Agência BrasilDias Toffoli e Alexandre de Moraes: unidos pelo inquérito do fim do mundo

Transparência Internacional classifica censura a Crusoé como ‘intolerável’

15.04.19 18:55

Em nota divulgada na noite desta segunda-feira, 15, a Transparência Internacional classificou como “intolerável” e um “grave precedente” a decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes determinando a censura da reportagem de Crusoé “O amigo do amigo de meu pai”, sobre o presidente da corte, Dias Toffoli (foto), publicada na edição da semana passada da revista. Para a entidade, a medida ainda afeta a imagem internacional do Brasil.

A Transparência, uma das principais ONGs internacionais de combate à corrupção, aponta que a medida contradiz uma manifestação do próprio Toffoli, que ressaltou não existir estado democrático de direito sem imprensa livre. A declaração do presidente do Supremo foi feita na abertura da sessão da Corte em que ele determinou a instauração de um inquérito para apurar a divulgação de notícias falsas envolvendo ministros do STF.

“A notícia desta segunda-feira confirma os alertas sobre os riscos de arbitrariedades deste inquérito secreto, com objeto e motivações genéricas, e mesclando os papéis de investigadores, acusadores e julgadores”, diz o comunicado.

Para a Transparência Internacional, a decisão de Alexandre de Moraes abre um precedente “grave e perigoso, ameaçando jornalistas que ousarem produzir reportagens envolvendo membros da corte de serem alvo de semelhante tratamento: censura e persecução inquisitorial – ambas há muito abolidas por sistema de Direito brasileiro.

Leia abaixo a íntegra da nota:

Decisão do STF fere liberdade de imprensa e abre grave precedente

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de exigir, nesta segunda-feira (15/4), a retirada da internet de uma reportagem que trata de um de seus membros fere a liberdade de imprensa e afeta a imagem internacional do Brasil, por atentar contra princípios basilares do Estado Democrático de Direito. A medida é intolerável e precisa ser repudiada sob o risco de abrir precedente para grave retrocesso no império da lei e defesa de liberdades no país.

A medida de hoje está abrigada no inquérito 4.781, instaurado no mês passado pelo presidente da corte, Dias Toffoli, para a apuração de fake news e ameaças ao STF e seus membros. O inquérito foi alvo de inúmeras críticas como abusivo e inconstitucional, inclusive da Transparência Internacional: http://bit.ly/ti-inquerito-stf. Naquela ocasião Toffoli afirmou: “Tenho dito sempre que não existe Estado Democrático de Direito, não existe democracia, sem um Judiciário independente e sem uma imprensa livre. Este Supremo Tribunal Federal sempre atuou na defesa das liberdades e em especial da liberdade de imprensa e de uma imprensa livre”.

A notícia desta segunda-feira contradiz a afirmação acima e confirma os alertas sobre os riscos de arbitrariedades deste inquérito secreto, com objeto e motivações genéricas, e mesclando os papeis de investigadores, acusadores e julgadores.

Por fim, a decisão abre um precedente grave e perigoso, ameaçando jornalistas que ousarem produzir reportagens envolvendo membros da corte de serem alvo de semelhante tratamento: censura e persecução inquisitorial – ambas há muito abolidas por sistema de Direito brasileiro.

A disseminação sistemática, organizada e intencional de mentiras é uma das maiores ameaças à democracia atualmente. Deve ser apurada e coibida com rigor, seguindo, entretanto, as vias judiciais regulares. Mantido em sua forma e amplitude inconstitucionais, este inquérito secreto traz o risco de ameaçar mais liberdades do que coibir crimes.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Como acreditar numa cria do PT? Sempre vai ser submisso ao presidiario. O Judiciário brasileiro foi ao fundo poço com essas burradas do Dias Toffoli e do Tucano Alexandre de Moraes. Que decepção! Tenho vergonha desses senhores!

  2. O crepúsculo dos deuses!!! Se eu disser que o o stf é uma vergonha, que não me representa, que não quero continuar a pagar salários e mordomias para estes meus empregados inúteis e corruptos, vou ser censurada também?

  3. A foto mostra bem a cara dos bandidos que se acham deus. Bandidos sem vergonha. O povo tem que ir às ruas e exigir o impedimento desses bandidos que estão acabando com nossas esperanças de um Brasil Mais justo e melhor

  4. Como já comentei em outras reportagens da Crusoé sobre o mesmo tema, TRIBUNAL MILITAR e prisão para todos eles URGENTE, já que o Senado não impicha. Feito isso, concurso de provas e títulos com mandato de tempo limitado e data de início diferente da data de início do mandato do presidente da República!!!!

