Adriano Machado /Crusoé

Um ano judicialmente delicado para o clã Bolsonaro

04.01.21 07:50

O clã Bolsonaro tem pela frente um 2021 repleto de percalços na Justiça. Processos delicados que, para alívio da família, chegaram a ficar paralisados durante meses nos gabinetes de ministros, desembargadores e do procurador-geral da República, Augusto Aras, devem voltar à tona.

Após o recesso judiciário, o Supremo Tribunal Federal vai definir o formato do depoimento do presidente da República — presencial ou por escrito — no inquérito que o investiga pela suposta interferência política na Polícia Federal, denunciada pelo ex-ministro Sergio Moro. O julgamento está marcado para 24 de fevereiro. Essa, no entanto, não é a única preocupação do Planalto.

O processo sobre o “rachid” de Flávio Bolsonaro é a principal dor de cabeça para a família, por dois motivos. Primeiro, o filho 01 do presidente pode virar réu por peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa em decorrência do suposto esquema de confisco de parte do salário de servidores à época em que era deputado da Assembleia Legislativa do Rio, a Alerj, operado em parceria com Fabrício Queiroz.

Hoje, o caso tramita no Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio, mas pode mudar de mãos. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, levará a julgamento do colegiado um recurso do Ministério Público do estado contra o foro privilegiado do senador no processo — a reclamação está engavetada há quatro meses. Se a corte atender o pedido do MP, a denúncia volta para 3ª Câmara Criminal do TJ-RJ, onde seria mais facilmente aceita, na concepção da defesa do parlamentar.

Segundo: o processo do “rachid” deixou de ser uma preocupação apenas para a família do presidente semanas atrás. O caso ganhou novas proporções após a imprensa revelar que órgãos de inteligência do governo federal produziram relatórios com orientações para viabilizar a anulação do inquérito. Como noticiou Crusoé, a documentação foi repassada a Flávio Bolsonaro pelo diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, a Abin, Alexandre Ramagem. A papelada foi elaborada após a defesa do parlamentar relatar, em uma reunião no Planalto, a suspeita de que a investigação começou a partir de uma devassa irregular nos dados fiscais do filho 01 do presidente por funcionários da Receita.

Em dezembro, a ministra Cármen Lúcia mandou a Procuradoria-Geral da República investigar a “parceria”. A magistrada observou que os fatos, “pelo menos em tese, podem configurar atos penal e administrativamente relevantes (prevaricação, advocacia administrativa, violação de sigilo funcional, crime de responsabilidade e improbidade administrativa)”.

O presidente também enfrentará percalços próprios — para além do inquérito sobre a interferência na PF. Em 2021, o TSE pretende julgar as ações que pedem a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação devido ao impulsionamento de informações falsas via WhatsApp durante a campanha presidencial de 2018.

Em dezembro, o Ministério Público Eleitoral pediu a junção dos quatro processos em tramitação na corte e pediu a quebra de sigilos bancário e fiscal de cinco investigados, entre eles o dono das lojas Havan, Luciano Hang, aliado de Bolsonaro, no período de 1º de julho a 30 de novembro de 2018. Os processos ainda podem receber dados do inquérito em curso no STF para investigar a difusão de notícias falsas e ataques a ministros.

Em outra ponta, Bolsonaro ainda é alvo do que, no jargão jurídico, chama-se notícia de fato, instaurada pela Procuradoria-Geral da República para uma averiguar se há indícios suficientes para a abertura de inquérito sobre uma suposta interferência do presidente em acertos firmados entre o advogado Frederick Wassef e a concessionária Aeroporto Brasil Viracopos, que mantém negócios com o governo federal. Esse procedimento, porém, anda a passos lentos no órgão chefiado por Augusto Aras — está parado no gabinete do PGR desde setembro de 2020.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Com essa PGR, STF, ABIN, OAB, CNMP, STJ nao vai dar em nada, esta tudo aparelhado para manter o Brasil como o maior pais da impunidade do mundo. Aonde corrupto milionario e seus comparsas nunca vao presos e contam com togados para que seus casos prescrevam no STF e STJ, e tudo vai prescrever mesmo, ou vao dar uma canetada e pronto, todos soltos e tudo resolvido, e as orcrims com tudo no comando do mecanismo e do pais. Socorro Lava Jato !!!!!

