Toffoli mantém apoio a proibição de reportagem de Crusoé
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli (foto), mantém o apoio à retirada da reportagem "O amigo do amigo de meu pai" de Crusoé, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes na semana passada, e posteriormente suspensa. Para Toffoli, a ordem de Moraes, em um inquérito instaurado pelo presidente do Supremo e que é questionado...
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli (foto), mantém o apoio à retirada da reportagem "O amigo do amigo de meu pai" de Crusoé, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes na semana passada, e posteriormente suspensa.
Para Toffoli, a ordem de Moraes, em um inquérito instaurado pelo presidente do Supremo e que é questionado pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e o ministro Marco Aurélio Mello, não foi uma censura.
"Se você publica uma matéria chamando alguém de criminoso, acusando alguém de ter participado de um esquema, e isso é uma inverdade, tem que ser tirado do ar. Ponto. Simples assim”, justificou Toffoli, em entrevista publicada na edição desta sexta-feira, 26, pelo jornal Valor Econômico.
O presidente do Supremo chegou a usar declarações do decano do Supremo, Celso de Mello, que condenou a censura, para justificar a proibição da reportagem. "A liberdade de palavra e a expressão relevante do direito à manifestação do pensamento não se reveste de caráter absoluto, pois sofre limitações fundadas no texto da própria Constituição", recitou. "Ninguém tem o direito de atassalhar a honra alheia, nem de proferir duestos ou de vilipendiar patrimônio moral de quem quer que seja".
Baseada em um documento público, a reportagem de Crusoé informa que a expressão "o amigo do amigo de meu pai", usada em um e-mail interno da Odebrecht, se referia ao presidente do Supremo, conforme explicou Marcelo Odebrecht ao Ministério Público.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Lucia
2019-04-29 10:51:33Quando ele vai se explicar pela famosa alcunha?? Vai processar o Marcelo? Que patético!
luizantonio-rj
2019-04-27 21:56:10Só chegou onde chegou porque era "amigo do amigo do pai..." O Nêumane deu um depoimento genial no seu blog (no YouTube).Havia um menino muito engraçado e desprovido de inteligência que era garçom no boteco frequentado pelo cachaceiro e dirigentes sindicais nos primórdios do pt. Por isso bombou 2x para juiz. É advogado, ministro, mas um analfabeto funcional. Não sabe e não entende o que lê.
José
2019-04-27 19:38:02Duestos? Atassalhar? 🤢🤮🤮🤮🤮
FRANCISCO
2019-04-27 17:40:39Se fosse você, reles mortal teria que cumprir a constituição abrindo processo que seguiria seu curso normal pra não chegar a lugar nenhum. Mas teria que oferecer argumentos para se defender da acusação. O Supremo que fica além dos mortais, apenas censura, sem justificar. De fato somos todos iguais perante a lei. Alguns são mais iguais.
José
2019-04-27 14:23:52...pela "entrevista" do semi-deus,que não acrescentou nada.O discurso político de sempre e o uso do método de Joseph Goebbels(repetir uma mentira até se transformar em verdade) eu não me entusiasmaria muito.Acho bom o Ministro ir baixando a bola.Nem Lula,nem o Zé serão capazes de socorrêlo.The Game Over!...
SANDROMAR
2019-04-27 12:17:05O titulo não condiz com o inicio do texto. Mal formulado.
Marco
2019-04-27 12:13:04Crusoé usou a informação dada em juízo pelo Marcelo , se queriam punir quem difamou o presidente do STF , quem fossem atrás do Marcelo e não da revista , que só cumpriu sua missão de informar a população, baseada em um documento oficial .
Maria Tereza
2019-04-27 11:33:56Vingancinha maligna. Simples assim. A saia da 'justiça' é grande e rodada.
uga-uga
2019-04-27 11:09:10Quem não deve....Não "Treme"!
Marci
2019-04-27 10:56:14"Baseada em um documento público,a reportagem de Crusoé informa q a expressão"o amigo do amigo de meu pai", refere-se a José Antonio Dias Toffoli ministro e presidente do STF.Parabéns Crusoé pela coragem e dignidade.Toffoli quer parecer q tem dignidade,mas ele está é com medo do q está por trás do codinome atribuído a ele de amigo do amigo de meu pai.Alcolumbre está de acordo com Toffoli.Aí tem.Quem poderá nos salvar????