Trump confirma envio de sistemas de defesa Patriot para a Ucrânia
Segundo o presidente americano, os armamentos serão entregues pela OTAN

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira, 11, que os Estados Unidos enviarão sistemas de defesa aérea Patriot para a Ucrânia.
Segundo o republicano, a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que "está pagando" pelo armamento, será responsável pelo envio.
"Estamos enviando armas para a OTAN, e a Otan está pagando por essas armas, 100%. Então, o que estamos fazendo é: as armas que estão sendo enviadas vão para a OTAN e então a OTAN vai entregá-las", disse Trump ao canal NBC News.
É de atribuição da organização a logística das doações de armas à Ucrânia. No entanto, a OTAN não compra e nem fornece diretamente.
Esse sistema de defesa de ponta é considerado vital pelos ucranianos para interceptar mísseis disparados pela Rússia.
Na semana passada, o Pentágono havia suspendido o envio de interceptadores de defesa aérea e mísseis guiados de precisão para a Ucrânia, sob a alegação de redução dos estoques.
Trump, porém, reverteu a decisão e intensificou suas críticas ao ditador russo, Vladimir Putin, por travar as negociações de paz.
Pedido de Zelensky
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, havia solicitado 10 Patriots aos americanos na quinta.
Em postagem no X, ele confirmou a retomada da ajuda militar por parte dos Estados Unidos:
"Recebemos sinais políticos do mais alto nível – bons sinais – inclusive dos Estados Unidos e de nossos amigos europeus. Segundo todos os relatos, os envios de ajuda foram retomados", publicou.
O secretário do Comitê de Defesa e Inteligência do Parlamento da Ucrânia, Roman Kostenko, já tinha instado a Europa a comprar o armamento:
"Sob [Joe] Biden, não recebemos tanto quanto precisávamos, mas as armas estavam chegando. Precisamos engajar a Europa. Agora, Trump não está disposto a dar nada de graça. E queremos que os Estados Unidos pelo menos vendam armas", afirmou em entrevista.
O secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, anunciou o envio da ajuda:
"Acabei de falar com o presidente Trump e agora estou trabalhando em estreita colaboração com os aliados para levar à Ucrânia a ajuda de que ela precisa", afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
F-35- Hellfire
2025-07-11 21:59:16Ronald Reagan acabou com a União Soviética. Trump deveria se esforçar para acabar com os comunistas da Rússia e da China, com propaganda e armas para os aliados da OTAN. Assim o mundo ficaria muito melhor, sem dar espaço para ditadores sanguinários.