    1. Ainda temos 2 anos de familícia???? 😱😱😱😱😱😱

  2. Tic tac tic tac tic tac... O meu milho de pipoca já está no óleo. É so ligar o fogo quando os embusteiros forem para a prisão.

  3. É um governo que só está a fazer falcatruas. E pensar que votei em Bolsonaro na convocação que seria diferente. Ledo engano. Mas SERGIO MORO, em 2022 vai se candidatar e uma vez eleito fará efetivamente a diferença.

  4. Enquanto isso o Brasil continua na contra-mão da luta contra o Covid 19 e aumentando o número de mortos. Vejam só, até funerária está entrando na bolsa de valores! kkkkk

  5. E assim vamos seguindo, aos trancos e barrancos, sem saúde, educação, segurança, energia..., despencando a cada governo rumo ao subdesenvolvimento!

  6. BEEEEMMMMM FEITO. Mas o leque é com certeza superlativamente maior.... extorsão, chantagem, coação e intimidação de testemunhas, aparelhamento da administração pública, depósitos ilegais no exterior, sonegação fiscal, malas em apartamentos fechados.... ah, procurem também nos traseiros que com certeza acharão... faz bem o ""gênero"" e o ""estilo"" desses desclassificados!!!!

  7. O cozido vai se tornar mais amargo, não por excesso de jiló, mas em função dos desmandos a serem paridos pela reeleição. A "Dra" Rousseff, a dos 39 ministros e da Ode à Mandioca, tinha razão ao afirmar que se faz o diabo por amor à reeleição. Até FHC, primeiro beneficiário da reeleição, parece concordar com a "Doutora". Um exame, ainda que superficial, dos estragos produzidos pela reeleição nos países da periferia sublinha o avanço considerável da corrupção política sistêmica associado com ela.

  8. Quero ver o mito se sair dessas. Parabens Crusoe. Pode aumentar a minha anuidade que eu vou pagar com maior prazer. Essa revista eu sei que e independente.

    1. Da PGR não espera-se absolutamente nada, ele não investiga ou senta encima e o STF não tem culhões porque tem ministros no meio de muita coisa neste angu.

    2. E no meio dessa turma estão os militares. Ele vem se cercando para dar o golpe. Se não tirarem essa família do governo através de IMPEACHMENT o golpe vai acontecer. São bandidos que se aliaram aos milicianos e à políticos de 5a categoria para fazer do Brasil uma Venezuela.

  9. o brasil de 2021:> OAB ridícula sem nenhuma utilidade > PGR inutil com bolsopetista instalado > STF temos 4 ministros Pró brasil > Abin defendendo a famiglia > min. Saúde um general classe D4 > na presidencia um Boçal debochado > na oposição um ex presidiario que diz "ainda bem que a natureza mandou esse vírus" > STJ alguns desembargadores vendendo sentenças > no min. da economia Paulo TASCALOROTA > nas ruas o povo cansado e desiludido.

    1. AKUMA nas as ruas os Brasileiros não poderão ir. Não tem vacinação. O Senado a Câmara e a justiça das cortes superioras poderiam nós ajudar. Porém estão podres de tanta sujeira. A solução viria de nós o povo se tivéssemos a vacinação. E não adianta vim com esse papo que só Deus para nós ajudar por ele se existe está cagando na nossa cabeça. Olha a merda que está esse país.

  10. Não sou muito otimista sobre estes processos. A criatura maligna usará toda a sua influência para atrapalhar as investigações e chantagear o judiciário. Uma mudança no país somente acontecerá quando o povo for às ruas e demonstrar sua indignação com o status quo. Como as pessoas inteligentes estão se precavendo por causa da pandemia, a estratégia de sobrevivência da criatura maligna e genocida é estender a pandemia pelo maior tempo possível. Apenas seres delinquentes defendem o delinquente.

  11. Mas, como a vida é dinâmica, esses processos devem começar a tramitar com mais celeridade e, assim, temos chance de ter um bom 2021.

  12. Espero estar enganado, mas nada disso vai caminhar. Os ilustres garantistas membros dos tribunais superiores cuidarão para que estes processos sigam o rumo do arquivo. É a impunidade dominante.

    1. Impunidade dominante pois serve aos interesses escusos do quarteto do mal no STF, estão lucrando muito com o papai bozo genocida na presidência.

