas e manipulações ganhem força.
O mais importante é que permaneçamos unidos", publicou no X.
Leia mais: "Macron nega o Hamas em quatro línguas"
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
F-35- Hellfire
2025-04-14 20:37:41Macron esqueceu do Irã. Enquanto existirem os ayatolhas, não haverá páz!