    1. A minha preocupação é se os outros dois Poderes não estariam associados. Com isso morre a Lava-Jato, como abortaram a Lava-Toga (Alcolumbre e Flávio Bolsonaro trabalharam para isso no Senado). É um golpe ditatorial sim, de tendência direitista tacanha. O STF não está sozinho nessa...

  5. VERGONHA DO STF!!! Togados que não seguem a constituição!!! O exemplo deveria vir de cima!!! Mas essa corte está abaixo de qualquer exemplo a ser seguido!!!

  6. Até agora, não vi nenhum dos bandidos mortadelas (sejam políticos e/ou dirigentes partidários) – comparsas dos juizecos – se manifestar contra a decisão de censurar a reportagem da Crusoé, assim como os posts diários de O Antagonista, divulgando DOCUMENTOS onde constam o codinome “amigo do amigo do meu pai”, atribuído ao atual presidente do stf (sindicato dos traidores e farsantes). Pior: O documento comprobatório do referido codinome FOI RETIRADO DOS AUTOS por imposição do tal ministro.

  7. O todo poderoso STF não foi eleito pelo povo. Muitos dos que lá se encontram foram escolhidos por atuais presidiários e candidatos à cadeia. É preciso que nós, o povo, saiamos às ruas para pedir o impeachment desses traidores da nação.

    1. É o que estamos fazendo desde 17.03 último. Neste 07.04 em BH a concentração atingiu 5mil representando 120% à mais. A imprensa local não viu nada. Desde 2.013 vimos mudando o Brasil desta forma. Só temem as ruas. E democráticamente mudaremos o Brasil.

  8. Nulo, imoral, anticonstitucional e DESNECESSÁRIO, pois bastaria ao Toffoli ter explicado a tal mesada de 100 mil (e Gilmar, as denúncias contra si) e pronto! Não existiria este espalhafatoso Circo sem graça e nebuloso, vaiado pela nação e ridicularizado pelo mundo. Quando UM membro de um Colegiado, ao invés de se defender em havendo suspeita sobre si, faz USO indevido dos demais, como um ESCUDO, os penaliza injustamente, tal como se fossem farinha do mesmo saco. Com a palavra o PLENO do STF!!!

  9. Não tenho como não rir com os asnos encantados jogando a responsabilidade da censura estilo cubana do STF falcatrua com o "Bozo". Defecam pelas letras, achando que todos são imbecis como os próprios😂

  10. Uma agressão, um tapa na cara da imprensa brasileira e de todos os brasileiros. Uma arrogância sem tamanho, um deboche de todas instituições, inaceitável e inimaginável que uma atitude dessas possa ficar sem resposta, será que as autoridades que representam o povo brasileiro enfiarão o rabo entre as pernas? Ou farão oque é certo?

  11. Agindo da forma que está com truculência e ao arremedo da LEI, o STF torna-se o maior disseminador de fake News ao afirmar que a revista Crusoé veicula notícia falsa, sem lavrar o competente processo investigativo por órgão independente.

  12. Alexandre Moraes (também amigo do amigo do cel lima) seu pai TEMER, um ser q foi colocado no STF com propósitos que serão conhecido com o tempo (ser escudo a favor de corruptos como seu pai TEMER) Esperar o que de um Brasil assim. Só indo para as ruas até conseguirmos ser atendidos com a exclusão e prisão destes verdadeiros bandidos togados.

  13. mais um motivo para URGENCIA na instauraçao da CPI da LAVA TOGA!!! E aí Alcolumbre, vai continuar tentando "tampar o sol com peneira "??? Agora ficou mais dificil de conseguir !!! Iremos para as ruas para exigir que investiguem o JUDICIARIO !!!

    1. Sou pela aglomeração do povo com faixas na frente do quartel solicitado TRIBUNAL MILITAR para todos do STF. Estou convencido de que o Senado não fez e nem fará nada!!!!

  14. O que os Bozistas irão falar agora? Eles são contra qualquer ONG. Para os que não sabem a Transparência Internacional é uma ONG.

    1. Lamentável! Uma idiossincrasia! Algo indefinido. Banalidades à parte AINDA TEREMOS por certo tempo os alienados, lobomotizados ..IRRASCIVEIS.. " Sem causa, não se ganha uma LUTA".

    2. Você é muito tapado, mas isso não é novidade para um bozista. O Mourão falou que o SFT (Tofolli e outros) toou a decisão em conjunto com o executivo. Ou seja, tem dedo sujo do governo nesta sacanagem. Entendeu? Ou precisa desenhar?

    3. chora peteba. sempre cavando alguma coisa para criticar. dessa vez o problema não é o toffoli, mas os apoiadores de Bolsonaro. aproveite enquanto o PT ainda tem dinheiro para pagar sua boquinha para ficar online falando asneiras

Mais notícias
Assine agora
TOPO