  13. A esquerdalha não desiste de atacar o Presidente, mas influciada pela mídia esquerdista não fala nada dos verdadeiros ladrões salvos pelo vergonhoso STF. Enquanto a esquerdalha late loucamente contra o Capitão Presidente ekeito por 57 milhões de votos a caravana passa, ou seja, o governo Federal governa.....

    1. Continuando... A ESTRUTURA LÓGICA DA RAZÃO. Eu estou aqui debatendo com bolsonaristas a algum tempo e nenhum, repito NENHUM, foi capaz de sustentar o debate na lógica da razão. Isso é algo sério. Todos que criticam o Bolsonaro são rotulados de esquerdistas. Na época do PT era a tal elite branca. Bolsonaristas e petistas bebem na mesma água da fonte podre da estupidez. A = A imbecil. Quanto mais leio os comentários de bolsonaristas, mas me sinto no dever de chutar as suas bundas estúpidas.

    2. Sebastião, vamos falar a verdade de homem, no caso eu e entidade, no caso seu. Você nem sabe o que é esquerda e direita. Liberalismo e intervencionismo. "A humanidade precisa, antes de tudo, se libertar da submissão a slogans e voltar a confiar na sensatez da razão." Mises (Escola Austríaca). Você acha que Mises é o quê? Razão, sabe o que é a razão? É o inverso de acreditar na Vaquinha Sagrada Cloroquina. Para Mises, nós podemos nos comunicar, apelando para algo comum a todos:

    3. Esquerdalha, Direitalha... Tudo gentalha da pior espécie. Para defender bandido, mete-se o pau no bandido do outro lado da rua. Ridículo ver os zumbis bozistas zurrando igual os zumbis mortadelas. Sebastião, volta pro esgoto filho, volta e leva junto com você o Bolsonaro e o Lula de tira colo. O país agradece!

    4. A direitalha com o mesmo cacoete do PT, invocando os milhões de votos cada vez que eram pegos com a boca na botija. Bolsonaristas e petistas, duas faces da moeda da ignorância e idolatria de santos com pés de barro.

    5. usando ladrão para defender outro??? que tara por bandhidos é essa hein...

    6. Peculato (rachadinha para imbecís úteis) e lavagem de dinheiro, sejam R$ 6 milhões ou R$ 750/mês durante 20 anos, são CRIMES! Esta é a VERDADE, o resto é passapanismo para enrolar a patuléia.

  14. ANO RECHEADO PARA A FAMIGLIA BOLSONARO, O QUE SIGNIFICA LIVES CADA VEZ MAIS PIRADAS E SEM NEXO PARA DESVIAR A ATENÇÃO DOS CRIMES DA FAMÍGLIA MAFIOSA. MAS, SEGUNDO O BOZO, SEU MINISTRO DA JUSTIÇA TERRIVELMENTE EVANGELICO E O PGF - PROCURADOR GERAL DA FAMIGLIA NÃO PRECISA MAIS DE LAVAJATO OU DE FORÇAS TAREFAS INDEPENDENTES, POIS NÃO HÁ MAIS CORRUPÇÃO NO GOVERNO.

  15. Acorda, abra os olhos, votei nesse estelionatário eleitoral mais diante de atos e fatos ficou bem claro a proteção aos corruptos e alianças política com os mesmos.

    1. E qual a diferença agora José? o seu ídolo segue firme e forte na agenda do Haddad. Bolsonaro é mais vermelho que muito petista por ai.

  16. O pior de tudo é que nada vai acontecer.infelizmente. Está tudo alinhado para que permaneça enraizada a velha política,a corrupção e p descaso com a população

  17. Fala também dos inquéritos dos ministros do supremo, fala do amigo do amigo, fala dos inquéritos dos senadores . Gostaria muito

    1. Luiz a revista está sempre falando sobre esses assuntos.

    2. Nesse governo nada mais me surpreende. Fui totalmente enganado... Esperando 2022 para me redimir! O povo bota... O povo tira...

    3. O amigo do amigo virou amigo do clã Bolsonaro. Aliás, essa revista foi a única que falou sobre isso, o resto da imprensa ficou calada. Parabéns Crusoé por não aceitar dinheiro público, nem propaganda estatal e nem ter credores.

    4. Fala dos bandidos dos outros poderes, mas deixa em paz o meu bandido de estimação!...rs... Bozistas são realmente muito patéticos. Metem o pau nos mortadelas do Lula Livre mas agem de igual modo quando é com o seu MINTO, político corrupto de estimação.

Mais notícias
Assine agora
TOPO